O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Carros dos Membros (Vectra)Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André
Aqui você pode postar as fotos e vídeos do seu carro.

1066 mensagens
Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 08 Jun 2020, 09:36

luiz_macedo escreveu:Fuente del Mensaje
Caraca essa saga do ar condicionado continua tensa. Que bom que pelo jeito agora parece estar caminhando bem. [...] Torço pra que vc resolva e essa relíquia fique zero bala novamente [...]

Obrigado amigo!!

Se você pulou as páginas anteriores talvez não saiba, mas nesse carro eu estou tendo que levantar praticamente tudo, suspensão, freios, interior estava encardido e com peças quebradas/desgastadas, faróis e lanternas, pintura, arrefecimento, vazamentos, homocinéticas, rodas e pneus, rádio, volante... nossa, muita coisa estava ruim.

Fora a parte mecânica que é compatível com o Vectra nacional e não faz sentido eu importar eu tenho dado prioridade em trazer da Alemanha as peças de acabamento e exterior (faróis, lanternas, grade radiador, rodas e calotas) para tentar manter ao máximo ele como um carro "europeu" mesmo e não um "quase nacional".

Essa parte do ar realmente era prioridade para mim e está sendo uma tortura não ver isso pronto logo e a vontade é comprar logo o compressor e o condensador maaaas como eu terei que ir a SP pra buscar o GLS eu ja sei que irei gastar algum dinheiro lá com ele então eu vou acabar esperando um pouco e talvez até vá em algum lugar antes para ter mais uma oportunidade de não precisar trocar essas peças.

:88:

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
[...] a vida mesmo e resolver problemas a medida que vao aparecendo , o carro e acho que vai pelo mesmo caminho , vai arrumando e resolvendo a medida que vai aparecendo[...]

Pois é podia pelo menos dar um pouquinho de descanso, né?
kkkkkkkkk

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
luiz_macedo
GL Member
GL Member
Mensagens: 69
Registrado em: 28 Abr 2020, 17:22
Nome Completo: Luiz Eduardo Macedo
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1999/2000
Idade: 32

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por luiz_macedo » 08 Jun 2020, 16:15

Andrepilot escreveu: como eu terei que ir a SP pra buscar o GLS


Se vier para Sampa avisa ai que dependendo do dia tomamos uma breja :88:

Realmente não faz sentido ficar importando peças mecânicas que você consegue por aqui, sem contar que dependendo do caso sai mais barato do que ficar pagando taxa de imposto de alfandega ou as vezes sai mais barato... Depende do que você iria importar né.

Quando tinha meu Peugeot 307 algumas peças de acabamento dele eu pegava fora porque compensava mais do que comprar aqui, mesmo que paralelo... Olha a máfia dos impostos no Brasil ai.
Vectra CD 2.2 16V 2.000 Cinza Cirrus
viewtopic.php?f=70&t=18076

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por chirola » 08 Jun 2020, 18:35

[quote="

Se você pulou as páginas anteriores talvez não saiba, mas nesse carro eu estou tendo que levantar praticamente tudo, suspensão, freios, interior estava encardido e com peças quebradas/desgastadas, faróis e lanternas, pintura, arrefecimento, vazamentos, homocinéticas, rodas e pneus, rádio, volante... nossa, muita coisa estava ruim.

Fora a parte mecânica que é compatível com o Vectra nacional e não faz sentido eu importar eu tenho dado prioridade em trazer da Alemanha as peças de acabamento e exterior (faróis, lanternas, grade radiador, rodas e calotas) para tentar manter ao máximo ele como um carro "europeu" mesmo e não um "quase nacional".

Essa parte do ar realmente era prioridade para mim e está sendo uma tortura não ver isso pronto logo e a vontade é comprar logo o compressor e o condensador maaaas como eu terei que ir a SP pra buscar o GLS eu ja sei que irei gastar algum dinheiro lá com ele então eu vou acabar esperando um pouco e talvez até vá em algum lugar antes para ter mais uma oportunidade de não precisar trocar essas peças.

:88:

oi andre , agora que vc mensiono a homocinetica lembro , foi uma saga tambem conseguir arrumar elas .
tentando achar uma solucao que nao estoure mais o orcamento ja estourado para os prximos anos , e pensando com a cabeca e nao deijando a obsecao interferir , e tentando-me colocar no seu lugar(coisa dificil , eu ja teria morte de infarto acredito)
tendo em cuenta o problema que se apresenta , pelomenos e o que eu tentaria para que fique funcional ja que no rio ate no inverno e quente.
o que eu faria (logico que e so um ponto de vista) tiraria o condensador e o compresssor do carro.
fria uma limpesa no sistema com ar , e com as pecas fora do carro analizaria a situacao nas cuais se encontran.
capaz o condensador pode ser limpo e manter ele em funcionamento.
ja o compressor que e o problema perguntaria se tem como reacondicionar ele , e caso negativo com ele em mao procuraria um outro compressor reacondicionado ou usado para poder instalar no lugar dele.
os compressores usados tem que estar bem guardados para que nao estrague geralmente no desmanche nos colocabamos um pouco de oleo nos dutos aunde sao ligados os canos e ampabamos os furos , ao vender era so girar com a chave para comferir se ele geraba vacuo ( no cano de baixa , e precao no de alta.
espero boas noticias do gls deus quera a gente leve uma sorpresa positiva , ja esta na hora da sorte mudar e comensar a dar certo para nois ne.

