O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisDIY - Lavagem à seco em casa.
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

9 mensagens   •   Página 1 de 1
rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

DIY - Lavagem à seco em casa.

por rgapski » 27 Fev 2015, 14:46

Vou dividir com meus amigos daqui uma receita boa pra esses tempos de racionamento de água.

Pra quem me conhece há algum tempo, sabe que sou "maníaco" por limpeza e polimento.
Minha mãe dizia que não devemos andar com roupa suja, morar em casa suja, etc... Dizia que sujeira atraía desgraça.. rs
Acho que de tanto ouvir isso, fiquei chato com limpeza.
E do carro não poderia ser diferente, não é mesmo?

Eu nunca gostei de andar com carro sujo (acho que ninguém gosta), e nesses tempos de racionamento, tava difícil pra mim manter o carango limpo, então eu tava lavando uma vez por mês (quando acho que o ideal é todo fds) e em um posto de gasolina que usa água de reúso, porém não tinham o mínimo cuidado com o carro.
Levei o vectra pra lavar lá 2 vezes, e nessas duas vezes tive que renovar o lustro do carro. Voltava sempre cheio de swirls e manchas, que talvez fossem decorrentes de shampoo muito ácido/alcalino.

Sempre fui do time que jogava "contra" a lavagem a seco, que riscava, etc...
Mas hoje posso dizer que mudei completamente de ideia e dificilmente vou voltar a lavar meu carro com água.
Nada melhor que uma crise para nos adaptarmos, não é mesmo?

Vamos ao que interessa:

1) O PRODUTO.

Parte mais fácil!
Basta um shampoo automotivo comum, desde que seja COM CERA. Shampoo convencional deixa manchado!

Eu não criei isso do nada. Essa informação me foi passada por profissional do ramo.
Ele me disse que gasta em produto menos que R$ 2,00 por carro!
Eu fiquei de cara, mas como é uma pessoa que conheço, sei que besteira ele não estava falando.

Eu estou usando um shampoo com cera da GrandPrix (quem diria, eu, usando grand prix) por recomendação daquele senhor, tendo em vista que ele trabalha com isso há muito tempo (antes de popularizar) e é dono de uma das poucas franquias de lavagem a seco que foram para frente.
Inclusive o maior "filão" de mercado dele é atendimento em domicílio em concessionarias, fazendo limpeza dos carros que chegam da fabrica.
Ou seja, quando vc compra aquele carro novinho, limpinho, tem grandes chances dele ter sido limpo com pano mesmo...

O shampoo é esse aqui:
Imagem

Custa entre R$ 6,00 e R$ 12,00. Vende em super mercado, auto peças, etc. Produto facílimo de encontrar.
Eu paguei R$ 7,30 no Carrefour.

Na embalagem, vem 200ml.
Esses parcos 200ml são suficientes para fazer 6,2L de solução para lavagem.
Esses 6,2l de produto, são suficientes para lavar o carro pelo menos 8 vezes, ou seja, um frasco te dá 2 meses de lavagem a seco.
Com o shampoo que indiquei, não precisa fazer mais concentrado, pois ele dá conta de sujeira bem pesada (exceto piche).
Pra tirar o piche/graxa, basta usar o spray 3m citrus e depois limpar com a solução.

2) AS FERRAMENTAS.

Sempre que vamos meter a mão para fazer algo, precisamos de uma ferramenta adequada, não é mesmo?

Primeiro, recomendo que comprem um pulverizador de compressão prévia.
Custa entre R$ 15 e R$ 30 dependendo da marca e te poupa de ficar com os dedos da mão doloridos no caso dos pulverizadores comuns.
Eles funcionam por pressão. Antes de usar, vc dá umas "bombadas" nele e pronto, é só apertar o gatilho.
Eu tenho um chinês de 15 reais que me atende perfeitamente e ainda armazena até 1,5L (suficiente pra 2, e quase 3 lavagens).

Segundo, irão precisar de muitos panos de microfibra.
Eu uso pelo menos 6 por lavagem em um carro menor. No vectra eu recomendo pelo menos 10.

Terceiro, precisaram de um bom limpa vidros. Eu gosto do da pérola. É bom e barato.
Esse shampoo com cera não deixa os vidros cristalinos. Limpa, mas não fica do meu gosto. Essa parte é opcional.

