Essa frase nos define hehehehe.
Bom, posso dizer que todos esses 7 meses sem visitar o forum, passei por diversas aventuras e infortúnios. Senta que la vem história.
Continuando da onde parei.....
Consegui encontrar um mecânico muito bom aqui em Pato Branco, que escaneou meu carro e me fez descobrir que minha sonda lambda (já sabia), minha válvula termostática (VT) e meu atuador de marcha lenta não estavam nas suas devidas condições. Comprei a sonda lambda no mercado livre, original GM de estoque antigo (sorte!!) e também troquei o cabo do acelerador que ja estava pedindo água. Por conta do frete, mandei a VT para a casa dos meus pais e até hoje ainda não comprei o atuador da marcha lenta por conta do custo. O atuador da marcha lenta merece uma ressalva: o mecânico me disse que se for para comprar da MTE ou da Delphi, que nem comprasse porque não iriam durar muito, como o Bosch custa 600 reais, não comprei ainda.
Após essa manutenção, fui viajar para Jacareí. Para resumir a viagem, me perdi depois de Ponta Grossa, pois o celular não queria pegar carga e tive uma pequena aventura por 30 km de estrada de terra kkkkk. Hoje dou risada, mas como isso ocorreu de madrugada, foi tenso. Por eu ter desviado da rota certa, acabei demorando 15 horas para chegar até Jacareí, e realizei um percurso de 1040 km. O consumo ficou em 12.4 km/l no computador de bordo ao final da viagem. Mesmo levando em conta que não sou um monge ao volante e sabendo que o carro não estava 100% por causa da VT e do atuador da marcha lenta, ainda assim me surpreendi negativamente.
Após alguns dias em Jacareí, fui para Pouso Alegre (sul de Minas, terra boa!). Enfrentei uma chuva tenebrosa, na saída da D. Pedro para ir para a Fernão Dias, e peguei chuva nos 280 km até Pouso Alegre. Chegando na minha vó, meu pobre vectra estava com o assoalho encharcado. Ta ai uma coisa que eu gostaria muito de resolver, mas ainda não encontrei um profissional que consiga. Indo para outra cidade de minas, meu velocímetro desistiu da vida e o vectra se transformou em um omega 4.1 em relação ao consumo. Ainda em MG, tive um pequeno acidente e agora minha porta traseira esquerda possui um pequeno amassado, que ainda não arrumei por falta de tempo ($$). Após o acidente com o vectra, fiquei muito desanimado com o carro, mesmo sendo culpa minha, e parei de anotar as manutenções que fiz.
De volta a SP, o carro começou a fazer uns barulhos na suspensão. Fui em um mechanico para ver o que era, e ele me disse que eram as buchas da bandeja. Tive que comprar as buchas para o mechanico não conseguir trocar e me falar que as buchas estavam soldadas na bandeja (mentira, burro!). Acabei trocando as bieletas, que do lado do motorista estava ferro com ferro e voltei para Pato Branco. Como desta vez eu estava preparado e tinha estudado a rota antes, a viagem foi ótima. Apesar das buchas, o vectra estava muito bom de andar, viajei a 120-130 km/h (velocidade do GPS) tranquilamente e em 10 horas e 40 minutos cheguei em PB. O percurso desta vez foi de 945 km e o vectra fez uma média de 13,5 km/l, o que achei ótimo ja que vim pisando razoavelmente bem (tomei 2 multas hahaha).
Já em Pato Branco decidi trocar os amortecedores dianteiros e os discos de freio dianteiro. Comprei os Cofap turbogas e os discos da Freemax. Acabei descobrindo que um amortecedor era um Cofap convencional e o outro era um Monroe gold (nem sabia que tinha para o vectra haha) estourado. Os mecânicos aqui de PB tambem descobriram que as buchas da bandeja não estavam soldadas, o mechanico de Jacarei que tinha visto errado, e então trocaram para mim.
Esta foi a ultima manutenção realizada no vectra (realizada em Fevereiro). Até agora não tive problemas mecânicos, mas ainda tenho que trocar o atuador da marcha lenta e alguns detalhes.
Para resumir, vou deixar aqui algumas impressões e dicas para quem acabou de comprar ou pretende comprar um Vectra gsi.
Muitos donos e mechanicos não conhecem as diferenças entre o vectra gsi e um vectra gls/cd, então pesquise e compre as peças você mesmo. Digo isso porque muitos confundem o escape e os amortecedores por exemplo.
Apesar de não estar 100%, o desempenho na estrada e seu consumo me deixaram impressionado, sendo que meu pai veio de Jacarei para PB em um Sandero 1.0 e tambem fez 13.5 km/l de média com quase o mesmo tempo de viagem (11 horas).
Mesmo tendo pego um carro em aparente bom estado, ainda tive surpresas e as vezes até penso se não era melhor ter pego um mais barato, mas não tinha como adivinhar não é.
Para finalizar, cada vez que troquei alguma peça, me surpreendi com o vectra, principalmente quando troquei os amortecedores, o carro realmente gruda na curva, é uma maravilha.
É isso ai, me desculpem o longo texto, mas afinal...fiquei 8 meses sem escrever.
Abraço a todos