O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / Tutoriais[DICA] Folga coluna de direção/volante Vectra B
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

79 mensagens
Avatar do usuário
vinicius.santos
Member
Member
Mensagens: 17
Registrado em: 01 Nov 2015, 13:39
Nome Completo: Vinicius Barbosa Teixeira Machado dos Santos
Cidade: Aparecida de Goiania
Estado: Goiás
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

[DICA] Folga coluna de direção/volante Vectra B

por vinicius.santos » 24 Jul 2021, 20:31

Ah, e me esqueci de postar a foto das barras retiradas:

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[DICA] Folga coluna de direção/volante Vectra B

por Almeidão » 25 Jul 2021, 09:56

Bom demais quando o serviço vai dando resultado. O meu tem dá umas batidinhas e leve em calçamentos, mas não vou mexer ali não, deixa quieto que não está me perturbando e nem sempre ando em calçamentos.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[DICA] Folga coluna de direção/volante Vectra B

por Almeidão » 19 Jan 2023, 10:47

Tem alguma solução em folgas nas cruzetas ali da coluna de direção? Tem como trocar esta cruzeta? ou somente esta peça completa? O meu apresenta uma folguinha chata ali nesta peça e não tenho achado nada novo e quando acho usado já não dá pra confiar que estejam boas como eles comentam que estão.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3398
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[DICA] Folga coluna de direção/volante Vectra B

por chirola » 19 Jan 2023, 13:41

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Tem como trocar esta cruzeta?

meu carro tambem tem uma folguinha minima mais échata e em calzamento faz barulho , vou ter que como resolver , aqui não tem para vender , em fevreiro estare pelo brasil e vou ver se acho alguma solução .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[DICA] Folga coluna de direção/volante Vectra B

por Almeidão » 19 Jan 2023, 16:42

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Tem como trocar esta cruzeta?

meu carro tambem tem uma folguinha minima mais échata e em calzamento faz barulho , vou ter que como resolver , aqui não tem para vender , em fevreiro estare pelo brasil e vou ver se acho alguma solução .


Eu achei uma no mercado livre, o cara disse que é de um Vectra 99, acho que vou comprar ela. Aqui na cidade não procurei, mas é dificil de achar. Com certeza em cidades maiores no Brasil fica mais fácil. O meu tem claramente uma folga nas cruzetas e no meio da peça onde ela trabalha como um telescópio, na caixa não tem folga eu ajustei há muito tempo e não folgou mais e não sei se tem alguma folga no rolamento em cima ali perto do volante. Vou trocar esta peça primeiro e avaliar a possibilidade de mais folga, embora ela seja muito pequena.

Comprei por 235,00, é uma do CD 99, espero que dê no meu, com certeza é uma peça importada, numero cravado na peça 9 191 407. Comprei e segundos depois recebo um video dela pelo celular, isto sem pedir, mas ficou claro que era a peça mesmo, vamos torcer agora pra dar certo.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3398
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[DICA] Folga coluna de direção/volante Vectra B

por chirola » 19 Jan 2023, 20:57

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje achei uma no mercado livre, o cara disse que é de um Vectra 99, acho que vou comprar ela.

Aqui impossível mais a GM utiliza peças em diferewntes carros imagino que zafira e astra ate o corsa posa ser a mesma peça , gostaria de desmonte para investigar mais não tem como ficar parado, para entender o desgaste .
O rolamento do volante troque pensa num rolamento caro para o tamanho da peça kakakak e o mesmo do corsa falo asim porque tem vez que pedir peça de corsa ou de vectra tem diferença de preço .
Mais a folguinha é chata , em calçamento faz um barulhinho chato.
Também teria que trocar as buchas da caixa de direção e ficaria 100%

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[DICA] Folga coluna de direção/volante Vectra B

por Almeidão » 20 Jan 2023, 08:33

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje achei uma no mercado livre, o cara disse que é de um Vectra 99, acho que vou comprar ela.

