O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Carros dos Membros (Vectra)Vectra Expression 2009 [Vendido]
Aqui você pode postar as fotos e vídeos do seu carro.

182 mensagens
Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Nome Completo: Pedro Josino
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Vectra Expression 2009

por Pedro Josino » 25 Fev 2014, 12:03

PaULiM escreveu:Sempre no fino trato hein Pedro, top o vectra como sempre... lembro do seu carro de outro forum, só não lembro qual agora hehehe

Obrigado Paulim, tratar bem deveria ser obrigação, afinal não investimentos pouco em um automóvel.

Carro meu em outro fórum, provavelmente o Gol ou o Ka.

Abraço!

weltinhow
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Welton José Pereira Dias Junior
Estado: Bahia
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

por weltinhow » 25 Fev 2014, 12:17

weltinhow escreveu:Tava tendo um pouco de dificuldade com iluminação, ainda mais que com o dia dia nas estradas comecei a sentir muita sensibilidade nas vistas, comprei xenon hb4 para motos onde são duas lampadas em uma, sendo uma halogena e a outra 8000k, comprei dois pares, como já tinha nos milhas fiz a instalação nos farois baixo e alto, deixando as halogenas nos botões originais e os xenon coloquei dois botões dentro do porta treco ali onde ficam os fusiveis, eu mesmo fiz a instalação ontem a tarde e ficou muito bom.

Ainda estou me acostumando com o jogo dos botões pois tem horas que eu esqueço e fica ligado xenon, halogena, fica uma confusão só hehehehe

Pedro Josino escreveu:Na verdade a lâmpada deve ser a H4-2, possui um bulbo de xenon e um bolso halogêneo. No Ford Ka da minha namorada, que usa farol mono parábola, utilizo xenon H4, porém na versão H4-3 aonde possui um motor elétrico (eu acho) que faz o acionamento do xenon para o farol alto também.

Como você queria algo com melhor iluminação, eu teria ficado com a cor 4.300K, ela é mais amarelada e ilumina muito melhor em dias de chuva. Quanto maior a temperatura, menor a emissão de lumens e pior em pista molhada ou dias chuvosos. Já usei 8.000K, estou usando 6.500K e vou partir para 4.300K no Gol e Ka (que são regularizados).

Quanto ao foco do farol, ficou bom? Não esta desalinhado, atrapalhando? Tenho receio de adaptações por isso. Nunca levei um farol alto por causa do xenon, sempre procuro deixar os faróis bem reguladinhos.

Um abraço!

A lampada encaixou perfeitamente no bocão, a unica coisa que precisei fazer foi pegar a prisilia original e serrar o fundo pra poder passar a fiação e o fundo da pampada por ela. Uma diferença que noite é qe a lampada de xenon é mais comprida que a halogena, por sua fez ficou bem mais proximo daquela chapinha metalica que tem na frente da lampada dentro do farol. Senti que o pessoal se incomodou um pouco com o farol, mas e resolvi colocando a altura dele no nivel dois no regulador eletrico do carro, nunca mais tomei jogo de luz.

Vou fazer uma viagem agora pra Maceió no carnaval, e pretendo levar pra alinhar e balancear os pneus amanha, vou aproveitar e ver como está a regulagem dos farois e ai te respondo melhor, pois todo processo que fiz foi artesanal hheehhe, vamos ver na maquina de regulagem agora como realmente ficou a regulagem. Só te digo uma coisa, o resultado do xenon a noite é muito bom :D
Antes: Corsa Sedan Joy Cinza 2006/07 + Rodas 15 + Xênon Milhas
Hoje: Vectra Elegance NE Prata 2009/10 + Shark + Xênon nos Milhas e BiXênon no Baixo + Rodas Scorro Aro 17 + Farol Mascara Negra + DVD Pionner 2DIM e Telas nos Encostos de Cabeça

cueio69
GL Member
GL Member
Nome Completo: Julio Cesar Coelho
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

por cueio69 » 25 Fev 2014, 12:20

topo do top!! :)
sem comentario
Vectra GT-X 2011 - Manual - Prata Polaris
viewtopic.php?f=70&t=3395
Imagem

Amanary Carvalho
Organizador
Organizador
Nome Completo: Amanary de Moura Carvalho
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2002/2002

por Amanary Carvalho » 26 Fev 2014, 01:33

Pedro Josino escreveu:

Fala Amanary, se tivesse avisado teria ido almoçar com você, adoro o Mangai, rsrs., além que fica pertinho do escritório aonde trabalho. Estou estudando a possibilidade de passar alguns dias do Carnaval em Recife, para descansar mesmo, mas talvez essa não seja uma época muito boa para descansar por ai, né?

