O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisPOSICIONAMENTO CORRETO DO AMORTECEDOR DIANTEIRO VECTRA B
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

75 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: POSICIONAMENTO CORRETO DO AMORTECEDOR DIANTEIRO VECTRA B

por Almeidão » 11 Jul 2014, 11:59

thiago.onacto escreveu:Almeidão, sabe se tem algo que eu posso ficar de olho na montagem do meu amortecedor? Vou levar ele hoje para trocar o kit dianteiro.


Observe a montagem e veja se a marca U do acoplamento do rolamento será voltado para fora. Esta marca é fácil, veja abaixo no link ML a foto de um, é a primeia peça e olha no lado esquerdo dela o U como marca. Este U com o amortecedor montado, fica apontado para fora, paralero a ponta da homocinética quando a direção estiver em linha reta. Ela no lugar e com o amortecedor nas mãos, fica apontada para o lado onde entra os dois parafusos na parte debaixo do amortecedor. Não sei se voce já trocou o seu alguma vez, mas seria bom uma foto para ver como está ele antes de trocar.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... vectra-_JM
Imagem

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: POSICIONAMENTO CORRETO DO AMORTECEDOR DIANTEIRO VECTRA B

por Thiago Menezes » 11 Jul 2014, 14:08

Almeidão escreveu:
thiago.onacto escreveu:Almeidão, sabe se tem algo que eu posso ficar de olho na montagem do meu amortecedor? Vou levar ele hoje para trocar o kit dianteiro.


Observe a montagem e veja se a marca U do acoplamento do rolamento será voltado para fora. Esta marca é fácil, veja abaixo no link ML a foto de um, é a primeia peça e olha no lado esquerdo dela o U como marca. Este U com o amortecedor montado, fica apontado para fora, paralero a ponta da homocinética quando a direção estiver em linha reta. Ela no lugar e com o amortecedor nas mãos, fica apontada para o lado onde entra os dois parafusos na parte debaixo do amortecedor. Não sei se voce já trocou o seu alguma vez, mas seria bom uma foto para ver como está ele antes de trocar.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... vectra-_JM


Não sei se da para ver bem, mas ve se ta dando para ver da forma que você disse:

troquei ontem:
viewtopic.php?f=70&t=2746&start=510
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: POSICIONAMENTO CORRETO DO AMORTECEDOR DIANTEIRO VECTRA B

por Thiago Menezes » 11 Jul 2014, 14:36

Almeidão acho que na última foto da para ver mais ou menos o formato U que você disse na direção da homocinética, dá uma olhada, vou conferir melhor depois!
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: POSICIONAMENTO CORRETO DO AMORTECEDOR DIANTEIRO VECTRA B

por Almeidão » 11 Jul 2014, 16:03

thiago.onacto escreveu:Almeidão acho que na última foto da para ver mais ou menos o formato U que você disse na direção da homocinética, dá uma olhada, vou conferir melhor depois!


Nenhuma dá pra ver, esta peça fica lá em cima na torre e é exatamente onde a mola pega nela, esta orelhinha vai ficar acima da mola.

Só para acertar algo ai, ela fica na direção da ponta do eixo ou mais correto virado para o lado onde entra os dois parafusos para travar o amortecedor embaixo. olhando montado, bem reto para fora.

Dá uma olhada na ultima foto que o Alez postou, olhe logo acima da mola e verás apontando para ti aquele uzinho (U), olhe para baixo onde entra os dois parafusos para travar o amortecedor no carro que também está apontado para ti. AI É A COLOCAÇÃO CORRETA.

Se for colocado certo, ao apertar em cima o amortecedor já estará direcionado para entrar na peça (ou a peça entrar nele) na parte de baixo, se colocar errado ele ficará muito de lado e precisa de um leve esforço para arrastar ele para fora e encaixar no local.

