O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Carros dos Membros (Vectra)Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André
Aqui você pode postar as fotos e vídeos do seu carro.

1066 mensagens
Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por chirola » 22 Jun 2019, 14:05

oi andre, o motor misterioso esse doseu carro achar informaçao dele e dificil praca... , pelo que consegui achar de informaçao parece realmente ter dois modelos de soporte um para ar e um sem ar mesmo pelas fotos que ache o sistema e suporte e similar ao do 2.0 ele tem uma peça que funciona como soporte para o compressor de ar o que nos modelos sem ar muda o nos 8v tem variaveis olha a foto que ache com o soporte do compressor Imagem
entao o sopote do motor e parafusado no soporte do compressor de ar igual ao 2.0 16v, se nao tivese ar acredito que a peça no estaria no lugar e o soporte do motor seria o que parece um braço mais comprido e vai parafusado direto na lateral do bloko com 4 parafusos, abria que ver como foi instalado o compressor no seu carro .
e sim realmente foi melhor quebrar a peça do servo com o carro parado em casa que viajando nao estrada, vc viaja constantemente com o carro e conhece ele em caso de emergencia coseguiria manter a calma e contornar a situaçao vc trabalha com aviaçao e sabe que manter a calma e primordial em uma emergencia para poder pensar de forma rapida e limpa sem ser atrapalhado pelo desespero, mais se por uma eventualidade acontece uma desgraça(deus nao permita) com a sua mulher que derrepente tem menos experiencia o resultado poderia nao ser o mesmo, e mais se ela descobrir a conta das peças que coloco no carro pode utilizar essa disculpa kakakakak, fala para ela seguridade e tudo, valeu
e so nois dois que escreve mais sertesa tem gente que da uma espiada no topico

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 22 Jun 2019, 16:58

chirola escreveu:Fuente del Mensaje oi andre, o motor misterioso esse doseu carro achar informaçao dele e dificil praca... , pelo que consegui achar de informaçao parece realmente ter dois modelos de soporte um para ar e um sem ar mesmo pelas fotos que ache o sistema e suporte e similar ao do 2.0 ele tem uma peça que funciona como soporte para o compressor de ar o que nos modelos sem ar muda o nos 8v tem variaveis olha a foto que ache com o soporte do compressor Imagem
entao o sopote do motor e parafusado no soporte do compressor de ar igual ao 2.0 16v, se nao tivese ar acredito que a peça no estaria no lugar e o soporte do motor seria o que parece um braço mais comprido e vai parafusado direto na lateral do bloko com 4 parafusos, abria que ver como foi instalado o compressor no seu carro .
e sim realmente foi melhor quebrar a peça do servo com o carro parado em casa que viajando nao estrada, vc viaja constantemente com o carro e conhece ele em caso de emergencia coseguiria manter a calma e contornar a situaçao vc trabalha com aviaçao e sabe que manter a calma e primordial em uma emergencia para poder pensar de forma rapida e limpa sem ser atrapalhado pelo desespero, mais se por uma eventualidade acontece uma desgraça(deus nao permita) com a sua mulher que derrepente tem menos experiencia o resultado poderia nao ser o mesmo, e mais se ela descobrir a conta das peças que coloco no carro pode utilizar essa disculpa kakakakak, fala para ela seguridade e tudo, valeu
e so nois dois que escreve mais sertesa tem gente que da uma espiada no topico

Pois é amigo, e para complicar ainda mais vários carros da Opel usaram esse motor X16XEL, o Vectra, o Astra, a Zafira e cara um com suporte diferente e eu acredito que esse motor que você mandou foto não seja de Vectra...

Imagem
Posso estar enganado mas eu acho que o suporte para carro com ar seja esse aqui, pois o outro atravessaria exatamente aonde o compressor do ar fica e esse aqui vai por cima do compressor deixando passagem para a correia passar pelas laterais.

Imagem
Assim que ele trabalha com o coxim do motor...

Imagem
Hoje tentei tirar umas fotos da peça para tentar entender o que fizeram lá. Obviamente a peça não tem bom acabamento, mas parece ter sido bem feita...

Imagem
Nessa foto dá para perceber que eles fizeram "uma curva" para desviar da polia do compressor.

Imagem
Como é feita a fixação da peça no motor e no compressor.

Eu procurei bastante na internet mas não tem praticamente nada sobre esse assunto, eu tinha descoberto um brasileiro que mora em Portugal e que tem um carro exatamente assim, tinha até o contato dele mas não tenho conseguido contato com ele, senão seria mais fácil descobrir como é, mas assim que as peças chegarem vai ficar mais fácil descobrir, tomara que esse compressor seja compatível senão vou ter que usar o compressor que estou guardando já ha algum tempo para o GLS...

Imagem
Essa foto ao ar livre dá para visualizar melhor como ficou os frisos pintados de preto!

Vaaalew!!!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por danrmp » 23 Jun 2019, 20:10

Sem dúvida os frisos ficaram melhores na cor preta.

