O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Carros dos Membros (Vectra)Garagem do JoãodoValle - Nova Aquisição VECTRA CD 2.0 16v 141cv Vermelho Breton
Aqui você pode postar as fotos e vídeos do seu carro.

249 mensagens
Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Garagem do JoãodoValle - Nova Aquisição VECTRA CD 2.0 16v 141cv Vermelho Breton

por JoãodoValle » 25 Ago 2016, 11:12

luizhbh escreveu:Fuente del Mensaje Eita que ruim a quebra do radiador... mas aqui... eu vejo DEUS e o mundo falando que essas braçadeiras de pressao ou elásticas, são melhores que as de parafuso, justamente por não darem chance de torque em excesso, e por distribuir o aperto de forma igual. A de parafuso parece que fica meio ovalizada...

É nesse meu caso em específico vamos crer que a ação do tempo que interferiu no bocal de plástico, pelo que notei esse radiador é original do carro ainda (harrison), e 20 anos é chão kkkkk, assim qualquer força de leve ali teria quebrado mesmo, melhor isso do que estourar em outro lugar né.

Vou tirar ele do lugar hoje e ver o que faço com isso.

luizhbh escreveu:Fuente del Mensaje
Quanto à polia, as minhas eram desse mesmo jeito, e eu cismei com o tal contrapeso... mas mesmo assim as duas marcas de cima nao alinhavam de jeito nenhum com a capa. o mecanico virava com a mão e deixava certinhas... aí na hora de passar a correia, a admissão ficava com meio dente encavalado, e ele tinha que girar um pouco no sentido horario. Meu carro entao está com a exaustão no ponto certo e a admissão está marcando naquele dente à esquerda da marca... o pior é que não lembro DE JEITO NENHUM como foi que o mecanico pos a correia , se começou pela esquerda ou direita...

Mas vc acha que se ele tivesse colocado da esquerda pra direita depois de dado a tensão e as duas voltas ele poderia ficado atrasado?

Pq vc mesmo não abre tudo e remonta na sequencia certa pra tirar a duvida? Eu montei começando na polia inferior, passando o apoio direito, polia de escape, polia de admissão, bomba dagua e tensor, o rolamento de apoio esquerdo eu coloco por ultimo, assim não sofre pra fechar o circuito, mas o importante é manter esticado os dois lados da polia do vira.

luizhbh
GLS member
GLS member
Mensagens: 520
Registrado em: 02 Jul 2013, 21:59
Nome Completo: Luiz
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Garagem do JoãodoValle - Nova Aquisição VECTRA CD 2.0 16v 141cv Vermelho Breton

por luizhbh » 25 Ago 2016, 13:44

JoãodoValle escreveu:Fuente del Mensaje Mas vc acha que se ele tivesse colocado da esquerda pra direita depois de dado a tensão e as duas voltas ele poderia ficado atrasado?

Pois é isso que me queima a cabeça ! hehehe! ! Eu não consigo mais lembrar de qual lado ele começou. Só sei que eu estava do lado e VI os comandos travados com aquela ferramenta adequada, e na hora que ele passava a correia, uma das duas polias SEMPRE tinha que ser mexida um pouco pra encaixar. Contamos dentes da correia, comparamos polias, trocamos elas de lado, comprei aquela lisa com furo redondo que te falei, seguindo a numeração do CEP Chev, e mesmo assim a diaba insistia em ser movida. Entao ele preferiu fazer esse giro na polia da admissão por causa da cavinha que existe nesse lado do pistão. Mas de fato meu carro não abre giro como um 16V legitimo... ele anda até bem em baixa e média rotação... mas na hora de acelerar forte ele é "vacilão" depois dos 4500 RPM. E tenho certeza que a coisa tá nessa polia... pois os bicos foram limpos e verificados, troquei sensor MAP por um da Delphi, o resto todo tá legal... menos essa polia.

Pq vc mesmo não abre tudo e remonta na sequencia certa pra tirar a duvida? Eu montei começando na polia inferior, passando o apoio direito, polia de escape, polia de admissão, bomba dagua e tensor, o rolamento de apoio esquerdo eu coloco por ultimo, assim não sofre pra fechar o circuito, mas o importante é manter esticado os dois lados da polia do vira.


