O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Carros dos Membros (Vectra)Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André
Aqui você pode postar as fotos e vídeos do seu carro.

1066 mensagens
Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 28 Mar 2020, 09:46

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje
Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje
Imagem
As calotas que eu já encomendei...

São as mesmas calotas aplicadas no Ômega GL, não são?

Na verdade essas são as mesmas calotas do Omega GLS básico se comprado sem as rodas de liga leve. Já as do Omega GL tinham o mesmo desenho porém o emblema da Chevrolet vinha moldado na própria peça e não era um emblema em outro material aplicado sobre a calota como esse.

O Badolato, um colecionador de carros do interior de SP que tem um canal muito bom no Youtube, tem um Omega desse, vou postar o video dele aqui pra você ver.

https://www.youtube.com/watch?v=bLHyuaqQ8FY

Além de achar essas calotas lindas e essas são ZERO, por isso preferi trazer elas mesmo sabendo que elas seriam para o Omega do que as do Vectra mesmo, pelo menos eu nunca vi um Vectra usando essas calotas, mas isso também não impede que elas sejas usadas nele.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Existem vários modelos de calotas usadas pelo Vectra lá na Europa, dessas essa última foi a que eu gostei mais e devo comprá-la mês que vem se ainda estiverem disponíveis. A vantagem da calota que você pode variar a aparência do carro com baixo custo e facilidade.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Exemplos de Vectras usando o para-barro, espero que fique legal!

A idéia agora é testar as calotas para ver ser vão ficar boas, não sei se irei me desfazer das atuais, as quais eu gosto muito, mas já estamos na fase final de acabamento e detalhes, já falta pouco!

Fora isso não tem nada de acessório que eu me lembre que gostaria de colocar, acho que será só isso mesmo.

Valeu!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4070
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Ju_Bueno » 28 Mar 2020, 10:25

Caramba, pra mim, Ômega pelado era apenas os GL. Sou inscrito desse canal.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 28 Mar 2020, 11:08

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Caramba, pra mim, Ômega pelado era apenas os GL. Sou inscrito desse canal.

Pois é, foi novidade para mim também, assim como pra mim Vectra pelado seria o GL.

Esse Omega além de não ter rodas de liga leve também não tem vidros elétricos e nem ar condicionado, por sorte sobreviveu esse tempo todo sem passar nas mãos de alguém que quisesse equipar ele e hoje é testemunha da história do modelo e faz dele tão especial.

Hoje eu estou instalando o ar condicionado original no Opel, poderia apenas retirar o que está instalado, aliás eu até cheguei a comprar o suporte do motor para carros sem ar, mas pelo menos aqui no Rio é impossível ter carro assim, ele vai ficar encostado sem uso com certeza.

Se eu fosse um "Badolato da vida" que tem uma fazenda só para guardar mais de 300 carros e tem eles como se fossem "figurinhas", eventualmente dando poucas voltas por lá, ou se morasse em região fria até faria isso, mas pra mim que gosto de andar e usar o carro não ter ar condicionado realmente pega.

Se o carro nunca teve, como esse Omega aí por exemplo ou se o Opel não tivesse um instalado antes de eu comprar, eu não teria coragem de fazer a instalação, mas já que tem (e foi mal instalado) o que eu posso fazer é buscar fazer da melhor forma possível, deixando ele o máximo original que eu conseguir, e é isso que eu estou fazendo.

Espero que fique bom!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por chirola » 28 Mar 2020, 21:31

mais tem uma diferenca entre coloca por exemplo ar condicionado em um carro que nunca foi equipamento de fabrica e colocar ar em um carro que na epoca ofrecia como opcional, ate porque tem paises que tem como faz aqui na argentina a VW na cual o gol nao tem vercao e tudo opcional ate o protetor de carter , e colocar um protetor de carter no gol nao tira a originalidade por ser opcional de fabrica.
lembra de perguntar cuando for instalar o ar um mecanico amigo me comento que na ecu dos corsa o ar da para ativar via scaner.
nao sei se colocaria os parabarro mais e gosto

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 29 Mar 2020, 00:06

chirola escreveu:Fuente del Mensaje mais tem uma diferenca entre coloca por exemplo ar condicionado em um carro que nunca foi equipamento de fabrica e colocar ar em um carro que na epoca ofrecia como opcional[...]