Quanto à vibração, até este suporte adaptado pode influenciar. Os coxins hidráulicos, quando novos, dão muita diferença (troquei no meu carro e valeu a pena - fotos na garagem). Tenha o cuidado de conferir o part number, pois há vários modelos de coxins hidráulicos, visualmente semelhantes.

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 23 Jun 2019, 22:22

danrmp escreveu:Fuente del Mensaje Sem dúvida os frisos ficaram melhores na cor preta.

Quanto à vibração, até este suporte adaptado pode influenciar. Os coxins hidráulicos, quando novos, dão muita diferença (troquei no meu carro e valeu a pena - fotos na garagem). Tenha o cuidado de conferir o part number, pois há vários modelos de coxins hidráulicos, visualmente semelhantes.

Opa amigo, muito obrigado, também achei que eles ficaram melhores preto sim, nem sei porque demorei tanto para fazer essa modificação!

Na verdade eu tinha ido a vários lugares para fazer cotação de custo para pintar, maioria R$150,00 mas teve um que me cobrou o absurdo de R$400,00!!! Comprando o material todo, tinta, lixa, fita crepe e produto para tirar tinta mais um Thinner gastei acho que uns R$70,00... muito melhor e nem dá tanto trabalho assim fazer!

Então, em relação aos coxins vou dar uma olhada la na sua garagem, você colocou os originais ou paralelos?? Eu não tenho muita referência em relação a qualidade, geralmente procuro colocar original sempre que possível, o "bracinho" superior direito já tinha trocado, agora troquei o traseiro e já está chegando o direito, todos originais comprados usando o código do catalogo da Opel, mas o esquerdo deu só tenho achado paralelo, bem mais barato, mas não sei se vale a pena.

No que diz respeito ao suporte adaptado influenciar na vibração concordo plenamente, apesar de todo o capricho que [eu duvido que] eles tiveram ele pode ter ficado ligeiramente fora de gabarito, deixando o coxim "forçando" ou "torto" o que pode danificar o coxim em pouco tempo ou fazer o motor trabalhar desalinhado, o que não é nada bom! Antes de trocar eu vou pedir para dar uma boa olhada para ver se esse não seria o caso. Só fico preocupado em quando a peça original chegar aqui não perceber que falta mais alguma coisa ou vai ser incompatível com o compressor, esse tipo de coisa....

(O ideal seria esperar e fazer a troca com o suporte original de uma vez mas sinceramente eu duvido que consiga esperar!)

Além do que essa peça fabricada é feita em um metal (provavelmente aço) duro, a original é em alumínio, esses dois metais tem propriedades mecânicas bem diferentes, isso sem contar da forma que foram construídos, então esse que está hoje pode estar "ressonando" com a vibração do motor, induzindo essa sensação desagradável.

Então só aguardando chegar tudo para trocar mesmo!

Valew pelas dicas amigo!!!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por chirola » 24 Jun 2019, 15:41

oi andre, a foto que poste e sim de um vectra 1.6 o que marque com bermelho e o soporte so compressor de ar e o soporte que vc mostra na foto vai parafusado nele
igual ao 2.0 16v e mais para trocar a correia poli-v do meu carro foi um parto tirar o soporte case nao tem espaço para tirar o parafuso de cima do soporte que vc mostra nao foto.
Imagem
pode ver o esticador fica no meio dos dois soportes
Imagem
e como se fose um soporte em duas peças
pelo que da para ver na adaptaçao que foi feita no se carro ao nao ter ar foi fabricado um soporte para o compressor e cixim tudo junto
detalhe o compresor ele fica fixo nao tem regulagem o que regula a correia e o esticador automatico que e o mesmo do corsa se nao me engano.
os frisos das portas preto ficam mais bonitos eles acompanham a linha do parachoque o detalhe do pisca no paralama acusa ele ser importado o brasileiro pelomenos ate 99 nao tinha.

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 24 Jun 2019, 19:20

chirola escreveu:oi andre, a foto que poste e sim de um vectra 1.6 o que marque com bermelho e o soporte so compressor de ar e o soporte que vc mostra na foto vai parafusado nele
igual ao 2.0 16v e mais para trocar a correia poli-v do meu carro foi um parto tirar o soporte case nao tem espaço para tirar o parafuso de cima do soporte que vc mostra nao foto.
Imagem
pode ver o esticador fica no meio dos dois soportes
Imagem
e como se fose um soporte em duas peças
pelo que da para ver na adaptaçao que foi feita no se carro ao nao ter ar foi fabricado um soporte para o compressor e cixim tudo junto
detalhe o compresor ele fica fixo nao tem regulagem o que regula a correia e o esticador automatico que e o mesmo do corsa se nao me engano.
os frisos das portas preto ficam mais bonitos eles acompanham a linha do parachoque o detalhe do pisca no paralama acusa ele ser importado o brasileiro pelomenos ate 99 nao tinha.


Amigão, você matou a charada agora!

Eu sempre fiquei matutando aqui, achando que faltava alguma coisa, mas só quando a peça chegasse eu iria ter certeza, agora eu só não sei se o compressor que eu tenho nele hoje vai ser compatível com o meu suporte, aí vai ser necessário trocar ele.

