O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisDescontaminação de Pintura usando Clay Bar
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

14 mensagens   •   Página 1 de 1
Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Descontaminação de Pintura usando Clay Bar

por Arquiteto » 01 Mai 2013, 22:07

Olá, pessoal do Clube do Vectra , sou o @borjao, na verdade faço parte do Clube do Astra, portanto sou da família GM - basicamente sou um “primo” do VC. :)

Recentemente precisei resolver um problema grave de contaminação na pintura do meu carro, e meu irmão, que é membro deste fórum, me recomendou o VC para pesquisar como resolver o meu problema. Para a minha grata surpresa, além de vasto material, pude contar com a inestimável ajuda do @Arquiteto, que pacientemente me orientou e deu várias dicas as quais me deixaram seguro para realizar o trabalho sozinho.

Quero, portanto, antes de mais nada, agradecer mais uma vez ao colega @Arquiteto por toda a orientação recebida. Este registro é a minha maneira de agradecê-lo pela gentileza de ter gasto seu tempo tentando me ajudar, e também é uma forma de compartilhar as informações com todos.

Passo agora ao registro.

Vejam o problema que eu tinha pra resolver... As fotos falam por si mesmas: :| Como o carro é prata, a névoa não se destaca tanto na lataria, mas vejam:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

De acordo com o @Arquiteto, a descontaminação deveria ser feita com plasticina (Clay Bar). Dentre as disponíveis para compra, optei pela ClayBar da 3M, que pode ser encontrada neste link.

Para o trabalho, frisou o @Arquiteto, o carro deveria estar com a lataria livre de poeira (lavada), fria e à sombra.

De acordo com ele, para o uso da pasta abrasiva é imprescindível utilizar um líquido “lubrificante”, que pode ser feito com uma solução utilizando-se 5 a 8 gotas de um detergente neutro para 500ml de água num borrifador, conforme pode-se ver na foto:

Imagem

Fui fazendo a descontaminação por área (capô, paralamas, porta etc).

Usei toalhinhas de microfibra que comprei no Extra (estas que vcs estão vendo acima), para ir enxaguando com água limpa cada área que eu descontaminava, e depois secava. Um kit com 3 toalhas pequenas custou R$ 9,00 como pode-se observar também na foto anterior.

O processo de descontaminação pode ser visto com mais detalhes e comentários num vídeo que montei e coloquei o link mais ao final do post. Além da lataria e vidros, também descontaminei os faróis e lanternas.

Ao final da descontaminação completa da lataria e vidros, ainda usei a Clay já usada para limpar também as borrachas, que também tinham contaminação por névoa. Depois de tudo, dei uma enxaguada geral no carro para me certificar de que não ficariam restos de água contaminada e sabão líquido, para depois passar para a próxima fase.

O último passo, não menos importante, foi encerar. De acordo com o @Arquiteto, depois da descontaminação a pintura fica completamente desprotegida e a sujeira iria se agarrar muito, ficando difícil a remoção depois. O mais indicado seria uma cera à base de carnaúba apenas, mas não encontrei uma desse tipo por aqui e tive que me contentar com a Cera Brilho da 3M (paguei R$ 17,00 no Extra), que por sinal deu um resultado bastante satisfatório.

Então o resultado final (sem os retoques finais nos detalhes) foi esse.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Após retirar a cera e dar o brilho, também passei silicone em todas as partes externas de plástico e borrachas, para me certificar de que ficariam limpas e sem resíduos de névoa. Depois fiz os retoques e corrigi os detalhes.

Vc pode conferir o vídeo aqui: http://goo.gl/ArV6d

Indiscutivelmente a pintura ficou 90% melhor, como que uma seda ao toque, após o enceramento final. Agora poderei mandar para um serviço de polimento, pois terei a certeza de que a parte da descontaminação foi feita.

Inicialmente eu pensei em mandar fazer todo o procedimento numa loja especializada em "polimento cristalizado", mas em todos os estabelecimentos nos quais liguei pergutei se eles faziam o trabalho de descontaminação antes e todos disseram que não precisava, e que o polimento "arranca tudo", o que sabemos, não é verdade, e pode talvez até ferrar (mais) com a pintura.

