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por Andrepilot » 01 Jul 2022, 17:16

Bom pessoal, atualizações do campo de batalha:

O Opel depois que saiu do Alan apareceu com um problema que era um mal contato na velocidade 2 da ventilação, por vezes funcionava mas depois parava de funcionar, logo ela que é a mais útil pois na maioria das vezes 1 é pouco e 3 fica forte e barulhenta demais, porém consegui comprar por um valor bem razoável (100,00) o controle do ar condicionado analógico novo de estoque antigo.

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Talvez houvesse a oportunidade de recuperar a peça antiga, mas essa "nova" foi tão barata que achei que valia a pena garantir o bom funcionamento por mais muitos anos! Além disso melhorou ainda mais a aparência do conjunto, coisa que só damos valor depois que você muda.

Já em relação ao ABS a peça usada que eu comprei finalmente chegou mas infelizmente na véspera de eu ir a SP a trabalho, porém eu volto dia 3 e devo pegar o carro para ir a Macaé aonde fico até dia 15, espero poder levar as coisas para poder fazer lá.

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A luz do ABS acesa, ainda com o módulo original, espero que não fique mais em breve!


É claro que eu tentei, ainda que à noite, fazer a troca do módulo já que são apenas 4 parafusos que prendem a parte eletrônica no bloco hidráulico, mas é claro que tinha que ter um parafuso teimoso que não quis sair de jeito nenhum e como eu não achei um WD40 para ajudar a soltar ele (os outros saíram com dificuldade também, mas saíram) eu resolvi deixar do jeito que está e fazer com calma depois, para evitar espanar o parafuso, mas pelo menos eu consegui plugar o conector nesse módulo que chegou e a luz do ABS apagou, então eu realmente acredito que ele esteja funcionando!

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Apesar da aparência de sujo, se eu tivesse aguardado para trocar todo o conjunto na semana passada eu acho que ele tem condições de ficar com a aparência melhor que o módulo original do carro.

Fora isso, acho que só falta ver essa questão do plugue do pré-tensionador do banco do carona que de parte mecânica/elétrica ele já vai estar pronto!

:102:

Valeu pessoal!

:88:
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por chirola » 02 Jul 2022, 13:11

boa se vc ja testo plugando ele e a luz desligo e um bom sinal , poste em uma mensagem anterior o link do topico do pretencionador espero que ajude é naquela caixinha debaixo do banco que geralmete da problema .
parafuso emperrado sempre tem que ter algum kakakakakaka, pelo modulo estar sujo não liga muito para iso cuando conseguir um WD da uma limpada nele com escobinha e fica melhor e bem limpo.
o painel fico top ,

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por Andrepilot » 02 Jul 2022, 20:48

chirola escreveu:Fuente del Mensaje [...]poste em uma mensagem anterior o link do topico do pretencionador espero que ajude é naquela caixinha debaixo do banco que geralmete da problema[...]

Eu ví sim amigo, tinha agradecido já!
Valeu mesmo, muito obrigado!!
:88:
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por Andrepilot » 07 Ago 2022, 19:11

Olá pessoal, vamos para mais uma atualização dos serviços no ABS do Opel. Deu certo? Será?

Bom, para recapitular, eu havia substituido o módulo eletrônico do ABS, mantendo a parte hidráulica junto com o motor da bomba, só que o problema (luz do ABS) não havia sido totalmente sanado e mesmo quando não estava acesa (acendia intermitentemente) o pedal de freio abaixava quando o ABS entrava em funcionamento.

Mas porque continuava acendendo se ao plugar o módulo a luz apagou? O problema não era eletrônico?

Pois é, aparentemente não, pelo que eu percebi depois o problema nem seria nas soldas da parte eletrônica mas sim mal contato no motor da bomba!

Inicialmente a intenção era manter o bloco hidráulico original no lugar, já que eu havia trocado o fluido de freio e estava tudo direitinho, por isso eu cheguei a desmontar o motor elétrico da peça que veio, mas que arrependimento... o motor é colocado no bloco hidráulico e ele, através de um rolamento excêntrico pressiona dois pequenos pistões para pressurizar o fluido que o módulo direcionar as pinças.

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Reservatório limpo e cilindro mestre trocado!


Só que eu decidi trocar o conjunto completo (guardarei o original como reserva) e já que iria mais uma vez retirar o módulo completo resolvi substituir o cilindro mestre (que era o original de fábrica!) o que faria praticamente uma revisão completa já que o servo-freio eu já havia trocado, e eu acho que vale à pena em nome da segurança.

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Motor retirado, se arrependimento matasse...


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Tive que fazer uma ferramenta especial para conseguir reinstalar o motor comprimindo as molas dos pistões, quase não consigo!


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Módulo eletrônico limpo (assim como todo o conjunto foi) e pronto para instalar..


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Novo conjunto cilindro mestre/módulo ABS pronto para sangria e testes!


Eu mesmo fiz a retirada e a instalação do outro módulo assim como a do cilindro mestre para tentar diminuir os custos pois não aguento mais gastar dinheiro nisso!!!

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Fazendo sangria novamente..


