O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisTROCA DA JUNTA DA TAMPA COMANDO DE VALVULAS MOTOR 8V
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

114 mensagens
Ivanvectra2008
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 01 Ago 2018, 23:52
Nome Completo: Ivan Ferreira de Albuquerque
Cidade: Sao paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2008/2008
Idade: 42

TROCA DA JUNTA DA TAMPA COMANDO DE VALVULAS MOTOR 8V

por Ivanvectra2008 » 02 Jun 2019, 09:53

Bom dia a todos.
Tive problemas de Vazamento de oleo pela junta da tampade valvulas do vectra 8v ano 2008 motor 2.0.
Troquei tampa e junta (sempre por originais) por 3 vezes, e nao resolveu.
Descobri que a mangueira com valvula que vai pro coletor pode entupir, gerando maior pressao na tampa de valvulas, fazendo com que o oleo suba por detras da junta da tampa (muito fina) e, dando a volta nela, venha a vazar.
Pesquisando na internet, vi que muita gente usa cola pra evitar vazamento ali.
Mas nao gostei dessa solução, pois nenhuma das colas recomendadas é à prova de oleo (todas são apenas resistentes a oleo, o que significa que podem derreter em contato com ele a longo prazo, penso).
Desta forma, pensei e creio ter achado uma soluçao para o vazamento, que usei há 6 meses e até agora funcionou (acabou vazamento): FOLHA DE CORTIÇA.

comprei folha de cirtiça na papelaria (medida de espessura: 0,6 milimetros).

Cortei ela da altura do vinco onde vai a junta na tampa de valvulas (4 milimetros).
E coloquei ela sem rasgar, junto com a junta original na tampa nova, por toda a extensao dela, e montei.
Além disso, tambem tirei e lavei a mangueira com valvula que vai deka pro coletor, edesentupi a válvula (tava suja com oleo, tipo borra).

Nao usei NADA de cola.

Resolvido o problema. Parou de vazar ali.

Explicação: a tampa de valvulas é plástica. Com variaçao de temperatura, ela dilata (dilataçao plástica, não elástica). Significa que, ao esfriar, ela nao volta ao estado (formato) anterior, ficando permanentemente dilatada.
Como a junta original é muito fina, ede borracha, possui dilatação elástica (retorna ao formato inicial após esfriar).

Essa diferença na dilataçao faz com que a junta original fique folgada no vinco onde encaixa na tampa, permitindo que o oleo passe por detrasdela e vaze.

Como a cortiça dilata ao encharcar com o óleo, absorvendo ele até um limite), ela expande, acompanhando a dilataçao da tampa, preenchendo o vão, e impedindo que o oleo passe.

santiliano
Member
Member
Mensagens: 30
Registrado em: 28 Set 2020, 10:15
Nome Completo: Gabriel Santiliano
Cidade: Vitória
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997
Idade: 29

[VECTRA B] Dúvida sobre vazamento em tampa de válvulas (2.0 8v)

por santiliano » 02 Dez 2020, 12:01

Bom dia!

Esses dias resolvi fazer uma limpeza no motor, pois já suspeitava de alguns vazamentos, e queria descobrir onde estavam.
*A limpeza eu fiz usando car80, um pincel e um pano.

Depois de andar uns 300km deu pra identificar diversos vazamentos, todos na tampa de válvulas:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Pesquisei um pouco e já vi que essa tampa de válvulas não é original (a original tem uma textura mais áspera, pelo que vi na acciolygm).

Imagem

Quem instalou também usou cola, que pelo que vi não é recomendado para os modelos 8v.

Imagem

Tenho algumas dúvidas:

Parece que os vazamentos estão nos parafusos, posso tentar apertar eles? Preciso de torquimetro pra isso?

Pergunto pois o parafuso de diversas abraçadeiras estavam frouxos, como a da mangueira de combustível que vai até a flauta, assim como a do respiro de óleo, causando vazamentos. Ambos eu só apertei a presilha e parou de vazar.

Vazamento de combustível por causa da abraçadeira, que estava frouxa:
Imagem

Queria tentar apertar esses parafusos enquanto não troco a tampa, mas estou com medo de piorar.

Outra dúvida é se consigo fazer a troca em casa mesmo, e se posso tentar trocar apenas a junta antes de comprar uma tampa nova. Pois quando for trocar queria a original, e no momento a grana não ta dando.

