O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisFaça Você Mesmo: Instalando o Cruise Control no Vectra B
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

265 mensagens
Ives
GLS member
GLS member
Mensagens: 590
Registrado em: 06 Abr 2013, 09:34
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Faça Você Mesmo: Instalando o Cruise Control no Vectra B

por Ives » 06 Abr 2013, 10:26

Aqui ta o esquema de ligação....é relativamente simples....um chicote com 8 cabos do cofre do motor ate o painel de instrumentos...

Se o seu carro for manual, um detalhe importante é o botão fechado no pedal da embreagem, que ao pisar deve abrir o contato, pode adaptar o botao do freio de 4 pinos ou outro generico. Se não colocar botão na embreagem, ao embrear o carro o giro subiria ate cortar. Se seu carro for automático, você liga 12V diretamente no pino D.

O sinal do freio é o mesmo que vai para as lampadas traseiras, basta pegar no botão do pedal de freio do seu carro. Ao pisar no freio, ele manda 12V para o modulo o que desativa o piloto automático.

E o mais trabalhoso é o sinal de velocidade que está no painel de instrumentos e na MID (fio azul com listra vermelha). A principio tem que desmontar o painel de instrumentos para ter acesso a ele.

Imagem

outra versao redesenhada do esquema eletrico
Imagem

O pino H vc pode aterrar, pois ele é um sinal que viria da ECU ou Cambio automático para desativar o sistema.

O pino J é uma saída q liga 0V quando o sistema esta ativado, podendo colocar um led ou lâmpada de aviso. Os Vectra 97/98 nem possuem lâmpada no painel para indicar piloto acionado, logo pode deixar esse fio desconectado sem problemas. Se quiser pode adaptar lâmpada em outro local como em algum dos botões falsos do painel, alimentando uma perna da lâmpada com 12V e a outra perna da lâmpada ligando no pino J

A alimentação no pino F sugiro ligar após o F38, pois de fabrica é ligado nesse fusível.

Em termos de operação, quando você apertar o botão SET da alavanca do piloto automático ele vai setar a velocidade somente se o modulo receber 12V da alavanca no pino A (fio vermelho da alavanca contato fechado do botão OFF), 12V no pino D vindo da embreagem indicando que a embreagem não esta atuada (apenas carro manual), e 0V no pino G indicando que o freio não esta aplicado. Ao mudar um desses 3 sinais, o piloto desabilita.....

Esse sistema é totalmente independente do ECU do carro, logo não precisa ativar via Tech II nem nada...é instalar, puxar a fiação e sair usando....lembrando q ele só funciona acima de 30km/h e abaixo de 140 se não me engano......

Esse esquema tá bem interessante pois já vem com as cores dos fios do chicote, mas sempre é bom conferir antes de ligar pois não sei se todos os anos e modelos usam o mesmo padrão de cores. Estou mandando junto fotos do modulo, caso você ainda não o tenha visto. Quando você comprar o modulo, tenta conseguir o chicote junto, pois é difícil achar o conector depois. Comprei modulo sem chicote, e não tem jeito vou ter que fazer alguma adaptação “mcgyver” para fixar a fiação no modulo.

Imagem

Imagem


Do modulo sai um cabo de acelerador que vai ate o TBI (da pra ver direito nas ilustrações acima).

Quando você achar um carro doador é importante você pegar o suporte do cabo do acelerador, pois o suporte de cabo do acelerador vai ter um slot adicional onde fixa o cabo do modulo do piloto automático (como na foto acima). Os carros 16V tem um suporte maior, como na foto que tem no tópico, esse aqui é para 8V semelhante ao que mandei fabricar sob medida (fica pronto terça feira agora, to aguniado esperando isso pra poder começar a instalação), pois é raro carro 8V com piloto pois era opcional apenas dos CD 16V. Parece que alguma versão “millenium” ou “expression” após a mudança de nomenclatura acabou tendo isso como opcional em motores 8V.

Resumindo entao as funções de cada pino do modulo

- pino A: ON/OFF
deve sempre receber 12V para o modulo permitir setar velocidade. Ao apertar o botao OFF, ele corta o sinal e desativa o cruise control.