Acontece que alguns mecanicos orelhudos, coloca ele em cima e não aperta, ai coloca embaixo e voce não vê este esforço caso ele esteja errado. Logo depois aperta em cima e jamais ficará sabendo do erro a não ser que ele for grande, aí as molas farão barulhos e comem o batente.

Se tiver um pouquinho de lado, voce não verá diferença, se tiver para trás ou frente, também não, mas os pneus e a estabilidade verão. Por isto uns filminhos ai na internete fazem sucesso porque todos colocam assim e não faz barulho nenhum. E ai vão reclamar de que?, mas o certo eles não fazem, não porque não querem é porque não sabem e fazem somente para salvar de um ruido de mola, nada mais e conseguem.

Para mim ou é 8 ou 80.

Sds
Imagem

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: POSICIONAMENTO CORRETO DO AMORTECEDOR DIANTEIRO VECTRA B

por Thiago Menezes » 11 Jul 2014, 16:26

Ok Almeidão, vou ver se consigo tirar fotos de dentro da caixa de rodas e coloco aqui amanhã.

Obrigado pela força.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: POSICIONAMENTO CORRETO DO AMORTECEDOR DIANTEIRO VECTRA B

por Thiago Menezes » 14 Jul 2014, 10:42

Almeidão acho que o meu foi montado errado de uma olhada nas fotos em sequência como ficou:

Imagem
Imagem
Imagem

E agora? Pelo o que você disse acho que o meu está errado, pois o U ficou voltado para a caixa de roda e não seguindo o encaixa final do amortecedor na direção da homocinética :47:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: POSICIONAMENTO CORRETO DO AMORTECEDOR DIANTEIRO VECTRA B

por Thiago Menezes » 14 Jul 2014, 10:56

Para complementar o lado direito o U ficou virado para traz e do lado esquerdo o U ficou virado para frente, pqp que bosta!

E agora como que chega lá na oficina e fala para colocar corretamente? É capaz dele querer me cobrar outra mão de obra alegando que eu estou querendo de um jeito!

Na traseira também tem algo para verificar a montagem ou atrás é diferente e é apenas uma forma de montar mesmo? :47:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: POSICIONAMENTO CORRETO DO AMORTECEDOR DIANTEIRO VECTRA B

por Almeidão » 14 Jul 2014, 11:16

thiago.onacto escreveu:Para complementar o lado direito o U ficou virado para traz e do lado esquerdo o U ficou virado para frente, pqp que bosta!

E agora como que chega lá na oficina e fala para colocar corretamente? É capaz dele querer me cobrar outra mão de obra alegando que eu estou querendo de um jeito!

Na traseira também tem algo para verificar a montagem ou atrás é diferente e é apenas uma forma de montar mesmo? :47:


Traseira não tem erro.

Esta montagem do seu está boa, embora não esteja no local certo e com certeza para acertar precisa tirar fora e comprimir a mola, não necessite frouxar nada em cima, bastando girar um pouco.

Minha opinião, mesmo estando bom se fosse meu eu tirava e acertava
Imagem

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: POSICIONAMENTO CORRETO DO AMORTECEDOR DIANTEIRO VECTRA B

por Thiago Menezes » 14 Jul 2014, 11:23

Almeidão escreveu:
thiago.onacto escreveu:Para complementar o lado direito o U ficou virado para traz e do lado esquerdo o U ficou virado para frente, pqp que bosta!

E agora como que chega lá na oficina e fala para colocar corretamente? É capaz dele querer me cobrar outra mão de obra alegando que eu estou querendo de um jeito!

Na traseira também tem algo para verificar a montagem ou atrás é diferente e é apenas uma forma de montar mesmo? :47:


Traseira não tem erro.

Esta montagem do seu está boa, embora não esteja no local certo e com certeza para acertar precisa tirar fora e comprimir a mola, não necessite frouxar nada em cima, bastando girar um pouco.

Minha opinião, mesmo estando bom se fosse meu eu tirava e acertava


Entendi, bom eu posso voltar na oficina e alegar sei lá que liguei na GM e me orientaram de tal forma para não ocorrer outra mão de obra, se não é bem capaz de me cobrar outra mão de obra do mesmo.

