O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Carros dos Membros (Vectra)Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André
Aqui você pode postar as fotos e vídeos do seu carro.

1066 mensagens
Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4074
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Ju_Bueno » 05 Dez 2022, 07:30

Que bom, André! Só boas notícias e finalizações!

Agora esse assunto da tampa do espelho de cortesia me interessou: a do passageiro no meu carro veio quebrada quando o comprei e nunca animei ($$$) de comprar um conjunto todo, nem encontrei somente a tampinha vendendo. Será que essa sua seria reutilizável se for feito uma "adequação técnica"? :6:
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 05 Dez 2022, 16:18

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Só por curiosidade, aquela tampinha do quebra sol vende separado ou vendia na GM, S10 e Vectra são iguais eu me lembro que comprei aqui as ultimas 4 em uma promoção. Os carros mais novos são diferentes, os Vectras B tem pinos na moldura para encaixar a tampa e os mais novos tem pinos nas tampas.
Não sei se acha ainda, porque eles frazem promoção para não acabar mesmo e não mexer mais.


Imagem

Cara, eu nunca vi apenas a tampa pra vender não, inclusive no catálogo a única peça que vende separado é a lâmpada. Com o tempo as peças ficam ressecadas e quebradiças, além de amareladas, o que deixa um aspecto um pouco feio, o que na verdade faz mais diferença quando você compara com uma nova, mas como eu falei, chega a um ponto que a diferença fica nos detalhes.

:88:

chirola escreveu:Fuente del Mensaje Andre VC resolve o muita coisa que tinha para checar fico feliz , acompanho a saga desde o inicio e sei o trabalho que teve para chegar neste ponto , os freios sempre foi algo que VC comento mais foi checado Chase tudo da uma olhada na cor das pastilhas para ver se não estão cristalizadas , se tem desgaste comum elas deveriam ser foscas na parte de atrito com o disco.


Opa meu amigo, tudo bem? Obrigado pelas palavras!

Então, as pastilhas não estão vitrificadas não, o sentimento que eu tenho é de que o servo-freio parece estar subdimensionado, ou eu estou com pouco vácuo ou existe alguma perda de vácuo por algum lugar já que existem diversas tomadas que podem estar criando alguma falsa entrada de ar.

Pelo Scanner, com o ar ligado e em Drive, o MAP fica com 0,50/0,55 Bar, o que eu acho fraco, acredito que deveria estar na faixa dos 0,25 a 0,35 Bar, ou seja, podemos não ter um problema nos freios efetivamente mas sim em algum periférico.

Eu pretendo retirar e isolar todas as tomadas de vácuo (inclusive a do próprio servo-freio) e medir de novo, se melhorar o negócio é ir reinstalando individualmente cada um para ver se tem algum com problema, vamos ver quando eu vou conseguir um tempo para isso.

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 05 Dez 2022, 16:42

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Que bom, André! Só boas notícias e finalizações!

Agora esse assunto da tampa do espelho de cortesia me interessou: a do passageiro no meu carro veio quebrada quando o comprei e nunca animei ($$$) de comprar um conjunto todo, nem encontrei somente a tampinha vendendo. Será que essa sua seria reutilizável se for feito uma "adequação técnica"? :6:


Opa meu amigo, então, honestamente eu não sei mas se você quiser eu posso mandar ele pra você!

Eu realmente paguei caro pelos para-sóis, mas depois eu achei nova por 150,00 no ML, mas só o lado direito.

Se você quiser é só me falar, grande abraço!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3405
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por chirola » 05 Dez 2022, 17:15

Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje Eu pretendo retirar e isolar todas as tomadas de vácuo (inclusive a do próprio servo-freio) e medir de novo,

recorda que a unica mangueira de vacuo que não pode desligar é a do regulador de preção de gasolina ela tem que estar ligada .
comente das pastilhas por uma experiencia que teve com um carro o carro freaba bem na traseira com freio a disco troque as pastilhas que tinha porque ja estabam meia vida e coloque outras que não lembro a marca e o carro ffico ruim o freio de mão não seguraba o carro , com o freio de mão puxado conseguia mexer o carro ainda , coloque as pastilhas velhas para tirar a duvida e o freio funcionaba bem .
o servo freio deveria funcionarmesmo com pouca preção .
agora vou falar a maior alegria de este topico foi a luz da injeção desligar de vez pqp como incomodo a desgramada da luz da injeção akakkak.
em segundo lugar a eletrica e o ar condicionado .
concordo totalmente que são os detalhes que faz a diferença no carro

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 05 Dez 2022, 21:37

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
recorda que a unica mangueira de vacuo que não pode desligar é a do regulador de preção de gasolina ela tem que estar ligada .