Sim, essa sequência é a que o tiozinho americano recomenda. E já vi até outros lugares dizendo o mesmo.

Cara... eu até tenho o conhecimento... mas me falta a instrumentação e local! heheh! Não tenho todas as chaves e ferramentas necessárias, macaco, suporte, iluminação e etc... e a minha garagem é complicada pra mexer com isso...
Imagem

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Garagem do JoãodoValle - Nova Aquisição VECTRA CD 2.0 16v 141cv Vermelho Breton

por JoãodoValle » 26 Ago 2016, 07:17

luizhbh escreveu:Fuente del Mensaje
Sim, essa sequência é a que o tiozinho americano recomenda. E já vi até outros lugares dizendo o mesmo.

Cara... eu até tenho o conhecimento... mas me falta a instrumentação e local! heheh! Não tenho todas as chaves e ferramentas necessárias, macaco, suporte, iluminação e etc... e a minha garagem é complicada pra mexer com isso...

Deixa disso meu amigo, não queira conhecer minha garagem kkkkk e faço tudo isso nela. Mas realmente ferramenta é tudo, eu a cada vez que mexo com carro compro uma ferramenta, a vida fica bem mais fácil.

Assim que conseguir ver algo da um feed aí por favor. Abraço

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Garagem do JoãodoValle - Nova Aquisição VECTRA CD 2.0 16v 141cv Vermelho Breton

por JoãodoValle » 26 Ago 2016, 07:34

Atualizando a situação do Radiador aqui, mãos a obra para desmanchar a frente do carro :13: :13:

Seguindo algumas dicas daqui do pessoal do fórum foi bem fácil, visto que até hoje não tinha tirado ainda, apenas removi a ventoinha numa outra ocasião para limpeza.

Primeiro uma novidade, pela primeira vez desde que tenho carro usei um gancho de reboque :6: :6:
Imagem

Agora uma cena triste:
Imagem

Bora começar o depeno:
Imagem
Imagem

Fiquei feliz de ver que tudo ali na frente estava como saiu de fábrica, os esopores, presilhas e grampos originais, alma lacrada:
Imagem
Imagem

Se aparece o esqueleto:
Imagem

Ventoinha removida e pronta pra ser detalhada:
Imagem
Imagem

Enforca gatos aí está para segura os apetrechos do ar condicionado para não ficar forçando enquanto está desmontado:
Imagem
Imagem

Bixão fora do lugar, e como esperado originaaaaaaalll:
Imagem
Imagem

Imagem

Essa última foto, antes que me perguntem, não entrego pizza, sou um motociclista apenas nas necessidades ou quando o carrão está repousando, levei o Harrison numa especializada em radiadores aqui para avaliar, visto que o mesmo encontra-se perfeito sem sinais de vazamentos, corrosão ou zinabre por dentro, estou avaliando a troca das caixas dele, serviço que já executei em outros carros e não tive problemas.

Logo mais vem novidades.

Abraços

Avatar do usuário
mvmsodre
Organizador
Organizador
Mensagens: 440
Registrado em: 24 Abr 2014, 16:53
Nome Completo: Marcos Vinicio M. Sodré
Cidade: Leiria
Estado: Exterior
País: Portugal
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Garagem do JoãodoValle - Nova Aquisição VECTRA CD 2.0 16v 141cv Vermelho Breton

por mvmsodre » 26 Ago 2016, 22:41

JoãodoValle escreveu:Fuente del Mensaje Agora notei que o porta malas não destravava pelo alarme, tinha que abrir ou por dentro pelo botão ou pela chave, aí desmontando notei que o varão do atuador da trava estava solto e no atuador faltava o pino que prende o varão:


João o meu também não está destravando o porta-malas no alarme. Tem algum tutorial de como consertar?
Vectra CD 1997 Top Full
Imagem
Conheça minha Garagem: http://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=14255

Visitante

Garagem do JoãodoValle - Nova Aquisição VECTRA CD 2.0 16v 141cv Vermelho Breton

por Visitante » 27 Ago 2016, 09:58

Blz amigo. Primeiro de tudo vc ja verificou se o miolo está na posição correta? Veja a foto abaixo do correto:

Imagem

O correto é na horizontal como está aí, se mesmo assim nao tiver funcionando me fala que te ajudo.

