O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Carros dos Membros (Vectra)Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André
Aqui você pode postar as fotos e vídeos do seu carro.

1066 mensagens
Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por chirola » 25 Set 2019, 16:51

realmente o 1.6 puxa muito e o crro esta impecavel, e legal recibir elogios e mais de uma pessoa como o lucas que testa carros e entende do que fala parabens anrde , e fruto do seu esforço vc merecetudo os elogios que o lucas fala no video

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Ju_Bueno » 26 Set 2019, 07:45

Comentei qual a motorização lá na postagem do Insta e um cara perguntou se é o mesmo do Corsa GSI... Não soube responder :(
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 26 Set 2019, 08:37

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Comentei qual a motorização lá na postagem do Insta e um cara perguntou se é o mesmo do Corsa GSI... Não soube responder :(

Não é EXATAMENTE a mesma motorização do Tigra ou Corsa GSi (X16XE) pois a minha (X16XEL) tem o coletor de admissão diferente para dar um pouco mais de torque em detrimento a um pouco de potência.
De resto é o mesmo motor.

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 10 Out 2019, 19:06

Finalmente o vídeo saiu!!!!

Por favor assistam e me digam o que acharam!

https://youtu.be/kEc393v2WRk

Ah, e sem outras novidades por enquanto porque eu estou em Vitória/ES!

Valew!!!!!
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
Lissandro
Member
Member
Mensagens: 40
Registrado em: 06 Mar 2014, 21:51
Nome Completo: Lissandro Resende Moreira
Cidade: Astorga
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2011/2011

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Lissandro » 11 Out 2019, 10:34

Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje Finalmente o vídeo saiu!!!!

Por favor assistam e me digam o que acharam!

https://youtu.be/kEc393v2WRk

Ah, e sem outras novidades por enquanto porque eu estou em Vitória/ES!

Valew!!!!!

Eu já seguia o canal dele, ficou muito bom o vídeo, exclusividade total.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por chirola » 11 Out 2019, 12:34

oi andre faz tempo nao dava sinal de vida, e aparece com uma sorpresa muito legal.
o video foi so elogios , tambem nao tem como nao elogiar, o melhor do video como vc falo foi que a luz nao acendeu em momento algum, ela e so para vc é uuma coisa pesoal rsrsrsrsrsr
o portarevistas nas portas e plastico ou forrado parece forrado muito legal o som original mostrandoa info do radio no mid , como saido da fabrica os frisos pretos nas portas ficaram top , e o cara fala uma verdade que cuase nenguem fala tudo vectra e economico andando em BR as forraçoes do capo e tampa do portamalas dao um detalhe a mais que os nacionais nao tem nos vectras aopel\gm se supero nos materiais realmente nao racha como muitos carros da epoca que os paneis rachabam ele deveria ter pego um trechinho de estrada para mostrar o confort em viagem fora iso nota 10.
e o mais legal e que vc fez o carro para uso diario e nao para esconder em uma garagem como faz muito dono de carro antigo, o outro dia escute uma frase na tv e era bem real, o cara falaba ¨o dia que vc morrer nao vai importar cuantos kilometros tem o carro, carro foi feito para andar¨
abraço me amigo parabens!!

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 11 Out 2019, 15:49

Lissandro escreveu:Fuente del Mensaje
Eu já seguia o canal dele, ficou muito bom o vídeo, exclusividade total.


chirola escreveu:Fuente del Mensaje oi andre faz tempo nao dava sinal de vida, e aparece com uma sorpresa muito legal.
o video foi so elogios , tambem nao tem como nao elogiar, o melhor do video como vc falo foi que a luz nao acendeu em momento algum, ela e so para vc é uuma coisa pesoal rsrsrsrsrsr
o portarevistas nas portas e plastico ou forrado parece forrado muito legal o som original mostrandoa info do radio no mid , como saido da fabrica os frisos pretos nas portas ficaram top , e o cara fala uma verdade que cuase nenguem fala tudo vectra e economico andando em BR as forraçoes do capo e tampa do portamalas dao um detalhe a mais que os nacionais nao tem nos vectras aopel\gm se supero nos materiais realmente nao racha como muitos carros da epoca que os paneis rachabam ele deveria ter pego um trechinho de estrada para mostrar o confort em viagem fora iso nota 10.
e o mais legal e que vc fez o carro para uso diario e nao para esconder em uma garagem como faz muito dono de carro antigo, o outro dia escute uma frase na tv e era bem real, o cara falaba ¨o dia que vc morrer nao vai importar cuantos kilometros tem o carro, carro foi feito para andar¨
abraço me amigo parabens!!