Sim amigo, com certeza, o problema é que para fazer direito tem que ter muito gasto e com certeza a maioria das pessoas vão pegar o atalho de cortar fios e esse tipo de coisa.

A idéia será sim ligar o ar pelo módulo da injeção pois na verdade quem comanda o ar passa a ser o módulo, então quando o motorista aciona o botão do ar ele está na verdade informando ao módulo que deseja ligar o ar condicionado.

Este por sua vez prepara o motor para um aumento de potência para evitar queda momentânea de RPM (como acontece no Opel hoje em dia) e aumenta ligeiramente a potência ao mesmo tempo que comanda o compressor, de forma a compensar o "peso" deste equipamento e manter a RPM estável ou com mínima flutuação.

Caso o motorista exija muita potência do motor como por exemplo em ultrapassagens ou subidas íngremes o motor comanda o desligamento momentâneo do compressor para aliviar o "peso" deste fazendo com que essa potência que está sendo utilizada pelo compressor esteja disponível para o carro, o que muitas vezes pode ser a diferença entre uma boa e uma má ultrapassagem.

Outro problema que o módulo pode fazer o compressor se desligar seria no caso de aumento de temperatura do motor, tanto para reduzir a carga do motor quanto para evitar que o ar que passa pelo condensador fique quente antes de chegar no radiador, o que aconteceria caso o compressor estivesse ligado no ciclo natural de troca de calor.

Então por esses motivos é muito importante que o módulo passe a controlar o ar condicionado, segundo o cara que vai fazer a instalação ele sabe como fazer, mas se por algum motivo ele não conseguir eu não vou ficar com um ar capenga não, vou desinstalar todo o sistema e deixar sem mesmo pois do jeito que está hoje em dia não está legal.

O Opel também não tem protetor de cárter, eu até já procurei pra comprar mas não achei um bom ainda, mas está na minha lista de compras sim!

Agora em relação aos para-barros...

Imagem
Imagem

Tem um vídeo do Renato Bellote que ele testa um Opel Ascona (Monza) que foi importado de Portugal e ele tem esses para-barros e eu achei bastante interessante, coisa bem de Europeu mesmo, acho que vai ficar legal e charmoso, até porque devido a cor (como pode ver nas fotos acima) os para-barros vão ficar bem discretos mas vão dar um charme especial.

https://www.youtube.com/watch?v=58ULnEG-bV8

Eu sei que a maioria das minhas escolhas provavelmente não seriam as mesmas da maioria dos donos de Vectra como por exemplo desfazer a instalação dos vidros elétricos nas portas traseiras, trocar as rodas de liga por calotas, a improvável (mas não impossível) desinstalação do ar condicionado, substituição do DVD com USB por um CD e depois por um toca-fitas de época, a troca das luzes de LED (odeio) pela iluminação original, a troca do farol do B2 para o do B1 original, ou seja, parece que eu estou na contra mão da maioria!

Mas o grande barato desse carro, pelo menos para mim, será ele ser diferente dos outros. Não faz nenhum sentido eu querer ter um Vectra ano 1996 modelo 2018, por muito menos do que eu gastei até agora eu teria um carro mais moderno.

Eu quero um carro que esteja bom de mecânica (falta pouco) e que reproduza o que poderíamos encontrar se estivéssemos na Alemanha, Holanda, Portugal, Russia, Dinamarca, Hungria [...] e eu acho que esses para-barros podem acabar sendo "a cereja do bolo", mas se ficarem feios eu posso retirá-los depois, simples assim!

Eu tenho visto muitas fotos de Vectras europeus e o meu está perfeitamente em sintonia com os que tem lá fora, e isso na versão 1.6 16V! E é isso que eu busco, manter a originalidade sempre que possível, podendo até ter acessórios de época, mas só isso.

Imagem
Imagem
Imagem

Essas são as peças que estão por vir ainda (nem todas são minhas) e dá pra ver como as calotas e os para-barros estão novos!

Já o porta-fitas foi algo que eu nunca tinha pensado em colocar, na verdade nunca prestei muita atenção neles mas agora que o carro tem toca-fitas ele passa a fazer um pouco mais de sentido, então quem sabe?