É isso.

Agradeço a todos pela atenção. Gostaria de frisar que o espírito de ajuda é o que move fóruns como este. Sei que é um pouco complicado e trabalhoso montar How-To’s, ficar tirando fotos, vídeos, dar upload, montar textos etc, mas são esses trabalhos que enriquecem muito a comunidade. Parabéns a todos pela união e espírito de ajuda.

Fiquem à vontade para comentar ou tirar dúvidas por MP, sem problema.

Abraços a todos,
Borjão.


material criado pelo Borjão em outro site, transcrito aqui

Avatar do usuário
Janderson
Ouvidoria
Mensagens: 1175
Registrado em: 07 Abr 2013, 00:06
Nome Completo: Janderson von Neumann
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: Descontaminação de Pintura usando Clay Bar

por Janderson » 01 Mai 2013, 22:43

Meu amigo Leo Arquiteto, a uns dias estou pra te perguntar uma coisa e não me sobrou tempo, vou aproveitar esse tópico pois acho que vc. sabe me dar a resposta.

Pois bem, tenho que socorrer um amigo meu aqui, ele tem um Polo preto, lindo carro, o cara não sabe (não se lembra) onde deixou estacionado o carro, mas diz que perto de um shopping em construção a última vez, acontece que o carro dele tá todo com névoa de tinta branca, aquilo que se chama overspray , bom, o cara tá desesperado, tem pontinho branco nos vidros, emblemas, grade, etc..., como o carro dele tá zerado ele não quer largar em qualquer lugar, como é meu amigo de infância me ligou chorando as mágoas e me pedindo pra ajudar ele, eu nunca usei clay bar também, mas como ele disse que só confia em mim daí vou fazer essa empreitada pra ele, já comprei pra ele a clay da Meguiars (a versão suave) e o Quick Detail para lubrificar, mas agora o que eu faço ?

Não posso apertar contra a lataria né, tem que ser suave o movimento, só deslizando ? passo nos dois sentidos tipo zig-zag ? (foi o que me falaram)

Em relação aos detalhes, as molduras cromadas, o nome cromado do carro (que sabemos que é plástico cromado) vidros, etc...posso passar em tudo ?, não vai riscar o vidro ?, ah, nesse caso saí também aquelas marquinhas do tempo que estão nos emblemas cromados tipo aquele início de oxidação (pontinhos esverdeados) e saí também as manchinhas de lavagem que tem nos vidros ?

Lavo o carro depois da clay ?, e depois de descontaminado posso apenas passar a cera ?

Todo esse processo não vai dar risco em carro preto?, é seguro fazer descontaminação em cor preta sólida, tô com medo, hehehe...

Abração
Janderson
Vectra CD 2.2 16v manual 99 Branco Mahler(top-teto e couro) Saudades!!!
Vectra CD 2.2 16v Auto 2004 Branco Mahler(top)
Vectra Elegance 2.0 8v Flex manual 2008 Cinza Bluet pacote PDW
Vectra Elite NE 2.0 8v Flex Auto 2010 Prata Polaris(top o + novo do Br)

Imagem

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Descontaminação de Pintura usando Clay Bar

por Arquiteto » 01 Mai 2013, 23:06

aguenta a mão ai que vou te passar algo mais detalhado ...

tenho uqe procurar aqui no pc

Avatar do usuário
Janderson
Ouvidoria
Mensagens: 1175
Registrado em: 07 Abr 2013, 00:06
Nome Completo: Janderson von Neumann
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: Descontaminação de Pintura usando Clay Bar

por Janderson » 01 Mai 2013, 23:19

Que isso Léo, não quero te atrapalhar não, mas obrigadão pela atenção.

