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Ricardo Crispim
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Testando a condutividade do Fluido de Arrefecimento

por Ricardo Crispim » 18 Abr 2013, 10:45

Como eu sei que o assunto sistema de arrefecimento é uma coisa constante entre nós, resolvi postar aqui uma forma simples e conhecida de como testar se o fluido arrefecedor que utilizamos em nossos vectras está proporcionando condutividade elétrica, esse teste pode ser feito independente ou conjuntamente com o outro post que fiz no link viewtopic.php?f=49&t=154

A necessidade que os fluidos arrefecedores (água de preferência deionizada, destilada ou desmineralizada + aditivo de boa procedência) não ofereçam condutividade elétrica se deve ao fato de evitarmos a corrosão galvânica em nossos motores e sistema de arrefecimento, também muito conhecida como corrosão do alumínio no caso do sistema de arrefecimento.

A corrosão galvânica é um processo eletroquímico em que um metal sofre corrosão preferencialmente em relação a outro quando os dois metais estão em contato elétrico e imersos em um eletrólito (Qualquer substância que contenha íons livres que façam uma substância tornar-se eletricamente condutiva).

Esta mesma reação galvânica é explorada em baterias primárias (como as vulgarmente chamadas de pilhas) para gerar uma tensão. A corrosão galvânica e seus processos pode ser uma das formas mais comuns e frequentes de corrosão na natureza, bem como uma dos mais destrutivas.

A Corrosão galvânica é um processo eletroquímico que ocorre quando metais ou ligas com potenciais diferentes são acoplados um ao outro e entre eles houver um eletrólito ( meio ambiente ácido).

Quando ocorre a corrosão galvânica em trocadores de calor, é geralmente vista a corrosão das partes alumínio, antes dos tubos de cobre ou outra ligas metálicas mais fortes quimicamente.

No motor de nossos vectras, metais ou ligas com potenciais eletroquímicos diferentes são acoplados um ao outro, como o cabeçote que é feito de liga de alumínio "acoplado" no bloco do motor aço fundido.

Caso se utilize apenas água de torneira que tem cloro, ou outras águas que contenham sais minerais (todas, menos as que espcifiquei lá em cima), vai proporcionar um ambiente ideal para a condutividade elétrica.

Medindo a condutividade em casa:

O material necessário é apenas um multímetro

O ideal mesmo é fazer isso pela manhã, quando ainda não ligou o motor do carro e o mesmo estiver frio...

Retire a tampa do reservatório de expansão .

Ajustar o multímetro para a medição de VDC 20 (até 20 volts de corrente contínua)

Coloque ponta positiva (vermelha) no terminal negativo da bateria, ou no aterramento do motor.

Com a ponta Negativa (preta), mergulhe a ponta no fluido arrefecedor.

O valor indicado pelo voltímetro não deverá ser maior que 0,3 Volts.

Caso a leitura seja 0,32; 0,33 0,35; Volts ou maior, indica que o PH do fluido está ácido ou alcalino. É indesejável porque estará iniciando ou iniciado o processo do efeito galvânico, onde alumínio (principalmente), ferro e cobre estarão sendo corroídos (como as galerias do motor e do cabeçote), seguido de entupimento de galerias, radiador e provocando vazamentos..

Caso a medição que você fizer acusar ser maior que 0,3 volts, o sistema de arrefecimento deverá ser limpo e o fluido arrefecedor trocado, imediatamente...

A coisa é séria.

Quando eu fizer a próxima medição eu posto fotos aqui, ou se alguém o fizer antes, por favor fique a vontade para o fazer.

Espero ter contribuido..

Forte abraço!!!!!!!!!!

José Leal
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Re: Testando a condutividade do Fluido de Arrefecimento

por José Leal » 18 Abr 2013, 15:02

Tá aí uma informação que eu não sabia.

Fiz o teste lá no meu carro e o resultado foi de 0,07V. Então, está tudo de acordo. Mas já era meio previsível, pois o sistema está cheio com o aditivo vindo de fábrica e ainda não fiz a troca. Meu motor está com pouco mais de 10400KM rodados.
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Ricardo Crispim
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Re: Testando a condutividade do Fluido de Arrefecimento

por Ricardo Crispim » 18 Abr 2013, 15:17

José Leal escreveu:Tá aí uma informação que eu não sabia.

Fiz o teste lá no meu carro e o resultado foi de 0,07V. Então, está tudo de acordo. Mas já era meio previsível, pois o sistema está cheio com o aditivo vindo de fábrica e ainda não fiz a troca. Meu motor está com pouco mais de 10400KM rodados.



Que beleza hem, José..
Parabéns!!

Forte abraço!!

