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Faça você mesmo / TutoriaisMontando um sistema de partida a frio p/ álcool
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3 mensagens   •   Página 1 de 1
MarceloOliveira

Montando um sistema de partida a frio p/ álcool

por MarceloOliveira » 01 Mai 2013, 17:23

Olá pessoal,

Converti meu Vectra CD 1995/96 para álcool através da troca do chip original por um remapeado para álcool.
Depois de alguns ajustes, o próximo passo foi montar um sistema de partida a frio para injetar gasolina nos dias frios. Com 100% de alcool no tanque, sem esse sistema, corre se o risco de ter que sair a pé...

Estou passando a experiência para aqueles que deixaram seus vectras alcóolatras não terem mais dor de cabeça de manhã.

ATENÇÃO: Em caso de dúvidas, consulte um mecânico. Essa adaptação deve ser feita com muito cuidado para não colocar em risco a segurança (em caso de vazamento de gasolina)

Comprei esse kit em uma loja de auto-peças (Chevrolet), mas o kit é universal:

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Reservatório de gasolina-R$ 25,00
Bomba - R$ 15,00
Valvula Solenoide - R$ 32,00
Mangueira e abraçadeiras - R$ 10,00
+ fiação

Escolhi um local para fixar o reservatorio, evitando ficar próximo do motor e partes muito quentes, e seguro o bastante em caso de vazamento no reservatório não cai gasolina em cima do escape. deposis, soldei dois fios (um + e outro -) na bombinha, já encaixada no reservatório. Veja as conexões das mangueiras:

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A mangueira que vem do reservatório deve entrar na válvula solenoide. essa valvula tem a função de evitar que o vácuo da admissão sugue toda a gasolina do reservatório durante o funcionamento do motor. Também oferece mais segurança pois só libera a passagem da gasolina quando acionada a bombinha.

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Depois de passar pela solenoide, a gasolina segue para o local indicado. Como ali já existe uma mangueira, coloca-se um "T" (R$ 10,00), onde entrará a gasolina e em uma extremidade, a outra mangueira que originalmente entrava direto na TBI. A outra ponta do T entra na TBI.

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O caminho da gasolina do "T" até a TBI deve ser o mais curto possivel, e a outra extremidade da mangueira, que leva vácuo para outra válvula (lig. original) preferi passar por cima do atuador da lenta, evitando assim que a gasolina entre nessa válvula.

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A ligação elétrica da solenoide é similar a da bomba, porém não existe polaridade. Liguei as duas em paralelo, então ao aplicar 12V nos fios + e - a bomba puxa a gasolina ao mesmo tempo que a válvula libera a entrada de gasolina na TBI.

Sistema quase pronto:

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Ainda ficou semi-oculto o reservatório. Observe a portinhola

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Montei um sistema eletronico que faz o acionamento automático do injetor acordo com a temperatura do motor e ainda ajusta a IE para que não seja necessário aquecer o motor antes de sair (mesmo em dias frios):
Este ainda é um protótipo em avaliação, vou melhorar a fiação com espagetes e abraçadeiras. não reparem, o motor tá sujo

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LOCALIZAÇÃO DOS COMPONENTES

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SENSOR DE TEMPERATURA (ESSE FOI O MELHOR LOCAL P/ ADAPTAR):

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COMUNICAÇÃO COM A CENTRAL DE INJEÇÃO ELETRÔNICA

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PLACA DO MICROCONTROLADOR E RELÊS

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O PORTA FUSÍVEL DO SISTEMA, ADICIONADO NA CAIXA DE FUSIVEIS

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O sistema está funcionando bem legal no meu VCD A 95/6. Usando somente alcool no tanque, a partida fica fácil com esse sistema pois ele injeta automaticamente a quantidade certa de gasolina, caso necessário (motor frio), além do mais durante os primeiros minutos, ele garante melhor funcionamento, permitindo inclusive dar partida e já sair, mesmo em dias frio.

Abraços Galera!

[quote]Postado pelo usuário Paulo_hod em outro site

edson-carlos-da.silva
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Montando um sistema de partida a frio p/ álcool

por edson-carlos-da.silva » 23 Jun 2016, 07:29

como montar un sistema de partida afrio no vcrta 98 con vertido com chipe para alcool

ancelmo scheidt
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Montando um sistema de partida a frio p/ álcool

por ancelmo scheidt » 11 Mar 2017, 21:41

amigo vc trocou mais alguma coisa no seu vectra fora o chip?

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