Ahh pessoal muito obrigado, também gostei bastante!

Foi sorte mesmo ela não acender em nenhum momento, na prática não muda o comportamento do carro, mas convenhamos, fica feio...

Em relação a pegar estrada, então, a idéia seria essa, mas acaba que quase nem conseguimos filmar, já vinha de dois meses sem conseguir ir a SP, eu não queria mais deixar combinado de longe e falhar de novo com o cara, daí quando finalmente fechou foi poucos dias antes e o cara não tinha lugar na agenda. Ele teve que desmarcar um carro para me colocar no lugar e filmamos em uma segunda-feira.

Em SP segunda é dia de rodízio na placa 1, como o meu, aí já ficou apertado para poder filmar, combinamos as 14H, até chegar, ele dar uma volta no carro primeiro e começar a gravar deu 15H então tínhamos 2H para eu estar de volta na casa do meu tio a 30 minutos de lá. Também queria ter podido lavar o carro antes mas cheguei em cima da hora e tinha chovido, por isso o carro estava um pouco sujo então era melhor garantir a gravação do que lavar e chover antes de filmar.

Se tivesse sido uma hora antes dava pra fazer tudo isso, mas está de boa.

Xirola meu amigo eu não tenho postado porque realmente não tenho feito nada, estou agora em Vitória trabalhado até o dia 15. A idéia era deixar em um eletricista daqui que também faz ar condicionado e aproveitar para trocar o compressor e suporte, o condensador com filtro, o chicote que comprei e dar uma moral no aterramento que eu ainda acredito que ele não está muito bom. Mas ele não demonstrou tanto interesse assim pois estava com a agenda lotada. Mês que vem devo vir, gostei dele principalmente por ter um Vectra então ele tem as manhas do carro e aqui eu deixo na mão dele e só preciso pegar final da quinzena, empo mais que suficiente para ele terminar.

Em relação ao porta mapas ele é revestido no mesmo padrão do tecido das portas, por isso fica certinho.

Valew galera!!!

Abração!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por chirola » 12 Out 2019, 12:31

valeu andre abraço

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por chirola » 12 Out 2019, 14:15

o andre, tenho uma duvida e acredito que vc pode me ajudar .
eu queria arruma a regulagem lombar do meu banco do motorista, pelas fotos que vc posto na epoca que arrumo eo consigo pelomenos deixar ele funcionando com uma abraçadeira plastica ou etudaria como arrumar a peça facendo um esqueleto de metal ou uma peça metalica que sei la na hora estudare opçoes ,
mais a minha duvida é as rodelas , rodas, manoplas (nao sei como se chama) de regulagem elas sao so emcaixadas e sai puxando ou tem alguma trava ou parafuso central ,
pergunto porque vc mexeu e eu tenho medo de facer cagada e piorar a situaçao se puder me dar uma luz agradeço .

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 13 Out 2019, 10:26

chirola escreveu:Fuente del Mensaje o andre, tenho uma duvida e acredito que vc pode me ajudar .
eu queria arruma a regulagem lombar do meu banco do motorista, pelas fotos que vc posto na epoca que arrumo eo consigo pelomenos deixar ele funcionando com uma abraçadeira plastica ou etudaria como arrumar a peça facendo um esqueleto de metal ou uma peça metalica que sei la na hora estudare opçoes ,
mais a minha duvida é as rodelas , rodas, manoplas (nao sei como se chama) de regulagem elas sao so emcaixadas e sai puxando ou tem alguma trava ou parafuso central ,
pergunto porque vc mexeu e eu tenho medo de facer cagada e piorar a situaçao se puder me dar uma luz agradeço .

Cara elas são encaixadas, não fui eu quem tirou as minhas pois la na tapeçaria que tiraram, mas pelo que eu ví é so puxar com cuidado que sai!