Abraço

Enviado do meu Vectra!!!

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Garagem do JoãodoValle - Nova Aquisição VECTRA CD 2.0 16v 141cv Vermelho Breton

por JoãodoValle » 27 Ago 2016, 11:25

Blz amigo. Primeiro de tudo vc ja verificou se o miolo está na posição correta? Veja a foto abaixo do correto:

Imagem

O correto é na horizontal como está aí, se mesmo assim nao tiver funcionando me fala que te ajudo.

Abraço

Enviado do meu Vectra!!!

Avatar do usuário
mvmsodre
Organizador
Organizador
Mensagens: 440
Registrado em: 24 Abr 2014, 16:53
Nome Completo: Marcos Vinicio M. Sodré
Cidade: Leiria
Estado: Exterior
País: Portugal
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Garagem do JoãodoValle - Nova Aquisição VECTRA CD 2.0 16v 141cv Vermelho Breton

por mvmsodre » 27 Ago 2016, 22:41

Rapaz, ele passa um pouquinho, fica meio na diagonal. Hoje testei isso, na horizontal tem hora que destrava e tem hora que preciso girar mais um pouco.
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 29 Ago 2016, 08:41, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção de citação
Vectra CD 1997 Top Full
Imagem
Conheça minha Garagem: http://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=14255

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Garagem do JoãodoValle - Nova Aquisição VECTRA CD 2.0 16v 141cv Vermelho Breton

por JoãodoValle » 28 Ago 2016, 15:45

Blz, da uma verificada nesse atuador da foto, ela fica a esquerda da tampa, verifique se tem folga nessa haste, o seu problema provavelmente esta ai.

Imagem

Ou pode ser que o atuador esteja fraco e nao dando conta de movimentar a haste, ai nesse caso vc tem que trocar ele, se nao achar original pode usar aqueles atuadores universais de trava elétrica.

Enviado do meu Vectra!!!

Avatar do usuário
leoborgesl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 350
Registrado em: 17 Nov 2015, 21:18
Nome Completo: Leo Borges
Cidade: Udia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Garagem do JoãodoValle - Nova Aquisição VECTRA CD 2.0 16v 141cv Vermelho Breton

por leoborgesl » 28 Ago 2016, 16:15

Ou pode trocar só o motorzinho que tem dentro da trava!
O meu fiz isso, funcionava as vezes sim outras não, troquei só o motorzinho para manter a trava original. Custou $10.



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Vectra GLS 2.2 8v 2000/2000 Prata Escuna

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Garagem do JoãodoValle - Nova Aquisição VECTRA CD 2.0 16v 141cv Vermelho Breton

por JoãodoValle » 28 Ago 2016, 16:39

Perfeito, tenho uma dessa aqui parada, me passa onde comprou por favor que vou deixar de reserva.

Enviado do meu Vectra!!!

Avatar do usuário
leoborgesl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 350
Registrado em: 17 Nov 2015, 21:18
Nome Completo: Leo Borges
Cidade: Udia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Garagem do JoãodoValle - Nova Aquisição VECTRA CD 2.0 16v 141cv Vermelho Breton

por leoborgesl » 28 Ago 2016, 16:52

João, não consegui me lembrar qual o nome da loja, mas segue uma delas
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... tanque-_JM

O procedimento para a troca é bem simples
https://www.youtube.com/watch?v=cmILnpDbsVE

Mesmo que a numeração desse motorzinho acima não seja o mesmo do seu original, não tem problema, funcuona do mesmo jeito.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Vectra GLS 2.2 8v 2000/2000 Prata Escuna

Avatar do usuário
mvmsodre
Organizador
Organizador
Mensagens: 440
Registrado em: 24 Abr 2014, 16:53
Nome Completo: Marcos Vinicio M. Sodré
Cidade: Leiria
Estado: Exterior
País: Portugal
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Garagem do JoãodoValle - Nova Aquisição VECTRA CD 2.0 16v 141cv Vermelho Breton

por mvmsodre » 28 Ago 2016, 23:02

JoãodoValle escreveu:Fuente del Mensaje Blz, da uma verificada nesse atuador da foto, ela fica a esquerda da tampa, verifique se tem folga nessa haste, o seu problema provavelmente esta ai.