Quarto, uma cera líquida pra proteger.
Essa parte também é opcional. Eu uso porque protege e acentua o brilho, ajudando na manutenção da camada de cera pastosa.


3) COMO USAR TUDO.

Agora vem a parte "braçal" da coisa.

Antes de lavar por fora, se necessário, recomendo uma limpeza do carro por dentro na ordem:

1) Retirada dos tapetes para lavagem e aspiração interna do pó;
2) Pano úmido com APC ou limpador multi-uso (veja) nos painéis, portas, teto, bancos, colunas, etc;
3) Montagem e aplicação de condicionador de plásticos (silicone, etc - opicional).

Na parte externa, separe o carro por partes, na ordem a ser limpa:

1) Teto;
2) Colunas;
3) Capuz;
4) Laterais (paralamas e portas);
5) Tampa do porta-malas;
6) Partes internas das soleiras, portas e tampas;
7) Para choques;
8) Parte externa das soleiras;
9) Rodas;
10) Caixa de rodas (opcional);
11) Vidros.

Exemplificando:

Comece a lavar as peças na ordem anterior.
Remova qualquer etiqueta que tiver no pano e o dobre duas vezes.

Borrife o produto na área onde vai passar o pano.
Passe o pano em um único sentido uma só vez sem pressionar demais contra a lata.
Depois dobre o pano de modo a obter outra face limpa e passe de novo.
Lembre-se que cada pano te oferece 8 faces limpas.

Você pode usar um balde com água para limpar o pano quando esgotarem as faces, mas eu não recomendo, pois a limpeza somente com água pode deixar resíduos que causarão swirls.
Se o carro não estiver muito sujo, não vejo problemas.
Todavia, fica a critério de cada um.

Depois de limpar a lata, limpe os vidros e passe uma cera. Pronto, limpeza feita.
Eu gasto por volta de 1h para fazer o carro todo, exatamente o mesmo tempo que levo para secá-lo.

===============================================================================

Vou deixar aqui algumas pontuações em forma de "FAQ", que certamente servirão para tirar dúvidas iniciais do pessoal daqui:

1) Risca?
R:Sim e não. Como assim? Ta maluco?! rs
A lavagem à seco risca tanto quanto a lavagem à água!

Vejam que a lavagem tradicional (com água), esfregando uma bucha, espuma de colchão, pano ou uma luva caríssima feita da pele de um carneiro da montanha, por cima da sujeira, inevitavelmente vai causar alguns micro-riscos (swirls). O que se fazia, até então, para minimizar este dano, era usar dois baldes, luvas separadas, etc.
Na lavagem à seco, isso também é possível e tão eficaz quanto a lavagem "detail". Quanto mais panos você usar, menos vai riscar. O segredo de não riscar é pano limpo.

2) Cansa?
R: Sim, mas tanto quanto lavar com a mangueira.

Se você é daqueles que joga água, esfrega, enxágua e deixa o carro secar sozinho (o que não é ideal), você terá um pouco mais trabalho, mas o resultado da lavagem seca será melhor.
Pra quem lava o carro como eu, que seca todas as frestas, cantinhos de porta, badges, etc, o trabalho é menor, pois a lavagem à seco se assemelha à secagem do carro.

3) Fui para um sítio e o carro tá "pura terra". Vai limpar mesmo?
R: Sim, do mesmo jeito que quando se lava com água.

Se o teu carro tiver com torrões de barro colado na lataria, recomendo que passe em um posto de gasolina só pra "tirar o grosso" com uma lavadora de pressão, depois faz a lavagem à seco em casa sossegado.

À princípio, acho que é só isso!
Quem for fazendo, vai postando aqui pro pessoal perder o medo.
Assim, todos nós ficamos contentes com as máquinas limpas e deixamos a água tratada para coisas mais importantes.

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Avatar do usuário
bruno2000
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 398
Registrado em: 29 Ago 2013, 14:48
Nome Completo: Bruno
Cidade: Uberlândia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: DIY - Lavagem à seco em casa.

por bruno2000 » 27 Fev 2015, 15:28

Ótimo tutorial!

Já usei este shampoo, mas assim como vc eu utilizava e depois vinha com a Meguiars.

