O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / Tutoriais[DICA] Folga coluna de direção/volante Vectra B
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

79 mensagens
HeyronCn
GL Member
GL Member
Mensagens: 102
Registrado em: 21 Ago 2013, 08:01
Nome Completo: Heyron Carneiro
Cidade: Ipiranga
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

[DICA] Folga coluna de direção/volante Vectra B

por HeyronCn » 17 Ago 2014, 00:17

Como sempre venho aqui no fórum pedir ajuda e muitos de vocês me ajudam, tirando alguns que querem se achar os donos do mundo que apenas dizem "eu fiz tal coisa" e quando você pede ajuda manda você se virar (momento revolta)

Eu espero estar ajudando muitos de vocês...

Minha historia começou quando comprei meu vectra em Ago/2013, na época estava com as rodas originais 14" e pneus 185/60 remolde e frisado ainda por cima, um perigo total, pensei em comprar pneus novos mas como já havia enroscado o carro duas vezes resolvi colocar aro 16" 205/55. Um tempo depois comecei a perceber que o volante ficava tremendo muito nos paralelepipedos (aqui eu chamo de estrada de calçamento), e depois de mais um tempo piorou, eu comecei a escutar algo se batendo na area da direção, entre o volante até o pedal de freio, eu nao sabia o que era.

Ae começa toda a cagada da minha vida...

Mandei em um mecanico na minha cidade e ele tirou toda a coluna de direção com o volante junto, apenas desplugou os cabos e tirou por que ficou com medo do air bag estourar, e verificou que pegando no eixo e na capa do volante tinha uma folga, e segundo ele teria que fazer um bucha para conter essa folga, beleza, segundo ele, foi mandado fazer... Porem, certo dia cheguei na oficina do nada e quando percebi o mecanico estava apertando alguma coisa em baixo do carro e acabei notando que era a caixa de direção, isso mesmo a caixa!!!
Pronto, me estressei na hora mas nao liguei, e ainda por cima paguei 150 reais, beleza, até que parou a bateção, mas havia um problema, ficou super pesado o volante para virar e quando virava ele nao voltava sozinho!!! Pronto, a caixa de direção foi condenada, isso mesmo, perdi a caixa de direção e como vou comentar melhor a seguir, ela estava ótima, mas seguindo... tempos depois de ter desestrangulado a caixa, senti que ficou tudo pior, o que era folga virou virou um feriado inteiro!!! Tive que comprar outra caixa de direção que consegui original não remanufaturada por 250 reais, e mandei trocar com mais R$ 250,00 de mao de obra, se vocês vissem a minha decepção quando fui testar o carro e vi que continuava com a mesma “primeira folga” que comentei, e ainda por cima para eu andar reto tinha que estar segurando o volante em 90°, e tive que viajar 60km para alinhar e não deu alinhamento já que precisava tirar o volante do lugar e la não tiravam por que tinham medo do airbag. Voltei pra minha cidade, e mandei um outro mecanico corajoso tirar o air bag para que eu fosse alinhar e eles só tirassem a porca do volante, colocassem ele no lugar e apertarem de novo, e quando pedi pro mecânico tirar o air bag também pedi pra ele trocar o rolamento da coluna de direção (gm 26002086) (R$ 130,00) pois verifiquei que o primeiro mecânico não havia feito aquela tal “bucha” e as juntas da articulação da coluna (gm 93201687) (R$ 90,00) já que a minha é regulável, pois pensei que estava ali o problema, e ainda por cima coloquei a junta universal da coluna nova (gm 90539735) (R$ 190,00), fiquei todo esperançoso de resolver e nada.... ainda por cima gastei R$ 150,00 de toda a mão de obra. Mas mandei alinhar mesmo assim o carro, o carro continuava como ficou depois de colocada as rodas 16”. Já sem esperança alguma de resolver o problema, mando para um outro mecânico daqui da minha cidade, chegando la bem cedo as 8:00h da manha contei essa a mesma historia que falei pra vocês aqui.
Ai ele me diz: Mas quando foi trocado esse rolamento pra você e essas juntas, foi verificado se tinha folga no eixo da coluna? AI eu... annn?? Como? Fiquei bobo mas mandei ele tentar resolver o problema pra mim.

