O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Carros dos Membros (Vectra)Vectra GSi 1994/1995 Azul Cezanne
Aqui você pode postar as fotos e vídeos do seu carro.

114 mensagens
Avatar do usuário
Robson Lott
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 206
Registrado em: 11 Abr 2013, 07:23
Nome Completo: Robson Lott
Cidade: Curitiba, BH, Uberaba e SJRP
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Vectra GSi 1994/1995 Azul Cezanne

por Robson Lott » 03 Fev 2016, 14:47

Boa tarde, pessoal!

Através dessa experiência, boa, saudosista, antiga e eterna de um monzeiro, me deparo com dificuldades inerentes de se ter um Monza. Dificuldades que nos idos de 2006, 2007 eram acessíveis, de fácil superação emocional e financeira, afinal com 20 e poucos anos e muita ideia interessante na cabeça. Mas os anos vão se passando, e a necessidade se mistura com a emoção. E essa mistura de opostos não se cruza. É necessário perseverança, paciência, melhor condição financeira e o coração aberto para os imprevistos - pra não perder o espírito, nem o próprio Monza em meio às adversidades.
Mal tive tempo de abraçar o exemplar Classic SE 1992/1993 Azul Oxford com raro interior Azul Baltic Picasso + Freios ABS e injeção MPFI Bosch LE-Jetronic com módulo EZK com 121cv pra chamá-lo de "meu", frente à inúmeros problemas com más experiências com mecânicos de emergência, a razão bateu mais forte e a decisão - já refletida há alguns meses, foi feita da melhor maneira possível: transferindo o Monza para um amigo monzeiro que vai fazer uma baita restauração! :D

Deixando o bla bla bla, vamos ao que interessa! :D

Sem grande capital pra completar a quantia de um carro novo + gosto por um antiguinho, lancei o "racional" desafio:

- O alvo: um antiguinho, km relativamente mediana, bons itens de conforto, tamanho mediano, motor razoavelmente potente, CURRÍCULO e que seja GM.
* Por que "com currículo"? Porque foi assim que eu aprendi a ter/usar/abusar/cuidar/manutenir um bom antiguinho!

- Opções por modelo: Astras 98-2000, preferencialmente GLS, sedan e com motor >2.0 8v.
Uma outra seria um Vectra A ou Vectra B, apesar de sim - gostar, do Vectra-B, mas considerando o Vectra-A por experiência como uma uma opção.
Saindo de GM, optaria por uma marca americana, porém modelos com origens européias: Mondeo, Escort ou Focus.
Uma outra opção: O bom e velho "mal quisto" LE-Jetronic gerenciando um outro GM Família II, mas sob uma carroceria amada por muitos: Kadett GSI

- Definições: Peguei muita informação com o Marcelo Reinert da Atelie do Carro pra quase abraçar o carro de uso dele: Um Astra Sedan 2.0 16v 1999 de Porto Alegre. Muito rico em detalhes preservados, mas umas ferrugenzinhas nos suportes de rack do teto + umas repinturas e a falta de alguns opcionais do modelo GLS como ABS e Computador de Bordo, me fizeram torcer o nariz. Mas era sim, uma excelente opção ainda não descartada!
Vectras-B em bom estado estavam muito além do meu orçamento; :62:
Vi alguns Focus, 1.6 RoCam, um outro Astra GLS 1999 super interessante de Curitiba (com placas BEM-2016!!!), um Astra hatch 1998 do pai de um amigo, mas derrepente o mundo parou de girar quando encontrei um anuncio de um Vectra-A com o preço lá nas alturas (do que eu podia pagar!) mas com um currículo EXPLÍCITO:

1994/1995 Azul Cezzane - Original sem restauração (Manutenção necessária e preventiva somente)

Todos os itens NOVOS - Menos de 2000Km rodados após revisão:

04 Amortecedores Turbogás Cofap
04 Molas Fabrini
Batentes de Suspensão e Coxins Axios
Bateria 75Ah Heliar
Pneus Pirelli P6000 (mesmo modelo e medida original de fábrica)
Discos de Freios Varga
Pastilhas Cobreq - Com alarme original
Kit de reparo das 04 pinças de freios - Original ATE
Fluido de freio DOT4
Reservatório de arrefecimento original GM + Fluido arrefecimento
Oleo Ac Delco 5W40
Alinhado em mesa de última geração (3D) - Balanceado
Escapamento original
Alarme Positron com subida de vidros e anti-esmagamento
Compressor do AC original GM + Mangueiras AC originais GM - Temperatura de 6°C na saída do painel
Caixa DH revisada em oficina especializada e autorizada DHB + Mangueiras e fluído do sistema

Pontos de destaque

Acabamento interno original com poucos sinais de desgaste
Todos os vidros originais com logo GM Sekurit
Selos de controle de qualidade originais no para-brisas
Faróis dianteiros BOSCH originais com regulagem elétrica - Made in Austria
Faróis de milha originais - Made in Austria
Teto-solar funcionando perfeitamente
Porta-fitas original no console - Todos os compartimentos em perfeito estado
Eletrônica funcionando perfeitamente - Computador de Bordo / Check Control
Chave original com iluminação
Toca-fitas original Sirrah
Antena elétrica funcionando
Tapetes de borracha originais GM Vectra
Chave de fenda e Chave segredo das calotas - Originais GM
Estepe original P6000 com 5° Roda
Motor original nunca aberto e sem vazamentos - Anda forte e econômico (10Km/l cidade sem ar e com PÓDIUM)
Manual original com NF de manutenção nos últimos 15 anos
Pintura 70% original - Ótima apresentação
Placas originais do ano do carro - Lacre Detran de Chumbo