Imagem

Ou pode ser que o atuador esteja fraco e nao dando conta de movimentar a haste, ai nesse caso vc tem que trocar ele, se nao achar original pode usar aqueles atuadores universais de trava elétrica.

Enviado do meu Vectra!!!


Realmente, para abrir na chave tenho que virar até ficar na diagonal. E no alarme não destrava. Vou conferir essa peça ai e dou um retorno aqui, obrigado.
Vectra CD 1997 Top Full
Imagem
Conheça minha Garagem: http://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=14255

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Garagem do JoãodoValle - Nova Aquisição VECTRA CD 2.0 16v 141cv Vermelho Breton

por JoãodoValle » 29 Ago 2016, 09:23

leoborgesl escreveu:Fuente del Mensaje João, não consegui me lembrar qual o nome da loja, mas segue uma delas
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... tanque-_JM

O procedimento para a troca é bem simples
https://www.youtube.com/watch?v=cmILnpDbsVE

Mesmo que a numeração desse motorzinho acima não seja o mesmo do seu original, não tem problema, funcuona do mesmo jeito.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Vlw fera, vou comprar logo uns 2 aqui e deixar reserva, aí talvez eu já faça um how to disso.

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Garagem do JoãodoValle - Nova Aquisição VECTRA CD 2.0 16v 141cv Vermelho Breton

por JoãodoValle » 29 Ago 2016, 10:04

Continuando a manutenção no radiador...

No fundo estou até contente que tenha ocorrido esse problema do radiador, ainda mais nas circunstãncias que foram, carro parado, frio e perto de casa. Pois me deu a oportunidade de dar uma geral na frente do carro, alinhar parachoques, chicotes e outros.

Enfim, acabei que optei pela troca das caixas laterais do radiador, tem uma empresa aqui que é muito boa já tinha feito esse serviço antes no GLS e não tive problemas, como o radiador estava em ótimo estado, sem entupimentos, sem vazamentos e tudo mais acreditei que ficaria bom sim, pelo menos bonito ficou :28:

Imagem

Aproveitando a desmontagem de tudo, troquei uma das garras do parachoques que estava quebrada e o parachoque todo gambiarrado, não entendo realmente pq fazem esse tipo de serviço porco, por uma pecinha de plástico de 30,00 reais, só trocar fica zero:

Imagem

Ainda nesse de "aproveitar", re-encapei todo o chicote dos ventiladores com esse conduíte, paguei 3,00 o metro, alguns enforca miau e alguns centímetros de fita isolante:

Imagem

Antes:
Imagem

Depois:
Imagem

Voltando a instalação do radiador, verifiquei a necessidade de trocar os coxins do radiador, procurei aqui na cidade e não encontrei a pronta entrega, mas avaliando a situação não estava dos piores, havia um certo desgaste na borracha mas na parte de cima, assim incrementei eles com um anel de borracha de 5mm e ficou melhor do que esperava:

Imagem

Imagem

Imagem

Os de cima tbm perfeitos, não estavam com os miolos estourados:

Imagem

Agora o radiador sendo colocado no lugar, confesso que achei mais fácil do que imaginava, muito tranquilo de trabalhar, tem espaço, tudo entra no lugar, só precisa ter paciência para desmontar todo o carro:

Imagem

Tudo no seu devido lugar e bonitinho:

Imagem

Imagem

Abraçadeiras de gente grande:

Imagem

Hora de matar a cede da cavalaria, notem que ficou um cacareco de aditivo, vou rodar assim pelo menos um mês para ter certeza que não terá vazamentos aí colocarei novamente o aditivo:

Imagem

Esse momento foi sofrido, aquele bendito ar que fica no sistema todo se recusava a sair, foram pelos menos umas 3 horas só para resolver isso, entre deixar o carro esfriar, abrir sensores e tudo que é forma para expulsar o ar, enfim, apenas depois de deixar ele esfriar com a tampa fechada que o ar foi totalmente expulso (dica de um amigo aqui da cidade).

