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Faça você mesmo / TutoriaisTrocando a junta de cabeçote - 2.0 8v - Vectra B
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

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yrosh
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Trocando a junta de cabeçote - 2.0 8v - Vectra B

por yrosh » 24 Jan 2015, 00:40

Esse e o meu vectrão
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Previa: ao fazer uma viagem um parafuso da carcaça da válvula termostática espanou jogando água fora superaquecendo o motor (queimando a junta do cabeçote) só percebi quando acelerava o barulho que fazia era como se estivesse colocando o dedo no ventilador
Depois de ver alguns tópicos aqui vectraclube e alguns videos no youtoobe com tonelle,Dennis cadete.k6 Dr Macete,Dr carro tomei coragem e decidir fazer essa proeza.Deicho aqui meus agradecimento a toda essa galera boa que disponibilizou esse material de qualidade foi imprescindível.
Como não entendia nada de motor comprei uma apostila mecânica básica só pra entender +ou - o que iria enfrentar foi de grande ajuda pra mim.obs: se alguem se interessa posso passa-la por email sem qualquer ônus OK. sem mas vamos ao que intereça
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Seqüência da desmontagem
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1-desconectar a bateria
2-caixa do filtro de ar e suas conexões
3- mancal do suporte do motor( próximo do alternador)
4- conectores dos bicos injetores e todos os sensores da injeção que faz parte desse chicote superior,cabo do acelerador,mangueiras de alimentação e retorno de combustível e todas as mangueirinhas que vai entre a tbi e o coletor de admição
5-bobina,cabo,de vela e velas
6-mangueiras do radiador (saída da termostática entrada no radiador e a da saída do radiador e entrada no bloco do motor
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Meu primeiro dilema parafuso que não são originais do carro quebra na polia do gira brequim quase tirou minha paz :62: calma algumas batidas de leve com a chave de fenda sentido anti horário desrosqueou o abençoado do parafuso :38:
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Forma de soltar a polia do comando chave 22mm na porca sextavada do comando e uma chave 17mm no parafuso da polia do comando
7-soltar correia do alternador
8-polia do gira brequim (capa dianteira da correia dentada)
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9-tencionados e correia dentada
É de suma importância que antes de tirar a correia dentada as polias do comando de cames(válvulas) e a polia da arvora de manivela (girabrequim) sejam sincronizadas com suas respectivas marcas
A marca de sincronismo da polia do comando fica na parte superior da capa plástica trazeira da correia e a marca da polia do girabrequim fica na parte inferior da bomba de óleo
Essa manobra evitara que danifique as válvulas e os pistões
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Preciso informa que na queima da junta como não iria mexer no motor de imediato fiz a troca do olheo e o filtro pois o mêsmo misturou com água essa manobra era para que as partes interna do motor não enferruja-se em demagogia e o resultado foi muito bom como podem ver a cavalete (gaiola) e o comando de cames(válvulas) balancins,calços e tuchos estamos limpos sem borras.
10-polia do comando de cames
11-suporte mancal do motor e a capa trazeira(correia dentada)
12-tampa de valvula
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13-válvula termostática e carcaça da mesma
E mais uma surpresa outro parafuso que não é o original do carro quebra e dessa veis não foi fácil retira-lo tentei alicate,soldei uma porca e o parafuso quebrava novamente fui a um torneiro e retirou o parafuso e fez nova rosca cobrou 15 mangos uffa"
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14- cavalete comando de cames (válvula)
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Se não pretende trocar os tuchos balancins e os calços deveram ser mantidos em sua posição de origem pois os mesmos possuem desgastes natural de trabalho e se trocados iram bater até desgasta novamente e isso resultará em um barulho desagradável
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15-cabeçote, coletor de admissão e o de escape
Retirei o cabeçote junto com os coletores de admissão e escape achei mais pratico
Olha a situação das válvulas e os pistões e cilindros e a junta antiga não tirei foto mais queimou em dois lugares.entre cilindros e condutores de óleo e água
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Vamos para limpeza utilizei o ka80 e escova de aço manual
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O cabeçote mandei pra retifica foi condenada as 8 válvulas segundo a Rética estava muito finas não tinha margem de trabalho e eu notei que estavam com um leve empeno voltou zero bala a brincadeira ficou em 480 mangos
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Coletor de admissão levou um banho químico a TBI limpei em casa com ka 80
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Também fiz limpeza na flauta e bicos injetores utilizei o ka80 e notei que a sujeira esta no seu exterior por dentro aparentemente estava limpo
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Já que estava aberto fiz a troca do retentor do comando de cames (válvula)
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A bomba dágua aproveitei para fazer a limpeza e troca do oring de vedação e por não ter nenhum problema aparente reutilizei a mesma
Editado pela última vez por yrosh em 01 Fev 2015, 13:53, em um total de 6 vezes.

