O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Carros dos Membros (Vectra)Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André
Aqui você pode postar as fotos e vídeos do seu carro.

1066 mensagens
Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4068
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Ju_Bueno » 06 Jun 2022, 07:25

Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje Quem sabe aparece aí uma oportunidade de conhecer o museu do Badolato!

Sim!!!!

Quero ver o Opel no canal do Badolato!!!
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 09 Jun 2022, 03:13

Chevylover escreveu:Fuente del Mensaje O meu Vectra 97 anda acusando esse mesmo erro do ABS (rele da bomba segundo o opcom) e é de forma intermitente tambem[,,,].

Esse problema de ABS parece ser bastante recorrente nesses carros, não somente no Vectra mas na maioria dos carros dos anos 90 e quase sempre o problema nem está no relé propriamente dito mas sim na solda desse na placa,

Nem é um problema difícil de se resolver, basta refazer a "solda fria", coisa simples (apesar de delicada) para quem tem um mínimo de habilidade com eletrônica, mas o maior trabalho fica em retirar, cortar a tampa (vem colada de fábrica) e reinstalar no carro, pois apesar de serem apenas 4 parafusos e nem precisar mexer no bloco hidráulico, o acesso não é dos melhores.

:88:

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
agora que comenta no meu carro de vez em cuando liga a luz de abs e tc , mais so em uma situação especifica se liga o carro e logo liga o farol baixo , não e sempre e so uma vez ou otra , não e bateria meu carro tem duas de 70ah e não e aterramento[...]

Teu carro tem duas baterias de 70ah?
O Vectra faz parte dessa primeira geração de carros com vários módulos e eletrônica embarcada, pior ainda para o módulo de ABS que fica dentro do cofre e exposto a ciclos térmicos e vibração.

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 09 Jun 2022, 03:21

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje
Sim!!!!

Quero ver o Opel no canal do Badolato!!!

Seria muito legal poder conhecer ele e seus carros, vou te falar que existe até uma boa chance mas antes eu gostaria de resolver pelo menos essa parte elétrica e mecânica, não gostaria de mostrar o carro pra ele com luz de ABS e a injeção do jeito que está.

Por exemplo, um colega de um grupo de Vectra com um ótimo entendimento de mecânica e que possui um scanner TECH 2 gentilmente passou no meu irmão, fez a leitura e constatou a sonda Lambda travada. Bom já comprei e entregou lá a nova, espero que funcione, mas ele também percebeu o ponto demasiadamente atrasado, o que deixa o carro muito ruim de arrancada, então esse tipo de coisa eu tenho que resolver antes de mostrar o carro para mais alguém.

Eu até me arrependi de deixar o Alan mostrar o carro para o canal Alma Automotiva, ainda não está pronto para isso, mas eu nem sabia que estava assim, para mim já estava bom.

Vamos ver!!!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 10 Jun 2022, 22:48

Olá, boa noite!

Hoje eu pedi para o meu irmão mandar uma foto do módulo de ABS para eu tentar descobrir o modelo certinho e tentar a partir dela ver se seria possivel retirar a parte eletrônica sem ter que mexer na hidráulica.

Imagem
Módulo original instalado no carro


Uma coisa que eu descobri, e que de certa forma foi um alívio, foi que o módulo ABS do Opel é o mesmo de alguns Omega de primeira geração e Vectra´s A e alguns modelos 97 que foram fabricados no Brasil, o que me deixa um pouco mais confortável pois existem alguns poucos à venda no mercado de peças usadas.

Não que isso seja de alguma forma uma solução perfeita (será que estes estão bons?) mas pelo menos tenho planos B, C (...) caso o módulo do meu não dê reparo.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagens da internet de um módulo igual ao meu.


Os preços variam, de R$250,00 em um módulo bem surrado com conector do plug quebrado a até R$1300,00 em um "revisado" (La garantia soy yo!) mas só em saber que alguma hora eu conseguirei achar um bom com valor dentro do razoável sem precisar importar da Europa já me tranquiliza bastante.

