O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisConserto dos elevadores dos vidros dianteiros - Vectra B
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

18 mensagens   •   Página 1 de 1
Avatar do usuário
TRX_Boy
GL Member
GL Member
Mensagens: 55
Registrado em: 29 Abr 2013, 14:33
Nome Completo: Luis Filipe Carvalho
Cidade: Corroios
Estado: Exterior
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Conserto dos elevadores dos vidros dianteiros - Vectra B

por TRX_Boy » 17 Mai 2013, 16:36

Quando eu Ricardo Crispim ainda possuia o meu Vectra GL, eu não tinha esse how to para ajudar e tive de pagar para fazer esse conserto.
Eu me inscrevi no fórum amigos do vectra (Portugal) e vi que nosso amigo Luis Filipe Carvalho (user TRX_Boy) havia postado por lá um passo a passo bem detalhado de como fazer e com a permissão dele, estou disponibilizando aqui para que nós possamos nós mesmos fazer o trabalho se um dia for necesssário.

Todos os créditos são do TRX_Boy e o original deste se encontra no link:

http://www.amigosdosvectras.pt/amigosdo ... f=19&t=264


Ora bem pessoal Vou explicar aqui mais coisa menos coisa os passos de como desmontar os elevadores frontais do vectra B para fazer a sua reparação.


Inicio da desmontagem:

Tirar a tampa que fica da parte de trás do espelho para acesso ao parafuso superior Philips do forro assinalado a vermelho:

Imagem

De seguida desmonta-se a pega, com uma chave de fendas fininha o botão de regulação de espelhos e a rede do tweeter para acesso aos parafusos Philips:

Imagem

Feito isso puxa-se a parte de cima de cima do forro que é em plástico e desliga-se a ficha do botão de regulação de espelhos e do tweeter:

Imagem

Na parte de baixo do forro da porta tira-se mais 3 parafusos Philips:

Imagem

Feito isso com algum jeito e força puxa-se nas pontas do forro de forma a soltar as molas da porta e com ele fora ficamos com a porta com um plastico guarda pós na porta que deverá ser removido ficando com este aspecto: (Notar a vermelho os rebites que devem ser removidos e o parafuso que se desaperta)

Imagem

Imagem

De seguida baixar o vidro até ficar quase no fundo para poder remover o braço do elevador do vidro:

Usa-se esta ferramenta:

Imagem

Imagem

De seguida sobe-se o vidro e com a mão ajuda-se o vidro a subir direito pois já foi removido um dos braços do elevador e remove-se o outro braço do elevador:

Imagem

Feito isso usa-se uma ventosa de vidraceiro para segurar o vidro de forma a remover o elevador:

Imagem

Referência das corrediças a substituir nos elevadores. Leva 3 cada um:

Imagem

Aqui no Brasil é a mesma numeração 90055545, no CEPCHEV estará contido em: "Grupo 10: Mecanismos e trava da porta dianteira, Ítem 6 - Deslizador do vidro

Aspecto das mesmas:

Imagem

Desliga-se a ficha eléctrica do motor e de seguida com o berbequim e uma broca de 6 ou 8 mm fura-se a cabeça dos 4 rebites:

Imagem

Desaperta-se o parafuso de trás do elevador que é cabeça TORX:

Imagem

Remove-se o elevador então:

Imagem

Com ele fora vê-se no elevador uma corrediça que terá de ser removida da mesma maneira que se usou para soltar os braços do elevador do vidro e substitiu-se pela nova lubrificando bem as zonas de deslizamento da corrediça com massa consistente. Diferença de desgaste entre a velha e nova:

Imagem

Imagem

Terminado isso retira-se a ventosa do vidro e tira-se o vidro da porta baixando e deslizando o vidro para a frente saindo pela parte de fora da porta:

Imagem

Imagem

Retira-se as corrediças velhas do vidro e limpa-se a massa velha ficando algo assim:

Imagem

Lubrifica-se as calhas das corrediças e instala-se as novas corrediças:

Imagem

Imagem

De seguida coloca-se o vidro na ordem inversa da saida e segura se o mesmo com a ventosa tal como anteriormente. Instala-se o elevador na ordem inversa da desmontagem e metido ao sitio fixa-se o mesmo com rebites pop:

Imagem

Coloca-se o parafuso TORX que fica na parte de trás do elevador e iniciamos o processo de fixaçao dos braços do elevador nas corrediças do vidro. Com a ajuda de um alicate extensivo executa-se a tarefa:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Feito isso liga-se a ficha eléctrica do elevador e testa-se o seu funcionamento. Se ele nao subir direito Afina-se o elevador no dito parafuso TORX de forma a manter uma trajectória adequada.

De seguida para instalar o plástico guarda pós usa-se fita de dupla face e se o guarda pós estiver em mau estado faz-se um novo em plastico. Eu fiz um e montei:

Imagem

Imagem

Feito isso é só montar o forro da porta e fica a coisa pronta. Para a porta do pendura é a mesma coisa. Boas reparações


Forte abraço!!!!!!!!!!

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Conserto dos elevadores dos vidros dianteiros Vectra B

por rgapski » 17 Mai 2013, 16:56

Ótimo tutorial!
Será de grande valia para a galera do clube!!

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Tercyo Maia
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 192
Registrado em: 11 Abr 2013, 21:33
Nome Completo: Tercyo Alves Maia
Cidade: Crato
Estado: Ceará
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Conserto dos elevadores dos vidros dianteiros Vectra B

por Tercyo Maia » 17 Mai 2013, 23:39

Eu estava precisando exatamente disso!

Só gostaria que alguém me explicasse onde encontra esses "rebites pop" para fazer a remontagem,

Obrigado.

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1803
Registrado em: 05 Abr 2013, 22:27
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Conserto dos elevadores dos vidros dianteiros Vectra B

por Luiz Antunes » 18 Mai 2013, 02:30

Excelente tuto ,
só não vi a terceira pecinha de plastico que ele menciona , só reparei que tem 2 a serem trocadas . :47:

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: Conserto dos elevadores dos vidros dianteiros Vectra B

por Ricardo Crispim » 18 Mai 2013, 08:05

Tercyo Maia escreveu:Eu estava precisando exatamente disso!

Só gostaria que alguém me explicasse onde encontra esses "rebites pop" para fazer a remontagem,

Obrigado.



Tercyo, você encontra esses rebites em qualquer boa loja de material de construção ou loja de parafusos..
Vai precisar de um rebitador, mas é uma ferramenta barata *entre R$ 15,00 e R$ 30,00) e bastante util para ter em casa.
Forte abraço!!!!!!!!!

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Conserto dos elevadores dos vidros dianteiros Vectra B

por Arquiteto » 18 Mai 2013, 09:16

eu ja aconselho substituir os rebites por parafusos rosca sem fim ...

os modelos ate 2001 brasileiros costumam folgar e quebrar os rebites fazendo o vidro subir torto ...

achei que as peças plasticas estivessem + desgastadas ... o bom e que foi feita nova lubrificação

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: Conserto dos elevadores dos vidros dianteiros Vectra B

por Ricardo Crispim » 18 Mai 2013, 09:59

Arquiteto escreveu:eu ja aconselho substituir os rebites por parafusos rosca sem fim ...

os modelos ate 2001 brasileiros costumam folgar e quebrar os rebites fazendo o vidro subir torto ...

achei que as peças plasticas estivessem + desgastadas ... o bom e que foi feita nova lubrificação



Bem lenbrado.
Quando o reparo do meu foi feito, foi colocado um parafuso desses, com um trava rosca quimica.

Forte abraço!!!!!!!!!