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 08 Jun 2020, 21:51

luiz_macedo escreveu:Fuente del Mensaje
Se vier para Sampa avisa ai que dependendo do dia tomamos uma breja :88:

Realmente não faz sentido ficar importando peças mecânicas que você consegue por aqui, sem contar que dependendo do caso sai mais barato do que ficar pagando taxa de imposto de alfandega ou as vezes sai mais barato... Depende do que você iria importar né[...]

Ahhh sim seria bacana, eu devo ir para a casa do meu tio que fica na região do Butantã, chegando aí eu aviso!
Em relação a peças de mecânica o grande problema é que essas peças costumam ser pesadas daí o custo fica um absurdo e isso seria de um preciosismo sem sentido e até inviabilizaria o projeto. Colocar as mesmas peças, originais só que de fabricação nacional mas que na prática são a mesma coisa, neste caso, realmente é a melhor coisa a ser feita.

Já as peças de acabamento costumam ter o preço bem próximo das mesmas peças daqui, apesar de que muitas peças de acabamento foram fabricadas lá fora. como por exemplo o comando de faróis, basta pegar e olhar na parte de trás dos nacionais que estará escrito "MADE IN GERMANY".

:88:

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
oi andre , agora que vc mensiono a homocinetica lembro , foi uma saga tambem conseguir arrumar elas .

Fala não, lembra dessa época? Foi tenso mesmo nem gosto de lembrar! hahahahahaha

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
[...] o que eu faria (logico que e so um ponto de vista) tiraria o condensador e o compresssor do carro.
fria uma limpesa no sistema com ar , e com as pecas fora do carro analizaria a situacao nas cuais se encontran.
capaz o condensador pode ser limpo e manter ele em funcionamento.
ja o compressor que e o problema perguntaria se tem como reacondicionar ele , e caso negativo com ele em mao procuraria um outro compressor reacondicionado ou usado para poder instalar no lugar dele[...]

Então amigo, essa opção é muito interessante mesmo, até porque as peças estão com pouco uso, porém isso geralmente não é recomendado pelos profissionais porque quase nunca dá certo e o valor da manutenção não será reembolsado e não terá garantia.

Para trocar o compressor e condensador a mão de obra fica em torno de 800,00, fora a mão de obra para recondicionar o compressor e será necessário primeiro fazer uma avaliação de o quanto o compressor está detonado para saber se isso será possível. Com certeza eu ainda vou tentar essa opção mas sinceramente eu acredito que não será possível.

Imagem
Compressor MAHLE

Imagem
Compressor "tipo" HARRISON V5


Ontem eu estava procurando no ML e achei alguns anúncios de Harrison V5 que seria o compressor original dos Vectra's dessa geração, já que eu não quero comprar mais Delphi, porém lendo direitinho eu percebi que tem o "tipo" escrito na frente e a marca não é Harrison na verdade e sim "tipo Harrison", e por 1000,00... aí eu acho que prefiro comprar o MAHLE mesmo, vamos ver!

Mas antes disso eu vou ver primeiro essa possibilidade de reaproveitar o meu mesmo, ainda mais que eu tive aquele trabalho para desbastar o "pésinho" dele (que no caso do "tipo" HARRISON V5 não seria necessário pois a furação não é recuada) e isso feito com o suporte fora do carro era muito mais fácil.

chirola escreveu:Fuente del Mensajeespero boas noticias do gls deus quera a gente leve uma sorpresa positiva , ja esta na hora da sorte mudar e comensar a dar certo para nois ne.

Verdade amigo, estamos precisando de uma boa notícia mesmo!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por danrmp » 09 Jun 2020, 11:59

Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje Harrison V5 que seria o compressor original dos Vectra's dessa geração, já que eu não quero comprar mais Delphi, porém lendo direitinho eu percebi que tem o "tipo" escrito na frente e a marca não é Harrison na verdade e sim "tipo Harrison", e por 1000,00... aí eu acho que prefiro comprar o MAHLE


Não existe mais compressor Harrison a venda. A Delphi a comprou ainda nos anos 90 salvo engano. Se aparecer, só de estoque antigo.
Pesquisei bastante a respeito dos V5, pois é o mesmo do Omega. Para um comprei o da Royce (chinês), que pelo menos externamente é idêntico ao original. Para o outro, comprei um Delphi, mas para Corsa, já que para Omega também não fabricam mais. Para Vectra até um tempo atrás tinha, hoje não sei.

Mas ainda não posso te dar o veredito pois ainda estou comprando as ferramentas para colocar eles para funcionar.