Sobre o tempo de vida útil (isso eu pergunto mais ou menos pois sei que não tem como dar exatidão nisso) mas em condições normais de uso um batente/coxim costuma durar quanto tempo? Ou realizar a troca preventivamente Almeidão?
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: POSICIONAMENTO CORRETO DO AMORTECEDOR DIANTEIRO VECTRA B

por Almeidão » 14 Jul 2014, 14:50

thiago.onacto escreveu:
Almeidão escreveu:
thiago.onacto escreveu:Para complementar o lado direito o U ficou virado para traz e do lado esquerdo o U ficou virado para frente, pqp que bosta!

E agora como que chega lá na oficina e fala para colocar corretamente? É capaz dele querer me cobrar outra mão de obra alegando que eu estou querendo de um jeito!

Na traseira também tem algo para verificar a montagem ou atrás é diferente e é apenas uma forma de montar mesmo? :47:


Traseira não tem erro.

Esta montagem do seu está boa, embora não esteja no local certo e com certeza para acertar precisa tirar fora e comprimir a mola, não necessite frouxar nada em cima, bastando girar um pouco.

Minha opinião, mesmo estando bom se fosse meu eu tirava e acertava


Entendi, bom eu posso voltar na oficina e alegar sei lá que liguei na GM e me orientaram de tal forma para não ocorrer outra mão de obra, se não é bem capaz de me cobrar outra mão de obra do mesmo.

Sobre o tempo de vida útil (isso eu pergunto mais ou menos pois sei que não tem como dar exatidão nisso) mas em condições normais de uso um batente/coxim costuma durar quanto tempo? Ou realizar a troca preventivamente Almeidão?


Thiago, Eu não sei porque erram tanto no que é tão fácil.

Sobre a vida útil destes componentes é muito difícil de apontar uma data correta. Varía muito das formas de uso do veículo, se anda muito pesado, se ele tem esforço constante em curvas, se anda muito em calçamentos usa o freio em excesso se as molas estiverem cansada etc. Uma coisa é certa, se estragar um amortecedor e naquela mesma semana voce trocar ele, o coxim vai durar uns 10 anos. Ao contrário daquele motorista desavisado que ao fazer um alinhamento o mecanico diz pra ele ser impossivel porque o amortecedor está estourado, bem neste caso ele nem sabe desde quando. Ai já foi coxim, batente tudo para o saco. Eu não troco meu coxim sem averiguar, mas amortecedor começou aparecer óleo nele eu já os troco e junto com certeza os batentes.

Conforme falei acima, o batente se for original, molas não são cansadas não estraga antes do amortecedor por nada, já uns que vendem ai eles começam soltar pedaços mesmo estando guardado em uma gaveta.

Eu acho que voce dewve ficar de ólho nos amortecedores e vez por outra observar se não tem óleo na haste dele, isto porque até ele estourar por completo ele funciona como meia boca um tempão.

Se eu fosse colocar um prazo, eu colcaria algo de 60.000 kms por prevenção e antes caso ocorrer algo de errado. Sei que muitos pensarão ser um prazo longo este meu, mas estou considerando gente como nós que cuidamos dos nossos carros colocando produtos de primeira e certamente saberemos se está ruim ou não para trocar antes.

Pode ter certeza, tem gente que roda 100 mil e ainda está tudo novo. MENOS AS MOLAS QUE É IMPOSSIVEL
Imagem

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: POSICIONAMENTO CORRETO DO AMORTECEDOR DIANTEIRO VECTRA B

por Thiago Menezes » 14 Jul 2014, 15:11

Almeidão escreveu:
Thiago, Eu não sei porque erram tanto no que é tão fácil.