Carro todo montado denovo e alinhado:

Imagem

Comprei alguns pinos novos do parabarro e parachoque que se quebraram na desmontagem;

Imagem

Enfim, serviço concluído com 100% de aproveitamento e satisfação, fiz tudo isso na sexta feira, andei com o carro fim de semana todo entre estrada e cidade, tudo perfeito como era sem sinais algum de vazamentos ou qualquer outra coisa, carro 100% confiável de novo. Fiquei até animado para viajar nele, estou planejando algo nos próximos meses.

E durante a montagem, eis que chega um outro item que estava ansioso:

Imagem

Imagem

O mais legal é que enquanto o "escapamenteiro" trocava o catalisador os outros clientes tudo ficavam perguntando o ano do carro dizendo que tá novo e etc.... O corassaum quase pira kkkkk :11: :11: :11:

Nem preciso dizer que o ruído de monza foi embora né, nossa como esse carro é gostoso quietinho e adeus cheiro de ovo podre!!!

Por hora é isso amigos, logo mais aparecem outras coisas.

Abraços

Avatar do usuário
Edcezar
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 2021
Registrado em: 16 Abr 2013, 14:18
Nome Completo: Eduardo Cezar Santos
Cidade: São Bernardo do Campo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Garagem do JoãodoValle - Nova Aquisição VECTRA CD 2.0 16v 141cv Vermelho Breton

por Edcezar » 29 Ago 2016, 16:15

Joãozinho arrebentando nas manutenções e deixando o CD cada vez mais zero.

O serviço no radiador ficou zerou hein... cada dia mais top

[VICTORY HAND]

S5
Vectra Gt 2010 viewtopic.php?t=853 Foldway e cc adaptados, f23, Mid, sprintbooster, couro novo, quase um gt-x kkkkk
Corsa Maxx 2012 viewtopic.php?f=71&t=13682 Começando a brincadeira...

luizhbh
GLS member
GLS member
Mensagens: 520
Registrado em: 02 Jul 2013, 21:59
Nome Completo: Luiz
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Garagem do JoãodoValle - Nova Aquisição VECTRA CD 2.0 16v 141cv Vermelho Breton

por luizhbh » 29 Ago 2016, 20:36

Cara... esse motor drena naturalmente o ar justamente por aquela mangueirinha que sai no topo da termostática, passa pelo tubinho de metal e vai pro reservatorio.
Só que há um detalhezinho que MUITA, mas MUITA gente ignora na hora de mexer com esse motor, que é aquela junção esferica que fica presa no meio do coletor de admissão.

Ali no meio dela passa a tomada de vácuo pra sugar o vapor de óleo do topo do motor, e por algum motivo da engenharia é aquecido com a água que passa pela TBI e vai pro reservatório.

Quando o meu cabeçote deu pau e precisei trocá-lo eu tive a ideia de dar uma limpada no coletor e de passar uma passar agua nessa junção, pois estava saindo uma água suja amarronzada. Descobri que as passagens no metal estavam tão entupidas que simplesmente nao apareciam os buraquinhos do lado de dentro. Tive que arrumar uma broca bem fininha e escavar, esfarelar e lavar a sujeira até reabrir os orificios de passagem.

O mecanico chegou a falar que eu tava doido, pois eu tava furando o metal e ia estragar a peça... rapidamente se calou quando viu os resultados !Hehhehehehe! !

Depois de muito cuidado e muita cutucada, eu consegui refazer o caminho da água que agora flui de boa. De fato eu nao sei qual a influencia que essa passagem exerce no sistema, mas ela deve dar algum ponto de equilibrio. A temperatura agora parece de carro novo.

Quando ela chega no meio, fica ali até eu desligar o carro. seja com tempo quente ou frio, ar ligado ou desligado...
Imagem

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Garagem do JoãodoValle - Nova Aquisição VECTRA CD 2.0 16v 141cv Vermelho Breton

por JoãodoValle » 30 Ago 2016, 09:52

Edcezar escreveu:Fuente del Mensaje Joãozinho arrebentando nas manutenções e deixando o CD cada vez mais zero.

O serviço no radiador ficou zerou hein... cada dia mais top

[VICTORY HAND]

S5

Vlw lindo, não zero como o teu mas um dia chega lá.