Quando vi sua mensagem a princípio achei que poderia servir o suporte de compressor do motor 1.6 16V do Corsa, mas tem a bomba da DH que parece que usa o mesmo suporte, então talvez o do Vectra nacional sirva.... estou pesquisando sobre isso!

Imagem
No site do catálogo de peças o suporte do compressor fica em uma parte do site e não achei os suportes para o 1.6, só para o 1.7 (diesel) e 2.0, daí não sei se é o mesmo para o meu, pedi para o Antônio que importa as peças da Alemanha para pesquisar para mim.

Imagem
Já a parte do suporte do motor ficava em outra parte no site, por isso era difícil se ligar que um complementa o outro.

Imagem
Essa é a peça do Vectra nacional, tomara que seja compatível.

Imagem
Se eu achar uma peça assim barato em desmanche talvez eu compre para tentar!

Amigão, muito obrigado pela ajuda, você foi dez!

Valew!!!!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 24 Jun 2019, 21:42

Depois dessa última mensagem eu lembrei de um vídeo da High Torque de 2014, aonde eles fizeram uma revisão em um Vectra CD 16v, e tiraram o motor por baixo, com ele ainda preso ao agregado o que permitiria uma visão perfeita do sistema de fixação e suporte do motor.

Imagem
Momento que eles começam a subir o carro após liberar toda a parte mecânica dele.

Imagem
Obviamente o suporte do coxim não é o mesmo, mas serve para se ter uma idéia de como ele deve ser.

Imagem
Em detalhe, inclusive dá para perceber que falta um parafuso.

Imagem
Aqui já sem o suporte do coxim dá para ver melhor o suporte do compressor.

Bom, o motor do Vectra nacional é Família 2, já o X16XEL do Opel é um Família 1, então não sei se esse suporte do compressor será compatível, realmente só testando para ver.****

Imagem
Para piorar achei uma foto de um motor na internet que mostra um suporte traseiro do compressor que não sei se é original ou não mas não achei ele no catálogo, porém, como eu também não tinha visto o suporte do compressor eu não posso garantir que ele não existe...

kkkkkk

Valew pela ajuda ae mais uma vez Chirola!

Abração a todos!!!

:88:

****Um último adendo aqui: já tinha mandado essa mensagem quando decidi mudar mais uma vez o foco no site da Opel, primeiramente eu achei os suportes do coxim na parte de motor, depois eu achei o suporte do compressor na parte do ar condicionado, mas era do motor 2.0, aí eu resolvi procurar na parte de hidráulico aí eu finalmente achei para o motor X16XEL o suporte do compressor e da bomba de direção hidráulica lá e, boa notícia, achei o código da peça e dentre várias opções tinha o código 90.528.680 que é o mesmo que tem no Vectra nacional, ou seja, vai ser super fácil de resolver isso!!!

ImagemImagemImagemImagem

Valew galera!!!

:88: :88: :88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por chirola » 25 Jun 2019, 17:05

ai dei uma olhada e pelo numero de peça que vc acho e o mesmo do vectra 16v nacional paso um anuncio para vc ver, e um soporte de um 2.2 16v e tem a mesma numeraçao de peça que vc consiguio
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... iginal-_JM
aos poucos vai, e dificil porque como fale mais acima nao tem muita informaçao dese modelo de motor no vectra entao cada paso que se da e um logro e muita pesquisa.
o bom de conseguir o numero de peça e ver que o nacional e compativel e que se comprar um soporte usado ele seria original com numero de peça e logo de gm gravado ficaria igual ao saido de fabrica com ar, ao ser um opcional nao quita originalidade do carro, o funcionamento seria perfeito e as correias e motor trabalhariam alinhadisimos.
o radiador condensador e ventoinha vc tem original o compressor que caso nao seja compativel a fixaçao teria que trocar.
no print do video que vc coloco o compressor e preso com um parafuso lateral como nos motores familia 2 nacionais igual ao soporte do anuncio que pase para vc
Imagem
na foto do soporte familia 1 que vc coloco a fixaçao do compressor e frontal o que poderia facer funcionar o compressor que vc tem caso a foraçao coincida
fico feliz de poder ajudar

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 25 Jun 2019, 22:33

chirola escreveu:Fuente del Mensaje ai dei uma olhada e pelo numero de peça que vc acho e o mesmo do vectra 16v nacional paso um anuncio para vc ver, e um soporte de um 2.2 16v e tem a mesma numeraçao de peça que vc consiguio[...]

[...]na foto do soporte familia 1 que vc coloco a fixaçao do compressor e frontal o que poderia facer funcionar o compressor que vc tem caso a foraçao coincida[...]


Opa amigão!!!

Então, existem alguns P/N diferentes, provavelmente mudando formato, compatibilidade entre compressores e tal, mas o site não é muito claro sobre isso, só sei que um deles é o mesmo que veio no Vectra nacional então fica mais fácil usar o mesmo compressor que eu tinha comprado para o meu GLS já que esse que está instalado hoje infelizmente tem furação na frente enquanto o original é lateral, daí aproveito logo para trocar o condensador e ventoinha e neste caso para ter um sistema original fica faltando as mangueiras, talvez o evaporador e a parte elétrica.