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 09 Jun 2020, 14:05

danrmp escreveu:Fuente del Mensaje
Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje Harrison V5 que seria o compressor original dos Vectra's dessa geração, já que eu não quero comprar mais Delphi, porém lendo direitinho eu percebi que tem o "tipo" escrito na frente e a marca não é Harrison na verdade e sim "tipo Harrison", e por 1000,00... aí eu acho que prefiro comprar o MAHLE


Não existe mais compressor Harrison a venda. A Delphi a comprou ainda nos anos 90 salvo engano. Se aparecer, só de estoque antigo.
Pesquisei bastante a respeito dos V5, pois é o mesmo do Omega. Para um comprei o da Royce (chinês), que pelo menos externamente é idêntico ao original. Para o outro, comprei um Delphi, mas para Corsa, já que para Omega também não fabricam mais. Para Vectra até um tempo atrás tinha, hoje não sei.

Mas ainda não posso te dar o veredito pois ainda estou comprando as ferramentas para colocar eles para funcionar.

Então, eu já tinha lido em algum lugar sobre a Harrison ter sido absorvida pela Delphi, e recentemente eu comprei dois Delphi, um para o GLS e o outro para o GLS.

Eu lembro de ter trocado o do GLS primeiro e com o mesmo técnico e ele trocou o compressor e manteve o mesmo óleo que veio dentro dele. Quando eu fui comprar o do Opel eu perguntei e a vendedora disse que não era para manter o mesmo óleo porque o que vinha era um "óleo de preservação" apenas e eu mesmo comprei o óleo certo para ele fazer a troca.

Porém logo após essa manutenção eu emprestei o carro para meu tio em SP, o que foi em novembro se não me engano, então eu nem sei se o ar ainda está bom ou não, mas fiquei um pouco traumatizado com os compressores Delphi pois não só o primeiro mas o segundo técnico também não recomendou os compressores dele, mas trocar Delphi por uma marca como a FREITAS... sei lá, acho que nesse caso eu preferiria manter a Delphi mesmo, a não ser que fosse realmente mais barato mas eu consigo comprar no Rio um Delphi por 850,00 e um "genérico" desses Harrison V5 por 1000,00 no ML...sei não!

ImagemImagem

No Mercado Livre tem esse Delphi Harrison V5 original mas está caro, o cara pede 1.850,00, mais que o valor total em peças (compressor+condensador+filtro originais) que eu já vou ter que gastar, então realmente fica inviável. Além do que vai saber se essa peça não possui corrosão interna por ter ficado tantos anos sem uso, sei não....

Mas quando você tiver o resultado das suas manutenções divide aí com a gente, enquanto isso eu vou procurar mais uma opinião de o que eu devo fazer!

Abs

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por danrmp » 09 Jun 2020, 14:10

Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje disse que não era para manter o mesmo óleo porque o que vinha era um "óleo de preservação" apenas e eu mesmo comprei o óleo certo para ele fazer a troca.


Correto, no Delphi que comprei, vem uma cartinha informando que o compressor deve ser drenado totalmente, pois o óleo ali é apenas para transporte. Junto veio uma lata contendo o óleo PAG que deve ser inserido na quantidade indicada.

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 09 Jun 2020, 18:57

danrmp escreveu:Fuente del Mensaje
Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje disse que não era para manter o mesmo óleo porque o que vinha era um "óleo de preservação" apenas e eu mesmo comprei o óleo certo para ele fazer a troca.


Correto, no Delphi que comprei, vem uma cartinha informando que o compressor deve ser drenado totalmente, pois o óleo ali é apenas para transporte. Junto veio uma lata contendo o óleo PAG que deve ser inserido na quantidade indicada.

Pois é, já estou até vendo que o Delphi que está no GLS deve abrir o bico em breve!

:15:

Uma coisa que eu percebi olhando nas fotos foi as diferenças entre os pontos de aparafusamento nas peças que são diferentes entre os carros.

Imagem
Esse é o MAHLE para o Vectra, os furos dianteiros são recuados, iguais os do Delphi.

Imagem
Esse é o "tipo Harrison V5" para o Vectra, os furos não são recuados, assim como eram os Harrison originais.

Imagem
Esse é um Delphi para a pickup S10, externamente a mesma carcaça do Vectra mas com a furação feita a frente.

Imagem
Por isso que eu tive que cortar um pedaço, para acomodar o suporte do compressor.

Neste quesito seria melhor o Harrison mesmo, mas não antes de eu tentar recuperar esse compressor!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por danrmp » 09 Jun 2020, 22:05

Ah, uma coisa que não me atentei de comentar, mas que vc já deve ter percebido, é que existem dois tipos de compressor para Vectra B.

Um é o V5, maior, que foi usado até determinado ano. Depois disso, passou a ser utilizado o compressor CVC que é mais compacto. Segundo minhas fontes, um substitui o outro, com maior vantagem para o V5 pela maior capacidade cúbica. Só que o suporte e a polia são diferentes.
Pelo ano do seu carro, creio que utiliza ainda o V5, mas como teve toda a questão de adaptação do suporte, teria que confirmar isso.

E sim, em caso de falha no compressor é necessário trocar o condensador. A passagem é tão fina no interior da peça que é impossível fazer uma limpeza 100%.