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 703
Registrado em: 17 Abr 2013, 20:32
Nome Completo: Marcio Gregolin
Cidade: Uberlandia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Conserto dos elevadores dos vidros dianteiros Vectra B

por Last_Warrior » 19 Mai 2013, 07:42

Esse defeito acomete todos os GM com esse sistema de vidros na dianteira, incluindo Corsa e Omega.

Sobre essas buchas, se estiverem com dificuldades pra encontrar, vai numa loja de acessórios onde eles instalam vidros elétricos, normalmente eles jogam as máquinas de vidro manual fora, e nelas tem essas buchinhas aos montes!
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

Avatar do usuário
tadeu_pc
GL Member
GL Member
Mensagens: 92
Registrado em: 24 Abr 2013, 09:54
Nome Completo: Tadeu Coradini
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: Conserto dos elevadores dos vidros dianteiros Vectra B

por tadeu_pc » 21 Mai 2013, 12:49

Já fiz esse procedimento no meu, troquei as buchas e lubrifiquei as canaletas, ficou bom, ainda ficaram folgas mas creio que sejam do mecanismo do vidro. Belo tutorial parabéns e obrigado por disponibilizar :88:

JonatasCl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 370
Registrado em: 10 Mai 2013, 11:09
Nome Completo: Jonatas Correa
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Conserto dos elevadores dos vidros dianteiros Vectra B

por JonatasCl » 23 Set 2013, 20:58

Não tenho essas ferramentas. Alguém de SP que já fez está disposto a fazer para mim? Com uma remuneração, é claro.

maat
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 159
Registrado em: 07 Abr 2013, 06:17
Nome Completo: mateus felipe
Cidade: concordia
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Conserto dos elevadores dos vidros dianteiros Vectra B

por maat » 01 Abr 2014, 21:44

a chave torx é que numero? Preciso comprar amanham, to com tudo fora so falta esse parafuso, Pra tirar foi bem tranquilo.
VCD 2.0 16v + 4x1 + Intake inox K&N (diy) + decat + escape 2" + taxa. (curtindo)
Minha garagem: http://clubedovectra.com.br/forum/viewt ... 928#p55928

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: Conserto dos elevadores dos vidros dianteiros Vectra B

por Ricardo Crispim » 02 Abr 2014, 22:02

Eu não me lembro ao certo,mas se VC comprar aquele jogo simplws de chave torx, ela vem nele
Forte abraço!!!

maat
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 159
Registrado em: 07 Abr 2013, 06:17
Nome Completo: mateus felipe
Cidade: concordia
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Conserto dos elevadores dos vidros dianteiros Vectra B

por maat » 03 Abr 2014, 11:18

Realizei o serviço, a chave é a T40

Os vidros ficaram um doce, tanto o do motchora como o do carona. eles tão fechando mais rápido que os traseiros rsrsrsrs. Obrigado pelo Tuto ai !!!!!
VCD 2.0 16v + 4x1 + Intake inox K&N (diy) + decat + escape 2" + taxa. (curtindo)
Minha garagem: http://clubedovectra.com.br/forum/viewt ... 928#p55928

Avatar do usuário
TRX_Boy
GL Member
GL Member
Mensagens: 55
Registrado em: 29 Abr 2013, 14:33
Nome Completo: Luis Filipe Carvalho
Cidade: Corroios
Estado: Exterior
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: Conserto dos elevadores dos vidros dianteiros Vectra B

por TRX_Boy » 14 Mai 2014, 19:23

Ainda bem que aqui o portuga contribui com coisas uteis para o clube :wink: :wink:

Avatar do usuário
linnikerhfs147
Member
Member
Mensagens: 8
Registrado em: 21 Jan 2016, 06:10
Nome Completo: Linniker H. Figueiredo Silva
Cidade: Araguari
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Conserto dos elevadores dos vidros dianteiros Vectra B

por linnikerhfs147 » 21 Jan 2016, 09:42

Show de bola... muito util!!!

