Continuando a manutenção dessa vez foi os amortecedores que foram embora.
Par amortecedor Monroe oespectrum: R$ 373
Par coxim axios: R$ 89
Par coifa e batente cofap: R$ 105
Calço inferior mola amortecedor corcerama: R$ 22
Par terminal direção nakata: R$ 85
Material necessário para troca:
- Encolhedor de molas.
- Chave para apertar o encolhedor, no meu é uma de 1'', mas pode mudar dependendo do modelo de encolhedor.
- Chave combinada 9.
- Chave de biela 18 e 19.
- Chave de estria 18 e 19.
- Chave Allen 4, para retirar a bieleta, dependendo do modelo de bieleta vai ser uma chave 16 de boca.
- Chave de boca 14.
- Chave de boca 22.
- Macaco jacaré ou elevador.
- Cavalete ou tocos de madeira para apoiar o carro.
- Chave 17 para retirar os parafusos da roda.
Ferramentas:
Use a chave 9 para segurar a haste do amortecedor e a chave 19 para retirar a porca e depois o prato do amortecedor:
Agora use o macaco e levante o carro, tire a roda e depois abaixe o carro no cavalete ou nos tocos de madeira, importante, não deixe levantado só no macaco por motivos de segurança, sempre apoie o carro no cavalete ou tocos de madeira.
Agora use a chave allen 4 para segurar e a chave de estria 19 para retirar a bieleta, que nesse caso é uma axios, dependendo do modelo dela, usa uma chave de boca 16 para segurar ela por trás.
Agora retire o conector do sensor abs do cubo de roda e depois use a chave de estria 18 e de biela 18 para retirar os dois parafusos que ligam o amortecedor a manga de eixo.
Agora é só retirar o conjunto torre, cuidado na hora da retirada para bieleta não cortar o seu dedo (como aconteceu comigo) pois ela está sob pressão. Observem que instalaram o batente de cabeça para baixo. Agora utilize o encolhedor de molas de forma que ele fique de frente um para o outro e os aperte de forma proporcional, aperte um, depois o outro até sentir que já é possível retirar o conjunto coxim e coifa.
Observem como o amortecedor estava cansado, nem voltava mais quando era comprimido e o coxim já estava gasto também.
Velho à esquerda e novo à direita:
Peças novas a serem utilizadas:
Importante escorvar o amortecedor para retirar possíveis bolhas de ar do seu interior, escorvar seria apertar sua haste até o final e deixar voltar sozinho, fiz o procdimento 6 vezes, para facilitar utilize o próprio coxim para abaixar a haste:
Instale o calço de mola inferior:
Jeito correto de instalar o batente, parte maior dele voltada para baixo:
Agora coloque a mola, depois o batente, a coifa e o coxim e instale a porca da haste, lembrando que o calço de mola superior que vai ao redor da coifa deve ser retirado da coifa velha e colocado na nova se estiver bom, que foi o meu caso. Posição da coifa em relação ao amortecedor: Observem que na coifa existe um ressalto em forma de "U" ao seu redor, este "U" deve ficar alinhado com a ponta da mola na parte inferior do amortecedor. Observem melhor na segunda foto:
Agora desaperte o encolhedor e retire ele do conjunto:
Pegue a torre e instale ela no local seguindo a sequência inversa da desmontagem, coloque os parafusos da manga de eixo depois instale a porca do prato e coloque a da bieleta, na hora de instalar a bieleta ela estará desalinhada do seu local no amortecedor, utlize o macaco embaixo do pivô e levante o conjunto até vc conseguir encaixar a bieleta.
Conjunto instalado na posição:
Troca do terminal de direção:
Utilize uma chave 18 para retirar a porca:
Depois de retirar a porca utilize um martelo e bata bem de leve na ponta do terminal de baixo para cima até ele sair, quando ele sair utilize uma chave 22 para segurar a porca e uma 14 para retirar o terminal, se possível utilize uma alavanca na chave 14 porque fica muito apertado. Após isso, é só ir soltando o terminal até sair e instalar o novo, se na hora de apertar a porca do terminal na manga de eixo ela girar em falso, forçe com a mão mesmo o terminal para baixo até conseguir apertar a porca.
Após isso recoloque a roda e não esqueça de levar o carro para fazer alinhamento.