Depois da sangria eu fui dar uma volta no carro para testar os freios, a luz do ABS permaneceu apagada, mas inicialmente o freio ficou pouco eficiente, como se as pastilhas tivessem sido trocadas. Na verdade os freios desse carro nunca foram bons, tanto que eu troquei o servo-freio achando que o problema era esse (SQN!), mas logo após as primeiras frenagens o sistema começou a parecer inclusive mais eficiente que antes!

Uma coisa que eu tinha percebido ao trocar o cilindro mestre foi que o pino ajustável do servo-freio estava mais a frente que o ideal, ou seja, ele ja fazia uma certa pressão no sistema, eu regulei ele como se deve e aparentemente melhorou. Tenho feito frenagens mais vigorosas, com aparente melhora no sistema e o ABS nunca mais acendeu ou parou de funcionar, inclusive o pedal que antes estava baixando nas poucas vezes que ele atuava está funcionando normalmente, então, até aonde eu vi essa pane está definitivamente sanada!

:105:

Mas, para não dizer que tudo são flores, a luz do Airbag (o maldito fio do pré-tensionador direito) voltou a acender, agora eu preciso entrar com o OpCom para apagar esse erro, vou ver se meu irmão me ajuda nisso pois o OpCom parou de funcionar no computador novamente...

:62:

Pelo menos a luz de injeção nunca mais acendeu!!!

:102:
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por chirola » 08 Ago 2022, 00:54

Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje Pelo menos a luz de injeção nunca mais acendeu!!!

Noticia boa meu amigo uma coisa a menos.
O freio do meu carro esta 100% e funciona asim se VC encosta o pe como se fosse o cívica ou um gol ele e macio e a freagem e suave se pisa o pedal ate a metade ele freia bem se passa da metade a freada e bruta e o ABS entra em função, diferente do honda fit da coroa que se encostar o pe o botar um minimo de pressão já freia bruto.
Cuando arrumei meu airbag que tinha dado problema em um pretencionador também a luz voltou a acender tire a lampada para não me atormentcuando consegui o opcom ligue ele e o defeito acusava modulo airbag , apague o error e resolvido , como se tivesse trocado alguma peca , agora acusa lampada do painel queimada kakakakakak vou ter que colocar ela novamente.
A luz da injeção não acender e uma coisa de deus ao teu favor kama kama mão
Felizor VC ter conseguido concertar , forte abraço André

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por Andrepilot » 26 Ago 2022, 11:55

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje Pelo menos a luz de injeção nunca mais acendeu!!!

[...]O freio do meu carro esta 100% e funciona asim se VC encosta o pe como se fosse o cívica ou um gol ele e macio e a freagem e suave se pisa o pedal ate a metade ele freia bem se passa da metade a freada e bruta e o ABS entra em função, diferente do honda fit da coroa que se encostar o pe o botar um minimo de pressão já freia bruto[...]


Então, eu acho que os freios são divididos assim:

Ótimos: a sombra do pé freia o carro.
Bons: o freio pára o carro com pressão leve nos pedais.
Normal: o freio pára o carro com pressão média nos pedais.
Ruins: precisa de uma pressão mais forte, geralmente até o pedal ficar mais duro para parar o carro.
Péssimos: a mesma sensação de pastilhas trocadas, parece que o carro não vai parar, mesmo fazendo muita força no pedal de freio.

Os do Opel eram praticamente algo entre o último e o penúltio dessa lista, tanto que infelizmente eu atropelei um cachorro de rua quando eu vi ele atravessar correndo na minha frente, freiei o máximo que eu pude e praticamente não parecia que eu estava freiando.

Isso me deixou umito mal pois eu vi o cachorro se contorcendo de dor e provavelmente não sobreviveu, e poderia ter sido uma criança, imagina..

Eu sempre achei que seria o servo-freio com problema, fui lá e troquei, mas não senti nenhuma melhora significativa. Depois fiz sangria, troquei discos e pastilhas achando que poderia ser isso e mudou um pouco mas nada demais, talvez tenha subido para entre "ruins" e "normal", mas fui levando ele dessa forma até agora quando resolvi definitivamente arrumar esses freios.

Tudo começou com o problema do módulo ABS, tive que fazer duas sangrias, a primeira para tentar arrumar meu módulo antigo e a segunda uns dias depois quando eu troquei o módulo. Na hora eu até achei que o freio melhorou um pouco mas o freio estava, com um pouco de boa vontade, "normal", e isso depois de trocar o cilindro mestre também.

Comecei a estudar sobre freios e me lembrei que a roda traseira esquerda fica "agarrando" um pouco, o que pode eventualmente superaquecer e diminuir sua eficiência, resolvi então trocar os flexíveis de freio, que segundo os vídeos que eu assisti poderia ser a causa, qual não foi minha surpresa que ao abrir as pinças com a sangria aberta saiu um fluido imundo, o que foi uma surpresa para quem acabou de fazer duas sangrias!!

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Repare a cor do fluido que estava na pinça traseira, o fluido que usei é o ATE transparente!


Eu logo imaginei os pistões presos, com oxidação devido a fluido vencido (donos antigos!) e cheio de humidade que gerou oxidação interna nos cilindros...

