O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisDesmontei o motor do meu VCD A .... c/ 164.400Km (com fotos)
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

13 mensagens   •   Página 1 de 1
MarceloOliveira

Desmontei o motor do meu VCD A .... c/ 164.400Km (com fotos)

por MarceloOliveira » 30 Abr 2013, 20:35

Olá pessoal,

Meu VCD já vinha apresentando o problema de fumacear na partida há algum tempo (o problema veio a se manifestar uns 2 meses depois que peguei o VCD).
O problema foi se agravando até que resolvi ir atrás de resolver (ninguém gosta de estar com um vectra soltando fumaça azulada nas partidas).

Sintomas antes da desmontagem:
-Fumaça azul em quase todas as partidas (se o carro ficasse mais de 1 hora parado, era fumaça na certa)
-Escapamento com a ponta molhada de óleo.

Reuni algumas informações com mecânicos, amigos aqui do VC (principalmente o grande Paulo Campos, me deu muita força) e a internet, criei coragem de abrir a parte de cima do motor (cabeçote), aqui em casa mesmo. Estava curioso para ver o estado de algumas peças após tanto tempo rodando (11 anos, 164mil Km...).

A desmontagem se iniciou no domingo 19/08, ficamos (eu e meu irmão) cerca de 3 horas até desmontar tudo. Tirei muitas fotos e marquei tudo quanto foi conector e mangueira, embalei parafusos e peças em saquinhos plasticos separados e identificados.

Imagem

Após retirar o coletor de escape:

Imagem

Removendo mangueiras:

Imagem

Vista da TBI sem o duto de ar. Note o acúmulo de óleo:

Imagem

Retirando a régua de conectores dos bicos injetores:

Imagem

Imagem

Afrouxando os parafusos do cabeçote:

Imagem

Imagem

Vista dos tuchos e balancins, após remoção da gaiola do comando:

Imagem

Retirando o cabeçote do local, ainda com a admissão fixa no mesmo:

Imagem

Cabeçote bastante carbonizado:

Imagem

Bocais de agua com corrosão (foi falta de aditivo durante muito tempo):

Imagem

Estado das válvulas, e parte inferior do cabeçote (existe corrosão em uma das galerias de água):

Imagem

Válvula de admissão - carbonizada e com muito óleo na cabeça devido ao vedante danificado:

Imagem

Imagem

Estado dos cilindros e êmbolos:

Imagem

Imagem

Imagem

O cabeçote já foi para a retífica, retorna na terça ou quarta feira.
Reparem bem nas fotos que demonstram a corrosão, isso foi falta de aditivo na agua por muito tempo, portanto essa economia não compensa, é melhor ter um aditivo e preservar o cabeçote e bloco. Tenho o carro há um ano e pouco, depois dessa manutenção poderei ficar mais tranquilo pois já conheço o estado interno do motor.

Grande abraço,

Paulo

Continuando o tópico:

Agora aqui vou mostrar a montagem do cabeçote do motor, instalação de correias, gastos com peças, etc...

Gastos com peças / serviços:
-Retífica e teste do cabeçote: 150,00
-Vedantes de válvula SABÓ (jogo): 30,00
-Junta de cabeçote SABÓ: 25,00
-Junta de escape: 6,50
-Junta de admissão: 6,00
-Junta de tampa de válvulas SABÓ: 12,00
-Bomba dágua URBA: 117,00
-Jogo de parafusos de cabeçote Torx T-55: 140,00
-Prisioneiro do escape: 5,00
-Mangueira: 13,00
-Correia dentada GATES: 55,00
-Kit de TBI: 12,00

MÃO DE OBRA DE MONTAGEM = ZERO!!

Continuando o tópico anterior, retirei a bomba dágua, que estava vazando e com sinais de corrosão. Ainda era a original de fábrica.

