O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisPOSICIONAMENTO CORRETO DO AMORTECEDOR DIANTEIRO VECTRA B
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

75 mensagens
Avatar do usuário
Edcezar
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 2021
Registrado em: 16 Abr 2013, 14:18
Nome Completo: Eduardo Cezar Santos
Cidade: São Bernardo do Campo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

POSICIONAMENTO CORRETO DO AMORTECEDOR DIANTEIRO VECTRA B

por Edcezar » 29 Mar 2016, 13:58

Almeidão,

Tenha paciência comigo, vou relatar minha saga ok ?

Na ultima viagem de natal, percebi a traseira do gt mais baixa. Olhei nos elos das molas traseiras e estava com marcas, assim como o pneu estava com gasto irregular;
Como não gosto das coisas pela metade, comprei as molas traseiras, batentes superiores e inferiores, comprei as molas dianteiras, batentes dianteiros e coxins e mandei trocar tudo de uma vez. Os amortecedores havia trocado com 45k, e essas molas troquei com 55k;

Acontece que o carro nunca mais foi o mesmo. Já voltou duas vezes ao mecânico que trocou, depois levei em outro mecânico que desmontou e montou outra vez;
Depois da troca, parecia que a frente do carro ao andar ia desmontar; Suspeitei que as molas foram montadas invertidas; Levei de volta no mecânico, mas ele, obviamente não confirmou isso; Depois esse barulho normalizou;

Agora o que me tira a paz é o barulho de ferro estalando quando vira a direção, ou quando freia e vira a direção; Cheguei a suspeitar de mola errada, mas as cores das molas novas, batiam com as cores das molas antigas, já desmontaram e montaram 3 vezes...

Cara isso é muito chato... não sei como resolver... Alguma ideia do que possa ser ?

Já ouvi que tinha que encapar molas, voltar as antigas, enfim, se puder ajudar agradeço
:88:

Além disso, quando precisou, já troquei, os braços axiais, buchas de barra estabilzadora, bieletas originais gm, amortecedores, coxins...
Vectra Gt 2010 viewtopic.php?t=853 Foldway e cc adaptados, f23, Mid, sprintbooster, couro novo, quase um gt-x kkkkk
Corsa Maxx 2012 viewtopic.php?f=71&t=13682 Começando a brincadeira...

Avatar do usuário
Diesel
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 447
Registrado em: 07 Jan 2016, 16:13
Nome Completo: Ricardo Gonçalves Dias
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1998/1999

POSICIONAMENTO CORRETO DO AMORTECEDOR DIANTEIRO VECTRA B

por Diesel » 31 Mar 2016, 05:46

Meu carro fazia esse barulho ao esterçar a direção. Só resolveu trocando o kit completo dos amortecedores dianteiros. Coxim, rolamento, batente e os apoios de borracha superiores e inferiores das molas. Coloquei o kit da Axios.

Na desmontagem, percebi que o amortecedor direito estava ruim e já troquei o par de amortecedores também.

Avatar do usuário
Diesel
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 447
Registrado em: 07 Jan 2016, 16:13
Nome Completo: Ricardo Gonçalves Dias
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1998/1999

POSICIONAMENTO CORRETO DO AMORTECEDOR DIANTEIRO VECTRA B

por Diesel » 31 Mar 2016, 05:46

Meu carro fazia esse barulho ao esterçar a direção. Só resolveu trocando o kit completo dos amortecedores dianteiros. Coxim, rolamento, batente e os apoios de borracha superiores e inferiores das molas. Coloquei o kit da Axios.

Na desmontagem, percebi que o amortecedor direito estava ruim e já troquei o par de amortecedores também.

Avatar do usuário
Edcezar
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 2021
Registrado em: 16 Abr 2013, 14:18
Nome Completo: Eduardo Cezar Santos
Cidade: São Bernardo do Campo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

POSICIONAMENTO CORRETO DO AMORTECEDOR DIANTEIRO VECTRA B

por Edcezar » 31 Mar 2016, 14:40

Diesel escreveu:Fuente del Mensaje Meu carro fazia esse barulho ao esterçar a direção. Só resolveu trocando o kit completo dos amortecedores dianteiros. Coxim, rolamento, batente e os apoios de borracha superiores e inferiores das molas. Coloquei o kit da Axios.