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Ao trocar o flexível de freio reparei também uma coifa do pistão rasgada, pronto lá fui eu encomendar reparo das pinças traseiras.. (já havia limpo e lubrificado os pinos guia das pinças dianteiras e seus flexíveis)...

Acaba que eu pedi os reparos com os pistões, caso fosse necessário, porém pelo menos os pistões da esquerda estavam bons e eu mantive os originais, só que a pinça da direita eu ainda não consegui retirar pois seus parafusos estão muito apertados, estou só esperando um momento mais tranquilo para poder fazer, mas essa roda pelo menos está mais solta e seu flexível já foi trocado.

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Para resumir, o que foi feito até agora já elevou a qualidade do freio para entre "normal" e "bons", inclusive a primeira freiada depois da manutenção foi surpreendente, eu iria colocar ele entre "bons" e "ótimos", mas agora oscila entre "normal" e "bons", mas ainda está acamando, inclusive o disco dianteiro direito está pegando só na metade como dá pra ver na foto, então eu acredito que pelo menos "bom" ele vai ficar!!!!
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por chirola » 26 Ago 2022, 12:43

Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje Então, eu acho que os freios são divididos assim:

Ótimos: a sombra do pé freia o carro.
Bons: o freio pára o carro com pressão leve nos pedais.
Normal: o freio pára o carro com pressão média nos pedais.
Ruins: precisa de uma pressão mais forte, geralmente até o pedal ficar mais duro para parar o carro.
Péssimos: a mesma sensação de pastilhas trocadas, parece que o carro não vai parar, mesmo fazendo muita força no pedal de freio.

eu colocaria o freio do vectra B entre normal e bom , asi ele freia bem mais não é aquela freada de so olhar para o pedal e ter a sensação de vai voar pelo parabrisas , mais não menos do que bom , eu sou chato com os freios troco o fluido a cada dois anos .
não sei se a foto do disco de freio é do seu carro , da para ver que a pastilha não encosta totalmente no disco iso tambem pode afetar o funcionamento ,
gostei de ver vc metendo mão no projeto parabens meu amigo acho bem legal cuando o dono se envolve na manutenção .

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por Andrepilot » 26 Ago 2022, 19:50

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
eu colocaria o freio do vectra B entre normal e bom , asi ele freia bem mais não é aquela freada de so olhar para o pedal e ter a sensação de vai voar pelo parabrisas , mais não menos do que bom , eu sou chato com os freios troco o fluido a cada dois anos .
não sei se a foto do disco de freio é do seu carro , da para ver que a pastilha não encosta totalmente no disco iso tambem pode afetar o funcionamento ,
gostei de ver vc metendo mão no projeto parabens meu amigo acho bem legal cuando o dono se envolve na manutenção .


O meu GLS também tinha um freio mediano pra ruim mas depois de um tempo ficou de bom a excelente (não sei explicar o porque), até meu irmão que foi dono do carro já lembrou isso que o freio dele não era tão bom nem quando o carro era bem mais novo, o único problema é o chiado, que eu já descobri como arrumar.

Já o Opel (que tem o mesmo sistema do GLS) é automático, o que piora um pouco o freio já que acaba puxando o carro um pouco quando em marcha lenta. Porém isso se sente apenas quando o carro está em baixa velocidades (abaixo de 10km/h) e a sensação de “mordida” inicial deveria ser, no mínimo, parecida.

A primeira freiada que eu dei depois de mexer nas pinças traseiras e dianteiras foi bem sensível, do jeito que eu quero deixar, e sim, a pastilha do freio dianteiro direito está pegando apenas na metade do disco, isso porque ao desmontar ela eu passei uma escova de aço na pastilha na tentativa de limpar ela e talvez eu tenha exagerado, então quando ela voltar a pegar totalmente no disco o freio deve ficar ainda melhor!

Uma curiosidade, estudando sobre freios eu descobri que os freios a tambor são (pasmem!) mais eficientes que os a disco, isso se deve pelo fato de ter muito mais área de atrito e ela ser concentrada na parte externa (maior alavanca) dando assim maior “torque” de frenagem. A grande vantagem do disco é sua maior resistência ao superaquecimento e resfriamento mais rápido pela exposição ao ar externo.

Valeu!!!!

:88:
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por chirola » 26 Ago 2022, 23:46

Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje o único problema é o chiado, que eu já descobri como arrumar

Geralmente o chiado faz cuando coloca pastilhas novas em discos usados e fica pegando aa borda da pastilha na beirada ou rebarba do disco pode lixar a pastilha na borda externa para não pegar ou tirar a rebarba do dico com lixadeira ou no torneiro eu lixe as pastilhas nas rodas traseiras.
Si freio a panela e realmente bom só que da mais manutenção e as panelas tendem a ovalizar cuando aquecem fora ISO o freio e bom mesmo .
Para limpar a pastilha ,recomendo facer cuando o freio esquentou ou a pastilha e nova , coloca uma lixa em uma superfície reta eu utilizou um vidro groso encosta a cara da pastilha na lixa e faz movimento pra frente e pra trás sueve para manter reta e não lixar mais um lado do que o outro.

