O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisInstalando faróis de neblina no VectraB
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

8 mensagens   •   Página 1 de 1
José Leal
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 446
Registrado em: 06 Abr 2013, 17:11
Nome Completo: José Leal Fernandes Simão
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Instalando faróis de neblina no VectraB

por José Leal » 02 Mar 2014, 19:40

Pessoal, esse tópico foi postado pelo amigo Seiti lá no VC. Os crédito são todos dele:

Seiti escreveu:Como já visto em tópicos anteriores no HOW TO, arranjei um "doador" (Vectra com perda total) que foi um Vectra CD 98/99 de onde extraí o retrovisor interno fotocrômico, os motores elétricos da regulagem dos faróis principais, o interruptor dos faróis que tem embutidos a regulagem de altura e o interruptor do farol de neblina e os conectores necessários para fazer todas as instalações. Esse pacote saiu pelo valor camarada de 190 lascas. 8)
Só para efeito de pesquisa, os valores aproximados dessas peças novas em concessionárias são:
Retrovisor interno fotocrômico - R$850,00 :shock:
Motor elétrico da regulagem dos faróis - R$275,00 (cada um) :shock:
Interruptor dos faróis do Vectra CD - R$325,00 :shock:
Conectores e chicotes - Não fornecem (só vem com o chicote completo do Vectra CD) :?
Se o pacote fosse comprado em concessionária, sairia pela bagatela de R$1.725,00 (que piada... :x tsc tsc tsc) e ainda faltariam os conectores.

Tenho um Vectra GLS 97 e para instalar os faróis de neblina comprei mais esses itens:

Par de faróis de neblina (ARTEB) do 97 na AUTOZ http://www.autoz.com.br por R$35,05 cada + frete (encomenda normal para o PR) por R$9,30 dando um total de R$79,40. 8)

Relé (90229206) do farol de neblina na concessionária por R$8,50, que é semelhante aos já existentes (lanterna de neblina traseira, desembaçador dos retrovisores, etc...)

Começaremos pela ligação do relé...
A pinagem do relé é:
30 - positivo
87 - saída 12V (+)
85 e 86 - Já possui os conectores que ficam no módulo multitimer (que controla os relés).

O relé dos faróis de neblina fica na posição V (cinco) conforme diz o manual e como não gostamos de gambiarras, ele vai ficar exatamente nesse local.

No soquete do interruptor dos faróis, coloquei o conector que faltava (posição 1) e liguei-o ao pino 17 do conector do módulo multitimer que fica no lado direito da caixa de fusíveis (desconecte o conector e abra-o...). Com isso já estão ativos os pinos 85 e 86 do relé.

Seguindo novamente o manual, vemos que o fusível (20A) do farol de neblina fica na posição 12 e é ali que ele vai "morar".
Localize o positivo direto e "roube" o 12V(+) dele que será ligado em um conector do fusível 12. No outro conector do fusível 12, basta ligá-lo ao pino 30 do relé.

Coloque o conector do pino 87 do relé e faça este fio chegar até o local dos faróis de neblina. Ligue este fio aos conectores dos faróis de neblina.

A parte elétrica está finalizada.

Quanto aos pontos de fixação, já existem... Basta cortar o parachoque.
Para cortar (os faróis de neblina da Arteb vem com gabarito para corte) e fixar os faróis de neblina, eu "terceirizei" o serviço que foi executado por uma instaladora de som que tem um know-how melhor que o meu para essa tarefa. Imagine se meto a tico-tico no parachoque e passa um pouco do ponto... :shock: N E M F O D E N D O!!!

Agora vamos para as formalidades, letras miúdas e "bibliografia"...
HUAhuAHAUhAUHAuAHuAHAUHAUHAUAHauhAUhaUhA :D

Existem detalhes implícitos que não foram mencionados como por exemplo, retirar o interruptor dos faróis, retirar o acabamento onde o conector deste interruptor está encaixado, soltar a caixa de fusíveis, tirar a capa plástica por trás da caixa de fusíveis, desmontar o conector do módulo multitimer para colocar o pino 17...

Portanto, se você não souber exatamente o que está fazendo, alerto em nome do Vectra Clube e em meu nome, que não execute os procedimentos sem ter noção e conhecimento técnico.

O Vectra Clube e nem o autor se responsabilizam por danos que possam ser ocasionados pelos procedimentos descritos.

