Previa: ao fazer uma viagem um parafuso da carcaça da válvula termostática espanou jogando água fora superaquecendo o motor (queimando a junta do cabeçote) só percebi quando acelerava o barulho que fazia era como se estivesse colocando o dedo no ventilador
Depois de ver alguns tópicos aqui vectraclube e alguns videos no youtoobe com tonelle,Dennis cadete.k6 Dr Macete,Dr carro tomei coragem e decidir fazer essa proeza.Deicho aqui meus agradecimento a toda essa galera boa que disponibilizou esse material de qualidade foi imprescindível.
Como não entendia nada de motor comprei uma apostila mecânica básica só pra entender +ou - o que iria enfrentar foi de grande ajuda pra mim.obs: se alguem se interessa posso passa-la por email sem qualquer ônus OK. sem mas vamos ao que intereça

Seqüência da desmontagem

1-desconectar a bateria
2-caixa do filtro de ar e suas conexões
3- mancal do suporte do motor( próximo do alternador)
4- conectores dos bicos injetores e todos os sensores da injeção que faz parte desse chicote superior,cabo do acelerador,mangueiras de alimentação e retorno de combustível e todas as mangueirinhas que vai entre a tbi e o coletor de admição
5-bobina,cabo,de vela e velas
6-mangueiras do radiador (saída da termostática entrada no radiador e a da saída do radiador e entrada no bloco do motor

Meu primeiro dilema parafuso que não são originais do carro quebra na polia do gira brequim quase tirou minha paz
.png)
.png)

Forma de soltar a polia do comando chave 22mm na porca sextavada do comando e uma chave 17mm no parafuso da polia do comando
7-soltar correia do alternador
8-polia do gira brequim (capa dianteira da correia dentada)

9-tencionados e correia dentada
É de suma importância que antes de tirar a correia dentada as polias do comando de cames(válvulas) e a polia da arvora de manivela (girabrequim) sejam sincronizadas com suas respectivas marcas
A marca de sincronismo da polia do comando fica na parte superior da capa plástica trazeira da correia e a marca da polia do girabrequim fica na parte inferior da bomba de óleo
Essa manobra evitara que danifique as válvulas e os pistões

Preciso informa que na queima da junta como não iria mexer no motor de imediato fiz a troca do olheo e o filtro pois o mêsmo misturou com água essa manobra era para que as partes interna do motor não enferruja-se em demagogia e o resultado foi muito bom como podem ver a cavalete (gaiola) e o comando de cames(válvulas) balancins,calços e tuchos estamos limpos sem borras.
10-polia do comando de cames
11-suporte mancal do motor e a capa trazeira(correia dentada)
12-tampa de valvula

13-válvula termostática e carcaça da mesma
E mais uma surpresa outro parafuso que não é o original do carro quebra e dessa veis não foi fácil retira-lo tentei alicate,soldei uma porca e o parafuso quebrava novamente fui a um torneiro e retirou o parafuso e fez nova rosca cobrou 15 mangos uffa"

14- cavalete comando de cames (válvula)

Se não pretende trocar os tuchos balancins e os calços deveram ser mantidos em sua posição de origem pois os mesmos possuem desgastes natural de trabalho e se trocados iram bater até desgasta novamente e isso resultará em um barulho desagradável

15-cabeçote, coletor de admissão e o de escape
Retirei o cabeçote junto com os coletores de admissão e escape achei mais pratico
Olha a situação das válvulas e os pistões e cilindros e a junta antiga não tirei foto mais queimou em dois lugares.entre cilindros e condutores de óleo e água

Vamos para limpeza utilizei o ka80 e escova de aço manual

O cabeçote mandei pra retifica foi condenada as 8 válvulas segundo a Rética estava muito finas não tinha margem de trabalho e eu notei que estavam com um leve empeno voltou zero bala a brincadeira ficou em 480 mangos

Coletor de admissão levou um banho químico a TBI limpei em casa com ka 80

Também fiz limpeza na flauta e bicos injetores utilizei o ka80 e notei que a sujeira esta no seu exterior por dentro aparentemente estava limpo

Já que estava aberto fiz a troca do retentor do comando de cames (válvula)

A bomba dágua aproveitei para fazer a limpeza e troca do oring de vedação e por não ter nenhum problema aparente reutilizei a mesma