O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / Tutoriais[HOW-TO] Converter controle de som do volante para Pioneer
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

74 mensagens
Ives
GLS member
GLS member
Mensagens: 590
Registrado em: 06 Abr 2013, 09:34
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

[HOW-TO] Converter controle de som do volante para Pioneer

por Ives » 18 Mai 2014, 17:11

Bom pessoal..... primeiramente nao me responsabilizo por danos ao controle/player ou acidentes durante o procedimento....fica a descrição do procedimento como uma forma de pesquisa de funcionamento do sistema wired da pioneer....esse procedimento é para o controle de volante do vectra B. Façam por conta e risco. É para funcionar em todos pioneer com entrada "wired remote", desde CD players como DVD players.....o meu custo total foi de R$ 5,00 para ter os controles funcionando

apos trocar o som para um modelo pioneer, vi que ele tinha a entrada "wired remote" fisica na traseira do aparelho.....entao me veio a vontade de botar pra funcionar...... por preguiça de ter que puxar fiação de alimentação para uma interface, pensei "será que nao da pra converter o controle do vectra mesmo??".....bom o resultado é sim....pra quem nao se incomodar em alterar a placa original pode ser uma solução, mas pra outros pode nao atender, e entao soh com interface pra funcionar....

bom, vamos ao que é necessário......voce vai precisar de resistores SMD carcaça 3216 (3,2 x 1,6mm) nos valores da tabela abaixo....use a coluna azul de referencia, e pegue o valor mais proximo de mercado disponivel

Imagem

esses resistores sao beeem pequenos e chatinhos de soldar, é preciso ter pinça boa para poder segurar no local na hora de soldar.....recomendo levar para alguem com habilidades de solda, ou pegar alguns resistores a mais e testar em alguma outra placa eletronica antiga/queimada

o controle do vectra funciona de uma forma beeeem diferente do controle pioneer......o controle do vectra original é composto de 7 resistores em serie (1 para cada função, e 1 extra para indicar controle inativo).....ao vc apertar um botao, ele bota "em curto" com o terra alguns deles, entao a resistencia total muda e o aparelho recebe o comando.....

no controle pionner é diferente, ao vc apertar uma chave, ela liga 1 resistor individual do terra para a entrada SWC, entao cada botao chaveia um valor independente......

por incrivel q pareça, a placa dos dois lados do volante é igual, mudando a qtde de fios q chegam e o fato de um lado ter o resistor extra......mas pra felicidade da torcida, ela tem pontos de solda prontinhos esperando pra mudar a ligação, com o porem de ter q romper 2 trilhas (1 trilha de cada placa) para funcionar corretamente para o pioneer.......avaliei com bastante calma pra ver se teria maneira de nao ter q cortar, porem nao é possivel, deve ser padrao de algum outro modelo de fabricante, similar, porem 1 dos botoes ficaria em curto o resistor se nao cortasse a trilha.....

abaixo tem a imagem mostrando o controle original a esquerda, e a direita o controle alterado para o pioneer com as funções q escolhi

Imagem

em vermelho no lado esquerdo (original) estao circulados os resistores q tem que sair da placa.....em amarelo estao dois q NAO devem ser removidos (sao da iluminação dos botoes), e em azul os pontos para cortar em cada placa.....basta tirar com estilete uma fatia de 1mm ou menos, q interrompa a passagem de corrente ali....

retirados os resistores originais e feito o corte, basta instalar os novos resistores nas posições indicadas no lado direito, de acordo com a função desejada.....solde eles com cautela, para nao botar mto estanho e fazer curto com trilhas proximas......e por fim, solde os dois pontos em laranja juntos, para garantir q todas funções operem.....

pronto, agora é soh pegar um plug de fone de ouvido estereo (ponta com 3 partes), e pegar o fio azul/vermelho q sai do soquete de alavancas, e soldar no plug bem da pontinha (TIP).....basta espetar no player, e pronto!!! vc esta com controle de volante funcionando direto, sem necessidade de interface

um detalhe, quando comprarem o plug P2 stereo, peguem um de boa qualidade....tinha um dando sopa, q ao colocar o som saiu meio louco, mudando coisas sem mexer......ele era mais vagabundinho, meio "arrendondado" os 3 pontos no comprimento do corpo, produto de qualidade bem inferior....ai peguei outro de fone q era bem reto ao longo do corpo, ai foi perfeito....tem q ser tipo esse abaixo

