O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Carros dos Membros (Vectra)Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André
Aqui você pode postar as fotos e vídeos do seu carro.

1066 mensagens
Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 25 Ago 2019, 18:03

wallacer95 escreveu:Fuente del Mensaje
Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje Na saída o Wallace até deu uma volta lá na área dele pra sentir o bichão, espero que tenha gostado!

Opa, obrigado pela oportunidade amigo, o opel tá muito bom, gostei bastante de dar uma volta pra saber como ele anda, bem diferente do meu CD, vou ficar no teu aguardo de conhecimento técnico do problema do meu recirculador de ar, tomara que seja mole pra resolver, e vamos em frente na restauração dos Vectras
Abs

Imagina amigo, eu que agradeço!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por chirola » 26 Ago 2019, 18:51

oi gente boa, pensando um pouco.
se a sonda esta boa (ele chaveia e marca) poderia ser o sensor MAF (medidor de fluxo)
mistura pobre poderia explicar a temperatura elevada no coletor de admiçao, pelo que lembro era uma coisa que tinha chamado a atençao antigamente
e tambem explicaria aquela pequena tremidinha ao acelerar que vc tinha comentado.
porque a sunda a menos que tenha ficado mal contato ou fio descascado em alguma parte, ela esta funcionando .
bom agora tem para se divertir um pouco , os dois errores estao relacionados um e mistura pobre e o outro sonda lambda.
bora procurar entrada falsa de ar checar, map , maf , mangueiras de bacuo preçao da bomba em alguma parte tem o real culpado a sonda eu acredito que nao tenha muita culpa no asunto mais temos um rumo a seguir.
o wallacer conta a experiencia o que vc acho da performance do 1.6 o coforto o cambio, cuando eu vi o 1.6 olha fique sorpreso com a performance e o gas do propulsor puxando mais de uma tonelada , puxa forte para ser 1.6 vo pesquisar o asunto da sonda andre para ver se conseguimos acabar com a luz do capiroto de vez abraço

wallacer95
GL Member
GL Member
Mensagens: 63
Registrado em: 10 Dez 2018, 14:24
Nome Completo: Wallace Rodrigues da Silva
Cidade: Sao Bernardo do Campo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.2 MPFI 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2005

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por wallacer95 » 26 Ago 2019, 20:43

chirola escreveu:Fuente del Mensaje wallacer conta a experiencia o que vc acho da performance do 1.6 o coforto o cambio,

Excelente, como eu disse ele tem um puxada forte, bem mais que o meu CD, acredito que mesmo depois que eu resolver os problemas de injeção do meu carro ele não vai ficar igual até porque são câmbios diferentes, mas gostei bastante me deu até vontade de ter um automático pois eu viajo bastante, até falei com o André que pretendo instalar o controle de cruzeiro futuramente pra ter mais conforto em viajem, o Opel está uma nave e é sempre bom ver um carro assim pois me motiva a deixar o meu também o mais original possível

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 27 Ago 2019, 12:02

Fala ae pessoal!!!! Vamos por partes, igual o Jack Estripador...

chirola escreveu:Fuente del Mensaje oi gente boa, pensando um pouco.
se a sonda esta boa (ele chaveia e marca) poderia ser o sensor MAF (medidor de fluxo)

Então, meu sistema não usa sensor MAF, só o MAP mesmo, eu sinceramente acredito que não tenha mais problema de sensor ou de atuador não, como disse os únicos que eu não troquei foram o sensor de posição de borboleta, o de temperatura de ar externo (que eu comprei mas o O'Ring ainda não achei e fico com medo de tirar do outro e estragar), a válvula do cânister e o atuador de marcha lenta, o resto tudo novo e nenhum desses acusa como peça com defeito do scanner.

Imagem

chirola escreveu:Fuente del Mensaje mistura pobre poderia explicar a temperatura elevada no coletor de admiçao, pelo que lembro era uma coisa que tinha chamado a atençao antigamente
e tambem explicaria aquela pequena tremidinha ao acelerar que vc tinha comentado.

Olha, posso estar enganado, mas como o sensor de temperatura do ar de admissão (IAT) fica "antes" do motor ele não tem como sofrer interferência da mistura, para isso teríamos que ter um sensor de temperatura dos gases. Eu acredito que tenha conseguido melhorar a temperatura do ar de admissão quando modifiquei a tomada de ar que antes pegava ar vindo do cofre e ar do condensador, ou seja, os dois lugares quentes! Com isso a temperatura baixou de em torno de 67°C para 55°C e ainda não está da maneira correta e eu acredito que consiga reduzir ainda mais um pouco quando trocar o condensador do ar e instalar o tubo ressonador corretamente aí sim o motor vai puxar ar totalmente externo, mas isso só quando eu puder fazer o ar dele.