Bem lembrado!

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
comente das pastilhas por uma experiencia que teve com um carro o carro freaba bem na traseira com freio a disco troque as pastilhas que tinha porque ja estabam meia vida e coloque outras que não lembro a marca e o carro ffico ruim o freio de mão não seguraba o carro , com o freio de mão puxado conseguia mexer o carro ainda , coloque as pastilhas velhas para tirar a duvida e o freio funcionaba bem .

No Vectra o freio de estacionamento não usa as pastilhas de freio, no meu caso ele funciona bem.

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
o servo freio deveria funcionarmesmo com pouca preção .

Honestamente eu não sei, talvez uma pequena diferença sim, mas isso é algo que eu pretendo descobrir essa semana!

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
agora vou falar a maior alegria de este topico foi a luz da injeção desligar de vez pqp como incomodo a desgramada da luz da injeção akakkak.
em segundo lugar a eletrica e o ar condicionado .
concordo totalmente que são os detalhes que faz a diferença no carro

Olha graças a Deus eu considero que o problema da injeção foi sanado, já se passaram bem mais de 1000km e a injeção realmente está impecável e funcionando perfeitamente, sem luz, sem nada!

A parte elétrica também e o ar condicionado felizmente estão impecáveis!

Agora falta pouca coisa, graças a Deus, não aguento mais gastar tanto dinheiro esse carro, nesse e no GLS também, essa semana eu farei uma atualização no Post dele também.

E agora é torcer para que se resolva essa questão do freio que agora passa a ser prioridade!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8396
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Almeidão » 06 Dez 2022, 09:55

Sobre o freio é complicado expôr sem entender o real probelma, e pior ainda explicar pra você que está claro que entende do assunto, bem longe de um leigo. Se for vacuo escapando, pode ser a valvula que tem na entrada do servo freio ou mesmo problemas no servo freio que seria fácil detectar, exemplo carro parado, duas horas depois pisar no freio com ele desligado e sentir se ainda tem vácuo ou já endurece na primeira freada. O que pode roubar vácuo antes do freio fica no meio da mangueira dele que vai para um depoisito de vácuo que fica em cima do lado da central. Este depoisito leva vácuo pra bomba que fica embaixo do painel e pode ser vista ao soltar aquela lateral do console do lado do carona e é para abrir a portinhola do ar. No servo freio mesmo o que pode ser é a válvula que comentei ou por trás do cilintro mestre encostado no servo freio, ali tem um anel de vedação que se ressecar ou ser mal colocado pode escapar ar.
Mas pelo que tenho percebido pode ser o cilindro mestre e antigamente tinha reparos originais para esta peça, hoje não dá para confiar muito nestes reparo e eu já troquei umas 3 vezes em outro carro, no meu nunca.

Sobre a tampa do quebra sol, não vale apenas procurar,omentei e depois me assustei com o preco, hoje ficou preço de ouro, as ultimas que comprei eu pague 80 reais em 6 aqui na GM, da uma olhada abaixo no link e o numero dela e dá para comprar um cordão de ouro e pendurar ela ali quase que mais cara que o cordão.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 737576-_JM

O pessoal procurava de Vectra, nunca achei, mas S10 sim e é a mesma tampa. Questão de conhecimento
Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4074
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Ju_Bueno » 07 Dez 2022, 08:50

Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje [quote="[url=https://www.clubedovectra.com.br/forum/memberlist.php?mode=viewprofile&u=232]
Opa meu amigo, então, honestamente eu não sei mas se você quiser eu posso mandar ele pra você!

Eu realmente paguei caro pelos para-sóis, mas depois eu achei nova por 150,00 no ML, mas só o lado direito.

Se você quiser é só me falar, grande abraço!