Sobre a vida útil destes componentes é muito difícil de apontar uma data correta. Varía muito das formas de uso do veículo, se anda muito pesado, se ele tem esforço constante em curvas, se anda muito em calçamentos usa o freio em excesso se as molas estiverem cansada etc. Uma coisa é certa, se estragar um amortecedor e naquela mesma semana voce trocar ele, o coxim vai durar uns 10 anos. Ao contrário daquele motorista desavisado que ao fazer um alinhamento o mecanico diz pra ele ser impossivel porque o amortecedor está estourado, bem neste caso ele nem sabe desde quando. Ai já foi coxim, batente tudo para o saco. Eu não troco meu coxim sem averiguar, mas amortecedor começou aparecer óleo nele eu já os troco e junto com certeza os batentes.

Conforme falei acima, o batente se for original, molas não são cansadas não estraga antes do amortecedor por nada, já uns que vendem ai eles começam soltar pedaços mesmo estando guardado em uma gaveta.

Eu acho que voce dewve ficar de ólho nos amortecedores e vez por outra observar se não tem óleo na haste dele, isto porque até ele estourar por completo ele funciona como meia boca um tempão.

Se eu fosse colocar um prazo, eu colcaria algo de 60.000 kms por prevenção e antes caso ocorrer algo de errado. Sei que muitos pensarão ser um prazo longo este meu, mas estou considerando gente como nós que cuidamos dos nossos carros colocando produtos de primeira e certamente saberemos se está ruim ou não para trocar antes.

Pode ter certeza, tem gente que roda 100 mil e ainda está tudo novo. MENOS AS MOLAS QUE É IMPOSSIVEL


Foi o que aconteceu comigo, eu troquei o kit dianteiro exatamente por um vazamento de óleo no amortecedor do meu lado, comprei ele assim e rodei 12 mil km com ele desse jeito e a suspensão estava tranquila, firme, segura mas a situação vai agravando né sabe como é, daí peguei e troquei o kit todo. Meu carro está com 69 mil km, quantas as molas todas as quatro são originais de fabrica ainda, você acha que é besteira já troca tudo agora ou permaneço rodando mais um pouco com elas? Pergunto isso pois meu carro está muito bom de suspensão, as molas não tem elos rachados ou quebrados e estão firmes ainda, mas eu trocaria por prevenção se já estiver chegando a hora.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: POSICIONAMENTO CORRETO DO AMORTECEDOR DIANTEIRO VECTRA B

por Almeidão » 15 Jul 2014, 08:08

thiago.onacto escreveu:
Almeidão escreveu:
Thiago, Eu não sei porque erram tanto no que é tão fácil.

Sobre a vida útil destes componentes é muito difícil de apontar uma data correta. Varía muito das formas de uso do veículo, se anda muito pesado, se ele tem esforço constante em curvas, se anda muito em calçamentos usa o freio em excesso se as molas estiverem cansada etc. Uma coisa é certa, se estragar um amortecedor e naquela mesma semana voce trocar ele, o coxim vai durar uns 10 anos. Ao contrário daquele motorista desavisado que ao fazer um alinhamento o mecanico diz pra ele ser impossivel porque o amortecedor está estourado, bem neste caso ele nem sabe desde quando. Ai já foi coxim, batente tudo para o saco. Eu não troco meu coxim sem averiguar, mas amortecedor começou aparecer óleo nele eu já os troco e junto com certeza os batentes.

Conforme falei acima, o batente se for original, molas não são cansadas não estraga antes do amortecedor por nada, já uns que vendem ai eles começam soltar pedaços mesmo estando guardado em uma gaveta.

Eu acho que voce dewve ficar de ólho nos amortecedores e vez por outra observar se não tem óleo na haste dele, isto porque até ele estourar por completo ele funciona como meia boca um tempão.

Se eu fosse colocar um prazo, eu colcaria algo de 60.000 kms por prevenção e antes caso ocorrer algo de errado. Sei que muitos pensarão ser um prazo longo este meu, mas estou considerando gente como nós que cuidamos dos nossos carros colocando produtos de primeira e certamente saberemos se está ruim ou não para trocar antes.