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por Almeidão » 27 Ago 2022, 13:32

Vou discordar um pouco de algumas coisas mas em relação ao meu freio. Eu não tive muitos carros mas dirigi vários e não vi ainda um freio melhor que o Vectra quando sem ABS, ele simplesmente não trava em linha reta no asfalto, lógico que em areia as coisas mudas mas o sistema de valvula proporcionadora funciona bem demais. Também não concordo que o freio a tambor seja melhor, eu tinha freio tambor e coloquei disco, a unica vantage do freio tambor no Vectra é o freio de mão e nada mais. Alem disto quem teve moto com lona na frente ou até mesmo fuscaou Kombi sabe que ali se vê que o tambor é uma porcaria, e se é ruim na frente, não pode ser bom atrás. (sem trocadilhos)
O meu melhorou muito mais ao usar pneus menores, uso 185x65x14 sento o original 185x70x14, desta forma com certeza o freio vai melhorar pelo motivo de eu ter mais diametro de disco com relação ao pneu e cheguei a pensar que ele poderia travar com mais facilidade e isto não aconteceu. Detalhe o meu carro é o unico que conheço que o disco traseiro é maior que o da frente e mesmo assim não trava fácil, e no asfalto para travar tenho que quase estourar o cilindro pressionando o pedal.
MANUTENÇÃO
1- A cada dois anos eu troco todo o fluido de freio e sempre uso Dot 4, tentei Dot 5 e logo estourou a embreagem, não sei se tem algo a ver, mas por segurança sempre Dot 4.
2 - Nunca troquem as pastilhas sem trocar o fluido, tem gente que sofre para voltar o pistão e aproveitar aquele mesmo óleo que está ali dentro da pinça e é ele que já está contaminado e contaminando mais ainda, a primeira coisa a fazer é soltar a sangria e voltar o pistão e já jogar esta parte ruim fora.
3 - Não tenho costume de limpar reservatório e nem tem necessidade disto, mas se alguem for limpar compre as borrachas novas.
4 - Sangria com óleo 100% novo, Escolha uma roda da frente e depois a do lado contrário atrás. Se escolher dianteira esquerda, faça a próxima a traseira direita e depois volte na dianteira direita e a traseira esquerda. O freio do Vectra e acho que todos os carros são em X, não faça sangria diferente disto.
5 - Tenho a manina de conferir com o termometro manual, pelo menos uma vez ao mês ao chegar em casa do trabalho ou de uma viagem mais longa colocando a mão nas duas rodas traseiras e sentir se tem uma mais quente e assim também nas dianteiras lógico que as da frente sempre são mais quentes, porem se equivalem e se tiver uma muito mais quente que outra, eu já entro trocando os reparos e sempre usei ATE e já nem sei se tem esta marca no mercado ainda, é uma marca originais. Cuidado, nada de colocar dedo no disco para não perder a digial kakakakakaka.
6 - Assentar as pastilhas, uma leve lixa em uma pedra plana, quem não tem pode usar um vidro, mas muito pouco para não ficar desigual, depois coloca no carro, anda em rodovias mais tranquila acelerando forte e o pé esquerdo no freio, pisa segura, solta repete várias vezes, faço isto por uns 10 km e na volta acelero forte e piso normal umas 10 vezes para dar uma segurada, logo ela assentará bem próximo do que é necessário.
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por Andrepilot » 27 Ago 2022, 17:11

Vamos por partes, igual Jack o estripador!

chirola, eu até aonde consegui descobrir, esse "apito" no freio é o chamado "brake Squeaks" e acontecem devido a uma característica das pastilhas de criarem uma "micro-vibração" ao serem pressionadas contra o disco. É como se elas travassem e destravassem da superficie do disco uma centena de vezes por segundo e o som é uma vibração que é amplificada pelo próprio disco que gera esse barulho.

O "moço" da Porsche explica melhor aqui...

https://youtu.be/fUNHb9O52WQ

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Vou discordar um pouco de algumas coisas mas em relação ao meu freio [...] Também não concordo que o freio a tambor seja melhor, eu tinha freio tambor e coloquei disco, a unica vantage do freio tambor no Vectra é o freio de mão e nada mais. Alem disto quem teve moto com lona na frente ou até mesmo fuscaou Kombi sabe que ali se vê que o tambor é uma porcaria, e se é ruim na frente, não pode ser bom atrás. (sem trocadilhos)

É... temos que ter cuidado com as palavras... hahahahahaha
Então, realmente faz todo sentido os freios a tambor serem mais eficientes que os a disco, tanto é que os freios a disco realmente dependem muito da presença de servo-freio para serem eficientes, inclusive esses exemplos que você cita não tem servo-freios e aí é covardia, inclusive no caso das motos nem hidráulicos são!
Os discos levam vantagem por serem expostos, esfriando melhor, mas a superfídie de contato das pastilhas são menores se comparado as sapatas e pior como els pega na superfície do disco, parte do atrito é feito em uma "alavanca" menor, o que desfavorece a eficiência dos freios.
Como explicar a sua percepção de melhora quando trocou pelos discos traseiros? Não faço idéia, não digo que você está mentindo, claro que não, mas pode ser placebo, pode ser um conjunto melhor acertado..

https://youtu.be/SYxTOYwbwDQ

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje O meu melhorou muito mais ao usar pneus menores [...]