Adriano cruz
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Re: Testando a condutividade do Fluido de Arrefecimento

por Adriano cruz » 31 Out 2013, 04:40

Fiz o teste no meu agora e deu 0,00 v. Será que tá bom ? :) Uso HVOLINE XLC PRONTO PRA USO 50%.

Ricardo Crispim
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Re: Testando a condutividade do Fluido de Arrefecimento

por Ricardo Crispim » 31 Out 2013, 09:58

Adriano cruz escreveu:Fiz o teste no meu agora e deu 0,00 v. Será que tá bom ? :) Uso HVOLINE XLC PRONTO PRA USO 50%.



Está bom sim Adriano.
O valor indicado pelo voltímetro não pode exceder a 0,3 Volts..

Forte abraço!!!!!!!!

Alez
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Re: Testando a condutividade do Fluido de Arrefecimento

por Alez » 31 Out 2013, 10:17

Fiquei interessado nisso.

Um desse é suficiente para realizar esse teste?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 5-rj11-_JM

Ricardo Crispim
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Re: Testando a condutividade do Fluido de Arrefecimento

por Ricardo Crispim » 31 Out 2013, 10:31

Alez escreveu:Fiquei interessado nisso.

Um desse é suficiente para realizar esse teste?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 5-rj11-_JM




Com certeza, é um teste bem simples e eficaz..

Forte abraço!!!!!!!!!1

Pedro Josino
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Re: Testando a condutividade do Fluido de Arrefecimento

por Pedro Josino » 31 Out 2013, 11:50

Nunca tinha visto esse tópico o.O

Vou criar vergonha na cara e comprar um multímetro e verificar se fizeram o arrefecimento do meu carro corretamente.

fabio.haya
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Re: Testando a condutividade do Fluido de Arrefecimento

por fabio.haya » 01 Nov 2013, 05:35

Olá Ricardo,

Fiz ontem de noite no meu carro, com o motor já frio, e deu 0,09V..... Nesse caso posso ficar despreocupado né???? :88:

Abs,

Fabio
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Ricardo Crispim
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Re: Testando a condutividade do Fluido de Arrefecimento

por Ricardo Crispim » 01 Nov 2013, 08:50

fabio.haya escreveu:Olá Ricardo,
Fiz ontem de noite no meu carro, com o motor já frio, e deu 0,09V..... Nesse caso posso ficar despreocupado né???? :88:
Abs,
Fabio


Pode ficar tranquilo, está bom sim.
Fico feliz que os vectras estão sendo bem cuidados.
Uma coisa que é importante falar, é que às vezes o fluido perde a cor, mas isso não quer dizer que ele não esteja funcionando, vários fatores podem influenciar que isso aconteça.
Mais normal de acontecer é quando a água que é utilizado é uma água pesada.
EDIT: Água pesada não..Água dura....
Fazendo o teste da condutividade de vez em quando, vocês podem ter uma segurança...

Forte abraço!!!!!!!!!

Alez
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Re: Testando a condutividade do Fluido de Arrefecimento

por Alez » 01 Nov 2013, 08:59

O meu perdeu a cor. Será por conta da água desmineralizada que utilizei?

fabio.haya
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Re: Testando a condutividade do Fluido de Arrefecimento

por fabio.haya » 01 Nov 2013, 10:14

Ricardo,

Obrigado pela sua ajuda e agora posso ficar mais tranquilo sobre esse assunto.... :38:

Abs,

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Re: Testando a condutividade do Fluido de Arrefecimento

por Ricardo Crispim » 01 Nov 2013, 10:23

Alez escreveu:O meu perdeu a cor. Será por conta da água desmineralizada que utilizei?



Alez, se foi desmineralizada não era para acontecer de perder a cor..

O burro aqui estava com a cabeça não sei onde quando escrevi agua pesada, na realidade é água dura. Eu estava lendo sobre usina atômica e troquei as bolas, lá sim existe água pesada...

Água dura é aquela que contém alguns sais minerais que mudam a estrutura dela. Uma forma de se reconhecer se a água que se utiliza é mole ou dura é fácil. Quando ela é dura, o sabão é dificil de fazer espuma ao escovar os dentes ou tomar banho por exemplo.

Um teste legal para você ver se o fluido do sistema de arrefecimento do seu carro está ok, é usando o termodensimetro, fiz um how to no link

viewtopic.php?f=49&t=154&p=7616&hilit=termodensimetro#p7616

Passa numa boa casa de radiadores que deve ter esse aparelho. O teste é rápido e simples. Daí você medindo a densidade e depois a condutividade e se estiver tudo ok, pode esquecer a cor da água. Mas observe também a data que você fez a troca do fluido e qual usou, se orgânico ou inorgânico, pois o inorgânico tem vida útil pequena em relação ao orgânico..

Forte abraço!!!!!!!!

