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Faça você mesmo / TutoriaisFaça você mesmo Limpeza do sistema de arrefecimento (2014)
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

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Wancast
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Faça você mesmo Limpeza do sistema de arrefecimento (2014)

por Wancast » 13 Mai 2014, 11:15

Blza Pessoal!

Mais um How To pra vocês.

Atualizando o procedimento de limpeza do sistema de arrefecimento.

Usando somente água, você deixa o sistema desprotegido, e com

o tempo vai te dar prejuízos.

http://www.youtube.com/watch?v=NnZhdJge658

Link atualizado
Editado pela última vez por Wancast em 04 Out 2014, 08:12, em um total de 1 vez.

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Thiago Menezes
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Re: Faça você mesmo Limpeza do sistema de arrefecimento (201

por Thiago Menezes » 13 Mai 2014, 14:56

Muito bom amigo, assisti todos os vídeos postagens bacana também gosto muito de colocar a mão na massa, parabéns :88:

Agora deixa eu te perguntar uma coisa, onde comprou os dois cavaletes? Quantos foi?
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Re: Faça você mesmo Limpeza do sistema de arrefecimento (201

por Wancast » 13 Mai 2014, 15:37

Auto peças tem um grande perto de casa.. paguei 35 em cada, mas vc pode encontrar na loja do mecânico, mercado car aqui de SP.

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Re: Faça você mesmo Limpeza do sistema de arrefecimento (201

por Thiago Menezes » 13 Mai 2014, 15:41

É bom ter isso em casa :88:
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Re: Faça você mesmo Limpeza do sistema de arrefecimento (201

por Wancast » 13 Mai 2014, 16:06

Com certeza.

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Re: Faça você mesmo Limpeza do sistema de arrefecimento (201

por Wancast » 04 Out 2014, 08:13

Pessoal atualizei mais um link do vídeo blza.

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Re: Faça você mesmo Limpeza do sistema de arrefecimento (201

por Davidsouzmr » 07 Nov 2014, 23:08

O video não esta mais disponivel... :/

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Re: Faça você mesmo Limpeza do sistema de arrefecimento (201

por Mantenedor » 23 Jan 2015, 07:38

Olá , o vídeo não é disponível ?

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Re: Faça você mesmo Limpeza do sistema de arrefecimento (201

por Marcatto » 24 Jan 2015, 19:41

Estou estudando fazer a limpeza e a troca do aditivo nos meus GMs (GT e Cobalt), porém, por não ter muita expertise e para evitar complicações, estou pensando em fazer a limpeza apenas pela mangueira de retorno.

Gostei desses 02 vídeos:
Meriva 1.4l:
https://www.youtube.com/watch?v=rj0f0SSyQec

Fiesta 1.6l:
https://www.youtube.com/watch?v=VniYtkUJG7I

Achei fácil. Será que fica bom?

[s]
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Re: Faça você mesmo Limpeza do sistema de arrefecimento (201

por rafaelolivr » 29 Jan 2015, 10:20

Não esqueça de utilizar um bom aditivo.
Uma pena que não o Inmetro não fez teste recentemente, mais é valido para consulta.
Interessante fazer uma busca com o nome de aditivo antes da compra, pois existe muito suquinho no mercado.

http://www.inmetro.gov.br/consumidor/pr ... adores.pdf

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DUVIDA NA LIMPEZA DO RADIADOR/SISTEMA DE ARREFECIMENTO

por luancastro123 » 19 Abr 2015, 18:11

ola galera, estava passiando por ai e me deparei com esse topico no clube do ka ou algo assim ( segue o link: http://www.clubedonovoka.com/t5152-dica-a-pia-da-sua-casa-tem-um-excelente-limpa-radiador-detergente-neutro


queria saber a opiniao de vcis sobre isso... alguem recomenda, condena....

essa semana quero fazer uma geral no sistema ( limpeza, troca de V.T. e aditivo ) e se essa dica realmente funcionar primeiro vou fazer a limpeza .... queria saber a opiniao da galera

Almeidão
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Re: DUVIDA NA LIMPEZA DO RADIADOR/SISTEMA DE ARREFECIMENTO

por Almeidão » 20 Abr 2015, 12:23

Amigo, quando escrevemos muita coisa, muitos nem ler, eu sou oum destes, mas darei um exemplo abaixo e você tire suas conclusões.