Abração
Janderson
Vectra CD 2.2 16v manual 99 Branco Mahler(top-teto e couro) Saudades!!!
Vectra CD 2.2 16v Auto 2004 Branco Mahler(top)
Vectra Elegance 2.0 8v Flex manual 2008 Cinza Bluet pacote PDW
Vectra Elite NE 2.0 8v Flex Auto 2010 Prata Polaris(top o + novo do Br)

Imagem

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Descontaminação de Pintura usando Clay Bar

por Arquiteto » 01 Mai 2013, 23:59

Janderson escreveu:Que isso Léo, não quero te atrapalhar não, mas obrigadão pela atenção.

Abração
Janderson


mandei no seu emai do yahoo ...blz ...

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Descontaminação de Pintura usando Clay Bar

por Arquiteto » 02 Mai 2013, 00:18

Janderson escreveu:Meu amigo Leo Arquiteto, a uns dias estou pra te perguntar uma coisa e não me sobrou tempo, vou aproveitar esse tópico pois acho que vc. sabe me dar a resposta.

Pois bem, tenho que socorrer um amigo meu aqui, ele tem um Polo preto, lindo carro, o cara não sabe (não se lembra) onde deixou estacionado o carro, mas diz que perto de um shopping em construção a última vez, acontece que o carro dele tá todo com névoa de tinta branca, aquilo que se chama overspray , bom, o cara tá desesperado, tem pontinho branco nos vidros, emblemas, grade, etc..., como o carro dele tá zerado ele não quer largar em qualquer lugar, como é meu amigo de infância me ligou chorando as mágoas e me pedindo pra ajudar ele, eu nunca usei clay bar também, mas como ele disse que só confia em mim daí vou fazer essa empreitada pra ele, já comprei pra ele a clay da Meguiars (a versão suave) e o Quick Detail para lubrificar, mas agora o que eu faço ?

Não posso apertar contra a lataria né, tem que ser suave o movimento, só deslizando ? passo nos dois sentidos tipo zig-zag ? (foi o que me falaram)

Em relação aos detalhes, as molduras cromadas, o nome cromado do carro (que sabemos que é plástico cromado) vidros, etc...posso passar em tudo ?, não vai riscar o vidro ?, ah, nesse caso saí também aquelas marquinhas do tempo que estão nos emblemas cromados tipo aquele início de oxidação (pontinhos esverdeados) e saí também as manchinhas de lavagem que tem nos vidros ?

Lavo o carro depois da clay ?, e depois de descontaminado posso apenas passar a cera ?

Todo esse processo não vai dar risco em carro preto?, é seguro fazer descontaminação em cor preta sólida, tô com medo, hehehe...

Abração
Janderson


resposta a algumas duvidas ...


ir passando a clay com movimento retos sempre borrifando, e deslizando sobre a pintura ...
passar varias vezes sem forçar
a repetição do movimento e que retira a descontaminação não a força

pode passar em tudo , para materiais diferentes use outro pedaço de clay bar ...
va virando a clay bar frequentemente ... se perceber que esta excessivamente contaminada
pegue um novo pedaço

se cair no chão jogue fora

perto dos emblemas talvez não consiga remover manchas e residuos com a clay ...
vc pode usar um apc com 50% de agua e uma escova de dentes bem macia escovando muito suavemente ...
varias vezes ate sair as manchas

despois da descontaminação lave o carro pois em alguns lugares onde ha lubrificação foe insuficiente
fica um pouco de clay bar agarrada

depois de descontaminado e lavado é aplicar cera mesmo, ...
importante não deixe o carro sujar entre a descontaminação e o enceramento

Avatar do usuário
Janderson
Ouvidoria
Mensagens: 1175
Registrado em: 07 Abr 2013, 00:06
Nome Completo: Janderson von Neumann
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: Descontaminação de Pintura usando Clay Bar

por Janderson » 02 Mai 2013, 00:37

Meu Deus do céu, 9,6Mb de puro conteúdo de detalhamento, vc. é mesmo um anjo Leo, não sei como agradecer o amigo, muito obrigado mesmo, vou ter leitura para uns 3 dias, rsrsrs...

Vou estudar bastante, tenho medo de fazer essas coisas em carro que não é meu, vai que dá uma cácá, mas vou tentar né, quem sabe me torno um profissa na coisa, hehehe...só mais um pouco de sugação Leo, mas e os vidros, tenho medo de riscar, é seguro mesmo ? não vai ficar aqueles micro risquinhos como se tivesse passado bom-bril seco no vidro ?, o carro dele tem película muito escura, daí aparece tudo sabe.