Sim, faz todo sentido por causa de "alavanca"ser menor com pneu mais baixo!

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje 1- A cada dois anos eu troco todo o fluido de freio e sempre uso Dot 4, tentei Dot 5 e logo estourou a embreagem, não sei se tem algo a ver, mas por segurança sempre Dot 4.

Não sei se você se enganou ao dizer DOT 5 ao invés de 5.1, pois o anterior é totalmente incopatível com o sistema nacional pois usa base de silicone e é usado apenas em países de clima muito frio para evitar congelamento..

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje 2 - Nunca troquem as pastilhas sem trocar o fluido, tem gente que sofre para voltar o pistão e aproveitar aquele mesmo óleo que está ali dentro da pinça e é ele que já está contaminado e contaminando mais ainda, a primeira coisa a fazer é soltar a sangria e voltar o pistão e já jogar esta parte ruim fora.

O ideal realmente ao se recolher o pistão é fazer isso sangrando esse fluido sujo para que ele não retorne a linha... aprendi isso essa semana!

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje 3 - Não tenho costume de limpar reservatório e nem tem necessidade disto, mas se alguem for limpar compre as borrachas novas.

Olha eu limpo e recomendo limpar, até porque é uma forma de descontaminar o sistema de sujeira, não adianta muito trocar o fluido e misturar ele com a sujeira do antigo, porém muito cuidado deve ser tomado para não deixar nenhuma humidade no reservatório!

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje 4 - Sangria com óleo 100% novo, Escolha uma roda da frente e depois a do lado contrário atrás[...]

Sim! Todos os carros modernos tem sistema duplo em "X", porém os técnicos recomendam primeiro sangrar as rodas mais distantes do cilindro mestre.

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje 5 - Tenho a manina de conferir com o termometro manual, pelo menos uma vez ao mês [...] Cuidado, nada de colocar dedo no disco para não perder a digial kakakakakaka.

Boa sugestão, principalmente a de evitar colocar os dedos no disco, aprendi isso da pior forma, podia ter me avisado antes! kkkkkk

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje 6 - Assentar as pastilhas, uma leve lixa em uma pedra plana, quem não tem pode usar um vidro, mas muito pouco para não ficar desigual, depois coloca no carro, anda em rodovias mais tranquila acelerando forte e o pé esquerdo no freio, pisa segura, solta repete várias vezes, faço isto por uns 10 km e na volta acelero forte e piso normal umas 10 vezes para dar uma segurada, logo ela assentará bem próximo do que é necessário.

Existe uma técnica de "pré assentamento" das pastilhas que as próprias montadoras fazem com carros zero só não vejo muita necessidade de lixar uma pastilha nova, eu até passei escova de aço na minha pois achei que ela estaria contaminada com óleo.

Valeu!!!

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por Almeidão » 27 Ago 2022, 21:19

Um bom mecanico tem que lixar, caso contrário o cliente pode sair e bater o carro e culpar o "As vezes pobre coiado", e por mais informações que temos, ainda são bem mais que 80% que não sabem que pastilhas novas é quase sem freio. Mas sendo nosso, basta uma leve lixadinha para tirar o que chamo de parte protetora da pastilha e depois fazer o assentamento, eu faço assim e gostaria de saber algo mais simples. Mas que é assustador se precisar frear rápido, com certeza é.

Ahhhha, voce deixou a digital agarrada no disco né??? kakkakakakkakakk. Sobre o servo freio, tive fusca com freio a tambor sem servo freio e fusca com disco sem servo freio, é infinitamente melhor e com certeza com custo menor que o tambor e cobram mais caros para ter os 4 discos nos carros.
Não perco tempo limpando o reservatorio, tiro todo o óleo e pronto, mas meu reservatório não é aquele que não troca óleo ha 20 anos e lembre se, o óleo do reservatório nunca circula, fica ali esperando as pastilhas gastarem para ser completado ou vaza quando fura.

Engano seu, a lona não tem o contato inteiro no tambor, mecanicamente ela abre de um lado nas duas pontas, se tivesse dois burrinhos de freios nos dois lados para abrir por inteiro, eu concordaria contigo, como não tem, o contato no tambor por ser menor que o disco, é bem menor que as pastilhas.
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por chirola » 28 Ago 2022, 00:15

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje O ideal realmente ao se recolher o pistão é fazer isso sangrando esse fluido sujo para que ele não retorne a linha... aprendi isso essa semana!