Aqui impossível mais a GM utiliza peças em diferewntes carros imagino que zafira e astra ate o corsa posa ser a mesma peça , gostaria de desmonte para investigar mais não tem como ficar parado, para entender o desgaste .
O rolamento do volante troque pensa num rolamento caro para o tamanho da peça kakakak e o mesmo do corsa falo asim porque tem vez que pedir peça de corsa ou de vectra tem diferença de preço .
Mais a folguinha é chata , em calçamento faz um barulhinho chato.
Também teria que trocar as buchas da caixa de direção e ficaria 100%


Este rolamento eu nunca mexi ali, vou trocar esta peça primeiro, torcer para que esteja melhor que a minha e depois ver sobre o rolamento, a folga que digo é na direção mesmo, milimetros girando ali e se vê isto nas cruzetas. Ontem depois de muita ginástica e filmando consegui ver que o numero da minha peça é o mesmo da que eu comprei. As buchas da caixa as minha eu troquei original, pedi na GM e veio Made in Germany.
Pensa em um trabalho dificil sem soltar o agregado! Pensa e depois multiplica por 3 kakakakaak.
A do lado direito é até mais fácil, mas do esquerdo é dose. Isto sem descer o agregado.

Sim, tem muitas peças iguais ou até mesmo com desenho diferente, porem que cabe ali e o que faz gastar muito esta peça alem do desgaste natural é girar o volante as vezes com o carro desligado. Já as buchas da caixa é simples demais, eu prefiro as caixas parafusadas na carroceria.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3398
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[DICA] Folga coluna de direção/volante Vectra B

por chirola » 20 Jan 2023, 15:35

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Este rolamento eu nunca mexi ali

no seu carro vai ser bem facil trocar o rolamento se não tem airbag , basicamente tira o volante , desmonta a capa plastica da coluna de direção que fica entre o volante e o painel, não lembro dereito mais se não to enganado o rolamento fica encaixado no soporte plastico das chaves de seta\limpador , lembro que fica preso por umas garrinhas plasticas meio sem vergonha achei meio fragil , o rolamento a simple vista parece como um rolamento pequeno so que ele é mais largo que um rolamento comum ,
para trocar as buchas da caixa de direção eu sempre calculo tempo e esforço , analizo como teria que ser feito e por exemplo se desmontar o coletor me facilita trabalho desmonto e deu não fico suando a toa , uma junta de coletor custa 15 reais e pode me economizar mais de uma hora de sufrimento .
as veces não e pelo tempo e sim para que fique um trabalho bem feito sabe .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[DICA] Folga coluna de direção/volante Vectra B

por Almeidão » 20 Jan 2023, 17:10

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Este rolamento eu nunca mexi ali

no seu carro vai ser bem facil trocar o rolamento se não tem airbag , basicamente tira o volante , desmonta a capa plastica da coluna de direção que fica entre o volante e o painel, não lembro dereito mais se não to enganado o rolamento fica encaixado no soporte plastico das chaves de seta\limpador , lembro que fica preso por umas garrinhas plasticas meio sem vergonha achei meio fragil , o rolamento a simple vista parece como um rolamento pequeno so que ele é mais largo que um rolamento comum ,
para trocar as buchas da caixa de direção eu sempre calculo tempo e esforço , analizo como teria que ser feito e por exemplo se desmontar o coletor me facilita trabalho desmonto e deu não fico suando a toa , uma junta de coletor custa 15 reais e pode me economizar mais de uma hora de sufrimento .
as veces não e pelo tempo e sim para que fique um trabalho bem feito sabe .[/quot

O coletor ali não vai lhe ajudar em nada, é tudo por baixo, ajuda muito soltar os parafusos do calço da caixa e afgastar ela um pouco e será feito 90% por baixo do carro e na hora de apertar a da direita, vai precisar de um ajudante em cima com uma alavanca para pressionar a caixa.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3398
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[DICA] Folga coluna de direção/volante Vectra B

por chirola » 20 Jan 2023, 21:42

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje O coletor ali não vai lhe ajudar em nada

Valeu pela dica , resumindo ...
Vai ser uma desgraça kakakakakkaak

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[DICA] Folga coluna de direção/volante Vectra B

por Almeidão » 21 Jan 2023, 14:50

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje O coletor ali não vai lhe ajudar em nada