A falha no seu compressor foi por problema de lubrificação ou calço hidráulico?

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 09 Jun 2020, 23:34

danrmp escreveu:Fuente del Mensaje Ah, uma coisa que não me atentei de comentar, mas que vc já deve ter percebido, é que existem dois tipos de compressor para Vectra B.

Um é o V5, maior, que foi usado até determinado ano. Depois disso, passou a ser utilizado o compressor CVC que é mais compacto. Segundo minhas fontes, um substitui o outro, com maior vantagem para o V5 pela maior capacidade cúbica. Só que o suporte e a polia são diferentes.
Pelo ano do seu carro, creio que utiliza ainda o V5, mas como teve toda a questão de adaptação do suporte, teria que confirmar isso.
E sim, em caso de falha no compressor é necessário trocar o condensador. A passagem é tão fina no interior da peça que é impossível fazer uma limpeza 100%.

Então, o meu GLS tinha instalado o V5 ainda original que já estava batendo e tinha a compressão comprometida. No lugar dele entrou um CVC novo Delphi, um filtro e um condensador porém não original.

Imagem

Até aonde eu consegui entender após 2001 ou 2002 o Vectra passou a usar um compressor com polia menor então a correia também precisa ser menor para evitar ficar patinando, mas em relação ao suporte não teve diferença, mas ele parece ser mais leve que o anterior.

Já no suporte do OPEL, fora o corte que tive que fazer como mostrei, também foi de boa pois as distâncias da furação bateram 100%.

danrmp escreveu:Fuente del Mensaje
A falha no seu compressor foi por problema de lubrificação ou calço hidráulico?

Na verdade ele deixa de comprimir por vezes, mas não parou totalmente, quando levei em um lugar para ver o que seria ele disse que devia ser a válvula CVC mas após retirar as mangueiras ele disse que havia limalha na linha o que, a princípio, já condena o compressor.

Outra coisa que foi observado é que o fio do compressor está raspando na polia e ele já está bem danificado o que pode explicar a falha intermitente. Terei que levar ele pra ver isso direitinho em algum lugar que pelo menos retire ele para ver ou realmente me convença de que ele está realmente condenado.

:62:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Benchimol
Member
Member
Mensagens: 47
Registrado em: 17 Out 2017, 14:21
Nome Completo: Artur Benchimol Santos da Silva
Cidade: Palmas
Estado: Tocantins
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/1999

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Benchimol » 21 Jun 2020, 11:48

Que saga. Meu GLS estourou o compressor recentemente, era o original ainda, eu tava esticando a 3ª e escutei barulho de rolamento.... Entendo que uma peça de 20 anos, acho que cumpriu seu dever. Eu ainda anunciei aqui no forum, tinha trocado o vectra no clio, mas ai o cara desfez o negocio no outro dia, ele pegou um hb20. Tentei vender o vectra e a pedida nele é muito baixa, acabei desistindo da venda. Baseado nos teus relatos e experiências, mais uma galera do forum, resolvi reformar o vectra, aqui mesmo em casa, vou tentar fazer o maximo aqui. Vou começar pela suspensão, que tá muito ruim, depois pintura, ar, interior e ai vou pros detalhes menores.

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 21 Jun 2020, 14:03

Benchimol escreveu:Fuente del Mensaje
[...]Baseado nos teus relatos e experiências, mais uma galera do forum, resolvi reformar o vectra[...]

Poxa, uma grande honra fazer parte de um grupo que te inspirou em dar uma segunda chance a esse carro que gostamos tanto!

Realmente 20 anos para uma peça que sofre tanto foi uma durabilidade e tanto, já o meu não durou praticamente nem 500km, mas não acredito que por problemas da peça em si e sim da qualidade da mão de obra. Obviamente não duraria 20 anos mas pelo menos uns 5 acho que sim, só que aí esbarramos no problema de fornecer a peça e neste caso o "profissional" (entre aspas mesmo) não tem responsabilidade pela peça, aí neste caso a gente que tem que procurar a garantia com o fabricante que vai acusar o "profissional"... vai ser uma briga sem fim.

Esse realmente é o maior problema com carros antigos, não o carro em si mas sim a manutenção que ele teve esse tempo todo.

Na minha história eu acabei pegando 3 carros antigos para mexer, sendo meus dois Vectras e o Astra 99 do meu tio. Os dois Vectras tem o histórico completo aqui no fórum e na página do meu GLS eu mostro o Astra e é uma diferença gritante entre carros que foram bem cuidados e os que passaram nas mãos de gente porca.

Os meus dois Vectras estavam um lixo, tinham sido mexidos de todo o tipo e me deram muito gasto para deixá-los bons, e ainda nem terminei totalmente. O GLS tinha tido GNV, chicote tinha sido cortado, porta-malas furado para colocar a botija, ambos tinham tido rádio original trocado com chicote cortado, a parte mecânica estava sofrível em ambos, os dois tinham tido os faróis originais substituídos pelo do modelo B2, mais chicote cortado, o Opel inclusive Xenon já tinha tido, e ele por exemplo terei que levar em um auto-elétrico para arrumar o que estava bom e o técnico do ar estragou.