yrosh
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Re: trocando a junta de cabeçote vectra 2.0 8v 98

por yrosh » 24 Jan 2015, 00:53

Pessoal por motivos que desconheço o how to não foi completo vou esta atualizando para completa ok

keliton
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Re: trocando a junta de cabeçote vectra 2.0 8v 98

por keliton » 24 Jan 2015, 06:28

Yrosh Parabéns pela iniciativa, muito bom mesmo esse howto.

acompanhando o tópico.
Minha Garagem viewtopic.php?f=70&t=7785&p=102688#p102688
Atual: Vectra CD 2004 2.2 16V At. Top Full
Ex Vectra GLS 1998 TOP ( Ainda na Saudade)

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leonam14
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Re: trocando a junta de cabeçote vectraB GL 2.0 8v 98

por leonam14 » 29 Jan 2015, 10:08

Ótimo how to. Surgiram algumas dúvidas... A polia do comando eu tiro ali mesmo no lugar montado? A polia do meu carro tem 2 riscos na mesma direção um em cada lado da polia. Qual dos dois uso como referencia? Quais as chaves necessárias para desmontagem além da chave torx T55? Só quero trocar a junta. Tenho que tirar a polia do virabrequim?

yrosh
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Re: trocando a junta de cabeçote vectraB GL 2.0 8v 98

por yrosh » 31 Jan 2015, 11:24

Bom.dia Leonam
Para soltar a polia do comando de cames (válvula)deve se abrir a tampa.do.comando de válvula (plastica) no comando existe uma espécie de porca sextavada onde deverá colocar uma chave (no meu caso foi a 22mm) e com uma chave 17ou16 soltar a polia do comando
Sobre as marcações na polia no meu eu só observei apenas uma marcação sobre isso não tenho resposta
Chaves usadas utilizei desde 8mm até 22mm
Existe a polia de acessórios que esta junto a polia do girabrequim. A polia de a assírio deve ser retirada para se observa as marcações de sincronismo entre a polia do girabrequim e bomba de óleo
Atenção antes de retirar a correia dentada prcisisa sincronizar as polias de comando e polia do girabrequim com suas respectivas marcas
Espero ter ajudado até mais

kleybarroso
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Re: trocando a junta de cabeçote vectraB GL 2.0 8v 98

por kleybarroso » 01 Fev 2015, 10:43

Excellente How to !!!

leonam14
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Re: trocando a junta de cabeçote vectraB GL 2.0 8v 98

por leonam14 » 02 Fev 2015, 16:55

yrosh escreveu:Bom.dia Leonam
Para soltar a polia do comando de cames (válvula)deve se abrir a tampa.do.comando de válvula (plastica) no comando existe uma espécie de porca sextavada onde deverá colocar uma chave (no meu caso foi a 22mm) e com uma chave 17ou16 soltar a polia do comando
Sobre as marcações na polia no meu eu só observei apenas uma marcação sobre isso não tenho resposta
Chaves usadas utilizei desde 8mm até 22mm
Existe a polia de acessórios que esta junto a polia do girabrequim. A polia de a assírio deve ser retirada para se observa as marcações de sincronismo entre a polia do girabrequim e bomba de óleo
Atenção antes de retirar a correia dentada prcisisa sincronizar as polias de comando e polia do girabrequim com suas respectivas marcas
Espero ter ajudado até mais


Boa tarde!

Obrigado. Ajudou muito, já fiz esse procedimento, mandei cabeçote plainar depois montar e fechar.. só alegria.

leonam14
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Re: trocando a junta de cabeçote vectraB GL 2.0 8v 98

por leonam14 » 06 Fev 2015, 14:47

Galera fiz esse procedimento mas agora carro nao quer pegar.. Esta no ponto mas o motor gira e nao pega. Alguém pode me ajudar?

