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Faça você mesmo / TutoriaisPROB. TRANSMISSÂO AUTOMATICA – LIMPEZA SELETOR (c/ fotos)
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

20 mensagens   •   Página 1 de 1
MarceloOliveira

PROB. TRANSMISSÂO AUTOMATICA – LIMPEZA SELETOR (c/ fotos)

por MarceloOliveira » 29 Abr 2013, 22:08

Olá pessoal! Eu de novo! rs

Essa dica vale pra quem tem Vectra automático e está passando por aquele problema de ligar o carro de manhã, e a transmissão entra em modo de segurança, ou seja, fica manual (Aparece a mensagem no MID: “Transm. Automática” e “Check” fica aceso), ficando parecido com o Windows, precisando reiniciar pra voltar ao normal.

Já procurei muitas vezes aqui no fórum sobre esse problema, e parece que é bem comum, muitos dizem que o problema geralmente é no seletor de marcha, que pode ficar sujo, e por isso não consegue enviar a posição correta para a central. Mas até agora, nunca vi um tópico colocando a mão na massa. Pois bem, criei coragem e fui limpar isso!! E o pior, FUNCIONOU!! Rsrs

Mas já avisando, vai sujar as mãozinhas!

Ingredientes:

- Chave de boca ou L nº 17
- Chave “L” nº 13
- Chave de fenda/phillips
- Desingripante (WD40 ou similar)
- Graxa
- Paciência
- Cuidado

A caixa seletora fica em baixo do suporte da bateria (na primeira vez que comecei a procurar sobre o assunto, achava que a caixa seletora seria onde tem a própria alavanca/manopla do câmbio, grande engano...). O local será de mais fácil acesso se o carro não tiver GNV (não é meu caso), mas não tão difícil.

Primeiramente, usando a chave L de 13 mm, deve-ser remover a bateria (1) e em seguida, remover os parafusos do suporte (2) e depois a caixa do chicote e o conector verde (3), esses dois últimos, simplesmente puxando-os para cima. Se o carro tiver GNV, provavelmente a válvula redutora de pressão estará fixada em alguns dos parafusos do suporte da bateria. Se tiver, remova-os também (só tenha cuidado para não deixar a válvula apoiada somente pelos caninhos do gás).

Imagem

Feito isso, identifique o seletor de marcha e o cabo.

Imagem

Desmonte o parafuso que suporta o tubo de verificação do óleo da transmissão (1).

Certifique-se que a alavanca está no “N”.

É importante marcar exatamente a posição em que está o seletor para recolocá-lo no mesmo lugar, para que não haja problemas. Existem dois pontos que podem ocasionar mau posicionamento, sendo a parte da haste (2) e a posição da fixação dos parafusos com relação a carcaça do seletor com a caixa de transmissão (2a e 2b). Olhando antes de desmontar, não dá para ver que nos Parafusos A e B existe um buraco de ajuste (representado pelas setas VERDES). Esse ajuste move-se na direção das setas VERDES.

Portanto, marque com uma chave de fenda, ou tinta, nos pontos indicados pelas setas VERMELHAS (2, 2a e 2b). Nos pontos 2a e 2b marque na carcaça da caixa de transmissão e não na carcaça da caixa seletora.
Pontos marcados, remova a porca da haste (3).

Imagem

Após remover o suporte do tubo de óleo, e remover a porca da haste, haverá outra porca travada por um tipo de ruela “dentada”. É só usar a chave de fenda para abrir um pouco os dentes e remover a segunda porca, ficando só o eixo seletor (C).

Usando uma chave 17 mm, retire os parafusos A e B.

Imagem

A caixa está quase solta, mas por causa do chicote do seletor (onde o conector fica embaixo do ABS) fica quase impossível de tirar a peça fora do cofre do motor. Decide fazer o serviço ali mesmo, tomando cuidado para não cair nenhuma pecinha que por ventura pular. Usei um jornal para forrar a base do suporte da bateria.
Em baixo da caixa seletora haverá aprox. 6 parafusos de chave Phillips, solte-os.