Em dias de falta dágua e de garagens apertadas de prédio, para quem gosta do carro sempre limpo, é excelente!
Powered by: [b]X Vectra GL 1998 ; X Vectra GLS 1998 ; X Vectra GLS 2000 ; X Vectra Elegance 2008 ; X Vectra GT 2011 ; X Honda Civic LXS 2010 [R.I.P.] ; X Honda Civic LXL 2011; X Honda Fit AT 2014; Now Pwd by Ecotec

mdemarquinho
GLS member
GLS member
Mensagens: 856
Registrado em: 07 Abr 2013, 12:59
Nome Completo: Marco Souza
Cidade: Guarulhos
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2010/2010

Re: DIY - Lavagem à seco em casa.

por mdemarquinho » 27 Fev 2015, 15:37

PQP, perfeito tutorial.

De grande ajuda.

Valeu.

Avatar do usuário
Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1123
Registrado em: 16 Set 2014, 20:34
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: DIY - Lavagem à seco em casa.

por Mantenedor » 27 Fev 2015, 21:38

Parabéns pelo bom tutorial, já estou imprimindo, pois estou de mudança para o AP. Novo, kkk

Mantenedor/VectraCD/2.0/16VT.215VC.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Xander
Member
Member
Mensagens: 24
Registrado em: 06 Dez 2013, 20:58
Nome Completo: Alexandre Luis Marangoni
Cidade: Rio Claro
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: DIY - Lavagem à seco em casa.

por Xander » 28 Fev 2015, 18:21

excelente!

para as partes mais sujas ainda acho que compensa pegar um balde e uma caneca e lavar.
Aquela sujeira da roda é medonha para sair do pano depois.

acho que esse tipo de lavagem a seco compensa principalmente se for aplicar cera depois
é um pé no s.. o tanto de água que escorre do retrovisor quando vc está encerando o carro.

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: DIY - Lavagem à seco em casa.

por rgapski » 02 Mar 2015, 16:06

Xander escreveu:excelente!

para as partes mais sujas ainda acho que compensa pegar um balde e uma caneca e lavar.
Aquela sujeira da roda é medonha para sair do pano depois.

acho que esse tipo de lavagem a seco compensa principalmente se for aplicar cera depois
é um pé no s.. o tanto de água que escorre do retrovisor quando vc está encerando o carro.


Xander,

Muito bem lembrado com relação à sujeira do pano!
Sobre isso, ai vão algumas dicas:

Eu classifico minhas toalhas de microfibra da seguinte forma:
1) Mais felpudas: uso somente para remover ceras. As felpudas são ruins para limpeza.
2) Mais "enxutas" e limpas: Uso para limpeza da lataria;
3) Toalhas "baratinhas" (que vende no mercado): Uso para limpar as rodas e caixa de rodas, que com o tempo ficam imundas;
4) Imundas: Para limpeza de motores, ferramentas, etc. Uso para isso antes de irem para o lixo.

Minhas toalhas duram bastante. Tenho elas há mais dois anos, e até hoje, só perdi umas 3, devido ao fato de ter utilizado para limpeza pesada de graxas, óleos, etc.

A lavagem das minhas toalhas é feita assim:

1) Eu encho um balde (3~4L) com água fervendo e adiciono sabão de roupas líquido (ariel), dissolvo até fazer espuma e deixo as toalhas de "molho" por algumas horas;
2) Esse "molho", já tira uns 60% da sujeira. Pra tirar o resto, esfrego bem as toalhas no tanque com sabão de côco (UFE);
3) Depois de esfregadas, e bem ensaboadas, voltam para o balde, sem enxágue prévio. Já ficam uns 95% limpas.
4) Ai faço um enxague leve, só pra tirar a água suja e coloco na máquina pra "zerar". Ficam como novas.

* Notas:
a) Não usar Cloro, Vanish, ou qualquer outro alvejante;
b) Não usar removedores oleosos como Varsol, Querosene, Gasolina, Diesel, etc;
c) Não esfregar em superfícies asperas, ou usar escovas. Essa pratica detona as fibras;
d) Não usar amaciante de roupas;
e) Deixe acumular bastante toalhas para fazer a lavagem, pois assim economiza água.

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

j_cbarroso
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 24 Abr 2015, 14:00
Nome Completo: Júlio César Barroso
Cidade: Alagoinhas
Estado: Bahia
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: DIY - Lavagem à seco em casa.

por j_cbarroso » 24 Abr 2015, 14:41

rgapski escreveu:Vou dividir com meus amigos daqui uma receita boa pra esses tempos de racionamento de água.