Já o Astra era praticamente um carro virgem, todo o chicote íntegro, o rádio original, todos os parafusos no lugar, nenhum difusor quebrado, os acabamentos das portas nunca foram retirados, porém a suspensão estava ruim, os amortecedores, molas, buchas, bieletas, pivôs e coxins foram substituídos, os pneus estavam ruins e foram substituídos, o motor tinha sofrido algum superaquecimento e foi totalmente arrumado. Qual o resultado do trabalho? Um carro que anda igual um carro zero e saiu por um terço do preço do que cada um dos outros dois custaram!

Então assim, vale a pena arrumar um carro desses? Do ponto de vista financeiro vai depender de o quanto você vai precisar gastar para deixar ele bom, se for um carro íntegro, mesmo que tenha que fazer alguma funilaria e pintura e mecanicamente precise arrumar a suspensão, alguma coisa de motor as chances de você ficar com um carro excelente por um preço abaixo do que um carro mais novo mas pelado são grandes.

Agora se o carro foi muito mexido (e aqui vai uma curiosidade, normalmente "quem gosta de carros" curte mexer e personalizar mas na verdade quanto menos o carro for modificado melhor) são grandes as chances de a conta não fechar. Hoje o valor de cada Vectra meu ultrapassa fácil 30 mil reais, eu já parei de contar mas eu sei que o GLS está mais caro que o meu Opel.

E não é só de gasto que vive quem arruma um carro assim, pior que isso são os aborrecimentos e frustrações como foi o caso recente do ar condicionado. Foi muito tempo planejando e pesquisando para dar errado assim, por outro lado a gente tem que ter maturidade de saber a quem culpar pois é fácil jogar a culpa no carro e querer desistir, sendo que ele na verdade não tem culpa.

Agora do ponto de vista de satisfação pessoal vale e muito! Se você usar isso como um desafio pessoal cada batalha que você supera traz uma enorme satisfação. Eu tenho muito orgulho de ter pego dois carros que estavam tão ruins e quando alguém anda comigo ou vê o meu carro fala "nossa que carrão"! O meu GLS por exemplo e não fosse eu a essa hora estaria em um desmanche com certeza e não vejo a hora de pegar ele da pintura.

As coisas que mais mudam um carro são suspensão e pneus, esses dois transformam um carro totalmente. Um interior em bom estado e limpo, sem difusores quebrados, o ar funcionando e sem barulhos internos e uma pintura decente já dão um outro ar no carro.

Aí você vai arrumando a parte elétrica, arrefecimento, freios[...] e terá um carro a nível de carro de 100 mil reais com um custo relativamente fácil.

Sem ofensas, mas um Clio não é nada perto de um Vectra bem cuidado!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por chirola » 21 Jun 2020, 17:38

Benchimol escreveu:Fuente del Mensaje Que saga. Meu GLS estourou o compressor recentemente, era o original ainda, eu tava esticando a 3ª e escutei barulho de rolamento.... Entendo que uma peça de 20 anos, acho que cumpriu seu dever. Eu ainda anunciei aqui no forum, tinha trocado o vectra no clio, mas ai o cara desfez o negocio no outro dia, ele pegou um hb20. Tentei vender o vectra e a pedida nele é muito baixa, acabei desistindo da venda. Baseado nos teus relatos e experiências, mais uma galera do forum, resolvi reformar o vectra, aqui mesmo em casa, vou tentar fazer o maximo aqui. Vou começar pela suspensão, que tá muito ruim, depois pintura, ar, interior e ai vou pros detalhes menores.


cara projetao em casa, espero que vc poste o progreso para acompanhar .
vc tem criado uma garagem para a galera acompanhar a saga ?
lembro uma vez que chego um chevete frente deitada na oficina para arrumar uma chaveta do diferencial, e o cara compartio com nois a posivilidade de trocar ele em um palio e asumir uma porrada de prestacoes, so que ele gostaba do chevetao , entao foi feito um chek up no chevrolet e eu perguntei para ele de cuanto seria as pretacoes que iria pagar no palio , era uns 550 reais , e eu aconselhe ele a conservar o chevette na epoca indique varias oficinas para ele e foi feito estofamento por 500 reais , descarga 200, e a pintura que nao estaba feia so tinha o teto e o capo queimado do sol fico por uns 1000 que consegui para ele em duas de 500 e fico bem bonito mesmo tendo pintado parcialmente .
de mecanica foi trocado tudo so nao foi retificado mais foi dada uma geral das boas , no total ele gasto uns 2500 so que foi feito por partes dividindo o trabalho por mes e no que daria 4 parcelas do palio ele fico com o chevette renovado para mais uma par de anos , sendo que o palio tinha umas 24 prestacao para pagar ainda.
eu arrumaria ele tambem e ficaria com um carro bom e comfiavel para curtir

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 25 Jun 2020, 18:24

Boa noite a todos!

Depois de praticamente 30 dias parado o Opel finalmente viu rua!

Estava (e está ainda) imundo pois ficou sem capa mas foi por um bom motivo, levei para arrumar os freios!