Imagem

Essa tabela é um exemplo de valores "médios" encontrados no scanner de um Vectra B 1.6 16V, só que na Inglaterra, então assim a temperatura do ar externo pode não ser um fato a se levar tanto em consideração quando comparado ao Brasil, mas pelo menos em relação ao tempo da injeção a diferença está gritante, enquanto lá em marcha lenta fica a 3,3ms o meu está ficando em 5,6ms, quase o dobro!

chirola escreveu:Fuente del Mensaje porque a sunda a menos que tenha ficado mal contato ou fio descascado em alguma parte, ela esta funcionando .

O chicote do fio da sonda realmente tem uma emenda que estava mal soldada porém foi refeita, mas pode ser que tenha outro ponto de interrupção no fio, eu tenho um chicote completo novinho só que do Vectra 1.6 16V manual e não veio a parte da comunicação com o câmbio, tenho que criar coragem de tentar transplantar essa parte do chicote antigo para o novo ou arrumar alguém bem competente para fazer isso, mas as duas coisas estão difíceis de acontecer. Meu maior medo é não conseguir fazer funcionar o chicote novo e danificar o antigo, neste caso ficando com o carro cheio de problemas ou pior sem funcionar.

Recentemente um cara quis inventar de colocar Central Multimídia no Vectra B dele e sem querer acabou decepando o chicote que ficava escondido atrás de uma parte do painel que ele precisou cortar, parece que ele meio que se arrependeu, e pior, o carro dele estava lindo, foi comprar essa briga por nada, meu medo é fazer o mesmo, mas vamos ver...

chirola escreveu:Fuente del Mensaje bom agora tem para se divertir um pouco , os dois errores estao relacionados um e mistura pobre e o outro sonda lambda.
bora procurar entrada falsa de ar checar, map , maf , mangueiras de bacuo preçao da bomba em alguma parte tem o real culpado a sonda eu acredito que nao tenha muita culpa no asunto mais temos um rumo a seguir.

Ah sim, vou ver se hoje eu consigo pegar isso aqui pra fazer, vou ver se dou uma boa olhada (apesar de já ter feito isso..) em tudo aqui para ver se acho algo errado em relação a entrada falsa de ar.

:88:

wallacer95 escreveu:Fuente del Mensaje
chirola escreveu:Fuente del Mensaje wallacer conta a experiencia o que vc acho da performance do 1.6 o coforto o cambio,

Excelente, como eu disse ele tem um puxada forte, bem mais que o meu CD, acredito que mesmo depois que eu resolver os problemas de injeção do meu carro ele não vai ficar igual até porque são câmbios diferentes, mas gostei bastante me deu até vontade de ter um automático pois eu viajo bastante, até falei com o André que pretendo instalar o controle de cruzeiro futuramente pra ter mais conforto em viajem, o Opel está uma nave e é sempre bom ver um carro assim pois me motiva a deixar o meu também o mais original possível

Opa, se eu estou sendo uma boa influência pra você manter seu carro original já ganhei o dia!

Eu nunca dirigi um 16V manual, mas acredito que o meu tenha mais arrancada mas o seu dê mais final, pelo menos a teoria seria essa.

Como já falei aqui antes, se eu comparo meu Opel com meu GLS eu não vejo tanta diferença assim a favor do 2.2 8V manual em uso normal, claro que em uma subida de serra íngreme e carregado ele levaria vantagem, mas no uso urbano normal eles são praticamente iguais, pelo menos no meu modo de dirigir.

No Opel eu não me lembro de quando precisei usar mais que "meio pedal" de acelerador, não me lembro mesmo..

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por chirola » 27 Ago 2019, 15:38

o andre cuantos fios tem a sonda lambda do opel ?

eu sei que o 1.6 puxa aqui ese motor vai em muito carro, o que importa em um carro e o dia a dia, e nao uma ocaçao que so se da uma vez o outra, o meu carro so teria vantagem em alta mesmo acima dos 4mil giros que e aonde o torke aparece de forma evidente por baixo dos 2mil giros olha nao vo pensar muito nao para nao deprimir mais acredito que tanto o 1.6 e o 2.2 8v me colocariam em uma sitaçao incomoda a velocidade final nao da tamta diferença sao pocuos KM\H se um vota 200 o outro chega a 210 reales (gps e nao painel que sonha uns 240)
o cambio automatico aumenta o conforto eu pesoalmente nao acostume mais deve ser porque ande pouco em carro automatico, o que fala wallace do cruce control eu to a procura de um a um preço rasoavel aqui (argentina) nao ache so a zafira e sao carros que ainda andam nao tem muito em ferro velho entao dificulta tinha vectra cuase imposivel, nao e dificil de instalar tem um topico com fotos bem legal, e seria uma boa para viagens longas, ajudaria muito a controlar a velocidade cuando fico distraido um pouco e olho o velocimetro la foi a agulha para os 140 sem perceber. seria so colocar a velocidade maxima da br e curtir sem se preocupar com radar e velocidade .
eu teria que deijar de falar com vcs ...
a lista de coisas para o carro so aumenta pqp