Valeu!!!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por chirola » 29 Mar 2020, 16:00

realmente na europa se utiliza muito parabarro e mais nas regioes de neve e um item funcional para proteger a lata.
entendi perfeitamente o que vc procura e pensando desse jeito acredito que sim daria um detalhe e mais sendo peca opcional da opel.
cuando se procura originalidade sim se troca de mp3 a tocafita ao final de contas a ideia e deijar o carro como se estevese parado no tempo como se tivese saido de fabrica hoje.
aqui aonde moro ainda se ve astra da opel e a maioria que vi tem calotas e nao roda de liga,
curiosidade aonde vai instalado o porta fitas k7? vi em muito carro no console central mais vectra B nunca vi ainda.
eu comparto o gosto do painel cor ambar tem amigos que ao embarcar no meu carro pira no computador de bordo , como eles falam retro .
os farois particularmente gosto de vidro na epoca dos test drive do vectra por aqui a iluminaca sempre foi ponto a favor.tambem nao trocaria .

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 29 Mar 2020, 17:20

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
[...] curiosidade aonde vai instalado o porta fitas k7? vi em muito carro no console central mais vectra B nunca vi ainda. [...]


Esse vai dentro do apoio de braço entre os bancos dianteiros!

Imagem

Infelizmente se perde a utilidade do porta objetos interno, mas é o preço que se paga.

Em relação a originalidade: Todos os países tem suas peculiaridades. Na Europa por exemplo você vê carros dos anos 90 acima do Omega, com bancos em couro e detalhes em madeira no painel e com vidros manuais, isso lá não é nada do outro mundo. Talvez hoje, com o barateamento do equipamento, isso não aconteça com tanta frequência, mas antigamente era comum Mercedes 190E, BMW 318 com Airbag, freios ABS, ar condicionado, teto solar e... vidros manuais nas 4 portas!

As vezes eu paro para ler os comentários no video do Carro Chefe que ele avaliou o Opel e tem muita gente que menospreza o carro pela falta dos vidros elétricos nas portas traseiras, o que eu acho uma tremenda bobagem, ainda mais por eu andar com ar condicionado praticamente 100% do tempo! Mas deixa pra lá.

Em relação aos acessórios, alguns como por exemplo o porta-fitas, o RadCover e o para-barro realmente não tem tanta, se é que alguma, utilidade, mas são acessórios diferentes e eu acho que vão fazer esse carro se destacar ainda mais.

Valeu!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por chirola » 29 Mar 2020, 20:57

real so abro o vidro para pagar o pedagio rsrsrsrssrsrsr
os parabarro sao funcional e mais em lugares de neve, cuando derrete a neve fica uma lama que acabaria grudando na caixa de ar e borda do paralama traseiro a lama congela molha e descongela e vai acumulando e com o tempo acaba apodrecendo a lata , no caso do opel seria mais visual , e como os limpadores nos farois na neve era um item de extrema utilidade .
o pessoal que critica o carro no video do Carro Chefe na verdade nao entede a finalidade da restauracao , que seria deijar o carrocomo sai de fabrica ,

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 29 Mar 2020, 22:06

chirola escreveu:Fuente del Mensaje real so abro o vidro para pagar o pedagio rsrsrsrssrsrsr [...]

Mas os da frente são elétricos, então não tem problema em relação a isso, até mesmo porque o carro tem o Sem Parar então normalmente eu só reduzo mesmo.

Em relação aos limpadores dos faróis eu muito dificilmente instalaria, primeiro por ser muito trabalhoso (diferente dos para-barros) e porque salvo engano ele só era oferecido nas versões superiores (V6), então colocar ele em um 1.6 não faz muito sentido, eu pelo menos nunca vi nenhum 1.6 e 1.8 com isso instalado.

Em relação aos que criticam, eles não estão nem um pouco preocupados com funcionalidade ou originalidade, muitos ali só querem criticar e eu não me preocupo com isso não, estou feliz com o jeito com que o carro está ficando e é isso que importa. O grande problema foram os ex-donos, principalmente o que disse "...peguei o carro 100% original e fiz vários upgrades nele...", isso sim me incomodou e deu trabalho, mas felizmente já está em fase final e está ficando bom!

Valeu!!