Eis que um dia chego la, minha coluna de direção desmontada numa banca, verifiquei que no eixo inferior da coluna na verdade são dois eixos um dentro do outro, e como o mecânico disse para eu fazer o teste da folga, peguei no eixo superior la em cima aonde encaixa o volante, e com a outra mao na ponta do eixo inferior aonde encaixa a junta universal da coluna e fiz o movimento de torcer e vi que tinha folga no eixo inferior nesses ferros que disse que era um dentro do outro, também o rolamento comeu aonde ele pegou. E também ele verificou que na capa da coluna de direção (gm 93247161, melhor de saber vendo o item 22) na parte aonde vai o rolamento, o foi amaçado e tanto eu como ele chegamos a conclusão que foi o primeiro mecânico que fez isso.

Fiquei puto da vida pois o outro mecânico que mandei trocar o rolamento e a junta da articulação poderia ter visto essa folga e me falado, mas ok...

Dae eu tinha dois problemas... o maldito eixo inferior da coluna (item 27 do catalogo) que estava com folga, e a capa da coluna amaçada, se eu mandasse numa metalúrgica aqui da cidade eu conseguia consertar tanto o eixo como a capa da coluna, ia sair caro para o serviço ficar bom e eu ainda ia perder o rolamento :/

Então achei uma coluna na internet por R$ 250,00 e mandei trocar inteira... Pronto, depois de 10 meses sofrendo o problema foi resolvido, dei mais R$ 240,00 de mão de obra pro mecânico e to tranquilo até hoje,

Desculpem todo esse texto e os erros de português, mas serve de exemplo, pois eu não estava todo o tempo com os mecânicos e não pude eu mesmo analisar os problemas.

Foto.

Imagem
Editado pela última vez por HeyronCn em 17 Ago 2014, 20:43, em um total de 3 vezes.
Imagem
Vectra GLS 2.2 8V M.P.F.I. 99/99

Kaduskate
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 409
Registrado em: 22 Set 2013, 20:53
Nome Completo: Carlos Eduardo da Costa Guimaraes
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: [DICA] Folga coluna de direção/volante Vectra B

por Kaduskate » 17 Ago 2014, 11:41

Amigo essa folga e referente a uma que quando seguramos o volante e ele balança pra cima e para baixo?

Uma folga chata que a minha tem.... E me irrita
Kadu
Atual Vectra 2.2 GLS 00 - Ar Digital e Banco de Couro
EX - Fiat Uno CS 1.5
EX - Monza 86
https://www.facebook.com/kadu.c.9

HeyronCn
GL Member
GL Member
Mensagens: 102
Registrado em: 21 Ago 2013, 08:01
Nome Completo: Heyron Carneiro
Cidade: Ipiranga
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: [DICA] Folga coluna de direção/volante Vectra B

por HeyronCn » 17 Ago 2014, 17:04

No meu não havia esse tipo de folga com o carro parado, somente rodando e em paralelepípedos.

Se você tiver coluna de direção ajustável pode ser a parte do Eixo superior da coluna que se encontra com folga na parte dos rolamentos, somente tirando ela pra saber.
Imagem
Vectra GLS 2.2 8V M.P.F.I. 99/99

Avatar do usuário
AdrianoS
GL Member
GL Member
Mensagens: 140
Registrado em: 20 Jul 2014, 00:28
Nome Completo: Adriano Sacamoto
Cidade: Engenheiro Beltrão
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: [DICA] Folga coluna de direção/volante Vectra B

por AdrianoS » 17 Ago 2014, 18:30

HeyronCn escreveu:Como sempre venho aqui no fórum pedir ajuda e muitos de vocês me ajudam, tirando alguns que querem se achar os donos do mundo que apenas dizem "eu fiz tal coisa" e quando você pede ajuda manda você se virar (momento revolta)

Eu espero estar ajudando muitos de vocês...

Minha historia começou quando comprei meu vectra em Ago/2013, na época estava com as rodas originais 14" e pneus 185/60 remolde e frisado ainda por cima, um perigo total, pensei em comprar pneus novos mas como já havia enroscado o carro duas vezes resolvi colocar aro 16" 205/55. Um tempo depois comecei a perceber que o volante ficava tremendo muito nos paralelepipedos (aqui eu chamo de estrada de calçamento), e depois de mais um tempo piorou, eu comecei a escutar algo se batendo na area da direção, entre o volante até o pedal de freio, eu nao sabia o que era.

Ae começa toda a cagada da minha vida...