SEGURADO TOTAL PORTO SEGURO ATÉ OUTUBRO 2016 - APROVADO COM NOTA MÁXIMA NA VISTORIA


Figurinha repetida? Talvez! Pra quem teve um igual mas com uma put@ experiência de levá-lo e trazê-lo de Belo Horizonte para Cuenca - Ecuador, sabe o q q pode fazer com um modelo similar, porém com dotes menos clássicos e mais agressivos!

Os olhinhos brilharam, sai do pensamento algumas canções de 1992/1993 do Tears for Fears que me remetiam a deliciosa época de criança que andava no banco traseiro enquanto o pai guiava um clássico Monza, pra entrar num clima intenso já meio que compreendendo dos próprios gostos, saindo da influência musical dos pais pra curtir um Walkman amarelo "chinês" ganhado de aniversário que recebi por volta de 1994/1995 com rádio FM e AM (só!) mas escutando Jovem Pan as músicas de Ace of Base, Alanis Morissette, início do Eurodance, Raimundos, Whigfield, aquelas propagandas de cigarro na televisão, a vinda do Rolling Stones, o HollywoodRock de madrugada - ainda proibido pra assistir, as primeiras QuatroRodas ganhadas com OS CARROS QUE EU QUERIA TER, enfim...
Uma transição de algo saudosista porém difícil, para outra coisa saudosista, porém mais legítimo às lembranças que tinha na época para algo de um gosto independente, autônomo, uma criança com "poderes" de ter algo!

E assim apareceu quase que no mesmo instante da venda do Monza, a oportunidade de conhecer, verificar, conversar com o ex-dono (que por sinal é um colecionador de mão cheia! Esportivos dos Anos 80/90 com foco em GM!), consultar a opinião profissional de um mecânico e negociar valores, até que derrepente, em questão de horas de êxtase e brainstorm de uma intensa caça aos detalhes do carro, me vi dono de um destacante modelo, não ainda raro, porém em meio ao universo de opções similares, tem seu devido destaque!

Nada mais nada menos que um sedan que foi a continuação/evolução natural do Monza no mercado europeu, somado à 150 cavalos puro-sangue debaixo do capô! E sim, "let the games begin!" Um exemplar com seu estado razoável de apresentação (como qualquer carro com 20 anos de uso "normal", sem necessariamente ter sido cuidado à pão-de-ló, somado às características ditas "crônicas" do modelo), porém um excelente estado mecânico e estrutural, garantindo boas diversões ao longo dos vários KMs que quero percorrer com ele!

Um legítimo Opel da década de 90 com suas linhas retas e aerodinâmicas que muitos aqui conhecem, de uma época (1988) em que o Ômega tinha sido seu mentor (1986) porém com a evolução computacional buscando mais otimização de suas linhas, esse exemplar é quase das últimas safras, inclusive ano/modelo em que na própria europa seu "Mark" já se aponsentava (1995), dando lugar ao Vectra-B.

Além disso, temos o motor Familia II entitulado C20XE em uma excelente otimização de pistões, bielas, válvulas, alimentação, gerenciamento de injeção sequencial (mesmo com um módulo Motronic com catalisador e sonda lambda), coletores e escape, entregando 150 cavalos a 6.000RPM e 19.95kgf.m de torque lá na casa dos 4.600RPM. Sim, cabeçote fundido com desenvolvimento Coscat na implementação pela Cosworth com 16 válvulas, à moda "old-school", sem a presença notável de duendes e fantasminhas eco-chatos (por mais que seja da geração chamada "Ecotec"! :lol: ) pra manipular a potência! Ô época boa!!! hehehehehe!!!!

E com as palavras do amigo Vini84 (o mesmo ex-dono do ex-Vectra CD 1995/1996 que tivemos e que hoje é do amigo Rafael Malagoli), copio e colo partes de uma sensação compartilhada e editada de alguém que teve a oportunidade de estar num carro (quase igual) desses:

Lott, só um comentário: PQP!

Olha, sem conhecer o carro, mas sabendo do seu critério e do currículo acima, tenho certeza de ser um belíssimo exemplar dos tempos áureos da GM.
Bem, sou suspeito para falar dos carros, pois tive os dois extremos: o confortável e belíssimo CD (seu velho conhecido) e o, não menos belo, mas encapetado Calibra! -- pausa para o momento emoção / saudade! rsrsrs.

Acho que você o uniu os melhores mundos: um belo sedã alemão, muito bem acertado que proporciona um prazer em dirigir que poucos carros conseguem, com a performance de, na minha humilde opinião, uma obra prima em forma de motor.