:88:

Te enviei uma MP!
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8396
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Almeidão » 07 Dez 2022, 10:09

Eu esqueci de comentar algo sobre o que acelera estragar as tampinaha e quebrar quele alojamento do pino que faz a dobradiça.
1 - Enfraquece com o tempo pelo aquecimento do teto em momentos que não está na sombra, o bom seria todas as vezes que parar o carro, baixar o quebra sol,
Me lembrei do cara com a moto e o paninho embaixo do descanço, então isto não farei mesmo e nunca me lembrarei disto.
2 - Abrir a tampinha segurando ela até o final, o certo é abrir e soltar depois do meio, mas as mulheres seguram até o final e com certeza força ela ali. falei com
minha esposa sobre isto e ela mandou eu cuidar do meu lado, que o lado direito é dela kakakkaka.
3 - Não usar graxa comum ali onde ela entra, tem uma chapinha de metal para acender a luz bem ali no pino, use graxa de mecanismo que não agride o plasico
que por sinal é muito vagabundo.

Sobre o funcionamento é bem simples e as vezes fazem ruidos, eu abri ali e é facil demais, colei as chapinhas de metal que são encaixadas em pinos tipo gretas, nunca mais deu problema de acender ou ruido de chapinhas tremendo no teto.
Imagem

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 07 Dez 2022, 11:37

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje [...]Se for vacuo escapando, pode ser a valvula que tem na entrada do servo freio ou mesmo problemas no servo freio que seria fácil detectar, exemplo carro parado, duas horas depois pisar no freio com ele desligado e sentir se ainda tem vácuo ou já endurece na primeira freada[...]

A válvula do meu está perfeita, eu pensei em trocar o anel de vedação entre o servo-freio e o conector da mangueira. Realmente diminui bastante o vácuo depois de desligar o carro, não chega a zerar, até percebe-se que entra pressão quando desconecto a mangueira, mas não é muita coisa, eu acho pouco realmente. Até mesmo dar partida com o freio pressionado eu observo que o pedal desce mas não tanto quanto eu acho que deveria.

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje[...]O que pode roubar vácuo antes do freio fica no meio da mangueira dele que vai para um depoisito de vácuo que fica em cima do lado da central. Este depoisito leva vácuo pra bomba que fica embaixo do painel e pode ser vista ao soltar aquela lateral do console do lado do carona e é para abrir a portinhola do ar[...]

Sim! Existem várias tomadas de vácuo como a do próprio servo-freio (que tem essa tomada para o acumulador de vácuo), tem o respiro do motor, ventilação do tanque, sensor MAP, válvula da bomba de ar secundário e da válvula de pressão de combustível, e qualquer uma delas pode estar permitindo entrada falsa do motor.

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje[...]No servo freio mesmo o que pode ser é a válvula que comentei ou por trás do cilintro mestre encostado no servo freio, ali tem um anel de vedação que se ressecar ou ser mal colocado pode escapar ar[...]

Eu troquei recentemente o cilindro mestre e esse anel é novo! Outra coisa que eu fiz foi ajustar o pino de ataque do servo-freio no cilindro mestre para que o
cilindro mestre na fique acionado mesmo com o pedal totalmente levantado.

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje[...]Mas pelo que tenho percebido pode ser o cilindro mestre e antigamente tinha reparos originais para esta peça, hoje não dá para confiar muito nestes reparo e eu já troquei umas 3 vezes em outro carro, no meu nunca[...]

O meu é novo!

[...]Sobre a tampa do quebra sol, não vale apenas procurar,omentei e depois me assustei com o preco, hoje ficou preço de ouro, as ultimas que comprei eu pague 80 reais em 6 aqui na GM, da uma olhada abaixo no link e o numero dela e dá para comprar um cordão de ouro e pendurar ela ali quase que mais cara que o cordão.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 737576-_JM
O pessoal procurava de Vectra, nunca achei, mas S10 sim e é a mesma tampa. Questão de conhecimento[/quote]
Então, eu paguei caro nos do Opel, na faixa de 250 reais cada um, mas eu acabei achando um do lado direito por 150 reais novo e original!
Imagem

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje[...]Abrir a tampinha segurando ela até o final, o certo é abrir e soltar depois do meio, mas as mulheres seguram até o final e com certeza força ela ali. falei com minha esposa sobre isto e ela mandou eu cuidar do meu lado, que o lado direito é dela kakakkaka.

HAHAHAHAHA elas são f...

Eu hoje estou meio apertado de horário, e está chovendo por aqui mas vou tentar isolar todas as tomadas para ver se consigo identificar alguma entrada falsa..