Imagem

ultimo detalhe que nao pude testar o ATT, pois meu controle perdi no passado umas das chapinhas dentro.....se alguem ficar comovido e tiver um controle quebrado com essas chapinhas sobrando, eu aceito doações como agradecimento pelo topico :52:



é isso galera.....quem tiver coragem, é possivel ter os controles funcionando..........se um dia quiser voltar, é soh reinstalar os resistores originais e soldar a trilha cortada para refazer o caminho.....
Imagem

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: [HOW-TO] Converter controle de som do volante para Pione

por Arquiteto » 18 Mai 2014, 17:36

o maguiver voltou ... :102:

como e bom ver vc Ives voltando a dar sua valiosas contribuições ao forum

:88:

Ives
GLS member
GLS member
Mensagens: 590
Registrado em: 06 Abr 2013, 09:34
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: [HOW-TO] Converter controle de som do volante para Pione

por Ives » 18 Mai 2014, 18:01

a necessidade é a mãe da invenção :P consegui de alguma maneira deixar de ter os controles de volante apenas como um item decorativo....deu um trabalhinho descobrir e avaliar tudo, mas quando vi q nao precisava de mta coisa pra poder concretizar a conversão, fui atras dos componentes, e por sorte achei em uma empresa da regiao q monta placas eletronicas.....agora soh preciso conseguir mais uma das chapinhas internas pra poder ter tudo funcionando....
Imagem

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: [HOW-TO] Converter controle de som do volante para Pione

por Thiago Menezes » 19 Mai 2014, 08:18

Muito bom Ives, já fica de dica para o pessoal que for comprar um pioneer :88:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Reginaldo Oliveira
GLS member
GLS member
Mensagens: 659
Registrado em: 16 Abr 2013, 17:06
Nome Completo: Reginaldo de Oliveira Lopes
Cidade: Americo Brasiliense
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: [HOW-TO] Converter controle de som do volante para Pione

por Reginaldo Oliveira » 19 Mai 2014, 17:17

Ives escreveu:a necessidade é a mãe da invenção :P consegui de alguma maneira deixar de ter os controles de volante apenas como um item decorativo....deu um trabalhinho descobrir e avaliar tudo, mas quando vi q nao precisava de mta coisa pra poder concretizar a conversão, fui atras dos componentes, e por sorte achei em uma empresa da regiao q monta placas eletronicas.....agora soh preciso conseguir mais uma das chapinhas internas pra poder ter tudo funcionando....



O Ives a gente fica fazendo essas experiencias no nosso carro ,,adapta volante entre outras coisas ,mas temos que tomar cuidado para ele não esplodir ao dar a partida ou sair voando :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Como arroz e ovo frito só pra ter o vectra bonito
Imagem

Ives
GLS member
GLS member
Mensagens: 590
Registrado em: 06 Abr 2013, 09:34
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: [HOW-TO] Converter controle de som do volante para Pione

por Ives » 19 Mai 2014, 19:53

Nao tem perigo nao hehehhe sempre feito com carinho dentro das normas :P
Imagem

Ives
GLS member
GLS member
Mensagens: 590
Registrado em: 06 Abr 2013, 09:34
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: [HOW-TO] Converter controle de som do volante para Pione

por Ives » 28 Mai 2014, 18:10

Hj estive revisitando a memoria, e acho q entendi pq o passa faixa não funcionou como esperado. Qdo testei c resistor avulso entre o TIP e o SLEEVE, funcionou passar faixa e passar radio manual......mas qdo montei o conector, ele fez preset de radio apenas....o conector P2 q usei deve ter dando curto entre o SLEEVE e RING (mal encaixado), situação na qual funciona preset...q tive problema c outro modelo de P2 tbem......hora q mexer em painel vou ver p trocar o plug ou ver se ficou mal encaixado apenas..... mas agora já começo a crer q vou poder ter os comandos exatamente como gostaria, e sem necessidade de interface :)
Imagem