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 27 Ago 2019, 16:40

chirola escreveu:Fuente del Mensaje o andre cuantos fios tem a sonda lambda do opel ?

eu sei que o 1.6 puxa aqui ese motor vai em muito carro, o que importa em um carro e o dia a dia, e nao uma ocaçao que so se da uma vez o outra, o meu carro so teria vantagem em alta mesmo acima dos 4mil giros que e aonde o torke aparece de forma evidente por baixo dos 2mil giros olha nao vo pensar muito nao para nao deprimir mais acredito que tanto o 1.6 e o 2.2 8v me colocariam em uma sitaçao incomoda a velocidade final nao da tamta diferença sao pocuos KM\H se um vota 200 o outro chega a 210 reales (gps e nao painel que sonha uns 240)
o cambio automatico aumenta o conforto eu pesoalmente nao acostume mais deve ser porque ande pouco em carro automatico, o que fala wallace do cruce control eu to a procura de um a um preço rasoavel aqui (argentina) nao ache so a zafira e sao carros que ainda andam nao tem muito em ferro velho entao dificulta tinha vectra cuase imposivel, nao e dificil de instalar tem um topico com fotos bem legal, e seria uma boa para viagens longas, ajudaria muito a controlar a velocidade cuando fico distraido um pouco e olho o velocimetro la foi a agulha para os 140 sem perceber. seria so colocar a velocidade maxima da br e curtir sem se preocupar com radar e velocidade .
eu teria que deijar de falar com vcs ...
a lista de coisas para o carro so aumenta pqp

De um fio só, ela não tem aquecimento e nem é banda larga não...

Em relação a máxima final eu já dei no Opel 1.6 16V AT acho que foi 175 km/h, no GLS 2.2 8V MT 186km/h, no Focus 2.0 16V AT que tive 202km/h e no Civic 2.0 16V AT 205km/h, isso tudo pelo GPS, mas não tenho como saber se o vento estava ajudando ou atrapalhando (e isso faz muita diferença!) mas pelo menos as pistas estavam planas.

Essa questão de velocidade máxima na verdade é um pouco de bobagem pois mesmo os 170km/h já são muita coisa, mas por outro lado quanto mais um carro conseguir andar , melhor ele vai se comportar a velocidades mais baixas, tipo um carro que chega facilmente a 200km/h se estiver a 100km/h ele vai estar com os "pés nas costas", já um outro que chegue no máximo a 120km/h vai estar próximo ao seu limite nessa mesma condição.

O Opel posso garantir, até a 120km/h é zero stress, tranquilo, dá ate pra encarar ultrapassagens, claro que não como um Civic Si, mas vai de boa... a partir de 140km/h ele já começa a não ficar tão bom, isso se deve porque o câmbio de 4 velocidades tem a última overdrive e como são só 4 fica uma distância grande entre elas, ou seja, se na quarta está pesado ela desce pra terceira, daí o giro sobe muito, quando passa a quarta novamente a RPM cai muito... se ela fosse mais curta um pouco chegaria a mais velocidade fácil, se tiver uma pista suficientemente longa também, mas sinceramente esse é um carro de passeio, sem nenhuma pretenção de pista, encarando dessa forma ele mais que cumpre o necessário.

Em relação ao que você tinha falado antes e eu esqueci de responder, desculpe, o motor não vibra na aceleração não, só quando está com o ar ligado, câmbio em Drive, carro parado e motor em marcha lenta.

Acelerou um pouquinho ele pára de vibrar;
Colocou en Neutro ele pára de vibrar;
Carro andou ele pára de vibrar;
Desligou o ar ele pára de vibrar.

Com a troca dos coxins a vibração diminuiu 90%, tanto é que nem sei se o Wallace percebeu alguma vibração, isso é coisa do paranóico aqui, mas eu acho que quando instalar o ar original essa vibração deve parar, acredito que o compressor que esta instalado seja grande e pesado demais para ele, além do que como o ar não passa pelo módulo a central não compensa a rotação, daí vibra um pouquinho ainda, mas não mais o suficiente para tirar meu sono!

chirola escreveu:Fuente del Mensajeo cambio automatico aumenta o conforto eu pesoalmente nao acostume mais deve ser porque ande pouco em carro automatico

Eu sinceramente acho cambio automático a coisa "mais boa do mundo", mas é uma questão de gosto pessoal. Eu ainda tenho um carro manual, tem dias que eu curto a passagem de marchas, principalmente em estrada que não faz muita diferença se voce está em um carro automático ou não ou em um trânsito bem livre.