:88:

ATUALIZAÇÃO: Foi eu falar e logo em seguida eu achei tanto o 1.6 16V quanto o 1.8 e até Diesel com lavador de faróis, porém todos do modelo B2 e com faróis de Xenon, então desconsidere o que eu disse sobre não vir nessas versões.

Imagem
1.6 16V

Imagem
1.8 16V

Imagem
1.7 Diesel

Verificando no catálogo da Opel de lançamento do Vectra e lá consta o "pacote de Inverno" que poderia vir em todas as versões e que vinha com Aquecimento do Assento e Lavador dos Faróis, então já tinha esse acessório, porém para instalar um teria "teoricamente" que instalar os dois pois fazem parte de um mesmo pacote então não faz nenhum sentido ter o sistema incompleto.

Imagem
(TRADUÇÃO DO ALEMÃO BY GOOGLE TRANSLATOR)

Então é isso, cada dia a gente aprende mais!

Abs!

:105:
Editado pela última vez por Andrepilot em 30 Mar 2020, 12:50, em um total de 1 vez.
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4070
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Ju_Bueno » 30 Mar 2020, 12:37

Confesso que eu também torci o nariz quando vc mencionou os para-barros, mas ouvindo sua argumentação, faz sentido. Se o objetivo é ter o legítimo europeu a caráter, táca-lhe pau!
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 30 Mar 2020, 14:54

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Confesso que eu também torci o nariz quando vc mencionou os para-barros, mas ouvindo sua argumentação, faz sentido. Se o objetivo é ter o legítimo europeu a caráter, táca-lhe pau!


Hahahahahaha

É isso mesmo, imagina o alemão com chapéu, bermuda curta e suspensórios, sapatos e a meia quase no joelho!

Imagem

Só vai faltar eu arrumar uma loura igual a essa!

:6: :6: :6: :6: :6:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 30 Mar 2020, 23:29

Ferrou galera!

Garrei coragem e deixei o Opel para trocar o ar condicionado!

Pior de tudo (ou melhor, vai saber...) é que eu estou saindo a trabalho e só volto depois do dia 15, então o cara ficou de me passar [quase que..] diariamente o progresso da empreitada, tanto com informações, quanto com fotos e vídeos.

Não era o melhor momento financeiramente falando, devo confessar, mas abriu essa "janela" com toda essa questão de pandemia e quarentena aonde o cara acabou ficando ocioso e podendo se dedicar com mais carinho e atenção a essa "cirurgia", digamos assim, e como é algo que tem que ser feito com toda dedicação e também pelo fato de eu estar longe vou acabar não enchendo tanto o saco do cara quanto se estivesse em casa, no final das contas acho que vai ser melhor assim.

De toda a manutenção feita nesse carro essa provavelmente é individualmente a mais pesada pois vai envolver a desmontagem e retirada do painel, do evaporador, do radiador, suporte do motor, adaptação da parte elétrica (seguindo manual elétrico original do carro), instalação do compressor, novas ventoinhas, condensador, mangueiras, chicotes, pressostatos...

Não vejo a hora de ficar pronto!

Conforme ele for fazendo os serviços eu mantenho vocês atualizados.

Valew!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4070
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Ju_Bueno » 31 Mar 2020, 08:10

Filho da mãe... na hora que li "ferrou", eu gelei kkkkkkkk
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 31 Mar 2020, 10:22

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Filho da mãe... na hora que li "ferrou", eu gelei kkkkkkkk

Foi mal! Kkkkkkkkkk
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 31 Mar 2020, 23:05

Boa noite pessoal!

Bom hoje eu não consegui contato com o cara lá pra saber se já começaram a trabalhar no carro.

Imagina se não estou ansioso!

Mas fora isso hoje eu achei uma foto de um B1 com lavador de faróis, algo raro de se ver.

Imagem

Aproveitei também pra dar uma olhada no catálogo original pra poder manter um padrão e não "viajar muito na maionese".

Acaba que no Brasil eram duas versões (em 1996) de acabamento e cada uma com uma motorização a GLS 2.0 8V e a CD 2.0 16V.

