O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisFaça Você Mesmo: Instalando o Cruise Control no Vectra B
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

265 mensagens
Avatar do usuário
Lucarmond1
GL Member
GL Member
Mensagens: 79
Registrado em: 14 Jan 2016, 14:07
Nome Completo: LUCAS BORBA ARMOND CASSIMIRO
Cidade: BELO HORIZONTE
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Faça Você Mesmo: Instalando o Cruise Control no Vectra B

por Lucarmond1 » 01 Jul 2017, 11:20

Galera, tenho um cruise control completo pra venda, modulo, chicote, alavanca e sensor do pedal da embreagem. Interessado pode chamar inbox ou 31 996157273
Vectra GLS 96/97 2.0 8v - Cinza Monet :38:
Visite minha garagem - viewtopic.php?f=70&t=13325

candidosilvaf
Member
Member
Mensagens: 10
Registrado em: 17 Jan 2016, 15:12
Nome Completo: Fernando Candido da Silva
Cidade: Irapuru
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Faça Você Mesmo: Instalando o Cruise Control no Vectra B

por candidosilvaf » 30 Jul 2017, 19:15

ola amigos! tenho um vectra cd 97/98 cambio manual e recentemente adquiri um modulo e chave de seta para instalação de piloto automático; dei uma olhada e também vou precisar de um sensor de embreagem; não tenho a mínima noção de como é essa peça; alguem pode me ajudar e postar uma foto ou sabe dizer onde acho para comprar?

Jfcentroautomotivo
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 07 Ago 2016, 12:20
Nome Completo: Pierry Abrantes da costa
Cidade: Joao pessoa
Estado: Paraiba
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Faça Você Mesmo: Instalando o Cruise Control no Vectra B

por Jfcentroautomotivo » 08 Nov 2017, 21:25

Galera no meu caso o meu era automático mundei o câmbio para manual aí ficou só o chicote com dois fios acredito eu que era oque pega no chicote do câmbio automático .
Queria saber oque faço pro meu volta funcionar.
Obrigado

Avatar do usuário
corsa turbo
GLS member
GLS member
Mensagens: 679
Registrado em: 26 Jun 2013, 07:51
Nome Completo: Leandro L. S. Fonseca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Faça Você Mesmo: Instalando o Cruise Control no Vectra B

por corsa turbo » 13 Nov 2017, 23:39

candidosilvaf escreveu:Fuente del Mensaje ola amigos! tenho um vectra cd 97/98 cambio manual e recentemente adquiri um modulo e chave de seta para instalação de piloto automático; dei uma olhada e também vou precisar de um sensor de embreagem; não tenho a mínima noção de como é essa peça; alguem pode me ajudar e postar uma foto ou sabe dizer onde acho para comprar?

va no topico da instaçãodo cruise que terá dicas, mas de ante mão informa que é adaptar um de freio.
Vectra CD 2.2 16V MT 1999 - TOP
viewtopic.php?f=70&t=5873
Imagem

Imagem

Vitor freitas
Member
Member
Mensagens: 8
Registrado em: 18 Fev 2017, 08:35
Nome Completo: Vitor hugo Nunes de Freitas
Cidade: Comendador gomes
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Faça Você Mesmo: Instalando o Cruise Control no Vectra B

por Vitor freitas » 12 Mar 2018, 09:42

Não apareceu as imagens do esquema elétrico você poderia me mandar elas. Pode ser pelo zap. 34 9 9671 9763

junioface9611
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 15 Ago 2017, 19:11
Nome Completo: júnio César Viana Mendes
Cidade: JATAÍ
Estado: Goiás
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Piloto automático

por junioface9611 » 25 Jul 2018, 07:40

Troquei o câmbio automático por um manual. Agora o piloto automático não funciona . Como faz pra voltar a funcionar? ?