- pino B: SET / Increase
Ao receber 12V seta a velocidade do controle de cruzeiro a primeira vez, e ao receber 12V novamente aumenta a velocidade em 2km/h a cada toque)

- pino C: Resume / Reduce
Apos desligar o controle de cruzeiro, voce aperta e ele retorna para a ultima velocidade programada (lembrando que em carros manuais esperar ate chegar na marcha adequada para resumir a velocidade). Com o cruise ativado, ao apertar deve reduzir em 2km/h a velocidade

- pino D: Embreagem / Cambio / Freio
Este pino deve sempre receber 12V para o cruise poder ser ativado. Em manuais recomenda-se contato fechado do feio (opcional) e embreagem. Em automaticos deve receber sinal de "marcha engatada" do modulo do cambio automatico (para evitar ativar o piloto em Neutro, o que fariia o giro subir ate cortar a injeção). Ao cortar o sinal de 12V, ele desativa o cruise control

- Pino E: Aterramento (GND)

- Pino F: 12V pós ignição. Recomendavel após o fusivel F38

- Pino G: Sinal de Freio
Este pino liga após a chave do pedal de freio, acionando junto com as lampadas de freio. Assim ele recebe sempre 0V atraves da lampada de freio, e ao freiar o carro ele recebe 12V, desabilitando o cruise control.

- Pino H: Inibição do cruise control (porta de diagnostico)
Sinal do ECU do carro que desabilita o piloto automatico devido a condições da injeção. A principio nao ligar a nada, e se nao funcionar, aterrar o sinal ligando junto no pino E

- Pino J: Cruise control ativado
Este pino joga 0V quando o piloto está ativo, podendo ser ligado em lampada piloto para indicação no painel ou outro local.

- Pino k: Sensor de velocidade (VSS)
Ligar ao cabo Azul/Vermelho do sinal de velocidade do painel.


Um abraço e boa sorte na empreitada.....

Aproveitem!
Imagem

Avatar do usuário
andrezao08
Member
Member
Mensagens: 20
Registrado em: 30 Mai 2013, 16:40
Nome Completo: André Ribeiro
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Faça Você Mesmo: Instalando o Cruise Control no Vectra B

por andrezao08 » 03 Jun 2013, 07:33

Bom dia. Ives. Você ainda tem o piloto automático instalado no seu carro? Como funciona? Estou muito interessa em saber para instalar no meu gls.

Ives
GLS member
GLS member
Mensagens: 590
Registrado em: 06 Abr 2013, 09:34
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Faça Você Mesmo: Instalando o Cruise Control no Vectra B

por Ives » 03 Jun 2013, 08:43

sim, esta instalado ha 2 anos, e funciona perfeitamente, mesmo sendo carro de cambio manual...inclusive algumas versões (challenge) vieram com esse acessorio de fabrica em cambios manuais. Basta vc atingir a velocidade e ativar o piloto, q o carro acelera ou solta acelerador, afim de manter a velocidade definida
Imagem

Avatar do usuário
andrezao08
Member
Member
Mensagens: 20
Registrado em: 30 Mai 2013, 16:40
Nome Completo: André Ribeiro
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Faça Você Mesmo: Instalando o Cruise Control no Vectra B

por andrezao08 » 03 Jun 2013, 11:46

OK. Estou negociando com um cara aqui de sp as peças para poder instalar no meu. Será que tem com você me ajudar? Descrevendo quais peças comprar. Pois as peças serão retiradas de um Vectra cambio automático 16v. tem algum problema?

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: Faça Você Mesmo: Instalando o Cruise Control no Vectra B

por Ricardo Crispim » 03 Jun 2013, 13:29

andrezao08 escreveu:OK. Estou negociando com um cara aqui de sp as peças para poder instalar no meu. Será que tem com você me ajudar? Descrevendo quais peças comprar. Pois as peças serão retiradas de um Vectra cambio automático 16v. tem algum problema?


Fica tranquilo andrezao, à medida que você for precisando vai postando sua dúvidas aqui que iremos dando uma força..
No meu antigo vectra (GL) eu instalei o cruise control com ajuda desse post e o Ives deu a maior ajuda, agora chegou a hora de retribuir e ajudar quem quiser um help...

Forte abraço!!!!

Ives
GLS member
GLS member
Mensagens: 590
Registrado em: 06 Abr 2013, 09:34
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Faça Você Mesmo: Instalando o Cruise Control no Vectra B

por Ives » 03 Jun 2013, 13:54

nao tem problema ser retirado de automatico...unica coisa q o cabo é mais curto, mas montando ele em 45°, ele alcança.....o q vai precisar é o modulo do cruise (foto acima), conector e chicote eletrico (pra adaptar), sensor de embreagem (tem q ser um de freio 4 pinos, pra instalar no pedal de embreagem) e a alavanca de pisca com os controles de cruise com conector do chicote eletrico....
Imagem

Avatar do usuário
andrezao08
Member
Member
Mensagens: 20
Registrado em: 30 Mai 2013, 16:40
Nome Completo: André Ribeiro
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Faça Você Mesmo: Instalando o Cruise Control no Vectra B

por andrezao08 » 03 Jun 2013, 14:58

Blz. Obrigado pela força Ricardo

Avatar do usuário
andrezao08
Member
Member
Mensagens: 20
Registrado em: 30 Mai 2013, 16:40
Nome Completo: André Ribeiro
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Faça Você Mesmo: Instalando o Cruise Control no Vectra B

por andrezao08 » 03 Jun 2013, 15:01

Obrigado Ives pela a ajuda.
Mas Ives e o suporte que você diz que teve que fazer. É aquele azul da foto? O do 16V é diferente? Qual é a diferença que eu não percebi na foto.