Pode ter certeza, tem gente que roda 100 mil e ainda está tudo novo. MENOS AS MOLAS QUE É IMPOSSIVEL


Foi o que aconteceu comigo, eu troquei o kit dianteiro exatamente por um vazamento de óleo no amortecedor do meu lado, comprei ele assim e rodei 12 mil km com ele desse jeito e a suspensão estava tranquila, firme, segura mas a situação vai agravando né sabe como é, daí peguei e troquei o kit todo. Meu carro está com 69 mil km, quantas as molas todas as quatro são originais de fabrica ainda, você acha que é besteira já troca tudo agora ou permaneço rodando mais um pouco com elas? Pergunto isso pois meu carro está muito bom de suspensão, as molas não tem elos rachados ou quebrados e estão firmes ainda, mas eu trocaria por prevenção se já estiver chegando a hora.


Molas, só verificação periódica e a troca com 80 mil km.
Imagem

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: POSICIONAMENTO CORRETO DO AMORTECEDOR DIANTEIRO VECTRA B

por Thiago Menezes » 15 Jul 2014, 08:11

Almeidão escreveu:
thiago.onacto escreveu:
Almeidão escreveu:
Thiago, Eu não sei porque erram tanto no que é tão fácil.

Sobre a vida útil destes componentes é muito difícil de apontar uma data correta. Varía muito das formas de uso do veículo, se anda muito pesado, se ele tem esforço constante em curvas, se anda muito em calçamentos usa o freio em excesso se as molas estiverem cansada etc. Uma coisa é certa, se estragar um amortecedor e naquela mesma semana voce trocar ele, o coxim vai durar uns 10 anos. Ao contrário daquele motorista desavisado que ao fazer um alinhamento o mecanico diz pra ele ser impossivel porque o amortecedor está estourado, bem neste caso ele nem sabe desde quando. Ai já foi coxim, batente tudo para o saco. Eu não troco meu coxim sem averiguar, mas amortecedor começou aparecer óleo nele eu já os troco e junto com certeza os batentes.

Conforme falei acima, o batente se for original, molas não são cansadas não estraga antes do amortecedor por nada, já uns que vendem ai eles começam soltar pedaços mesmo estando guardado em uma gaveta.

Eu acho que voce dewve ficar de ólho nos amortecedores e vez por outra observar se não tem óleo na haste dele, isto porque até ele estourar por completo ele funciona como meia boca um tempão.

Se eu fosse colocar um prazo, eu colcaria algo de 60.000 kms por prevenção e antes caso ocorrer algo de errado. Sei que muitos pensarão ser um prazo longo este meu, mas estou considerando gente como nós que cuidamos dos nossos carros colocando produtos de primeira e certamente saberemos se está ruim ou não para trocar antes.

Pode ter certeza, tem gente que roda 100 mil e ainda está tudo novo. MENOS AS MOLAS QUE É IMPOSSIVEL


Foi o que aconteceu comigo, eu troquei o kit dianteiro exatamente por um vazamento de óleo no amortecedor do meu lado, comprei ele assim e rodei 12 mil km com ele desse jeito e a suspensão estava tranquila, firme, segura mas a situação vai agravando né sabe como é, daí peguei e troquei o kit todo. Meu carro está com 69 mil km, quantas as molas todas as quatro são originais de fabrica ainda, você acha que é besteira já troca tudo agora ou permaneço rodando mais um pouco com elas? Pergunto isso pois meu carro está muito bom de suspensão, as molas não tem elos rachados ou quebrados e estão firmes ainda, mas eu trocaria por prevenção se já estiver chegando a hora.


Molas, só verificação periódica e a troca com 80 mil km.


Ok mestre, obrigado pela força :88:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: POSICIONAMENTO CORRETO DO AMORTECEDOR DIANTEIRO VECTRA B

por Alez » 15 Jul 2014, 08:37

Almeidão escreveu:
Molas, só verificação periódica e a troca com 80 mil km.