Não vou me estender muito, pois a saudade do Calibra é muito grande (rsrsrs), mas para falar da performance dele, vou lembra de um celebre momento com ele:

Rodovia Ayrton Senna, rumo ao interior de São Paulo. Carro recém saído de um manutenção mecânica perfeitamente executada, rodando suave. Uma Evoque colou atrás e, aparentemente, quis testar os limites daquele coupe que já trazia mais de 19 anos de muita "experiência". Deixei a emoção me levar e depositei toda minha confiança nele. Confesso que a Evoque acompanhou muito bem. Me lembro de ter olhado no velocímetro e não ter acreditado muito. O ponteiro "beijava" a, quase utópica, marca de 220km/h. O carro completamente na mão. Entramos em uma curva à esquerda, nada muito forte. Levantei um pouco o pé, apenas por precaução, o ponteiro foi para casa dos 180km/h... Na saída da curva, foi só pressionar um pouquinho mais o acelerador que aquele ponteirinho arisco ja voltou a beliscar os 200 novamente! EEEE, que saudade! Ah, a Evoque?... Bem, ela continuo me acompanhando, e visivelmente, com condições de me passar nas retas. Mas acho que depois daquela curva, e a "aula" de eficiência aerodinâmica oferecida pelo Calibra culminando na distância que abri dela naquela situação, rolou uma espécie de "respeito com a lenda". kkkkk

Bom, tudo isso para te dizer que você fez uma ótima escolha! Para por na estrada, não teria pensado em algo melhor!

Parabéns! E põe fotos dele logo por aqui!!!


Claro, por que não!? Será um prazer compartilhar a informação e os sentimentos da aquisição através de (no momento) postar as fotos do anúncio com devidas suas marcas da idade e preservação ao estilo "natural", sem perfeccionismo, só zelo mesmo! :52:

Imagem17 by Robson Lott, no Flickr

ImagemWP_20151204_08_46_52_Pro by Robson Lott, no Flickr

Imagem4 by Robson Lott, no Flickr

ImagemWP_20151204_08_47_07_Pro by Robson Lott, no Flickr

Imagem1 by Robson Lott, no Flickr


É isso ai! Espero curtir muito esse GSi pra poder usar, cuidar e manutenir com melhores condições! Afinal, com o conforto de Vectra, mas com o espírito agressivo esportivo, creio que tenho um bom casamento em mãos! :40:

Abraços,
Robson Lott
'94 Vectra GSi 2.0 16v Azul Cezanne
Antes: Barueri/SP-18/01/2016 - 135.988km
Hoje: Curitiba/PR - infinitos kms!

Ex '95 Vectra CD Automatic-4 Preto Lizt
Antes: S.Caetano do Sul/SP-27/06/12-130.998km
Hoje:Contagem/MG-15/11/13-164.000km
BH a Ecuador - 7.300km http://bit.ly/11uJZUg

Imagem

Avatar do usuário
Robson Lott
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 206
Registrado em: 11 Abr 2013, 07:23
Nome Completo: Robson Lott
Cidade: Curitiba, BH, Uberaba e SJRP
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Vectra GSi 1994/1995 Azul Cezanne

por Robson Lott » 03 Fev 2016, 14:48

Mais fotos!

Imagem2 by Robson Lott, no Flickr

Imagem3 by Robson Lott, no Flickr

Imagem5 by Robson Lott, no Flickr

Imagem14 by Robson Lott, no Flickr

Imagem12 by Robson Lott, no Flickr

Imagem15 by Robson Lott, no Flickr

Imagem6 by Robson Lott, no Flickr

Imagem7 by Robson Lott, no Flickr

Imagem8 by Robson Lott, no Flickr

E as últimas!

Imagem9 by Robson Lott, no Flickr

Imagem11 by Robson Lott, no Flickr

Imagem10 by Robson Lott, no Flickr

Imagem13 by Robson Lott, no Flickr

Imagem16 by Robson Lott, no Flickr

Imagem19 by Robson Lott, no Flickr

Imagem18 by Robson Lott, no Flickr

Imagem12107122_1655081461442894_4600518672213177951_n by Robson Lott, no Flickr
'94 Vectra GSi 2.0 16v Azul Cezanne
Antes: Barueri/SP-18/01/2016 - 135.988km
Hoje: Curitiba/PR - infinitos kms!

Ex '95 Vectra CD Automatic-4 Preto Lizt
Antes: S.Caetano do Sul/SP-27/06/12-130.998km
Hoje:Contagem/MG-15/11/13-164.000km
BH a Ecuador - 7.300km http://bit.ly/11uJZUg

Imagem

Avatar do usuário
Diesel
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 447
Registrado em: 07 Jan 2016, 16:13
Nome Completo: Ricardo Gonçalves Dias
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: Vectra GSi 1994/1995 Azul Cezanne

por Diesel » 03 Fev 2016, 15:26

Lindo carro e lindo texto! Parabéns por ambos!

The Mole
GL Member
GL Member
Mensagens: 68
Registrado em: 23 Abr 2015, 06:40
Nome Completo: Claudio
Cidade: Sao Luis
Estado: Maranhão
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Vectra GSi 1994/1995 Azul Cezanne

por The Mole » 03 Fev 2016, 15:29

Show de bola :88:

Sou suspeito pra comentar, adoro carros de cor azul no tom certo

Avatar do usuário
Andersonss
GLS member
GLS member
Mensagens: 573
Registrado em: 27 Jun 2014, 19:39
Nome Completo: Anderson da Rosa Peres
Cidade: Santa Vitória do Palmar
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Vectra GSi 1994/1995 Azul Cezanne

por Andersonss » 03 Fev 2016, 23:03

Show de Vectra A, Parabéns pela Nave :88:

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Vectra GSi 1994/1995 Azul Cezanne

por Thiago Menezes » 04 Fev 2016, 08:42

Bacana demais o texto :88:

Parabéns e que a nave te de muitas alegrias :105:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4070
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Vectra GSi 1994/1995 Azul Cezanne

por Ju_Bueno » 04 Fev 2016, 13:06

Puxa Robson, parabéns pela conquista!!! Com o seu histórico, sei que esse carro não vai continuar assim... Vai é melhorar!!!!!