Normalmente eu divido assim:
20% das vezes eu curto dirigir carro manual, mas isso normalmente não passa de 15 min;
30% é indiferente, ou por estar em estrada ou o trânsito estar tranquilo;
50% das vezes eu odeio carro manual, quando está em trânsito então.. e olha que a embreagem do meu está bem boa!

Tem gente que diz que tira o prazer de dirigir, mas dirigir não é so pisar na embreagem 8729 vezes por minuto não, tem o volante, tem o acelerador, tem o freio, e ainda tem um monte de coisa pra se divertir.

Eu já contei aqui que o meu GLS, que já tinha sido meu há alguns anos atrás e recomprei recentemente eu tinha vendido porque não queria passar marchas nunca mais na minha vida! Obviamente ele voltou, é muito bem vindo, adoro ele, tem muito da minha história e das minhas filhas ali dentro, conheço cada parafuso dele, jamais faria um swap de câmbio pois pra mim quem troca motor e caixa está fazendo mudança de sexo, ah instalei farol, radio, led, apesar de ser contra são coisas reversíveis, e eu mesmo já fiz algumas assim no meu carro, mas motor e câmbio meche coma personalidade do carro, aí eu já acho inadmissível! É como se ele virasse um travesti, um Travectra!

Meu irmão já me sugeriu colocar a caixa do Onix de 6 marchas no meu GLS, já me sugeriu transformar o Opel em 1.8 e mudar a injeção original para uma "mais moderna", moral, já tirei ele do meu testamento! Eu ia passar meus carros pra ele e não vou mais porque eu já sei as cagadas que ele iria fazer!

Mas é isso meu camarada, valeu!!!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por chirola » 27 Ago 2019, 19:04

o da temperatura eu fale porque motores trabalhando pobre aumentam a temperatura, consecuentemente aumenta um pouco a temperatura dentro do cofre.
mais bora resolver o rolo da sonda , descartando a maioria dos sensores e se concentrando na sonda mesmo , vc pode testar continuidade do fio que vai da central de injeçao ate o conector , colocando o multimetro em > DC Ohmios em escala de 200 < liga as pontas no extremo e no outro deveria dar continuidade sem resistencia, mexendo no fio para ver se da continuidade sempre ou dependendo do movimento varia corta ou mantem a continuidade , falo iso porque me chamo a atençao a foto que diz nao presente
Imagem
se o fio estever bom e nao apresentar problemas eu comprovaria continuidade de terra entre a carcaza da e alguma parte da carroceria ou bateria negativo para ver se esta bem aterrada e nao tem interferenças, por iso pergute cuantos fios tem a sonda ao ter so um o negativo e a carcaza da sonda mesmo.
se tudo estever ok o ultimo test que poderia facer seria colocar o multimetro em 1ohmio ligar o positivo no fio da sonda (no conector com a sonda ligada ) e o negativo a algum terra se achar algo que ajude do um toke abraço

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 27 Ago 2019, 20:34

chirola escreveu:Fuente del Mensaje o da temperatura eu fale porque motores trabalhando pobre aumentam a temperatura, consecuentemente aumenta um pouco a temperatura dentro do cofre.
mais bora resolver o rolo da sonda , descartando a maioria dos sensores e se concentrando na sonda mesmo , vc pode testar continuidade do fio que vai da central de injeçao ate o conector , colocando o multimetro em > DC Ohmios em escala de 200 < liga as pontas no extremo e no outro deveria dar continuidade sem resistencia, mexendo no fio para ver se da continuidade sempre ou dependendo do movimento varia corta ou mantem a continuidade , falo iso porque me chamo a atençao a foto que diz nao presente
Imagem
se o fio estever bom e nao apresentar problemas eu comprovaria continuidade de terra entre a carcaza da e alguma parte da carroceria ou bateria negativo para ver se esta bem aterrada e nao tem interferenças, por iso pergute cuantos fios tem a sonda ao ter so um o negativo e a carcaza da sonda mesmo.
se tudo estever ok o ultimo test que poderia facer seria colocar o multimetro em 1ohmio ligar o positivo no fio da sonda (no conector com a sonda ligada ) e o negativo a algum terra se achar algo que ajude do um toke abraço

Então era isso mesmo que eu estava pensando, mas pra fazer esse teste eu tenho que desconectar o chicote do módulo da injeçáo e isso dá um certo trabalho. Depois que eu fui no Wallace sábado passado eu já rodei 100km sem luz, tenho até medo de ficar falando, mas até agora está tudo bem. Hoje eu estava pensando nisso, quantos dias essa luz ficou sem acender e de repente voltou do nada?

Então são grandes chances de ser algum mal contato no chicote mesmo, ficou um bom tempo sem acontecer e de repente por algum motivo o mal contato voltou a aparecer e com ele a luz.

Imagem
Apesar do motor ser diferente a injeção é a mesma [MULTEC], então serve para ilustrar, a peça P33 é o sensor de Oxigênio e entra na posição 7 no conector do módulo, não deve ser tão difícil trocar ele.