Como fazer essa verificação das molas?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: POSICIONAMENTO CORRETO DO AMORTECEDOR DIANTEIRO VECTRA B

por Almeidão » 16 Jul 2014, 08:06

Alez escreveu:
Almeidão escreveu:
Molas, só verificação periódica e a troca com 80 mil km.


Como fazer essa verificação das molas?


Normalmente deve ser verificadas a cada 5000 km a ver se não tem marcas nos elos. Estas marcas podem surgir se um ficar esfregando no outro. Ou antes dos 5000 caso haja um ruido diferente e voce não souber o que seja.

Eu por exemplo troquei as minhas há uns 2 anos e elas não tinham marcas, mas sempre ao passar em um declive o pneu traseiro raspava em cima, neste caso eu que uso pneus quase correto vi este problema, já há casos que não terão estas informações.

Sds
Imagem

Kaduskate
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 409
Registrado em: 22 Set 2013, 20:53
Nome Completo: Carlos Eduardo da Costa Guimaraes
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: POSICIONAMENTO CORRETO DO AMORTECEDOR DIANTEIRO VECTRA B

por Kaduskate » 28 Jul 2014, 23:48

Vamos reativar essa questão rsrsrs

Quero pedir desculpas por não ter fotos mas sempre estou sozinho, e não consigo bater foto de tudo, mas serei curto e breve...

Ate eu fiquei surpreso ao montar o kit como o almeidao falou, e para minha surpresa ficou torto, custei a acreditar até pq outras pessoas aqui afirmaram que almeidao estava correto, na hr eu fiquei sem entender nada, e já nervoso achando que algo errado tinha, e ter perdido meu precioso domingo, o único dia que tenho para fazer tudo que não faço durante a semana.

Já sem esperança resolvi montar como os mecânicos, vendedores e o video na internet falou, com o guia alinhado a ponta da mola.

E ficou perfeito, certinho, fico chateado de na hr não ter batido foto mas como sempre estou sozinho e com a mao suja não consigo bater as fotos, e na hr minha aflição, confusão de informações foi tao grande que nao lembrei nem de bater foto e deveria ter batido.

Agora minha pergunta, como pode almeidao e outros aqui terem montado da fora que montaram (com guia pra fora) ter ficado certo, e eu montar com guia alinhado a ponta da mola e também ter ficado certo, lembrando que eu montei alinhando pra fora e ficou torto.

almeidao não to aqui duvidando de vc mas to querendo entender isso, pq sei que mais alguém pode passar por isso, e precisa saber, e entender pra não torrarem seu dinheiro com mecânico.

Pra completar:
veja essas duas molas não entendi a diferença delas se alguém me ajudar ficarei grato, a mola menor e da marca tigre, não sei pq a mola é menor.
Imagem

Outra coisa:
não sei se esse coxim seria o primeiro do carro desde fabrica mas vejam a diferença dele para o novo.
outro detalhe dessa foto e a seguinte esse coxim foi trocado pelo 3C e ele se quebrou onde o rolamento e apoiado, e no dia que mexi (sempre domingo) para ver o barulho que descobri que estava quebrado tive que voltar com esses coxim da foto, então usei ele duas vezes e ele ja deu oque tinha que dar rsrsrs um colga viu as fotos e me perguntou se eu estava usando kit rebaixado rsrs
Imagem
Imagem

E depois de muito tempo consegui tirar essa maldita folga:
A foto abaixo esta com kit 3C(uma merda) e molas tigre e amortecedor novo, so não me lembro da posição do guia mas da pra ver a mola torta, so não me lembro pq
Imagem
Nessa foto abaixo esta com o kit original, mola alipert e o mesmo amortecedor
Imagem

Outra coisa que da pra perceber do kit 3C para o original

vejam a altura do coxim 3C
Imagem

E esse é o coxim GM
Imagem

Pessoal acho que é isso, me desculpe se eu me expressei mal ou ficou confuso mas eu tenho pouco tempo para tudo e ainda lembrar de tudo nos mínimos detalhes fica difícil, qualquer duvida que eu posso ajudar e tirar to aqui.