Mandei em um mecanico na minha cidade e ele tirou toda a coluna de direção com o volante junto, apenas desplugou os cabos e tirou por que ficou com medo do air bag estourar, e verificou que pegando no eixo e na capa do volante tinha uma folga, e segundo ele teria que fazer um bucha para conter essa folga, beleza, segundo ele, foi mandado fazer... Porem, certo dia cheguei na oficina do nada e quando percebi o mecanico estava apertando alguma coisa em baixo do carro e acabei notando que era a caixa de direção, isso mesmo a caixa!!!
Pronto, me estressei na hora mas nao liguei, e ainda por cima paguei 150 reais, beleza, até que parou a bateção, mas havia um problema, ficou super pesado o volante para virar e quando virava ele nao voltava sozinho!!! Pronto, a caixa de direção foi condenada, isso mesmo, perdi a caixa de direção e como vou comentar melhor a seguir, ela estava ótima, mas seguindo... tempos depois de ter desestrangulado a caixa, senti que ficou tudo pior, o que era folga virou virou um feriado inteiro!!! Tive que comprar outra caixa de direção que consegui original não remanufaturada por 250 reais, e mandei trocar com mais R$ 250,00 de mao de obra, se vocês vissem a minha decepção quando fui testar o carro e vi que continuava com a mesma “primeira folga” que comentei, e ainda por cima para eu andar reto tinha que estar segurando o volante em 90°, e tive que viajar 60km para alinhar e não deu alinhamento já que precisava tirar o volante do lugar e la não tiravam por que tinham medo do airbag. Voltei pra minha cidade, e mandei um outro mecanico corajoso tirar o air bag para que eu fosse alinhar e eles só tirassem a porca do volante, colocassem ele no lugar e apertarem de novo, e quando pedi pro mecânico tirar o air bag também pedi pra ele trocar o rolamento da coluna de direção (gm 26002086) (R$ 130,00) pois verifiquei que o primeiro mecânico não havia feito aquela tal “bucha” e as juntas da articulação da coluna (gm 93201687) (R$ 90,00) já que a minha é regulável, pois pensei que estava ali o problema, e ainda por cima coloquei a junta universal da coluna nova (gm 90539735) (R$ 190,00), fiquei todo esperançoso de resolver e nada.... ainda por cima gastei R$ 150,00 de toda a mão de obra. Mas mandei alinhar mesmo assim o carro, o carro continuava como ficou depois de colocada as rodas 16”. Já sem esperança alguma de resolver o problema, mando para um outro mecânico daqui da minha cidade, chegando la bem cedo as 8:00h da manha contei essa a mesma historia que falei pra vocês aqui.
Ai ele me diz: Mas quando foi trocado esse rolamento pra você e essas juntas, foi verificado se tinha folga no eixo da coluna? AI eu... annn?? Como? Fiquei bobo mas mandei ele tentar resolver o problema pra mim.

Eis que um dia chego la, minha coluna de direção desmontada numa banca, verifiquei que no eixo inferior da coluna na verdade são dois eixos um dentro do outro, e como o mecânico disse para eu fazer o teste da folga, peguei no eixo superior la em cima aonde encaixa o volante, e com a outra mao na ponta do eixo inferior aonde encaixa a junta universal da coluna e fiz o movimento de torcer e vi que tinha folga no eixo inferior nesses ferros que disse que era um dentro do outro, também o rolamento comeu aonde ele pegou. E também ele verificou que na capa da coluna de direção (gm 93247161, melhor de saber vendo o item 22) na parte aonde vai o rolamento, o foi amaçado e tanto eu como ele chegamos a conclusão que foi o primeiro mecânico que fez isso.

Fiquei puto da vida pois o outro mecânico que mandei trocar o rolamento e a junta da articulação poderia ter visto essa folga e me falado, mas ok...

Dae eu tinha dois problemas... o maldito eixo inferior da coluna (item 27 do catalogo) que estava com folga, e a capa da coluna amaçada, se eu mandasse numa metalúrgica aqui da cidade eu conseguia consertar tanto o eixo como a capa da coluna, ia sair caro para o serviço ficar bom e eu ainda ia perder o rolamento :/

Então achei uma coluna na internet por R$ 250,00 e mandei trocar inteira... Pronto, depois de 10 meses sofrendo o problema foi resolvido, dei mais R$ 240,00 de mão de obra pro mecânico e to tranquilo até hoje,

Desculpem todo esse texto e os erros de português, mas serve de exemplo, pois eu não estava todo o tempo com os mecânicos e não pude eu mesmo analisar os problemas.