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Garagem do JoãodoValle - Nova Aquisição VECTRA CD 2.0 16v 141cv Vermelho Breton

por JoãodoValle » 30 Ago 2016, 10:00

luizhbh escreveu:Fuente del Mensaje Cara... esse motor drena naturalmente o ar justamente por aquela mangueirinha que sai no topo da termostática, passa pelo tubinho de metal e vai pro reservatorio.
Só que há um detalhezinho que MUITA, mas MUITA gente ignora na hora de mexer com esse motor, que é aquela junção esferica que fica presa no meio do coletor de admissão.

Ali no meio dela passa a tomada de vácuo pra sugar o vapor de óleo do topo do motor, e por algum motivo da engenharia é aquecido com a água que passa pela TBI e vai pro reservatório.

Quando o meu cabeçote deu pau e precisei trocá-lo eu tive a ideia de dar uma limpada no coletor e de passar uma passar agua nessa junção, pois estava saindo uma água suja amarronzada. Descobri que as passagens no metal estavam tão entupidas que simplesmente nao apareciam os buraquinhos do lado de dentro. Tive que arrumar uma broca bem fininha e escavar, esfarelar e lavar a sujeira até reabrir os orificios de passagem.

O mecanico chegou a falar que eu tava doido, pois eu tava furando o metal e ia estragar a peça... rapidamente se calou quando viu os resultados !Hehhehehehe! !

Depois de muito cuidado e muita cutucada, eu consegui refazer o caminho da água que agora flui de boa. De fato eu nao sei qual a influencia que essa passagem exerce no sistema, mas ela deve dar algum ponto de equilibrio. A temperatura agora parece de carro novo.

Quando ela chega no meio, fica ali até eu desligar o carro. seja com tempo quente ou frio, ar ligado ou desligado...

Entendi, e devia ter algo errado mesmo pois ela estava expulsando muito ar por ali, como se o caminho estivesse errado, mas não acredito que seja por isso.

Esse ponto que vc se referiu eu já limpei na ultima manutenção que tinha feito, bem como aquelas passagens de água tbm no corpo de borboleta, realmente saiu bastante sujeira dali.

Mas independente disso minha temperatura sempre foi boa, sempre circulou muito bem, quando aciona a ventoinha coisa de 10 segundos no máximo já desliga e a temperatura já cai.

Mas vc diz ficar no meio, esse meio seria próximo aos 90º correto? Pois o cebolão arma justamente ali entre 89 e 90ª que é o correto pro vectra B, já os vectras C isso ocorre entre a barrinha de 1/4 e o meio.

luizhbh
GLS member
GLS member
Mensagens: 520
Registrado em: 02 Jul 2013, 21:59
Nome Completo: Luiz
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Garagem do JoãodoValle - Nova Aquisição VECTRA CD 2.0 16v 141cv Vermelho Breton

por luizhbh » 30 Ago 2016, 14:35

Sim... 90 graus. É que minha cabeça virou uma merGa pra alguns detalhes... aí eu tinha esquecido do valor do painel! heheheh! ! Mas eu disse isso pelo seguinte: o carro vai ficando velho e normalmente a temperatura da agua fica ali no meio mas começa a dar osciladas maiores. Talvez por entupimentos, falhas elétricas, sujeiras nas aletas do radiador ou mesmo "cansaço" da mola da termostatica ou de sua vedação.

Quando se trata de carro novo, o ponteirinho bate no meio da escala (seja ela em graus ou marcas) e parece que "gruda"! heheh! Voce roda na cidade, viaja, pega engarrafamento, liga ar desliga ar , e o ponteiro praticamente nem se mexe. O exemplo mais típico são os carros da VW.

No caso do meu, antes, MESMO com termostatica nova de boa qualidade e na especificação correta, ele dava umas subidas, e passava um pouco dos 90 graus aí dava pra perceber a hora que abria a valvula e acionava o ventilador, pois o ponteiro começava a descer até um pouco menos dos 90 graus. Aí ficava sempre nesse vai e vem... um pouco acima e um pouco abaixo... agora ele tá bonitinho nos 90! heheheh!
Imagem

249 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Majestic-12 [Bot] e 71 visitantes

Bem-vindo: 19 Mar 2024, 04:38