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 07 Dez 2022, 11:37

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje
Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje [quote="[url=https://www.clubedovectra.com.br/forum/memberlist.php?mode=viewprofile&u=232]
Opa meu amigo, então, honestamente eu não sei mas se você quiser eu posso mandar ele pra você!

Eu realmente paguei caro pelos para-sóis, mas depois eu achei nova por 150,00 no ML, mas só o lado direito.

Se você quiser é só me falar, grande abraço!

:88:

Te enviei uma MP!

Já já respondo!
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8396
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Almeidão » 07 Dez 2022, 13:17

Foi o que eu disse, fica difícil acertar, afinal foram feito tudo. Bem eu só não concordei com a sangria kakkaka, não confio nesta sangria por gravidade porque os canos de freio dianteiro fazem um caminho muito estranho, descendo e subindo bem alto e voltando a descer outra vez no caso das rodas dianteiras. É a unica coisa que eu faria diferente seria uma sangria de pedal com um ajudante.

Outro detalhe, não sei se foi contigo, mas afirmo aqui que a sangria correta é em X, nunca as da frente e nem em Z.
Explico melhor o porque fica difícil eu concordar com alguns profissionais.
O freio funciona assim, duas saidas do cilindro mestre com dois pistões quan se independentes sendo um com um cano que se divide em dois e seria a grosso modo um T levando oleo para a roda direita dianteira e roda esquerda traseira e o outro inverso do primeiro. Se eu sangrar a direita dianteira e depois a esquerda dianteira, eu estarei cortando um trabaho ao meio e dando tempo suficiente para que aquele cano direcionado para aquelas duas rodas obtenha entrada de ar e na mecanica como qualquer outro trabalho não se pode parar um serviço no meio.
Imagem

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 07 Dez 2022, 17:19

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje [...] não confio nesta sangria por gravidade porque os canos de freio dianteiro fazem um caminho muito estranho, descendo e subindo bem alto e voltando a descer outra vez no caso das rodas dianteiras. É a unica coisa que eu faria diferente seria uma sangria de pedal com um ajudante..

Faz sentido (1)! Porém quando eu pedi pra fazer, se não me engano na penúltima vez, foi feito com ajudante sim, inclusive foi quando eu mesmo troquei o módulo ABS e pedi apenas para fazerem a sangria, já que tinha instalado o módulo depois da substituição, logo após tentar consertar o original..

Adendo: A mulher me ajudou na sangria da última vez também

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje [...]Se eu sangrar a direita dianteira e depois a esquerda dianteira, eu estarei cortando um trabaho ao meio e dando tempo suficiente para que aquele cano direcionado para aquelas duas rodas obtenha entrada de ar e na mecanica como qualquer outro trabalho não se pode parar um serviço no meio.

Faz sentido (2)!

Essa questão é bem interessante pois se pararmos para analizar existem 3 métodos para ampliação de força utilizados nos freios:
O primeiro é a alavanca, o pedal é feito de forma que a aplicação da força é ampliada mecanicamente, depois o servo-freio usa a diferença entre o vácuo (na verdade "depressão") e a pressão atmosférica natural para ajudar a "empurrar" o êmbolo, e por último a vantagem hidráulica aonde um cilindro mestre manda fluido para 4 pistôes (6 no caso dos discos nas 4) o que diminui a amplitude mas amplia a força.

Eu acredito que o meu problema está nesse meio, aonde o servo-freio (erroneamente chamado por alguns de "hidrovácuo") não está tendo essa "diferença de pressão" correta para ajudar nas frenagens.

Pode ser problema na peça? Até pode, mas eu acho que seria um puta azar já que é uma peça original Bosch, mas se eu não conseguir verificar um problema nessa questão do vácuo eu vou tentar trocar ele também para ver se consigo resolver esse drama logo!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8396
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Almeidão » 08 Dez 2022, 08:45

Eu acho que pelo que você comenta é muito dificil ser problema do servo freio,
Mais um dado sobre sangria de pedal, o cara do pedal tem que ser atento, caso contrario dá errado, ele tem que está ciente que:.
1 - Pisa forte pressionando, voce abre a sangria e ele continua fazendo força até o final do curso do pedal e pressionado forte até o fim e segiura atpe voce apertar e pedir para liberar.
2 - O Curso do pedal pode ser alterado na hora da sangria tipo colocar uma madeira embaixo determinando uma pisada menor para não forçar os reparos internos do cilindro mestre tendo que ir até o fim.
3 - Ao usar uma madeira determinando um curso menor, mesmo assim o pedal no fim tem que está pressionando esta madeira, eperando o seu comando.

