Esse e o meu vectrão
Previa: ao fazer uma viagem um parafuso da carcaça da válvula termostática espanou jogando água fora superaquecendo o motor (queimando a junta do cabeçote) só percebi quando acelerava o barulho que fazia era como se estivesse colocando o dedo no ventilador
Depois de ver alguns tópicos aqui vectraclube e alguns videos no youtoobe com tonelle,Dennis cadete.k6 Dr Macete,Dr carro tomei coragem e decidir fazer essa proeza.Deicho aqui meus agradecimento a toda essa galera boa que disponibilizou esse material de qualidade foi imprescindível.
Como não entendia nada de motor comprei uma apostila mecânica básica só pra entender +ou - o que iria enfrentar foi de grande ajuda pra mim.obs: se alguem se interessa posso passa-la por email sem qualquer ônus OK. sem mas vamos ao que intereça
Seqüência da desmontagem
1-desconectar a bateria
2-caixa do filtro de ar e suas conexões
3- mancal do suporte do motor( próximo do alternador)
4- conectores dos bicos injetores e todos os sensores da injeção que faz parte desse chicote superior,cabo do acelerador,mangueiras de alimentação e retorno de combustível e todas as mangueirinhas que vai entre a tbi e o coletor de admição
5-bobina,cabo,de vela e velas
6-mangueiras do radiador (saída da termostática entrada no radiador e a da saída do radiador e entrada no bloco do motor
Meu primeiro dilema parafuso que não são originais do carro quebra na polia do gira brequim quase tirou minha paz
calma algumas batidas de leve com a chave de fenda sentido anti horário desrosqueou o abençoado do parafuso
Forma de soltar a polia do comando chave 22mm na porca sextavada do comando e uma chave 17mm no parafuso da polia do comando
7-soltar correia do alternador
8-polia do gira brequim (capa dianteira da correia dentada)
9-tencionados e correia dentada
É de suma importância que antes de tirar a correia dentada as polias do comando de cames(válvulas) e a polia da arvora de manivela (girabrequim) sejam sincronizadas com suas respectivas marcas
A marca de sincronismo da polia do comando fica na parte superior da capa plástica trazeira da correia e a marca da polia do girabrequim fica na parte inferior da bomba de óleo
Essa manobra evitara que danifique as válvulas e os pistões
Preciso informa que na queima da junta como não iria mexer no motor de imediato fiz a troca do olheo e o filtro pois o mêsmo misturou com água essa manobra era para que as partes interna do motor não enferruja-se em demagogia e o resultado foi muito bom como podem ver a cavalete (gaiola) e o comando de cames(válvulas) balancins,calços e tuchos estamos limpos sem borras.
10-polia do comando de cames
11-suporte mancal do motor e a capa trazeira(correia dentada)
12-tampa de valvula
13-válvula termostática e carcaça da mesma
E mais uma surpresa outro parafuso que não é o original do carro quebra e dessa veis não foi fácil retira-lo tentei alicate,soldei uma porca e o parafuso quebrava novamente fui a um torneiro e retirou o parafuso e fez nova rosca cobrou 15 mangos uffa"
14- cavalete comando de cames (válvula)
Se não pretende trocar os tuchos balancins e os calços deveram ser mantidos em sua posição de origem pois os mesmos possuem desgastes natural de trabalho e se trocados iram bater até desgasta novamente e isso resultará em um barulho desagradável
15-cabeçote, coletor de admissão e o de escape
Retirei o cabeçote junto com os coletores de admissão e escape achei mais pratico
Olha a situação das válvulas e os pistões e cilindros e a junta antiga não tirei foto mais queimou em dois lugares.entre cilindros e condutores de óleo e água
Vamos para limpeza utilizei o ka80 e escova de aço manual
O cabeçote mandei pra retifica foi condenada as 8 válvulas segundo a Rética estava muito finas não tinha margem de trabalho e eu notei que estavam com um leve empeno voltou zero bala a brincadeira ficou em 480 mangos
Coletor de admissão levou um banho químico a TBI limpei em casa com ka 80
Também fiz limpeza na flauta e bicos injetores utilizei o ka80 e notei que a sujeira esta no seu exterior por dentro aparentemente estava limpo
Já que estava aberto fiz a troca do retentor do comando de cames (válvula)
A bomba dágua aproveitei para fazer a limpeza e troca do oring de vedação e por não ter nenhum problema aparente reutilizei a mesma