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Re: Testando a condutividade do Fluido de Arrefecimento

por Alcir Andreoni » 01 Nov 2013, 10:25

Ricardo Crispim escreveu:
Alez escreveu:O meu perdeu a cor. Será por conta da água desmineralizada que utilizei?



Alez, se foi desmineralizada não era para acontecer de perder a cor..

O burro aqui estava com a cabeça não sei onde quando escrevi agua pesada, na realidade é água dura. Eu estava lendo sobre usina atômica e troquei as bolas, lá sim existe água pesada...

Água dura é aquela que contém alguns sais minerais que mudam a estrutura dela. Uma forma de se reconhecer se a água que se utiliza é mole ou dura é fácil. Quando ela é dura, o sabão é dificil de fazer espuma ao escovar os dentes ou tomar banho por exemplo.

Um teste legal para você ver se o fluido do sistema de arrefecimento do seu carro está ok, é usando o termodensimetro, fiz um how to no link

viewtopic.php?f=49&t=154&p=7616&hilit=termodensimetro#p7616

Passa numa boa casa de radiadores que deve ter esse aparelho. O teste é rápido e simples. Daí você medindo a densidade e depois a condutividade e se estiver tudo ok, pode esquecer a cor da água. Mas observe também a data que você fez a troca do fluido e qual usou, se orgânico ou inorgânico, pois o inorgânico tem vida útil pequena em relação ao orgânico..

Forte abraço!!!!!!!!

Mas o inorgânico não seria sintético?

Se for sintético não teria uma duração maior?
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Re: Testando a condutividade do Fluido de Arrefecimento

por Ricardo Crispim » 01 Nov 2013, 10:25

fabio.haya escreveu:Ricardo,
Obrigado pela sua ajuda e agora posso ficar mais tranquilo sobre esse assunto.... :38:
Abs,
Fabio



Por nada não Fábio, a gente está aqui para trocar experiências, ajudar e ser ajudado..

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Re: Testando a condutividade do Fluido de Arrefecimento

por Ricardo Crispim » 01 Nov 2013, 10:32

Alcir Andreoni escreveu:Mas o inorgânico não seria sintético?
Se for sintético não teria uma duração maior?



Pois é Alcir, mas nesse caso é o contrário do lubrificante mineral X sintético.
Devido às normas que o orgânico tem de atender, ele é considerado um extended life, que tem vida útil entre 3 e 5 anos..
O inorgânico tem vida útil máxima de 2 anos...

Isso se o sistema estiver todo ok, sem ter de ficar completando, sem vazamentos, etc...

Forte abraço!!!!!!!!!

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Re: Testando a condutividade do Fluido de Arrefecimento

por Alcir Andreoni » 01 Nov 2013, 10:40

Ricardo Crispim escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:Mas o inorgânico não seria sintético?
Se for sintético não teria uma duração maior?



Pois é Alcir, mas nesse caso é o contrário do lubrificante mineral X sintético.
Devido às normas que o orgânico tem de atender, ele é considerado um extended life, que tem vida útil entre 3 e 5 anos..
O inorgânico tem vida útil máxima de 2 anos...

Isso se o sistema estiver todo ok, sem ter de ficar completando, sem vazamentos, etc...

Forte abraço!!!!!!!!!

Na verdade eu estava comentando por generalidades, já que por ser alérgico a alguns componentes químicos orgânicos, tem certos medicamentos que são muito perigosos para mim. Então eu somente utilizo os inorgânicos ou sintéticos.
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Re: Testando a condutividade do Fluido de Arrefecimento

por Ricardo Crispim » 01 Nov 2013, 10:49

Alcir Andreoni escreveu:Na verdade eu estava comentando por generalidades, já que por ser alérgico a alguns componentes químicos orgânicos, tem certos medicamentos que são muito perigosos para mim. Então eu somente utilizo os inorgânicos ou sintéticos.



Vixe...
Mas qualquer um dos dois contém etileno glicol, que se ingerido é problema na certa...Embora seja docinho...

Forte abraço!!!!!!!!!

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Re: Testando a condutividade do Fluido de Arrefecimento

por Alcir Andreoni » 01 Nov 2013, 10:55

Ricardo Crispim escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:Na verdade eu estava comentando por generalidades, já que por ser alérgico a alguns componentes químicos orgânicos, tem certos medicamentos que são muito perigosos para mim. Então eu somente utilizo os inorgânicos ou sintéticos.



Vixe...
Mas qualquer um dos dois contém etileno glicol, que se ingerido é problema na certa...Embora seja docinho...

Forte abraço!!!!!!!!!

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Re: Testando a condutividade do Fluido de Arrefecimento

por Rafael Gouveia » 01 Nov 2013, 15:53

Quem sabe faz ao vivo, Crispim é nosso consultor técnico em óleos e arrefecimento rsrsrsrs

Medi o meu e deu 0,02V ta legal né?

Abs
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