Xander escreveu:excelente!
para as partes mais sujas ainda acho que compensa pegar um balde e uma caneca e lavar.
Aquela sujeira da roda é medonha para sair do pano depois.
acho que esse tipo de lavagem a seco compensa principalmente se for aplicar cera depois
é um pé no s.. o tanto de água que escorre do retrovisor quando vc está encerando o carro.
rgapski escreveu:Vou dividir com meus amigos daqui uma receita boa pra esses tempos de racionamento de água.
Pra quem me conhece há algum tempo, sabe que sou "maníaco" por limpeza e polimento.
Minha mãe dizia que não devemos andar com roupa suja, morar em casa suja, etc... Dizia que sujeira atraía desgraça.. rs
Acho que de tanto ouvir isso, fiquei chato com limpeza.
E do carro não poderia ser diferente, não é mesmo?
Eu nunca gostei de andar com carro sujo (acho que ninguém gosta), e nesses tempos de racionamento, tava difícil pra mim manter o carango limpo, então eu tava lavando uma vez por mês (quando acho que o ideal é todo fds) e em um posto de gasolina que usa água de reúso, porém não tinham o mínimo cuidado com o carro.
Levei o vectra pra lavar lá 2 vezes, e nessas duas vezes tive que renovar o lustro do carro. Voltava sempre cheio de swirls e manchas, que talvez fossem decorrentes de shampoo muito ácido/alcalino.
Sempre fui do time que jogava "contra" a lavagem a seco, que riscava, etc...
Mas hoje posso dizer que mudei completamente de ideia e dificilmente vou voltar a lavar meu carro com água.
Nada melhor que uma crise para nos adaptarmos, não é mesmo?
Vamos ao que interessa:
1) O PRODUTO.
Parte mais fácil!
Basta um shampoo automotivo comum, desde que seja COM CERA. Shampoo convencional deixa manchado!
Eu não criei isso do nada. Essa informação me foi passada por profissional do ramo.
Ele me disse que gasta em produto menos que R$ 2,00 por carro!
Eu fiquei de cara, mas como é uma pessoa que conheço, sei que besteira ele não estava falando.
Eu estou usando um shampoo com cera da GrandPrix (quem diria, eu, usando grand prix) por recomendação daquele senhor, tendo em vista que ele trabalha com isso há muito tempo (antes de popularizar) e é dono de uma das poucas franquias de lavagem a seco que foram para frente.
Inclusive o maior "filão" de mercado dele é atendimento em domicílio em concessionarias, fazendo limpeza dos carros que chegam da fabrica.
Ou seja, quando vc compra aquele carro novinho, limpinho, tem grandes chances dele ter sido limpo com pano mesmo...
O shampoo é esse aqui:
Custa entre R$ 6,00 e R$ 12,00. Vende em super mercado, auto peças, etc. Produto facílimo de encontrar.
Eu paguei R$ 7,30 no Carrefour.
Na embalagem, vem 200ml.
Esses parcos 200ml são suficientes para fazer 6,2L de solução para lavagem.
Esses 6,2l de produto, são suficientes para lavar o carro pelo menos 8 vezes, ou seja, um frasco te dá 2 meses de lavagem a seco.
Com o shampoo que indiquei, não precisa fazer mais concentrado, pois ele dá conta de sujeira bem pesada (exceto piche).
Pra tirar o piche/graxa, basta usar o spray 3m citrus e depois limpar com a solução.
2) AS FERRAMENTAS.
Sempre que vamos meter a mão para fazer algo, precisamos de uma ferramenta adequada, não é mesmo?
Primeiro, recomendo que comprem um pulverizador de compressão prévia.
Custa entre R$ 15 e R$ 30 dependendo da marca e te poupa de ficar com os dedos da mão doloridos no caso dos pulverizadores comuns.
Eles funcionam por pressão. Antes de usar, vc dá umas "bombadas" nele e pronto, é só apertar o gatilho.
Eu tenho um chinês de 15 reais que me atende perfeitamente e ainda armazena até 1,5L (suficiente pra 2, e quase 3 lavagens).
Segundo, irão precisar de muitos panos de microfibra.
Eu uso pelo menos 6 por lavagem em um carro menor. No vectra eu recomendo pelo menos 10.