Foto.

Imagem



Olá HeyronCn,

essa folga que você sentia na coluna de direção, você chegava a ouvir/sentir um barulho tipo "toc toc" quando com o carro parado e motor desligado, movia o volante rapidamente de um lado para o outro? Ou era mesmo só pela folga?
É que abri um tópico (viewtopic.php?f=45&t=5414), perguntando se alguém do clube passou ou passa pelo mesmo problema que me encontro hoje, e infelizmente não me sinto nada seguro em mandar nenhum mecânico da cidade onde moro, abrir e mexer na direção, devido a experiências negativas anteriores em outras partes do carro, agora imagina num ítem extremo que envolve segurança do veículo, não tenho a mínima coragem, rs.
Pelo que você passou na mão dos dois mecânicos anteriores, você deve entender o meu receio né! Estou com medo de mandar mexer e piorar, estragar o que não tem problema e ou até mesmo terminar de estragar tudo, rsrs.

Abraço.
Vectra GLS 2.2 M.P.F.I 2000/2001 Cinza Pontal

HeyronCn
GL Member
GL Member
Mensagens: 102
Registrado em: 21 Ago 2013, 08:01
Nome Completo: Heyron Carneiro
Cidade: Ipiranga
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: [DICA] Folga coluna de direção/volante Vectra B

por HeyronCn » 17 Ago 2014, 20:41

AdrianoS escreveu:Olá HeyronCn,

essa folga que você sentia na coluna de direção, você chegava a ouvir/sentir um barulho tipo "toc toc" quando com o carro parado e motor desligado, movia o volante rapidamente de um lado para o outro? Ou era mesmo só pela folga?
É que abri um tópico (viewtopic.php?f=45&t=5414), perguntando se alguém do clube passou ou passa pelo mesmo problema que me encontro hoje, e infelizmente não me sinto nada seguro em mandar nenhum mecânico da cidade onde moro, abrir e mexer na direção, devido a experiências negativas anteriores em outras partes do carro, agora imagina num ítem extremo que envolve segurança do veículo, não tenho a mínima coragem, rs.
Pelo que você passou na mão dos dois mecânicos anteriores, você deve entender o meu receio né! Estou com medo de mandar mexer e piorar, estragar o que não tem problema e ou até mesmo terminar de estragar tudo, rsrs.

Abraço.


Sim Adriano, havia um estralo, não tenho como defini-lo muito bem.

Você consegue movimentar seu volante bastante sem que as rodas se mecham? ou quase nao consegue movimentar o volante, por que pelo que sei tem que ter um folga minima.

Supondo que tenha essa grande folga e o estralo acontece quando atinja o final da folga na hora em que o volante vai pesar, pode ser exatamente o mesmo problema do meu.
Imagem
Vectra GLS 2.2 8V M.P.F.I. 99/99

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10644
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: [DICA] Folga coluna de direção/volante Vectra B

por Arquiteto » 17 Ago 2014, 21:09

estes problemas de coluna de direção são bem chatos de resolver

e a maioria dos mexanicos realmente não sabem resolver e acabam piorando a situação

dentro do possivel o recomendavel e levar em oficinas especializadas

ai o problema e achar quem tem realmente experiencia ...

obrigado por seu relato Heyron ...

Avatar do usuário
AdrianoS
GL Member
GL Member
Mensagens: 140
Registrado em: 20 Jul 2014, 00:28
Nome Completo: Adriano Sacamoto
Cidade: Engenheiro Beltrão
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: [DICA] Folga coluna de direção/volante Vectra B

por AdrianoS » 17 Ago 2014, 21:57

HeyronCn escreveu:
AdrianoS escreveu:Olá HeyronCn,

essa folga que você sentia na coluna de direção, você chegava a ouvir/sentir um barulho tipo "toc toc" quando com o carro parado e motor desligado, movia o volante rapidamente de um lado para o outro? Ou era mesmo só pela folga?
É que abri um tópico (viewtopic.php?f=45&t=5414), perguntando se alguém do clube passou ou passa pelo mesmo problema que me encontro hoje, e infelizmente não me sinto nada seguro em mandar nenhum mecânico da cidade onde moro, abrir e mexer na direção, devido a experiências negativas anteriores em outras partes do carro, agora imagina num ítem extremo que envolve segurança do veículo, não tenho a mínima coragem, rs.
Pelo que você passou na mão dos dois mecânicos anteriores, você deve entender o meu receio né! Estou com medo de mandar mexer e piorar, estragar o que não tem problema e ou até mesmo terminar de estragar tudo, rsrs.