Aonde o bicho pega? Aparentemente não será possível separar a parte eletrônica da hidráulica com o conjunto no lugar, isso porque os parafusos Torx ficam na parte de baixo e eu não acredito que tenha espaço para afrouxar eles com o módulo instalado.

Nesse caso eu vou precisar retirar todo o conjunto para fazer isso, o que eu não queria pois isso fará com que eu tenha que fazer sangria no sistema o que vai acabar por não somente encarecer como complicar ainda mais esse trabalho e que provavelmente terá que ser feito em oficina.

Se eu conseguisse comprar apenas a parte eletrônica (Kelsey-Hayes EBC 415) eu poderia já ir fazendo uma revisâo nele e levaria em uma oficina e só substituiria um pelo outro e já faria a sangria e já é, o problema é ter que retirar o módulo e levar ele para algum lugar para abrir e refazer as soldas enquanto o carro fica parado e com as linhas de freio abertas, isso que não queria, mas vamos ver o que eu consigo fazer.

O próprio Alan se prontificou de fazer o reparo na placa mas para isso talvez precisemos deixar o carro em alguma oficina lá em Guararema.

Bom, existe luz no fim do túnel, só não sei como chegar até ela...

:62:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3400
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por chirola » 11 Jun 2022, 16:49

sei que no fim da historia vai acabar comprando um la fora akkakakakaka, mais ter a opção para plan B e sempre uma boa .

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 12 Jun 2022, 13:29

chirola escreveu:Fuente del Mensaje sei que no fim da historia vai acabar comprando um la fora akkakakakaka, mais ter a opção para plan B e sempre uma boa .

Então, eu acho que se não tivesse opções no mercado nacional talvez sim mas como tem só faria sentido se eu encontrasse uma peça nova de estoque antigo por um valor rasoável, até porque neste caso precisaria fazer a programação do módulo para o modelo do carro, já que esse mesmo módulo poderia estar em um Vectra A/B, Astra, Omega... e como esses já eram de Vectra acredito que não tenha problema.

Imagem

Tem esse módulo completo à venda no Mercado Livre por R$418,00 e no anúncio tem uma pergunta de setembro de 2020 que alguém perguntou o valor mínimo e a resposta foi R$345,00, isso a quase dois anos, ou seja, eu acredito que consiga um valor semelhante, fiz a pergunta lá, a peça está a pelo menos dois anos disponível à venda então espero que a pessoa esteja interessada em vender. Caso consiga comprar eu peço para enviar direto para o Alan, peço pra ele fazer uma revisão na parte eletrônica e já tento trocar eu mesmo ou levo em alguma oficina já com a peça para substituir e fico com a outra como reserva e reparo ela depois.

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3400
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por chirola » 12 Jun 2022, 23:27

3 uma boa asim o carro não fica desmontado em oficina , e coloca uma peça revisada

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 13 Jun 2022, 19:36

chirola escreveu:Fuente del Mensaje 3 uma boa asim o carro não fica desmontado em oficina , e coloca uma peça revisada

Ainda mais assim com a linha hidráulica dos freios aberta, por isso eu estou preferindo talvez comprar uma segunda peça para quando for fazer já ter a substituta.

Imagem
Módulo instalado no Opel

Eu ainda não vi o carro pessoalmente, ainda está lá no meu irmão, só devo pegar dia 16, então eu ainda não pude ver o quanto difícil seria para tentar retirar o módulo eletrônico do bloco hidráulico, porém ontem eu achei um anúncio no Mercado Livre que tinha a foto de um módulo igual ao meu ainda no suporte e por essa foto "talvez" seja possível sim retirar o módulo com o ABS ainda instalado sem precisar retira-lo do carro.