LIMPAR, até agua pura limpa, esqueça esta idéia que o ferrugem vai sair, SE O RADIDOR DO SEU CARRO TIVER UMA VAZÃO CORRETA, é só trocar a agua dele e colocar uma limpa, ou seja vai sair a agua enferrujada e voce colocará uma limpa com um bom aditivo, eu indico sempre o HAVOLINE LONG LIFE e ele já não mais terá este ferruge por uns 5 anos.

SE A VAZÃO DO RADIADOR NÃO FOR CORRETA, só comprando um novo para solucionar o problema que ele possa ter.

Coloca seu carro na estrada livre, desliga o ar e se ele ficar ai entre 80 e 82º, é porque o radiador está perfeito, caso contrário só um novo para resolver.

A ferrugem ou côr de ferrugem que tem na agua, não é proveniente do radidor, é sim do bloco que é de ferro fundido e com isto faz a agua ficar com esta côr ao não usar um aditivo apropriado. Logo esta limpeza não precisa ser especial, basta seguir a dica que temos aqui e temos filmes também e logo a cor da agua ficará como quando novo.

NADA CONSEGUE LIMPAR A OXIDAÇÃO DO RADIADOR, isto porque é uma oxidação do alumínio onde aparece um ZINABRE e este zinabre se for tirado do local lógicamente sairá parte com o aluminio e sendo assim o radidor vai vazar, BEM TIRAR ESTE ZINABERE NO RADIDOR DO VÉCTRA para mim é impossivel por ser ele de palheta e não ter espaço para entrar nada ali, mesmo assim eu lembro que este zinabre mantém fechado a possibilidade de passar agua mas também mantem o radidor lacrado, ou seja RUIM COM ELE, PIOR SEM ELE.

LENDO O TÓPIDO QUE VOCE NOS PASSOU, antes de tudo, devemos lembrar que existem alguns tipos de radidores diferentes de outros, sendo que o do Gol é de Tubo, algo parecido a vários tubos iguais estes usado para antena de TV tipo espinha de peixe e por mais que eles tenham zinabre, ainda fica difícil de entupir por completo por ser grosso e com passagem mais aberta. Já o do Vectra que não passa entre as palhetas siquer uma lamina de estilete, precisa ser mantido totalmente limpo, poque qualquer zinabre tapará a passage e não mais haverá jeito de destapar. Lembro ainda que o do Gol é de tubo e funciona bem no gol e existem também paralelamente de tupo para Vectra, só que não funciona como funciona o de palheta que é o original ou similar.

Como eu disse existem vários, mas o melhor dele são os de palhetas e se um carro veio de fabrica com palheta, somente com palheta dará jeito e independente de ser palheta ou não, EU AINDA NÃO CONSEGUIR ENTENDER a facilidade de um mecanico convencer que o adidivo não serve para nada e ao levar em uma oficina, seja ela qual for o carro já não usará mais o aditivo, ou seja é algo importantissimo que é dispensado quando o carro passa a ser semi novo ou segundo dono como muitos preferem dizer.
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Re: DUVIDA NA LIMPEZA DO RADIADOR/SISTEMA DE ARREFECIMENTO

por luancastro123 » 20 Abr 2015, 18:47

Ola Almeidao, muito obrigado pela aula... estou bem empolgado com o carro por isso faço muitas perguntas aqui... espero nao estar exendo a paciencia de todos.... muito grato mesmo pela explicaçao e pela atençao

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Re: DUVIDA NA LIMPEZA DO RADIADOR/SISTEMA DE ARREFECIMENTO

por Almeidão » 20 Abr 2015, 18:53

luancastro123 escreveu:Ola Almeidao, muito obrigado pela aula... estou bem empolgado com o carro por isso faço muitas perguntas aqui... espero nao estar exendo a paciencia de todos.... muito grato mesmo pela explicaçao e pela atençao