Mas o que eu pensei aqui, vou deixar isso quieto se a luz reacender (espero que não mas não tenho muitas esperanças) eu vou desmontar aquele chicote e fazer logo esse transplante, ou do chicote do câmbio para o novo ou o da sonda lambda do novo para o antigo que seria apenas um fio, mais fácil de fazer e com a vantagem de primeiro desfazer o chicote que está fora do carro e se der zica eu não corro o risco de ficar com o carro parado.

Em relação ao motor poder aumentar a temperatura do cofre sim concordo, porém devido ao sistema de arrefecimento ele vai (acredito eu) sofrer mais com esse aumento de temperatura internamente do que o aumento expressivo de temperatura do cofre, até porque em movimento querendo ou não o cofre fica ventilado, mas sempre influencia sim, mesmo que não expressivamente como eu falei..

Valew amigo!!!!!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 27 Ago 2019, 21:45

Achei esse site na [Santa] internet bastante interessante sobre a programação do módulo Multec que equipa vários motores desde 1.4, 1.6 e 1.8.

http://www.opel-scanner.com/files/Opel_Multec%20SPi.pdf

Talvez esse não seja "exatamente" o mesmo programa que equipa meu X16XEL, mas mesmo que não seja a teoria se aplica quase 100% e eu aprendi duas coisas interessantes:

Imagem

1-O módulo quando percebe alguma pane intermitente ele obviamente "guarda" essa informação para futuras consultas, porém se essa mesma pane não reaparecer novamente depois de 20 partidas ela é automaticamente apagada como já foi dito por alguém aqui que sinceramente não me lembro, me perdoe.
2-Existe uma comunicação de duas vias entre os módulos da injeção e da transmissão automática então apara a minha surpresa a parte do chicote do câmbio que eu vejo que falta no meu novo deve se ligar apenas com o módulo do câmbio e existe mais um chicote que liga os dois módulos. Para você ter uma idéia a transmissão avisa quando está na iminência de troca de marcha e a injeção retarda a ignição durante o período de troca para diminuir o torque produzido e evitar trancos, muito legal!

Sinceramente eu acho que não deve ser tão difícil de fazer esse transplante, o difícil mesmo é só criar coragem, mas um dia eu consigo!

Na verdade nem sei se realmente é falta de coragem ou preguiça, errar a posição de cada fio no plugue eu acho que não erro, então é esticar o chicote em uma superfície limpa, fazer o teste de continuidade para saber exatamente aonde cada fio chega no plugue e anotar, tirar fotos, fazer o que for preciso para não errar e retirar a parte necessária, esticar o novo chicote e colocar os fios nas mesmas posições, eu só não sei se é fácil desencaixar direitinho o fio do plugue, mas isso dá pra testar no chicote novo antes de começar os trabalhos.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Valew!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 28 Ago 2019, 18:12

Boa noite a todos!

Hoje levei um susto, eu sempre dou uma olhadinha em fluidos (óleo do motor, transmissão, arrefecimento, direção e freio), é algo que eu herdei da aviação aonde trabalho há 25 anos, e hoje mais ou menos 13h quando eu ia sair para almoçar não fiz diferente. Só que dessa vez eu estranhei o nível da transmissão abaixo do mínimo, enquanto até ontem ela estava até mais alta que o máximo por um erro meu.

Estranhei, dei uma olhada embaixo do carro mas como aonde ele fica estacionado é daqueles tijolos vazados não deu pra ver vazamento. Completei o nível com um resto de fluido que eu tinha e fui almoçar aqui perto de casa. Na saída de lá eu dei mais uma olhada no nível e ele ainda estava baixo, mas o que eu tinha de fluido na garrafa já tinha acabado, como eu tinha dia livre fui direto a uma oficina aqui perto de casa.

Imagem

Chegando lá parei o carro e expliquei o acontecido, demos uma olhadinha embaixo do carro e no piso estava lá, um pouco de fluido vermelho, certamente da minha transmissão.

Levantamos o carro e para a nossa surpresa ficou claro de onde estava saindo o fluido, do retentor da homocinética interna do lado direito, o que estranhei pois ela havia sido trocada recentemente e eu fiz questão de incluir um retentor original novo em folha para aproveitar a ocasião, mas aí o mecânico percebeu que a homocinética não estava presa no local e ela deslizava para dentro e para fora, permitindo que o fluido vazasse...

Imagem
Imagem

O certo mesmo seria eu levar o carro aonde eu fiz o serviço, mas aí eu estaria arriscando perder fluido da transmissão com consequências desastrosas. Claro que eu já estava rodando com o carro assim há várias semanas, nem sei precisar quanto mas acho que há mais de um mês, mas uma coisa é eu não saber a outra é que eu já sei e vai que as estrias da homocinética já estragaram o retentor? Depois eu vou lá e tento conversar com o dono da oficina pra pelo menos dizer a ele o que aconteceu.

