O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisCâmbio - Troca de Óleo e Trambulador
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

11 mensagens   •   Página 1 de 1
MarceloOliveira

Câmbio - Troca de Óleo e Trambulador

por MarceloOliveira » 01 Mai 2013, 08:34

Olá a todos,

Assim que comprei meu Vectra 95, pude perceber que o engate de marchas estava mais difícil que o normal, quando em uma ocasião, dirigi um Monza 94 instalado com uma transmissão manual recém substituída. Neste dia, pude perceber que havia um leve ronco agudo vindo do meu câmbio e um pouco de folga no trambulador que talvez fosse o motivo dos engates imprecisos, principalmente em 3º e à ré. Pesquisando aqui no Forum, aprendi muito com os nossos colegas, em especial com Paulo Campos/RJ, sobre regulagem, peças e tipo de óleo que deveria ser usado nesta manutenção.

O que vou descrever a seguir são procedimentos que podem sanar os problemas de engates nos modelos que usam caixas de transmissão tipo F16 (Vectra, Corsa, Astra, Kadett, Ipanema, Monza, etc...) sem desperdiçar seu rico dinheirinho. Tudo é muito fácil de fazer e leva em torno de duas horas. Um dos problemas mais difícil de resolver foi à escolha do óleo, que vou explicar logo em seguida para que não passem por tudo o que passei.

O mais fácil de tudo foi comprar foi o anel/bucha de borracha do trambulador. Encomendei o Part Number 90250175 na concessionária GM, paguei R$ 11,00 e em dois dias estava disponível. Fiz também uma cotação na Accioly e custava R$ 6.00, mas teria que gastar também com o frete para minha cidade o que tornou inviável.

Vamos ao assunto do óleo de transmissão. Primeiramente, o manual do proprietário estabelece que o nível de óleo da transmissão manual deve ser apenas checado e que não é necessária a troca do mesmo por toda sua vida. Caso fosse preciso, deveria completar com óleo 80W RTL para transmissão Hipóide de cor vermelha. Alguns comentam no fórum que o óleo correto seria o 75W-85W sintético AC Delco de cor vermelha. Ok, procurei por esta especificação na concessionária e cada litro custa R$ 130,00. Não é absurdo, mas vamos escapar destes espertinhos.

Ok. Comecei a procurar um tipo de óleo compatível com o especificado pela GM. Descobri que o Ipiranga ISAFLUIDO 556 – SAE 80 poderia ser usado e procurei em quase todos os postos Ipiranga e não encontrei. Dizem que o ISAFLUIDO 561 – SAE 80W90 API GL-3 poderia substituir, mas neste caso há duas coisas que não estão de acordo com a especificação original, a multi-viscosidade 80W90 (a original é mono-viscosidade 75, 80, ou 85W) e a classificação é GL-3, que não serve para engrenagens hipoidais (que praticamente todo carro atual possui em sua caixa de transmissão).

Liguei na Ipiranga e tentei saber se ainda era produzido, já que no site não há foto do bendito produto. Além de ser mal atendido, disseram que sim, mas que somente os distribuidores teriam acesso à compra e deveria procurar na rede Ipiranga por este produto. Pude ver que vamos ter muitas dificuldades de achar este tipo de óleo no futuro.

Não satisfeito com a inútil resposta, descobri na net que os modelos europeus usavam o óleo Duckhams Hypoid Gear Oil 80W GL-4 ou Duckhams Hypoid Gear Oil 75W-90 GL-4, conforme o manual Haynes. Mas minha surpresa foi descobrir que atualmente a empresa fabricante faliu ou não existe mais como antigamente.

Restou-me fazer uma mescla de tudo o que tenho para achar um tipo de óleo compatível nas outras empresas de lubrificantes como: Castrol, Repsol, Shell, Mobil, Incol, Texaco e Selénia, etc. Procurei encontrar um mono-viscoso, entre 75W e 85W, sintético e de classificação recomendada de GL-4 (esta é ideal para veículos leves, a GL-5 é mais usada em veículos pesados e militares).