Obs: Notei aqueles "57" litros no painel... No meu, e em todos que tinha visto até então o número é 60.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Robson Lott
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 206
Registrado em: 11 Abr 2013, 07:23
Nome Completo: Robson Lott
Cidade: Curitiba, BH, Uberaba e SJRP
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Vectra GSi 1994/1995 Azul Cezanne

por Robson Lott » 04 Fev 2016, 13:17

Caros colegas - e futuros amigos, obrigado pela receptividade! E com a ajuda dos senhores quero manter esse Vectra cada vez melhor!

Ju, o meu sempre q encho o tanque conforme o manual (lento até travar + 2l) eu percebo q passa do traço do 57 e aponta pra um pontinho mais ou menos 1mm após o número 57! um ex Vectra cd 95 q tive era 60 redondo, como vc comentou! Estranho, né!?


Sent from my iPhone using Tapatalk
'94 Vectra GSi 2.0 16v Azul Cezanne
Antes: Barueri/SP-18/01/2016 - 135.988km
Hoje: Curitiba/PR - infinitos kms!

Ex '95 Vectra CD Automatic-4 Preto Lizt
Antes: S.Caetano do Sul/SP-27/06/12-130.998km
Hoje:Contagem/MG-15/11/13-164.000km
BH a Ecuador - 7.300km http://bit.ly/11uJZUg

Imagem

CaioMs
GLS member
GLS member
Mensagens: 500
Registrado em: 07 Abr 2013, 21:23
Nome Completo: Caio Stockmann
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Vectra GSi 1994/1995 Azul Cezanne

por CaioMs » 04 Fev 2016, 14:21

Zé frisinho pira na chave com iluminação. Kkkkkkkkk

Parabéns pelo GSi, impecável.

Avatar do usuário
cledman
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 224
Registrado em: 11 Ago 2015, 20:28
Nome Completo: Cledson Lopes
Cidade: Juiz de Fora
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Vectra GSi 1994/1995 Azul Cezanne

por cledman » 04 Fev 2016, 15:59

Rapaz....
se eu tivesse esse carro, eu acho ficaria olhando o dia inteiro.
É muito bonito.. muito inteiro!

Aliás.. eu já vi essas fotos em algum lugar (ou estou me confundindo?)

É uma raridade.. nossa.. impecável!

Me tira uma dúvida?
Essa abertura do porta-malas que está ao pé do motorista era originalmente ali?
Eu já vi proprietários de corsa B fazer essa adaptação do botão do corsa C exatamente naquele local.
E eu acho que fica muito bom!

Avatar do usuário
Robson Lott
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 206
Registrado em: 11 Abr 2013, 07:23
Nome Completo: Robson Lott
Cidade: Curitiba, BH, Uberaba e SJRP
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Vectra GSi 1994/1995 Azul Cezanne

por Robson Lott » 05 Fev 2016, 20:00

CaioMs escreveu:Zé frisinho pira na chave com iluminação. Kkkkkkkkk

Parabéns pelo GSi, impecável.


huahuahuahuahua!!! Zé Frisinho (by Tonella) é boa! :6: E tenho a reserva igual, porém sem os circuitos internos (tiras de cobre, botão e lâmpada...) e que seria uma boa encontrar em algum ferro velho pra repor! :6:

Obrigado, Caio!!! Grande abraço!!!

cledman escreveu:Rapaz....
se eu tivesse esse carro, eu acho ficaria olhando o dia inteiro.
É muito bonito.. muito inteiro!

Aliás.. eu já vi essas fotos em algum lugar (ou estou me confundindo?)

É uma raridade.. nossa.. impecável!

Me tira uma dúvida?
Essa abertura do porta-malas que está ao pé do motorista era originalmente ali?
Eu já vi proprietários de corsa B fazer essa adaptação do botão do corsa C exatamente naquele local.
E eu acho que fica muito bom!


Cledman, eu ainda não tive tempo pra ficar observando, cara?! :62: Vontade não me falta, vamos ver se esse fim de semana eu passe algumas boas horinhas reparando o carango novo! :38:
Te falo com sinceridade e humildade que não é tão raro assim! Ainda se encontra alguns GSi com preços acessíveis anunciados... o meu tem os famooooooosos problemas de Vectra-A, como forros de porta descolados e com fissuras no vinil, couro do volante precisando ser restaurado, régua central trocada pela de fibra, telas dos tweeters recuperadas, etc... mas tem coisas que entendo serem inevitáveis do projeto, e tem outras que quem sabe com o tempo num daria pra ir arrumando? :102:

Ah, esse Vectra deve ter sido de algum companheiro do extinto VectraClube, ou do atual forum... não teve tantos donos e preservou muitos "complementos" como manuais, notas fiscais de manutenção, quilometragem razoável... então não deve tá impossível de resgatar informações que podem complementar a história desse carro - que é algo que me fascina! :38: hehehehehhee!!! Tanto que esse histórico de "vida" e o histórico técnico principalmente foi o que me atraiu nesse carro, tal como me atraiu em outros antiguinhos que já tive e com excelente uso! :52:

Além do mais, o último dono dele é um colecionador de esportivos GM dos anos 80/90 (e de outras marcas tb) e ele tem uma publicação de seus exemplares no facebook (apesar de eu não ter facebook), mas tomei ciência da disponibilidade e capacidade de compra desse carro pelo próprio Mercado Livre. O camarada, que muito gente boa por sinal, e conhecedor de detalhes "gearhead" tem em sua página lindos exemplares: facebook.com/autonoventa

O botão de abrir o porta malas, no Vectra-A não existe, acredita? No Corsa Sedan GLS 1998 1.6 16v que tive era em um suporte original para deixar o botão na horizontal, abaixo do tabelier. No Monza era um redondo instalado no tabelier ao lado da caixa de fusíveis... mas esse foi adaptado com um botão que creio ser do Corsa C, num é?!
Em um ex-Vectra A CD 1995 que tive (o do Malagoli) eu tinha a alavanca de limpador com ajuste do temporizador + botões do computador de bordo. E a intenção era aprimorar a instalação, usando os botões originais do CB do Vectra A pra travar/destravar as portas e o outro pra abir o porta malas, mas essa instalação ficou em um excelente lugar, com ótima acessibilidade, impedindo ser acionado equivocadamente, como originalmente em outros GMs, correto? Acho que vou manter alí!

Grande abraço a todos!!!

Robson Lott
'94 Vectra GSi 2.0 16v Azul Cezanne
Antes: Barueri/SP-18/01/2016 - 135.988km
Hoje: Curitiba/PR - infinitos kms!

Ex '95 Vectra CD Automatic-4 Preto Lizt
Antes: S.Caetano do Sul/SP-27/06/12-130.998km
Hoje:Contagem/MG-15/11/13-164.000km
BH a Ecuador - 7.300km http://bit.ly/11uJZUg

Imagem

Avatar do usuário
Robson Lott
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 206
Registrado em: 11 Abr 2013, 07:23
Nome Completo: Robson Lott
Cidade: Curitiba, BH, Uberaba e SJRP
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Vectra GSi 1994/1995 Azul Cezanne

por Robson Lott » 05 Fev 2016, 20:10

Meus caros,

O carrinho tá bonito nas fotos, mas sempre tem uma coisa aqui, outra alí pra ficar mais agradável aos olhos, ainda mais pessoalmente!

Como não comprei nenhum raro exemplar de coleção, sua pintura tem marcas, tem reparos, mas será algo que vou tentar recuperar com o tempo, afinal nada que uma lixinha aqui, ou um combinado com um amigo pintor alí num resolva, certo? Gostaria de ter tirado mais fotos, e ainda mais em rodovia que é um ambiente que esee GSi até que curtiu! ;)

O estado e histórico, para o uso que faço desse carro velho, é incrivelmente confortante. Agora posso (claro que primeiramente, escolher uns bons lugares!) levar pra continuar as mecânicas dentro das frequências, trocar/arrumar/lubrificar/ajustar o que for necessário ANTES que aconteça algum problema, e curtir muuuuuuitos KMs!!!

Acho que com as viagens que tive que fazer nele, deu pra "tirar o cab@ço" dele, agora tá mais demoníaco ainda! kkkkk!!!

Esse Vectra ainda não tem ares tão modernos assim, mantem um design externo "anos 90" europeus com uma linda harmonia, mas uma clássica disposição do tabelier, botões e iluminação âmbar pra todo lado. Mas o volantinho de 4 raios e centímetros menores que do Monza, porém com uma pega firme é algo bem gostoso de se ver e usar!

Tem detalhezinhos meio "zé frisinho" que ainda permanecem nesse carro! As placas de SP será uma peeeeeeeeeena muito grande trocá-las pelas atuais que serão daqui de Curitiba - grandes, refletivas e feiosas! As originais dele são do ano tanto nas 2 placas quanto nas plaquetinhas da cidade de SP, com o devido 1994 cravado em baixo relevo. E o lacre de chumbo? Hoje em dia não se vê mais! ehehehehe!!! Mas vou fazer de tudo pra ficar com elas em breve vou postar fotos desses detalhezinhos!

Não contei as ultimas aventuras, pois tô num olho de um furacão profissional e pessoal danado aqui! Mas os primeiros KMs nele JÁ FORAM EM UM BOM ASFALTO!!! Saí de Barueri e fui direto pra Campinas, onde minha bagagem e minha esposa me esperavam. Mas foi pela monstruosa e provocante Rodovia dos Bandeirantes! Lógico que não foi possível extrair tudo do carro nesse pequeno trajeto, mas deu pra perceber como ele fica encima dos trilhos! E como ele se comporta bem em velocidades constantes de 120/130 km/h numa rodovia projetada pra isso, onde pode bater o vento forte que for, passar um caminhão que for, que ele continua firme, estável e com pequenos golpes no volante (sem aquela sensibilidade extrema dos carros atuais!) brincava de trocar de faixa sem passar por cima dos "olhinhos de gato"!