Todos os diagramas elétricos descritos pelo autor neste HOW TO e no tópico "Retrovisor Interno Fotocrômico" foram extraídos diretamente do diagrama elétrico oficial do Vectra que está disponível para consultas em qualquer concessionária Chevrolet.

PS: Faça a regulagem da altura dos faróis de neblina. Ouvi dizer que os Vec a partir de 2000 já tem a preparação elétrica (chicotes) necessária, fazendo com que este HOW TO seja válido para os VEC (exceto CD) de 96/97 a 99/99.
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Instalando faróis de neblina no VectraB

por Thiago Menezes » 06 Mar 2014, 09:26

Bacana José Leal, vai ajudar bastante a galera que tem Vectra B :88:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Gilmar Martins
Member
Member
Mensagens: 34
Registrado em: 15 Jul 2013, 21:50
Nome Completo: Gilmar Martins
Cidade: Pirajuí
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Instalando faróis de neblina no VectraB

por Gilmar Martins » 20 Set 2014, 12:25

Meu vectra tem o interruptor original no painel, mas não consigo localizar o terminal lá no chicote onde devo conectar farol de neblina. Será que poderia me dar uma dica?
Papai e mamãe eram felizes

diegoemmanuell
GL Member
GL Member
Mensagens: 121
Registrado em: 19 Set 2013, 07:43
Nome Completo: Diego Emmanuell Soares de Farias
Cidade: Campina Grande
Estado: Paraiba
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: Instalando faróis de neblina no VectraB

por diegoemmanuell » 21 Set 2014, 22:51

Vc precisa ver se esse interruptor eh do farol dianteiro ou do traseiro.. Achei que o meu era o do dianteiro, depois vim perceber que quando eu apertava, ele acendia a luz traseira mais forte.
Imagem
TubarãoBranco
CAmpina Grande-PB
Vectra MPFI 2.2 99

Gilmar Martins
Member
Member
Mensagens: 34
Registrado em: 15 Jul 2013, 21:50
Nome Completo: Gilmar Martins
Cidade: Pirajuí
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Instalando faróis de neblina no VectraB

por Gilmar Martins » 26 Set 2014, 15:21

Olá diegoemmanuell:

Você tem razão, eu fui fazer a verificação e constatei que realmente o interruptor é da lanterna traseira. Você tem alguma sugestão para que eu possa fazer funcionar o farol dianteiro? Será que apenas conseguir um interruptor e talvez um relé, "sem gambiarra" é possível fazer a instalação? Eu pergunto isso, por que eu tinha um monza classic 86 e tinha toda a instalação e foi só colocar os faróis e o relê no logar certo e funcionou "original".
Obrigado pela sua valiosa atenção,

Gilmar.
Papai e mamãe eram felizes

diegoemmanuell
GL Member
GL Member
Mensagens: 121
Registrado em: 19 Set 2013, 07:43
Nome Completo: Diego Emmanuell Soares de Farias
Cidade: Campina Grande
Estado: Paraiba
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: Instalando faróis de neblina no VectraB

por diegoemmanuell » 26 Set 2014, 15:34

Eu particularmente nao sei, mas vi que o meu tem os conectores soltos na frente, então acho que por isso deve ter algo pre instalado
Imagem
TubarãoBranco
CAmpina Grande-PB
Vectra MPFI 2.2 99

Gilmar Martins
Member
Member
Mensagens: 34
Registrado em: 15 Jul 2013, 21:50
Nome Completo: Gilmar Martins
Cidade: Pirajuí
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Instalando faróis de neblina no VectraB

por Gilmar Martins » 26 Set 2014, 19:48

Ok. Muito obrigado pelas informações. Vou tentar conseguir com alguém "expert" no assunto, se tiver alguma solução volto a te informar. Ok.
Valeu!
Papai e mamãe eram felizes

diegoemmanuell
GL Member
GL Member
Mensagens: 121
Registrado em: 19 Set 2013, 07:43
Nome Completo: Diego Emmanuell Soares de Farias
Cidade: Campina Grande
Estado: Paraiba
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: Instalando faróis de neblina no VectraB

por diegoemmanuell » 26 Set 2014, 19:53

Beleza. Valeu
Imagem
TubarãoBranco
CAmpina Grande-PB
Vectra MPFI 2.2 99

8 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 125 visitantes