ECONOMIA DE $150,00 [MODE ON] rsrs
Linniker Figueiredo :: Interior de MG
LOADING... Vectra GL 97

Avatar do usuário
leoborgesl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 350
Registrado em: 17 Nov 2015, 21:18
Nome Completo: Leo Borges
Cidade: Udia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Conserto dos elevadores dos vidros dianteiros Vectra B

por leoborgesl » 21 Jan 2016, 11:38

Legal hein!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Vectra GLS 2.2 8v 2000/2000 Prata Escuna

Ronancarecone
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 21 Dez 2015, 19:37
Nome Completo: Ronan teixeira damiao
Cidade: Nova iguacu
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Conserto dos elevadores dos vidros dianteiros - Vectra B

por Ronancarecone » 11 Fev 2016, 19:12

Fiz no meu ficou 100 por cento . Só nao consegui o alicate.prendi as corredicas no no elevador e afrouxei o parafuso torx. E tirei o deslisador o vidro .vendo nao é dificil . Fiz no motorista e no carona ha e coloquei graxa misturada com esta pasta. Ficou igual ao de fabrica

Enviado de meu GT-I9063T usando Tapatalk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Conserto dos elevadores dos vidros dianteiros - Vectra B

por Almeidão » 25 Mai 2016, 14:07

Eu só não vejo motivo de tirar esta bucha no local, eu recente troquei as minhas, comprei nova porque o desgaste dela não é somente a lateral, mas o centro também gasta e ela tem que ser bem justa ali neste centro onde entra a esfera, melhor explicando, ela sendo nova fica até bem durinha para girar com as mãos. Detalhe importante, tirar ela e colocar outra vez já é errado. Bem. para tirar ela do local sem desmontar é bem mais fácil, levanta o vidro até o fim, eu não tenho esta ventosa e nem terei para isto, então eu uso fita tipo durex largo e fixo o fixo o vidro no alto, quem ainda usa arrebites, tirar eles como está mostrando nas fotos, e depois de solto levar a máquina para a direita que soltará uma ponta da tesoura da esquerda e depois trazer para esquerda e soltar a ponda da direita.

Bem agora é preciso tirar a máquina para fora. Ainda com o motor conectado na energia, baixe o vidro até a tesoura ficar alinhada e pronto, tirar ela pra fora. Para tirar esta bucha ou sei lá como é o nome deste plástico, melhor cortar ela com alicate de corte ou até forçar com o alicate eu prefiro cortar para não amassar a tesoura, já para colocar é realmente com alicate, mas com ela nas mãos é muito fácil, colocar graxa na esfera e alicate nela e é bem durinha mesmo. A montagem é igual porém com o trabalho inverso, se tiver alguém para ajudar segurar o vidro também ajudará muito na recolocação.

Colocar arrebites outra vez na máquina é burrice, e para isto tem duas opções, uma meio chata que é usar parafusos de 5 mm e porcas do outro lado, usando chave 8mm e é chato segurar de um lado e apertar do outro e logo arruela cai etc. Eu nesta ultima troca renovei usando a segunda opção, usando um macho de 6mm, um somente que tenho seria o terceiro deles, fiz rosca nos 4 furos da máquina, logo passei uma broca de 7mm nos furos na porta e usei parafusos de 10 mm x 10. 100 vezes melhor para montar.

Está ai a dica para quem quiser fazer, não é nada fácil no início mas se acostumam quando queremos mexer, eu já fiz isto várias vezes e não tinha dicas de ninguém, vocês estão tendo e lembro que eu também tive a minha primeira vez e no fim de tudo foi muito bom tanto quanto é hoje.

Volto a reforçar, estas buchas são importantes que sejam novas e no primeiro sinal de problemas tipo o vidro ficando pesado, é porque é hora de trocar ou até mesmo no meio dar aquela meia parada e continuar. O problema do meu era que se eu parasse no meio ele tinha que voltar tudo para subir outra vez por ser ele com sistema ante esmagamento dali para frente ia e voltava.

Sds
Imagem

18 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 87 visitantes