Nas pinsas acumula sugeria e ate ferrugem se voltar o pistão sem abrir o sangrador tem o risco não só de contaminar tudo o fluido mais o perigo e que a sugeria acabe tranças nos solenóides do ABS os furos deles são pequenos e podem entupir fácil .
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Existe uma técnica de "pré assentamento" das pastilhas que as próprias montadoras fazem com carros zero só não vejo muita necessidade de lixar uma pastilha nova,

Pode da uma lixadinha de leve nas novas também , cuando a pastilha supaquece ela cristaliza e cria uma película mais dura e perde eficiência nas novas se VC olha ,dependendo da marca a superfície de contacto e brilhosa se VC lixa fica mais fosca e uma micro película que fica do proseso de fabricação asim acelera o assentamento delas,
O do freio de panela ou disco sei lá cada um tem suas vantagens , freio de carreta na traseira é a tambor , caminhonete grande tipo L200 hiliux que tem caixa PA carregar peso também e de panela , carros esportivos são a disco cada um tem sua aplicação , o freio a disco freia ,esquenta e esfria , o freio de panela e um sistema bem pensado não encosta a lona inteira ela faz pivô em uma extremidade cuando a lona trava na panela o arrasto faz que ela cuntinue tentando abrir e acabe criando mais preçao de forma mecânica , o freio do fusca kakakakak sescarto como exemplo realmente é arcaico e ruim e olha que eu gosto de fusca , ele desrregula as panelas ovalizam fácil uma desgrama.
Vou colocar como exemplo o do honda traseiro o freio e bom e autor regulável ele tem uma catraca dentro que vai ajustando sozinho e ótimo o freio de panela da honda , nos porches antigos a panela tinha dois cilindros de freio em CAD roda mais era PA que as lonas abram as duas no mesmo sentido asim como fale que a lona ao frear e arrastada pelo tambor e tende a continuar expandindo asim as duas zapatas criam mais pressão por arrasto.
Cual e melhor para mim , logico o disco eu Faso manutenção a cada dois anos e arrimo em meia hora ,tem aplicações diferentes como fale caminhão carrega 45 toneladas e freia co tambor e freia bem praças.

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por Almeidão » 28 Ago 2022, 14:25

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje O ideal realmente ao se recolher o pistão é fazer isso sangrando esse fluido sujo para que ele não retorne a linha... aprendi isso essa semana!

Nas pinsas acumula sugeria e ate ferrugem se voltar o pistão sem abrir o sangrador tem o risco não só de contaminar tudo o fluido mais o perigo e que a sugeria acabe tranças nos solenóides do ABS os furos deles são pequenos e podem entupir fácil .
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Existe uma técnica de "pré assentamento" das pastilhas que as próprias montadoras fazem com carros zero só não vejo muita necessidade de lixar uma pastilha nova,

Pode da uma lixadinha de leve nas novas também , cuando a pastilha supaquece ela cristaliza e cria uma película mais dura e perde eficiência nas novas se VC olha ,dependendo da marca a superfície de contacto e brilhosa se VC lixa fica mais fosca e uma micro película que fica do proseso de fabricação asim acelera o assentamento delas,
O do freio de panela ou disco sei lá cada um tem suas vantagens , freio de carreta na traseira é a tambor , caminhonete grande tipo L200 hiliux que tem caixa PA carregar peso também e de panela , carros esportivos são a disco cada um tem sua aplicação , o freio a disco freia ,esquenta e esfria , o freio de panela e um sistema bem pensado não encosta a lona inteira ela faz pivô em uma extremidade cuando a lona trava na panela o arrasto faz que ela cuntinue tentando abrir e acabe criando mais preçao de forma mecânica , o freio do fusca kakakakak sescarto como exemplo realmente é arcaico e ruim e olha que eu gosto de fusca , ele desrregula as panelas ovalizam fácil uma desgrama.
Vou colocar como exemplo o do honda traseiro o freio e bom e autor regulável ele tem uma catraca dentro que vai ajustando sozinho e ótimo o freio de panela da honda , nos porches antigos a panela tinha dois cilindros de freio em CAD roda mais era PA que as lonas abram as duas no mesmo sentido asim como fale que a lona ao frear e arrastada pelo tambor e tende a continuar expandindo asim as duas zapatas criam mais pressão por arrasto.
Cual e melhor para mim , logico o disco eu Faso manutenção a cada dois anos e arrimo em meia hora ,tem aplicações diferentes como fale caminhão carrega 45 toneladas e freia co tambor e freia bem praças.


Pode ter certeza Chirola, as lonas só freiam nos pontos onde o burrinho comprime, e o lado oposto é exatamene ao contrário, ele abre em cima e a pressão exercida na outra ponta é ao contrario, ou seja abre no lado do burrinho e fecha no lado que não tem burrinho. Este é o freio a tambor e conhecido na Argentinha como panela. Os caminhões na frente já são discos, não demoram e colocam discos nas traseiras. Nos Etados Unidos ou México é raro encontrar uma caminhonete que não seja disco nas 4 rodas e já existem várias com diferencial fixo, bem à frente do Brasil. Pá carregadeira, não sei como voce chama ai tambem ja tem freios a disco nas 4 rodas. Aqui as carretas da empresa todas comfreio a disco na frente e assim começou tudo nos carros pequenos. Detalhe, o Vectra tem regulagem automatica também quando o freio é a tambor (panela)


