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Faça você mesmo / TutoriaisLimpando o motor de passo(regulador da lenta)
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

3 mensagens   •   Página 1 de 1
MarceloOliveira

Limpando o motor de passo(regulador da lenta)

por MarceloOliveira » 06 Mai 2013, 22:05

Pessoal, atendendo a pedidos, segue uma breve demonstração de como limpar o tão falado motor de passo ou regulador da marcha lenta do VCD com motor 2.2 16 válvulas.

Para começarmos, precisaremos de uma chave Torkys(é esse o nome?), uma chave de fendas e uma Phillipes, líquido pra limpeza, flanela, etc.

Começamos pela retirada da mangueira do filtro de ar até a TBI. Isto é simples de fazer. Feito isto, poderemos ver a peça desejada. Vejam a foto abaixo.

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Retira-se a presilha e solta-se o plug/conector.

Os dois parafusos estarão à mostra, do lado do filtro. Basta soltá-los com a chave Torkys e retirar o regulador.

Observem que se nunca foi removido, haverá uma junta que deverá estar bem ressecada! Se estragar essa junta, não se preocupem, pois quando da reinstalação do regulador, basta usar "cola de junta" e vedar a peça no corpo da TBI, sem problemas!

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Regulador já removido.
Observem o resultado da tentativa de abrir o regulador(em vermelho)!

Agora, como não há muita coisa a fazer devido a esta peça ser quase blindada(observem a presilha-pino), basta encher os orifícios mostrados e deixar por alguns minutos, até dissolver ou soltar as impurezas. Repete-se o processo de limpeza e observa-se a coloração do líquido inserido.

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Aqui, é mostrado o percurso que o ar faz, passando pelos orifícios(onde será injetado o líquido de limpeza) no corpo da TBI, de cima da borboleta para a parte inferior da mesma. Vejam a peça metálica no interior do regulador. É esta peça que fecha/abre, controlando a passagem do ar. Com a sujeira, pode travar aleatoriamente e gerar instabilidade na marcha lenta!

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Nesta imagem, pode-se observar a trava metálica.
Após deixar escorrer o excesso de líquido, basta chacoalhar(balançar com a mão), forçando a secagem do interior. Pode-se ouvir um som de partes móveis no interior do regulador.

Pronto, após uma limpeza e inspeção final, reinstala-se o regulador no local, conecta-se o plug/conector, a mangueira do filtro e o serviço tá pronto!

postado pelo usuário Chacal12

MarceloOliveira

Re: Limpando o motor de passo(regulador da lenta)

por MarceloOliveira » 06 Mai 2013, 22:07

complementando o belíssimo how-to do nosso colega Chacal, vou dar uma explicação de leigo...
não consegui nenhum scanner pra digitalizar minhas apostilas, então me enfezei e roubei uma da Bosch

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Reparem no item 7 - ATUADOR DA MARCHA LENTA (motor de passo) ele nada mais é do que um "enganador" da borboleta (em vermelho). Quando o cara tira o pé do acelerador a borboleta fecha deixando só uma "fresta" pra entrar pouquíssimo ar pra manter o motor funcionando em marcha-lenta.

Aí quando o compressor do AC é ligado, o mesmo retira potência do motor, que dá uma "baqueada" e diminui a rotação. Como a borboleta é controlada pelo cabo do acelerador, tem que haver outra maneira de admitir mais ar pro motor "respirar" e não "morrer". É aí que entra em ação o atuador da marcha lenta... ela pega a massa de ar que tá antes da borboleta, desvia por fora e joga depois, direto no coletor de admissão.

postado pelo usuário Tobias

MarceloOliveira

Re: Limpando o motor de passo(regulador da lenta)

por MarceloOliveira » 06 Mai 2013, 22:10

tirei o do meu vecao tambem para limpar e descobri que estava trincado, infelizmente vou ter que trocar mais tarde.

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postado pelo usuário Sandro Borba

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