Na desmontagem, percebi que o amortecedor direito estava ruim e já troquei o par de amortecedores também.


Diesel, já havia trocado o kit completo com 45k, junto com os 4 amortecedores, e troquei novamente agora com 55k.

Mas tem uma unica coisa que vc mencionou que não me lembro de ter trocado: os apoios de borracha inferiores...

Quem sabé né...
Vectra Gt 2010 viewtopic.php?t=853 Foldway e cc adaptados, f23, Mid, sprintbooster, couro novo, quase um gt-x kkkkk
Corsa Maxx 2012 viewtopic.php?f=71&t=13682 Começando a brincadeira...

ase-le
Member
Member
Mensagens: 15
Registrado em: 17 Jul 2014, 05:54
Nome Completo: Alexandre Soares Esperidião
Cidade: Serrana
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

POSICIONAMENTO CORRETO DO AMORTECEDOR DIANTEIRO VECTRA B

por ase-le » 03 Mai 2016, 16:17

Vamos agitar a discussão:

https://www.youtube.com/watch?v=JWPWK22dh8c

De acordo com este vídeo, as inclinações, tanto do localizador quanto do prato inferior do amortecedor, onde a mola se apoia, ficam paralelas ( ⧹-----------⧹ ), o que na minha humilde opinião, tem mais lógica e parece o mais correto e natural.
Ahh... e também coincide com a dica dada neste vídeo do Dr. CARRO:

https://www.youtube.com/watch?v=qjmXXboz9Ns

EDITADO:

Este vídeo é do mesmo autor do primeiro link. Reparem aos 45 segundos, que quando ele solta os dois parafuso da parte de baixo do amortecedor, ele não se move pra lugar algum, indicando que não estava forçando:

1ª parte)
https://www.youtube.com/watch?v=PwzZ1O4Gakg

Agora reparem na segunda parte do vídeo, aos 25 segundos, que quando ele retira o localizador, o "U" está apontado para a barra roscada do encolhedor de mola (vão pausando o vídeo para ver melhor) e finalmente, aos 41 segundos, quando ele retira a mola, reparem no prato inferior do amortecedor, no rumo onde estava a barra roscada do encolhedor vocês verão que está o batente da ponta da mola, indicando que a montagem estava de acordo com o que está descrito nos vídeos dos dois primeiros links deste post:

2ª parte)
https://www.youtube.com/watch?v=idghDsCaw4Y


Abraço a todos

ase-le
Member
Member
Mensagens: 15
Registrado em: 17 Jul 2014, 05:54
Nome Completo: Alexandre Soares Esperidião
Cidade: Serrana
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

POSICIONAMENTO CORRETO DO AMORTECEDOR DIANTEIRO VECTRA B

por ase-le » 05 Mai 2016, 15:48

Mais uma informação que acredito ser útil. Entrei no site da Monroe/Axios e enviei uma mensagem a respeito da posição correta do localizador. Segue abaixo a mensagem que enviei e a respectiva resposta:

Formulário de contato - Monroe
-----------------------------------------------------------
Nome: Alexandre
E-mail: ase-le@hotmail.com
-----------------------------------------------------------
Mensagem: Olá

Gostaria de saber a respeito do localizador na suspensão dianteira do Vectra 98. Em qual posição ele deve ficar? Para qual posição deve apontar a marca em forma de "U" do localizador? Uns dizem que deve apontar para o mesmo rumo onde está o batente da ponta da mola, no prato inferior do amortecedor, onde a mola se assenta. Outros dizem que deve apontar para onde vai os dois parafusos que prendem o amortecedor na parte onde está o disco de freio. Qual é a forma correta?

Agradeço antecipadamente

Resposta:

Bom dia Sr.Alexandre!

A Monroe agradece pelo seu contato.
O localizador precisa ficar apontado para o Stop do prato inferior da mola, essa dica serve para a Linha GM Vectra, Astra, Zafira, Meriva, novo Corsa, Montana.