Enviado de meu GT-I9505 usando o Tapatalk

alexrocho
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 22 Dez 2017, 20:54
Nome Completo: alex bianchi rocho
Cidade: Ribeirao Preto
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Piloto Automático Vectra B1 - Manual

por alexrocho » 25 Mar 2019, 17:18

Boa tarde!

Comprei todo o sistema de piloto automático do Vectra B, de um modelo automático. Porém gostaria de instalar no modelo de câmbio manual. Alguém tem o esquema elétrico para instalação do piloto automático? E se possível, os componentes que fazem parte do sistema.

Agradeço a atenção e, agradeço antecipadamente pelo retorno.

Abraço a todos e boa semana!

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Piloto Automático Vectra B1 - Manual

por chirola » 25 Mar 2019, 17:47

tem topico falando do asunto da uma procurada

alexrocho
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 22 Dez 2017, 20:54
Nome Completo: alex bianchi rocho
Cidade: Ribeirao Preto
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Piloto Automático Vectra B1 - Manual

por alexrocho » 25 Mar 2019, 17:49

Já fui atrás e não encontrei ainda...

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Faça Você Mesmo: Instalando o Cruise Control no Vectra B

por Ju_Bueno » 26 Mar 2019, 09:59

"alexrocho",

trouxe as mensagens aqui pro How-To. Creio que suas dúvidas sejam esclarecidas nas páginas anteriores deste tópico.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

candidosilvaf
Member
Member
Mensagens: 10
Registrado em: 17 Jan 2016, 15:12
Nome Completo: Fernando Candido da Silva
Cidade: Irapuru
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Faça Você Mesmo: Instalando o Cruise Control no Vectra B

por candidosilvaf » 01 Set 2019, 12:45

Olá Amigos,

Adquiri um módulo de piloto automático para o VECTRA CD 97/98; está faltando o chicote, o sensor de embreagem e chave de seta; há alguns dias atrás achei no mercado livre um cara que vendia essas peças; ele mandava com o manual para instalação; mas hoje fui comprar e o anúncio não está mais disponível; pelo que tinha visto no anúncio ele fazia as peças por encomenda; SERÁ QUE ALGUÉM O CLUBE CHEGOU A ADQUIRIR E TERIA O CONTATO DESSE VENDEDOR PARA EU ENTRAR EM CONTATO COM ELE? SE PUDEREM AJUDAR AGRADEÇO; MUITO OBRIGADO.

Avatar do usuário
alexxandre costaa
GL Member
GL Member
Mensagens: 145
Registrado em: 17 Dez 2013, 23:55
Nome Completo: alexandre lima da costa
Cidade: Manaus
Estado: Amazonas
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Faça Você Mesmo: Instalando o Cruise Control no Vectra B

por alexxandre costaa » 11 Set 2019, 15:30

Ola amigo.. Tenho aqui um contato de um rapaz q vende os chicotes para o vectra ele tinha anúncios no mercado livre, mas agora no momento tá desativado... .. Ele mesmo q fabrica no padrão original.. De repente é esse mesmo vendedor q vc tá atrás.... Segue o contato..

Leonel Martins 11 9 9169-3392


Espero ter ajudado.. Boa sorte aí.. Imagem

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

uvsoliveira
Member
Member
Mensagens: 18
Registrado em: 10 Abr 2018, 02:44
Nome Completo: Uelinton Valerio da Silva Oliveira
Cidade: são paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Faça Você Mesmo: Instalando o Cruise Control no Vectra B

por uvsoliveira » 03 Set 2020, 21:32

Boa noite,

Comprei o piloto automático e vai chegar, estou dependendo do correio e já estou pesquisando como devo proceder com a instalação.. A minha dúvida é, o sensor será de 4 pinos da meriva e como devo ligar esses 4 fios? na instrução diz que ele deve receber 12 v. e o restante dos fios? fiquei perdido.. poderia me orientar para que eu não ligue errado? Ligo o fio azul diretamente no 12 v junto com o 0 da chave de comando?



