Boa tarde pessoal
Primeiramente não me responsabilizo por danos ou acidentes pelo processo abaixo, faça por conta e risco, apenas quero compartilhar com vocês uma possível solução para um problema que creio incomodar muitos. Esse topico trata de algumas particularidades do modelo 97/99, mas pode ser feito em outros modelos, e ate outros produtos, como ABS ou eletrônicos em geral.
A falha da indicação de kilometragem no painel creio ser um defeito que atinge muitos, e vinha me incomodando há muito tempo. Com um tempo livre hoje, resolvi desmontar o painel para tentar resolver de vez.
No passado, quando comprei o carro 7 anos atras, ele já veio com esse defeito. Ele não acendia alguns segmentos (traços q formam o digito) de 3 digitos, nao acendia o ponto decimal e a marcação da unidade "KM". Então tentei fazer um primeiro reflow, que resolveu na hora, porem passado uns meses voltou a dar defeito em um digito, e no ponto decimal, ficando como mostrado abaixo
Então notem que o penúltimo digito da kilometragem parcial não acendia os segmentos que formam o numero "7", ou seja, ali onde marca o 3, apenas apareciam os dois traços, e os 3 segmentos q formam um "7" não acendiam, alem do ponto decimal da kilometragem parcial.
Bom, vamos ao que interessa...o que é reflow? reflow é um processo de reaquecimento dos pontos de solda de circuitos integrados, afim de que qualquer solda fria ou falha, volte a dar contato. É uma primeira tentativa em reparos de notebooks, placas de videos, etc. Normalmente é um serviço relativamente caro, pois precisa de ferramentas especificas. Porem, com algumas ferramentas que temos em casa conseguimos fazer um trabalho com efeito similar.
Alguns podem pensar que é absurdo, porem o principio é utilizar um forno ELÉTRICO (jamais usem microondas) para reaquecer uma área da placa eletrônica, afim de refazer pontos de solda com defeito. O que manda muito é a questão de tempo e temperatura. No primeiro teste que fiz há mto tempo atras, fiz o reflow a cerca de 90 graus por 20 minutos, que resolveu na hora, porem apos um tempo instalado, voltou a apresentar defeito em 1 dos 3 digitos que tinha defeito, ou seja, funcionou parcialmente.
Pesquisando um pouco mais, vi varias referencias de pessoas colocando placas eletrônicas a 180 graus por 10 minutos, então hoje resolvi arriscar e fazer isso. Alguns componentes marcam suportar ate 105 graus (capacitores e outros), por isso no primeiro reflow não ultrapassei 90 graus, sendo que a 80 graus o estanho normalmente já derrete. Porem aquela temperatura é a máxima para um correto funcionamento, e não que o componente suporta fisicamente
Encorajado por ver vários testemunhos, resolvi retirar o painel do carro. Fiz a desmontagem do painel (existem tópicos indicando como desmontar), retirei o conjunto de painel + mid do carro. Com o conjunto na mão, retirar 4 parafusos atras do painel de instrumentos e soltar travas plasticas para retirar o painel da moldura.
com o painel em mãos, retire todas as lampadas. Recomendo tirar foto, para recolocar as lampadas no mesmo local, pois em alguns casos algumas não são utilizadas. Caso forem lampadas de LED, marquem tbem a posição dos terminais para remontar da mesma forma, visto que as lampadas de LED possuem polaridade. Lampadas comuns não importa a polaridade.
Com as lampadas removidas, retire a trava metálica/dissipador do canto superior esquerdo. Ela prende a um regulador e garante contato entre placa eletrônica e a película verde de contatos. Apos isso alavanque o acrílico da parte do velocímetro e RPM, para remover a parte dos instrumentos. Com os instrumentos removidos, basta tirar a placa eletrônica.
Agora basta soltar os 4 parafusos torx da moldura do display do odômetro, e remover ele. Cuidado ao fazer isso, pois o display da contato na placa por umas borrachas que podem cair, ou ate mesmo o próprio LCD cair. Caso sair, uma dica para saber o lado dele é que tem aqueles pontos coloridos apenas do lado do botão de zerar kilometragem parcial, então grave a posição. Na foto acima a moldura preta já foi retirada, e nota-se o display LCD em cima, e de cada lado sai as borrachas de contato, e debaixo do LCD tem uma moldura branca pra iluminação. Não se assuste se a borracha cair do LCD, ela não é colada, é apenas encostado mesmo, por isso basta ter cuidado só pra saber como remontar tudo caso caia.
Bom, retirado o LCD da placa, então tirou-se todo e qualquer componente plastico, ficando apenas a placa eletrônica. Aconselho envolver a placa em papel alumínio, e usar tabua de madeira para não esquentar a parte debaixo da placa, apenas aquecer assim a área exposta, que no caso é o CI (componente quadrado com cerca de 70 pontos de solda). O papel alumínio dissipa o calor ao redor da placa, evitando calor em excesso em áreas que não desejamos. Com o forno pre-aquecido a 180 graus, coloquei a placa e deixei por 8 minutos, sempre observando e acompanhando.
Feito isso retirei, e usando multímetro, pude confirmar na hora mesmo que a trilha q faltava contato retornou a dar contato. Então remontei tudo, e fui testar.
RESULTADO
Notem que o penúltimo display acendeu o "0" completo, alem do ponto decimal da kilometragem parcial. Agora quero monitorar, e ver se resolveu de vez, ou se vai voltar a dar problema. Creio que a temperatura superior (o dobro do q fiz a primeira vez) vai garantir uma solda melhor, e espero estar livre desse defeito por muito tempo
é isso ai, fica a dica pra quem quiser resolver problemas de mal contato. Fiz por um único motivo: estava disposto a comprar um painel novo pra resolver o problema. Então resolvi arriscar, pois se estragasse, estava disposto a comprar outra peça.