Abs!!!
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por chirola » 18 Out 2019, 13:25

valeu obrigado andre

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 21 Out 2019, 20:42

chirola escreveu:Fuente del Mensaje valeu obrigado andre

Por nada amigo!

Hoje eu comprei umas mangueiras de ar condicionado originais, faltam poucas peças para completar o meu sistema. Eu vou tentar manter o evaporador que está instalado hoje, isso para evitar ter que desmontar o painel para trocá-lo o que deixaria essa manutenção com um valor proibitivo. É possível que eu venha a trocá-lo também em uma outra oportunidade, deixando o carro 100% original, mas só em trocar o compressor com os suportes, o condensador com filtro secante, a ventoinha, instalar o tubo ressonador completo na dianteira e as mangueiras com pressostatos já vai dar outra cara ao carro e ficar muito próximo do que eu quero que ele fique.

Essa manutenção já vai ficar cara, mas se eu fosse trocar agora o evaporador eu provavelmente não poderia fazer nesse momento e como o evaporador eu posso trocar depois sem que tenha que mexer nas coisas que estou mexendo agora não vai fazer muita diferença.

Tomara que fique bom!!!!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por chirola » 22 Out 2019, 12:35

oi andre, realmente trocar tudo seria uma paulada, se o vaporador esta funcionando legal, eu deijaria pelomenos por encuanto capaz que vai mexer e termina trocando a caixa de ventilaçao . o ar pelo que vc fala funciona bem , agora esteticamente sim mudaria muito , as tomas de ar do resoador o radiador soporte do motor ventoinha tudo ficara encaixado perfeitamente como se fose de fabrica e vendo o capricho que vc tem nao vai dar para ver que nao tinha ar e foi instalado depois .
no meu manual fala que a carga de gas do sistema de ar é de 900 gramas por ser o mesmo sistema e circuito no seu carro deveria ser a mesma carga.
um abraço e tomara que tudo saia como vc planejo , sem contratempos nem sopresas

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 24 Out 2019, 19:04

Boa tarde pessoal, vamos aqui a uma notícia não muito boa.

Bom, nada demais também não o carro está bom, eu digo isso porque estava na esperança de dar um enorme passo em direção a dar esse carro como concluído que era trocar o sistema de ar condicionado dele para um 100% original, pois hoje ele está com um instalado e sim, o Lucas do canal Carro Chefe apesar de toda boa vontade errou, nem todos os carros vinham com ar instalado de fábrica.

Para recapitular quando eu peguei esse carro ele estava com o ar sem carga de gás, assim que cheguei no Rio eu procurei uma oficina para verificar e só então que eu soube que o ar era instalado, em algum momento de sua vida ele foi colocado mas nenhum dos ex-donos com quem eu cheguei a conversar disse que sabia disso.

Imagem
Imagem
A entrada do evaporador, ele não está usando válvula de expansão mas sim um tubo capilar.

Na realidade, se eu pudesse eu desinstalava ele e pronto, infelizmente eu moro no Hell de Janeiro e um carro sem ar condicionado vai ficar encostado pois fica humanamente impossível andar de carro sem no calor que faz aqui.

O ar funciona, mas tem alguns problemas sendo o pior definitivamente a sua instalação elétrica.

Imagem
Imagem
Uma das três mangueiras que eu comprei, esse veio até com os pressostatos!

Eu não sei como fizeram, mas só sei que não ficou bem instalado e tenho muita convicção de que ela é a responsável por muitos dos problemas de aterramento que eu tenho, inclusive quando arma-e-desarma o compressor a iluminação do painel se apaga momentaneamente. Além disso se eu vou parar por poucos instantes, como em um abastecimento por exemplo, tenho que desligar o ar alguns minutos antes senão o carro não dá partida em seguida, também acredito que seja por problemas de aterramento.

Além disso ele não tem válvula de expansão e nem pressostatos que protegeriam o sistema em caso de vazamento de gás ou sobrepressão. Ainda também percebi um outro problema: algumas vezes o ar parava de sair pelos difusores mas o ventilador interno continuava funcionando e fazendo barulho como se estivesse escapando o ar por dentro. Eu achava que era algum problema do ventilador mas há poucos dias eu percebi que desligando o compressor mas mantendo a ventilação no forte passava alguns minutos e o ar voltava a sair com força e muito gelado, ou seja, o evaporador está congelando!