Ives
GLS member
GLS member
Mensagens: 590
Registrado em: 06 Abr 2013, 09:34
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Faça Você Mesmo: Instalando o Cruise Control no Vectra B

por Ives » 03 Jun 2013, 15:59

o suporte q tive q fazer é para a fixação do cabo de acelerador, q nao ta na foto.....a foto ali é o suporte normal do modulo....o detalhe eh q pro cabo mais curto alcançar, tive q colocar em angulo ele, pois se colocasse como seria no original, nao alcançava..coisa de 1 a 2 centimetros

Imagem
Imagem

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: Faça Você Mesmo: Instalando o Cruise Control no Vectra B

por Ricardo Crispim » 03 Jun 2013, 16:00

andrezao08 escreveu:Obrigado Ives pela a ajuda.
Mas Ives e o suporte que você diz que teve que fazer. É aquele azul da foto? O do 16V é diferente? Qual é a diferença que eu não percebi na foto.



Como o motor do seu vectra é 8V, o suporte é diferente sim, o para motor 8V é esse aqui abaixo:

Imagem

Ou você manda fazer um, ou compra na autorizada.
Na época em que fiz no meu VGL, comprei na autorizada do Espirito Santo e me enviaram por Sedex, não me lembro ao certo, mas com envio e tudo não chegou a R$ 60,00.
Pesquisei para você achei no mesmo lugar em que comprei e também na ritmo em São José do Rio Pardo...

Imagem

Forte abraço!!!!!!!

Avatar do usuário
andrezao08
Member
Member
Mensagens: 20
Registrado em: 30 Mai 2013, 16:40
Nome Completo: André Ribeiro
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Faça Você Mesmo: Instalando o Cruise Control no Vectra B

por andrezao08 » 03 Jun 2013, 16:25

Ricardo Crispim escreveu:
andrezao08 escreveu:Obrigado Ives pela a ajuda.
Mas Ives e o suporte que você diz que teve que fazer. É aquele azul da foto? O do 16V é diferente? Qual é a diferença que eu não percebi na foto.



Como o motor do seu vectra é 8V, o suporte é diferente sim, o para motor 8V é esse aqui abaixo:

Imagem

Ou você manda fazer um, ou compra na autorizada.
Na época em que fiz no meu VGL, comprei na autorizada do Espirito Santo e me enviaram por Sedex, não me lembro ao certo, mas com envio e tudo não chegou a R$ 60,00.
Pesquisei para você achei no mesmo lugar em que comprei e também na ritmo em São José do Rio Pardo...

Imagem

Forte abraço!!!!!!!


Obrigado. Vocês são nota 1000. É muito difícil encontrar pessoas assim como vocês, dispostas a ajudar.

djronaldopettry
Organizador
Organizador
Mensagens: 182
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:08
Nome Completo: Ronaldo Bovo
Cidade: Arapongas
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Faça Você Mesmo: Instalando o Cruise Control no Vectra B

por djronaldopettry » 04 Jun 2013, 18:12

Estou a procura de um módulo, pois meu carro ja tem o chicote original. A alavanca ja esta instalada e o pino do freio é o certo, dai vou comprar o da embreagem depois. Mas o mais difícil é achar um modulo com cabo.
Collection 2005 (nº 735)
Imagem

Avatar do usuário
andrezao08
Member
Member
Mensagens: 20
Registrado em: 30 Mai 2013, 16:40
Nome Completo: André Ribeiro
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Faça Você Mesmo: Instalando o Cruise Control no Vectra B

por andrezao08 » 05 Jun 2013, 06:46

djronaldopettry escreveu:Estou a procura de um módulo, pois meu carro ja tem o chicote original. A alavanca ja esta instalada e o pino do freio é o certo, dai vou comprar o da embreagem depois. Mas o mais difícil é achar um modulo com cabo.