Hoje eu fui a dois desmanches aqui na cidade aonde estou para procurar esse suporte, um deles o carro já está sem motor, cheguei a ir a uma sala lá dentro aonde deveriam ter uma centena dessas peças, de todos os carros, vasculhamos muito mas não achamos nenhum para o Vectra.

No segundo desmanche o carro ainda está relativamente inteiro, tinha a peça mas o dono pediu R$150,00 por ela, o que pra mim é um absurdo em uma peça que provavelmente nunca será vendida pois só estraga se o jumento espanar a rosca, mas isso deve ser raro, então como eu tinha ligado para um conhecido que desmancha carros no Rio e ele tem a peça por R$80,00, bem mais razoável, mas sinceramente, essa peça não deveria custar mais que R$50,00!

Mudando de assunto, uma novidade hoje foi que eu comprei um controle Corujinha novinho!

ImagemImagem

Eu já tenho um, mas está feio, botão desgastado, só que esse controle não é sistema Megamos como o do nacional, mas sim Bosch. Foi um achado por acaso pois eu uma vez cheguei a comprar ele para o meu GLS mas não funcionou devido a diferença de sistema, mas felizmente voltou a servir para o Opel, o cara pede caro, R$250,00, mas fazer o quê...

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
[...]fico feliz de poder ajudar

E ajudou demais amigo, muito obrigado!!!!!

:88: :88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por chirola » 26 Jun 2019, 12:33

realmente o soporte so quebraria em uma batida que quebraria tambem a metade do carro kakakakakakak
o agrabante aqui nao e o smodelo de soporte e sim o nome do carro e so falar vectra, omega ou kadette e deu o valor aumenta e magico.
agura se falar corsa o gol o cara e um cuitado e sai mais em conta.
cuando troque os pneus foi perguntar e ele procuram no computador pelo modelo original e deu um preço acima do anunciado na internet e a desculpa que o cara deu foi que o pneu anunciado era para outro modelo de carro sendo que o pneu tinha as mesmas medidas e especificaçoes de peso e velocidade que o saido de fabrica no vectra mais segundo ele nao serviria teria que colocar o modelo dito pelo computador e o preço era mais salgadinho.
geralmente nos ferro velho tudo o que e aluminho e nao tem muita saida se junta e se vende por peso (soportes, cabeçotes estourados, blocos, caixas etc)
e peças que deveria ter de monte ficam raras de achar o que aumenta o valor a instalaçao eletrica pode nao ser original mais da para deixar com aspecto riginal se consguir a cixinha de rele que vai no cofre e colocar os reles encaixados no soporte original se nao me engano na cixa do seu carro seria so colocar os conectores na caixinha que tem e ficaria com aspecto original, as mangueiras do ar originais pelo menos aqui sao muito caras mesmo, mais com o trabalho que vc vai facer pode abrir o capo e so se vc fala daria para ver que foi adaptado,
continuo acompanhando valeu

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 27 Jun 2019, 23:17

Boa noite pessoal, em especial para o Chirola, o cara que mais participa aqui comigo nessa empreitada que é levantar um carro que estava bastante judiado, mas que aos poucos vai voltando aos seus dias de glória!

Bom, hoje o dia foi tenso, não, não aconteceu nada ruim, pelo contrário, o dia foi em proveitoso, eu digo tenso pelo fato de ter passado literalmente o dia todo fazendo manutenção no carro! Cheguei na oficina pouco antes das 9:00h da manhã e saí de lá quase 18:00h, praticamente um dia todo de trabalho!

Ontem eu ainda estava em campos, para que não conhece Campos fica no litoral norte fluminense a 300km da cidade do Rio de Janeiro, fiz esse trajeto "porta-a-porta"em 4:00h de viajem e já estava louco para fechar um importante marco na mecânica do carro que era zerar a suspensão!

Os amortecedores ainda não estavam ruins, o que ficou comprovado na desmontagem, mas é bem assim que deve ser mesmo, as peças devem - ou pelo menos deveriam - ser substituídas ainda com alguma qualidade para que a segurança não seja afetada.

ImagemImagem
Antes da manutenção começar!

Imagem
Imagem
Depois [infelizmente sem imagens da suspensão traseira pronta...]

Foram trocados os 4 amortecedores, bandejas, pivôs, bieletas, buchas da barra estabilizadora, kit dos amortecedores, prato superiores, enfim, quase tudo da suspensão dianteira foi trocada e na traseira as buchas ainda estavam boas o suficiente para garantir sua sobrevida por mais algum tempo!

Aproveitando a manutenção eu tinha comprado no Mercado Livre o coxim direito do motor (original segundo o vendedor, mas tenho minhas dúvidas..) e tinha comprado em uma loja física em campos o esquerdo, mas esse não original. Eu sinceramente fiquei na dúvida se instalaria essas peças no carro, já que eu sempre preferi instalar peças originais, assim como tinham sido o coxim traseiro e o "ossinho" superior, porém eu vi que os que estavam instalados já não eram originais, e já estavam velhos, sendo a provável causa da vibração percebida em marcha lenta e "ja que eu tinha comprado.." vamos meter a bronca e acabei instalando mesmo assim! (resumo do resultado no final!)