Encontrei uma alternativa um Tutela Selénia ZC 75W80 API GL-5 Synth, à R$ 42,00 o litro. Nele só há dois problemas, é multiviscoso e de classe GL-5. Não dá...

A opção encontrada é o LUBRAX TRM-4 80W API GL-4, à R$ 11,00 o litro. Nele só há um característica: não é sintético. O resto atende todas as normas que a GM solicita em sua caixa de transmissão.

O Ipiranga ISAFLUÍDO 556 muito provavelmente também não seja sintético, já que seu preço mesmo indisponível é muito próximo ao Lubrax. Com excessão da cor vermelha, que é um corante que qualquer fabricante adiciona para diferenciar seus produtos (o óleo da Esso 80W – GL-3 é transparente, por exemplo), existe a referência da Europa para o uso do Duckhams Hypoid Gear Oil 80W GL-4 que também não é sintético, exatamente como LUBRAX TRM-4 80W API GL-4.
Resumindo: para a substituição dos óleos de transmissão originais, o LUBRAX TRM-4 80W API GL-4 atende a todas as normas da GM e facilmente encontrado em qualquer posto BR ou loja de auto peças.

Bem, as fotos explicam bem tudo que foi feito:

Imagem

Use uma rampa ou elevador para o acesso na transmissão. Se puder faça o levante pela roda esquerda

Imagem

Cárter da transmissão. Não é preciso retirar o protetor de cárter do motor.

Imagem

Parafuso de nível (o mais claro). Aqui já praticamente retirado.

Imagem

Idem

Imagem

Parafuso de nível. Sugiro começar por aqui usando uma chave "L" 13.

Imagem

Afrouxe levemente os parafusos usando a mesma chave.

Imagem

Use uma bacia velha ou algo semelhante. Só depois solte de vez todos os parafusos usando a mão.

Imagem

Deixe pelo menos um parafuso frouxo no local para evitar que a tampa solte de uma vez. Se for preciso use uma chave de fenda para descolar da transmissão.

Imagem

Detalhe para o último parafuso. Procure trabalhar de maneira limpa.

Imagem

Tampa e óleo já retirados.

Imagem

Óleo bastante contaminado. É importante trocar o óleo para evitar que estes elementos danifique as engrenagens.

Imagem

A transmissão trabalhava com apenas 1 litro. Não joque este óleo em qualque lugar por que ele contamina muito a terra e a água. Deixe em algum posto para reciclar.

Imagem

Dois litros de óleo Lubrax (R$ 22,00), Um jogo de junta para transmissão de Monza (R$ 10,00) e uma chave "L" 13 (R$ 16,00).

Imagem

Tampa com junta antiga, ainda em bom estado.

Imagem

Usa-se apenas uma peça do Jogo de juntas. (A escrita correta é câmbio Clark, ok?)

Imagem

Tampa com a nova junta. Em último caso fazer e usar uma do tipo "volumóide". Instale novamente e aperte sempre de maneira cruzada do centro para fora. Vá apertando aso poucos,, a idéia é que a junta fique bem apertada, mas não esmagada.

Imagem

Use um pedaço de mangueira limpo (1m ou 1,5m) que consiga entrar no furo de alimentação. Dê preferência para uma com diâmetro maior.

Imagem

Use um funil ou coloque a mangueira dentro da recipiente e assopre dentro. A pressão faz com que o óleo trafegue pela mangueira.

Imagem

Dois litros em poucos minutos. Alimentar por gravidade demora muito mais. Retire a mangueira e feche com o parafuso. Se lembrar, limpe o imâ que há dentro dele. Pode vazar um pouco quando retirar a mangueira. Deixe a bacia embaixo para evitar sujeira.

Agora o trambulador:

Imagem

Só encontrei na concessionária. Part Number 90250175 - R$ 11,00

Imagem

Retire a capa do trambulador. Quatro encaixes.