Então Ronaldo aqui vai um link de um que esta sendo vendido no mercado livre.
http://lista.mercadolivre.com.br/modulo ... ico-vectra

Avatar do usuário
andrezao08
Member
Member
Mensagens: 20
Registrado em: 30 Mai 2013, 16:40
Nome Completo: André Ribeiro
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Faça Você Mesmo: Instalando o Cruise Control no Vectra B

por andrezao08 » 05 Jun 2013, 06:49

Ives escreveu:o suporte q tive q fazer é para a fixação do cabo de acelerador, q nao ta na foto.....a foto ali é o suporte normal do modulo....o detalhe eh q pro cabo mais curto alcançar, tive q colocar em angulo ele, pois se colocasse como seria no original, nao alcançava..coisa de 1 a 2 centimetros

Imagem


Já tem um local certo para estar fixando o modulo? Como você colocou? Será que você teria alguma imagem para que eu possa estar vendo a onde fica o modulo.

Avatar do usuário
andrezao08
Member
Member
Mensagens: 20
Registrado em: 30 Mai 2013, 16:40
Nome Completo: André Ribeiro
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Faça Você Mesmo: Instalando o Cruise Control no Vectra B

por andrezao08 » 05 Jun 2013, 07:34

Ricardo Crispim escreveu:
andrezao08 escreveu:Obrigado Ives pela a ajuda.
Mas Ives e o suporte que você diz que teve que fazer. É aquele azul da foto? O do 16V é diferente? Qual é a diferença que eu não percebi na foto.



Como o motor do seu vectra é 8V, o suporte é diferente sim, o para motor 8V é esse aqui abaixo:

Imagem

Ou você manda fazer um, ou compra na autorizada.
Na época em que fiz no meu VGL, comprei na autorizada do Espirito Santo e me enviaram por Sedex, não me lembro ao certo, mas com envio e tudo não chegou a R$ 60,00.
Pesquisei para você achei no mesmo lugar em que comprei e também na ritmo em São José do Rio Pardo...

Imagem

Forte abraço!!!!!!!


Ricardo como faço para estar comprando está peça pelos lugares que você me indicou?

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: Faça Você Mesmo: Instalando o Cruise Control no Vectra B

por Ricardo Crispim » 05 Jun 2013, 08:08

andrezao08 escreveu:Ricardo como faço para estar comprando está peça pelos lugares que você me indicou?


Bom dia andrezao.
Você pode telefonar ou se preferir, acesse a página dessas concessionárias e naquele campo de contato e você pergunta
se eles tem o suporte do cabo do acelerador, peça original GM 93364677 para motores 8V.
Eles irão entrar em contato e você verifica então a possibilidade de te enviarem pelos correios essa peça. Eu comprei em 2006 lá da Vessa no Espirito Santo, na cidade de Vila Velha e na época o gerente de peças foi muito gentil e me enviou a peça após eu efetuar o depósito na conta da CSS.
Eu não tenho mais os e-mails que eu troquei com ele, então não me lembro mais o nome da pessoa.
Caso não haja a possibilidade das CSS te enviarem a peça, você pode entrar nas regionais do ES e SP e ver se alguém pode fazer o favor para você...

Forte abraço!!!!!!!!!!

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: Faça Você Mesmo: Instalando o Cruise Control no Vectra B

por Ricardo Crispim » 05 Jun 2013, 08:09

andrezao08 escreveu:Então Ronaldo aqui vai um link de um que esta sendo vendido no mercado livre.
http://lista.mercadolivre.com.br/modulo ... ico-vectra


R$ 300,00 está um bom valor. Recentemente eu vi um cabo para módulo no ebay, nãoi sei se ainda está por lá...

Forte abraço!!

Avatar do usuário
andrezao08
Member
Member
Mensagens: 20
Registrado em: 30 Mai 2013, 16:40
Nome Completo: André Ribeiro
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Faça Você Mesmo: Instalando o Cruise Control no Vectra B

por andrezao08 » 05 Jun 2013, 14:51

Vocês tem alguma dica do melhor interruptor comprar para adaptar?

Rodrigo-Vectra
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 293
Registrado em: 06 Abr 2013, 17:56
Nome Completo: Rodrigo de Barros de Oliveira e Silva
Cidade: Angra dos reis
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: Faça Você Mesmo: Instalando o Cruise Control no Vectra B

por Rodrigo-Vectra » 05 Jun 2013, 19:15

tenho . o original!

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: Faça Você Mesmo: Instalando o Cruise Control no Vectra B

por Ricardo Crispim » 05 Jun 2013, 19:46

Rodrigo-Vectra escreveu:tenho . o original!


X 2!!!

Forte abraço!!!

265 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 83 visitantes