Atenção!
Antes de abrir a caixa, use o jornal ou algo do tipo para prevenir que alguma coisa caia e se perca. A caixa não se abre completamente, somente o lado oposto ao chicote abrirá, como se fosse uma concha:

Imagem

Retire o eixo, tomando os cuidados já ditos, e "vo-i-lá", vejam a danada aí:

Imagem

Observem como está suja, e nesta foto acima, já tinha colocado o desingripante!!!
Quando tirei, esse dentinhos de cobre nem se mexiam, mas eles são soltos!! Acredito que por isso, enquanto o carro estava frio, esses “condutores” não faziam o seu papel, pois não se mexiam. Depois de limpar esse eixo, tirei as molinhas que ficam dentro, limpei também dentro da caixa seletora, mas com cuidado para não danificar as trilhas. Utilizei uma estopa, e depois de limpo, espalhei um dedo de graxa nas trilhas, mas muito pouco, apenas para não ficar seco.

Depois de limpo, é hora de montar! Nesse momento foi o que perdi mais tempo, pois não conseguia colocar o eixo dentro da caixa seletora, sem que caísse os “dentinhos” ou “condutores” pois ficaram tão inerentes que mal paravam quietos, rs.

Mas resumindo, para montar é só seguir o processo inverso, tomando cuidado para não perder os “condutores” e para fixar a caixa na mesma posição de antes, nos lugares marcados.

Não esqueça que a alavanca deve estar na posição “N”, assim como foi desmontado.

Bom, é isso pessoal.

Abraços,

postado pelo nosso amigo andresaragao em outro site

welberk
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Re: PROB. TRANSMISSÂO AUTOMATICA – LIMPEZA SELETOR (c/ fotos

por welberk » 24 Ago 2013, 16:35

Olha amigo parabens pelo topico,vou tentar fazer no próximo final de semana espero que dê certo. Depois posto aqui o que deu.
Abraço.

Ricardo Crispim
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Re: PROB. TRANSMISSÂO AUTOMATICA – LIMPEZA SELETOR (c/ fotos

por Ricardo Crispim » 09 Set 2013, 10:22

Esse How to é fantástico e dá uma dor de cabeça infernal para acessar o seletor.
Pesquisei bastante em sites de fora e achei em um site alemão um how to no qual o usuário conseguiu sacar ele fora, então vou postar umas fotos para que todos possam ver como é o seletor quando se consegue retirá-lo do local e quem for fazer esse trabalho, tente se lembrar de tirar mais fotos para enriquecer mais ainda o post..

Quem quiser dar uma olhada no original, os créditos são apra:

http://www.motor-talk.de/forum/aktion/A ... tId=701015

Seletor já sacado do carro:

Imagem

Seletor aberto:

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Remoção da placa de bloqueio:

Imagem

Suavemente separar as duas partes da caixa.
• A caixa de metal após limpeza profunda da tampa (foto da direita)

Imagem

Lixar esses contatos sem fazer força, bem suavemente..

Imagem

Imagem

Limpar esses contatos do braço também e como foi falado acima muito cuidado pois os contatos são suportadas por três pequenas molas no braço.

Imagem

Reposicione o braço no suporte e engraxe a base:

Imagem

Feche tudo e reposicione no local..

Espero ter colaborado

Forte abraço!!!!!!!!!!!!!

dbzronaldo
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Re: PROB. TRANSMISSÂO AUTOMATICA – LIMPEZA SELETOR (c/ fotos

por dbzronaldo » 16 Jan 2015, 14:10

Muito bom esse tutorial... Parabéns...

Sabe me dizer se o cabo da seletora do Vectra A ou B, serve no Vectra C?

Abrass
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

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Rodolfo Gomes
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Re: PROB. TRANSMISSÂO AUTOMATICA – LIMPEZA SELETOR (c/ fotos

por Rodolfo Gomes » 15 Dez 2015, 20:55

Muito bom. Me ajudou bastante obrigado.

igoramorim
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PROB. TRANSMISSÂO AUTOMATICA – LIMPEZA SELETOR (c/ fotos)

por igoramorim » 18 Mar 2016, 10:27

A minha zafira começou a dar problema no câmbio, depois q esquenta ele entra em modo de emergencia, tendo q passar as marchas manualmente, será que com essa limpeza eu consigo resolver? passei o scanner no cambio e apresentou os erros P0715 e P0773, alguém para dar uma luz? rs

wilson.raauvendaal
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PROB. TRANSMISSÂO AUTOMATICA – LIMPEZA SELETOR (c/ fotos)

por wilson.raauvendaal » 06 Jun 2016, 13:50

só prá colaborar, um lápis borracha faz bem o papel prá limpar os contatos.