Para solucionar essa questão eu comprei quase todo um sistema original, como todas as mangueiras originais com os pressostatos, uma ventoinha do ar, um chicote do ar completo, o suporte do compressor original (que é diferente), o suporte dianteiro que pega nesse e vai para o coxim do motor, um tubo ressonador, um condensador, um filtro secante novo e um compressor Delphi novo. Na verdade esses três últimos eu já tinha comprado para o meu GLS pois o compressor dele não está muito eficiente e está batendo, mas está funcionando então eu passei a vez dele para o Opel e pretendia arrumar o ar dele depois, mas aí o que acontece é que eu já tinha combinado e tudo com o cara que ia fazer a substituição pra mim e quando fui testar o encaixe entre o suporte do compressor e a parte dianteira que prende no coxim, para minha surpresa eles tem furações completamente incompatíveis!

Imagem
Suporte do Compressor ainda sem pintura.

Imagem
Suporte do coxim dianteiro direito já pintado.

Imagem
Os dois encostados como deveriam ficar, repare que a furação não casa.

Imagem
O último furo então fica muito longe!

Imagem
Imagem
Como deve ficar a instalação (foto de um 2.2 16v)

Essas peças eu vi a numeração delas no site, só que são diversos motores e não é muito bem explicado qual é de qual então fiquei agora sem saber o que fazer, se tento fazer essa instalação mantendo o compressor que está hoje, o que eu não gostaria de fazer pois teria que adaptar as mangueiras que são originais e eu queria substituir logo aquele suporte que fizeram pois eu acho que ele deixa o motor um pouco desalinhado ou aproveitar para trocar o compressor e o condensador do GLS que está cada dia menos eficiente, o que seria o que eu tinha pensado em fazer desde o início, mas aí não sei quando conseguiria ter mais dinheiro para um novo compressor e condensado para o Opel..

Imagem
Esse é o compressor que ele usa hoje em dia, em dois lugares me recomendaram não trocar esse compressor pois ele "seria" melhor que o Delphi... "mas não é 'oliginal', né?"

Uma possibilidade seria ver se essa peça que prende esse suporte ao coxim do motor se o de um Vectra nacional seria compatível, mas isso só colocando as duas peças lado a lado, mas o problema pode passar para a instalação do suporte do compressor no motor já que o Vectra GM usa bloco família 2 e o Vectra Opel usa bloco família 1, acho que é a primeira vez que apanho nesse carro... hahahaha

Imagem
A peça que eu tenho é a "2", acaba que eu tenho a "1" também, mas eu não sabia que ela era para carro sem ar condicionado e gastei 200 reais à toa comprando ela...

Imagem
Foto da internet de um X16XEL com compressor instalado!

Mais tarde vou falar com o cara para ver o que ele sugere de qualquer forma já pedi para o Antônio trazer o suporte do compressor original para mim, pqp, mais dinheiro...

:62:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 22 Nov 2019, 20:49

Boa noite pessoal!

Depois de uma ausencia de quase um mês eu volto aqui com novidades!

Bom, todos sabem que estou empenhado em desfazer o que provavelmente é o maior "problema" do Opel que é o ar condicionado instalado dele.

Sim, o rapaz do video disse que era original, eu nem acompanhei a gravação e não fui eu quem disse a ele isso, então eu só fiquei sabendo disso quando assisti o video, mas quem acompanhou a minha saga ate agora sabe muito bem que o ar dele foi (mal) instalado provavelmente já aqui no Brasil.

Imagem
Chegada do conjunto Condensador/Radiador/Ventoinha interna originais

Porque eu digo "mal instalado"? É porque usaram um sistema genérico totalmente adaptado, desde o suporte do compressor fabricado em metal (sabe-se lá se está desalinhado!), o chicote (sabe-se lá de onde puxaram o positivo), o condensador adaptado (tiveram que cortar o tubo ressonador pra instalar ele), a instalação não passa pelo módulo, entre outras coisas.

Imagem
Mangueiras usadas porém em ótimo estado!

Então pra mim esse é um item que eu realmente quero resolver, mas como? Instalando um sistema original, parcialmente novo, ou seja, as peças mais importantes (compressor e condensador) novas e as outras possivelmente usadas.