Abraço.


Sim Adriano, havia um estralo, não tenho como defini-lo muito bem.

Você consegue movimentar seu volante bastante sem que as rodas se mecham? ou quase nao consegue movimentar o volante, por que pelo que sei tem que ter um folga minima.

Supondo que tenha essa grande folga e o estralo acontece quando atinja o final da folga na hora em que o volante vai pesar, pode ser exatamente o mesmo problema do meu.




Então, o mais estranho é que não apresenta folga, eu mexo no volante e fico de olho nas rodas e elas se movem imediatamente ao movimento. Segundo o último mecânico que mexeu, disse que a única coisa que ele percebeu examinado o conjunto era uma pequena folga na junção/junta elástica (estranha essa folga porque nem mesmo eu havia percebido) e que trocou por uma nova original GM e que resolveu o problema, mas estranho essa folga que ele mencionou, porque eu sempre consegui fazer alinhamento de primeira, nunca deu problema de ter que refazer o alinhamento. Para se ter uma idéia, quando rodo na estrada tenho que manter o volante firme, pois qualquer mexida já sai fora da trajetória, rs.
O que incomoda mesmo é o barulho estilo "toc toc" como se houvésse folga em alguma parte do conjunto, mas já troquei tudo o que podería imaginar estar causando o problema (axiais da direção - direita e esquerda, junção da coluna de direção, terminais de direção, amortecedores, coxins e batentes de amortecedores, pivôs, todas as buchas da suspenção), mas infelizmente não resolveu.

Abraço.
Vectra GLS 2.2 M.P.F.I 2000/2001 Cinza Pontal

Avatar do usuário
AdrianoS
GL Member
GL Member
Mensagens: 140
Registrado em: 20 Jul 2014, 00:28
Nome Completo: Adriano Sacamoto
Cidade: Engenheiro Beltrão
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: [DICA] Folga coluna de direção/volante Vectra B

por AdrianoS » 17 Ago 2014, 22:06

Arquiteto escreveu:estes problemas de coluna de direção são bem chatos de resolver

e a maioria dos mexanicos realmente não sabem resolver e acabam piorando a situação

dentro do possivel o recomendavel e levar em oficinas especializadas

ai o problema e achar quem tem realmente experiencia ...

obrigado por seu relato Heyron ...



Pois é Arquiteto, é realmente complicado encontrar alguém que realmente entenda de verdade do assunto, que tenha know/how sem fazer "ajustes técnicos" como um dos mecânicos fez com as pancadas na capa da coluna do Vectra do nosso amigo Heyron.
Eu queria tentar resolver sem precisar trocar todas as peças assim como os mexânicos sugerem, é só trocação de peça me fazendo gastar um monte sem resolver o problema, se eu tivésse condições $$$ para extrapolar eu já trocava o conjunto completo zerado.

Abraço.
Vectra GLS 2.2 M.P.F.I 2000/2001 Cinza Pontal

HeyronCn
GL Member
GL Member
Mensagens: 102
Registrado em: 21 Ago 2013, 08:01
Nome Completo: Heyron Carneiro
Cidade: Ipiranga
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: [DICA] Folga coluna de direção/volante Vectra B

por HeyronCn » 17 Ago 2014, 22:23

AdrianoS escreveu:
Arquiteto escreveu:estes problemas de coluna de direção são bem chatos de resolver

e a maioria dos mexanicos realmente não sabem resolver e acabam piorando a situação

dentro do possivel o recomendavel e levar em oficinas especializadas

ai o problema e achar quem tem realmente experiencia ...

obrigado por seu relato Heyron ...



Pois é Arquiteto, é realmente complicado encontrar alguém que realmente entenda de verdade do assunto, que tenha know/how sem fazer "ajustes técnicos" como um dos mecânicos fez com as pancadas na capa da coluna do Vectra do nosso amigo Heyron.
Eu queria tentar resolver sem precisar trocar todas as peças assim como os mexânicos sugerem, é só trocação de peça me fazendo gastar um monte sem resolver o problema, se eu tivésse condições $$$ para extrapolar eu já trocava o conjunto completo zerado.

