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José Leal
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Instalando anti-chamas nos motores 16V

por José Leal » 07 Abr 2013, 06:02

Bom, como todos sabem, o grande problema do nosso motor é que a mangueira de ventilação forçada do carter (mangueira grossa, que sai da tampa de válvulas e entra na mangueira do filtro de ar) fica muito próximo do corpo da borboleta. Devido a essa proximidade, a borboleta fica muito suja de óleo, comprometendo o funcionamento perfeito de nossas máquinas, especialmente a marcha-lenta.

Aqui, vamos minimizar (se não impedir completamente), a passagem de óleo para o corpo da borboleta.

Materiais necessários:
Filtro anti-chamas dos motores FIRE da FIAT
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Alicates de bico e de pressão
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Chave de fenda
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A montagem é extremamente simples. Basta introduzir o filtro anti chamas na mangueira do respiro do carter (imagens do Magnaum):
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Aqui, a borboleta limpa.
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Peko
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Re: Instalando anti-chamas nos motores 16V

por Peko » 10 Abr 2013, 19:12

Instalei hj mesmo este aparato no meu carro.
Mas nem sei para oque serve. Se o intuito é impedir a passagem dos vapores de óleo, é inutil. Pois a malha das telas (mash) é muito branda.

Acho que joguei 5 pila fora ¬¬
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Re: Instalando anti-chamas nos motores 16V

por rgapski » 11 Abr 2013, 08:37

Eu coloquei no meu. Recomendo.

Já rodei 13mil km com o filtro instalado e a TBI esta impecável.

Abs.
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José Leal
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Re: Instalando anti-chamas nos motores 16V

por José Leal » 14 Abr 2013, 18:54

Peko escreveu:Instalei hj mesmo este aparato no meu carro.
Mas nem sei para oque serve. Se o intuito é impedir a passagem dos vapores de óleo, é inutil. Pois a malha das telas (mash) é muito branda.

Acho que joguei 5 pila fora ¬¬

Na verdade, ele deixa passar os gases do carter, retendo apenas as partículas de óleo.

Eu tinha instalado no meu carro a mais de ano e estava tudo bem.
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Re: Instalando anti-chamas nos motores 16V

por valcir sousa » 14 Abr 2013, 22:23

José Leal escreveu:
Peko escreveu:Instalei hj mesmo este aparato no meu carro.
Mas nem sei para oque serve. Se o intuito é impedir a passagem dos vapores de óleo, é inutil. Pois a malha das telas (mash) é muito branda.

Acho que joguei 5 pila fora ¬¬

Na verdade, ele deixa passar os gases do carter, retendo apenas as partículas de óleo.

Eu tinha instalado no meu carro a mais de ano e estava tudo bem.


Opá,

Jose leal, realmente eu me surpreendi, no sábado (13/04/2013) eu e o Keliton fomos limpar a tal borboleta do meu vecão e para a nossa surpresa nunca tinha visto tanta borra nessa manqueira e tal borboleta marron :o , demoramos a tarde inteira para limpar tudo e já tinha um ant-chama e não é que o danado ficou um foguete, antes o motor engasgava e dava trancos na sída e agora depois da limpesa o motor ficou mais macio e silencioso.

Aí sim hem :lol:

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Re: Instalando anti-chamas nos motores 16V

por Peko » 15 Abr 2013, 16:14

valcir sousa escreveu:
José Leal escreveu:
Peko escreveu:Instalei hj mesmo este aparato no meu carro.
Mas nem sei para oque serve. Se o intuito é impedir a passagem dos vapores de óleo, é inutil. Pois a malha das telas (mash) é muito branda.

Acho que joguei 5 pila fora ¬¬

Na verdade, ele deixa passar os gases do carter, retendo apenas as partículas de óleo.

Eu tinha instalado no meu carro a mais de ano e estava tudo bem.


Opá,

Jose leal, realmente eu me surpreendi, no sábado (13/04/2013) eu e o Keliton fomos limpar a tal borboleta do meu vecão e para a nossa surpresa nunca tinha visto tanta borra nessa manqueira e tal borboleta marron :o , demoramos a tarde inteira para limpar tudo e já tinha um ant-chama e não é que o danado ficou um foguete, antes o motor engasgava e dava trancos na sída e agora depois da limpesa o motor ficou mais macio e silencioso.

Aí sim hem :lol:


É por isso que eu disse e repito. Se ja tinha o filtro anti chamas, por que então sua TBI sujou?