Mas antes de contar como foi e o que aconteceu eu tenho que contar algo super curioso:

Eu já falei aqui por diversas vezes que desde que peguei o Opel, já há mais de 2 anos, o freio dele nunca foi bom. Já tinha trocado servo-freio, já tinha feito sangria, já tinha trocado pastilhas mas o freio sempre foi pesado. Ele tinha freio mas o esforço para fazer ele freiar tinha que ser maior que o normal e por conta disso eu infelizmente atropelei um cachorro poucos dias depois de eu ter chegado no Rio e provavelmente ele morreu.

Já há algum tempo a oficina que eu levo aqui perto de casa e que foi aonde eu troquei as pastilhas dianteiras tinha me indicado uma oficina de freios que era muito boa e que só fazia isso, se você quisesse trocar uma lâmpada eles não faziam, só freios.

E eu estava com o contato deles desde o final do ano passado, tentava levar e não conseguia, sempre acontecia alguma coisa que impedia de acontecer, ou era a minha escala, ou era a loja lotada, ou era o carnaval, mais recentemente COVID... mas mês passado eu cheguei a ligar para tentar levar lá só que ele ainda não estava trabalhando direito mas pediu para que eu ligasse pra ele em torno do dia 15 para tentar combinar que provavelmente eles já estariam trabalhando novamente.

Só que eu esqueci completamente, já que não tinha andado ainda com ele esse mês porque eu tenho priorizado mais o Astra e acabou passando batido, porém ontem, dia 24, já quase eu voltando para trabalhar eu estive na minha mãe e quando sai de lá me veio aquele pensamento "caramba, o freio do Opel, tenho que ligar pro cara pra saber quando posso levar". Vocês acreditam que não deu 10 minutos o cara mandou uma mensagem "Oi André, já arrumou o freio do vectra?" (!!!)

Cara muita coincidência!!! Dai eu respondi a ele e combinei de deixar o carro hoje lá as 8 da manhã para ele ver isso já que a intenção seria eu ir viajar entre amanhã e sábado.

Bom, encurtando uma história longa ele trocou mais uma vez as pastilhas, disse que aquela marca que eu tinha colocado da última vez não era muito boa, trocou a válvula do servo-freio e viu um conector de mangueira que tinha uma rachadura por onde provavelmente estava dando entrada falsa de ar e finalmente o freio está ótimo!! E olha que o carro andou somente 40km depois da troca das pastilhas então é bem provável que o freio fique melhor ainda!

Então hoje foi um dos dias mais vitórias minha em relação ao Opel pois eu sempre fiquei grilado com esse freio e agora está muito bom! Não foi barato, pelo que foi feito ficou em 530,00.. imagina se eu tivesse que trocar o Servo-Freio... mas o custo maior seria em caso de acidente, claro que isso não significa que estarei imune a um acidente mas diminui muito essa probabilidade.

E por último ontem fez 15 anos que o último Vectra B foi fabricado pela GMB, segue o vídeo que o Badolato fez:

https://youtu.be/UnsavNcMy1Y

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por chirola » 25 Jun 2020, 21:57

gracas a deus uma boa para o opel , cuando acentar as pastilhas no disco vai ficar melhor.

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 27 Jun 2020, 20:05

chirola escreveu:Fuente del Mensaje gracas a deus uma boa para o opel , cuando acentar as pastilhas no disco vai ficar melhor.

Ahhhh amigo, nem fala estava precisando de boas notícias mesmo!

:88:

Ontem eu fiz uma viagem de 300km entre Rio e Campos dos Goytacazes e deu pra confirmar a melhora significativa na frenagem, vinha a 140/150km/h e sem ninguém atrás simulava uma frenagem de emergência e antes que o pedal ficasse duro o carro apresentava uma frenagem bem forte e o ABS entrava em jogo mostrando que estava no limite do pneu sendo que antes para chegar nesse ponto eu tinha que praticamente subir no pedal de freio e fazer muita força!

Imagem
Estava imundo depois de um mês parado, mas nada que um bom banho não resolva!


Mês passado eu tinha trocado a sonda lambda e depois disso o carro rodou uns 150km sem acender a luz de anomalia, mas ontem assim que sai de casa ela acendeu naquele mesmo esquema de sempre, acende por 10s a 15s e depois apaga. Fez isso mais uma vez durante a viagem e só, o que não chega a ser ruim mas ainda assim é desanimador, porém isso reforça ainda mais a minha desconfiança de que o problema seria mesmo o chicote pois a sonda já foi trocada, o próprio módulo foi trocado e entre os dois sobrou apenas o módulo. Eu indo para Vitória terça-feira vou deixar o carro na auto-elétrica que eu tive da ultima vez e disse que poderia fazer o transplante de chicote que eu tenho, ou vai ou racha, ou arruma ou fico em pane mesmo! hahahaha

Mas é serio, o chicote original do Opel tem algumas emendas, inclusive na parte da sonda lambda, o que pode explicar essa falha constante referente a esse sensor. O problema é que o chicote "novo" que eu importei veio para carro manual e eu não sei se é complexo transferir a parte da comunicação do cambio com o módulo de injeção, o eletricista disse que isso é relativamente fácil fazer, espero não quebrar minha cara de novo!

