O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisManutenção na resistência do ventilador interno - Vectra B
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

62 mensagens
Pupomtb
Member
Member
Mensagens: 14
Registrado em: 04 Ago 2017, 12:44
Nome Completo: THIAGO DA SILVA PUPO
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Ventilador cabine vectra B

por Pupomtb » 20 Jun 2018, 10:54

Bom dia a todos tenho um vectra B cd 2.0 8v 2004 onde o ventilador da cabine fica ligado constantemente e em uma unica velocidade. já tentei desconectar o painel digital do AC e mesmo assim o ventilador fica ligado , acredito que seja o "relê/resistor" do ventilador mas não achei a peça para trocar e nem mesmo consegui encontra-lo no veículo, já abri o compartimento do ventilador mas não encontrei o mesmo.
Alguém pode me ajudar será que o problema é mesmo o "Relê"? onde posso encontrar um novo?

Avatar do usuário
lusitania
GL Member
GL Member
Mensagens: 92
Registrado em: 29 Abr 2015, 13:27
Nome Completo: Joaquim Cardoso Braga
Cidade: Compiègne-França
Estado: Exterior
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Manutenção na resistência do ventilador interno - Vectra B

por lusitania » 26 Jun 2018, 13:34

Pupomtb escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia a todos tenho um vectra B cd 2.0 8v 2004 onde o ventilador da cabine fica ligado constantemente e em uma unica velocidade. já tentei desconectar o painel digital do AC e mesmo assim o ventilador fica ligado , acredito que seja o "relê/resistor" do ventilador mas não achei a peça para trocar e nem mesmo consegui encontra-lo no veículo, já abri o compartimento do ventilador mas não encontrei o mesmo.
Alguém pode me ajudar será que o problema é mesmo o "Relê"? onde posso encontrar um novo?



Ola
Olhe este link se o AC é Automatico.

viewtopic.php?f=49&t=11359

Pupomtb
Member
Member
Mensagens: 14
Registrado em: 04 Ago 2017, 12:44
Nome Completo: THIAGO DA SILVA PUPO
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Manutenção na resistência do ventilador interno - Vectra B

por Pupomtb » 14 Set 2018, 21:49

Lusitania mas esse link que me enviou é reparo no ABS correto? no meu caso é o Ventilador da cabine

Avatar do usuário
lusitania
GL Member
GL Member
Mensagens: 92
Registrado em: 29 Abr 2015, 13:27
Nome Completo: Joaquim Cardoso Braga
Cidade: Compiègne-França
Estado: Exterior
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Manutenção na resistência do ventilador interno - Vectra B

por lusitania » 23 Set 2018, 15:32

Pupomtb escreveu:Fuente del Mensaje Lusitania mas esse link que me enviou é reparo no ABS correto? no meu caso é o Ventilador da cabine

Ola Pupomtb

Erro meu é este o Link .

viewtopic.php?f=49&t=1246

Abraço

Marcelo mr
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 18 Nov 2017, 17:06
Nome Completo: Marcelo Martins ribeiro
Cidade: Cosmopolis
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Manutenção na resistência do ventilador interno - Vectra B

por Marcelo mr » 28 Abr 2020, 07:15

José Leal escreveu:Fuente del Mensaje Amigos, estava com um problema no sistema de AC do meu carro, em especial o ventilador interno estava com mal funcionamento. Ao selecionar a velocidade 9, o ventilador operava normalmente, mas ao selecionar uma velocidade menor, depois de algum tempo ele parava. De posse dessas dicas, parti para a guerra...
Como não tirei muitas fotos, tentarei descrever com o máximo de detalhes como chegar a peça e realizar a manutenção. As fotos não estão 100% nítidas, pois meu celular não tem como controlar corretamente o foco para fotos muito próximas.