Imagem
Coxim motor antes da troca, aqui dá para perceber o suporte fabricado do compressor de ar...

Imagem
Imagem
Coxins direito e esquerdo do motor depois da troca.

Aproveitei também para fazer uma troca que estava na lista de desejos desde a compra desse carro há pouco mais de um ano atrás que era a substituição da homocinética interna do lado direito que estava com a coifa rasgada desde antes [vai saber desde quando..] de eu pegar o Opel, mas como já estava nos planos mexer na suspensão eu esperei pacientemente por esse dia e finalmente ele chegou!

Imagem
Eu já tinha comprado uma homocinética "de vectra 2.2 Automático" há quase um ano atrás, então era uma peça que já estava na mão, o que eu não contava - na verdade contava, mas tinha esperanças de que não aconteceria isso..- era que a peça fosse diferente... mas era!!

:62:

O engraçado que mesmo depois de tanto abuso, de rodar pelo menos 20 mil km sem coifa e depois sem graxa, a junta homocinética não tinha folga, e se eu tivesse conseguido uma coifa nova para substituir ela mesma voltaria tranquilamente para a posição dela já que nunca deu um estalo ou qualquer coisa que aparentasse defeito e visivelmente também estava em boas condições!

Imagem
Homocinética ruim e a nova, quase um espelho da outra!

Dá para ver na foto anterior que a peça nova é maior, o que em si não era o problema pois havia espaço, mas sim que o eixo era mais largo e as "estrias" eram diferentes, então eu tive que matutar o que fazer e tentando achar o PN (Part number) pelo catalogo era complicado pois existiam uma variedade de possibilidades mas nenhuma delas tinha no Brasil, a não ser uma... o que eu achei estranho, que batia a numeração com o Monza, Kadett e Ipanema, mas aí me veio a idéia "e se for igual do corsa 1.6 AT?", e não deu outra, pesquisando no Mercado Livre percebi que as peças eram gêmeas e ligando para uma autopeças proximo aonde estava rapidamente chegou a bendita homocinética (mais R$150,00 reais, affe!) e mais um retentor para substituir o velho que estava ali já começando a "melejar".

Então, como ele se comportou depois de tanto trabalho???

Olha o carro já andava bem, agora realmente parece carro zero! Tudo muito durinho, justinho, sem barulho de nada!

E em relação aos coxins do motor? A vibração do motor melhorou 80%! Antes em marcha lenta, em Drive e com ar, vou te falar, me incomodava.. a impressão que eu tinha é que aquilo ajudou - se é que não foi o principal motivo - a estragar o catalizador. O volante, os comandos de seta e limpador vibravam visivelmente. Eu não aguentava aquilo e sempre quando parava em algum semáforo eu colocava em Neutro e a vibração diminuia, não zerava, mas diminuia para níveis aceitáveis.

Hoje está assim:
Lenta, carro parado, em N, ar desligado, parece que o carro está desligado, muito bom!
Lenta, carro parado, em D, ar desligado, percebe-se o funcionamento do motor, bom!
Lenta, carro parado, em D, ar ligado, volante vibra bem pouquinho, perceptível apenas por tato, aceitável.

Eu acho que com os coxins originais eu conseguiria excelente, excelente e ótimo, mas isso eu vou deixar para quando eu instalar o suporte do compressor, compressor original, literalmente substituir o sistema de ar condicionador por um original aí em coloco os coxins também originais e vamos ver se eu não acabo de vez com esses outros 20% de vibração que ainda ficaram!

Valew galera, agora vou descansar que estou muuuito cansado!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por danrmp » 28 Jun 2019, 09:32

Parabéns. Lembra que eu te falei que melhora bastante com coxins hidráulicos novos?

Colocando o sistema de A/C original, aí sim vai ficar show.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por chirola » 28 Jun 2019, 15:36

belo trabalhão vc mado no opel,
o meu carro tambem apresenta uma pequena vibraçao que incomoda um pouco (tambem e 16v)e trocando tudo nao consegui tirar. debo ter pasado algo por alto .

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por chirola » 29 Jun 2019, 11:53

o andre nao esquece de facer uma boa geometria nas rodas, com as peças novas muda, as balanças novas buchas e amortecedores podem mudar ate a cambagem,
lembro que no meu carro no inicio tinha dado uma roda uns 2 milimetros para traz defasada e ao trocar tudo na suspençao (trabalho igual ao que vc fez a roda volto a sua posiçao original e acerto a diferença de cambagem que tinha dado na primeira geometria o problema era um pivo cansado e as buchas das balanças com uma par de anos cuase se aposentandona geometria deu mais de um grau de diferença, o que pode em pouco tempo desgastar um pneu.

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 29 Jun 2019, 20:47

danrmp escreveu:Fuente del Mensaje Parabéns. Lembra que eu te falei que melhora bastante com coxins hidráulicos novos?

Colocando o sistema de A/C original, aí sim vai ficar show.

Fala meu camarada, como você está???