Imagem

Porquê usar peças usadas? Para poder viabilizar a instalação, cada mangueira, se achar nova, custa uma fortuna e colocar mangueiras usadas em bom estado não tem problema algum! O evaporador vai depender ainda de avaliação para ver se vamos poder usar o atual, mas aparentemente sim pois a caixa parece ser original, vamos torcer! De qualquer forma também vou precisar comprar uma válvula de expansão pois atualmente é usado um sistema de tubo capilar.

Imagem

Além dos problemas já citados eu percebi que o evaporador está congelando, a ventoinha fica armada direto no máximo gerando um desgaste prematuro nela, diminuindo a pressão interna do sistema de ar condicionado (que gera problemas de lubrificação do compressor já que a pressão que "arrasta" o óleo) e aumentando o consumo e ruído.

Imagem

O que eu já comprei? A ventoinha externa, o condensador original DELPHI, as mangueiras com pressostatos (que não tinha no sistema atual!), filtro secante (que não tinha), o chicote do ar incluindo relés e fusíveis e acabei fazendo um negócio com um radiador novo DELPHI e ventoinha original.

Imagem
Parte da ponta do suporte do compressor já foi importada mas por um erro eu achei que a interna serviria a nacional.. SQN. :13:

O radiador e ventoinha eu tinha trocado há um ano, sendo o primeiro original DENSO mas o segundo paralelo. Como eu ví um anúncio com o radiador novo com as mangueiras de resfriamento do transmissão (AT) que eu estava precisando eu acabei comprando pôs o cara queria 350,00 só nas mangueiras mas faria com o radiador junto 600,00, então por mais apenas 250,00 eu comprava um radiador DELPHI novo.

Imagem
As mangueiras da transmissão que me motivaram comprar todo o resto

Estou pensando em colocar todo esse conjunto (ventoinha externa e interna/condensador/radiador) novo no Opel e deixar o radiador como reserva ou disponibilizar para venda para ajudar a pagar os custos que está foda....

Quem vai fazer o trabalho? Essa é a parte mais difícil! Eu tinha encontrado um bom eletricista em Vitoria (na verdade Serra, cidade vizinha) que inclusive tem Vectra e eu gostei bastante dele. Só que a logística ia ficar muito foda pra mim!

No Rio tem bons profissionais, mas nenhum com preço dentro da realidade realmente me convenceu e a grande maioria nem aceita trabalhar com peças usadas, o que até é compreensível pois ele vai precisar dar garantia dos serviços!

Imagem
Imagem
Aqui o condensador encontra seu futuro parceiro de muitos anos a ventoinha dianteira, já instalada para proteger ele!

Acaba que eu encontrei na internet um cara de Niterói, cidade vizinha, que demonstrou bom conhecimento, bons equipamentos e (o mais importante) capricho no trabalho! Mandei um email para ele já tarde da noite, acho que eram 23hrs, mas sem esperança nenhuma! Logo de manhã ele me respondei dizendo que curtiu bastante a história (mandei o video pra ele) e disse que toparia sim fazer esse transplante!

Imagem
Meu GLS ganhando compressor e condensador novos!

Eu já tinha um compressor Delphi que eu tinha comprado para o meu GLS mas havia pensado em colocar ele no Opel, porém o GLS estava com o compressor muito fudido, batendo e so ar estava uma merda, acaba que eu resolvi instalar ele mesmo no GLS e combinei de levar o GLS lá, o que para mim até era uma forma de avaliar os serviços dele. Mas antes fui lá com o Opel para ele me dizer o que precisava e ele avaliou o carro e cobrou 2.000,00 de mão de obra, o que é caro, muito, mas se for bem feito praticamente posso dar o carro como 95% concluído.

Imagem
Gostei tanto do resultado que até animei comprar um volante novo para meu GLS e desfiz o volante de 4 raios e airbags que não funcionavam deixando o interior original de novo.

Bom, levei o GLS, comprei condensador novo e filtro secador, ele levou umas boas horas para trocar lá, mas até agora o ar está perfeito, gelando os dentes da cara, o que me animou em fazer lá mesmo, o único problema é que mesmo sendo em uma cidade vizinha é longe pra cacete da minha casa, levando em torno de 1:15min (sem transito) pra chegar lá. A única coisa ruim disso é que não vai dar pra ficar indo lá direto pra acompanhar os serviços que na avaliação dele vai levar em torno de uma semana, mas talvez eu vá uma ou duas vezes durante o serviço! Vai ser foda voltar de lá também, uma corrida mesmo que de UBER vai ficar cara, vou ver se meu irmão vai lá com outro carro pra me trazer.