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PROB. TRANSMISSÂO AUTOMATICA – LIMPEZA SELETOR (c/ fotos)

por Alcir Andreoni » 06 Jun 2016, 16:44

igoramorim escreveu:Fuente del Mensaje A minha zafira começou a dar problema no câmbio, depois q esquenta ele entra em modo de emergencia, tendo q passar as marchas manualmente, será que com essa limpeza eu consigo resolver? passei o scanner no cambio e apresentou os erros P0715 e P0773, alguém para dar uma luz? rs

Muito provável que te ajude, pois os problemas relatados se referem à sensores da transmissão (solenoides).
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Ricardo Moreira36
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PROB. TRANSMISSÂO AUTOMATICA – LIMPEZA SELETOR (c/ fotos)

por Ricardo Moreira36 » 30 Jul 2016, 15:30

Cavalheiros, tenho um Vectra Elite 2.4 2010. Anda normalmente mas não volta as marchas. Paro no semáforo e, ao arrancar, percebo que está em terceira marcha. Daí, jogo a 1 e faço a sequência manualmente até chegar no D novamente.
O scanner solicitou manutenção no módulo UCT, que é o do câmbio...
Alguma sugestão de algo externo com defeito, ou já retiro o módulo e mando pra reparo?
Outra coisa: O módulo do câmbio é onboard na ECU ou é separado?
Agradeço as opiniões. :2:

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PROB. TRANSMISSÂO AUTOMATICA – LIMPEZA SELETOR (c/ fotos)

por Arquiteto » 30 Jul 2016, 22:17

o modulo e separado ...

Ricardo Moreira36
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PROB. TRANSMISSÂO AUTOMATICA – LIMPEZA SELETOR (c/ fotos)

por Ricardo Moreira36 » 31 Jul 2016, 10:35

Arquiteto escreveu:Fuente del Mensaje Cavalheiros, tenho um Vectra Elite 2.4 2010. Anda normalmente mas não volta as marchas. Paro no semáforo e, ao arrancar, percebo que está em terceira marcha. Daí, jogo a 1 e faço a sequência manualmente até chegar no D novamente.O scanner solicitou manutenção no módulo UCT, que é o do câmbio...Alguma sugestão de algo externo com defeito, ou já retiro o módulo e mando pra reparo?Outra coisa: O módulo do câmbio é onboard na ECU ou é separado?Agradeço as opiniões.
Mesmo no Elite 2.4 ano 2010? Acabei de vasculhar o carro, retirei ate os bancos, mas não vi outro módulo que não seja o do Air Bag...
Onde ele está então? Atras do painel de instrumentos, talvez? Valeu...

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PROB. TRANSMISSÂO AUTOMATICA – LIMPEZA SELETOR (c/ fotos)

por Arquiteto » 31 Jul 2016, 23:04

se for como no B deve estar no console central debaixo da cx do ac

Ricardo Moreira36
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por Ricardo Moreira36 » 01 Ago 2016, 10:51

Estava lá mesmo. Valeu!
Matei a charada: Chicote elétrico mesmo. Havia um fio cortado na tomada do módulo.
Soldei, montei, ficou zerado!
Abraços.

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por Arquiteto » 01 Ago 2016, 12:30

opa ai sim ... show de bola

Andregomees26
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PROB. TRANSMISSÂO AUTOMATICA – LIMPEZA SELETOR (c/ fotos)

por Andregomees26 » 27 Jan 2017, 05:54

MarceloOliveira escreveu:Fuente del Mensaje Olá pessoal! Eu de novo! rs

Essa dica vale pra quem tem Vectra automático e está passando por aquele problema de ligar o carro de manhã, e a transmissão entra em modo de segurança, ou seja, fica manual (Aparece a mensagem no MID: “Transm. Automática” e “Check” fica aceso), ficando parecido com o Windows, precisando reiniciar pra voltar ao normal.