E repetindo almeidao não to duvidando, tenho medo que entenda errado e ache que estou criticando, mas não é rsrs abraços
Kadu
Atual Vectra 2.2 GLS 00 - Ar Digital e Banco de Couro
EX - Fiat Uno CS 1.5
EX - Monza 86
https://www.facebook.com/kadu.c.9

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: POSICIONAMENTO CORRETO DO AMORTECEDOR DIANTEIRO VECTRA B

por Thiago Menezes » 29 Jul 2014, 07:40

Vamos aguardar o parecer do Almeidão, também estou curioso. Eu troquei recentemente o meu kit dianteira do Elite e só fui ver sobre posição dos amortecedores quando já tinha pego o carro, porém o próprio Almeidão disse que o meu foi bem montado, mas não estava do jeito orientado por ele sobre a marcação para fora sentido homocinética.

Ele me disse que se fosse ele voltaria no local para alinhar, mas eu acabei não optando voltar foi uma decisão minha.

Vamos ver com o passar do tempo como o coxim e os batentes irão ficar.

Abraços.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: POSICIONAMENTO CORRETO DO AMORTECEDOR DIANTEIRO VECTRA B

por Almeidão » 29 Jul 2014, 11:33

Exatamente como o Thiago comentou, o dele ficou bem montado e se voce olhar a foto que ele postou verás que para ser igual a forma que eu comento ele teria que girar quase nada para ficar no local.

Sobre o coxim que voce posta, este achatado, simplesmente ele estourou por isto está assim. O que são perfeitos são com esta altura das fotos da esquerda.

Eu não sei lhe explicar o que houve com a sua montagem, mas sei lhe perguntar.

Como sabes que ficou torto?

Vou lhe dár uma mãozinha para voce entender o que lhe pergunto. Olha algumas fotos minhas ou abra o capô do seu carro e olha por cima onde entra o coxim com o amortecedor. O que você vê ali? Voce vê algo Plaino ou torto? Bem vou expôr então o que eu vejo para vê se vemos a mesma coisa. olhando de frente, capô aberto onde fica a torre do lado do motorista eu vejo por cima um acentamento torto para esquerda. Você também vê isto? Então este amortecedor terá o coxim e eu olhando ele da frente do carro também torto para esquerda, assim ele não entra forçado com o peso do carro e nem forçará o amortecedor com os movimentos deles. Para que ele fique torto igual onde ele entra, é preciso está da forma que eu expliquei. Voce mesmo postou duas fotos que se vê claramente a parte superior inclinada para a esquerda olhando de frende do carro. Lembro que o amortecedor é quase reto, ou seja quase no prumo e ai em cima inclinado para um lado com certeza se montar ele reto algo forçará.

Vou dar mais um exemplo bem comum. Esqueçamos o carro vamos só com o amortecedor e vamos colocar em cima certo em uma tábua de madeira reta, façamos um furo em cima e logo vamos apertar o amortecedor na tabua. Bem, está reto ok? Agora vamos manter o amortecedor reto e com um bom grau de força que será preciso vamos dobrar esta tabua para esquerda e vamos manter o amortecedor preso embaixo. Voce não acha que a haste dele será forçada para um lado? Assim é quando a montagem não está como devia ser.

Ele montado e voce olhando para ele para a parte que ficará para fora, o topo do coxim é mais alta que a parte que ficará para dentro e para isto acontecer só tem uma forma de montar. Bem Assim ele encaixa a parte mais alta dele na parte mais alta do Vectra e a parte mais baixa dele na parte mais baixa do Vectra.

E agora, voce ainda acha que estava torto da forma que você montou? Ou será que ele tinha mesmo que ser torto para que desta forma ele tenha a função perfeita dele?

Espero seus comentários sobre o assunto por favor.