A localização da resistência está por trás de um acabamento a direita dos pedais. Retirando o acabamento (é uma continuação do console central), na caixa de ar, vc verá uma etiqueta pregada, com a marca Valeo e alguns números, referente ao "part number" GM e Valeo. Na direção do canto superior esquerdo desse adesivo, exatamente ao lado do suporte do pedal do acelerador, é o alojamento da resistência.
Na verdade, vc verá somenta a parte dos conectores dela. Essa parte é de forma retangular, com a inscrição GM e Valeo:
Imagem
O "restante" da peça fica dentro da cx de ar, para que a própria circulação de ar ajude a resfriar a peça. No teste depois da manutenção, pude comprovar que ela esquenta muito.

Para retirar a peça do alojamento, é preciso retirar 2 parafusos, um em baixo e outro em cima e soltar o cabo do acelerador. O cabo é apenas encaixado no pedal, por uma borracha. Soltando o cabo, deve-se calçar o pedal, para que ele fique todo pressionado, liberando espaço para a movimentação da peça. Como o espaço é bem reduzido, devido ao suporte do acelerador, tem que fazer um malabarismo e um contorcionismo para retirá-la da cx de ar.

Depois da peça retirada, para desconectá-la, o conector possui uma trava no centro, que deve ser pressionada. Tive dificuldades para retirar esse conector, pois ele estava derretido. Aqui, uma foto dele:
Imagem
Repare que aparece um pedaço da etiqueta pregada na cx de ar.

Depois de desconectada, podemos trabalhar melhor na peça. Algumas fotos:
Imagem

Imagem

Imagem
Esse relé é o que escutamos atracar quando selecionamos a velocidade 9

Imagem
Nessa parte protegida devem ser os resistores que fazem o ventilador girar nas velocidades.

Os pinos que estavam com defeito eram do conjunto da direita, o primeiro da direita para a esquerda da coluna de cima e o primeiro da esquerda para a direita, da coluna de baixo.
Imagem

Os pinos estavam com solda fria, o que causou o aquecimento ao ponto de derreter a peça. Eles saíram muito facil da placa, demonstrando que o pingo de solda era pequeno. Resoldei os pinos, dei uma pequena revisada na placa, em busca de outras soldas frias e testei o sistema. Tudo OK, remontei as peças retiradas e agora estou com meu sistema de AC em ordem.

Um abraço e espero ter ajudado.

Pupomtb
Member
Member
Mensagens: 14
Registrado em: 04 Ago 2017, 12:44
Nome Completo: THIAGO DA SILVA PUPO
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Manutenção na resistência do ventilador interno - Vectra B

por Pupomtb » 03 Jun 2020, 12:09

Lusitania e José leal valeu a ajuda e a todos os demais consegui fazer a troca da resistência e está ok agora muito obrigado.


Só uma pergunta o meu é ar condicionado digital. O mostrador(digital) está meio apagado as luzes que formam as letras tem hora q fica forte e tem horas q ficam bem fracas mal da para ver mas ainda aparece algo bem de leve. Tem como arrumar ? Ou só trocando os mostradores? Pergunto pois vi um video uma vez. Mas em inglês do rapaz desmontando um painel digital parecido mas era um CB para mudar o padrão de cor das letras de ambar para branco. Alguém conhece algum lugar em SP capital ou região que restaura esse tipo de mostrador?

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Manutenção na resistência do ventilador interno - Vectra B

por danrmp » 03 Jun 2020, 17:14

Pupomtb escreveu:Fuente del Mensaje está meio apagado as luzes que formam as letras tem hora q fica forte e tem horas q ficam bem fracas mal da para ver mas ainda aparece algo bem de leve


Atrás dos displays vão lâmpadas incandescentes, de 2W se nao me engano. O soquete deles deve estar mal encaixado na placa, cauando esta variação.

Pupomtb
Member
Member
Mensagens: 14
Registrado em: 04 Ago 2017, 12:44
Nome Completo: THIAGO DA SILVA PUPO
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Manutenção na resistência do ventilador interno - Vectra B

por Pupomtb » 06 Jun 2020, 09:13

Vou tentar desmontar semana q vem para ver então isso. valeu danrmp....vou postar uma foto também p pessoal ver direito o modelo e ver o defeito aí já fica mais evidente o desvio para caso alguém precise futuramente.