Reiteramos nossos agradecimentos.

Alexsandro Manera.
_________________
Monroe Resolve
SAC 0800-166.004
atmogi@tenneco.com
=========================================================================================

Não acredito que o próprio fabricante da peça esteja errado sobre a real posição em que a peça deve ficar, certo?! E a informação que me foi passada por email bate com as informações passadas nos vídeos os quais postei os links.


Abraços a todos

bady38
Member
Member
Mensagens: 8
Registrado em: 29 Jun 2016, 20:26
Nome Completo: valdir
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008
Idade: 45

POSICIONAMENTO CORRETO DO AMORTECEDOR DIANTEIRO VECTRA B

por bady38 » 01 Jul 2016, 16:16

brajao escreveu:Fuente del Mensaje Eae Galera!!!!

Seguinte, estive observando os comentários aqui, e gostaria de postar uma divergência!!!

Não sou expert no assunto, mas tive bastante problema com minha suspensão e pesquisei muito sobre o assunto, e o localizador informado na filmagem deve ficar alinhado com a ponta da mola logo abaixo!

Vejam os vídeos abaixo: o segundo é mais para deixar o pessoal esperto, pois produto original pode conter problemas como é o caso da mola mostrada!

1
http://www.youtube.com/watch?v=qjmXXboz9Ns

2
http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=DzPtREmKXWU

Fica ae a Dica!

Mais Dicas interessantes sobre o assunto:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=weCdR8Z78x8

http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=WR_yYN5WKR4


a duvida e grande o meu foi montado com o ( u ) do localizador apontando para ponta da mola...

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1803
Registrado em: 05 Abr 2013, 22:27
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

POSICIONAMENTO CORRETO DO AMORTECEDOR DIANTEIRO VECTRA B

por Luiz Antunes » 13 Jul 2016, 07:03

O meu está montado com o localizador apontado para o STOP do prato da mola !

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

POSICIONAMENTO CORRETO DO AMORTECEDOR DIANTEIRO VECTRA B

por Almeidão » 19 Ago 2016, 22:09

A posição mais correta, é colocar ele na mola, colocar o coxim em cima e todos sabem que ele será inclinado porque o alojamento dele é inclinado, olhar a posição que encaixa embaixo e ele deve encaixar sem ter que fazer forças laterais, estando assim ele está na posição correta e foi esta que eu achei usando molas originais. Se a mola foi cortada ou tiver outra posição por um motivo qualquer, nem um dos casos dará certo. Então não existe melhor teste que este de colocar em cima primeiro e depois ao colocar embaixo não precisar arrastar ele ou pra frente, para trás ou para fora.

Para quem ainda não conseguiu similar, vou tentar explicar melhor ainda.

Se olharem de frente para o carro e ele tiver desmontado verão que os dois amortecedores da frente são inclinado pra dentro ou seja a parte debaixo vai abrir bem mais que a de cima, eles não são retos. Ao colocar o coxim em cima dele o coxim ficará inclinado também e se colocarem errado o amortecedor vai perder 30% da função dele e perderá mais de 30% da vida útil que ele tem. Considerando então que podemos ter molas diferentes, então não podemos esquecer que devemos ter a máxima atenção na inclinação do coxim, caso contrário ele irá forçar a haste por trabalhar arrochado por ele. Mais uma vez afirmo que como eu fiz o filme eu achei a inclinação certa no meu e não precisa ser muito bom em mecânica para ver que se o amortecedor fosse reto, qualquer lado estaria correto, como não é ele precisa ter ainclinação necessária dele para que no momento de encaixar na roda, seja sem forçar para frente, para trás ou para fora. Qualquer esforço que fazem ao encaixar a parte de baixo é porque ele não estão no local certo e nunca se deve colocar em cima mais ou menos, colocar em baixo e voltar a apertar em cima. Primeiro apertar em cima e depois conferir a posição embaixo e colocar sem forçar, somente assim terão a certeza que não estará enforcado.
Imagem

bady38
Member
Member
Mensagens: 8
Registrado em: 29 Jun 2016, 20:26
Nome Completo: valdir
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008
Idade: 45