yrosh
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Re: trocando a junta de cabeçote vectraB GL 2.0 8v 98

por yrosh » 06 Fev 2015, 22:23

Verificou combustível bobina cabo de velas e velas sensor de rotação
Pode ajudar se mandar foto a sequência da montagem

leonam14
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Trocando a junta de cabeçote - 2.0 8v - Vectra B

por leonam14 » 06 Fev 2015, 23:37

Combustível ok, bobina ok, Cabo de vela ok na sequência e sensor de rotação que não sei porque antes de trocar a junta o carro funcionava. Hoje no teste de partida a vela não ta gerando centelha.
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 02 Jan 2017, 08:44, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção de citação

yrosh
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Re: trocando a junta de cabeçote vectraB GL 2.0 8v 98

por yrosh » 07 Fev 2015, 14:00

So pode ser isso com certeza sem a centelha não haverá explosão da mistura ar combustível e o motor não pega
Falei do sensor de rotação por que certo dia levei o carro ao mecânico para trocar a bomba dágua quando voltei para pegar o carro batia a chave o motor de arranque entrava em ação mas o motor não pegava e como esse cabo passa perto capa da correia dentada acabou estragando pois o mesmo resseca com as altas temperatura do motor
Resolve o problema da centelha primeiro

leonam14
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Trocando a junta de cabeçote - 2.0 8v - Vectra B

por leonam14 » 08 Fev 2015, 08:31

Consegui resolver ontem após muito sacrifício fiquei analisando os códigos através do curto no pinos 5 e 6 deu uma porrada de erro.
Antes de iniciar a desmontagem pluguei um conector que estava mal encaixado na caixa de câmbio.
Ontem estava a analisar os erros fiquei surpreso e tirei na inocência esse conector os bicos estava mal.encaixado pra ver se abrir, de repente o carro e pegou cód da peça 90482454 que não tem nada a ver com partida interruptor da Luz de ré, lembrando que a minha luz funciona.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ante-b-_JM
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 02 Jan 2017, 08:45, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção de citação

Cristianbandeira
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Re: trocando a junta de cabeçote vectraB GL 2.0 8v 98

por Cristianbandeira » 10 Dez 2015, 20:44

olá meu amigo, estou pensando em trocar a junta do cabeçote do meu, pois está perdendo água, sai um odor do reservatório do radiador também, acredito que esta junta queimou, não entendo de mecânica também, estou pensando em fazer em casa, você poderia disponibilizar essa apostila?
Grato.
cristian_n.bandeira@hotmail.com

marcelo9913
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Re: trocando a junta de cabeçote vectraB GL 2.0 8v 98

por marcelo9913 » 26 Fev 2016, 07:52

bom dia a todos. também gostaria de fazer esse procedimento em casa, ha possibilidade de me enviar a apostila?
marcelosantos466@gmail.com

Thiago Miranda
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trocando a junta de cabeçote vectraB GL 2.0 8v 98

por Thiago Miranda » 17 Mar 2016, 10:19

Bom dia! Não sei se é o meu caso. Sou novo no fórum e estou meio perdido. Tenho um Vectra CD 2.2 16v 98. Esta aquecendo rapidamente e oscilando a temperatura. Não faz barulho fora do comum,apenas esquenta que chega acima de 100. Já troquei todas as mangueiras,reservatório de agua e ainda esquenta. O que deve ser??

Vinna16
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trocando a junta de cabeçote vectraB GL 2.0 8v 98

por Vinna16 » 04 Abr 2016, 21:08

Ola amigo sera que poderia me enviar a apostila por email? Isaac.ggimenez2@gmail.com.. agradecido desde ja!

Alexdh8
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trocando a junta de cabeçote vectraB GL 2.0 8v 98

por Alexdh8 » 26 Abr 2016, 09:16

Bela iniciativa e otimo trabalho! Se puder enviar a apostila ficaria grato alexdh8@terra.com.br

gmartinezgodoy
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Trocando a junta de cabeçote - 2.0 8v - Vectra B

por gmartinezgodoy » 15 Mai 2016, 08:01

Buen día me podrías enviar el paso a paso a mi casilla de correo? Es gmartinezgodoy@hotmail.com gracias.

Nando Martins
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Trocando a junta de cabeçote - 2.0 8v - Vectra B

por Nando Martins » 20 Jun 2016, 15:24

Olá colega, se possivel, gostaria muito que me enviasse a apostila a qual você mensionou. Obrigado. nando_ambiental@hotmail.com

wsritsuper
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Trocando a junta de cabeçote - 2.0 8v - Vectra B

por wsritsuper » 22 Jun 2016, 21:09

Por favor pode me enviar meu email é wsrit82@gmail.com

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