Bom, depois dessa bíblia só falta chegar o suporte original (cheguei a comprar um de 2.2 mas não serve no Família 1! Depois que ele chegar eu compro mais um compressor (Taquelpa...) e levo lá pra ele fazer os serviços, tomara que fique bom!!!

Outra novidade é que chegaram as lanternas originais Carello com setas brancas como deveriam ser a desse carro, as fumés eu passei para um colega do Paraná e vai estar ornando um Vectra CD 1996 que vinha com as Carello Fumé! Já até instalei as brancas mas inacreditavelmente eu nem vi como ficou poiso carro está em uma vaga com a traseira para a parede e se eu tirasse ele de lá iria acabar perdendo ela, semana que vem quando voltar de Campos eu tiro fotos para postar aqui!

Imagem
Imagem
Imagem
As "fumés" são lindas mas eu acredito que no azul as brancas criam um contraste mais bonito!

Bom é isso, desculpe o texto enorme, mas realmente era muita informação para passar!!!

Abraços!!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 23 Nov 2019, 12:08

E ae o que acharam????

Imagem
Imagem

Consegui só tirar essas fotos pois estou indo viajar e o Opel vai ficar guardadinho em casa, reparem a capa do lado dele e o desumidificador dentro, aliás tem mais um lá na frente, eu cuido bem sim!!!

Eu gostei acho que dá um detalhe a mais, agora é torcer para o suporte do motor chegar logo!

Valeu!!!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por chirola » 23 Nov 2019, 13:38

oi andre deu ate saldades , o ar do opel ta gelando bem acredito que vc fez certo em arrumar o gls ate conseguir as peças que vc quer para o opel, e ficar do jeito que vc gosta , prticamente como saido de fabrica.
uma pena o soporte nao casar, iso atraso um pouco suas espectativas e la volta a anciedade kakakakak,
as ventoinhas estao ligando no maximo porque o ar instalado nao tem presostato e o que faz ligar o segundo estagio cuando chega a 250 psi realmente so deus sabe como foi feita a eletrica da instalaçao, os ex donos nao falaram que o ar era adaptado eu acredito que nao tinham ideia nem cuando foi trocado algo nese carro nem o oleo, na cabeça das pessoas era um carro bomba e pasaram para frente, nunca foi trocado nada nesse carro coisa que estragaba coisa que era isolada para nao comprar uma merd@@#$%@# de um reposto entao vc compro ele e troco tudo o que nunca foi trocado praticamente tudo.
eu acompanho e sei o capricho que foi colocado no opel , sem medir gastos para deijar ele em estado de fabrica coisa que eu nao teria como facer economicamente,mais se tivese eu faria tambem, mais e asim cuando troque os amortecedores do meu carro fique sorpreso eles eram de fabrica ainda PQP por iso o carro era tudo mole e batia tudo.
Imagem
depois mais de 20 anos deu o que tinha para dar ne. ex dono e asim cuando o carro da um gasto pasa pra frente so para nao arrumar.
mais sei que vc vai conseguir instalar o ar do jeito que vc quer realmente no calor do norte do brasil fica imposivel sem ar .
as lanternas ficaram top de mais realmente dependendo do modelo e cor do carro muda as fume nao destacabam as brancas deija um visual mais renovado no meu cd sao fume arteb e ta faltando uma entao guardei a que estaba boa ate achar o par dela so que tem que ser usada achei nova e cara so que a diferença era evidente e colocar uma nova e uma velha fica feio tomara nas ferias pelo brasil consiga a lanterna e um breack_ligth cuase imposivel mais .
cara forte abraço a resposta fico longa mais foi muita informaçao kakakakak.
a luz continua incomodando o deu uma tregua ???

