O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Carros dos Membros (Vectra)Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André
Aqui você pode postar as fotos e vídeos do seu carro.

1066 mensagens
Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 17 Mar 2019, 20:32

Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje
danrmp escreveu:Fuente del Mensaje Não é necessário nem zerar nem informar que o sensor foi substituído. Se o defeito for sanado com a troca do componente, a luz apaga, ainda que o erro fique gravado na memória.

Alguns modelos de injeção, zeram os códigos caso não encontre defeito após X partidas.

Quais os códigos de erro o scanner reportou da última vez? Você consegue verificar pelo código de piscadas? Possui algum scanner básico, tipo Op-Com?

Então meu amigo, o último código que apareceu foi P0340, posição do comando de válvulas.
Eu até tenho um sensor de fase novo, estou pensando em trocar ele, vamos ver se troco amanhã.
Em relação a apagar a luz foi o que me foi dito por oficinas, claro que isso pode ter sido para que eu voltasse lá.
Assim que tiver alguma novidade eu posto aqui, obrigado pela sua ajuda!
:88:

Hoje troquei o sensor de fase, mas como diria o Kiko: "não deu!"

:23:

A luz até que ficou um bom tempo apagada, mas voltou a acender.

Imagem

Das poucas peças que eu não troquei estão o sensor MAP (6), sensor de posição de borboleta (4), sensor de detonação (2), sensor de temperatura do ar de admissão (11) e atuador de marcha lenta (5) agora terei que passar em uma oficina para ver o código atual.

Pecas novas:
Sensor de fase MTE Thompson (12)
Sensor de rotação Delphi (1)
Sensor de temperatura MTE Thompson (10)
Bomba de combustível VDO
Bobina Magnetti Mareli (8)
Velas e cabos NGK
Bomba d'Água NAKATA
Válvula termostatica MTE Thompson
Radiador Delphi
Correia dentada Gate's
Rolamentos e esticadores INA
Válvula EGR (3)
Sonda Lambda (9)
Óleo Motul semissintético 15W40
Filtro de ar
Bomba direção hidráulica DHB
Amortecedores NAKATA
Kit amortecedores e buchas Axios
Faróis e lanternas traseiras originais Carello importadas
Lanternas de seta Britax importadas
Pneus Bridgestone 195/65R15
Rodas Opel importadas 15"
Difusores de ar
Aparelho de som original
Reparo do TID
Além de limpeza interna, higienização, revisão elétrica, carga de gás no ar condicionado...

A minha parte estou fazendo, uma hora ele reconhece!

:88:
Editado pela última vez por Andrepilot em 18 Mar 2023, 10:10, em um total de 2 vezes.
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

timmVCD
GL Member
GL Member
Mensagens: 111
Registrado em: 12 Fev 2014, 20:59
Nome Completo: miqueias nornberg
Cidade: pelotas
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por timmVCD » 17 Mar 2019, 22:40

Parabens amigo, belo exemplar. Faz poucos minutos que conheci seu topico, e ja li todinho. Sucesso com essa luz de injeçao

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 18 Mar 2019, 07:41

timmVCD escreveu:Fuente del Mensaje Parabens amigo, belo exemplar. Faz poucos minutos que conheci seu topico, e ja li todinho. Sucesso com essa luz de injeçao

Opa, muito obrigado!

Na verdade a questão da luz eu acredito que em breve eu estarei resolvendo, se eu tivesse um scanner já teria resolvido fácil, o problema é que se eu deixar tudo para uma oficina resolver ficaria muito caro e, dentro do possível, eu mesmo estou fazendo a manutenção.

Imagem
Imagem
Imagem
Antes...

Imagem
Imagem
Durante....

Infelizmente temos um grande problema no Brasil de mão de obra desqualificada, ou pura má vontade de fazer as coisas direito mesmo, então eu recorro a oficinas quando realmente eu não tenho como fazer, ou porque não tenho a ferramenta adequada ou precisa de elevador e tal.

Esse carro estava bem caidinho, sujo e mal cuidado, o que era uma pena, pois é bem provavelmente que seja o único deste modelo no Brasil.

Já revitalizei a parte interna praticamente toda, a parte mecânica está quase chegando no final é só vai faltar finalmente a pintura, que terei provavelmente que dar um "banho" nele.

Desfiz várias coisas erradas na mecânica, desfiz várias descaracterizações, infelizmente os ex-donos não cuidaram dele como eu acho que deveriam, e gostaria de levar ele em algum encontro já pronto, se possível o nacional, vamos ver!