Avatar do usuário
TENORIO
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1323
Registrado em: 06 Abr 2013, 13:09
Nome Completo: André Luiz Tenório da Silva
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: [HOW-TO] Converter controle de som do volante para Pione

por TENORIO » 28 Mai 2014, 18:21

Grande Ives !!! :102: :105:
Imagem

NiL
GL Member
GL Member
Mensagens: 90
Registrado em: 13 Mai 2014, 16:50
Nome Completo: Nildson Bender Vilas Boas
Cidade: Araucária
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: [HOW-TO] Converter controle de som do volante para Pione

por NiL » 29 Mai 2014, 08:59

E ai turma Blz?

Então vou contar uma breve história de um UP que fiz no meu vectra, meu cunhado manja muito de instalação de som, e ele tem vários contatos aqui onde moro, e o bicho achou um volante com controle de som mas sem ai-bag, paguei no volante inacreditáveis 150 dilmas...sorte né, ai o que eu fiz retirei o air-bag do volante original e coloquei neste que tem o controle a e consegui vender o volante original sem o ai-bag por 250 dilmas...barato? ou esta no preço?..axei um preço justo porque lembrei de um tópico onde fala sobre o preço das peças, encontrei um camarada que estava precisando e ajudei e fui ajudado, agora vem a parte interessante, não sei o que meu cunhado fez, mas ele me falou que eu posso por qualquer aparelho de som que vai funcionar perfeito sem ter que colocar interface, agora uma coisa que não gostei foi que a luz dos controles não esta acendendo, mas vou deixar assim mesmo pois só vi depois de montado.

Riciéri Brumatti
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 30 Mai 2014, 10:56
Nome Completo: Riciéri Brumatti
Cidade: Guarulhos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: [HOW-TO] Converter controle de som do volante para Pione

por Riciéri Brumatti » 30 Mai 2014, 11:26

Bom dia galera, tenho um Elegance com controle de som no volante, gostaria de substituir os mesmos por um novo, como faço para retirar?

Obrigado.

Ives
GLS member
GLS member
Mensagens: 590
Registrado em: 06 Abr 2013, 09:34
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: [HOW-TO] Converter controle de som do volante para Pione

por Ives » 19 Jul 2014, 11:13

pessoal, to passando pra comentar, q na verdade eu errei ao dizer q tinha "restrições" em relação a interface....na verdade a alteração funcionou perfeitamente, a falha foi minha memoria e a hora de plugar o conector P2

Ives escreveu:achei dois resistores dando sopa aqui em casa, um de 1k e outro de 10k.....fui lá e fez as funções de acordo.....o 1k é para o fonte (ligar/desligar/modo), e o 10k a função de faixa anterior..... pra radio dava passo diminuindo 0,1 a cada toque e mantendo pressionado sintonizava automatico a radio anterio


tava remoendo a memoria, e me lembrei q quando fiz o teste, eu tinha soh dois resistores, e 1 era justo o de passar faixa....e naquela vez deu certo o funcionamento de passar faixa do jeito que eu queria.....

ai fiquei me perguntando, pq agora nao funciona??? é q na hora de inserir o plug, ele deve ter ficado em curto os pinos "TIP" e "RING", entao fazendo as funções preset/folder up....soh mexi no plug, e agora tenho os controles 100% como queria, podendo passar faixas do CD/MP3, passar faixas com ajuste fino por toques, ou buscar radios automaticamente segurando por 2 segundos o botao..... que coisa show q é ter esses controles funcionando perfeitamente agora....antes tinha montado uma interface infra, e apesar da mesma ser show, as vezes nao funcionada por ter braço na frente, ou casaco cobrindo, etc....agora nao tem erro, é clicar e alterar as funções do som

fica a dica pra quem tiver pioneer, e quiser converter a placa original.....ela vai funcionar perfeitamente como previsto original, soh ter cuidado ao inserir o plug P2 ver se ta funcionando como quer antes de fechar painel e fixar o aparelho de som
Imagem