Um abraço!

Opa Pedro Josino,

Então na próxima vez que Eu for lá no Mangai entro em contato consigo antes! :88:

Enquanto ao descanso no Carnaval aqui em Recife é complicado, mas não impossível. Se Você sair da região metropolitana melhora. Porque além do Carnaval de Olinda, Galo da Madrugada, Recife Antigo.. tem também muitos blocos de rua, ai fica difícil de se locomover..

O melhor é ir pra alguma praia..Porto de Galinhas, Serrambi, Toquinho, Maria Farinha e etc.. Se precisar de alguma dica nesse sentido estamos ai.

Abraços,

Amanary Carvalho
GM/Vectra Challenge 2002 Full Top
Kit Led Cree 4300K H7/H7 + Xenon 4300k H3
Pioneer AVH-P7800DVD + CD-BTB200 + GEX-1480DTV
Focal Performance 165A3 SG + 130A1
JL 12W3V3 + SGRU12
2 Pioneer TS-CX7
JBL GTO 5EZ + GTO 804EZ
Audiophonic RCA's EDGE + Cap.6 Farad

Imagem

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por Pedro Josino » 01 Mar 2014, 14:11

weltinhow escreveu:A lampada encaixou perfeitamente no bocão, a unica coisa que precisei fazer foi pegar a prisilia original e serrar o fundo pra poder passar a fiação e o fundo da pampada por ela. Uma diferença que noite é qe a lampada de xenon é mais comprida que a halogena, por sua fez ficou bem mais proximo daquela chapinha metalica que tem na frente da lampada dentro do farol. Senti que o pessoal se incomodou um pouco com o farol, mas e resolvi colocando a altura dele no nivel dois no regulador eletrico do carro, nunca mais tomei jogo de luz.

Vou fazer uma viagem agora pra Maceió no carnaval, e pretendo levar pra alinhar e balancear os pneus amanha, vou aproveitar e ver como está a regulagem dos farois e ai te respondo melhor, pois todo processo que fiz foi artesanal hheehhe, vamos ver na maquina de regulagem agora como realmente ficou a regulagem. Só te digo uma coisa, o resultado do xenon a noite é muito bom :D

No seu modelo eu acho que é mais fácil pois a lâmpada é H7 e possui a presilha metálica. No meu modelo a lâmpada é HB4, então a própria lâmpada é quem faz a vedação do farol, o que complica uma eventual adaptação. Eu pedi as lâmpadas de xenon HB4R (para faróis refletores e não projetores), quando chegar eu resolvo se utilizo ela, ou uma Night Breaker, por exemplo.

Um abraço!

cueio69 escreveu:topo do top!! :)
sem comentario

Obrigado! Na verdade estou adepto a originalidade, mas como meu carro é a versão de entrada, alguns mimos para deixá-lo menos pé duro, rsrsrs..

Um abraço!

Amanary Carvalho escreveu:Opa Pedro Josino,

Então na próxima vez que Eu for lá no Mangai entro em contato consigo antes! :88:

Enquanto ao descanso no Carnaval aqui em Recife é complicado, mas não impossível. Se Você sair da região metropolitana melhora. Porque além do Carnaval de Olinda, Galo da Madrugada, Recife Antigo.. tem também muitos blocos de rua, ai fica difícil de se locomover..

O melhor é ir pra alguma praia..Porto de Galinhas, Serrambi, Toquinho, Maria Farinha e etc.. Se precisar de alguma dica nesse sentido estamos ai.

Abraços,

Amanary Carvalho

Entre em contato mesmo, será um prazer encontrar um membro do Clube do Vectra aqui na terrinha!

Pois é, acabei desistindo de viajar, a verba anda curta pois passei Janeiro viajando, vou ficar em casa mesmo e se a patroa deixar, dar um talento nos carros, rsrs..

Meu pai está por ai, ontem saiu no Galo da Madrugada se não estou enganado e meu tio mais novo está indo Domingo pois a família da esposa dele é daí..

Quando eu for por esses lados, te aviso!

Um abraço!

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por Pedro Josino » 01 Mar 2014, 14:18

01.03.2014 aos 55.000Km

Ontem quando voltava pra casa, a nave chegou aos 55.000Km. Já está agendado a troca do óleo e filtro de óleo na Quinta-feira (06) na concessionária. Adotarei o ACDelco 5W30 API-SN.