Sds
Imagem

Kaduskate
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 409
Registrado em: 22 Set 2013, 20:53
Nome Completo: Carlos Eduardo da Costa Guimaraes
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: POSICIONAMENTO CORRETO DO AMORTECEDOR DIANTEIRO VECTRA B

por Kaduskate » 01 Ago 2014, 21:01

amigo almeida eu li mas nao consegui visualizar, imaginar.

Mas vou fazer todo o esforço para desmontar e bater todas as fotos possiveis, vou desmontar pq achei que o carro ficou alto (na dianteira), e essa semana descobri que a mola tigre que comprei veio com defeito, (menor) e vo voltar com elas pq a traseira esta esta baixa, (como falei com vc por email).

Sobre eu ver a peça torta, foi o seguinte, quando tirei o encolhedor, o copo que "esconde" o batente, ficou torto e quando ele fosse amortecer, ia pegar na base do amortecer e amaçar esse "copinho", ai eu encolhi a mola e botei o guia alinhado com a ponta da mola, e quando tirei o encolhedor o copo fico certo, alinhado a haste do amortecedor.
Kadu
Atual Vectra 2.2 GLS 00 - Ar Digital e Banco de Couro
EX - Fiat Uno CS 1.5
EX - Monza 86
https://www.facebook.com/kadu.c.9

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: POSICIONAMENTO CORRETO DO AMORTECEDOR DIANTEIRO VECTRA B

por Almeidão » 02 Ago 2014, 20:16

Kaduskate escreveu:amigo almeida eu li mas nao consegui visualizar, imaginar.

Mas vou fazer todo o esforço para desmontar e bater todas as fotos possiveis, vou desmontar pq achei que o carro ficou alto (na dianteira), e essa semana descobri que a mola tigre que comprei veio com defeito, (menor) e vo voltar com elas pq a traseira esta esta baixa, (como falei com vc por email).

Sobre eu ver a peça torta, foi o seguinte, quando tirei o encolhedor, o copo que "esconde" o batente, ficou torto e quando ele fosse amortecer, ia pegar na base do amortecer e amaçar esse "copinho", ai eu encolhi a mola e botei o guia alinhado com a ponta da mola, e quando tirei o encolhedor o copo fico certo, alinhado a haste do amortecedor.


Demorei vder isto porque estou viajando e bem longe de voces, e só agora conectei. Primeiro de tudo, a frente fica alta me mesmo ao trocar o coxim, o meu ficou ainda mais akto porque meus pneus são menores.

O unico que posso lhe informar é que a ultima foto onde voce posta segurando o coxim estourado vejo a foto do meio com o amortecedor montado. Ele correto, o coxim não fica plano como está a foto, a parte que fica a esquerda apontada para fora para o lado dos parafusos fica mais alta para encaixar com perfeição no alojamento na parte superior, assim ele encaixará embaixo sem ter que arrastar ele pafra fora mesmo depois de apertado em cima.

Agora volta lá na foto onde voce posta a mola nova e velha. Mas por favor, observe e tente entender a razão da montagem, ok? Olhe a mola nova, observe que ela está quase na posição da montagem de um amortecedor esquerdo, considerando que a parede seria a parte interna do paralama do Vectra, faltaria girar um pouquinho mais sentido anti horário.

Veja se voce vê o que estou vendo? Eu vejo ali a parte que fica pra fora mais alto que a parte que fica pra dentro. Acho que todos estão vendo isto, ok? Então, alguma coisa esta errado no seu carro que faz o coxim ficar plano mesmo sendo a mola torta e pópria para ficar torta na montagem.

Antes de eu postar este filme eu tinha postado uma foto do amortecedor montado no chão, estou incluso com uma luva de latex apontado o U, infelizmente não estou achando onde postei. Tenho a foto e eu não consigo postar, meu note não autoriza isto. Esta foto mostra perfeitamente a parte de cima torta e o copo do rolamento reto entre a mola, se voce quiser, mande por MP seu e.mail e eu te envio para voce confirmar.
Imagem

75 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 112 visitantes