Ives escreveu:Fuente del Mensaje Aqui ta o esquema de ligação....é relativamente simples....um chicote com 8 cabos do cofre do motor ate o painel de instrumentos...

Se o seu carro for manual, um detalhe importante é o botão fechado no pedal da embreagem, que ao pisar deve abrir o contato, pode adaptar o botao do freio de 4 pinos ou outro generico. Se não colocar botão na embreagem, ao embrear o carro o giro subiria ate cortar. Se seu carro for automático, você liga 12V diretamente no pino D.

O sinal do freio é o mesmo que vai para as lampadas traseiras, basta pegar no botão do pedal de freio do seu carro. Ao pisar no freio, ele manda 12V para o modulo o que desativa o piloto automático.

E o mais trabalhoso é o sinal de velocidade que está no painel de instrumentos e na MID (fio azul com listra vermelha). A principio tem que desmontar o painel de instrumentos para ter acesso a ele.

Imagem

outra versao redesenhada do esquema eletrico
Imagem

O pino H vc pode aterrar, pois ele é um sinal que viria da ECU ou Cambio automático para desativar o sistema.

O pino J é uma saída q liga 0V quando o sistema esta ativado, podendo colocar um led ou lâmpada de aviso. Os Vectra 97/98 nem possuem lâmpada no painel para indicar piloto acionado, logo pode deixar esse fio desconectado sem problemas. Se quiser pode adaptar lâmpada em outro local como em algum dos botões falsos do painel, alimentando uma perna da lâmpada com 12V e a outra perna da lâmpada ligando no pino J

A alimentação no pino F sugiro ligar após o F38, pois de fabrica é ligado nesse fusível.

Em termos de operação, quando você apertar o botão SET da alavanca do piloto automático ele vai setar a velocidade somente se o modulo receber 12V da alavanca no pino A (fio vermelho da alavanca contato fechado do botão OFF), 12V no pino D vindo da embreagem indicando que a embreagem não esta atuada (apenas carro manual), e 0V no pino G indicando que o freio não esta aplicado. Ao mudar um desses 3 sinais, o piloto desabilita.....

Esse sistema é totalmente independente do ECU do carro, logo não precisa ativar via Tech II nem nada...é instalar, puxar a fiação e sair usando....lembrando q ele só funciona acima de 30km/h e abaixo de 140 se não me engano......

Esse esquema tá bem interessante pois já vem com as cores dos fios do chicote, mas sempre é bom conferir antes de ligar pois não sei se todos os anos e modelos usam o mesmo padrão de cores. Estou mandando junto fotos do modulo, caso você ainda não o tenha visto. Quando você comprar o modulo, tenta conseguir o chicote junto, pois é difícil achar o conector depois. Comprei modulo sem chicote, e não tem jeito vou ter que fazer alguma adaptação “mcgyver” para fixar a fiação no modulo.

Imagem

Imagem


Do modulo sai um cabo de acelerador que vai ate o TBI (da pra ver direito nas ilustrações acima).

Quando você achar um carro doador é importante você pegar o suporte do cabo do acelerador, pois o suporte de cabo do acelerador vai ter um slot adicional onde fixa o cabo do modulo do piloto automático (como na foto acima). Os carros 16V tem um suporte maior, como na foto que tem no tópico, esse aqui é para 8V semelhante ao que mandei fabricar sob medida (fica pronto terça feira agora, to aguniado esperando isso pra poder começar a instalação), pois é raro carro 8V com piloto pois era opcional apenas dos CD 16V. Parece que alguma versão “millenium” ou “expression” após a mudança de nomenclatura acabou tendo isso como opcional em motores 8V.

Resumindo entao as funções de cada pino do modulo

- pino A: ON/OFF
deve sempre receber 12V para o modulo permitir setar velocidade. Ao apertar o botao OFF, ele corta o sinal e desativa o cruise control.