Imagem

Imagem

Havia encomendado essa junta no início de Janeiro e me ligaram ontem da concessionária informando que chegou. Trata-se da junta do corpo de borboleta ao coletor de admissão.

Imagem

Imagem

Aqui com a cópia da nota fiscal. Se um dia eu vender o Vectra, quem comprar levará uma coleção de cópias de notas fiscais com tudo que coloquei e fiz nele.

Imagem

Aqui alguns mimos que comprei para ele na viagem que fiz em Janeiro.

Imagem

Imagem

Falta uma cera nova que adquiri na viagem, mas aqui vão duas da coleção.

Imagem

Até a próxima atualização!

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por Pedro Josino » 01 Mar 2014, 14:25

Obs: Entre 01.01.2014 e 01.03.2014 rodamos exatos 1.004Km, uma média de 500Km por mês.

Lembrando que o carro é de uso diário, porém urbano, uso severo, curtas distâncias. Natal é uma cidade pequena, com pouca quilometragem vai para todo canto, apesar do trânsito, por isso troco o óleo a cada 5.000Km.

Desde Dezembro só tenho rodado na Gasolina Podium e as médias tem variado MUITO. A melhor média que tive foi 8.1Km/L e a pior foi 5.4Km/L, praticamente com os mesmos trajetos, variando horário e trânsito.

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por Pedro Josino » 06 Mar 2014, 21:08

Efetuei hoje a troca de óleo, filtro de óleo e filtro de combustível. Depois levei o carro no guincho para a Porto Seguro para tentar resolver o problema do não acionamento do eletro ventilador principal, somente do "auxiliar".

Chegou também um upgrade que adquiri no eBay no dia 10.11.13, levou quase 4 meses para chegar.

Vou tentar atualizar o tópico ainda hoje, com pictures!

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por Pedro Josino » 12 Mar 2014, 23:51

Atualizando o tópico!

06.03.2014 aos 55.072Km

Na concessionária
Imagem

O óleo escolhido! ACDelco 5W30 Sintético API-SN (98550168) (fabricado pela Chevron)
Imagem

Filtro de óleo ACDelco (93156310)
Imagem

Filtro de combustível ACDelco (93312682)
Imagem

Painel
Imagem

Lembrete
Imagem

Manual do proprietário
Imagem

Imagem

Upgrade que comprei em 10.11.2013 e chegou em 06.03.2014!!
Imagem

Imagem

Imagem

Aos 55.081Km, no guincho indo substituir o eletro ventilador! Não esquentou, percebi o problema antes e acionei o seguro. Foi colocado um eletro ventilador Genuíno GM novo e o problema foi resolvido! Como não fui buscar o carro, não tenho fotos do eletro ventilador queimado e da caixa GM do novo. Mas agora está zero!
Imagem

Imagem

11.03.2014 aos 55.108Km
Alinhamento 3D
Imagem

Imagem

Ocorreu também nesse mesmo dia, a substituição do pneu estepe devido ao prazo de validade esta vencido (05 anos). Vendi o Firestone Firehawk 700 195/60 R15 a um borracheiro e comprei um Michelin Energy XM2 195/60 R15 fabricado na 51ª semana de 2013. Pneu substituído, junto a válvula (pito) e balanceamento realizado (pegou 5g de chumbo de um lado).
Imagem

Imagem

Aqui o estepe do Vectra e outro do Ford Ka.
Imagem

Imagem

Por enquanto é só..

fabio.haya
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Fabio Hayakawa
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

por fabio.haya » 13 Mar 2014, 06:29

E ai Pedro,

Estou aqui impressionado com os cuidados que você tem com o seu carro..... Queria poder ter 1/3 dessa disposição no meu também!!!!!!!

E parabéns pela máquina, que pelo visto está cada dia mais nova..... :88:

Abs,

Fabio
Imagem
EX - Vectra Elite 2.0 2009 Black
Captiva 3.0 V6 FWD 2012 Cinza Mocha

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2202

Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Nome Completo: bruno c
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

por Bruno Cesário » 13 Mar 2014, 06:57

Muito top os equips e cuidado do carro. show mesmo.

PS. nao sabia que pneu tem data de validade :15:
:52:

weltinhow
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por weltinhow » 13 Mar 2014, 10:01

eu queria era poder gastar com resultado como ele gasta hehehe :D Infelizmente não tenho "tempo"
Hoje: Vectra Elegance NE Prata 2009/10 + Shark + Xênon nos Milhas e BiXênon no Baixo + Rodas Scorro Aro 17 + Farol Mascara Negra + DVD Pionner 2DIM e Telas nos Encostos de Cabeça

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por Pedro Josino » 13 Mar 2014, 13:58

fabio.haya escreveu:E ai Pedro,

Estou aqui impressionado com os cuidados que você tem com o seu carro..... Queria poder ter 1/3 dessa disposição no meu também!!!!!!!