POSICIONAMENTO CORRETO DO AMORTECEDOR DIANTEIRO VECTRA B

por bady38 » 16 Set 2016, 16:51

e sim ...o ( U ) do localizador e apontado pra ponta inferior da mola ..confirmei com GM

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1803
Registrado em: 05 Abr 2013, 22:27
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

POSICIONAMENTO CORRETO DO AMORTECEDOR DIANTEIRO VECTRA B

por Luiz Antunes » 16 Set 2016, 17:04

Manual oficial da GM

Imagem

ase-le
Member
Member
Mensagens: 15
Registrado em: 17 Jul 2014, 05:54
Nome Completo: Alexandre Soares Esperidião
Cidade: Serrana
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

POSICIONAMENTO CORRETO DO AMORTECEDOR DIANTEIRO VECTRA B

por ase-le » 26 Set 2016, 15:50

Almeidão escreveu:Fuente del MensajeSe a mola foi cortada ou tiver outra posição por um motivo qualquer, nem um dos casos dará certo.


Acredito que, independentemente de a mola ser original ou não, ser cortada ou não, ser maior ou menor, etc., o que define a posição do localizador, de acordo com as informações que eu, o amigo bady38 e o amigo Luiz Antunes postamos, é o STOP DA MOLA (onde a PONTA DA MOLA se apoia) localizado no prato inferior do amortecedor. Logo, da na mesma dizer que a marca do localizador aponta para a ponta da mola ou para o stop da ponta da mola. Acho que a imagem postada pelo amigo Luiz Antunes não deixa mais nenhuma dúvida sobre isto.

Marcelo Rodrigues
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 17 Out 2015, 07:42
Nome Completo: Marcelo Rodrigues de Oliveira
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

POSICIONAMENTO CORRETO DO AMORTECEDOR DIANTEIRO VECTRA B

por Marcelo Rodrigues » 21 Out 2019, 16:24

ase-le escreveu:
Almeidão escreveu:Fuente del MensajeSe a mola foi cortada ou tiver outra posição por um motivo qualquer, nem um dos casos dará certo.


Acredito que, independentemente de a mola ser original ou não, ser cortada ou não, ser maior ou menor, etc., o que define a posição do localizador, de acordo com as informações que eu, o amigo bady38 e o amigo Luiz Antunes postamos, é o STOP DA MOLA (onde a PONTA DA MOLA se apoia) localizado no prato inferior do amortecedor. Logo, da na mesma dizer que a marca do localizador aponta para a ponta da mola ou para o stop da ponta da mola. Acho que a imagem postada pelo amigo Luiz Antunes não deixa mais nenhuma dúvida sobre isto.


Pessoal, sei que faz tempo, mas vou postar uma solução que tive perante esse problema.
https://www.youtube.com/watch?v=iP94sNtZL04

Coloquei o prato da Montana, vejam e comentam no que acham.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

POSICIONAMENTO CORRETO DO AMORTECEDOR DIANTEIRO VECTRA B

por chirola » 21 Out 2019, 17:03

legal mais lembra que o prato mexe cuando vc esterce o volante esempre tem que fiacar uma folga para nao forçar valeu a dica

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

POSICIONAMENTO CORRETO DO AMORTECEDOR DIANTEIRO VECTRA B

por Almeidão » 22 Dez 2022, 17:13

RETRATANDO SOBRE O LOCALIZADOR DO AMORTECEDOR DIANTEIRO.
Eu sempre usei este localizador para fora, recente eu troquei os dois dianteiros e comecei a rever este assunto e percebi que eu estava errado em mais ou menos 1/4 de volta, não afeta muito, mas o correto é o localizador apontado para a marca final a mola, não importa se a mola é cortada ou não ele é apontado para a rampinha que tem ali no prato. Fica o lado esquerdo localidador para frente paralelo ao carro e o lado direito pra trás paralelo ao carro.
Fiz um video sobre este assunto e trocando o amortecedor, logo ele aparecerá por ai no Youtube.
Imagem

75 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 133 visitantes