Imagem

Antes de iniciar a montagem, fiz uma limpeza da cabeça dos pistões e da superficie onde assenta a junta de cabeçote, a fim de remover resíduos da junta velha.

Imagem

Montando a TBI (dentro de casa ) A TBI recebeu pintura preta.

Imagem

Cabeçote retificado, limpo e testado:

Imagem

Colocando a junta de admissão para montar a TBI no cabeçote:

Imagem

Junta de cabeçote já encaixada no lugar:

Imagem

Colocação do cabeçote e montagem dos tuchos, roletes e balancins. Todos estes foram imersos em óleo lubrificante novo antes de serem montados, para proteção na 1ª partida. Como não foram trocados, tiveram que ser montados na ordem correta como estava antes de desmontar.

Imagem

Depois, a colocação da gaiola do eixo de comando. Antes de colocar a gaiola, é aplicado cola especial (Loctite gray) na superficie onde será a união das duas peças (parte inferior do cabeçote + gaiola). É aplicado um cordão uniforme desta cola, na base de assentamento na parte inf. do cabeçote.

Antes de colocar essa parte, todos os embolos foram alinhados (ficaram no meio) para facilitar a montagem.

Imagem

Aperto manual, para encostar os parafusos. Importante lembrar que não é aconselhavel aproveitar os parafusos velhos do cabeçote. Os parafusos atuais são do tipo TORX e sua área de rosca deve ser lubrificada antes de rosquear eles no bloco.

Imagem

Aperto no torquimetro (consegui emprestado, um GEDORE, de vareta). Esse torque de aperto é muito importante, indicado pela GM é 25N.

Imagem

Além do mais existe uma sequencia correta para apertos.

Imagem

E o aperto angular hein? São mais 3 apertos de 60º, esse eu fiz com muita paciência - marcando o parafuso, apertando e conferindo o ângulo final. Mas tem ferramenta adequada pra isso (goniômetro), eu não tinha na hora e por isso tive que fazer desta forma.

Depois dos apertos dos parafusos de cabeçote (são 10), agora vem a parte de sincronizar a correia dentada:
Girar a polia da correia dentada até a marca da polia alinhar-se com a marca da capa plástica (setas):

Imagem

Nessa condição, as duas válvulas do 1º cilindro estarão completamente fechadas.
Depois, girar o virabrequim (com uma chave, isso exige certo esforço e o cambio deverá estar em neutro) até a marca existente na polia alinhar-se com a marca existente no bloco (setas):

Imagem

Nessa condição, o 1º cilindro está em PMS, na fase de combustão, isso é facilmente comprovado inserindo uma chave de fenda no furo onde fica a vela:

Imagem

A chave de fenda não deverá descer pois tocará a cabeça do pistão que está todo para cima.

Conferir novamente de as polias do virabrequim e comando de valvulas estão com as marcas alinhadas com suas respectivas referencias.

O proximo passo é afrouxar o esticador da correia dentada. Solta-se o parafuso central (chave 13mm) e depois com uma Allen de 6mm na alavanca do esticador, movimenta-se o esticador para uma posição de menor pressão.

Imagem

Feito isso, encaixa-se a correia dentada. Se necessário, solta-se mais o esticador até a correia encaixar perfeitamente nos dentes das polias.

Girar a chave allen para dar pressão no esticador, aí ele tensiona a correia. Existem duas marcas no corpo de esticador que servem de referencia (máxima e mínima tensão), o recomendado é deixar entre essas duas marcas, segundo a Goodyear.

Conferi as marcas de sincronismo novamente. Girei a polia do virabrequim 2 voltas, para que o esticador se ajuste e depois dessas duas voltas completas essas duas marcas tem que coincidir com suas referências. Dei o aperto final no esticador (parafuso do meio - 13mm)

Infelizmente depois dessa etapa eu não pude fotografar mais pois já era tarde e eu precisava terminar a montagem, nessa altura eu já estava sozinho (só me ajudaram a travar as polias, isso não dá pra fazer sozinho). Mas o resto da montagem se resume a colocação da capa de proteção da correia dentada, instalação da poly-V, colocação de coletor de admissão, tampa de válvulas, velas, distribuidor, conectores da injeção, manqueiras, etc...