Já procurei muitas vezes aqui no fórum sobre esse problema, e parece que é bem comum, muitos dizem que o problema geralmente é no seletor de marcha, que pode ficar sujo, e por isso não consegue enviar a posição correta para a central. Mas até agora, nunca vi um tópico colocando a mão na massa. Pois bem, criei coragem e fui limpar isso!! E o pior, FUNCIONOU!! Rsrs

Mas já avisando, vai sujar as mãozinhas!

Ingredientes:

- Chave de boca ou L nº 17
- Chave “L” nº 13
- Chave de fenda/phillips
- Desingripante (WD40 ou similar)
- Graxa
- Paciência
- Cuidado

A caixa seletora fica em baixo do suporte da bateria (na primeira vez que comecei a procurar sobre o assunto, achava que a caixa seletora seria onde tem a própria alavanca/manopla do câmbio, grande engano...). O local será de mais fácil acesso se o carro não tiver GNV (não é meu caso), mas não tão difícil.

Primeiramente, usando a chave L de 13 mm, deve-ser remover a bateria (1) e em seguida, remover os parafusos do suporte (2) e depois a caixa do chicote e o conector verde (3), esses dois últimos, simplesmente puxando-os para cima. Se o carro tiver GNV, provavelmente a válvula redutora de pressão estará fixada em alguns dos parafusos do suporte da bateria. Se tiver, remova-os também (só tenha cuidado para não deixar a válvula apoiada somente pelos caninhos do gás).

Imagem

Feito isso, identifique o seletor de marcha e o cabo.

Imagem

Desmonte o parafuso que suporta o tubo de verificação do óleo da transmissão (1).

Certifique-se que a alavanca está no “N”.

É importante marcar exatamente a posição em que está o seletor para recolocá-lo no mesmo lugar, para que não haja problemas. Existem dois pontos que podem ocasionar mau posicionamento, sendo a parte da haste (2) e a posição da fixação dos parafusos com relação a carcaça do seletor com a caixa de transmissão (2a e 2b). Olhando antes de desmontar, não dá para ver que nos Parafusos A e B existe um buraco de ajuste (representado pelas setas VERDES). Esse ajuste move-se na direção das setas VERDES.

Portanto, marque com uma chave de fenda, ou tinta, nos pontos indicados pelas setas VERMELHAS (2, 2a e 2b). Nos pontos 2a e 2b marque na carcaça da caixa de transmissão e não na carcaça da caixa seletora.
Pontos marcados, remova a porca da haste (3).

Imagem

Após remover o suporte do tubo de óleo, e remover a porca da haste, haverá outra porca travada por um tipo de ruela “dentada”. É só usar a chave de fenda para abrir um pouco os dentes e remover a segunda porca, ficando só o eixo seletor (C).

Usando uma chave 17 mm, retire os parafusos A e B.

Imagem

A caixa está quase solta, mas por causa do chicote do seletor (onde o conector fica embaixo do ABS) fica quase impossível de tirar a peça fora do cofre do motor. Decide fazer o serviço ali mesmo, tomando cuidado para não cair nenhuma pecinha que por ventura pular. Usei um jornal para forrar a base do suporte da bateria.
Em baixo da caixa seletora haverá aprox. 6 parafusos de chave Phillips, solte-os.

Atenção!
Antes de abrir a caixa, use o jornal ou algo do tipo para prevenir que alguma coisa caia e se perca. A caixa não se abre completamente, somente o lado oposto ao chicote abrirá, como se fosse uma concha:

Imagem

Retire o eixo, tomando os cuidados já ditos, e "vo-i-lá", vejam a danada aí:

Imagem

Observem como está suja, e nesta foto acima, já tinha colocado o desingripante!!!
Quando tirei, esse dentinhos de cobre nem se mexiam, mas eles são soltos!! Acredito que por isso, enquanto o carro estava frio, esses “condutores” não faziam o seu papel, pois não se mexiam. Depois de limpar esse eixo, tirei as molinhas que ficam dentro, limpei também dentro da caixa seletora, mas com cuidado para não danificar as trilhas. Utilizei uma estopa, e depois de limpo, espalhei um dedo de graxa nas trilhas, mas muito pouco, apenas para não ficar seco.

Depois de limpo, é hora de montar! Nesse momento foi o que perdi mais tempo, pois não conseguia colocar o eixo dentro da caixa seletora, sem que caísse os “dentinhos” ou “condutores” pois ficaram tão inerentes que mal paravam quietos, rs.