Off Topic
Em relação ao Astra, ontem antes de viajar eu peguei o MID que estava em reparo e ficou perfeito!

Esse carro tem sido uma bela surpresa o que chega a ser irônico pois normalmente um carro quando passa nas mãos de quem "curte" geralmente ganha algumas modificações, um rádio novo, faróis, LED's e tal e ver o quanto um carro que nunca teve nada disso é tããão melhor, nossa é incrível o quanto arrumar ele está sendo muito mais fácil do que nos Vectra's.

Imagem
Taí um belíssimo carro!

Imagem
Como estava...

Imagem
...e como ficou depois do reparo, perfeito!!!


:38:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por danrmp » 27 Jun 2020, 23:51

Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje mas ontem assim que sai de casa ela acendeu naquele mesmo esquema de sempre, acende por 10s a 15s e depois apaga. Fez isso mais uma vez durante a viagem e só,


Qual o erro que gera, mistura rica?

Se sim, investigue o sistema de emissões evaporativas, o cânister. Mais precisamente a válvula, que pode ter defeito elétrico ou mecânico travando aberta.

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 28 Jun 2020, 08:44

danrmp escreveu:Fuente del Mensaje
Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje mas ontem assim que sai de casa ela acendeu naquele mesmo esquema de sempre, acende por 10s a 15s e depois apaga. Fez isso mais uma vez durante a viagem e só,


Qual o erro que gera, mistura rica?

Se sim, investigue o sistema de emissões evaporativas, o cânister. Mais precisamente a válvula, que pode ter defeito elétrico ou mecânico travando aberta.

Ele dizia "Circuito Aberto" e a sonda travada, foi trocar e ela começou a oscilar, mas ainda assim não muito, ia tipo de 250mv até uns 750mv e relativamente lento, porém o suficiente para a luz não acender mais durante um bom tempo, porém como ele ficou parado um mês não deu para acompanhar muito, só que já deu pra ver que a batalha ainda não foi ganha.

Eu já desconfiei sim do sistema de cânister, já troquei a válvula porém até hoje eu nunca vi i cânister propriamente dito, se ele está lá, se está inteiro ou coisa do tipo, taí, vou tentar dar uma olhada nisso assim que chegar de volta.

Nota: muita gente diz que luz da injeção em GM é normal, porém eu consegui deixar a luz do meu GLS apagada por mais de 3 anos (vindo acender somente mais recente quando meu tio colocou uma gasolina ruim em SP e o Astra dele não acende nenhuma vez.

Para mim é plenamente possível deixar a luz apagada se tudo estiver bom, e o sistema está praticamente todo renovado com todos os sensores e atuadores novos e originais (a sonda já foi trocada 3 vezes!), o próprio módulo foi substituído por uma unidade usada porém perfeita que veio com o conjunto chaves, os cabos e velas são novos, só falta mesmo o chicote que por ter algumas emendas pode ser que seja ele o problema, mas não vou deixar de ver o cânister também

Imagem
A emenda no fio da sonda sendo feita da maneira correta, antes até estava emendada na malha anti-ruído externa.


Valew!!!!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por danrmp » 28 Jun 2020, 12:33

Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje Ele dizia "Circuito Aberto" e a sonda travada, foi trocar e ela começou a oscilar, mas ainda assim não muito, ia tipo de 250mv até uns 750mv e relativamente lento, porém o suficiente para a luz não acender mais durante um bom tempo, porém como ele ficou parado um mês não deu para acompanhar muito, só que já deu pra ver que a batalha ainda não foi ganha.

Então no caso não parece ter muito a ver com erro de mistura, e sim um problema de circuito. Peguei as condições para gravação deste código no manual do Omega, que também usa central Delco (conferi com o manual Vauxhall e são iguais)
Imagem


Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje Eu já desconfiei sim do sistema de cânister, já troquei a válvula porém até hoje eu nunca vi i cânister propriamente dito, se ele está lá, se está inteiro ou coisa do tipo, taí, vou tentar dar uma olhada nisso assim que chegar de volta.

No caso nem precisa investigar esta parte. Perguntei isso pois lembrava vagamente dos erros que seu carro apresenta e assumi que estava dando erro de mistura rica. Como estou lutando com esse problema, acabei dando a sugestão.

Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje Nota: muita gente diz que luz da injeção em GM é normal, porém eu consegui deixar a luz do meu GLS apagada por mais de 3 anos (vindo acender somente mais recente quando meu tio colocou uma gasolina ruim em SP e o Astra dele não acende nenhuma vez.