De nada amigo, a intenção de todos aqui é ajudar mesmo e tentar expôr que voce pode ter um carro usado, porém funcionando como novo. Infelizmente isto nem sempre fica barado e pior ainda, nós temos que aprender a fazer porque mecanico depois dos carburadores ficarom todos para trás. Muitos aqui tem condições de sobra para ter um carro novo, mas não tem nada melhor que encostar o Vectra em um local e chamar a atenção por ser ele bem cuidado. Eu já sinto este gostinho hehehehehehe
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Diego89
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Re: DUVIDA NA LIMPEZA DO RADIADOR/SISTEMA DE ARREFECIMENTO

por Diego89 » 03 Mai 2015, 16:25

Almeidão, quer dizer que esses limpa radiadores não tem função nenhuma? Eu pensava que esses aditivos limpa radiador tinham efeito direto sobre a sujeira, de ir descolando a sujeira das paredes e passagens mantendo elas flutuantes afim de ser de fácil eliminação com a troca de água depois do processo.

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Re: DUVIDA NA LIMPEZA DO RADIADOR/SISTEMA DE ARREFECIMENTO

por Almeidão » 04 Mai 2015, 10:04

Diego89 escreveu:Almeidão, quer dizer que esses limpa radiadores não tem função nenhuma? Eu pensava que esses aditivos limpa radiador tinham efeito direto sobre a sujeira, de ir descolando a sujeira das paredes e passagens mantendo elas flutuantes afim de ser de fácil eliminação com a troca de água depois do processo.


Exatamente, não tem função nenhum porque a sujeira do radiador sai com agua pura. Já o radiador que tem problemas com certeza está com zinabre e o zinabre se fundi con o aluminio e fica impossivel de sair e digamos que alguem consiga esta mágica de tirar ele, com certeza sairá o aluminio junto e saindo o aluminio junto, sai pedaços do radiador.
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Diego89
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Re: DUVIDA NA LIMPEZA DO RADIADOR/SISTEMA DE ARREFECIMENTO

por Diego89 » 04 Mai 2015, 12:32

Almeidão escreveu:
Diego89 escreveu:Almeidão, quer dizer que esses limpa radiadores não tem função nenhuma? Eu pensava que esses aditivos limpa radiador tinham efeito direto sobre a sujeira, de ir descolando a sujeira das paredes e passagens mantendo elas flutuantes afim de ser de fácil eliminação com a troca de água depois do processo.


Exatamente, não tem função nenhum porque a sujeira do radiador sai com agua pura. Já o radiador que tem problemas com certeza está com zinabre e o zinabre se fundi con o aluminio e fica impossivel de sair e digamos que alguem consiga esta mágica de tirar ele, com certeza sairá o aluminio junto e saindo o aluminio junto, sai pedaços do radiador.


Então talvez eu precise mesmo de um novo radiador. Um cara envaretou o radiador do meu carro e a temperatura ficou muito boa comparando ao que era antes, mas no trânsito ele não se mantêm por muito tempo nos 89~90º, aos poucos ela vai subindo (se deixar, chega nos 95~98º quando em subidas) me obrigando a desligar o AC para que possa baixar um pouco e então eu ligar novamente o AC. Na estrada (aqui costuma ficar entre 82~85º por conta da falta da VT): sem problemas, a noite: sem problemas (todas as situações com ar ligado e no máximo 88~90º quando em carga). Mas durante o dia (quente) ela acaba por subir um pouco depois de algum tempo nas ruas.

De repente eu pensei que o sistema pudesse estar novamente entupido em algumas áreas e pensei em usar o aditivo de limpeza para desobstruir as passagens, quando o radiador chegou do mecânico eu fiz um teste dando uma leve pressão com água e ainda assim vi sair alguns bagacinhos de dentro dele.

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Re: DUVIDA NA LIMPEZA DO RADIADOR/SISTEMA DE ARREFECIMENTO

por Almeidão » 04 Mai 2015, 12:58

Diego89 escreveu:
Almeidão escreveu:
Diego89 escreveu:Almeidão, quer dizer que esses limpa radiadores não tem função nenhuma? Eu pensava que esses aditivos limpa radiador tinham efeito direto sobre a sujeira, de ir descolando a sujeira das paredes e passagens mantendo elas flutuantes afim de ser de fácil eliminação com a troca de água depois do processo.


