O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisMelhorando a luz de ré
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

8 mensagens   •   Página 1 de 1
José Leal
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 446
Registrado em: 06 Abr 2013, 17:11
Nome Completo: José Leal Fernandes Simão
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Melhorando a luz de ré

por José Leal » 07 Abr 2013, 06:05

Pessoal, não sei se é o caso de alguém, mas para quem acha que a luz de ré é fraca, vai aqui uma dica:

Materiais utilizados:
1 par de lâmpadas halógenas de 12V 35W, alicate de bico e corte, martelo, ferro de solda, cola Araldite pastosa, sacolinha plástica, um pedaço de fio fino e duas lâmpadas comuns (tanto faz se é de 5W ou 21W).
Imagem
Imagem

Com o martelo, quebre as lâmpadas comuns dentro da sacolinha, pois vamos utilizar somente o soquete delas. Retire todo o vidro da parte interna do soquete, até que ele fique desta forma:
Imagem

Feito isso, derreta a solda que fica no polo inferior do soquete, até que apareça um furo, por onde passaremos um dos polos da nova lâmpada:
Imagem

Imagem

Feito isso, vamos providenciar novos terminais para a lâmpada halógena. Derreta um pouco de estanho em um pedaço de fio desencapado (coisa de uns 3cm):
Imagem

Derreta um pouco de estanho nos terminais da lâmpada halógena, de modo que possamos soldar o fio no terminal. Isole um dos novos terminais, o que vai no contato central do soquete. Ajuste-o de forma que ele passe pelo furo aberto no contato central do soquete. O outro terminal, entorte-o, de forma que encoste na parte metálica do soquete:
Imagem

Centralize a lâmpada no soquete, solde os terminais central e o lateral e encha a parte interna do soquete com cola Araldite. O resultado final é esse:
Imagem

Imagem

Imagem

Após instalar as lâmpadas, limpe-as com um algodão embebido em álcool. Não é bom deixar que a gordura da nossa pele fique em contato com o vidro. Lâmpadas acesas:
Imagem

Imagem

Aqui, comparando com a lâmpada de 21W da lanterna de neblina:
Imagem

Primeiras impressões: obviamente a luz de ré ficou bem melhor. Não precisei trocar o fusível, então a carga solicitada está dentro do limite do sistema.

Um abraço!
Imagem
Imagem
Imagem

pegasusinf
Member
Member
Mensagens: 15
Registrado em: 07 Abr 2013, 12:50
Nome Completo: JORGE ANARGYROU
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Melhorando a luz de ré

por pegasusinf » 07 Abr 2013, 15:15

Muito bom, acho q vou fazer com as lampadas de freio e pisca tbm
Será que nao aquece muito a ponto de derreter os espelhos

MarceloOliveira

Re: Melhorando a luz de ré

por MarceloOliveira » 07 Abr 2013, 17:22

Show héin ?! legal :)

Um amigo colocou umas de led

Imagem

ficou 10 tambem.

José Leal
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 446
Registrado em: 06 Abr 2013, 17:11
Nome Completo: José Leal Fernandes Simão
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Melhorando a luz de ré

por José Leal » 08 Abr 2013, 17:05

pegasusinf escreveu:Muito bom, acho q vou fazer com as lampadas de freio e pisca tbm
Será que nao aquece muito a ponto de derreter os espelhos

A luz de freio vai derreter sim. Se a de 21W já derrete, imagina essas mais fortes!
Imagem
Imagem
Imagem

carlosgunner
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 310
Registrado em: 16 Abr 2013, 20:02
Nome Completo: Antonio Carlos
Cidade: Nazaré Paulista
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Melhorando a luz de ré

por carlosgunner » 16 Abr 2013, 21:57

Fiz esse alteração há 1 ano e até agora continua perfeito.
Resolvi mexer na luz de ré do meu VCD, mas sem quebrar lâmpadas ou usar ferro de solda, com o qual não tenho mt habilidade... :oops:
Fiz assim:
Comprei 2 lâmpadas halógenas de 35w e tbm 2 soquetes como esse:
Imagem
Imagem