Ricardo Designer
Member
Member
Mensagens: 39
Registrado em: 31 Jul 2014, 09:12
Nome Completo: Ricardo Legnani
Cidade: Salto Veloso
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: [HOW-TO] Converter controle de som do volante para Pione

por Ricardo Designer » 27 Set 2014, 13:41

Ai galera, pra quem tem o aparelho pioneer DEH-4280sd ai está o conector wired remote (remoto com fio)



Imagem
Challenge 2002 - 2.2 - 16v - 138 cv
Garagem: http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=6327

Imagem

Ricardo Designer
Member
Member
Mensagens: 39
Registrado em: 31 Jul 2014, 09:12
Nome Completo: Ricardo Legnani
Cidade: Salto Veloso
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: [HOW-TO] Converter controle de som do volante para Pione

por Ricardo Designer » 15 Out 2014, 06:39

DETALHE, NÃO PRECISA SER NECESSARIAMENTE OS RESISTORES SMD carcaça 3216 (3,2 x 1,6mm) SE FOR O MESMO VALOR PODE SER OUTRO

COMO É O CASO DA MINHA CIDADE, ONDE SÓ ACHO ESSE TIPO DE COISA NA TAIGAR SYSTEM, UMA EMPRESA DE SOM PARA EVENTOS

DETALHE... NÃO TESTEI AINDA, MAS TEM QUE AVALIAR SE PASSA NORMAL NO ENCAIXE DA PLAQUINHA....
Challenge 2002 - 2.2 - 16v - 138 cv
Garagem: http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=6327

Imagem

Ricardo Designer
Member
Member
Mensagens: 39
Registrado em: 31 Jul 2014, 09:12
Nome Completo: Ricardo Legnani
Cidade: Salto Veloso
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: [HOW-TO] Converter controle de som do volante para Pione

por Ricardo Designer » 18 Out 2014, 16:39

Como prometido,

fiz os procedimentos do Ives

Porém não tem o resistores SMD na minha região

A solução foi usar resistores comuns, os quais deram certo igualmente, porém com mudança nas posições deles, veja:

Imagem

SE FOR USAR ESTES RESISTORES DEIXE-OS NESTA POSIÇÃO NAS DUAS PLAQUINHAS, SENÃO VÃO ENROSCAR NOS BOTOES


De resto funcionou perfeitamente, sem avarias, e de primeira

Tá ai o vídeo de prova de que funciona, e mt bem


http://www.youtube.com/watch?v=XePjWUuh6hs


https://www.youtube.com/watch?v=XePjWUuh6hs&feature=youtu.be
Challenge 2002 - 2.2 - 16v - 138 cv
Garagem: http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=6327

Imagem

Ives
GLS member
GLS member
Mensagens: 590
Registrado em: 06 Abr 2013, 09:34
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: [HOW-TO] Converter controle de som do volante para Pione

por Ives » 18 Out 2014, 20:05

que bacana.....essa solução com resistor comum facilita bastante....se tiver a foto da outra placa com eles instalados, coloca aqui tbem....pois com eles fica melhor ainda a visualização do ponto de solda dos resistores.....

notei q o vol- deu uma engasgadinha.....veja se a chapinha nao desencaixou, ou esta meio amassada....legal a função do botao ^ q vc colocou, no meu ficou sem nada ali........vou pegar resistor de 3k3 e botar o ATT tbem, pq acaba sendo bem util....se tivesse um valor pra atender ligação via bluetooth seria bacana tbem, mas apenas achei as funções da tabela no inicio do topico.....

nao sei se vc tirou fotos da parte de adaptação do sinal SWC indo pro som, e a parte do plug P2.....o meu foi tudo instalado pós fabrica (volante c/ controle, harddisk, etc), ja o seu a fiação é toda original, dai tvez facilite a orientação pra galera que se empolgar em fazer essa alteração dos controles de volante para Pioneer.....

ah, ali faltou mostrar pra galera, mas na radio, se vc ficar segurando o botao > ou <, ele sintoniza automaticamente a proxima radio, ou a anterior respectivamente.....e pra desligar basta ficar segurando o botao source O...
Imagem

Ives
GLS member
GLS member
Mensagens: 590
Registrado em: 06 Abr 2013, 09:34
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: [HOW-TO] Converter controle de som do volante para Pione

por Ives » 19 Out 2014, 08:54

Bom dia Ricardo...