Imagem
Eu vou ter que dar uma boa lavada por baixo desse motor, mas também tem vazamento nos dois retentores, o do volante e o da polia.

:61:

Essa não é a primeira vez que esse tipo de coisa me acontece, quando eu fiz o motor do GLS em outra oficina passaram-se quase um ano e o meu irmão que estava com o carro nesse dia me ligou dizendo que estava vazando óleo do motor, consegui que ele chegasse a outra oficina (neste caso nessa que trocou minha homocinética) e vimos que a bomba de óleo não havia sido bem apertada e bom, lá se foram 550,00 para arrumar tudo.

:62:

Quando eu troquei o radiador do Opel o cara não colocou os O'Rings das mangueiras que fazem a troca de calor da transmissão com o radiador, e enquanto eu "dava um pau" no carro para testar o arrefecimento o fluido da transmissão vazava alucinadamente, até o momento do carro começar a querer não tracionar mais, por sorte eu estava passando por um posto de gasolina 24H, que foi aonde o carro dormiu pois já era a noite e não dava para eu fazer nada.

:13:

Vou te falar, as vezes por uma bobagem a gente pode levar um prejuízo bruto!

Resumindo já deixei o carro lá pra eles arrumarem, mas talvez não fique pronto amanhã ainda, mas vamos ver!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4070
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Ju_Bueno » 29 Ago 2019, 07:39

Moral da história: vc andou arcando com prejuízos por distração, incompetência ou sei lá o que dos ditos profissionais. É revoltante né... e tenta voltar lá pra tentar ser ressarcido. É capaz até de vc ser ameaçado.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 29 Ago 2019, 10:52

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Moral da história: vc andou arcando com prejuízos por distração, incompetência ou sei lá o que dos ditos profissionais. É revoltante né... e tenta voltar lá pra tentar ser ressarcido. É capaz até de vc ser ameaçado.

Fala não, uma das piores coisas aqui no Brasil é a qualidade da mão de obra, por essas e outras sempre que está ao meu alcance eu mesmo faço!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por chirola » 29 Ago 2019, 12:56

oi andre acredito que os chicotes tem os fios das mesmas cores ou cores similares.
descuido do mecanico trocar homocinetica e por pouco dinheiro a mais nao trocar o retentor uma pena o descuido, ainda bem que vc tem costume de controlar a manutençao do carro frecuentemente.
na sonda caso ela acenda a luz denovo, por ser de um fio so, vc pode puxar um fio do plug da injeçao direto ate a sonda para ver se o problema e a comunicaçao, antes de desmontar o chicote para ter serteza .

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por chirola » 29 Ago 2019, 14:26

pensando na homocinetica ela nao deveria mexer ela tem uma trava e da ate certo trabalinho para tirar, tem que puxar com força sera que o abençoado mexanico se percato do detalhe
Imagem
nao sei se eu voltaria na mesma oficina nao do muita chance , o correto seria o cara concertar a cagada que fez mais como confiar denovo ,tambem pode ser que o retentor este bom e perde fluido por estar desencaixada pode ver na foto no eixo da homocinetica tem umas estria que servem para tirar o oleo para dentro e ao trabalhar fora de posiçao pode ser que nao consigam facer a sua funçao.
vc travalha na aviaçao e uma profeçao que nao permite errar e a margem de defeito tem que ser nula , pensa um mexanico desses trabalhando em um aviao ou elicoptero nosa da ate calafrio,

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 29 Ago 2019, 17:52

chirola escreveu:Fuente del Mensaje oi andre acredito que os chicotes tem os fios das mesmas cores ou cores similares.
descuido do mecanico trocar homocinetica e por pouco dinheiro a mais nao trocar o retentor uma pena o descuido, ainda bem que vc tem costume de controlar a manutençao do carro frecuentemente.
na sonda caso ela acenda a luz denovo, por ser de um fio so, vc pode puxar um fio do plug da injeçao direto ate a sonda para ver se o problema e a comunicaçao, antes de desmontar o chicote para ter serteza .

Mas eu troquei o retentor sim, aproveitei que estava pedindo a homocinética e já pedi o retentor, original n embalagem da GM!

Então, eu pensei nisso também, se eu conseguisse identificar no plugue do chicote lá o referente a Sonda Lambda eu acho que seria uma operação de menos risco PRIMEIRO identificar o fio da sonda e SEGUNDO conseguir retirar ele sem estragar o plugue, se eu conseguir isso no chicote que não estou usando dificilmente não conseguiria fazer mesmo no chicote do carro com pouco risco de estragar alguma coisa e ficar com o carro em pane.