Abraço.


Posso dizer que esse ultimo mecânico que levei na minha cidade salvou a minha vida, ele tinha fama de careiro e se ouvia falar mal da pessoa dele, porém falavam bem do serviço dele. Hoje posso dizer que conhecendo ele é uma ótima pessoa e também um ótimo mecanico, o trabalho que ele fez pra mim foi excelente, e ele também não ficou com medo de tirar o air bag nem nada. E outra, quando ele achou o problema começou a temporada de alagamentos aqui na minha cidade, e a coluna estava desmontada na banca exatamente como na foto acima e eu disse que ia correr atras de outra coluna, ele fez questão de montar meu carro novamente e disse pra eu trazer para casa até eu ter a outra coluna de direção e pra eu não ficar sem carro até la. E quando foi pra levar o carro na oficina de novo viemos depois do meu horário de serviço buscar o meu carro aqui na minha casa para ele poder montar no outro dia! e ele tinha tanta fama de careiro que me cobrou R$ 240,00 reais por toda a trabalheira, tirando que nesse preço tava também incluso o comutador de partida que ele trocou pra mim.

Então Adriano, se você diz que não tem folga nenhuma entre o volante e as rodas, e você ouvo o "tec-tec" dentro da coluna de direção, só pode ser ela.

Mas reforçando o que você disse, é complicado mesmo de confiar na maioria dos mecanicos, tanto é que sou prova viva, como você mesmo citou das pancadas que foi dado na capa da coluna, e o mesmo mecanico que fez essa façanha também estrangulou minha caixa de direção condenando ela :/

Esqueci de postar essa imagem também:

Imagem
Imagem
Vectra GLS 2.2 8V M.P.F.I. 99/99

HeyronCn
GL Member
GL Member
Mensagens: 102
Registrado em: 21 Ago 2013, 08:01
Nome Completo: Heyron Carneiro
Cidade: Ipiranga
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: [DICA] Folga coluna de direção/volante Vectra B

por HeyronCn » 17 Ago 2014, 22:45

Arquiteto escreveu:estes problemas de coluna de direção são bem chatos de resolver

e a maioria dos mexanicos realmente não sabem resolver e acabam piorando a situação

dentro do possivel o recomendavel e levar em oficinas especializadas

ai o problema e achar quem tem realmente experiencia ...

obrigado por seu relato Heyron ...



Tranquilo, só espero estar ajudando.
Essa coluna infernizou tanto a minha vida que você nem imagina rs

Peço desculpa se esqueci de citar alguma coisa, por que é difícil de lembrar de tudo :/
Também tentei gravar um video explicando todos os problemas da minha coluna de direção e apontando no video, mas acho que ia acabar confundindo mais, por que fui ver o video e nem eu mesmo me entendi haha

:D
Imagem
Vectra GLS 2.2 8V M.P.F.I. 99/99

luizhbh
GLS member
GLS member
Mensagens: 520
Registrado em: 02 Jul 2013, 21:59
Nome Completo: Luiz
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: [DICA] Folga coluna de direção/volante Vectra B

por luizhbh » 18 Ago 2014, 01:49

Eu to com esse mesmo problema na coluna do meu e com o mesmo problema seu de descredito com mecânico! ! hHahahahahah! !

Pra ter ideia, aqui em BH temos DUAS empresas que mexem com direção hidráulica.. isso por que é uma cidade minúscula né?? E numa delas os caras disseram que não mexem com isso... e na outra eu ainda não levei pois é muito fora de mão e eu não quero largar carro na mão desses idiotas sem supervisionar de perto.

Tava pensando inicialmente que seria aquela junta universal que fica no pé do motorista, mas troquei e a folga e barulho em piso irregular continuam. Tenho certeza de que é o tal rolamento que fica dentro de um anel de borracha.

Mas é tão complicado pra achar e trocar, que to quase fazendo isso que você fez... comprando uma coluna usada em
bom estado... voce teria mais fotos dela desmontada, HeyronCN ??