Na minha opinião se este filtro fosse de malha mais fina, até traria algum benefício. Mas com essa grade ai, é como pescar sardinha com rede de tainha. :lol:

De qualquer forma, atrapalhar no desempenho do vecão não vai. Então deixa ali mesmo.
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Re: Instalando anti-chamas nos motores 16V

por José Leal » 17 Abr 2013, 15:53

valcir sousa escreveu:Opá,

Jose leal, realmente eu me surpreendi, no sábado (13/04/2013) eu e o Keliton fomos limpar a tal borboleta do meu vecão e para a nossa surpresa nunca tinha visto tanta borra nessa manqueira e tal borboleta marron :o , demoramos a tarde inteira para limpar tudo e já tinha um ant-chama e não é que o danado ficou um foguete, antes o motor engasgava e dava trancos na sída e agora depois da limpesa o motor ficou mais macio e silencioso.

Aí sim hem :lol:

Eu usava dois desses anti-chamas. Um somente não era o suficiente para reter todo óleo. Experimente colocar 2.
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Re: Instalando anti-chamas nos motores 16V

por Andrezão » 19 Abr 2013, 20:16

Farei isso, amanhã mesmo vou comprar o tal filtro e vou instalar, depois eu comento a diferença obrigado amigos
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Re: Instalando anti-chamas nos motores 16V

por vectra cd » 01 Jun 2013, 19:54

Meu carro estava com 2 , mas eu tive que tirar essa mangueira do tbi.
Quado eu coloco ela ligada fica um fedor de combi velha ou fusca no escape , alguém sabe porque isso??

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Re: Instalando anti-chamas nos motores 16V

por elite2006 » 01 Jun 2013, 21:12

Vectracd o seu fica com cheiro de kombi velha porque está passando muito óleo por essa mangueira e provocando a queima desse óleo então o cheiro ruim;limpa a mangueira com um pano limpo e o tbi com Car80 e coloque novamente com um filtro antichama novo que vai melhorar.esse filtro antichama é excelente,não que nunca mais vai sujar o tbi mais que vai demorar muito mais pra sujar isso é certeza.

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Re: Instalando anti-chamas nos motores 16V

por williansapz » 02 Jun 2013, 19:14

VOU VER SE O MEU TEM ISSO ,SE NÃO TIVER VOU COLOCAR .... :88:
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luizhbh
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Re: Instalando anti-chamas nos motores 16V

por luizhbh » 02 Abr 2014, 12:17

Eu coloquei no meu desde os tempos do outro forum ... por um tempo, a parte interna da TBI ficou de boa... limpinha e sequinha.
Mas de uns tempos pra cá tenho notado que ela tá sujando MUITO! ! Mas é MUUUITO mesmo! ! Tirei o filtro e limpei com car80 e mais um produto pra tirar cracas de peças cheias de oleo na oficina de um amigo.
Reinstalei... passou um tempinho, lá estava a TBI toda emporcalhada de novo! E agora tá soltanto tanto oleo que tá sujando a parte externa toda ! É impressionante.

Aí pergunto: será que aquela mangueirinha menor que sai ao lado da tampa não deveria ter uma pressão de vácuo?? To suspeitando dela, pois ela está ligada ao coletor, e acabei de testar a ponta que encaixa na tampa(o motor tá quente e não dá pra mexer junto do coletor!hehehe) E não tem NADA de sucção !

Outro dia eu vi um vídeo daquele ADG da High Torque falando de um recirculador desses gases que existe na linha VW 1.6 e que de vez em quando dá pau numa vedação que o faz encher a TBI de óleo também.

E esse recirculador tem um mangueirão pra levar o vapor e uma mangueirinha pra dar sucção e movimentar esse vapor e a parte do oleo que acaba ficando liquida de novo..

Alguem poderia testar se essa mangueirinha no 16V tem sucção??
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José Leal
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Re: Instalando anti-chamas nos motores 16V

por José Leal » 04 Abr 2014, 19:38

Luiz, certamente na mangueirinha fina é para ter vácuo. Por ficar abaixo da borboleta, o vácuo em marcha-lenta é maior.
No Vectra, antes da retífica, como a conexão na tampa de válvulas estava quebrada (remendada com durepox), esse vácuo não chegou a entupir, mas parece que é comum entupir ali mesmo. Nos Monza, que possuem um sistema parecidíssimo, é comum entupir essa conexão no coletor.
Para desentupir, o pessoal passa um arame fininho e limpa com CAR80. Como no Vectra 16V o acesso é muito difícil, desconecte a mangueirinha na tampa de válvulas, e com o moto funcionando, manda CAR 80 nela.