Deixa te perguntar....q valor de resistor VC usou no ATT? Eu tinha colocado um 3k3 e não funcionou....na minha cabeca tinha usado outra função, mas era o ATT mesmo, só q não deu no meu player....

So não sei agora se eh falha na minha placa, pois ele nem da "função invalida" como ocorria qdo pluguei errado o P2 e dai fazia funções com o RING em curto....tirei a placa e conferi q o resistor ta certo e tals...se puder manda a foto da outra placa q tu montou, p ver se acho alguma pista pq o ATT não funcionou aqui...

Abraco

Ricardo Designer escreveu:Como prometido,

fiz os procedimentos do Ives

Porém não tem o resistores SMD na minha região

A solução foi usar resistores comuns, os quais deram certo igualmente, porém com mudança nas posições deles, veja:

Imagem

SE FOR USAR ESTES RESISTORES DEIXE-OS NESTA POSIÇÃO NAS DUAS PLAQUINHAS, SENÃO VÃO ENROSCAR NOS BOTOES


De resto funcionou perfeitamente, sem avarias, e de primeira

Tá ai o vídeo de prova de que funciona, e mt bem


http://www.youtube.com/watch?v=XePjWUuh6hs


https://www.youtube.com/watch?v=XePjWUuh6hs&feature=youtu.be
Imagem

Ricardo Designer
Member
Member
Mensagens: 39
Registrado em: 31 Jul 2014, 09:12
Nome Completo: Ricardo Legnani
Cidade: Salto Veloso
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: [HOW-TO] Converter controle de som do volante para Pione

por Ricardo Designer » 21 Out 2014, 20:33

Vamos lá"

Primeiramente as placas

Imagem


O volante desmontado

Imagem

O encaixe já quebrado hehehe (tomem muito cuidado com esses encaixes em azul, qualquer forçada a mais ai se foi, e fazem mt falta)
Os encaixes em amarelo são os que prendem mais firme a placa e os botões

Imagem


notei q o vol- deu uma engasgadinha.....veja se a chapinha nao desencaixou, ou esta meio amassada....legal a função do botao ^ q vc colocou, no meu ficou sem nada ali....


Realmente o volume - estava engasgando, 2 coisas, a solda tinha trincado e o resistor enroscava no botão, mas ja está ajeitado e funcionando igual aos outros

....vou pegar resistor de 3k3 e botar o ATT tbem, pq acaba sendo bem útil....se tivesse um valor pra atender ligação via bluetooth seria bacana tbem, mas apenas achei as funções da tabela no inicio do topico....


Tem como usar um resistor em forma de potenciômetro no lugar, variar suas resistências ate bater com uma função no aparelho, com um multímetro ver a tensão que sai la no p2 e depois só jogar um resistor que feche a mesma tensão final

nao sei se vc tirou fotos da parte de adaptação do sinal SWC indo pro som, e a parte do plug P2.....o meu foi tudo instalado pós fabrica (volante c/ controle, harddisk, etc), ja o seu a fiação é toda original, dai tvez facilite a orientação pra galera que se empolgar em fazer essa alteração dos controles de volante para Pioneer.....


Assim, com o volante original vai ter o plug original no volante (como na imagem abaixo) já com o fio azul/vermelho saindo dali
E la no aparelho ele tem um plug que iria no aparelho original (ele é plugado com outro para adaptar ao pionner)
Vc vai achar o fio azul/vermelho lá, é só cortar e emendar um pedacinho para que alcance no pionner
Depois só solda no tip do p2 e pluga no w/r (wired remote)

Imagem

ah, ali faltou mostrar pra galera, mas na radio, se vc ficar segurando o botao > ou <, ele sintoniza automaticamente a proxima radio, ou a anterior respectivamente.....e pra desligar basta ficar segurando o botao source O...