Antes da 1ª partida, o eixo de valvulas foi lubrificado manualmente (antes de instalar a tampa). É importante que o motor gire sem pegar por alguns segundos (para lubrificação), para isso dei partida sem o cabo da bobina.
Instalado o cabo da bobina, é dada a primeira partida (SEM ACELERAR), o motor falhou um pouco de inicio, logo em seguida estabiliza a rotação, e durante uns dois minutos escutei os TEC-TEC dos tuchos que ainda estava descarregados, logo após eles carregam e somem os ruídos de válvula.
Mantive o motor na lenta até acionar a ventoinha, para checar alguma eventual anormalidade. Depois, uma conferida geral nos apertos dos parafusos... aí só alegria, vectrão tá com saúde novamente!

Imagem

Espero ter colaborado, aprendi muito com este serviço. Agradeço a todos que de uma certa forma me encorajaram e me deram dicas, ao Paulo Campos pelo material técnico enviado e ao Vectra Clube por este espaço.

Grande Abraço,

postado pelo usuario paulo_hod em outro site

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 703
Registrado em: 17 Abr 2013, 20:32
Nome Completo: Marcio Gregolin
Cidade: Uberlandia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Desmontei o motor do meu VCD A .... c/ 164.400Km (com fo

por Last_Warrior » 01 Mai 2013, 01:09

Opa parabéns pelo serviço, não tem muito segredo nisso...

Algumas recomendações...

1) Usar junta do cabeçote original Sabó, Taranto ou a junta de aço do motor 2.4. Outras marcas por sua conta e risco!!
2) Comprar parafusos de fixação do cabeçote novos. Muita gente reaproveita, mas o certo mesmo é sempre trocar os mesmos, visto que sofrem deformação. Como os parafusos desse motor são muito baratos, compensa colocar parafusos novos.

Do resto, só seguir as recomendações básicas e pronto.
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

Avatar do usuário
paulopes
Member
Member
Mensagens: 10
Registrado em: 26 Abr 2013, 21:20
Nome Completo: Paulo Lopes
Cidade: Alverca do ribatejo
Estado: Exterior
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Desmontei o motor do meu VCD A .... c/ 164.400Km (com fo

por paulopes » 01 Mai 2013, 09:16

Boas discrição, e realmente não compensa poupar alguns trocos no anticongelante para o liquido de arrefecimento alem de aumentar o nível de congelamento da agua para valores bem negativos tb aumenta o ponto de evoluição por isso o motor não aquece tanto e não queima a junta da cabeça conforme te aconteceu amigo.... mas boa discrição do trabalho feito...
Opel Vectra 2.2 dti 16v Sport
Opel Frontera 2.2 dti 16v RS Sport
Yamanha Warrior 350 R

Avatar do usuário
Ricardo Pinto
Organizador
Organizador
Mensagens: 1093
Registrado em: 07 Abr 2013, 13:46
Nome Completo: Ricardo Ferreira Pinto
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Desmontei o motor do meu VCD A .... c/ 164.400Km (com fo

por Ricardo Pinto » 01 Mai 2013, 09:34

So uma duvida...

Possuem um torquimetro para fechar o cabeçote em casa ?

Tem coisas que nao me atrevo a fazer... Vai que da merda ;)

Notaram o quanto as válvulas "lamberam" os pistões ? Isto indica mistura pobre... Gasolina ruim.