Exatamente, não tem função nenhum porque a sujeira do radiador sai com agua pura. Já o radiador que tem problemas com certeza está com zinabre e o zinabre se fundi con o aluminio e fica impossivel de sair e digamos que alguem consiga esta mágica de tirar ele, com certeza sairá o aluminio junto e saindo o aluminio junto, sai pedaços do radiador.


Então talvez eu precise mesmo de um novo radiador. Um cara envaretou o radiador do meu carro e a temperatura ficou muito boa comparando ao que era antes, mas no trânsito ele não se mantêm por muito tempo nos 89~90º, aos poucos ela vai subindo (se deixar, chega nos 95~98º quando em subidas) me obrigando a desligar o AC para que possa baixar um pouco e então eu ligar novamente o AC. Na estrada (aqui costuma ficar entre 82~85º por conta da falta da VT): sem problemas, a noite: sem problemas (todas as situações com ar ligado e no máximo 88~90º quando em carga). Mas durante o dia (quente) ela acaba por subir um pouco depois de algum tempo nas ruas.

De repente eu pensei que o sistema pudesse estar novamente entupido em algumas áreas e pensei em usar o aditivo de limpeza para desobstruir as passagens, quando o radiador chegou do mecânico eu fiz um teste dando uma leve pressão com água e ainda assim vi sair alguns bagacinhos de dentro dele.


Se o problema está dentro da rua somente com o ar ligado, então não é radiador, é o cebolão que não está armando o segundo estágio e + uma coisa, o sensor de pressão do ar não está armando também o segundo estágio por alta pressão.

Isto é fácil, basta voce usar o cebolão MTE 760 ou MTE 763.

A questão do sensor do ar não armar o segundo estágio e esta peça estraga fácil e eu eliminei a minha porque estragava por mês e logo que coloquei uma e ele ficava o segundo estágil armado direto e logo começou a estragar o relê. Bem, este sensor é de muita importancia, mas não dá para usar ele porque ao estragar o original voce nunca mais achará outro que presta. Só que o sensor de temperatura do motor, não pode deixar de entrar o segundo estágio ai perto dos 92º temperatura de painel. Se está entrando e não baixando, ai o problema é radiador, mas pelo que voce indica ele não está entrando.

Vi que voce está bem interessado neste assunto, então vou escrever mais um pouco e infomrar como eliminei o sensor de pressão do ar, bem para isto o radiador funciona perfeito e entra o segundo estágio e faz um arraso na temperatura, levando ela lá para 82, isto quando chega em 89º com o ar ligado e os relês pararom de colar, já que agora não fica o segundo estágio direto.

1 - ligo o ar, as duas ventoinhas funciona na baixa.
2 - com um jogo de relê e isto é super fácil de fazer, assim que eu ligo o ar eu transfiro o sensor do cebolão do primeiro estágio para segundo.
3 - A temperatura chega em 89, entra o segundo estágio, isto somente quando o ar está ligado, leva a emperatua para baixo e desliga.
4 - Quando eu desligo o ar, o primeiro estágio funciopna como primeiro estágio normal, ou seja lento.

No meu caso, ainda é pior que o seu, porque o meu tive que colocar relê temporizador, o seu não precisa.

Verifica se o segundo estágio do seu carro está entrando, e não tiver, a primeira coisa a fazer é trocar o cebolão por um destes que comentei, depois se voce quisr fazer isto que fiz, lhe passo para ti.
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Re: DUVIDA NA LIMPEZA DO RADIADOR/SISTEMA DE ARREFECIMENTO

por Diego89 » 04 Mai 2015, 13:38

Almeidão escreveu:
Diego89 escreveu:
Almeidão escreveu:
Diego89 escreveu:Almeidão, quer dizer que esses limpa radiadores não tem função nenhuma? Eu pensava que esses aditivos limpa radiador tinham efeito direto sobre a sujeira, de ir descolando a sujeira das paredes e passagens mantendo elas flutuantes afim de ser de fácil eliminação com a troca de água depois do processo.