Até hoje, as últimas aventuras tiveram "essa carinha":

Imagem

Depois de levar pra Campinas, descemos eu, minha esposa, meu cunhado com a namorada pra SP para uma visita à capital financeira do Brasil. De lá, no dia seguinte, descemos o Rodoanel, pegamos a Regis e descemos rumo ao lar: Curitiba. Uma viagem excelente, com média de consumo de 13 Km/L com ar condicionado ligado 100%, com uma mistura de adequação ao novo carro, andando mais tranquilamente em alguns momentos, bem como também apertando o pé pra tentar chegar perto de algum limite do carro (se é que se pode dizer que ele tem! hehehehee!!!)

De: Barueri-SP
Para: Curitiba-PR (passando por Campinas e São Paulo)
KM total: 596km
Tempo de viagem: variado, devido à ter picado a viagem
Consumo: variado devido à misturar cidade e estrada


Após o dia que chegamos (um domingo do mês de Janeiro passado), na segunda-feira sofri um baque com a notícia do falecimento do meu avô paterno. O dia foi intenso, muitas decisões encima de decisões, e com os altos preços de passagens aéreas, somado à péssima disponibilidade de vôos, me fizeram conversar com minha esposa e entrarmos dentro do Vectra umas 19:00 dessa segunda feira rumo à Belo Horizonte. Não me ocupei muito às sensações com o carro devido ao motivo da viagem, ainda mais que como nessa segunda-feira era feriado da capital paulista, e decidimos fazer um desvio pela Bandeirantes (again!!!) e entrar perto de Jarinu pra em seguida tomar a Rodovia Dom Pedro, seguir até a Fernão Dias e "subir" pra BH. Só que a Bandeirantes não cruza, passa por cima da rodovia que devíamos pegar, então fomos pra Jundiaí pra dar uma put@ volta e seguir nosso roteiro.
Mas enfim... Na Régis Bittencourt (Curitiba à São Paulo), mantive bons 130-140km/h onde permitia, mesmo debaixo de chuva, uma vez que pouco a pouco fui pegando progressão de velociadade e confiança nos Pirelli P6000 zerados e os quatro Cofap recém colocados alí. E com essa confiança, freando, acelerando, fazendo curvas, e conseguindo estabelecer aquela relação gostosa do homem e máquina, subimos a madrugada inteira até Belo Horizonte, com 2 trocas entre eu e minha esposa no volante.

De: Curitiba-PR
Para: Belo Horizonte-MG (Por Jundiaí, Várzea Paulista, Jarinu)
KM total: 1004km
Tempo de viagem: 11h contando com as paradas e desvios equivocados
Consumo: 1o. tanque: 12,7km/L / 2o. tanque: 13km/L


Passamos a semana em BH e no sábado retornamos pra Curitiba noooooooovamente - dessa vez, direto! Nada demais, a não ser pelo calor e pela percepção e consciência de que, através do instrumento do painel, ao que tudo indica, a válvula termostática tá travada aberta, OU NÃO EXISTE! :lol: Mas como era de dia, não dei muita moral e ainda fizemos a viagem andando bem novamente, velocidades constantes, acelerações e desacelerações suaves e sem sustos! Completei 1L de AC Delco 5W30 - especificação da última troca realizada, conferi o nível do líquido de arrefecimento que estava exatamente na mesma linha, e creio que o consumo de óleo, comparado ao motor 16v que tive no Corsa, é normal: 1L entre trocas de 5.000km - mais ou menos aos 3.000km rodados.

O interessante é o check-control que passou a avisar dessa falta de óleo quando abaixo da metade do MIN e MAX da vareta. É uma luz que ao ligar o carro, acende e permanece acesa até certa quilometragem rodada e se apaga. Daí ela passa a se manter mais tempo acesa, como progressivamente, mas acaba em algum momento se apagando. Mas pelo menos não enche o saco de ficar permanentemente acesa, e dar pra ter um controle progressivo dessa questão. O de vcs é assim, tanto o A quanto o Vectra B?

De: Belo Horizonte-MG
Para: Curitiba-PR
KM total: 1002km
Tempo de viagem: 12h contando com as paradas
Consumo: 1o. tanque: 13,2km/L / 2o. tanque: 13km/L


E no momento estamos em Curitiba, ainda com o resto do segundo tanque enchido em Itapecerica da Serra-SP! Chegamos com o computador de bordo marcando os tais 13km/L e zerei a partir do momento que passamos a rodar na cidade em velocidades menores. Por enquanto, em trajetos curtos, o consumo se mantém entre (pior marca) 8,3km/L e 9,1km/L (melhor marca, quando estivemos pegando um Anel Rodoviário) e até agora não foi zerado, será feito quando enchermos o tanque novamente.

Então é isso! E da-lhe algumas fotos!

Primeira foto comigo à bordo!!!!

ImagemCompra Vectra GSI - jan 2016 by Robson Lott, no Flickr

Hodômetro inicialmente marcando a KM da compra................. e esses leds serão trocados pelas boas, velhas e agradáveis aos meus velhos olhos por lâmpadas incandescentes!

ImagemCompra Vectra GSI - jan 2016 by Robson Lott, no Flickr

Já em Campinas!

ImagemCompra Vectra GSI - jan 2016 by Robson Lott, no Flickr

Pintura ainda limpa!!!