Abs

MarceloOliveira

Re: Desmontei o motor do meu VCD A .... c/ 164.400Km (com fo

por MarceloOliveira » 01 Mai 2013, 12:15

Galera, atualizei o tópico

:88:

Avatar do usuário
QuackMastter
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 191
Registrado em: 22 Jul 2013, 09:39
Nome Completo: Maicon Miglioranza
Cidade: Gramado
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Desmontei o motor do meu VCD A .... c/ 164.400Km (com fo

por QuackMastter » 12 Fev 2014, 16:54

Curti o trabalho, parabéns ótimo tuto.

antonioarfilho
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 15 Fev 2014, 09:50
Nome Completo: Antonio Anselmo Rosa Filho
Cidade: São João de Meriti
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Desmontei o motor do meu VCD A .... c/ 164.400Km (com fo

por antonioarfilho » 15 Fev 2014, 10:25

Muito Bom, deu trabalho mais valeu a apena, obrigado por compartilhar!

bonesix
Member
Member
Mensagens: 22
Registrado em: 05 Abr 2013, 23:27
Nome Completo: Bone Six
Cidade: Sampa
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Desmontei o motor do meu VCD A .... c/ 164.400Km (com fo

por bonesix » 16 Fev 2014, 11:07

sensacional!! parabéns!!
Blazer Executive Manual Azul 4.3 2000/2000
Ex-Vectra Elite Aut. Preto 2.4 2006/2006

yrosh
Member
Member
Mensagens: 28
Registrado em: 04 Nov 2014, 16:25
Nome Completo: Yrosh Reis
Cidade: Jacareí
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Desmontei o motor do meu VCD A .... c/ 164.400Km (com fo

por yrosh » 06 Nov 2014, 22:35

Boa noite e Parabens pelo obra de arte
Gostaria de assumir esse risco meu vecão queimou junta e fez café com leite podem me ajudar???

yrosh
Member
Member
Mensagens: 28
Registrado em: 04 Nov 2014, 16:25
Nome Completo: Yrosh Reis
Cidade: Jacareí
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Desmontei o motor do meu VCD A .... c/ 164.400Km (com fo

por yrosh » 06 Nov 2014, 23:08

Boa noite mais uma vez
Eu já meche no painel,alternador ,porta,porta malas, corta corrente, correias mais nunca no motor alias só as velas e óleo rsrs essa experiência no motor vai ser a primeira vez
Abençoado me responde uma coisa em seu tutorial tem tudo que preciso saber ou tem ai alguns pulos de gato rsrs?

FelipeAlisson
Member
Member
Mensagens: 10
Registrado em: 13 Out 2014, 22:58
Nome Completo: Felipe Alisson Gomes Costa
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Desmontei o motor do meu VCD A .... c/ 164.400Km (com fo

por FelipeAlisson » 19 Nov 2014, 22:29

Doutor tem como disponibilizar o tutorial do que o Paulo campos lhe mandou? quero fazer o mesmo no meu futuramente...
Ficaria muito agradecido..

Avatar do usuário
LeandroRibeiro
Member
Member
Mensagens: 13
Registrado em: 26 Mar 2015, 19:59
Nome Completo: Leandro Ribeiro
Cidade: Poços de Caldas
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Desmontei o motor do meu VCD A .... c/ 164.400Km (com fotos)

por LeandroRibeiro » 03 Ago 2016, 16:24

Excelente serviço,parabéns,ficou show de bola! quanto gastou com os parafusos novos do cabeçote?

Avatar do usuário
jucelio
Member
Member
Mensagens: 24
Registrado em: 21 Jan 2014, 01:04
Nome Completo: Jucelio Lopes
Cidade: Carapicuiba
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Desmontei o motor do meu VCD A .... c/ 164.400Km (com fotos)

por jucelio » 24 Out 2016, 17:28

Os parafusos do cabeçote voce gasta entre 70 e 170 reais. depende da marca ou de onde vende. Pode ser GM, Taranto, Sabó ou Spaal. Na média essa é a ordem do caro para o mais barato. Medida M11 X 1,25 X 137
Vectra CD 1994 mod 1995 C20NE 8v

13 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 225 visitantes