Pupomtb
Member
Member
Mensagens: 14
Registrado em: 04 Ago 2017, 12:44
Nome Completo: THIAGO DA SILVA PUPO
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Manutenção na resistência do ventilador interno - Vectra B

por Pupomtb » 06 Jun 2020, 17:42

Pessoal estou tentando postar as fotos mans não estou conseguindo já olhei alguna tópicos explicando mas não está dando certo se alguém puder postar p mim por favor me chame inbox que passo meu e-mail e envio as fotos.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Manutenção na resistência do ventilador interno - Vectra B

por chirola » 06 Jun 2020, 18:34

Pupomtb escreveu:Fuente del Mensaje Pessoal estou tentando postar as fotos mans não estou conseguindo já olhei alguna tópicos explicando mas não está dando certo se alguém puder postar p mim por favor me chame inbox que passo meu e-mail e envio as fotos.

oi mé meio confuso no inicio mais pega geito vamos la explico com foto asim fica claro

Imagem
vc vai la na faixa azul e aperta utilitarios e no menu aperta enviar foto.

Imagem
aperta em seleccionar arquivo .
aparece a ventana escolhe a foto que vai mandar (tem que se .jpg nao manda arquivos com outra extencao) e clika em abrir.

Imagem
aperece a tela como na foto e clika em enviar.

Imagem
vc tem que copiar o texto que aparece selecionado em azul na fot que poste e pegar na sua mensagem
nao vai aparecer a fot ate vc postar a mensagem .

Pupomtb
Member
Member
Mensagens: 14
Registrado em: 04 Ago 2017, 12:44
Nome Completo: THIAGO DA SILVA PUPO
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Manutenção na resistência do ventilador interno - Vectra B

por Pupomtb » 06 Jun 2020, 21:08

Imagem

essa foto de cima é a indicação da falha em vermelho são as luzes que estão fracas em azul é a luz que está boa.

Imagem

essa foto de cima éo modelo do meu ar.

Imagem

Imagem

Valeu pela ajuda espero que de certo as imagens agora, era a minha internet que estava com problema tive que reiniciar o modem

Pupomtb
Member
Member
Mensagens: 14
Registrado em: 04 Ago 2017, 12:44
Nome Completo: THIAGO DA SILVA PUPO
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Manutenção na resistência do ventilador interno - Vectra B

por Pupomtb » 06 Jun 2020, 21:15

Danrmp será que no meu caso são lâmpadas mesmo? Acho q sistema de lâmpadas é o último mostrador da direita neh o que está funcionando bem....ou será que os que mostram números também é por lâmpada???

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Manutenção na resistência do ventilador interno - Vectra B

por danrmp » 06 Jun 2020, 21:51

Os botões da direita tem a indicação por LED.

O da esquerda e do meio são os dois displays. Sim, usam lâmpadas.
Não tirei nenhuma foto quando fiz a troca do meu, então recorri a uma imagem da internet.

Imagem

Os soquetes destacados em Verde são as lampadas que iluminam os displays (temperatura e velocidade do ventilador).
O soquete destacado em Azul é o que ilumina os botões quando se liga o farol.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Manutenção na resistência do ventilador interno - Vectra B

por chirola » 06 Jun 2020, 22:35

danrmp escreveu:Fuente del Mensaje Os botões da direita tem a indicação por LED.

O da esquerda e do meio são os dois displays. Sim, usam lâmpadas.
Não tirei nenhuma foto quando fiz a troca do meu, então recorri a uma imagem da internet.

Imagem

Os soquetes destacados em Verde são as lampadas que iluminam os displays (temperatura e velocidade do ventilador).
O soquete destacado em Azul é o que ilumina os botões quando se liga o farol.


oi agora sim foi as fotos.
cara as lampadas estao queimadas por iso nao aparece o numero em laranja , o computador de bordo e o odometro sao a mesma coisa , se queima a lampada os numeros ficam bem clarinhos que cuase nao da para ver .
tira as lampadas e testa elas fora mais pra mim estao queimadas, tem que ver de cuantos wats sao para trocar por umas similares se colocar mais fortes acaba esquentando de mais e nao e bom .