Imagem

Retire a trava que se prende na haste e puxe o pino.

Imagem

Retire a alavanca.

Imagem

Anel usado, ainda em bom estado.

Imagem

Trambulador sem alavanca. Aproveite para limpar.

Imagem

Nova x usada.

Imagem

Engraxe as peças móveis sem excessos.

Imagem

Lubrifique bem a haste de comando. Ela é a principal parte que faz atrito no trambulador.

Imagem

Aproveite para lubrificar as partes móveis próximo ao motor. Mesmo superficial adianta.

Imagem

Aproveitei para lubrificar o cabo do velocímetro que fazia barulho dentro do painel.

Imagem

Um pouco de óleo Singer/Multiuso (R$ 1,80) asoprado para dentro do conduite eliminou até a tremedeira do ponteiro de velocidade.

Imagem

Fase final, ajuste do trambulador. Mova a alavanca para a esquerda e use um pino para que ele os furos fiquem alinhados. Broca, prego ou uma pequena chave de fenda pequena podem ser usados, o importante é não haver folga.

Imagem

Próximo ao motor, solte a porca conforme a foto usando uma chave de boca 13,14 ou 15.

Imagem

Retire o pino plástico e lembre de colocar ele novamente no final do precesso. Esqueci de colocar e meu e quando fui andar o óleo vazou por ali...

Imagem

Use algo para inserir no seu lugar e vire/torça um pouco a haste de conexão do trambulador até que sinta o encaixe. No meu caso usei uma chave Philips. Aperte novamente o parafuso, monte tudo e pronto.

O resultado final foi muito bom. A troca de marchas ficou muito macia e tive a impressão que melhorou um pouco o rendimento do carro. O ruído continua igual, mas este talvez venha do rolamento da embreagem.

Fica a dica.

Um abraço,

Rafael Aun

Avatar do usuário
André-mineiro
Member
Member
Mensagens: 17
Registrado em: 24 Abr 2013, 20:24
Nome Completo: André de Almeida Cruz
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: Câmbio - Troca de Óleo e Trambulador

por André-mineiro » 11 Mai 2013, 08:14

Galera,

Meu Expression 2002 tem a parte ali da alavanca de marchas( a base) diferente e ta meio ruim de engatar a primeira, as vezes tem que dar dois toques com a alavanca em ponto morto pra ela entrar ou então tenho que engatar segunda marcha e ai sim entra a primeira. Notei que a alavanca está com uma folga acima da normal mas será que o anel isolador é o mesmo que foi mostrado neste post acima? Pois o não consegui ver como faço pra desmontar aquela base da alavanca e retirar este anel.

Alguem pode me orientar?

Grato.
Atenciosamente,


André Cruz
anterior: kadett 98 gls 2.0
atual: Vectra Expression 2.2 2002 8V

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Câmbio - Troca de Óleo e Trambulador

por Arquiteto » 11 Mai 2013, 09:14

lubrifica nos terminais dentro do cofre do motor com car 80 ou WD,

dentro do carro as partes plasticas se lubrifica com graxa de silicone ...

voce encontra em loja de componentes eletronicos, ao desmontar vc via ver se e necessrio trocar

aquele anel de borracha ... as vezes nem precisa ...


o sistema do B dentro do carro e bem parecido tem aquele pino na base da alavanca ...não e dificil

Avatar do usuário
André-mineiro
Member
Member
Mensagens: 17
Registrado em: 24 Abr 2013, 20:24
Nome Completo: André de Almeida Cruz
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: Câmbio - Troca de Óleo e Trambulador

por André-mineiro » 11 Mai 2013, 09:18

Bom dia Arquiteto,

Mas não consegui ver uma forma de desmontar para trocar o anel. O modelo desse vectra é o que tem a ré pra trás.
Atenciosamente,


André Cruz
anterior: kadett 98 gls 2.0
atual: Vectra Expression 2.2 2002 8V

stock200
Member
Member
Mensagens: 43
Registrado em: 23 Dez 2014, 23:18
Nome Completo: Mauricio Jean Freisleben
Cidade: Canoinhas
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Re: Câmbio - Troca de Óleo e Trambulador

por stock200 » 16 Fev 2015, 16:13

Essa troca é necessaria apartir de quantos Km? Por que eu tenho um Gt 2011, será que é necessario?