Exatamente, na verdade ele vai fazer as funções que fazeria com os botões no aparelho

Deixa te perguntar....q valor de resistor VC usou no ATT? Eu tinha colocado um 3k3 e não funcionou....na minha cabeca tinha usado outra função, mas era o ATT mesmo, só q não deu no meu player....


Assim, eu usei os valores mais próximos encontrados no mercado da tabela azul, funcionou todos, pode ser que seu aparelho não tenha essa função
No meu tbm, eu nunca ia sabe que tinha essa função, pois no aparelho e no controle nunca vi nada parecido hehehe
Tem que ir testando ver se faz alguma coisa, ou até mesmo colocar um valor que já funcionou em outro botão para testar se está tudo certo

:9:
É isso ai galera, não exitem em fazer essa modificação que ela da certo e é muito fácil de se fazer
Eu não entendo muito de resistores e não tenho muita pratica em solda mas chamei meu amigo feera, já que minha mão não é tão boa hehe

Mas olhe, se fosse com os SMD seria mais difícil, mas assim com os resistores normais, qualquer noção da solda é suficiente
Challenge 2002 - 2.2 - 16v - 138 cv
Garagem: http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=6327

Imagem

paulo p r pinheiro
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 10 Out 2014, 21:35
Nome Completo: paulo porfirio rodrigues pinheiro
Cidade: nova friburgo
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2004

Re: [HOW-TO] Converter controle de som do volante para Pione

por paulo p r pinheiro » 22 Out 2014, 15:00

Boa tarde, gostaria de saber se vc pode me ajudar ??
Comprei uma central para colocar no meu vectra da marca aikon e nela vem dizendo que funciona com o controle de volante , instalei ela e esta funcionando tudo menos o controle de volante, meu carro é o vectra elite 2007 e a instalação é de 16 vias, já troquei a ordem dos fios mas não deu certo , será que vc sabe ou conhece alguém que possa me ajudar.??
Obrigado

Paulo Porfírio
waths app 22 992319996

Ives
GLS member
GLS member
Mensagens: 590
Registrado em: 06 Abr 2013, 09:34
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: [HOW-TO] Converter controle de som do volante para Pione

por Ives » 22 Out 2014, 21:31

Ricardo Designer escreveu:Vamos lá"

Primeiramente as placas

Imagem



pow....legal Ricardo....deu uma esperança agora, q o resistor ali q vc usou é de 3k9.....teoricamente o 3k3 ta dentro da faixa, mas tvez precise de um maior para operar a função na pratica......vou tentar arranjar o de 3k9 e substituir....assim já ta bom, mas ter o ATT ia ser a cerejinha em cima do bolo heheheheh se nao der certo, ultimos casos vou tentar pegar um potenciometro de 50K e ir testando :P
Imagem

Ricardo Designer
Member
Member
Mensagens: 39
Registrado em: 31 Jul 2014, 09:12
Nome Completo: Ricardo Legnani
Cidade: Salto Veloso
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: [HOW-TO] Converter controle de som do volante para Pione

por Ricardo Designer » 23 Out 2014, 10:35

paulo p r pinheiro escreveu:Boa tarde, gostaria de saber se vc pode me ajudar ??
Comprei uma central para colocar no meu vectra da marca aikon e nela vem dizendo que funciona com o controle de volante , instalei ela e esta funcionando tudo menos o controle de volante, meu carro é o vectra elite 2007 e a instalação é de 16 vias, já troquei a ordem dos fios mas não deu certo , será que vc sabe ou conhece alguém que possa me ajudar.??
Obrigado

Paulo Porfírio
waths app 22 992319996



COMO É O PLUG QUE CONECTA A CENTRAL AOS BOTOES DO VOLANTE?
TEM FOTOS?

DO VOLANTE DO VECTRA C NÃO TENHO EXPERIENCIA MAS ALGUM CONHECIMENTO POSSA AJUDAR
Challenge 2002 - 2.2 - 16v - 138 cv
Garagem: http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=6327

Imagem

74 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 191 visitantes