Valeu pela dica , resumindo ...
Vai ser uma desgraça kakakakakkaak


kkakkaka, foi o pior serviço que fiz no carro até hoje, mas sem desmontar o agregado. O segundo pior é trocar o calço da caixa kakakak.
Sobre a peça que comprei o telescopio com as cruzetas, depois de se contorcer todo ealguns minutos de joelho ali e filmando consegui ver que a minha é com o mesmo numero.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3398
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[DICA] Folga coluna de direção/volante Vectra B

por chirola » 22 Jan 2023, 00:30

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
kkakkaka, foi o pior serviço que fiz no carro até hoje, mas sem desmontar o agregado

Nosa agora sim , vejo que realmente vou suar um pouco com duas borrachinas de bost@ rsrsrsrsrrsrs

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[DICA] Folga coluna de direção/volante Vectra B

por Almeidão » 23 Jan 2023, 08:35

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
kkakkaka, foi o pior serviço que fiz no carro até hoje, mas sem desmontar o agregado

Nosa agora sim , vejo que realmente vou suar um pouco com duas borrachinas de bost@ rsrsrsrsrrsrs


Te digo onde foi a maior dificuldade e com certeza isto lhe ajudará e lembro que eu estava sozinho, só no final que precisei de uma ajuda.
As borrachas que são diferentes um da outra, afinal o lado direito é menor, as duas moldam com o mancal e a do lado esquerdo foi dificil colocar ela no local e ter a certeza que ela moldou corretamente com o mancal, isto porque eu estava só, depois colocar a abraçadeida que entra prensada e também ter a certeza que a borracha não saiu da posição e nesta hora que precisei de um com uma alavanca empurrar ela por cima para colocar o parafuso, depois tudo foi fácil. Eu acho que eu falhei em não querer usar nada ali, talvez se eu tivesse usar um detergente para escorregar teria ajudado, mas coloquei a seco mesmo.
O lado direito é fácil e não terás problemas, más foi tirado a descarga até o intermediário e soltei os 3 parafusos so suporte da caixa para abrir espaço ali
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3398
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[DICA] Folga coluna de direção/volante Vectra B

por chirola » 25 Jan 2023, 02:34

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje O lado direito é fácil e não terás problemas, más foi tirado a descarga até o intermediário e soltei os 3 parafusos so suporte da caixa para abrir espaço ali

E um trabalho chato mais acho que ainda são as original do carro nas férias vou colocar no elevador e ver a situação.

Que sorte que a barra de direção que VC compro e a mesma do caro, espero que esteja boa e sem folgas

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[DICA] Folga coluna de direção/volante Vectra B

por Almeidão » 25 Jan 2023, 13:41

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje O lado direito é fácil e não terás problemas, más foi tirado a descarga até o intermediário e soltei os 3 parafusos so suporte da caixa para abrir espaço ali

E um trabalho chato mais acho que ainda são as original do carro nas férias vou colocar no elevador e ver a situação.

Que sorte que a barra de direção que VC compro e a mesma do caro, espero que esteja boa e sem folgas


Chegou aqui e com certeza tem menos folgas que a minha.
Não faz muito tempo troquei a homocinética lado direito, recente mexi em tudo e ainda nem postei os videos e dei uma geral na esquerda, mas não adiantou, as vezes ela estala um pouco ao manobrar e sempre quando vira pra direita. Ou seja, vou ter que trocar também a esquerda e será breve isto.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3398
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[DICA] Folga coluna de direção/volante Vectra B

por chirola » 25 Jan 2023, 14:00

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje as vezes ela estala um pouco ao manobrar e sempre quando vira pra direita. Ou seja, vou ter que trocar também a esquerda e será breve isto.

