Se o seu carro for manual, um detalhe importante é o botão fechado no pedal da embreagem, que ao pisar deve abrir o contato, pode adaptar o botao do freio de 4 pinos ou outro generico. Se não colocar botão na embreagem, ao embrear o carro o giro subiria ate cortar. Se seu carro for automático, você liga 12V diretamente no pino D.
O sinal do freio é o mesmo que vai para as lampadas traseiras, basta pegar no botão do pedal de freio do seu carro. Ao pisar no freio, ele manda 12V para o modulo o que desativa o piloto automático.
E o mais trabalhoso é o sinal de velocidade que está no painel de instrumentos e na MID (fio azul com listra vermelha). A principio tem que desmontar o painel de instrumentos para ter acesso a ele.

outra versao redesenhada do esquema eletrico

O pino H vc pode aterrar, pois ele é um sinal que viria da ECU ou Cambio automático para desativar o sistema.
O pino J é uma saída q liga 0V quando o sistema esta ativado, podendo colocar um led ou lâmpada de aviso. Os Vectra 97/98 nem possuem lâmpada no painel para indicar piloto acionado, logo pode deixar esse fio desconectado sem problemas. Se quiser pode adaptar lâmpada em outro local como em algum dos botões falsos do painel, alimentando uma perna da lâmpada com 12V e a outra perna da lâmpada ligando no pino J
A alimentação no pino F sugiro ligar após o F38, pois de fabrica é ligado nesse fusível.
Em termos de operação, quando você apertar o botão SET da alavanca do piloto automático ele vai setar a velocidade somente se o modulo receber 12V da alavanca no pino A (fio vermelho da alavanca contato fechado do botão OFF), 12V no pino D vindo da embreagem indicando que a embreagem não esta atuada (apenas carro manual), e 0V no pino G indicando que o freio não esta aplicado. Ao mudar um desses 3 sinais, o piloto desabilita.....
Esse sistema é totalmente independente do ECU do carro, logo não precisa ativar via Tech II nem nada...é instalar, puxar a fiação e sair usando....lembrando q ele só funciona acima de 30km/h e abaixo de 140 se não me engano......
Esse esquema tá bem interessante pois já vem com as cores dos fios do chicote, mas sempre é bom conferir antes de ligar pois não sei se todos os anos e modelos usam o mesmo padrão de cores. Estou mandando junto fotos do modulo, caso você ainda não o tenha visto. Quando você comprar o modulo, tenta conseguir o chicote junto, pois é difícil achar o conector depois. Comprei modulo sem chicote, e não tem jeito vou ter que fazer alguma adaptação “mcgyver” para fixar a fiação no modulo.


Do modulo sai um cabo de acelerador que vai ate o TBI (da pra ver direito nas ilustrações acima).
Quando você achar um carro doador é importante você pegar o suporte do cabo do acelerador, pois o suporte de cabo do acelerador vai ter um slot adicional onde fixa o cabo do modulo do piloto automático (como na foto acima). Os carros 16V tem um suporte maior, como na foto que tem no tópico, esse aqui é para 8V semelhante ao que mandei fabricar sob medida (fica pronto terça feira agora, to aguniado esperando isso pra poder começar a instalação), pois é raro carro 8V com piloto pois era opcional apenas dos CD 16V. Parece que alguma versão “millenium” ou “expression” após a mudança de nomenclatura acabou tendo isso como opcional em motores 8V.
Resumindo entao as funções de cada pino do modulo
- pino A: ON/OFF
deve sempre receber 12V para o modulo permitir setar velocidade. Ao apertar o botao OFF, ele corta o sinal e desativa o cruise control.
- pino B: SET / Increase
Ao receber 12V seta a velocidade do controle de cruzeiro a primeira vez, e ao receber 12V novamente aumenta a velocidade em 2km/h a cada toque)
- pino C: Resume / Reduce
Apos desligar o controle de cruzeiro, voce aperta e ele retorna para a ultima velocidade programada (lembrando que em carros manuais esperar ate chegar na marcha adequada para resumir a velocidade). Com o cruise ativado, ao apertar deve reduzir em 2km/h a velocidade
- pino D: Embreagem / Cambio / Freio
Este pino deve sempre receber 12V para o cruise poder ser ativado. Em manuais recomenda-se contato fechado do feio (opcional) e embreagem. Em automaticos deve receber sinal de "marcha engatada" do modulo do cambio automatico (para evitar ativar o piloto em Neutro, o que fariia o giro subir ate cortar a injeção). Ao cortar o sinal de 12V, ele desativa o cruise control
- Pino E: Aterramento (GND)
- Pino F: 12V pós ignição. Recomendavel após o fusivel F38
- Pino G: Sinal de Freio
Este pino liga após a chave do pedal de freio, acionando junto com as lampadas de freio. Assim ele recebe sempre 0V atraves da lampada de freio, e ao freiar o carro ele recebe 12V, desabilitando o cruise control.
- Pino H: Inibição do cruise control (porta de diagnostico)
Sinal do ECU do carro que desabilita o piloto automatico devido a condições da injeção. A principio nao ligar a nada, e se nao funcionar, aterrar o sinal ligando junto no pino E
- Pino J: Cruise control ativado
Este pino joga 0V quando o piloto está ativo, podendo ser ligado em lampada piloto para indicação no painel ou outro local.
- Pino k: Sensor de velocidade (VSS)
Ligar ao cabo Azul/Vermelho do sinal de velocidade do painel.
Um abraço e boa sorte na empreitada.....
Aproveitem!