Imagem
Setas indicam os parafusos para retirar o módulo eletrônico


De qualquer forma eu desisti de comprar aquele módulo da mensagem anterior devido a aparência dele, está bastante sujo e acabou que ontem eu achei um com a aparência muito melhor e eu acredito que tenha melhores chances de estar funcionando bem, podendo até substituir o conjunto todo caso necessário e o valor é praticamente igual, R$430,00..

Imagem
Imagem
Imagem


E por falar em Mercado Livre uma coisa que eu percebi foi que existem 12 peças iguais a minha à venda na plataforma, o que me surpreendeu pois achei que teria dificuldades em encontrar no Brasil, porém a curiosidade maior é que quase a totalidade se encontra na região sul do país, apenas uma está no Espírito Santo, dos outros três estão no Rio Grande do Sul, três em Santa Catarina e cinco no Paraná!

Os valores variam entre R$200,00 e R$600,00, mas a maioria tem a trava do plug danificada, logo uma parte importante do módulo eletrônico, e havia um em SP que era o mais caro, estava sendo pedido R$1290,00 mas o anúncio foi pausado.

Esse de R$430 que eu postei as fotos em cima está com uma aparência muito boa, mas como eu devo pegar o carro daqui a três dias eu devo primeiro verificar se consigo tirar a parte eletrônica sem mexer no conjunto, caso negativo eu peço essa peça, mando para o Alan dar uma olhada nele e talvez até refazer as soldas do relé e troco o módulo inteiro, e aí eu faço uma revisão no módulo original do carro e deixo ele de reserva ou revendo, sei lá.

Vamos aguardar para ver o que vai acontecer agora!!!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 14 Jun 2022, 22:33

Boa noite pessoal, atualização do front de batalha!

Comprar peças usadas não é tão simples quanto parece, entrei em contato com a empresa que está vendendo o módulo que aparentemente estava em boas condições mas ao pedir mais fotos deu para perceber um grave problema que é a trava do plug quebrada, ou seja, não tem como garantir que o conector vai ficar preso corretamente e se em caso de trepidação ele não vai se soltar.

Imagem
Por R$430,00 mais R$46,20 de frete, peça com parte hidráulica bonita mas infelizmente com trava do plug quebrada


Imagem
Por R$600,00 mais R$13,70 de frete, com a trava perfeita mas aparenta ter sido exposta ao tempo


Imagem
Módulo ABS do Opel com conector plugado para referência


O pior é que parece que esse problema é bastante recorrente, inclusive lá fora várias unidades sofrem do mesmo problema, que pra mim praticamente inviabiliza o uso da peça. A maioria delas estão com esse mesmo problema e não somente isso, costumam estar com a aparência externa bastante ruim, o que não é o caso dessa, mas infelizmente não vou poder comprar. Hoje apareceu mais uma peça mas o cara quer R$700,00 fora o frete, e isso o módulo sem garantias de funcionamento, não dá!

Imagem
Por essa foto dá pra ver que se retirar o reservatório e a caixa de relé o acesso ao ABS não fica tão ruim, vou tentar arrumar o meu mesmo sem tirar o bloco hidráulico, espero que consiga!


Imagem
Imagem
Imagem
Essa aqui está por R$380,00 e com frete grátis, não está tão bonito quanto a primeira mas pelo menos tem as travas do plug intactas e talvez com uma boa limpeza a aparência fique tão boa quanto ou pelo menos quase e o valor está muito bom.


Agora mudando um pouco de assunto, ontem eu achei por acaso no Mercado Livre uma peça que eu já tinha procurado muito, inclusive lá fora, mas que eu ainda não tinha encontrado e que por conta disso eu tinha até trocado as fechaduras do carro, que foi uma chave original Opel virgem. O bicho é caro, mas eu acabei não resistindo e comprei, deve chegar sexta.

Imagem
Eu sei, preciso me internar... mas só se vive uma vez e mais vale um gosto que dinheiro no bolso, depois eu me resolvo com o SPC...


:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3400
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por chirola » 15 Jun 2022, 03:49

Peça usada no geral tem aspecto de abandonada rsrrsrsrsr ficam acumuladas em estantes por tempos não tem como ter aspecto bonito já trabalhe em desmanche e como sai a peça vai pro stock ninguém limpa a peça da foto tem sujeira acumulada pelo tempo de uso e tempo de stock ,oroblema não e a trava soa os bruto que desmonta ,
A chave não vou falar nada , só incrementar um parabéns por ter conseguido algo que VC queria e acabou achando jajajajja se não gastase na chave gastaria em outra coisa .

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 21 Jun 2022, 17:51

Então pessoal, vamos lá para as novidades:

Finalmente eu peguei o carro com meu irmão, o carro a princípio, fora a luz de ABS e Airbag acesas estava funcionando normalmente, porém em algumas condições como entre 2500 e 3000rpm e carga no motor (ultrapassagens ou subidas) ele perdia potência e dava uma vibração como se tivesse perdido um cilindro.

Conseguimos colocar o OPCom no meu computador e percebemos que nessa condição (usando o OPCom enquanto dirigia) o avanço de ignição ficava fixo em 10º, o que eventualmente poderia sugerir um problema no sensor de detonação. Antes de passar o cartão pra comprar um sensor novo decidi verificar o aperto do dele no bloco, que é crítico para o correto funcionamento dele, e percebemos que ele mal estava apertado (o correto seria 2Nm). Melhorou um pouco, mas pode ter sido por sorte, mas definitivamente não curou o problema.

Imagem

Bom, viajei com ele para SP com mais 3 adultos e bagagem, ele subiu relativamente bem, porém mais uma vez em alguns momentos ele ainda demonstrava os mesmos sintomas. Como eu já tinha percebido que os cabos de vela se conectavam e se soltavam com muita facilidade da bobina eu resolvi trocá-los e, ao que tudo indica, o problema foi solucionado, pelo menos até agora não deu novamente, mesmo repetindo as mesmas condições que faziam esse problema aparecer.

O que eu suspeito é que nessa condição (determinada carga com determinada RPM) o motor deve apresentar uma vibração aonde os cabos de vela com uma certa folga deviam vibrar e causar algum tipo de fuga de centelha, bom isso é apenas uma suposição obviamente, mas o importante é que, pelo menos à princípio, ficou bom.

Imagem

Em relação a luz do Airbag eu confirmei que é o conector do pré-tensionador do banco direito que tem algum mal contato, o que eu vou verificar assim que chegar em casa, mas agora com o OPCom fica fácil resolver.

Imagem

Já o ABS eu estou pensando em encarar essa treta eu mesmo e devo retirar o módulo e trocar a solda do relé, se der certo eu reinstalo e levo em alguma oficina para fazer a sangria. A intenção de fazer não é só para tentar reduzir custos mas também porque nem sei se alguma oficina permitiria que eu levasse o módulo para ser reparado além do risco de não dar certo e o carro ficar travando vaga na oficina enquanto o outro módulo não chega.

Pensei em comprar um módulo e instalar ele mas além do gasto talvez desnecessário ainda vou acabar com outra peça guardada lá em casa, mas se não der certo o meu reparo eu compro outro módulo mesmo e instalo e levo para sangria, vamos ver se vai dar certo!

Imagem

Agora, depois de gastar R$8500,00 de mão de obra de restauração elétrica, fora o material, será que era para eu estar tendo esse trabalho todo? Sei não, mas a vida que segue...

E por último finalmente saiu a matéria da página Alma Automotiva (https://almautomotiva.com.br/materia-so ... da-curva/5) sobre o Opel, ficou bem bacana! Parece que vai sair um vídeo também, vamos aguardar!