Lá fora era muito mais complexo, eram seis versões, cada uma podendo ter vários motores diferentes:

Vectra 1.6 8V (1.6 16V/1.8 16V/2.0 16V/1.7TD)
Vectra Komfort 1.6 8V (1.6 16V/1.8 16V/2.0 16V/1.7TD)
Vectra Beauty 1.6 16V (1.8 16V/2.0 16V/1.7TD)
Vectra CD 1.6 16V (1.8 16V/2.0 16V/2.5 V6/1.7TD)
Vectra CD Sport 1.8 16V (1.8 16V/2.0 16V)
Vectra CD Exklusiv 1.8 16V (1.8 16V/2.0 16V/2.5 V6)
(Motores Opcionais entre parênteses)

Dentre essas versões diferentes, é como se o motor fosse um acessório, então por exemplo, o meu, que é a versão Vectra Beauty, vem originalmente com o motor 1.6 16V, mas que poderiam ter escolhido ele com 1.8 16V, 2.0 16V ou 1.7 Turbo Diesel!

Alguns acessórios que estavam ou não disponíveis para as várias versões, por exemplo, vidros elétricos nas portas dianteiras no Vectra Beauty eram opcionais, já na versão Vectra CD eram de série, já nas portas traseiras eram opcionais no CD e nem oferecidas no Beauty!

O meu na verdade acabou ficando um Vectra Beauty com alguns acessórios do Vectra CD (porta mapas iluminados, apoio de braço central e os para-sóis com espelhos) de resto tudo que tem nele condiz com a versão.

Na verdade para transformar o meu em CD faltaria por exemplo colocar os espelhos externos elétricos (opcional no Beauty mas de série no CD) e volante revestido em couro (de série no CD), já que o MID no CD (de lá) é opcional.

Como não pretendo colocar espelhos retrovisores elétricos no meu, e as versões são tão próximas, não vai ter problema ele vai ficar como um Beauty com alguns acessórios do CD mesmo!

Já o "Blackout" nas colunas "B" e "C" só vinham nos Vectras CD Sport e Vectra CD Exklusiv, então colocar esse detalhe já fugiria muito da proposta, além do que com cor relativamente escura não iria agregar quase nada no visual do carro.

Imagem

Aquele Vectra verde lá em cima com lavadores de faróis muito provavelmente é um CD Exklusiv pois aquelas rodas são de série nessa versão e opcionais na CD e ele tem Blackout nas colunas, já esse aqui tem as rodas Pentaline (iguais as minhas) que são de série na CD Sport e opcionais na Beauty, mas como a Sport vinha com Blackout nas colunas e esse não tem esse deve ser um Beauty mesmo!

Imagem

Vou ver se eu escaneio o catálogo, traduzo do alemão e coloco ele aqui.

Atualização: O cara do ar acabou de me mandar um audio dizendo que não foi para a loja ontem (31 mar) mas está indo agora e vai me manter informado!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 01 Abr 2020, 16:46

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Filho da mãe... na hora que li "ferrou", eu gelei kkkkkkkk

Agora acho que vale até eu falar um palavrão, né?

Imagem

:74:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
Brates
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 327
Registrado em: 02 Dez 2013, 16:17
Nome Completo: Alexandre Bernardes
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2011/2011

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Brates » 01 Abr 2020, 18:20

Nossa! Dá até desespero. Mas, para uma pessoa se dispor a fazer um trabalho desse, com total certeza sabe o que está fazendo. Vai dar tudo certo!

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 01 Abr 2020, 22:39

Brates escreveu:Fuente del Mensaje Nossa! Dá até desespero. Mas, para uma pessoa se dispor a fazer um trabalho desse, com total certeza sabe o que está fazendo. Vai dar tudo certo!

Sabe a única coisa que me conforta?

É que isso já foi feito uma vez quando o carro era muito mais novo por uma ou algumas pessoas que não tinham muito preparo e/ou boa vontade de fazer direito, isso baseado na observação de o quanto a instalação do ar "original" foi mal executada, então na verdade essa é a oportunidade de refazer algo que já tinha sido feito mas que estava "meia boca".

Eu estudei sobre ar condicionado automotivo, aprendi tudo sobre as peças e seu principio de funcionamento, vi as coisas que estavam erradas, pesquisei sobre empresas do ramo, conversei com vários técnicos e sinceramente esse foi o que eu achei não só mais preparado tecnicamente mas também com mais boa vontade de fazer direito que eu conheci.

Ainda assim eu passei e repassei várias coisas pra ele e estarei, mesmo que a distância, acompanhando todo o processo.