- pino B: SET / Increase
Ao receber 12V seta a velocidade do controle de cruzeiro a primeira vez, e ao receber 12V novamente aumenta a velocidade em 2km/h a cada toque)

- pino C: Resume / Reduce
Apos desligar o controle de cruzeiro, voce aperta e ele retorna para a ultima velocidade programada (lembrando que em carros manuais esperar ate chegar na marcha adequada para resumir a velocidade). Com o cruise ativado, ao apertar deve reduzir em 2km/h a velocidade

- pino D: Embreagem / Cambio / Freio
Este pino deve sempre receber 12V para o cruise poder ser ativado. Em manuais recomenda-se contato fechado do feio (opcional) e embreagem. Em automaticos deve receber sinal de "marcha engatada" do modulo do cambio automatico (para evitar ativar o piloto em Neutro, o que fariia o giro subir ate cortar a injeção). Ao cortar o sinal de 12V, ele desativa o cruise control

- Pino E: Aterramento (GND)

- Pino F: 12V pós ignição. Recomendavel após o fusivel F38

- Pino G: Sinal de Freio
Este pino liga após a chave do pedal de freio, acionando junto com as lampadas de freio. Assim ele recebe sempre 0V atraves da lampada de freio, e ao freiar o carro ele recebe 12V, desabilitando o cruise control.

- Pino H: Inibição do cruise control (porta de diagnostico)
Sinal do ECU do carro que desabilita o piloto automatico devido a condições da injeção. A principio nao ligar a nada, e se nao funcionar, aterrar o sinal ligando junto no pino E

- Pino J: Cruise control ativado
Este pino joga 0V quando o piloto está ativo, podendo ser ligado em lampada piloto para indicação no painel ou outro local.

- Pino k: Sensor de velocidade (VSS)
Ligar ao cabo Azul/Vermelho do sinal de velocidade do painel.


Um abraço e boa sorte na empreitada.....

Aproveitem!

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Faça Você Mesmo: Instalando o Cruise Control no Vectra B

por danrmp » 04 Set 2020, 07:56

Que sensor?

uvsoliveira
Member
Member
Mensagens: 18
Registrado em: 10 Abr 2018, 02:44
Nome Completo: Uelinton Valerio da Silva Oliveira
Cidade: são paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Faça Você Mesmo: Instalando o Cruise Control no Vectra B

por uvsoliveira » 23 Nov 2020, 22:48

Boa noite,

Alguém poderia postar uma foto de como fica instalado o sensor de embreagem? não consigo encaixar o meu.

Gabriel_Koehler
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 23 Dez 2019, 00:38
Nome Completo: Gabriel Koehler
Cidade: Cafelândia
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 2000/2001
Idade: 25

Faça Você Mesmo: Instalando o Cruise Control no Vectra B

por Gabriel_Koehler » 05 Dez 2020, 20:44

Boa noite, consegue enviar as imagens do post novamente? Para mim esta aparecendo apenas uma

diego_
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 193
Registrado em: 23 Fev 2015, 19:10
Nome Completo: Diego Henrique da Silva
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Faça Você Mesmo: Instalando o Cruise Control no Vectra B

por diego_ » 24 Dez 2020, 18:35

uvsoliveira escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite,

Alguém poderia postar uma foto de como fica instalado o sensor de embreagem? não consigo encaixar o meu.

tem que puxar aquela tampinha vermelha pra frente, quando ela sai de dentro da carcaça maior, vc consegue ver que as presilhas conseguem se mexer.
Veja tb que tem um detalhe de encaixe do buraco da embreagem, e no pino tb, vc consegue ver que tem um pequeno caroço no canto do quadrado.
VCD 1997 @ 141cv
B200 T 2008 @ 193cv
Pajero IO 1999@ 110cv
Cayenne S 2009@ 290cv