E parabéns pela máquina, que pelo visto está cada dia mais nova..... :88:

Abs,

Fabio

Opa Fabio,

Realmente tento cuidar bem do carro, minha mãe diz que eu nutro um amor pelo Vectra, rsrs.. Como não pretendo vendê-lo, vou aos poucos dando o cuidado que ele merece e deixando 0Km novamente.. Passei algum tempo meio desgostoso com ele e isso deu uma derrubada no carro, mas estou levantando ele aos poucos, está quase do jeito que eu quero.

Depois, é só manter!

Um abraço!

Bruno Cesário escreveu:Muito top os equips e cuidado do carro. show mesmo.

PS. nao sabia que pneu tem data de validade :15:

Obrigado, Bruno! Tento manter o carro digno do que ele é! Mas é difícil, no Brasil tudo é muito caro!

Em 2007 eu passei por uma experiência ruim em relação ao pneu de suporte.

Na época tínhamos uma Zafira CD 2001 que era nossa desde 0Km e viajamos para Campina Grande/PB para passar o feriado da Semana Santa. Na volta um pneu traseiro baixou e não encontramos um único borracheiro aberto para colocar um macarrão no pneu, então colocamos o suporte que nunca havia rodado (com 6 anos - mais ou menos) no eixo traseiro e voltamos para Natal/RN. Não sei exatamente quantos quilômetros de viagem são, mas deve ser uns 200Km, talvez. O resultado foi que o pneu de suporte por mais que seja zero, quando iniciou o uso ele deformou e começou a balançar a traseira como se fosse uma roda com empeno muito forte, e acabou resultando na deformação do outro pneu do eixo traseiro.

Resultado, compramos 04 pneus novos e colocamos um dos dianteiros como suporte. Na época o vendedor de uma loja de pneu disse que a fábrica da a garantia de 05 anos do pneu e após esse prazo ela não da garantia pois o pneu vence e pode vir a deformar em determinadas temperaturas, etc. Sempre fiquei com isso na cabeça.

Ano passado eu enviei um e-mail a Pirelli para saber sobre isso e me confirmaram que a garantia dos pneus vence no momento que eles perdem a validade, que são 05 anos a partir da data de fabricação do pneu e não da venda da loja. Estiver no supermercado Carrefour semana passada e vi que tinha pneus Michelin lá à venda, mais barato que nas lojas, mas existia um com fabricação em 2011. Isso é um detalhe que MUITA gente desconhece e passa despercebido.

Em virtude dessa experiência negativa que tive no passado com um pneu de suporte, resolvi substituir o suporte do Vectra e do Ford Ka, que já estavam vencidos. Como adotei Michelin como pneus principais, adotei a mesma marca como pneu suporte. Talvez eu venha a nunca usá-los, mas seguro morreu de velho. Tenho a minha segurança e da minha família em primeiro lugar. Me arrependo pois na época que compramos o Vectra, eu não tinha noção da importância do Air Bag e ABS, se não, teria feito a cabeça da minha mãe para termos adquirido um modelo com tais itens, infelizmente o nosso não possui. Então tento compensar isso com um pneu bom e sistema de freio bom, deixando tudo sempre fino.

Um abraço!

weltinhow escreveu:eu queria era poder gastar com resultado como ele gasta hehehe :D Infelizmente não tenho "tempo"

Pois é Weltinho, antigamente eu valorizava mais acessório, que segurança propriamente dita, apesar que na época o carro era 0Km, então não tinha o que eu fazer muito. Mas o tempo passou, o carro começa a sofrer com o passar dos anos. Natal é uma cidade quente o ano todo, o carro acaba sofrendo muito em virtude disso, especialmente os daqui de casa que só trabalham no regime de uso severo, devido as pequenas distâncias e constantes engarrafamentos, em especial nos últimos meses devido as obras de mobilidade da Copa do Mundo.

Tenho um som bacana todo guardado, esperando para ir para o carro, porém priorizei a moral do carro e minha segurança ao som. Quando tiver feito tudo o que tiver pra fazer nele (ainda falta amortecedores traseiros, algumas borrachas, etc.), eu parto para a instalação do som e higienização interna completa! Esse ano ainda pretendo substituir os faróis e lâmpadas. Mas devagar, mês a mês tenho conseguido reservar uma graninha para cuidar das naves.