Claro que não. Meus Omegas não ligam, funciona sempre certinho. O Vectra que volta e meia acende, por conta deste problema que citei A válvula de purga de vez em quando trava aberta, jogando vapores de combustível em excesso e gerando erro de mistura rica. Coloquei a válvula de purga do Omega 4.1 que funciona a quase 25 anos sem problema e de vez em quando ainda ocorre. A desconfiança é de problema elétrico, só que como é muito intermitente e normalmente com o carro bem quente, não consigo reproduzir na garagem

Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje só falta mesmo o chicote que por ter algumas emendas pode ser que seja ele o problema

Esta emenda está na parte do chicote do lado da injeção, antes do conector da sonda, correto? Pela cor do fio, que pelo esquema é Marrom/Cinza (XR no esquema), parece ser. Como a impedância deste circuito dentro da ECU é muito alta, pode ser sim seu problema. Pelo jeito também a blindagem não está indo até a ponta onde vai o conector.
Outro fator poderia ser uma falha em alguma solda na placa da ECU, mas como vc a substituiu, julgo que a chance do mesmo problema ocorrer em duas centrais é baixo.
O escapamento possui algum flexível entre o coletor de escape e o ponto onde vai ligada a sonda?
Imagem

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 28 Jun 2020, 13:05

danrmp escreveu:Fuente del Mensaje
Então no caso não parece ter muito a ver com erro de mistura, e sim um problema de circuito. Peguei as condições para gravação deste código no manual do Omega, que também usa central Delco (conferi com o manual Vauxhall e são iguais)

Verdade. Uma vez eu coloquei o OPCOM em um computador do meu irmão e saímos para testar o carro andando com ele enquanto o Scanner fazia as leituras dos parâmetros, em um determinado momento logo depois de uma aceleração bem forte ficou marcando mistura POBRE, mas apenas por alguns segundos, porém normalmente o consumo desse carro é mais alto do que eu acho que deveria e acredito que o módulo ao perceber a sonda travada deixa a mistura bem rica para evitar danos ao motor.

danrmp escreveu:Fuente del Mensaje
Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje Eu já desconfiei sim do sistema de cânister, já troquei a válvula porém até hoje eu nunca vi i cânister propriamente dito, se ele está lá, se está inteiro ou coisa do tipo, taí, vou tentar dar uma olhada nisso assim que chegar de volta.

No caso nem precisa investigar esta parte. Perguntei isso pois lembrava vagamente dos erros que seu carro apresenta e assumi que estava dando erro de mistura rica. Como estou lutando com esse problema, acabei dando a sugestão.

Pois é, mas como essa parte eu nunca nem vi nem sei como é o acesso ao cânister mas acho que é por dentro do paralamas direito, um dia eu pego para ver isso mesmo assim.

danrmp escreveu:Fuente del Mensaje
Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje Nota: muita gente diz que luz da injeção em GM é normal, porém eu consegui deixar a luz do meu GLS apagada por mais de 3 anos (vindo acender somente mais recente quando meu tio colocou uma gasolina ruim em SP e o Astra dele não acende nenhuma vez.

Claro que não. Meus Omegas não ligam, funciona sempre certinho. O Vectra que volta e meia acende, por conta deste problema que citei A válvula de purga de vez em quando trava aberta, jogando vapores de combustível em excesso e gerando erro de mistura rica. Coloquei a válvula de purga do Omega 4.1 que funciona a quase 25 anos sem problema e de vez em quando ainda ocorre. A desconfiança é de problema elétrico, só que como é muito intermitente e normalmente com o carro bem quente, não consigo reproduzir na garagem.

No meu caso sempre acende com o carro quente e com aceleração constante ou após uma aceleração forte.

danrmp escreveu:Fuente del Mensaje
Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje só falta mesmo o chicote que por ter algumas emendas pode ser que seja ele o problema

Esta emenda está na parte do chicote do lado da injeção, antes do conector da sonda, correto? Pela cor do fio, que pelo esquema é Marrom/Cinza (XR no esquema), parece ser.

Exatamente! Queria entender o porquê o corno cortou aquilo, sinceramente.
danrmp escreveu:Fuente del Mensaje Como a impedância deste circuito dentro da ECU é muito alta, pode ser sim seu problema. Pelo jeito também a blindagem não está indo até a ponta onde vai o conector.

Exato, o fio está cortado ali na altura da bobina e antes incrivelmente o fio estava embolado (nem era soldado) exatamente nessa blindagem e talvez mal passava alguma tensão para o módulo, pelo menos hoje está soldado, mas não que essa seja a maneira correta de fazer. Além dessa emenda eu sei que tem na parte da válvula EGR, não consigo ver motivos para isso mas....

danrmp escreveu:Fuente del Mensaje Outro fator poderia ser uma falha em alguma solda na placa da ECU, mas como vc a substituiu, julgo que a chance do mesmo problema ocorrer em duas centrais é baixo.
O escapamento possui algum flexível entre o coletor de escape e o ponto onde vai ligada a sonda?

Eu também cheguei a pensar em algum problema no módulo antigo, algum tipo de adaptação ou tentativa de reparo, inclusive tive até esperanças de sanar esse problema ao trocar o módulo, mas rapidamente o problema se apresentou.
Já pensei em aterramento do coletor de escapamento também, mas recentemente eu troquei a junta de escape e eu já fiz um teste de resistência entre o bloco e o coletor e deu resistência quase nula, e também não tem nenhum flexível no sistema de escape não.

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

1066 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 187 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 07:12