O parafuso de sangria na frente é 8, se for disco traseiro acho que é la é 7, use sempre chave de estria e por ser vedação cônica, qualquer apertinho trava ele. Evite chave de boa e livra se dos mecanico que usam alicate de pressão para isto.

Eu estou estudando uma forma de sangrar sozinho e usando uma valvula na sangria, mas ainda descrente, porque o que veda é a ponta do parafuso cônico e não a rosca e ao afrouxar e colocar uma mangueira ali, vai ter esta rosca no meio que não veda e fica propício a entrada de ar, a não ser que usa um vedante na rosca também. Sugar ali também com uma seringa não é uma boa ideia pelo mesmo motivo.
Imagem

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 08 Dez 2022, 14:32

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Eu acho que pelo que você comenta é muito dificil ser problema do servo freio[...]

É muito estranho e eu tenho muita dificuldade em achar que o freio "é assim mesmo", até porque o freio desse carro é o mesmo do meu GLS e o freio daquele carro é bom, sendo que a única diferença é que o Opel por ser automático acaba por sacrificar um pouco os freios mesmo, mas a percepção de frenagem do GLS (que não tem ABS) é bem positiva.

Na verdade o freio do meu GLS também não era bom, só que com o tempo, trocando servofreio, discos e pastilhas ele foi ficando cada vez melhor, mas eu já fiz tudo isso no Opel e até agora ainda não consigo me convenser que o freio dele "é assim e pronto".

No Brasil os Vectras B com ABS mais antigos, até 2001 salvo engano, tem o servofreio duplo, depois de 2002 unificando para o mesmo modelo de servofreio, eu não sei se isso tem alguma influência na performance do freio, até faz sentido eeu queria testar mas é tão trabalhoso trocar o servofreio que eu chego a desanimar, talvez depois eu faça isso.

Hoje eu acabei testando com o OPCom e a pressão no coletor de admissão variou bastante desde o momento que estava com a bomba de ar secundário ligada (primeiro minuto após partida com motor frio) com 0,68bar, estabilizando na faixa de 0,55bar aproximadamente depois com o ar ligado e ficando na faixa de 0,40bar com o ar desligado.

Quando eu fiz o teste desplugando as tomadas de vácuo e não houve nenhuma mudança significativa no valor mostrado pelo sensor MAP portanto desconsidero essa possibilidade sendo que a única coisa que sobrou realmente ser o servofreio com problema ou desregulado, se é que exista alguma regulagem nele.

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8396
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Almeidão » 08 Dez 2022, 15:02

Não existe desregulado, existe sim se esquecer de regular a haste do pedal antes de montar, mas ai não tem nada a ver com o freio e sim com a posição do pedal. Mas pode ser defeito dele, alguma coisa endureceu por ter ficado parado etc. Tem que lembrar que pastilha nova demora para se ajustar, mas isto voce sabe, para quem usa o freio pouco, as vezes demora até uns 1000 km.
Bem enjoado mesmo trocar esta peça e/ou o atuador do pedal. já fiz isto uma vez no meu e claro, farei quantas vezes for preciso, mas precisa disposição.
Sobre a pressão dos vácuos é muito dificil dar ruim, tem que ter uma entrada de ar muito grande para acontecer isto, mas ai o carro iria ficar muito acelerado
Eu tamboem acho o meu freio que são discos nas 4 rodas muito bom mesmo sem ABS.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3405
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por chirola » 08 Dez 2022, 15:06

andre o opeç tem freio de tambor na traseira ?
se for pode ter as lonas um pouco afastadas .
se vc compara o freio do opel com o do civic vai se frustrar , no honda so encosta ope e o freio vem no vectra o pedal e mais borrachudo ele segura o carro mais não da aquela freada estupida que da no honda de so olhar o pedal .
acostumado a rodar tudo dia no vectra cuando pego o honda fit da coroa as primeiras freadas são terriveis parece que vai sair pelo parabrisas , mais acho que mecanicamente o opel não tem defeito pode ser regulagem se o freio traseiro for de tambor ou pastilha ruim o que comentei do carro que eu teve e do freio de mão não foi por ser freio de mão e sim pelas pastilhas ruim .
pa ser sincero cuando freio com o vectra sinto igual a frear com uma caminhonete kakakakaka

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 08 Dez 2022, 22:22

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje [...]Bem enjoado mesmo trocar esta peça e/ou o atuador do pedal. já fiz isto uma vez no meu e claro, farei quantas vezes for preciso, mas precisa disposição.
Sobre a pressão dos vácuos é muito dificil dar ruim, tem que ter uma entrada de ar muito grande para acontecer isto, mas ai o carro iria ficar muito acelerado[...]