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Manutenção na resistência do ventilador interno - Vectra B

por chirola » 06 Jun 2020, 22:36

Pupomtb escreveu:Fuente del Mensaje Danrmp será que no meu caso são lâmpadas mesmo? Acho q sistema de lâmpadas é o último mostrador da direita neh o que está funcionando bem....ou será que os que mostram números também é por lâmpada???

sim e por lampada e ao queimar nao acende os numeros

Pupomtb
Member
Member
Mensagens: 14
Registrado em: 04 Ago 2017, 12:44
Nome Completo: THIAGO DA SILVA PUPO
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Manutenção na resistência do ventilador interno - Vectra B

por Pupomtb » 07 Jun 2020, 16:58

Imagem

O meu era original ainda os suportes das lâmpadas são diferentes.

Imagem

Imagem

Tive que abrir a capa pois estava um pouco desalinhada e não permitia a saída dos soquetes das lâmpadas
Imagem

Imagem

Para facilitar uma nova troca e também quando chegar as lâmpadas novas recortei a capa externa para permitir um acesso mais fácil aos soquetes. Testei todas lâmpadas e encontrei 2 queimadas, vou tentar achar agora lâmpadas novas para colocar.

Mas acho que como eu tenho uma mão extremamente "leve" acabei danificando um dos visores, pois ao colocar uma lâmpada funcionando onde antes estava queimado e montado tudo liguei o painel un dos visores ficou todo iluminado inclusive o fundo e não somente os pontos que formam o número e inclusive alguns pontos ficam aparlgados acho que no manusear eu deixei o líquido interno espalhar

Pupomtb
Member
Member
Mensagens: 14
Registrado em: 04 Ago 2017, 12:44
Nome Completo: THIAGO DA SILVA PUPO
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Manutenção na resistência do ventilador interno - Vectra B

por Pupomtb » 07 Jun 2020, 17:06

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Manutenção na resistência do ventilador interno - Vectra B

por chirola » 07 Jun 2020, 17:58

pelo visto era mais delicado do que parecia uma pena ter estragado o visor a merds e achar outro para reemplasar , mais era sim luz quimada.

Avatar do usuário
douglas_mariano
Member
Member
Mensagens: 47
Registrado em: 21 Mai 2014, 21:43
Nome Completo: Douglas Mariano Leal
Cidade: são paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Manutenção na resistência do ventilador interno - Vectra B

por douglas_mariano » 20 Jul 2020, 17:40

José Leal escreveu:Luiz, esse imageshack c@gou meus tutoriais, pois postava as fotos nele. Deveria ter salvado-as em outro lugar.

Marlon, se o relé da velocidade 9 fica ligando e desligando, podem ser sim os transistores. Mas, infelizmente, pode ser tb o comando do AC. Tem que testar antes de condenar.


Então pessoal, to num quebra cabeça horrivel aqui sobre como testar esse resistor ou o comando do ar, no meu caso é o ar digital, alguem pode me dar uma ajuda ?
Imagem

Douglas Mariano
Garagem: Vectra Gls 1998 2.0 8v
viewtopic.php?f=70&t=14342

M-Heringer-CD
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 18 Nov 2023, 12:29
Nome Completo: Matheus Carlos Heringer da Silva
Cidade: Rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Manutenção na resistência do ventilador interno - Vectra B

por M-Heringer-CD » 20 Nov 2023, 20:05

Boa noite a todos, sou novo aqui no fórum, sou do RJ e sou reparador automotivo.
Essa semana comprei um vcd 2.2 16v 2001.
Comprei o carro com um problema no motor e encaminhei o bloco pra retifica estou aguardando chegar pra eu montar, enfim...
Tudo que eu pude testar de função do carro, eu testei porém sem poder ligar o motor, quando ligo o comando do ar condicionado (digital)
A ventilação na posição 0 é desligado, ok.. mas quando coloco na 1 ele já vai pra uma velocidade como se fosse 7 ou 8, independe da posição entre 1 e 8 a velocidade é a mesma, só altera na 9 que é uma velocidade maior, alguém já passou por isso ?

62 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Almeidão e 150 visitantes