ImagemCompra Vectra GSI - jan 2016 by Robson Lott, no Flickr

.....Porém com poeira!

ImagemCompra Vectra GSI - jan 2016 by Robson Lott, no Flickr

Em Belo Horizonte com marcas no capô, famoso "tunel de vento de pobre"!!! :11: :105:

ImagemSem título by Robson Lott, no Flickr

Leiteria Nevada, à 120km de Belo Horizonte, na Fernão Dias, sentido BH->SP - empada de queijo deliciosa!!!

ImagemSem título by Robson Lott, no Flickr

Estatísticas para nerds! 2o. tanque cheio na volta de BH pra Curitiba - em Itapecerica da serra. Média horária razoável! Tava melhor, mas nas marginais paulistanas, andando à 50km/h com congestionamento, fez cair essa média...

ImagemAbastecimentos by Robson Lott, no Flickr

Na hora de abastecer, ainda em Itapecerica:

ImagemAbastecimentos by Robson Lott, no Flickr

Estacionamento em frente ao seu futuro Shopping Center! hehehehehe!!! Já em Curitiba!

ImagemSem título by Robson Lott, no Flickr



Abraços!!!

Robson Lott
'94 Vectra GSi 2.0 16v Azul Cezanne
Antes: Barueri/SP-18/01/2016 - 135.988km
Hoje: Curitiba/PR - infinitos kms!

Ex '95 Vectra CD Automatic-4 Preto Lizt
Antes: S.Caetano do Sul/SP-27/06/12-130.998km
Hoje:Contagem/MG-15/11/13-164.000km
BH a Ecuador - 7.300km http://bit.ly/11uJZUg

Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4070
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Vectra GSi 1994/1995 Azul Cezanne

por Ju_Bueno » 06 Fev 2016, 14:20

Bom demais acompanhar esses relatos!

*Meus sentimentos por seu avô. Tb perdi o meu no mês passado.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
wellberna90
GL Member
GL Member
Mensagens: 107
Registrado em: 10 Abr 2015, 12:06
Nome Completo: Welington Bernardes
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Vectra GSi 1994/1995 Azul Cezanne

por wellberna90 » 07 Fev 2016, 01:11

Raridade total, também sou da mesma linha que vc, resolvo todas as pendencias mecanicas para depois resolver as estéticas!

Avatar do usuário
Diesel
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 447
Registrado em: 07 Jan 2016, 16:13
Nome Completo: Ricardo Gonçalves Dias
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: Vectra GSi 1994/1995 Azul Cezanne

por Diesel » 07 Fev 2016, 11:15

Cara, aqui em SP,ao trocar placa por placas novas do estado eu sempre tiro a dianteira e vou sem ela ao setor de emplacamento.

Nunca me questionaram a falta dela.

É o único jeito de guardá-las na parede da minha garagem.

Creio que em Curitiba dê pra fazer o mesmo, pelo menos na dianteira e guardar de recordação.

Avatar do usuário
Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1173
Registrado em: 02 Ago 2013, 23:29
Nome Completo: bruno c
Cidade: Acapuco
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Vectra GSi 1994/1995 Azul Cezanne

por Bruno Cesário » 08 Fev 2016, 08:24

Zerado hein
:52:

Avatar do usuário
Robson Lott
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 206
Registrado em: 11 Abr 2013, 07:23
Nome Completo: Robson Lott
Cidade: Curitiba, BH, Uberaba e SJRP
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Vectra GSi 1994/1995 Azul Cezanne

por Robson Lott » 11 Fev 2016, 18:45

Ju,
Obrigado meu caro! E lamento também por sua recente perda! Que Deus ilumine os velhos de nossos velhos!!!

E valeu por se divertir pelos humildes relatos! Heheheh

Wellber,
Ah, é melhor se sentir bem quando está em domínio da máquina do que de fora, né!? Hehehehe!!! Eu ainda vou dar um polimento com uma quebra com lixa onde houve repintura, mas só tb! E quando for dar um trato no parachoque, espero eu mesmo entregar nas mãos do pintor os apliques em separado!

Falando em pendências, vou postar a seguir a listinha de coisas q demandam atenção! Espero que seja fácil, em conta, e pra não meter a mão por muito tempo! Tomara!!!

Diesel,
Espero arrancar ambas placas pra levar em um local q faz placas e lacra "já manjado", sabe!? Peguei uma indicação e tomara q dê certo! Aqui é terceirizado, então acho q não teremos problema...

Bruno,
Obrigado pelo elogio! Mas de perto se vê que é um carro preservado, mas com suas marcas do tempo né... Não tenho a intenção de deixar perfeito, mas com o tempo vamos ver se a grana permite ir arrumando uma coisinha ou outra né!!!

Abraços e obrigado a todos pela companhia!!!
Robson Lott


Sent from my iPhone using Tapatalk
'94 Vectra GSi 2.0 16v Azul Cezanne
Antes: Barueri/SP-18/01/2016 - 135.988km
Hoje: Curitiba/PR - infinitos kms!