Mas resumindo, para montar é só seguir o processo inverso, tomando cuidado para não perder os “condutores” e para fixar a caixa na mesma posição de antes, nos lugares marcados.

Não esqueça que a alavanca deve estar na posição “N”, assim como foi desmontado.

Bom, é isso pessoal.

Abraços,

postado pelo nosso amigo andresaragao em outro site

Nossa problema resolvido ótima dica, melhorando a dica dentro do seletor tem aquele bracinho com as três garrinhas e elas gasta aí vc dá uma lixada nesses contatos com a lixa de unha para nivelar pronto fica 100%

ELCoiote
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PROB. TRANSMISSÂO AUTOMATICA – LIMPEZA SELETOR (c/ fotos)

por ELCoiote » 16 Mar 2017, 08:47

[quote="MarceloOliveira"]Fuente del Mensaje Olá pessoal! Eu de novo! rs
(...)

Existem dois pontos que podem ocasionar mau posicionamento, sendo a parte da haste (2)e a posição da fixação dos parafusos com relação a carcaça do seletor com a caixa de transmissão (2a e 2b). Olhando antes de desmontar, não dá para ver que nos Parafusos A e B existe um buraco de ajuste (representado pelas setas VERDES). Esse ajuste move-se na direção das setas VERDES.

Imagem

(...)

Bom dia pessoal,

Parece-me que o último mecânico que "brincou" com meu carro trocou a haste onde vai ligado o cabo seletor (na citação, seria a haste indicada pelo número 2)

Vocês sabem como consigo essa peça original? O nome ou o part number, ou mesmo a loja onde conseguiria achá-la?

Estou tendo dificuldade de procurar na internet por não saber o nome correto.

Grato

Eduardo

Genkisama
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PROB. TRANSMISSÂO AUTOMATICA – LIMPEZA SELETOR (c/ fotos)

por Genkisama » 16 Mar 2017, 09:22

Pessoal, resolvi abrir a minha na semana passada. Estou montando nos horários livres. Ela estava funcionando bem exceto, um pequeno tranco em D. Para minha supresa, o tambor da B-1 e B-2 estava totalmente quebrada. Como isso aconteceu, não tenho explicação. Gostaria de mandar foto dela mas não vejo como por aqui.

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Carlos Travagini
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PROB. TRANSMISSÂO AUTOMATICA – LIMPEZA SELETOR (c/ fotos)

por Carlos Travagini » 03 Jan 2018, 19:32

Olá a todos, não estou conseguindo visualizar as fotos :(

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andrew.gigante
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PROB. TRANSMISSÂO AUTOMATICA – LIMPEZA SELETOR (c/ fotos)

por andrew.gigante » 09 Mar 2018, 09:57

Anonymous escreveu:Olá pessoal! Eu de novo! rs

Essa dica vale pra quem tem Vectra automático e está passando por aquele problema de ligar o carro de manhã, e a transmissão entra em modo de segurança, ou seja, fica manual (Aparece a mensagem no MID: “Transm. Automática” e “Check” fica aceso), ficando parecido com o Windows, precisando reiniciar pra voltar ao normal.

Já procurei muitas vezes aqui no fórum sobre esse problema, e parece que é bem comum, muitos dizem que o problema geralmente é no seletor de marcha, que pode ficar sujo, e por isso não consegue enviar a posição correta para a central. Mas até agora, nunca vi um tópico colocando a mão na massa. Pois bem, criei coragem e fui limpar isso!! E o pior, FUNCIONOU!! Rsrs

Mas já avisando, vai sujar as mãozinhas!

Ingredientes:

- Chave de boca ou L nº 17
- Chave “L” nº 13
- Chave de fenda/phillips
- Desingripante (WD40 ou similar)
- Graxa
- Paciência
- Cuidado

A caixa seletora fica em baixo do suporte da bateria (na primeira vez que comecei a procurar sobre o assunto, achava que a caixa seletora seria onde tem a própria alavanca/manopla do câmbio, grande engano...). O local será de mais fácil acesso se o carro não tiver GNV (não é meu caso), mas não tão difícil.