Boa idéia mesmo!

chirola escreveu:Fuente del Mensaje pensando na homocinetica ela nao deveria mexer ela tem uma trava e da ate certo trabalinho para tirar, tem que puxar com força sera que o abençoado mexanico se percato do detalhe
Imagem
nao sei se eu voltaria na mesma oficina nao do muita chance , o correto seria o cara concertar a cagada que fez mais como confiar denovo ,tambem pode ser que o retentor este bom e perde fluido por estar desencaixada pode ver na foto no eixo da homocinetica tem umas estria que servem para tirar o oleo para dentro e ao trabalhar fora de posiçao pode ser que nao consigam facer a sua funçao.
vc travalha na aviaçao e uma profeçao que nao permite errar e a margem de defeito tem que ser nula , pensa um mexanico desses trabalhando em um aviao ou elicoptero nosa da ate calafrio,


Você acredita que foi exatamente isso que aconteceu?
Imagem
Ele ESQUECEU de colocar a trava no lugar e a homocinética estava simplesmente solta, talvez não a ponto de soltar totalmente (mas quem sabe?) mas a ponto de desencaixar das estrias e talvez até danificar essa parte da transmissão que com certeza não foi feita para ficar escapando.

Se ela se soltasse totalmente da caixa (improvável mas talvez não impossível) vai saber que "regaço" poderia acontecer com a semi-árvore inteira girando descontrolada e batendo no motor, linhas hidráulicas, podendo até quebrar o bloco em um cenário apocalíptico!

O retentor corre em uma pista, que é lisa e mais alta que o resto do eixo, caso a homocinética se afaste muito da posição o retentor sai desse "degrau" e o eixo passa a ser "fino demais" para fazer contato com ele, e aí o fluido acha caminho para vazar...

Na aviação a margem de erro não é nula, mas foram criados vários mecanismos para minimizar a possibilidade de erro como por exemplo a montagem ser "a prova de burro", ou seja nada consegue ser montado ao contrário ou em posição errada pois não vai encaixar, outra coisa é que quando um mecânico faz algum serviço ele assina na OS que fez segundo o manual técnico tal e depois um inspetor que é um mecânico mais graduado e chefe do primeiro confere o serviço executado, torques e frenos e assina também, ou seja, se der merda eles sempre descobrem quem foi e quem fez a merda vai sentar no colo do homem de capa preta! E outra coisa, sempre tem pré e pós voo para certificar que está tudo bem.

Então é tudo muito controlado, ainda assim acontecem erros mas bem menos.

Aproveitei para trocar as pastilhas de freio, eu sei elas eram novas mas eu ainda não estou feliz com o resultado da troca de discos, pastilhas e servo-freio, vamos ver se agora melhora.

Também troquei a coifa do eixo axial da direção que estava rasgada e aproveitei como tinha o material troquei também o eixo e a ponteira do lado direito, que era aonde o serviço estava sendo feito.

Saindo dali, já era quase 17:30 ainda tentei passar num lugar para alinhar o carro mas infelizmente não consegui por causa do horário, so que o cara que veio me atender ficou louco no carro, tirou até fotos, pediu para eu ir lá amanhã que ele vai até conseguir pra mim uma lavagem! Si dei bem!

Mas é isso, valeu pessoal!!!!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 29 Ago 2019, 23:45

Boa noite a todos!

Bom, apesar de as rodas ainda não estarem alinhadas, e com o volante torto e com o carro sujo acabei indo em um encontro de antigos que estava acontecendo hoje aqui perto de casa.

Imagem

Foi bacana, tinha mais Kombi e Fusca que outra coisa mas foi legal.

Infelizmente a bandida acendeu por uns 2 minutos, depois de 135,5km percorridos, o que não é muito mal também, agora devo por em pratica aquilo que eu falei, vou tentar transplantar a parte do chicote responsável pela sonda Lambda que é só um fio, realmente acho que isso vai ser mais fácil de arrumar do que transplantar a parte da transmissão para o outro.

Infelizmente minha folga está acabando e devo ficar 16 dias em Salvador longe dos meus brinquedos e infelizmente não vai dar tempo de fazer isso com calma e na volta vou tentar fazer isso, antes de ir para SP.

O freio ainda está na fase de amaciamento mas estou com a impressão que está melhorando. Ainda não pude freiar forte pra não estragar as pastilhas mas tenha dado algumas frenagens moderadas para ir acamando e ele começa a segurar melhor, e isso em pouquíssimos km rodados ainda, vamos observando.

Verifiquei em relação ao fluido na volta e não tinha baixado mais, então acho que por enquanto está tudo bem.

Um grande abraço a todos.