Exatamente, não tem função nenhum porque a sujeira do radiador sai com agua pura. Já o radiador que tem problemas com certeza está com zinabre e o zinabre se fundi con o aluminio e fica impossivel de sair e digamos que alguem consiga esta mágica de tirar ele, com certeza sairá o aluminio junto e saindo o aluminio junto, sai pedaços do radiador.


Então talvez eu precise mesmo de um novo radiador. Um cara envaretou o radiador do meu carro e a temperatura ficou muito boa comparando ao que era antes, mas no trânsito ele não se mantêm por muito tempo nos 89~90º, aos poucos ela vai subindo (se deixar, chega nos 95~98º quando em subidas) me obrigando a desligar o AC para que possa baixar um pouco e então eu ligar novamente o AC. Na estrada (aqui costuma ficar entre 82~85º por conta da falta da VT): sem problemas, a noite: sem problemas (todas as situações com ar ligado e no máximo 88~90º quando em carga). Mas durante o dia (quente) ela acaba por subir um pouco depois de algum tempo nas ruas.

De repente eu pensei que o sistema pudesse estar novamente entupido em algumas áreas e pensei em usar o aditivo de limpeza para desobstruir as passagens, quando o radiador chegou do mecânico eu fiz um teste dando uma leve pressão com água e ainda assim vi sair alguns bagacinhos de dentro dele.


Se o problema está dentro da rua somente com o ar ligado, então não é radiador, é o cebolão que não está armando o segundo estágio e + uma coisa, o sensor de pressão do ar não está armando também o segundo estágio por alta pressão.

Isto é fácil, basta voce usar o cebolão MTE 760 ou MTE 763.

A questão do sensor do ar não armar o segundo estágio e esta peça estraga fácil e eu eliminei a minha porque estragava por mês e logo que coloquei uma e ele ficava o segundo estágil armado direto e logo começou a estragar o relê. Bem, este sensor é de muita importancia, mas não dá para usar ele porque ao estragar o original voce nunca mais achará outro que presta. Só que o sensor de temperatura do motor, não pode deixar de entrar o segundo estágio ai perto dos 92º temperatura de painel. Se está entrando e não baixando, ai o problema é radiador, mas pelo que voce indica ele não está entrando.

Vi que voce está bem interessado neste assunto, então vou escrever mais um pouco e infomrar como eliminei o sensor de pressão do ar, bem para isto o radiador funciona perfeito e entra o segundo estágio e faz um arraso na temperatura, levando ela lá para 82, isto quando chega em 89º com o ar ligado e os relês pararom de colar, já que agora não fica o segundo estágio direto.

1 - ligo o ar, as duas ventoinhas funciona na baixa.
2 - com um jogo de relê e isto é super fácil de fazer, assim que eu ligo o ar eu transfiro o sensor do cebolão do primeiro estágio para segundo.
3 - A temperatura chega em 89, entra o segundo estágio, isto somente quando o ar está ligado, leva a emperatua para baixo e desliga.
4 - Quando eu desligo o ar, o primeiro estágio funciopna como primeiro estágio normal, ou seja lento.

No meu caso, ainda é pior que o seu, porque o meu tive que colocar relê temporizador, o seu não precisa.

Verifica se o segundo estágio do seu carro está entrando, e não tiver, a primeira coisa a fazer é trocar o cebolão por um destes que comentei, depois se voce quisr fazer isto que fiz, lhe passo para ti.


Almeidão, meu carro só tem segundo estágio. Em qualquer situação que precise da ventoinha, ela liga direto no segundo estágio, a do ar eu não sei se tem segundo estágio mas vejo ela rodar numa rotação menor que a de trás.

Quem mexeu na instalação deixou a ventoinha sendo ativada apenas pelo cebolão, relê e fusível. Trocaram também a resistência, mas sei que é o segundo estágio pela força do vento e pelo barulho forte.

Almeidão
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Re: DUVIDA NA LIMPEZA DO RADIADOR/SISTEMA DE ARREFECIMENTO

por Almeidão » 04 Mai 2015, 16:48

então está errado amigo, tem que ter as duas velocidades, e sempre andam juntas, quando está o primeiro estágio, estão as duas no primeiro e quando entra o segundo estágio entram as duas no segundo estágio.
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