Para encaixar, passei os fios dele por dentro do soquete original da luz de ré
Imagem
Imagem
Imagem

e prendi os fios no conector
Imagem

Resultado:
Imagem
Imagem

Apesar de esquentar bastante, ficou mt bom!
Antonio Carlos
Vectra CD 97 2.0 16V automático - Verde West

Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Melhorando a luz de ré

por Arquiteto » 16 Abr 2013, 22:03

blz carlos seu esquema ficou muito bom tambem ...

Pedestal
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 16 Ago 2014, 22:18
Nome Completo: Maico Macedo Oliveira
Cidade: Esteio
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Re: Melhorando a luz de ré

por Pedestal » 08 Out 2014, 21:47

MTO LEGAL A IDEIA PESSOAL MAS EU COMO TENHO CONHEÇIMENTO TECNICO SOBRE ELETRICA...SERIA BEM INTERESSANTE COLOCAR UM RELÊ,ATE PARA NÃO AFETAR A INTERRUPTOR DE RÉ...LÁ NA CAIXA DE MARCHAS.... POR CAUSA DA SOBRE CARGA... ASSIM COM UM RELÊ O INTERRUPTOR SÓ VAI ALIMENTAR O RELÊ E NÃO AS LAMPADAS.... FICA DICA!!! ABRSS A TODOS DO CLUBE!!!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Melhorando a luz de ré

por Almeidão » 10 Out 2014, 14:36

Pedestal escreveu:MTO LEGAL A IDEIA PESSOAL MAS EU COMO TENHO CONHEÇIMENTO TECNICO SOBRE ELETRICA...SERIA BEM INTERESSANTE COLOCAR UM RELÊ,ATE PARA NÃO AFETAR A INTERRUPTOR DE RÉ...LÁ NA CAIXA DE MARCHAS.... POR CAUSA DA SOBRE CARGA... ASSIM COM UM RELÊ O INTERRUPTOR SÓ VAI ALIMENTAR O RELÊ E NÃO AS LAMPADAS.... FICA DICA!!! ABRSS A TODOS DO CLUBE!!!


2X. Um relê urgente para não afetar o interruptor da ré, aliás eu coloquei um relê nas lampadas do freio porque estavam afetando não somente o interruptor de freio mas afeta e perigosamente o comutador de ignição que libera energia para estes locais onde só funcionam com a chave ligada. Eu fiquei no centro da cidade com um comutador derrretido e por sorte eu tinha uma de reserva, nem é sorte não eu tenho mesmo e ainda tenho e trocar este maldito no centro da cidade, vidros fechados e portas também porque não tinha espaço para abrir ela e nem energia para baixar os vidros e 42º na sombra e eu no sol. O motivo de eu ter tido problemas no freio é que eu uso 2 lampadas de freio cada lado, mais as lampadas do aerofólio, brake light e umazinha embaixo no reboque. Eu preso no trânsito tanquilo só olhando o pessoal la fora morrendo de calor e logo derreteu o interruptor do freio, porque era uma desida e eu freado. As lampadas ficaram acesas e o babaca aqui nem viu, logo parou tudo e sorte que era uma descidinha e com ajuda divina um carro saiu de uma vaga e eu entrei. Tudo favoreceu neste dia, menos o calor que senti para trocar o comutador que mais tarde abrindo ele descobri o estrago que vez estas lampadas acesas. Um relê resolveu isto para continuar usando assim.

RELÊ urgente, e é muito fácil fazer isto, eu por exemplo já tenho no meu porta-malas um fio de 6mm direto com energia para estas adaptções e um relê auxiliar de 20 ou 30 amperes é o suficiente.
Imagem

8 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 186 visitantes