sim cuando comenza a dar estalinhos ao manobrar esta chegando ao fim da vida ele vai durar ate dar uma trancadinha e estourar a gaiola interna , homocinetica pe bom porque ela avisa om tempo que vai estragar e senão força nas manobras não fica de a pe.
o pior da homocinetica é sem duvida achar a trava dela nomeio daquela graxa grafitada , esa graxa é uma coisa ruim kakakak cuanto mais limpa mais espalha kakakakak.
mais é um trabalho ate facil de facer , cuando troque a do lado dereito do meu carro tinha comprado um cachimbo longo para tirar a porca do cubo so que compre errado compre um cachimbo 32mm e a porca é 30mm , não sei de aonde tire que a porca era 32 ,
no meu carro tem uma lista de coisas , agora em fevreiro vou estar de ferias e colocare umas coisas em dia nele .
buchas e batentes dos amortecedores traseiros ,
trava e alarme,
o motor da fechadura traseira esquerda que morreu ,
o o´ring do medidor de nivel de oeleo ,
trocar oleo da caixa de marchas,
arrumar a grade do parachoque,
limpar a caixa de ventilação porque ao ligar o ar a agua não escorre para fora do carro ,
acho que tem uma coifa de homocinetica para trocar ,
ver a folga da direção ,(não é na caixa ) mais vou checar mesmo asim a folga da caixa ou da barra de direção .
e não tem muito mais o que revisar o resto esta em dia , so tem alguns detalhes .
a infiltração de agua não é pelo parabrisas ele molha no pe do motorista na altura do plug da coluna para baixo , acho que por ficar no tempo ele acumulo muita sujeira e a agua não escorre bem por tras do paralamas , vou ter que soltar o paralamas da parte de baixo afastar um pouco e tentar limpar ali atrais , a dois sias choveu forte e bem no pe da coluna do lado de fora consegui ver pedazos de folinhas e sujeira das arbores saindo la por baixo , na parte de cima ja cheque tudo e não achei nada estranho .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[DICA] Folga coluna de direção/volante Vectra B

por Almeidão » 25 Jan 2023, 20:57

É esta chave 30 eu precisava de uma longa para mexer no registro do banheiro antigo aqui de casa, ai comprei uma comum, cortei no meio e soldei uma ponta em cada ponta de um tubo e assim por acaso tenho ela. Ahhhh, a travinha inventei uma ferramenta para tirar, mudei um alicate de bico e não demora vai aparecer ai no youtube e trambém na troca desta homocinética. Aliás a minha eu tirei há pouco tempo as duas, mas vamos ter dois videos do lado esquerdo e um do lado direito, e neste ultimo que talvez seja sabado já aparecerá o alicate.
Eu sempre odiei mexer com homocinética, mas acabei acostumando e usando luvas tipo cirurgica ajuda muito kakakak
Imagem

messagirafael
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 08 Dez 2023, 13:12
Nome Completo: Rafael Messagi da Silva
Cidade: Nova Santa Rita
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2000/2000
Idade: 42

[DICA] Folga coluna de direção/volante Vectra B

por messagirafael » 15 Dez 2023, 16:48

Boa tarde,

Desculpem minha inexperiência, mas sou novo aqui e novo no mundo do Vectra.
Comprei um Vectra CD 2.2 16v ano 2000, e constatei a folga de direção, 2 mecânicos já indicaram a substituição da peça.
Comecei a procurar e achei uma do Vectra 2005.
Meu questionamento seria se dá pra colocar a Coluna de Direção do 2005 nesse 2000 ?
E me desculpem caso não tenha colocado o questionamento no local correto.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[DICA] Folga coluna de direção/volante Vectra B

por Almeidão » 15 Dez 2023, 17:03

messagirafael escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde,

Desculpem minha inexperiência, mas sou novo aqui e novo no mundo do Vectra.
Comprei um Vectra CD 2.2 16v ano 2000, e constatei a folga de direção, 2 mecânicos já indicaram a substituição da peça.
Comecei a procurar e achei uma do Vectra 2005.
Meu questionamento seria se dá pra colocar a Coluna de Direção do 2005 nesse 2000 ?
E me desculpem caso não tenha colocado o questionamento no local correto.


Eu acho que é a mesma peça, mas verifica bem se a folta está ai, porque o Vectra tem muita coisa pra folgar lá embaixo até o volante, inclusive a caixa que pode folgar e dançar pra direita e esquerda, pode folgar axiais, folgar a propria regulagem da cremalheira. So lembrando lá no fundo depois dos pedais esta coluna de direção dobra quase que 90 graus pra descer na caixa.
Imagem

79 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 93 visitantes