Olha como é simples entender, veja a terceira foto destes anuncio, o burrinho está do lado de cá, observem que ali ele abre ao pisar no freio, la do outro lado ele será comprimido ao contrário, se afastando do tambor (panela) e ai freia exatamente perto do burrinho onde a lona fará mais pressão, ai voce pergunta: Porque a lona gasta por igual? Almeidão responde kakkaka, olha do lado ao contrário está a regulagem, ao gastar perto do burrinho ali vai regulando quando automático, porem lado oposto e vai gastar mais um pouco e regula outra vez e assim a lona vai gastando mas longe do burrinho e no final de tudo, gasta por inteiro. Se não for regulagem automática, terão que regular na mão e o resultado é o mesmo e muitos olham a lona e pençam que ela pressiona por inteiro. Neste caso era só pensar em pisar já estaria freando kakakkak.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... -furos-_JM
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por Ju_Bueno » 29 Ago 2022, 08:41

Poxa, André... há menos de 2 semanas passei horas lendo o how-to no Astra Club sobre a troca dos freios traseiros à tambor para disco e agora você fala isso!!! Estou com uma vontade enorme de fazer isso no meu carro... Confesso que é muito mais pelo visual do que por performance, pois pelo meu tipo de condução o ganho seria mínimo (se houver).

Mas como há controvérsias, vou escolher a verdade que eu quero kkk, e isso seria um projeto bem mais pra frente, pois há algumas necessidades e outras vontades antes disso.
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por Andrepilot » 29 Ago 2022, 09:18

Bom, com todo o respeito ao Fusca e sua história, já que com certeza é um ícone da indústria, um dos carros importantes (se não o mais) da história, porém não deixa de ser um projeto dos anos 30, cujo foco principal é a simplicidade e com isso vieram os compromissos e nada nele era particularmente bom, a suspensão não era boa, assim como a direção não era, o conforto não era, nem a visibilidade, desempenho, e os freios então nem se fala, então fica difícil usar os freios dele como referência em relação aos carros mais modernos.

Eu fui deixar o Opel uma vez na casa do meu irmão e peguei o Honda WRV dele, na primeira frenagem eu quase saí pelo parabrisas, e os freios traseiros dele são a tambor, então mesmo que sua eficiência seja inferior aos dos discos, os tambores tem total capacidade de fazer parte de um sistema de freio muito eficiente!

Obviamente várias coisas influenciam na eficiência do sistema de freios, inclusive o diâmetro total dos pneus, vácuo do sistema de admissão, qualidade dos discos e pastilhas (..) e eu tenho certeza de que dá para melhorar os do Opel, até mesmo a primeira frenagem depois da manutenção foi bem eficiente, estou esperando o assentamento final das peças, caso não melhore eu vou mandar ver a questão da pressão de admissão que até aonde eu consegui descobrir em marcha lenta deveria ficar na casa dos 0,25mb e pelo scanner aparece como 0,40mb (quanto menor o valor mais "vácuo" aumentando a eficiência do servofreio).

Infelizmente nesse momento estou lidando também com problemas no motor do meu GLS, em fevereiro durante uma viagem o motor apagou e eu levei na oficina da cidade mais próxima e foi constatado que o comando de válvulas havia quebrado, aparentemente por empeno na gaiola. Deixei o carro lá para arrumar, trocados a gaiola e o comando, fora juntas e tudo que precisa ser trocado, feito a retífica do cabeçote e peguei o carro levei pra casa e pra mim estava tudo bem, só que eu percebi uma fumaça branca saindo do escapamento. Resumendo, fizeram reífica na parte de cima do cabeçote e acabaram condenando a peça, agora eu estou tendo dificuldade em encontrar uma peça boa pra comprar... um dia eu ainda desisto desses carros!

:9:
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por Andrepilot » 29 Ago 2022, 09:41

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Poxa, André... há menos de 2 semanas passei horas lendo o how-to no Astra Club sobre a troca dos freios traseiros à tambor para disco e agora você fala isso!!! Estou com uma vontade enorme de fazer isso no meu carro... Confesso que é muito mais pelo visual do que por performance, pois pelo meu tipo de condução o ganho seria mínimo (se houver).

Mas como há controvérsias, vou escolher a verdade que eu quero kkk, e isso seria um projeto bem mais pra frente, pois há algumas necessidades e outras vontades antes disso.

HAHAHAHAHAHAHA

Desculpe, mas assim é justificável querer trocar por aparência, com certeza o sistema a disco é mais bacana visualmente mas não necessariamente tão mais eficiente, se é que é mais eficiente de alguma forma... e só lembrando "nunca toque os discos do freio com as pontas dos dedos!", vai por mim!!!

:88:
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por Almeidão » 29 Ago 2022, 10:43

Sobre o fusca detalhei perfeitamente os dois tipos de freio e os dois sem o vacuo. e não mudou muito até hoje. Bem, tem carros que não tem o freio bom por faltar alguma coisa e outro mais cuidado tipo o Honda que voce andou, isto não é psicológico é real o disco é melhor e a explicação que a lona tem um atrito menor que a pastilha ao ser pressionada é real e basta entender um pouco de mecanica para notar que isto é claro.
Tem inveções que se aprimoram, mas elas não mudam tipo o freio que foi agregado servo freio e ABS. Igualmente o diferencial que é unico, ninguem consegue mudar por ser algo unico, ou seja invenções que não tem opção, pode melhorar, mas mudar nunca. Bem difetente de carburador que mudou para injeção indireta que é o caso do Vectra e hoje já tem injeção direta. Então ao comentar sobre freio a disco no passado e comparando a lona no passado o disco é superior e hoje segue sendo.