Obrigado!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[VECTRA B] Dúvida sobre vazamento em tampa de válvulas (2.0 8v)

por Almeidão » 02 Dez 2020, 12:34

Vai piorar sim, você pode comer a rosca, não aperte ande com ele normalmente e assim que puder compre uma tampa original. E se o mecânico usou uma cola tipo silicone negro você vai ter que dar umas marteladas nesta tampa para ela sai. Assim que você comprar a original, limpe bem o local e só coloque ela sem nada e aperte os parafusos em X, eu nçao uso torquímetro, uso a sensibilidade mas alguém aqui deve informar quantos kilos colocar nestes parafusos e a troca deve ser feita pela manhã com o carro 100% frio e isto serve para qualquer parafuso de motor.
Lembro que comprei uma desta no Mercado Livre, ao chegar eu não tive a coragem de colocar no carro, guardei ela por uns dias e depois joguei fora. O preço da original compensa, vai levar uns 8 anos para vazar outra vez se eu não mexer nela. Sobre a tampinha que na sua não tem, original também não tem e a minha original nem coube na falsa, você teria que arrancar da sua e colocar nela ou comprar separado. A tampa do óleo vem nova.
Imagem

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

[VECTRA B] Dúvida sobre vazamento em tampa de válvulas (2.0 8v)

por danrmp » 02 Dez 2020, 15:03

Essa mangueira de combustível vai tender a vazar pq ali deveria ser um engate rápido. Provável que tenha começado a vazer pelo oring dele e ligaram a mangueira diretamente.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

TROCA DA JUNTA DA TAMPA COMANDO DE VALVULAS MOTOR 8V

por Almeidão » 02 Dez 2020, 17:08

danrmp escreveu:Fuente del Mensaje Essa mangueira de combustível vai tender a vazar pq ali deveria ser um engate rápido. Provável que tenha começado a vazer pelo oring dele e ligaram a mangueira diretamente.


Não é não, a flauta do 2.0 97 é assim e no outro lado é igual no regulador de pressão. O carro mais novo ou 2.2 é engate rápido, descobri isto no meu que era assim e comprei uma flauta do 2.2 e tive que trocar também o regulador de pressão para engate rápido. Aliás engate rápido é muito melhor, e no caso dele a solução será trocar esta mangueira que com o tempo pode apertar que não veda. Para usar engate rápido eu troquei a minha serrando o cano e colocando na chegada uma abraçadeira e na ponta engate rápido,
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

TROCA DA JUNTA DA TAMPA COMANDO DE VALVULAS MOTOR 8V

por chirola » 02 Dez 2020, 18:21

oi a minha opinha , e que toda tampa de plastico vai acabar deformando com o tempo , eu tentaria uma de aluminho do tipo do anuncio
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 8adc152fb0
a junta o´ring ela vaza entre a junta e a tampa , a de rolha (nao sei o material que utiliza agura antigamente eram de rolha) se bem colocada e aperto parelho da tampa nao e ruim geralmente eu coloco graxa nela ao igual que as juntas de papelao , o torque dos parafusos imagino que nao deve ser muito diferente que no 16v (900 gramas ) aperta o parafuso ate encostar todos eles por igual e apertando cruzado da mais 90 graus de aperto em eles.
se vaza na sua junta nao adianta apertar mais so vai deformar mais a tampa ,
as mangueiras tanto a da gasolina como a do respiro de oleo (a mangueira fina do respiro ) elas laseia e incham, opçao troca e coloca mangueira nova aconselho colocar todas as mangueiras com abraçadeiras elasticas sao um pouco mais caras so que estica a vida util da mangueira por ter um aperto parelho dela nos bicos .
na mangueira de gasolina vc pode se tever uma sobra no comprimento dela cortar aproximadamente um centimetro dela (a punta laseada ) e angatar dnovo com a abraçadeira , pelomenos provisorio ate resolver .
a fina do respiro de oleo pode facer so se nao esta inchada ,

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

TROCA DA JUNTA DA TAMPA COMANDO DE VALVULAS MOTOR 8V

por Almeidão » 02 Dez 2020, 19:44

A tampa da válvula 8 V a solução é colocar uma nova original, vem com a junta e a tampa do óleo, vai ficar uns 8 anos sem vazar e o dia que vazar não adianta trocar a junta e nem reapertar é uma nova no lugar e resolve. Ela não vaza entre a junta e o cavalete, ela vaza por trás da junta e dá a volta por cima por deformação do material que não é feito para durar para sempre. A de alumínio com cortiça funciona bem quando nova também e dura menos que a de plástico. Por sorte esta tampa do 8V original não é tão cara, algo entre 150 a 180 reais, só fico puto que não vem a plaquinha Chevrolet,. mas ai eu uso a minha e pronto.
Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

TROCA DA JUNTA DA TAMPA COMANDO DE VALVULAS MOTOR 8V

por Ju_Bueno » 03 Dez 2020, 08:38

Arquiteto escreveu:Fuente del Mensaje Procedimento para a troca da junta conforme o manual de serviço ...