Pra quem me conhece há algum tempo, sabe que sou "maníaco" por limpeza e polimento.
Minha mãe dizia que não devemos andar com roupa suja, morar em casa suja, etc... Dizia que sujeira atraía desgraça.. rs
Acho que de tanto ouvir isso, fiquei chato com limpeza.
E do carro não poderia ser diferente, não é mesmo?

Eu nunca gostei de andar com carro sujo (acho que ninguém gosta), e nesses tempos de racionamento, tava difícil pra mim manter o carango limpo, então eu tava lavando uma vez por mês (quando acho que o ideal é todo fds) e em um posto de gasolina que usa água de reúso, porém não tinham o mínimo cuidado com o carro.
Levei o vectra pra lavar lá 2 vezes, e nessas duas vezes tive que renovar o lustro do carro. Voltava sempre cheio de swirls e manchas, que talvez fossem decorrentes de shampoo muito ácido/alcalino.

Sempre fui do time que jogava "contra" a lavagem a seco, que riscava, etc...
Mas hoje posso dizer que mudei completamente de ideia e dificilmente vou voltar a lavar meu carro com água.
Nada melhor que uma crise para nos adaptarmos, não é mesmo?

Vamos ao que interessa:

1) O PRODUTO.

Parte mais fácil!
Basta um shampoo automotivo comum, desde que seja COM CERA. Shampoo convencional deixa manchado!

Eu não criei isso do nada. Essa informação me foi passada por profissional do ramo.
Ele me disse que gasta em produto menos que R$ 2,00 por carro!
Eu fiquei de cara, mas como é uma pessoa que conheço, sei que besteira ele não estava falando.

Eu estou usando um shampoo com cera da GrandPrix (quem diria, eu, usando grand prix) por recomendação daquele senhor, tendo em vista que ele trabalha com isso há muito tempo (antes de popularizar) e é dono de uma das poucas franquias de lavagem a seco que foram para frente.
Inclusive o maior "filão" de mercado dele é atendimento em domicílio em concessionarias, fazendo limpeza dos carros que chegam da fabrica.
Ou seja, quando vc compra aquele carro novinho, limpinho, tem grandes chances dele ter sido limpo com pano mesmo...

O shampoo é esse aqui:
Imagem

Custa entre R$ 6,00 e R$ 12,00. Vende em super mercado, auto peças, etc. Produto facílimo de encontrar.
Eu paguei R$ 7,30 no Carrefour.

Na embalagem, vem 200ml.
Esses parcos 200ml são suficientes para fazer 6,2L de solução para lavagem.
Esses 6,2l de produto, são suficientes para lavar o carro pelo menos 8 vezes, ou seja, um frasco te dá 2 meses de lavagem a seco.
Com o shampoo que indiquei, não precisa fazer mais concentrado, pois ele dá conta de sujeira bem pesada (exceto piche).
Pra tirar o piche/graxa, basta usar o spray 3m citrus e depois limpar com a solução.

2) AS FERRAMENTAS.

Sempre que vamos meter a mão para fazer algo, precisamos de uma ferramenta adequada, não é mesmo?

Primeiro, recomendo que comprem um pulverizador de compressão prévia.
Custa entre R$ 15 e R$ 30 dependendo da marca e te poupa de ficar com os dedos da mão doloridos no caso dos pulverizadores comuns.
Eles funcionam por pressão. Antes de usar, vc dá umas "bombadas" nele e pronto, é só apertar o gatilho.
Eu tenho um chinês de 15 reais que me atende perfeitamente e ainda armazena até 1,5L (suficiente pra 2, e quase 3 lavagens).

Segundo, irão precisar de muitos panos de microfibra.
Eu uso pelo menos 6 por lavagem em um carro menor. No vectra eu recomendo pelo menos 10.

Terceiro, precisaram de um bom limpa vidros. Eu gosto do da pérola. É bom e barato.
Esse shampoo com cera não deixa os vidros cristalinos. Limpa, mas não fica do meu gosto. Essa parte é opcional.

Quarto, uma cera líquida pra proteger.
Essa parte também é opcional. Eu uso porque protege e acentua o brilho, ajudando na manutenção da camada de cera pastosa.


3) COMO USAR TUDO.

Agora vem a parte "braçal" da coisa.