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 23 Nov 2019, 23:41

chirola escreveu:Fuente del Mensaje oi andre deu ate saldades , o ar do opel ta gelando bem acredito que vc fez certo em arrumar o gls ate conseguir as peças que vc quer para o opel, e ficar do jeito que vc gosta , prticamente como saido de fabrica.
uma pena o soporte nao casar, iso atraso um pouco suas espectativas e la volta a anciedade kakakakak,
as ventoinhas estao ligando no maximo porque o ar instalado nao tem presostato e o que faz ligar o segundo estagio cuando chega a 250 psi realmente so deus sabe como foi feita a eletrica da instalaçao, os ex donos nao falaram que o ar era adaptado eu acredito que nao tinham ideia nem cuando foi trocado algo nese carro nem o oleo, na cabeça das pessoas era um carro bomba e pasaram para frente, nunca foi trocado nada nesse carro coisa que estragaba coisa que era isolada para nao comprar uma merd@@#$%@# de um reposto entao vc compro ele e troco tudo o que nunca foi trocado praticamente tudo.
eu acompanho e sei o capricho que foi colocado no opel , sem medir gastos para deijar ele em estado de fabrica coisa que eu nao teria como facer economicamente,mais se tivese eu faria tambem, mais e asim cuando troque os amortecedores do meu carro fique sorpreso eles eram de fabrica ainda PQP por iso o carro era tudo mole e batia tudo.
Imagem
depois mais de 20 anos deu o que tinha para dar ne. ex dono e asim cuando o carro da um gasto pasa pra frente so para nao arrumar.
mais sei que vc vai conseguir instalar o ar do jeito que vc quer realmente no calor do norte do brasil fica imposivel sem ar .
as lanternas ficaram top de mais realmente dependendo do modelo e cor do carro muda as fume nao destacabam as brancas deija um visual mais renovado no meu cd sao fume arteb e ta faltando uma entao guardei a que estaba boa ate achar o par dela so que tem que ser usada achei nova e cara so que a diferença era evidente e colocar uma nova e uma velha fica feio tomara nas ferias pelo brasil consiga a lanterna e um breack_ligth cuase imposivel mais .
cara forte abraço a resposta fico longa mais foi muita informaçao kakakakak.
a luz continua incomodando o deu uma tregua ???

Fala meu camarada, eu sabia que pelo menos você iria responder! hahahahaha

Pois é, eu realmente estou gastando o que eu posso e o que eu não posso nesse carro, pqp!

Mas espero que fique bom!

Dos ex-donos com quem conversei nenhum assumiu saber que o ar era instalado, eu acho difícil ninguém nunca ter dito a eles, mas por outro lado não teriam motivos para me enganar, de qualquer forma caiu nas minhas mãos e vamos tentar fazer direito pelo menos!

Quanto a luz da injeção esse mês eu dei um descanso ao Opel e deixei ele guardado um pouco e aproveitei mais o GLS, agora com ar condicionado bombando, então em relação a luz acho que continua a mesma coisa, já que eu não fiz nada em relação a isso!

Em relação ao brake light um colega de Campos disse que viu um Vectra em um desmanche lá e ainda tinha o brake light do B1, se quiser eu peço pra ele ver quanto o cara está pedindo...

Abração!!!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Ju_Bueno » 25 Nov 2019, 08:40

Cara, muito interessante a ideia do desumidificador dentro do carro. Isso nunca me passou pela cabeça rsrs...
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 25 Nov 2019, 09:40

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Cara, muito interessante a ideia do desumidificador dentro do carro. Isso nunca me passou pela cabeça rsrs...

Bom dia meu amigo!

Então, eu tenho uma rotina, durante os 15 primeiros dias do mês eu fico fora de casa a trabalho, então um ou dois dias antes eu coloco o carro que vai ficar em casa pra lavar, tento deixar em uma vaga coberta (são poucas no meu prédio) e ainda assim coloco uma capa (pra manter ele limpo).

Só que eu percebia que ficava um odor de humidade dentro do carro por ele ter ficado fechado por tanto tempo, afinal eu moro no Rio, cidade litorânea, daí veio a idéia de deixar um desumidificador dentro dele e os resultados foram muito bons, chego de viagem e vou ver o carro e por dentro está perfeito, sem cheiro nenhum e o desumidificador quase saturado!

Pra mim isso tem tido bastante utilidade, agora eu chego e o carro não tem mais nenhum odor!

VALEW!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

1066 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 150 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 22:14