Pego um pedacinho novo de clay só para vidros e borrifo bastante QD, o que acha ?

É isso, obrigado mesmo, se precisares de algo dá um alô também.

Abração
Janderson
Vectra CD 2.2 16v manual 99 Branco Mahler(top-teto e couro) Saudades!!!
Vectra CD 2.2 16v Auto 2004 Branco Mahler(top)
Vectra Elegance 2.0 8v Flex manual 2008 Cinza Bluet pacote PDW
Vectra Elite NE 2.0 8v Flex Auto 2010 Prata Polaris(top o + novo do Br)

Imagem

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Descontaminação de Pintura usando Clay Bar

por Arquiteto » 02 Mai 2013, 00:47

isto mesmo, um pedaço para vidros, outro para borrachas, e vai por ai ...

vai lubrificando direto enquanto esta deslizando a clay que não vai riscar ...

se acabar o quickdetail do kit...faz o caseiro, não pode e passar sem lubrificar ...

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1151
Registrado em: 17 Abr 2013, 18:29
Nome Completo: Pedro Josino
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Descontaminação de Pintura usando Clay Bar

por Pedro Josino » 02 Mai 2013, 17:09

Clay Bar é uma mão na roda para quem deseja não debastar o verniz.

A 3M eu acho bastante agressiva e as vezes agarra um pouco, geralmente uso na roda e na pintura uma Meguiars média e uma Zaino suave.

abineh
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1177
Registrado em: 06 Abr 2013, 17:23
Nome Completo: Abhner Vianna Ignachitti
Cidade: Uberaba
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Descontaminação de Pintura usando Clay Bar

por abineh » 03 Mai 2013, 18:55

Caramba! Esse Arquiteto é um mestre! kkk
Pode andar assim... :103:

serginho_vectra A
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1695
Registrado em: 09 Abr 2013, 17:53
Nome Completo: sergio augusto domingues rodrigues
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Descontaminação de Pintura usando Clay Bar

por serginho_vectra A » 17 Mai 2013, 05:53

Arquiteto escreveu:isto mesmo, um pedaço para vidros, outro para borrachas, e vai por ai ...

vai lubrificando direto enquanto esta deslizando a clay que não vai riscar ...

se acabar o quickdetail do kit...faz o caseiro, não pode e passar sem lubrificar ...



opa blz pessoal. muito bom o topoico. mas fiquei com algumas duvidas.

como minha pintura esta muito cansada, depois que descontaminasse poderia passar massa de polir direto?

e qual essa clay bar caseira??

valew pessoal :6:
Vectra A GLS 1995 azul cezanne 2.0 m.p.f.i

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Descontaminação de Pintura usando Clay Bar

por Arquiteto » 17 Mai 2013, 19:49

e "solução lubrificante caseira" ... quick detail

5 gotas de detergente neutro (amarelo) + 500ml de agua

depois de descontaminar voçe pode sim fazer um polimento antes de encerar ...

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: Descontaminação de Pintura usando Clay Bar

por Ricardo Crispim » 17 Mai 2013, 20:42

Sensacional..
Já copiei e aqquivei.....

Forte abraço!!!!!!!!

serginho_vectra A
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1695
Registrado em: 09 Abr 2013, 17:53
Nome Completo: sergio augusto domingues rodrigues
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Descontaminação de Pintura usando Clay Bar

por serginho_vectra A » 18 Mai 2013, 09:25

Arquiteto escreveu:e "solução lubrificante caseira" ... quick detail

5 gotas de detergente neutro (amarelo) + 500ml de agua

depois de descontaminar voçe pode sim fazer um polimento antes de encerar ...


valeu pela ajuda, ja vai dar uma boa melhorada no visual da nave rssr. :102:
Vectra A GLS 1995 azul cezanne 2.0 m.p.f.i

Imagem

Imagem

14 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 167 visitantes