Terceiro, precisaram de um bom limpa vidros. Eu gosto do da pérola. É bom e barato.
Esse shampoo com cera não deixa os vidros cristalinos. Limpa, mas não fica do meu gosto. Essa parte é opcional.
Quarto, uma cera líquida pra proteger.
Essa parte também é opcional. Eu uso porque protege e acentua o brilho, ajudando na manutenção da camada de cera pastosa.
3) COMO USAR TUDO.
Agora vem a parte "braçal" da coisa.
Antes de lavar por fora, se necessário, recomendo uma limpeza do carro por dentro na ordem:
1) Retirada dos tapetes para lavagem e aspiração interna do pó;
2) Pano úmido com APC ou limpador multi-uso (veja) nos painéis, portas, teto, bancos, colunas, etc;
3) Montagem e aplicação de condicionador de plásticos (silicone, etc - opicional).
Na parte externa, separe o carro por partes, na ordem a ser limpa:
1) Teto;
2) Colunas;
3) Capuz;
4) Laterais (paralamas e portas);
5) Tampa do porta-malas;
6) Partes internas das soleiras, portas e tampas;
7) Para choques;
8) Parte externa das soleiras;
9) Rodas;
10) Caixa de rodas (opcional);
11) Vidros.
Exemplificando:
Comece a lavar as peças na ordem anterior.
Remova qualquer etiqueta que tiver no pano e o dobre duas vezes.
Borrife o produto na área onde vai passar o pano.
Passe o pano em um único sentido uma só vez sem pressionar demais contra a lata.
Depois dobre o pano de modo a obter outra face limpa e passe de novo.
Lembre-se que cada pano te oferece 8 faces limpas.
Você pode usar um balde com água para limpar o pano quando esgotarem as faces, mas eu não recomendo, pois a limpeza somente com água pode deixar resíduos que causarão swirls.
Se o carro não estiver muito sujo, não vejo problemas.
Todavia, fica a critério de cada um.
Depois de limpar a lata, limpe os vidros e passe uma cera. Pronto, limpeza feita.
Eu gasto por volta de 1h para fazer o carro todo, exatamente o mesmo tempo que levo para secá-lo.
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Vou deixar aqui algumas pontuações em forma de "FAQ", que certamente servirão para tirar dúvidas iniciais do pessoal daqui:
1) Risca?
R:Sim e não. Como assim? Ta maluco?! rs
A lavagem à seco risca tanto quanto a lavagem à água!
Vejam que a lavagem tradicional (com água), esfregando uma bucha, espuma de colchão, pano ou uma luva caríssima feita da pele de um carneiro da montanha, por cima da sujeira, inevitavelmente vai causar alguns micro-riscos (swirls). O que se fazia, até então, para minimizar este dano, era usar dois baldes, luvas separadas, etc.
Na lavagem à seco, isso também é possível e tão eficaz quanto a lavagem "detail". Quanto mais panos você usar, menos vai riscar. O segredo de não riscar é pano limpo.
2) Cansa?
R: Sim, mas tanto quanto lavar com a mangueira.
Se você é daqueles que joga água, esfrega, enxágua e deixa o carro secar sozinho (o que não é ideal), você terá um pouco mais trabalho, mas o resultado da lavagem seca será melhor.
Pra quem lava o carro como eu, que seca todas as frestas, cantinhos de porta, badges, etc, o trabalho é menor, pois a lavagem à seco se assemelha à secagem do carro.
3) Fui para um sítio e o carro tá "pura terra". Vai limpar mesmo?
R: Sim, do mesmo jeito que quando se lava com água.
Se o teu carro tiver com torrões de barro colado na lataria, recomendo que passe em um posto de gasolina só pra "tirar o grosso" com uma lavadora de pressão, depois faz a lavagem à seco em casa sossegado.
À princípio, acho que é só isso!
Quem for fazendo, vai postando aqui pro pessoal perder o medo.
Assim, todos nós ficamos contentes com as máquinas limpas e deixamos a água tratada para coisas mais importantes.
Abs!
j_cbarroso escreveu:Olá, DIY.
Só uma pergunta em relação ao tutorial:
A solução é feita com o shampoo e água?
Muito grato
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