Ex '95 Vectra CD Automatic-4 Preto Lizt
Antes: S.Caetano do Sul/SP-27/06/12-130.998km
Hoje:Contagem/MG-15/11/13-164.000km
BH a Ecuador - 7.300km http://bit.ly/11uJZUg

Imagem

Avatar do usuário
MatheusMattosRp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 311
Registrado em: 03 Dez 2013, 22:20
Nome Completo: matheus mattos da silva
Cidade: ribeirao preto
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Re: Vectra GSi 1994/1995 Azul Cezanne

por MatheusMattosRp » 12 Fev 2016, 10:58

Robson, meus parabéns pela carro e ao tento a ele devotado! :88:
ImagemImagem
Vectra GLS 97 2.0 8v - Atual
Vectra Elite NE 2010 2.0 8v + chip = 153cv - VENDIDO
Vectra GLS 94 2.0 8v - Ex

viewtopic.php?f=70&t=10594

Avatar do usuário
Robson Lott
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 206
Registrado em: 11 Abr 2013, 07:23
Nome Completo: Robson Lott
Cidade: Curitiba, BH, Uberaba e SJRP
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Vectra GSi 1994/1995 Azul Cezanne

por Robson Lott » 16 Fev 2016, 10:01

MatheusMattosRp escreveu:Robson, meus parabéns pela carro e ao tento a ele devotado! :88:


Olá Marheus!
Muito obrigado!!! Imagina, peco de zelo e cuidado por não ter condições financeiras no momento! :62: Mas o que der pra fazer aos poucos vou sim dedicar um cuidado e pleno uso com parcimônia! :88:

Abraços!!!
Robson Lott
'94 Vectra GSi 2.0 16v Azul Cezanne
Antes: Barueri/SP-18/01/2016 - 135.988km
Hoje: Curitiba/PR - infinitos kms!

Ex '95 Vectra CD Automatic-4 Preto Lizt
Antes: S.Caetano do Sul/SP-27/06/12-130.998km
Hoje:Contagem/MG-15/11/13-164.000km
BH a Ecuador - 7.300km http://bit.ly/11uJZUg

Imagem

Avatar do usuário
Robson Lott
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 206
Registrado em: 11 Abr 2013, 07:23
Nome Completo: Robson Lott
Cidade: Curitiba, BH, Uberaba e SJRP
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Vectra GSi 1994/1995 Azul Cezanne

por Robson Lott » 16 Fev 2016, 10:16

Colocando aqui a lista de pendências para arrumar no Vectra pra deixá-lo em uma condição "razoável" de uso. Em seguida, com menor prioridade, vou enumerar detalhes de acabamento e aparência, mas estes serão pra bem depois, pois exige garimpo, grana e tempo! :28:

- Luz abs - calibragem do sensor da roda dianteira direita;
- Ar condicionado - checar dutos (principalmente o central) e ver motivo que oscila a eficiência (talvez a portinhola do aquecedor esteja com o cabo solto e abrindo/fechando em determinadas situações em curvas e/ou aceleração/frenagem, pois os ruídos do funcionamento do compressor, temperatura do motor e arme/desarme das ventoinhas estão normais;
- Canal esquerdo do tape (ambos frontal e traseiro) do Sirrah mais baixos que o direito
- Batentes (não sei se chama isso!) de borracha das portas - ver pressão da borracha que trava a porta em 2 estágios na abertura - talvez trocar as peças ou colocar calço pra forçar mais a pressão
- Pinos elásticos das portas dianteiras com folga - trocar;
- Teto solar - parafusos e regulagens / talvez reparar a cortina;
- Reinstalar tampão do painel traseiro com feltro,
- Checar fixação do silencioso traseiro balançando e batendo na longarina?;
- isqueiro - fixação deficiente e luz oscilando;
- Trocar lâmpada da luz do porta luva,
- Aquecedor - ver haste de acionamento,
- Retrovisor direito - fixação, pintura e aquecimento;
- Iluminação painel central e instrumentos;
- Capa de couro volante - restaurar;
- Trinca parabrisa - reparar;
- Guardar placas originais de 1994 quando transferir;

E em breve (menos de 1000km) na revisão de 140.000km: :40:

- Trocar óleo + filtro,
- Ver estado do fluido de DH,
- Ver estado dos freios - regulagem freio de mão, fluido e pastilhas;
- Rodízio pneus e balanceamento
- Conferir outros filtros
- Trocar fluido de arrefecimento, testar pressão do arrefecimento;
- Testar sensores do check control;
- Limpar aterramentos do motor, bateria, conectores de faróis;
- Medir compressão dos cilindros;
- Conferir estado das velas e fazer limpeza;
- Testar resistência dos cabos de vela;
- Tampar fissura na junção do MAF com a caixa plástica do TBI;
- Limpar borboleta de ar e checar vapores do canister;
- Checar estado dos coxins e suportes do motor/caixa de transmissão;

Bem... acho que é só! Caso queiram palpitar, adicionar comentários sobre essas pendências, fiquem à vontade! :88:

Grande abraço!
Robson Lott
'94 Vectra GSi 2.0 16v Azul Cezanne
Antes: Barueri/SP-18/01/2016 - 135.988km
Hoje: Curitiba/PR - infinitos kms!

Ex '95 Vectra CD Automatic-4 Preto Lizt
Antes: S.Caetano do Sul/SP-27/06/12-130.998km
Hoje:Contagem/MG-15/11/13-164.000km
BH a Ecuador - 7.300km http://bit.ly/11uJZUg

Imagem

114 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 398 visitantes

Bem-vindo: 26 Abr 2024, 09:26