[ATENÇÃO]Nada de abrir o furinho da passagem de vácuo! Mexendo ali, cria-se uma entrada falsa de ar.
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Re: Instalando anti-chamas nos motores 16V

por luizhbh » 04 Abr 2014, 20:17

José Leal escreveu:Luiz, certamente na mangueirinha fina é para ter vácuo. Por ficar abaixo da borboleta, o vácuo em marcha-lenta é maior.
No Vectra, antes da retífica, como a conexão na tampa de válvulas estava quebrada (remendada com durepox), esse vácuo não chegou a entupir, mas parece que é comum entupir ali mesmo. Nos Monza, que possuem um sistema parecidíssimo, é comum entupir essa conexão no coletor.
Para desentupir, o pessoal passa um arame fininho e limpa com CAR80. Como no Vectra 16V o acesso é muito difícil, desconecte a mangueirinha na tampa de válvulas, e com o moto funcionando, manda CAR 80 nela.

[ATENÇÃO]Nada de abrir o furinho da passagem de vácuo! Mexendo ali, cria-se uma entrada falsa de ar.


Pois é... foi justamente lembrando do meu Monza EFI que eu pensei nisso... me deu um trabalho do cão pra desentupir aquela passagem dele...

Mas será que nenhum bom samaritano que esteja vendo esse tópico pode comprovar isso pra gente?
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Re: Instalando anti-chamas nos motores 16V

por José Leal » 04 Abr 2014, 20:29

Luiz, mas nem precisa de comprovação mesmo. Ali naquela mangueirinha tem que ter vácuo mesmo.
Lembra aquele tuto da limpeza do TBI no outro fórum? Lá, o camarada que o executou chegou a retirar aquela conexão entre a mangueirinha e o TBI. Só para enriquecer, ali nesse conector, vão duas mangueiras de água, uma vindo do TBI e a outra indo provavelmente para o tubo distribuidor.

Como vc bem sabe, sou um desvectrado, então todo teste que fizer aqui, não reproduzirá a realidade no seu carro.
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Re: Instalando anti-chamas nos motores 16V

por luizhbh » 23 Jul 2014, 04:08

Bom.... passado esse tempo todo, eu volto pra dizer que SIM, a mangueirinha tem um vácuo FORTE. A minha tava entupida. Joguei um car80 por dentro dela e esperei de um dia pro outro... quando testei depois, o vácuo ficou bem forte, e deu uma diminuída no exagero de óleo que tava indo pra TBI. Suspeito até que essa falta de vácuo na mangueira deve ter causado pressão no motor, pois estourou algum retentor e o motor tava vazando óleo que era uma beleza ! ! Chegava a gotejar !! Depois que acertei o vácuo ele parou com isso! ! Agora é achar o retentor pifado...
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Re: Instalando anti-chamas nos motores 16V

por diego rodrigues » 19 Ago 2014, 22:16

legal!

tô com o mesmo problema. vou tentar limpar esse trem sem tirar. tá completamente entupido e melando a TBI sem dó.
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Re: Instalando anti-chamas nos motores 16V

por marcusbatera1 » 24 Ago 2014, 16:41

isso ai é a salvação da lavoura galera e preventiva de varios gastos futuros, ja ate me disseram que quando ta acontecendo isso de sujar a tbi com óleo é pq esta batendo motor e falta de compressão anéis de segmento defeituosos diversas coisas... vale pena tentar mo ais barato,...

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Re: Instalando anti-chamas nos motores 16V

por marcusbatera1 » 26 Ago 2014, 08:04

Fala galera instalei esse lance, o carro parece ate andar melhor, ta com um pouco mais de pressão na retomada mas estranhamente reparei um consumo excessivo nele o ponteiro do tanque simplesmente desceu em poucos km percorridos não sei e tem alguma associação, com isto mas antes ele não estava assim estava consumindo normal alguem sabe dizer se tem algo a ver, e o carro não tem vazamento de combustível, sonda lambda normal, filtro td normal td de mal funcionamento q faz o carro consumir... Então se alguem souber se tem alguma associação me ajuda...

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Re: Instalando anti-chamas nos motores 16V

por Alcir Andreoni » 26 Ago 2014, 10:59

marcusbatera1 escreveu:Fala galera instalei esse lance, o carro parece ate andar melhor, ta com um pouco mais de pressão na retomada mas estranhamente reparei um consumo excessivo nele o ponteiro do tanque simplesmente desceu em poucos km percorridos não sei e tem alguma associação, com isto mas antes ele não estava assim estava consumindo normal alguem sabe dizer se tem algo a ver, e o carro não tem vazamento de combustível, sonda lambda normal, filtro td normal td de mal funcionamento q faz o carro consumir... Então se alguem souber se tem alguma associação me ajuda...

Será que não é porque você está apertando demais o da direita? :47:

Agora que ele está mais solto você abusa um pouquinho mais do acelerador?
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Isso deixa marcas profundas!

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