Então, um dos coxins, o esquerdo, não é hidráulico e nem mesmo original, marca Jahu, então acredito que por conta disso o carro ainda não está 100%, a impressão que eu fiquei é que esse coxim é de borracha maciça!

Eu estava com dificuldade de achar a original mas ontem eu pedi no Mercado Livre um original direitinho e quando chegar eu troco, infelizmente é assim, quando a cabeça não pensa o bolso é quem paga!

Quando eu conseguir instalar o A/C pelo módulo então realmente acredito que aí sim vai ficar zerado! O carro já está excelente, quando eu conseguir fazer isso então vai ficar imbatível, eu queria até ver se não tinha alguma maneira de informar ao módulo como se o ar estivesse 100% ligado, já que é bem assim que eu ando mesmo, muito dificilmente eu fico sem ar, e um "grauzinho" de rotação em marcha lenta não iria fazer mal não...

Obrigado pela participação amigo!

Imagem

chirola escreveu:Fuente del Mensaje belo trabalhão vc mado no opel,
o meu carro tambem apresenta uma pequena vibraçao que incomoda um pouco (tambem e 16v)e trocando tudo nao consegui tirar. debo ter pasado algo por alto .

Rapaz, não ei se eu sou muito lento ou o negócio é demorado mesmo, valha-me Deus, fico o dia inteiro mexendo no carro, minha mulher fica louca com isso! Em relação a vibração, bom acho que se os coxins forem originais a princípio deveria ficar zerado, mas a algum tempo atrás eu achei aqui no fórum um pessoal que diz que o problema de vibração pode ser a polia do alternador, eles instalam uma polia com roda livre que a princípio mata a vibração, eu até postei aqui um vídeo que mostra isso e postei o link do fórum também.

Imagem

chirola escreveu:Fuente del Mensaje o andre nao esquece de facer uma boa geometria nas rodas, com as peças novas muda, as balanças novas buchas e amortecedores podem mudar ate a cambagem,
lembro que no meu carro no inicio tinha dado uma roda uns 2 milimetros para traz defasada e ao trocar tudo na suspençao (trabalho igual ao que vc fez a roda volto a sua posiçao original e acerto a diferença de cambagem que tinha dado na primeira geometria o problema era um pivo cansado e as buchas das balanças com uma par de anos cuase se aposentandona geometria deu mais de um grau de diferença, o que pode em pouco tempo desgastar um pneu.

Ah pode ficar tranquilo, não saí de lá sem alinhar o carro não, inclusive os parafusos das buchas das bandejas só foram apertados com o carro no chão, para não deixar eles tensionados com o peso do carro, daí ele "torce" para cima e para baixo, mas no meio eles ficam "descansados"!

Imagem

O que é engraçado é que quando você arruma uma coisa, outra que até então não incomodava passa a incomodar. Um exemplo é a vibração do motor em marcha lenta, coisa que já tinha mas passava batido, agora incomoda bastante, mesmo eu tendo conseguido diminuir bastante, ainda assim não está 100%, mas se Deus quiser vai ficar!

Outra coisa é barulho, depois de colocar o catalizador, depois de renovar toda a suspensão, o carro está muito silencioso, exceto por um pequeno rangido no painel do lado do passageiro, coisa pequena, mas que inclusive pode diminuir após a troca do coxim esquerdo, já que ele ainda passa uma vibração para o carro.

Imagem

Agora uma coisa um pouco triste que aconteceu há poucos dias e eu ainda não falei até porque eu tinha esperança de arrumar logo mas ainda não consegui...

Pois é, ela voltou, a "mardita" luz de injeção!

:13:

A princípio ela acendia e apagava, ficava o tempo todo apagado, agora eventualmente ela acende e algumas vezes ela fica acesa e só desliga se eu desligar e religar o carro.

Cheguei a levar em uma oficina (ainda estou sem poder usar o OPCOM!) que acusou como se fosse sonda lambda. Apesar da minha sonda ser original e nova comprei outra, e nada! Acabou que eu descobri uma emenda no chicote da sonda cuja solda estava literalmente "por um fio!", levei em uma autoeletrica, o cara fez uma solda mal e porcamente lá, mas continuou na mesma. Amanhã eu vou ver se existe algum problema de continuidade nesse cabo, se tiver fica fácil resolver, agora se não tiver pode ser o pino referente ao sinal da sonda com problema de solda fria lá no módulo, ai eu não sei como resolver... só sei que eu preciso colocar esse OPCOM pra funcionar o mais rápido possível!

Bom, é uma pena, eu estava feliz por ter conseguido apagar a luz por tanto tempo, mas esse tipo de coisa pode ser causado pelo que?

Exatamente, VIBRAÇÃO! Pode até não ter sido isso mas vibração destrói tudo, na aviação mesmo a gente busca ao máximo reduzir a vibração, e eu acredito que a vibração estragou meu catalizador (quebrou o miolo interno do nada!), e ela pode estragar sensores, modulo, atuadores, plugues... Mas eu sou brasileiro, não desisto nunca, vou apagar essa luz de novo, deixa ela comigo!