Imagem


na pagina 3 tem um video do wancast


1ª postagem desse tópico: com instrução do torque a ser aplicado.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

TROCA DA JUNTA DA TAMPA COMANDO DE VALVULAS MOTOR 8V

por danrmp » 03 Dez 2020, 09:32

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje a flauta do 2.0 97 é assim e no outro lado é igual no regulador de pressão. O carro mais novo ou 2.2 é engate rápido,


Bom saber, obrigado pela informação!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

TROCA DA JUNTA DA TAMPA COMANDO DE VALVULAS MOTOR 8V

por Almeidão » 03 Dez 2020, 10:52

Por falar nisto, recente comprei uma ferramenta plástica só para soltar este engate rápido que acho chato para soltar, principalmente o filtro de gasolina que sempre tomo banho de gasolina por isto.
Imagem

santiliano
Member
Member
Mensagens: 30
Registrado em: 28 Set 2020, 10:15
Nome Completo: Gabriel Santiliano
Cidade: Vitória
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997
Idade: 29

TROCA DA JUNTA DA TAMPA COMANDO DE VALVULAS MOTOR 8V

por santiliano » 08 Dez 2020, 14:51

Boa tarde!!

Obrigado pelas dicas, vou juntar uma grana e comprar a tampa e junta original mesmo, e instalar sem cola.
Vou ver se compro um taquímetro também pra fazer direito, aí faço até um vídeo pra postar aqui, vai ser divertido kk
Enquanto isso vou deixar vazando um pouco, melhor que gastar dinheiro agora comprando uma paralela pra depois ter que jogar fora de novo.

Com relação a mangueira de gasolina, depois que eu apertei o parafuso não voltou mais a vazar.
Tenho certeza disso pois quando o vazamento começava, o cheiro de gasolina dentro do carro era insuportável.
Depois que apertei a presilha, sumiu completamente o cheiro.

Tinham várias presilhas com o parafuso claramente frouxos, inclusive naquelas mangueiras do antichamas e respiro de óleo, estavam quase soltas.
Não sei se é por causa do tempo somado a vibração do motor, ou se usaram presilhas incorretas mesmo.
Mas sempre que saio com o carro abro o capô pra ver se está tudo em ordem, e não tenho andado muito com ele, então por enquanto estou tranquilo.

Com relação a tampa de válvulas de alumino indicada pelo chirola, achei bem legal.
Mais pela aparência mesmo, acho que iria ficar mais bonita que essa de plástico.
Ela combinada com um coletor de inox e um filtro cônico ia ficar demais!

Cara, essa plaquinha de plástico com a logo que falta em cima da tampa de válvulas é um absurdo de cara!
É quase impossível achar na internet, e quando acha é quase 300 reais! por um pedaço de enfeite de plástico pqp!!!

Imagem

O meu veio sem, provavelmente quando o "mexanico" que trocou a tampa pro dono anterior jogou fora junto com a tampa velha! Que ódio kk

Por ultimo peço desculpas pro Ju_Bueno, não vi que já existia um tópico pra este assunto, vou ficar mais atento nós próximos que abrir.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

TROCA DA JUNTA DA TAMPA COMANDO DE VALVULAS MOTOR 8V

por Almeidão » 08 Dez 2020, 16:14

Sobre esta plaquinha, ela não vem mesmo junto com a tampa nova e ela no paralelo nem sei se encaixa perfeito como deveria. Com certeza o mecânico jogou fora ou foi experto e ficou com ele.
Sobre esta mangueira de gasolina, fica experto com ela, a gasolina não deve vazar em lugar nenhum e pior ainda ali em cima do alternador que quando funcionando solta muita faísca internamente, acho que foi por isto que logo mudaram esta conexão para engate rápido e para isto só trocando a flauta ou soldando um engate rápido nesta velha ai. Bem, muito cuidado ao tirar e acompanhar sempre ao recolocar para ter certeza que não vaza.
Imagem

Avatar do usuário
Júnior Borges
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 252
Registrado em: 18 Dez 2014, 17:38
Nome Completo: Virgílio Borges Júnior
Cidade: Pontal do Paraná
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

TROCA DA JUNTA DA TAMPA COMANDO DE VALVULAS MOTOR 8V

por Júnior Borges » 08 Dez 2020, 20:00

Boa noite. A junta da tampa do 16v vai cola ou apenas a junta pressionada mesmo?

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

TROCA DA JUNTA DA TAMPA COMANDO DE VALVULAS MOTOR 8V

por Ju_Bueno » 09 Dez 2020, 08:25

santiliano escreveu:Fuente del Mensaje Por ultimo peço desculpas pro Ju_Bueno, não vi que já existia um tópico pra este assunto, vou ficar mais atento nós próximos que abrir

Sem problemas, amigo! Estamos aqui para nos ajudar!
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

114 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 158 visitantes