Imagem

Valeu!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3400
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por chirola » 22 Jun 2022, 00:42

E uma deraça pagar e ainda renegar ,já pasei por coisas asim ,to para arrumar meu ar condicionado mais da ate medo os caras arrumam uma e estavam outra rsrsrsrr, também tentaria arruma eu mesmo se for coisa simples carro Laredo em oficina não curto muito .
No caso do Opel tem que levar como um hoby ou pira a cabeça vai arrumando nos tempos libres y cuando sbra uns trocos

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3400
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por chirola » 22 Jun 2022, 01:22

O concerto do pretensões do banco acho que tinha tutorial aqui no forum ,
Legal VC ter conseguido instalar o opcom na mac ,na época VC tinha uma mac , ajuda e muito a achar causas de defeito .

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 22 Jun 2022, 07:05

chirola escreveu:Fuente del Mensaje E uma deraça pagar e ainda renegar ,já pasei por coisas asim ,to para arrumar meu ar condicionado mais da ate medo os caras arrumam uma e estavam outra rsrsrsrr, também tentaria arruma eu mesmo se for coisa simples carro Laredo em oficina não curto muito .
No caso do Opel tem que levar como um hoby ou pira a cabeça vai arrumando nos tempos libres y cuando sbra uns trocos

chirola escreveu:Fuente del Mensaje O concerto do pretensões do banco acho que tinha tutorial aqui no forum ,
Legal VC ter conseguido instalar o opcom na mac ,na época VC tinha uma mac , ajuda e muito a achar causas de defeito .

Ahhhh bacana! Vou procurar esse tutorial sobre os Pré-tensionadores, vai ser útil!
Em relação ao computador eu não instalei o OPCom no Mac, já comprei muito a contra gosto um Windows e instalei nele mesmo, mas está sendo muito útil inclusive para verificar o funcionamento da sonda Lambda que troquei e finalmente está operando de forma correta, inclusive esqueci de falar que já andamos mais de 900km (SP-RJ-SP) sem acender a luz de injeção!
Daqui a pouco eu vou encarar mais 450km de estrada, vamos ver como ele vai se comportar!
:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4068
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Ju_Bueno » 22 Jun 2022, 07:42

Mais chato do que penar para encontrar a causa de algum problema é pagar para resolvê-lo e ele voltar...

Tudo bem que foi por uma pequeníssima fração do que você gastou, mas já paguei 3 vezes para acabar com o vazamento da tampa do comando de válvulas e continua lá melado de óleo... e também o cárter - a patroa me deu o ultimato por causa do sujeira no piso dela, mandei fazer o serviço e adivinha: daqui a pouco ela proíbe de pôr o carro na garagem até ser resolvido a pingadeira.

Daí bate a dúvida: defeitos crônicos desse motor ou o mecânico que não acerta a mão?? :13:
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 24 Jun 2022, 13:05

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Mais chato do que penar para encontrar a causa de algum problema é pagar para resolvê-lo e ele voltar...

Tudo bem que foi por uma pequeníssima fração do que você gastou, mas já paguei 3 vezes para acabar com o vazamento da tampa do comando de válvulas e continua lá melado de óleo... e também o cárter - a patroa me deu o ultimato por causa do sujeira no piso dela, mandei fazer o serviço e adivinha: daqui a pouco ela proíbe de pôr o carro na garagem até ser resolvido a pingadeira.

Daí bate a dúvida: defeitos crônicos desse motor ou o mecânico que não acerta a mão?? :13:

É, realmente isso é complicado!

Em relação ao motor do Opel felizmente o problema não apresentou mais após a troca dos cabos de vela, mesmo depois da viagem de volta e mais quase uns 100km aqui no Rio o carro está se comportando perfeitamente e nada de luz de injeção acesa, então eu considero esse problema solucionado!

Agora só falta resolver o problema do ABS, na verdade eu tentei resolver o problema, no próximo post eu explico mais detalhadamente o que eu fiz, mas eu acabei pedindo um outro módulo, vamos ver se resolve.

:88:

chirola escreveu:Fuente del Mensaje O concerto do pretensões do banco acho que tinha tutorial aqui no forum [...]

Eu procurei e não achei, você saberia me dizer qual é esse tópico?