Antes de lavar por fora, se necessário, recomendo uma limpeza do carro por dentro na ordem:

1) Retirada dos tapetes para lavagem e aspiração interna do pó;
2) Pano úmido com APC ou limpador multi-uso (veja) nos painéis, portas, teto, bancos, colunas, etc;
3) Montagem e aplicação de condicionador de plásticos (silicone, etc - opicional).

Na parte externa, separe o carro por partes, na ordem a ser limpa:

1) Teto;
2) Colunas;
3) Capuz;
4) Laterais (paralamas e portas);
5) Tampa do porta-malas;
6) Partes internas das soleiras, portas e tampas;
7) Para choques;
8) Parte externa das soleiras;
9) Rodas;
10) Caixa de rodas (opcional);
11) Vidros.

Exemplificando:

Comece a lavar as peças na ordem anterior.
Remova qualquer etiqueta que tiver no pano e o dobre duas vezes.

Borrife o produto na área onde vai passar o pano.
Passe o pano em um único sentido uma só vez sem pressionar demais contra a lata.
Depois dobre o pano de modo a obter outra face limpa e passe de novo.
Lembre-se que cada pano te oferece 8 faces limpas.

Você pode usar um balde com água para limpar o pano quando esgotarem as faces, mas eu não recomendo, pois a limpeza somente com água pode deixar resíduos que causarão swirls.
Se o carro não estiver muito sujo, não vejo problemas.
Todavia, fica a critério de cada um.

Depois de limpar a lata, limpe os vidros e passe uma cera. Pronto, limpeza feita.
Eu gasto por volta de 1h para fazer o carro todo, exatamente o mesmo tempo que levo para secá-lo.

===============================================================================

Vou deixar aqui algumas pontuações em forma de "FAQ", que certamente servirão para tirar dúvidas iniciais do pessoal daqui:

1) Risca?
R:Sim e não. Como assim? Ta maluco?! rs
A lavagem à seco risca tanto quanto a lavagem à água!

Vejam que a lavagem tradicional (com água), esfregando uma bucha, espuma de colchão, pano ou uma luva caríssima feita da pele de um carneiro da montanha, por cima da sujeira, inevitavelmente vai causar alguns micro-riscos (swirls). O que se fazia, até então, para minimizar este dano, era usar dois baldes, luvas separadas, etc.
Na lavagem à seco, isso também é possível e tão eficaz quanto a lavagem "detail". Quanto mais panos você usar, menos vai riscar. O segredo de não riscar é pano limpo.

2) Cansa?
R: Sim, mas tanto quanto lavar com a mangueira.

Se você é daqueles que joga água, esfrega, enxágua e deixa o carro secar sozinho (o que não é ideal), você terá um pouco mais trabalho, mas o resultado da lavagem seca será melhor.
Pra quem lava o carro como eu, que seca todas as frestas, cantinhos de porta, badges, etc, o trabalho é menor, pois a lavagem à seco se assemelha à secagem do carro.

3) Fui para um sítio e o carro tá "pura terra". Vai limpar mesmo?
R: Sim, do mesmo jeito que quando se lava com água.

Se o teu carro tiver com torrões de barro colado na lataria, recomendo que passe em um posto de gasolina só pra "tirar o grosso" com uma lavadora de pressão, depois faz a lavagem à seco em casa sossegado.

À princípio, acho que é só isso!
Quem for fazendo, vai postando aqui pro pessoal perder o medo.
Assim, todos nós ficamos contentes com as máquinas limpas e deixamos a água tratada para coisas mais importantes.

Abs!

j_cbarroso
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 24 Abr 2015, 14:00
Nome Completo: Júlio César Barroso
Cidade: Alagoinhas
Estado: Bahia
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: DIY - Lavagem à seco em casa.

por j_cbarroso » 24 Abr 2015, 14:43

Olá, DIY.
Só uma pergunta em relação ao tutorial:
A solução é feita com o shampoo e água?
Muito grato

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: DIY - Lavagem à seco em casa.

por rgapski » 24 Abr 2015, 15:17

j_cbarroso escreveu:Olá, DIY.
Só uma pergunta em relação ao tutorial:
A solução é feita com o shampoo e água?
Muito grato


Exato. O shampoo é diluído na água.
Use 50ml para cada 1,5L.

Abs.
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

9 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: santosjoaoluis e 104 visitantes