Um abraço!

weltinhow
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por weltinhow » 19 Mar 2014, 17:22

Passando aqui mais uma vez pra dar uma conferida em um dos carros mais bem cuidados do forum hehe. Cade mais novidades pra nois??? heheh

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por Pedro Josino » 19 Mar 2014, 23:51

Novidades acho que só sexta-feira. Vamos ver...

weltinhow
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por weltinhow » 21 Mar 2014, 12:19

Essa semana fui no ferro novo aqui na cidade, lembrei do que voce disse mais no inicio do topico sobre por a frente do NE, eu achei um par de farois aqui originais, muito, mas muito novos, por 850 reais o par, agora sem o motor de elevação, porém pra quem ter os originais é só tirar que pega plug and play né isso? Achei parachoque também de 400 pila original, agora na cor prata, acho que o mais inviavel mesmo é o capo, pois acredito que seja uma nota!

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por Pedro Josino » 22 Mar 2014, 01:51

weltinhow escreveu:Essa semana fui no ferro novo aqui na cidade, lembrei do que voce disse mais no inicio do topico sobre por a frente do NE, eu achei um par de farois aqui originais, muito, mas muito novos, por 850 reais o par, agora sem o motor de elevação, porém pra quem ter os originais é só tirar que pega plug and play né isso? Achei parachoque também de 400 pila original, agora na cor prata, acho que o mais inviavel mesmo é o capo, pois acredito que seja uma nota!

O pará-choque eu cotei na concessionária por R$ 300,00. É o mais barato. A grade frontal custa uns R$ 800,00 e o capo deve ser mais de R$ 1.000,00. Eu não tenho muita coragem de usar peça de ferro velho, medo de ser recondicionada, sei lá.. Tenho tentado usar tudo Genuíno GM e novo.. Talvez um dia, eu mude a frente.. Talvez... Hehe..

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por Pedro Josino » 22 Mar 2014, 01:52

Essa semana tivemos dois upgrades e um downgrade! Amanhã eu posto as fotos novas..

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por Pedro Josino » 22 Mar 2014, 17:38

Vamos as atualizações!

Downgrade - 20.03.2014
Minha mãe saiu no carro à noite e no dia seguinte o porteiro do condomínio chamou atenção para o seguinte detalhe:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Felizmente possuímos seguro com cobertura para vidros, retrovisores, faróis e lanternas. Acionei a franquia de farol (R$ 50,00), fiz a vistoria, agora é aguardar até 10 dias para chegar o farol novo e substituir o danificado por algum drogado, ou marginal.

Para alegrar a semana, tivemos dois upgrades!

19.03.2014
Câmera de Ré embutida na luz de placa. Esse é o modelo CCD Sony com melhor resolução, mas sinceramente, eu esperava uma imagem melhor. Como custou uns R$ 40,00, ta valendo!

Imagem

Imagem

21.03.2014
Finalmente, após quase 6 anos, consegui fazer os faróis de neblina funcionarem!

Imagem

Imagem

Na semana retrasada eu precisei substituir o eletro ventilador principal, havia queimado. Foi substituído pelo Genuíno GM (93315724) ao custo total de R$ 890,00 da peça e mão de obra.

Imagem

Imagem

Agora algumas outras fotos do cofre do motor..

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Existem alguns detalhes a serem corrigidos. Já estou com a junta que fica entre o corpo de borboleta e o coletor de admissão para substituir. As abraçadeiras das mangueiras do reservatório de expansão não são as originais, segundo o mecânico essas são melhores, mas acho que as de pressão devem ser de fato, as melhores. A parte das mangueiras da ventilação positiva do cárter estão com abraçadeiras por causa dos vazamentos que estavam ocasionando, pretendo substituir essa parte também, em breve. Detalhe para a válvula termostática original de fábrica, que em breve deve ser substituída, assim como o sensor de temperatura, que no modelo C, é um único sensor.

O que acharam?

Edcezar
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Eduardo Cezar Santos
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

por Edcezar » 22 Mar 2014, 18:37

Conservadissimo !!!

Da ate vergonha de abrir o cofre do meu hehehe...

Gostei do acetato do painel, diferente o grafismo...

Muito bom.
Vectra Gt 2010 viewtopic.php?t=853 Foldway e cc adaptados, f23, Mid, sprintbooster, couro novo, quase um gt-x kkkkk
Corsa Maxx 2012 viewtopic.php?f=71&t=13682 Começando a brincadeira...

182 mensagens