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 24 Jun 2022, 14:17

Bom, vamos agora a atualização em relação ao problema do ABS...

Imagem
Módulo ABS ainda instalado no carro


O ABS do carro tem apresentado uma pane intermitente, e no scanner aparece como problema no relé da bomba, isso é algo relativamente comum nos módulos de carros antigos e, quase sempre, não passa de um problema de "solda fria", que é quando a solda de algum componente se deteriora e perde o contato elétrico.

Imagem
Módulo fora


Imagem
Em casa

Imagem
Tentando abrir a parte eletrônica


Aparentemente esse módulo não foi feito pensando em reparação, talvez eles não acreditaram que o carro poderia durar tanto ou que talvez existisse reposição eterna, vai saber, mas o certo é que eu não esperava que fosse tão difícil abrir essa parte eletrônica, primeiro por ver que tinham parafusos por baixo e também pelo espesso isolamento emborrachado em volta de toda borda. E eu perdi muito tempo tentando retirar essa borda emborrachada em vão pois ainda assim a tampa era colada no resto da peça.

Imagem
Mas eu sou brasileiro, desisto nunca!


Só que a tampa inferior ficou uma bosta, para eu ter acesso a parte de baixo ela acabou em vários pedaços, só que eu não tinha tempo para fazer algo melhor que seria achar uma placa de plástico que eu pudesse substituir a tampa original já que o carro estava na oficina com a promessa que eu voltaria logo.

Imagem
As soldas que eu precisaria refazer


E não somente isso, eu estava tão chateado da forma que precisei fazer para abrir o módulo (além da sujeira que fez na minha sacada!) que eu já tinha decidido, iria remontar o ABS e pedir outro, só que como já tinha "quebrado o torque" dos parafusos (que prendem a parte eletrônica no bloco hidráulico) agora eu provavelmente vou conseguir substituir somente a parte eletrônica sem precisar retirar todo o conjunto e evitar toda a questão de sangrar os freios novamente.

Imagem
Imagem
Módulo remontado e limpo


Imagem
É, eu sei... também achei que ficou uma m... mas vou arrumar!


Bom, resumindo, eu acabei praticamente não tendo tempo de fazer com calma as soldas, fazendo apenas duas, remontei igual minha cara e levei o conjunto para reinstalação no carro, mas já pedi outro e espero conseguir trocar só a parte eletrônica com ele no lugar.

Imagem
De volta!


Em relação ao módulo antigo, eu devo mandar ele para o Alan para refazer essa solda e quando voltar eu vou, agora com calma, procurar uma alternativa para fechar com uma só peça a parte de baixo e deixar ela como reserva.

Semana que vem deve ter mais novidades em relação a isso quando a peça chegar!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3400
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por chirola » 24 Jun 2022, 23:12

Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje Eu procurei e não achei, você saberia me dizer qual é esse tópico?

Vou dar uma olhada ver se acho

Para abrir o modulo ache uma Serrinha e paciência pode d certo, mais ISO falo depois de ver ele nas fotos na minha mao teria feito uma meleca também sendo o primeiro que abriria.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3400
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por chirola » 24 Jun 2022, 23:16

acho que era este topico aqui
viewtopic.php?f=49&t=156&hilit=falha+airbag
o forum e magico tudo fica arquivado , sei que as redes sociais sao mais rapidas nas respostas ,mais nao tem tudo oque tem no forum e uma enciclopedia de anos e anos de aporte dos membros que a troca de nada compartem experiencias e informacao .
e sempre peso e falo para dar feed back cuando resolvem algum problema asim fica arquivado para ajudar a quem gosta de manter seus carros em dia. :88:

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 01 Jul 2022, 16:37

chirola escreveu:Fuente del Mensaje acho que era este topico aqui

Valeu meu camarada! Eu tenho uma grande dificuldade em navegar pelo fórum, não acho quase nada que eu quero..
:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

1066 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 390 visitantes

Bem-vindo: 19 Abr 2024, 10:09