Imagem

Outra coisa que finalmente eu consegui fazer ontem foi instalar a máquina de vidro manual na porta traseira direita! Eu não sei se tinha falado aqui mas já tinha comprado essa máquina acho que duas vezes e nas duas vezes a máquina era errada! Mas dessa vez deu certo, finalmente a parte interna está praticamente pronta! Aho que só falta mesmo fazer enchimento de espuma nos bancos, alguns acabamentos de parafusos e arrumar os apoios lombares dos bancos da frente, fora isso tudo 100%.

Mecanicamente suspensão perfeita, freios perfeitos, transmissão perfeita, direção perfeita, no caso do motor a única coisa que falta será trocar o coxim já comprado e tirar vazamentos na parte de baixo, mas nada que comprometa, talvez eu espere para quando for fazer uma manutenção grande aonde eu retire o motor, senão será muito gasto para pouca coisa.

Pintura, ontem eu levei ele em uma boa oficina de pintura e o cara me deu um orçamento de pouco mais de 2 mil reais para arrumar o arranhão do lado direito traseiro e do lado esquerdo, ele não me recomendou pintar o carro todo, iria ser muito dinheiro para pouca coisa a mais já que ele mesmo achou o carro bem bonito!

Hoje mesmo parado no semáforo dois rapazes abaixaram o vidro e me chamaram, levei até um susto (moro no RJ, não se esqueçam!), mas começaram a fazer perguntas tipo se era Opel mesmo, se era 1.6, eles até me parabenizaram, foi muito legal!

Amanhã vou ver se pinto os frisos do lado esquerdo de preto fosco também, já vai dar outra cara ao carro...

Imagem
... e o dia que chegar essas calotas então, nem se fala!!!

Valew galera, e obrigado por me ajudarem aí!!!

:88: :88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 30 Jun 2019, 16:10

Boa tarde pessoal!

Ontem eu achei na internet uma empresa que trabalha com instalação e manutenção de ar condicionado automotivo, enviei pelo WhatsApp um breve relato do que eu tinha e o que eu precisava. Disse que tinha um carro com ar instalado mas queria instalar um ar original e passá-lo pelo módulo e ele respondeu isso...

Imagem

:47:

...obviamente é inviável colocar apenas peças originais novas além de mais R$1500,00 de mão de obra, mas o que ele disse acabou por me dar uma idéia já que eu estaria indo em uma oficina especializada em injeção eletrônica eu poderia aproveitar para ver essa questão da luz - se é que eles terão lá scanner que pegue em carro mais antigo - e ver a possibilidade de ser algum problema no módulo ou se é mal contato no fio, aproveitaria também e levaria o chicote que eu comprei para ver a possibilidade de ser instalado nele a comunicação com a transmissão viabilizando usar ele no carro, ja que ele está bem melhor que o do carro e por último se é possível habilitar a função do ar pelo módulo.

Imagem

Na internet achei essa empresa especializada em injeção eletrônica, faz remapeamento, manutenção em módulos, esse tipo de coisa e se eu puder amanhã mesmo eu levo o carro lá para ver o que eu consigo fazer, se eu conseguisse fazer isso tudo seria excelente!

Imagem

Espero que esse esquema ajude!

:105:

Valew!!!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por chirola » 01 Jul 2019, 13:14

oi pode sim aumentar a vibraçao peças peças novas as folgas mais justas podem provocar iso a vibraçao e a mesma so que ao estar mais justo tudo se senta mais.
falando em pintura e aspecto tambem acredito que pequenos retoques deijariam o carro com aspecto de novo e manteria a originalidade dele conservando a tinta de fabrica pintar tudo ele sempre deija detalhes que acredito que nao iriam convencer vc sao detalhes , tipo asim em volta dos vidrios pode ficar a marca de tinta sore tinta ou em enmendas de plastico preto e de cor que nao de para desmontar e pasado fita e poderia ficar as marcas ou veiradsa afiadas, eu faria retoques e conserbaria a pintura original.
do ar condicionad teve uma ideia pode ser pira mais pode funcionar, o motor 1.6 e o mesmo do corsa montana etc, poderia ser que a central de injeçao seja a mesma abria que ver o pn e modelo se coincidir poderia trocar ela por uma com ar e modificar so o pedaço de chicote se for presiso, ou abria que ver a posivilidade de atualizar o mapa de injeçao coisa nao muito rara hoje em dia e atualizar para um modelo com ar.
a luz do tormento volto era algo que nao tinha deijado saldades, agora tem um record a bater bamos la.
pode ser algum mal contato foi mexido em muita coisa.

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por danrmp » 01 Jul 2019, 14:12

Te mandei o esquema da Opel, acho melhor de entender do que este daí.

Se não fosse a distância, montaria este chicote para vc. Creio que só seria necessário aquela caixa que vai na frente da bateria e os chicotes relacionados. Os demais chicotes do carro já deve ter a previsão para ar condicionado.

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 01 Jul 2019, 16:51

É pessoal, fui lá na oficina, mais de 50 minutos de viagem até lá e... nada feito!