Primeiramente, usando a chave L de 13 mm, deve-ser remover a bateria (1) e em seguida, remover os parafusos do suporte (2) e depois a caixa do chicote e o conector verde (3), esses dois últimos, simplesmente puxando-os para cima. Se o carro tiver GNV, provavelmente a válvula redutora de pressão estará fixada em alguns dos parafusos do suporte da bateria. Se tiver, remova-os também (só tenha cuidado para não deixar a válvula apoiada somente pelos caninhos do gás).

Imagem

Feito isso, identifique o seletor de marcha e o cabo.

Imagem

Desmonte o parafuso que suporta o tubo de verificação do óleo da transmissão (1).

Certifique-se que a alavanca está no “N”.

É importante marcar exatamente a posição em que está o seletor para recolocá-lo no mesmo lugar, para que não haja problemas. Existem dois pontos que podem ocasionar mau posicionamento, sendo a parte da haste (2) e a posição da fixação dos parafusos com relação a carcaça do seletor com a caixa de transmissão (2a e 2b). Olhando antes de desmontar, não dá para ver que nos Parafusos A e B existe um buraco de ajuste (representado pelas setas VERDES). Esse ajuste move-se na direção das setas VERDES.

Portanto, marque com uma chave de fenda, ou tinta, nos pontos indicados pelas setas VERMELHAS (2, 2a e 2b). Nos pontos 2a e 2b marque na carcaça da caixa de transmissão e não na carcaça da caixa seletora.
Pontos marcados, remova a porca da haste (3).

Imagem

Após remover o suporte do tubo de óleo, e remover a porca da haste, haverá outra porca travada por um tipo de ruela “dentada”. É só usar a chave de fenda para abrir um pouco os dentes e remover a segunda porca, ficando só o eixo seletor (C).

Usando uma chave 17 mm, retire os parafusos A e B.

Imagem

A caixa está quase solta, mas por causa do chicote do seletor (onde o conector fica embaixo do ABS) fica quase impossível de tirar a peça fora do cofre do motor. Decide fazer o serviço ali mesmo, tomando cuidado para não cair nenhuma pecinha que por ventura pular. Usei um jornal para forrar a base do suporte da bateria.
Em baixo da caixa seletora haverá aprox. 6 parafusos de chave Phillips, solte-os.

Atenção!
Antes de abrir a caixa, use o jornal ou algo do tipo para prevenir que alguma coisa caia e se perca. A caixa não se abre completamente, somente o lado oposto ao chicote abrirá, como se fosse uma concha:

Imagem

Retire o eixo, tomando os cuidados já ditos, e "vo-i-lá", vejam a danada aí:

Imagem

Observem como está suja, e nesta foto acima, já tinha colocado o desingripante!!!
Quando tirei, esse dentinhos de cobre nem se mexiam, mas eles são soltos!! Acredito que por isso, enquanto o carro estava frio, esses “condutores” não faziam o seu papel, pois não se mexiam. Depois de limpar esse eixo, tirei as molinhas que ficam dentro, limpei também dentro da caixa seletora, mas com cuidado para não danificar as trilhas. Utilizei uma estopa, e depois de limpo, espalhei um dedo de graxa nas trilhas, mas muito pouco, apenas para não ficar seco.

Depois de limpo, é hora de montar! Nesse momento foi o que perdi mais tempo, pois não conseguia colocar o eixo dentro da caixa seletora, sem que caísse os “dentinhos” ou “condutores” pois ficaram tão inerentes que mal paravam quietos, rs.

Mas resumindo, para montar é só seguir o processo inverso, tomando cuidado para não perder os “condutores” e para fixar a caixa na mesma posição de antes, nos lugares marcados.

Não esqueça que a alavanca deve estar na posição “N”, assim como foi desmontado.

Bom, é isso pessoal.

Abraços,

postado pelo nosso amigo andresaragao em outro site
Meu próximo passo é esse...

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PROB. TRANSMISSÂO AUTOMATICA – LIMPEZA SELETOR (c/ fotos)

por Vessados » 02 Jul 2022, 18:31

Boa noite! estou com problema no meu vectra 2008.
Com todos os leds da alavanca da marcha acessas. alguém já teve esse problema?
já levei no mecânico e ele passou o Scanner e não apresentou nenhum defeito na caxa de marcha.
e não conseguiu resolver o problema.

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