Meu carro é um Vectra B, mas tambem tenho um Vectra A. Quando comprei esse A tive problema com a trava da regulagem de altura... só resolvi isso trocando a coluna toda..
Imagem

Avatar do usuário
corsa turbo
GLS member
GLS member
Mensagens: 679
Registrado em: 26 Jun 2013, 07:51
Nome Completo: Leandro L. S. Fonseca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: [DICA] Folga coluna de direção/volante Vectra B

por corsa turbo » 18 Ago 2014, 14:12

Boa tarde.
Luis, acho q está um pouco equivocado, trabalhei durantes anos em oficinas aqui de BH, e ja trabalhei com várias dos inúmeras oficinas de direção/diureção hidraulica, e muitas são boas.... uma ali pro lado da platina, alem de tudo sempre foram muito honesto, infelizmente não indico ninguem, pq nem sempre temos o mesmo tipo de retorno/serviço executado pelas empresas.

Essa coluna é fabricada para desmontar ao ter uma colisão, e essa arquiterura dela junto a nossas estradas ruins ocasionam barulho. Alguns mecanicos soldam/comprimem essas peças o que faz parar de bater, porem perdem a função para qual foram construídas, a de se retrair em uma colisão.
att
Vectra CD 2.2 16V MT 1999 - TOP
viewtopic.php?f=70&t=5873
Imagem

Imagem

luizhbh
GLS member
GLS member
Mensagens: 520
Registrado em: 02 Jul 2013, 21:59
Nome Completo: Luiz
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: [DICA] Folga coluna de direção/volante Vectra B

por luizhbh » 19 Ago 2014, 13:39

Bom, com todo respeito eu discordo muito de voce nesse quesito, Corsa Turbo. Vamos por etapas... há tempos atrás havia uma de hidráulica ali na Teresa Cristina. Eu tinha um Monza GLS nessa época e pedi pra que eles fizessem um serviço na caixa de direção que tava vazando.

Tinha um retentor do comando de válvulas vazando também e perguntei se eles trocavam. Resposta positiva, mandei fazer o serviço junto com a troca de óleo do motor(que também poderiam fazer)... para minha SORTE eu cheguei lá ao finalzinho do serviço, quando eles estavam indo completar o óleo... e peguei o mecânico VIRANDO UMA GARRAFA DE OLEO DE DIREÇÃO VERMELHO DENTRO DO MOTOR ! ! ! Já cheguei gritando pra parar... e o cara virou e falou que "confundiu". Resultado... tiverem que tirar meu carter, drenar o óleo, comprar novas garrafas em dose DUPLA pois coloquei uma carga de óleo rodei uns kms e voltei no outro dia pra trocar de novo. Isso foi no inicio dos anos 2000.

Mais recentemente com o meu Vectra A, quando fui trocar a coluna, levei em outra empresa, a que fica na barão homem de melo. Pra facilitar pros dois lados, eu já deixei o carro com o painel todo desmontado e com os acabamentos removidos, de forma que era só os caras sacarem o volante, e realizar a troca da coluna.

Quando saí de lá notei que ela estava fazendo esse mesmo TOC TOC quando passava em buracos. Voltei lá e o dono foi bem rude dizendo que "peça de ferro velho tem disso mesmo" só que na verdade era uma pequena ajustada na altura dela lá na base que resolveria. Veja a imagem GENERICA abaixo que peguei no ML...

Imagem


Aonde está circulado em amarelo é uma espécie de alça pra guiar a coluna até a conexão com a caixa de direção. a Haste de metal passa por dentro dela, e ela tem uma folga pra ajuste vertical, justamente pra evitar batidas da haste contra a borda. Havia um espaçador de plástico vermelho, mas que VIVIA escorregando e desencaixando com o tempo. No Monza é o mesmo esquema.
No Vectra B foi inserido o rolamento emborrachado nesse ponto que é o que causou o problema de ruído do HeyronCN e também o meu agora...

No caso do Vectra A eu mesmo tive que desmontar tudo de novo, já que o arrogante dono da oficina se recusou, e após folgar o parafuso e ajustar a altura, a coluna está lá até hoje PERFEITA sem batuque nem folga nem nada...