Eu não coloquei o meu por beleza, mas colocaria, na verdade fui comprar lonas do Vectra na época e custava 190 reais e a pastilha 15 reais ou algo parecido. Fui a um desmanche e comprei um jogo completo de disco, pinça e pastilhas ainda boa, minha exigencia éra desmontar e só compraria se fosse assim e assim foi feito e paguei200 reais.

Ahh, outro detalhe que esqueci de comentar, ao fazer a sangria em X, usa o mesmo cano para duas rodas, ao fazer nas rodas mais proximas, fazemos em um cano, fazemos no outro, volta a fazer o primeiro cano e volta a fazer no segundo cano quando se vai nas rodas de trás. Não ficxa bom.
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por Andrepilot » 22 Set 2022, 22:58

Olá pessoal boa noite!

Então, eu estou com meu GLS na oficina para fazer o reparo do cabeçote pois a última que mexeu fez uma cagada e resumindo uma história longa perdi o cabeçote e estou tendo que comprar um outro. Só que lá nessa retífica tem máquina de jato de areia e pedi para aproveitar e jatear o coletor de admissão (o de escapamento disseram que ficaria feio de novo na primeira partida!) para dar uma melhorada na aparência dele.

Só que aí me bateu uma idéia de jatear o coletor do Opel também pois o Alan pintou de prata enquanto estava lá e eu não gostei do resultado, apesar de ter dado uma aparência de "mais novo", pra mim ficou artificial.

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Coletor assim que chegou no Alan ainda com acabamento original

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Coletor pintado


Retirei e levei lá ontem para buscar hoje, depois de um banho químico e jateamento para tirar a tinta e quaisquer outras impurezas, mas o coletor é dividido em duas partes e a de baixo eu nunca tinha mexido daí eu resolvi fazer isso hoje, e apesar de todo trabalho que deu eu acho que valeu à pena pois eu encontrei alguns problemas por lá.

Em primeiro lugar eu percebi que a TBI estava praticamente sem nenhum torque nos parafusos que a prendem no suporte, o que pode parecer bobagem porém pode criar entrada falsa de ar.

Além disso o tubo que trás o ar filtrado da caixado outro lado do motor não estava bem encaixado no TBI deixando entrar ar não filtrado, o que explica a sujeira na borboleta.

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O pior é que essa não éa primeira vez que eu faço esse reparo, estava bom até eu levar no Alan mas lá ele resolveu mexer nisso e não terminou direito.

Outra coisa que eu percebi foi que nesse duto, bem próximo aonde ele se conecta no TBI tem um tubo que recebe os gases de óleo do suspiro e ele estava solto. Na verdade essa peça já tinha sido colada por mim anteriormente e agora eu vou tentar uma outra solução mais definitiva.

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Seguindo então para retirar a parte de baixo do coletor e percebi algumas porcas com baixo aperto também.

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Mas eu acho que o pior foi o tubo metálico que entra no coletor pra levar água de arrefecimento do bloco para o radiador de ar quente.

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Esse tubo está bastante corroído e não levaria muito tempo para apresentar problemas não, por isso já comprei um para substituir e quando o coletor voltar do banho químico eu instalo.

Uma coisa boa que aconteceu foi que muito provavelmente eu descobri a fonte do vazamento do arrefecimento que era bem difícil de achr e, aparentemente, era pelo coletor inferior baseado nas manchas de vazamento nessa peça...

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Repare na mancha no furo no meio da peça.


Vou ser se tem a possibilidade de aproveitar o acesso melhor na parte de trás do motor para ver se tem a necessidade de trocar mangueiras e coisas assim.

Bom, é isso, qualquer novidade eu posto aqui, valeu!

:88:
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por chirola » 23 Set 2022, 12:57

Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje Vou ser se tem a possibilidade de aproveitar o acesso melhor na parte de trás do motor para ver se tem a necessidade de trocar mangueiras e coisas assim.

Bom, é isso, qualquer novidade eu posto aqui, valeu!

poi é meu amigo é a mesma historia de sempre ...
se quiser algo bem feito faz vc mesmo ,
a junta do coletor com o cabeçote eu coloco ela com graxa e não comcola não gosto de cola se tem que mexer outra vez a cola demora o trabalho e se as peças estão em bom estado e bem colocadas elas funcionansem cola , pega uma lixa 600 e pasa com um taco na fase do coletor a ideia não é lixar ele e sim limpar ela se tem imperfeisoes vai ficar evidente porque a parte corroida ficara suja sem lixar é em toda a superficie aplicando a mesma preção que não e muta ja que a peça e de aleação de aluminio .
se vc ve que tem algo corroido tem duas opção uma seria colocar cola para prencher o corroido e a correta seria plainar a fase do coletor .

vendo as fotos fico pensando , sabe cuando leva o carro e ele arruma um defeito e sugen novos kakkakakak agora fica evidente

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