Júniorstacker
GL Member
GL Member
Mensagens: 63
Registrado em: 15 Mai 2016, 19:51
Nome Completo: jose fernandes pires
Cidade: cubatão
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006
Feliz Aniversário

Faça Você Mesmo: Instalando o Cruise Control no Vectra B

por Júniorstacker » 28 Mai 2021, 10:18

corsa turbo escreveu:Boa tarde.
O interruptor da embreagem é unico e dificil de achar, o facil é adaptar do freio a ele (só observar se o uso é contato normal aberto ou fechado para o CC (não me lembro mais), por isso usam o de 4 pinos, pois tem as duas opções).
att

Tem dele no Mercado livre pela bagatela de R$250 dilmas
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 569685-_JM

Júniorstacker
GL Member
GL Member
Mensagens: 63
Registrado em: 15 Mai 2016, 19:51
Nome Completo: jose fernandes pires
Cidade: cubatão
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006
Feliz Aniversário

Faça Você Mesmo: Instalando o Cruise Control no Vectra B

por Júniorstacker » 28 Mai 2021, 10:48

Bom dia pessoal sei que é antigo esse artigo mas ainda existem pessoas interessadas como eu em instalar o controle de velocidade de cruzeiro nos vectras,eu tive o GT e instalei o Cc nele em 2016 em 2017 vendi ele por motivos pessoais e acabei achando um Vectra B modelo Expression 2.2 8v câmbio manual couro disco nas 4 rodas sem ABS com apenas 38.km original hoje 56.km na época notei um plug pendurado no cofre do motor e fiquei com uma puga atrás da orelha pois o que seria aquele plug de 10 vias ali pendurado mas bem acabado sem gambi :15:
Aí mais a frente tive que tirar o acabamento do volante pois eu tava afim de instalar um start stop nele fui averiguar e vi que não ia ficar legal pois teria que eliminar a trava do volante aí desistir porém achei um conector preso com uma fita branca nos cabos que vão a chave de seta e lembrei do astra do meu tio que tinha o Cc aí fui mais a fundo e achei logo a baixo outro conector e um suporte no pedal de embreagem foi a gota d'água pra me lembrar do Cc do meu antigo GT kkkk

Então pesquisei muito aqui e procurei peças, achei 2 módulos novos na caixa no ML um o cara quer R$900,00 esse segundo ele é pra vectra 97/98 mas acho que ele nem sabe direito e outro de outro vendedor pra vectra de 2002/2005 por R$780,00 e usado achei até por 250,00, o módulo em si hoje ta fácil de achar queria saber se alguém pode me ajudar com o suporte pro cabo pra o Vectra de 8v tô pensando em adaptar o de 16v vi fotos aqui,e uma foto da onde o módulo fica instalado pois as fotos postadas aqui não aparecem mais, a chave de seta paguei R$220,00 nela zero bala e original, o interruptor original achei porém o cara queria R$250,00 mas fez R$220,00 o módulo comprei zero por R$780,00 da Delphi eu poderia gastar em Tudo fora o interruptor do pedal de embreagem R$450,00 nas peças usadas,mas eu tava com a grana e o carro ta muito integro e peças novas com garantia e outra pegada, mas se eu tivesse com menas grana ou o carro não tivesse o chicote original e eu tivesse que adaptar eu compraria usado mesmo pro risco de dar errado o preju ser menos gostaria de saber também se pelo fato do módulo ser novo se necessita programação via scanner? segue link do sensor de pedal de embreagem pra quem queira por original.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 569685-_JM se alguém poder me ajudar agradeço desde já abraço a todos...

Júniorstacker
GL Member
GL Member
Mensagens: 63
Registrado em: 15 Mai 2016, 19:51
Nome Completo: jose fernandes pires
Cidade: cubatão
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006
Feliz Aniversário

Faça Você Mesmo: Instalando o Cruise Control no Vectra B

por Júniorstacker » 28 Mai 2021, 10:56


265 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 47 visitantes