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por chirola » 30 Ago 2019, 13:40

ainda bem que conseguiu consertar o problema e era relativamente simples.
tem marcas que trava ja bem no lugar e tem marcas que nao, acredito que pode ter lavado a error, mais como vc fala tem que controlar tudo, e mesmo asim pode acontecer somos sere humanos ,
as pastilhas de freio pode ser que dependendo do composto pode melhorar a freada. tem marcas que sao mais duras e realmente fream menos se trocar lembra no inicio que as pastilhas tem um periodo para casar com o disco ate atingir o acople perfeito .
abraço fico feliz que resolvio meu camarada

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por chirola » 30 Ago 2019, 14:09

legal o encontro eu acredito que indiferente do carro a ideia e compartir o momento com mais pirados em carro e pasar um bom momento.
encontre uma foto que acredito que pode ajudar vc o fio e do computador de abordo mais os plug utilizam na maioria o mesmo sistema de fixaçao variando o modela da trava mais sempre no mesmo esquema de funcionamento .
Imagem
Imagem
pode ver que independente do modelo de terminal o funcionamento das travas e o mesmo
Imagem
a imagem mostra como retirar pode utilizar cualque coisa que ajude a deslizar a trava, e tambem acho mais facil transplantar o pedaço da sonda para o carro que o pedaço da transmiçao para o outro ao ser mais plug tem mais chanse de merda, vc e uma peçoa cuidadosa e aprende rapido acredito que se praticar de colocar e tirar uma ou doas veces no chicote que nao vai utilizar pega o jeito rapidinho e asim cuando for facer vai mais confiante de nao facer cagada eu faço iso pratico para ver como funciona e cuando acredito vo e meto a cara
tomara ajude a informaçao que pase

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 31 Ago 2019, 22:09

chirola escreveu:Fuente del Mensaje ainda bem que conseguiu consertar o problema e era relativamente simples.
tem marcas que trava ja bem no lugar e tem marcas que nao, acredito que pode ter lavado a error, mais como vc fala tem que controlar tudo, e mesmo asim pode acontecer somos sere humanos ,

Uma coisa boa de estar fazendo todo o processo aqui no fórum é que eu querendo ou não acabo documentando tudo o que acontece aqui, e encontrei aqui mesmo essa foto de 28 de junho, ou seja passados dois meses, que mostra a homocinética antiga ainda com a trava e a nova sem...

Imagem

Se pararmos pra pensar, dois meses (tudo bem considerando que o carro ficou quase um mês na pintura) é bastante coisa!

chirola escreveu:Fuente del Mensaje as pastilhas de freio pode ser que dependendo do composto pode melhorar a freada. tem marcas que sao mais duras e realmente fream menos se trocar lembra no inicio que as pastilhas tem um periodo para casar com o disco ate atingir o acople perfeito .
abraço fico feliz que resolvio meu camarada


As pastilhas que eu tinha comprado eram AC Delco, ou seja, originais, não sei explicar o porquê elas realmente parecem mais duras. inclusive 3 tinham uma fissura bem no meio do composto... essas novas ainda estão com poucos km, algo em torno de 20 apenas, então ainda é muito cedo para saber se o freio vai efetivamente melhorar, mas ao que tudo indica sim, mesmo com pouco tempo percebo que está um pouco melhor que antes, então o que ele melhorar a partir daí já é lucro!

chirola escreveu:Fuente del Mensaje legal o encontro eu acredito que indiferente do carro a ideia e compartir o momento com mais pirados em carro e pasar um bom momento.
Sim, bem interesante, principalmente para ver carros que sumiram das ruas como Dodges, Escort XR3, Omega, Chevettes, Santanas, dá uma boa nostalgia isso!

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
encontre uma foto que acredito que pode ajudar vc o fio e do computador de abordo mais os plug utilizam na maioria o mesmo sistema de fixaçao variando o modela da trava mais sempre no mesmo esquema de funcionamento .
Imagem
Imagem
pode ver que independente do modelo de terminal o funcionamento das travas e o mesmo
Imagem
a imagem mostra como retirar pode utilizar cualque coisa que ajude a deslizar a trava, e tambem acho mais facil transplantar o pedaço da sonda para o carro que o pedaço da transmiçao para o outro ao ser mais plug tem mais chanse de merda, vc e uma peçoa cuidadosa e aprende rapido acredito que se praticar de colocar e tirar uma ou doas veces no chicote que nao vai utilizar pega o jeito rapidinho e asim cuando for facer vai mais confiante de nao facer cagada eu faço iso pratico para ver como funciona e cuando acredito vo e meto a cara
tomara ajude a informaçao que pase

Sempre ajuda, pode ter certeza!!! Com certeza eu vou transplantar a parte da sonda porém ainda assim não será só isso pois existe uma conexão que é usada entre a parede corta-fogo e aonde fica o módulo e eu não sei se ali é tão simples de mexer e como a moleza da folga acabou agorá só depois do dia 16 para mexer nisso!

Grande abraço!!!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 01 Set 2019, 19:21

GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

1066 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 486 visitantes

Bem-vindo: 25 Abr 2024, 12:17