Esse "pequeno" testamento mostra porque eu não confio nas oficinas daqui. Fora os casos em que sumiram com aquela chavinha de fenda que fica junto com o estepe do Monza e do Vectra A. Fora a vez que quebraram o sensor do alarme do capô e remendaram ele todo e prenderam com aquela fita de lacre PRETA pra disfarçar... fora uma outra vez que deixei meu Monza na oficina pra trocar duas mangueiras de radiador, e acabei tendo que trocar TODAS, mais um suporte do alternador que quebraram e ainda tive que retificar o virabrequim pois sei lá como e porque eles tiraram o carter e ligaram o motor SECO ! ! E isso foi tudo graças à merdas deles. O MECANICO de lá que me falou/confessou tempos depois quando saiu da oficina... Que desde então nem passo na porta mais, claro ! !
Imagem

luizhbh
GLS member
GLS member
Mensagens: 520
Registrado em: 02 Jul 2013, 21:59
Nome Completo: Luiz
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: [DICA] Folga coluna de direção/volante Vectra B

por luizhbh » 19 Ago 2014, 13:40

Ainda estou esperando as fotos do forro do teto no outro post ! hehehehe !
Imagem

Avatar do usuário
corsa turbo
GLS member
GLS member
Mensagens: 679
Registrado em: 26 Jun 2013, 07:51
Nome Completo: Leandro L. S. Fonseca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: [DICA] Folga coluna de direção/volante Vectra B

por corsa turbo » 19 Ago 2014, 15:33

O Luis, Não me mandou seu e-mail.. eu não sei mexer/postar fotos aqui não....
Mas pra ter uma ideia, veja esse anuncio. http://www.clubedovectra.com.br/forum/v ... =26&t=5846, tem outro tipo de forro liso que tem a espuma proximo ao puxador, aparte de cima... me manda seu e-mail q te encaminho, ai se puder postar pro povo ver!!
Vectra CD 2.2 16V MT 1999 - TOP
viewtopic.php?f=70&t=5873
Imagem

Imagem

luizhbh
GLS member
GLS member
Mensagens: 520
Registrado em: 02 Jul 2013, 21:59
Nome Completo: Luiz
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: [DICA] Folga coluna de direção/volante Vectra B

por luizhbh » 19 Ago 2014, 15:34

Não consegui ver a espuma nas fotos desse anuncio não.

Quanto a imagem, mandei um link lá pra você ver.. super fácil de fazer! !
Imagem

Avatar do usuário
corsa turbo
GLS member
GLS member
Mensagens: 679
Registrado em: 26 Jun 2013, 07:51
Nome Completo: Leandro L. S. Fonseca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: [DICA] Folga coluna de direção/volante Vectra B

por corsa turbo » 20 Ago 2014, 09:17

Desculpa usar esse topico, mas ta la a foto Luiz.
Aproveitei e mandei umas fotos do meu carro para conhecerem,
att
http://www.clubedovectra.com.br/forum/v ... 736#p78736

viewtopic.php?f=70&t=5873
Vectra CD 2.2 16V MT 1999 - TOP
viewtopic.php?f=70&t=5873
Imagem

Imagem

Alan de Souza
Member
Member
Mensagens: 8
Registrado em: 30 Out 2013, 08:26
Nome Completo: Alan Robson de Souza
Cidade: Angelina
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: [DICA] Folga coluna de direção/volante Vectra B

por Alan de Souza » 04 Set 2014, 17:49

Galera... será q a coluna de direção do vectra C serve no B ???? :2:

Avatar do usuário
Bacholsky
Organizador
Organizador
Mensagens: 277
Registrado em: 22 Abr 2013, 16:07
Nome Completo: Richard Guimarães Bacholsky
Cidade: Parnamirim
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Re: [DICA] Folga coluna de direção/volante Vectra B

por Bacholsky » 13 Set 2014, 07:56

Heyron! Meu vectra quando eu giro a esterço a direção pro lado direito com o carro em movimento (tipo entrar em uma curva de 90 graus) eu noto tipo um calo que faz. Como se dentro da coluna estivesse passando por cima de alguma coisa. Aí faz um barulho assim: "Toc". Pela sua experiência que vc teve tu acha que poderia ser algum desses rolamentos ou alguma dessas buchas? Ou os dois até?
Imagem

zackspeed
GL Member
GL Member
Mensagens: 88
Registrado em: 22 Jan 2014, 09:03
Nome Completo: Elyerton Marques
Cidade: fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: [DICA] Folga coluna de direção/volante Vectra B

por zackspeed » 13 Out 2014, 12:01

Resumindo...
O ideal é trocar a coluna por uma nova?
Alguém fez algum reparo da mesma?

Parece ser cronico o problema da coluna de direção do vectra!!!

79 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 37 visitantes