Segundo o rapaz que me atendeu o scanner deles não pegaria no meu carro, fiquei tão decepcionado que nem perguntei se pegaria no Tigra, apesar de lembrar de ter dito que o motor seria "praticamente" o mesmo do Corsa GSi.

Quando eu perguntei se haveria a possibilidade de transplantar a parte do cambio para o chicote "novo" ele meio que torceu o nariz e disse que até pode ser que sim mas teria que ter os dois chicotes em mãos para ver se existem as mesmas portas no novo para receber o do cambio.

Bom, em não demonstrando muito interesse eu deixei pra lá e fui embora, a vida que segue!

chirola escreveu:Fuente del Mensaje oi pode sim aumentar a vibraçao peças peças novas as folgas mais justas podem provocar iso a vibraçao e a mesma so que ao estar mais justo tudo se senta mais.

Na vibração tem sempre o agente ativo e o passivo (no bom sentido, claro!) O ativo é literalmente o causador da vibração, no carro o motor, o passivo são as outras peças ligadas a ele que ressonam aumentando a vibração.

No caso dos coxins a função deles é "quebrar" essa ressonância, evitar que a energia da vibração seja "re-alimentada", mas para isso eles devem ser capazes de absorver a energia recebida e não devolver ela para o motor, por isso eles não são de borracha maciça, mas sim de um recheio com fluido hidráulico dentro, mas no caso do meu coxim esquerdo acredito que ele seja muito "duro", não absorvendo devidamente a vibração do motor, o que põe tudo a perder.

Quando o coxim original chegar poderemos comparar com a Jahu!

chirola escreveu:Fuente del Mensaje falando em pintura e aspecto tambem acredito que pequenos retoques deijariam o carro com aspecto de novo e manteria a originalidade dele conservando a tinta de fabrica pintar tudo ele sempre deija detalhes que acredito que nao iriam convencer vc sao detalhes , tipo asim em volta dos vidrios pode ficar a marca de tinta sore tinta ou em enmendas de plastico preto e de cor que nao de para desmontar e pasado fita e poderia ficar as marcas ou veiradsa afiadas, eu faria retoques e conserbaria a pintura original.

Mas vai ser bem isso mesmo que vou fazer, a pior pate é a lateral traseira e porta traseira direita que tem um grande arranhado, vamos ver se e encaro de deixar ele essa semana lá ou espero mais um pouco!

chirola escreveu:Fuente del Mensaje ar condicionad teve uma ideia pode ser pira mais pode funcionar, o motor 1.6 e o mesmo do corsa montana etc, poderia ser que a central de injeçao seja a mesma abria que ver o pn e modelo se coincidir poderia trocar ela por uma com ar e modificar so o pedaço de chicote se for presiso, ou abria que ver a posivilidade de atualizar o mapa de injeçao coisa nao muito rara hoje em dia e atualizar para um modelo com ar.

Pois é mas eu não sei se os módulos são iguais, até acho que não, e tem a questão de ser automático também, e o chicote me deixou mais cabreiro em relação a isso, mas vamos ver!

chirola escreveu:Fuente del Mensaje luz do tormento volto era algo que nao tinha deijado saldades, agora tem um record a bater bamos la.
pode ser algum mal contato foi mexido em muita coisa.

Fala não rapaz, #decepcionado... kkkkkkkk
Mas na parte da tarde eu estive em uma autoelétrica e o cara passou lá o scanner novamente e realmente tinham dois erros passados de sonda lambda, o P0150 e o P0170, mas eram passados, disse ele que apagaria esses erros e caso voltassem a aparecer era para eu retornar lá que ele pesquisaria a pane. Bom, saí de lá, dirigi por 5km e nada, não sei se curou ou não, mas pela boa vontade - e pelo fato dele não ter me cobrado nada - eu voltei lá dessa vez com o GLS que tinha dado uma pane de ventoinha para arrumar!

danrmp escreveu:Fuente del Mensaje Te mandei o esquema da Opel, acho melhor de entender do que este daí.

Ah sim amigo, bem lembrado, vou até dar uma olhada lá...

danrmp escreveu:Fuente del Mensaje Se não fosse a distância, montaria este chicote para vc. Creio que só seria necessário aquela caixa que vai na frente da bateria e os chicotes relacionados. Os demais chicotes do carro já deve ter a previsão para ar condicionado.

Puuuutz, fala não... depois eu ainda passei em uma auto-elétrica - como disse ali em cima - e conversando com o rapaz que me atendeu ele disse que em relação ao chicote das ventoinhas até não é difícil de replicar, eu até tinha chegado a pensar em comprar um usado, mas a maioria desses carros de desmanche estão destruídos, então teria que ser um realmente impecável, então fazer um do zero provavelmente será a melhor opção, pena que moramos longe mesmo!!!!

Valew galerinha!!!!!

:88: :88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 01 Jul 2019, 20:28

danrmp escreveu:Fuente del Mensaje Te mandei o esquema da Opel, acho melhor de entender do que este daí.


Procurei tudo e não achei, você acredita? O que eu achei foi o da bomba de ar secundário... foi esse?

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

1066 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 200 visitantes

Bem-vindo: 29 Mar 2024, 05:39