O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisDesmontando as calhas para instalação de adesivo de coluna
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

8 mensagens   •   Página 1 de 1
Ives
GLS member
GLS member
Mensagens: 590
Registrado em: 06 Abr 2013, 09:34
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Desmontando as calhas para instalação de adesivo de coluna

por Ives » 06 Abr 2013, 09:57

Bom pessoal.....

Domingo de chuva, cai a "luz" aqui em casa, nada pra fazer, entao resolvi substituir dois adesivos de coluna que apliquei anteriormente.....as duas portas dianteiras deram "bolhas" proximo das dobras do vidro, devido a dificuldade de colocar sobras......

entao hoje mexendo, descobri q é muito facil remover os borrachões.....pra alguns isso é "obvio", mas para outros (como eu ate hoje de manha) que nao sabiam como fazer, aqui vao as dicas.....

primeiro remova o acabamento q segue na base.....ele vem desde o espelho retrovisor ate acima da maçaneta....basta empurrar ele para cima, na area abaixo da coluna....ele tem um "encaixe" ali apenas......

Imagem

retirado ele, vc pode puxar ele para cima sem retirar, o suficiente para passa-lo pra "dentro" da coluna da porta.....assim vc tera toda a parte de baixo livre para fazer um perfeito acabamento

abaixe totalmente o vidro......depois com a mao puxe o borrachao do vidro, proximo ao canto superior.....e venha puxando a borracha ate ela sair completamente....

Imagem

pronto, agora vc tem toda a area livre para aplicar o adesivo de coluna...nao vou tratar aqui da instalação, ja devem ter outros topicos....a intenção desse tutorial é como ter um acesso total para a instalação.....

assim vc pode dobrar com facilidade uma "sobra" do adesivo, e com isso nao irá se soltar ou formar bolhas com o tempo...... esse problema ocorreu na minha primeira instalação, agora já corrigido....

na hora de recolocar a borracha tenha atenção para encaixar no vidro corretamente.....

e outra dica, alguns não irao concordar, mas vou relatar aqui.....os borrachoes que passam na base dos vidros do meu carro estavam muito "esbranquiçados", meio feio.....como estava polindo as colunas antes de aplicar o adesivo, resolvi passar beeeem pouquinho, e ir esfregando.....adorei o resultado...na foto abaixo vcs podem ver como ficou o "antes e depois".....na esquerda sem o processo de polimento, e na direita com o polimento..... ficou como novo......apos passar bem pouca massa, e esfregar com força, passei um pano com vontade para "polir" e remover qquer massa...... ideal é nao deixar no sol por um dia acredito, pra evitar manchar.....

Imagem

é isso ai pessoal...agora é so botar a mao na massa e aplicar com ainda mais facilidade os adesivos de coluna, com um acabamento perfeito :)

Imagem
Imagem

CaioMs
GLS member
GLS member
Mensagens: 500
Registrado em: 07 Abr 2013, 21:23
Nome Completo: Caio Stockmann
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Desmontando as calhas para instalação de adesivo de colu

por CaioMs » 08 Abr 2013, 01:03

Interessante oque vc fez com os borrachões esbranquiçados, ficou zeeero. Vc utilizou cera automotiva ou massa de polir? Passou silicone depois?
Parabéns pelo trabalho, abraços.

Avatar do usuário
RicardoGLS
Organizador
Organizador
Mensagens: 506
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:09
Nome Completo: Ricardo Henrique A. Galvão
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Desmontando as calhas para instalação de adesivo de colu

por RicardoGLS » 08 Abr 2013, 07:52

Muito bom Ives, tô pensando em fazer exatamente isso no meu.
Vectra Elegance 2011 8V 140Cv 2.0 Prata Polaris
Freios ABS e a disco nas 4 rodas.
Air Bag duplo, sensor de chuva ar digital

Ex Voyage 1992 GLS 1.8 4 portas
Ex Vectra 2000 GLS 2.2 8V
Vectra atual: Elegance 2011

Ives
GLS member
GLS member
Mensagens: 590
Registrado em: 06 Abr 2013, 09:34
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Desmontando as calhas para instalação de adesivo de colu

por Ives » 08 Abr 2013, 11:57

CaioMs escreveu:Interessante oque vc fez com os borrachões esbranquiçados, ficou zeeero. Vc utilizou cera automotiva ou massa de polir? Passou silicone depois?
Parabéns pelo trabalho, abraços.


Geralmente passo beeem pouco daqueles preteador p penu....bem pouco, e esfregando bem....massa ou cera nao sei se a longo prazo fique mais branco, bsempre ouvi p evitar passar em plasticos e borrachas...fiz naquela ocasiao com pouquissima cera, e esfregando bem e retirando todo o excesso, e ficou bacana o resultado
Imagem

RC Geisel
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 204
Registrado em: 06 Abr 2013, 13:29
Nome Completo: Roberto Carlos Geisel
Cidade: Marechal Cândido Rondon
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Desmontando as calhas para instalação de adesivo de colu

por RC Geisel » 08 Jun 2013, 18:16

Ives, tenho algumas dúvidas quanto a instalar os adesivos nas colunas...
Que tipo de adesivo você usa (marca, etc...) ?
Para colocar o adesivo borrifa primeiro água na coluna ou alguma outra mistura ?
Você comentou que poliu as colunas antes de colar o adesivo, para uma coluna que nunca foi adesivada tbm seria bom polir(para retirar a cera da pintura ou não tem necessidade) ?

Ives
GLS member
GLS member
Mensagens: 590
Registrado em: 06 Abr 2013, 09:34
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Desmontando as calhas para instalação de adesivo de colu

por Ives » 08 Jun 2013, 20:01

entao, eu nao sou mto ligado com marca....3M é sempre referencia de produto de qualidade, mas esse ultimo q comprei era "ORACAL", e ficou perfeito sem bolhas.....adesivo com bom custo/beneficio.....

qto a polir a coluna, eu fiz para remover qquer cola do adesivo anterior, entao no seu caso nao sei se seria necessario, apenas uma bela limpeza para remover qquer sujeira para evitar "levantar" e marcar o adesivo devido a sujeira......sempre faça uma bela limpeza.....

qto a aplicação, eu nao borrifei nada....fui colando aos poucos, e eliminando bolhas com a ajuda de uma espatula....sei q pessoal q aplica insulfim faz algo similar, creio q agua e detergente, para que possa aplicar sem colar instantaneamente, podendo assim ajustar e remover bolhas melhor.....mas nao saberia te orientar se para adesivo de coluna seria um processo similar ao do insulfim....
Imagem

dlpm
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 432
Registrado em: 19 Abr 2013, 11:23
Nome Completo: Denilson Levi Pereira Milla
Cidade: guarapuava
Estado: Paraná
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Desmontando as calhas para instalação de adesivo de colu

por dlpm » 08 Jun 2013, 20:15

Eu borrifei agua com 3 gotas de detergente neutro.... um dos adesivos tive que tirar, e saiu sem danificar, reinstalei e ficou zero.... pode borrifar tanto na lata do carro como no adesivo sem medo...
Denilson - CD2000+teto - CD2000 (Highlander) - GT 2010
Imagem[/url]

RC Geisel
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 204
Registrado em: 06 Abr 2013, 13:29
Nome Completo: Roberto Carlos Geisel
Cidade: Marechal Cândido Rondon
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Desmontando as calhas para instalação de adesivo de colu

por RC Geisel » 08 Jun 2013, 23:59

Valeu pelas dicas pessoal...!

8 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 425 visitantes