As pastilhas já tem bem mais de 1000km, eu concordo que o motor ia ficar acelerado, agora em relação a troca do servofreio é que são elas, dá até preguiça só de pensar!

:88:

chirola escreveu:Fuente del Mensaje andre o opeç tem freio de tambor na traseira ?[...]
se vc compara o freio do opel com o do civic vai se frustrar , no honda so encosta ope e o freio vem [...] não da aquela freada estupida que da no honda de so olhar o pedal . acostumado a rodar tudo dia no vectra cuando pego o honda fit da coroa as primeiras freadas são terriveis parece que vai sair pelo parabrisas[...]

Engraçado que o meu Civic tem o freio bem bom, mas não é super sensível como os dos dois Fit que eu tive e o WRV do meu irmão que inclusive tem tambor na traseira que a sombra do seu pé freia o carro, uma estupidez!

Assim, não precisa ser super sensível o freio (o do GLS está ótimo!) mas eu acho que o freio tem que ter uma resposta forte antes do pedal ficar rígido e eu consigo fazer uma freada de emergência, mas eu tenho que "trepar" do pedal e eu não fico confortável com isso, acho que tem sim como melhorar, vamos ver!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3405
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por chirola » 09 Dez 2022, 01:56

Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje o meu Civic tem o freio bem bom, mas não é super sensível como os dos dois Fit que eu tive e o WRV do meu irmão que inclusive tem tambor na traseira que a sombra do seu pé freia o carro, uma estupidez!

Verdade kakakak o freio do Fit e ridículo de sensível ,toda vez que ando nele as duas primeiras freadas são assustadoras kakakaka

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8396
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Almeidão » 09 Dez 2022, 20:37

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje o meu Civic tem o freio bem bom, mas não é super sensível como os dos dois Fit que eu tive e o WRV do meu irmão que inclusive tem tambor na traseira que a sombra do seu pé freia o carro, uma estupidez!

Verdade kakakak o freio do Fit e ridículo de sensível ,toda vez que ando nele as duas primeiras freadas são assustadoras kakakaka


Só não podem esquecer o peso do carro, eu não posso entrar muito em detalhes neste ponto porque eu uso pneus 185 x 65 x 14 e com rodas mais largas, acho que 8 polegadas e isto fazem eles serem bem menores que a roda original finas com 185 x 70 x 14 e melhora muito nas freadas.
Carros com rodas e pneus maiores ainda complica mais apesar que os discos são maiores, mas as vezes nem tanto maior.
Imagem

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 10 Dez 2022, 17:53

Almeidão escreveu:Fuente del MensajeSó não podem esquecer o peso do carro, eu não posso entrar muito em detalhes neste ponto porque eu uso pneus 185 x 65 x 14 e com rodas mais largas, acho que 8 polegadas e isto fazem eles serem bem menores que a roda original finas com 185 x 70 x 14 e melhora muito nas freadas.
Carros com rodas e pneus maiores ainda complica mais apesar que os discos são maiores, mas as vezes nem tanto maior.
Pois é, eu comparo os freios dos meus dois, mas os dois tem algumas características bem distintas como ser Automático x Manual, ter e não ter ABS e o tamanho das rodas sendo o Opel 195/65 R15 contra 185/70 R14 do meu GLS, tudo isso mudando a característica de frenagem dos carros.

Eu estou praticamente comprando um servofreio do Vectra a partir de 2002 para testar, a vantagem desse ano é que eles unificaram os servofreio de com e sem ABS e o cilindro mestre é igual ao meu, portanto isso evitaria que eu tenha que trocar o cilindro mestre e fazer mudança na tubulação de freio para adaptar o sistema do B1 com sistema ATE e servofreio duplo, devo fazer essa tentativa, vamos ver!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

1066 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 109 visitantes

Bem-vindo: 13 Mai 2024, 03:49