Estou com o cú na mão? Sim! Estou com o coração na boca? Claro! Estou todo cagado? Muito! Mas realmente era algo que precisava ser feito!

Imagina o carro todo direitinho, pintadinho, com interior cheiroso, painel impecável, todo bem cuidado, radio original, TID funcionando, bancos 100%, mas no fundo você sabe que tem coisa errada e que o ar condicionado, apesar de gelando - e até gelando bem - está funcionando da maneira errada, e que você tem que desligar ele para fazer uma ultrapassagem, você tem que desligar ele para dar partida no motor, você tem que desligar ele a cada dois minutos para ele não congelar o evaporador mas religar quando esquentar, você tem que desligar ele quando o carro pára em semáforo ou passar o câmbio para Neutro senão fica uma vibração desagradável... então infelizmente era algo que tinha que ser feito realmente.

Agradeco muito a torcida e também espero muito que fique bom, até porque o dinheiro investido nisso está sendo alto, mas eu tenho muita esperança que vai ficar sim!

:61:

Na verdade eu gostaria mesmo era de estar ali com ele acompanhando de perto, mas infelizmente (ou não) estou longe agora, com certeza esse será um exercício de paciência e esperança, mas na verdade até foi bom senão eu iria acabar atrapalhando o cara porque com certeza eu estaria lá quase todos os dias.

Ele me prometeu me atualizar diariamente, amanhã ele deve retirar a travessa e a caixa evaporadora, acredito que dê para começar a mexer também na parte mecânica com a retirada das ventoinhas, do condensador, do radiador, e do compressor também!

Depois disso já deve começar a instalação do sistema "novo", aí sim, vamos ver como vai ser esse processo, se vai ser suave ou não, se vai empacar por alguma peça que falte, esse tipo de coisa, mas aí a velocidade da evolução deve ser mais lenta mesmo e talvez passe alguns poucos dias com pouca evolução aparente, principalmente quando chegar a parte elétrica.

Mas vamos manter foco, fé e força!

Grande abraço!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 02 Abr 2020, 16:46

Diário estelar número 2

Dando continuidade ao processo de desmontagem do painel a parte de coluna de direção que era fixada na travessa do carro foi finalmente solta, existe um parafuso sem cabeça que dá um certo trabalho nisso!

Imagem

Agora o evaporador nos deu duas surpresas, uma positiva e uma negativa!

Imagem

A positiva foi que o evaporador realmente era original e a válvula também (!!!) apesar de ter tido a impressão de que a válvula era tipo "caneta", mas era original, o que foi muito legal!

Imagem

Já a surpresa negativa foi que o evaporador e a válvula de expansão aparentemente estão com vazamento (realmente estava se perdendo um pouco de gás), e isso vai dar um aumento considerável no custo dessa manutenção, que eu até imaginava que poderia acontecer, mas tinha a esperança de que não fosse....

:62:

Uma outra boa notícia (pelo menos..) é que o radiador do ar quente parece zero km! Na verdade o ar quente desse carro foi desligado por ocasião da instalação do ar condicionado, provavelmente logo no início da sua vida, e por não ter sido utilizadas as mangueiras originais as adaptadas passavam por onde as mangueiras do ar quente ficavam e estas, obviamente, perderam seu lugar!

Imagem
Essa era a adaptação da mangueira na entrada e saída da válvula de expansão, no caso de sistema original a mangueira sai lateralmente sem interferir nas mangueiras do ar quente e não para a frente como neste caso. Ahhh como eu fico feliz em acabar com esse "bacalhau"!

A idéia agora passa a ser aproveitar e tentar religar o ar quente do carro também, talvez a gente consiga, o que seria ótimo, vamos ver!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por chirola » 02 Abr 2020, 21:39

acredito que seja um momento bom para mexer pela queda no trabalho realmente vai dedicar mais tempo ao opel para facer um bom trabalho
realmente tem que desmontar tudo para facer um bom servico pasar chicote vaporador etc .
o evaporador furado e uma re , mais ainda bem que foi testado para aproveitar a desmontragem e nao furo depois de montado o gasto seria maior
acompanhando a saga

1066 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 418 visitantes

Bem-vindo: 25 Abr 2024, 04:36