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Câmbio - Troca de Óleo e Trambulador

por Arquiteto » 17 Fev 2015, 14:08

André-mineiro escreveu:Bom dia Arquiteto,

Mas não consegui ver uma forma de desmontar para trocar o anel. O modelo desse vectra é o que tem a ré pra trás.


a re deste e pra frente mesmo ... veja a foto

Imagem

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Câmbio - Troca de Óleo e Trambulador

por Arquiteto » 17 Fev 2015, 14:10

stock200 escreveu:Essa troca é necessaria apartir de quantos Km? Por que eu tenho um Gt 2011, será que é necessario?


eu trocaria com a cada 100 mil por preucaução

:76:

Avatar do usuário
Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1123
Registrado em: 16 Set 2014, 20:34
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Câmbio - Troca de Óleo e Trambulador

por Mantenedor » 21 Mar 2015, 19:24

Marcelo tudo bem ? Me amarro neste tipo de trabalho , onde se pode fazer com calma e atenção . Eu preciso dar uma vistoriada no conjunto do câmbio mas não estou conseguindo encontrar a junta da tampa , você poderia me enviar o link ou telefone de onde poderia encontrar? Meu vectra é um cd 16V.ano 97 , abraço
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

robson gtx
Member
Member
Mensagens: 10
Registrado em: 28 Jul 2014, 12:28
Nome Completo: Robson Vitor de Souza
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2004/2005

Re: Câmbio - Troca de Óleo e Trambulador

por robson gtx » 02 Jun 2015, 14:35

O manual do Vectra 2008 pede o óleo 75w85 mas é difícil de achar. Posso utilizar o Elf 75w80 sintético GL-4 no lugar dele?

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Câmbio - Troca de Óleo e Trambulador

por Alcir Andreoni » 02 Jun 2015, 16:45

robson gtx escreveu:O manual do Vectra 2008 pede o óleo 75w85 mas é difícil de achar. Posso utilizar o Elf 75w80 sintético GL-4 no lugar dele?

Só se você tiver certeza de que é o mesmo óleo e fizer a troca total! :88:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Gustavo camargo
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 11 Set 2015, 12:53
Nome Completo: gustavo da silva camargo
Cidade: manaus
Estado: Amazonas
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Câmbio - Troca de Óleo e Trambulador

por Gustavo camargo » 11 Set 2015, 13:19

amigão!

eu tenho um corsa wind 96, logo quando comprei ele notei que a marcha entrava muito fácil, quase não dava pra notar, apenas a RE que era um pouco mais "normal", e de vez em quando a 5° não entrava ate quando ele estava em ponto morto era difícil de saber, pq e bem leve!

certo dia chegando em casa fui dar a RE e não entrava, tentei outra vez, ate que essa parte da alavanca da marcha soltou, tirei a coquilha pra ver oque tinha acontecido!

foi as buchas de plásticos e borracha que seguram a base marcha haviam saído, coloquei novamente o probelma continuava, eu troquei as pecas coloquei novas.

porem quando ia passar marcha saia novamente, ou seja não consigo passar nenhuma marcha, tirei foto do ocorrido, e mostrei a um mecânico, ele me disse que esse anel de borracha que esta bem no meio do cambio de marcha que esta gasta e estava fazendo isso! esse anel de borracha ate aparece na sua foto!!

porem estou em duvida se e so isso o problemas mesmo! ou se e o trabulhador que tem que trocar por enteiro!

11 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Paulo magu e 114 visitantes