Que bom que você está gostando do trabalho, obrigado!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Ju_Bueno » 18 Mar 2019, 08:57

Nitidamente já é outro carro! Mas, que saga heim... como é difícil e custoso zerar um carro que sofreu maus tratos!

Por isso que desisti do meu ex Vectra A, e olha que meu foco nem era zerar... Isso não é tarefa pra qualquer um rsrs...
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 18 Mar 2019, 09:23

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Nitidamente já é outro carro! Mas, que saga heim... como é difícil e custoso zerar um carro que sofreu maus tratos!

Por isso que desisti do meu ex Vectra A, e olha que meu foco nem era zerar... Isso não é tarefa pra qualquer um rsrs...


Pois é amigo, por isso dizem que é muito mais barato comprar um carro pronto!

Imagem

Eu mesmo tenho a noção que se for vender ele jamais vou recuperar o investimento que fiz, pois o valor da compra do carro já se multiplicou por três!

Mas assim, é uma curtição e eu levo pelo lado do hobby, hobby é pra gastar dinheiro e não pra ganhar, só não precisava gastar tanto!

Eu comecei nessa saga meio sem querer, recomprando um GLS 99 que tinha sido do meu pai, só que aquele estava em estado ainda pior que esse, apesar de alinhado estava bem detonado, tanto em mecânica quanto em pintura.

Eu praticamente deixei o carro como novo e estava guardando dinheiro para fazer a pintura dele quando apareceu o anúncio desse Opel, mas não me arrependo nem um pouco pois está sendo muito legal e tenho certeza que o carro vai ficar show de bola, já está, mas vai ficar ainda melhor.

O legal é levar em oficinas e os caras espantam quando falo que é um Vectra 1.6, só acreditam quando abro o capô!

Valew!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 20 Mar 2019, 22:31

Olá a todos!

Bom hoje eu fiz um teste de bateria para ver se ela estava bem, apesar de ser uma AC Delco 60Ah com menos de um ano de uso não podemos descartar nenhuma hipótese, mas ela está ok!

Não deu tempo de fazer muita coisa mas eu fui verificar o sistema de ventilação do motor.

Para quem não sabe, na parte "de baixo" do motor (abaixo dos pistões) cria-se uma pressão positiva, tanto pelo trabalho dos pistões quanto pelos eventuais "vazamentos" da compressão dos mesmos.

Essa "pressão positiva", conhecida como "Blowby", precisa ser expelida senão ela passa a "freiar" o funcionamento do motor, já que geraria uma resistência contrária em relação aos movimentos dos pistões.

Imagem

Para isso os fabricantes colocam mangueiras que direcionam essa pressão - que vem contaminada com vapores de óleo - na entrada de ar do motor para ser admitida e queimada junto com a mistura ar-combustível, assim diminuindo a emissão de poluentes na atmosfera.

Geralmente eles colocam um filtro (chamado antichamas) para reter o excesso de óleo e uma válvula (chamada PCV) para regular essa saída dependendo do regime do motor.

No caso do meu motor X16XEL existem três mangueiras de ventilação, a "4" (mas também pode ser a "17") serve para passar a pressão positiva do bloco para o cabeçote.

A mangueira "11" é o "suspiro grande" aonde os gases produzidos pelo bloco e cabeçote são aspirados pelo motor antes da borboleta, e ela que é a responsável por sujar a borboleta de óleo quando o "filtro anti-chamas" está saturado - lazarenta!

A mangueira "6" já é uma mangueira bem menor, com menos capacidade de vazão, porém alta sucção já que está instalada após a borboleta e liga o cabeçote através do suspiro "13" diretamente a uma tomada de vácuo do coletor de admissão.

Não sei qual a importância disso, porém esse suspiro "13" que fica preso diretamente no cabeçote tem a passagem bem fininha e estava completamente obstruído por óleo velho, sei lá.

Com uma agulha eu desentupi mas como isso foi agora à noite e começou a chover muito eu ainda não sei se isso alterou em alguma coisa o funcionamento do motor, só amanhã para saber.

De qualquer forma, mesmo que não tenha uma diferença perceptível, não é para ficar entupido que o fabricante fez essa saída, portanto agora está normal.

Amanhã eu devo ter mais notícias e coloco aqui, abraços!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 21 Mar 2019, 18:00

Boa noite a todos!

Então hoje eu sai com o carro, dirigi por aproximadamente uma hora, o suficiente para aparecer o problema que geralmente leva uns dez minutos e o que eu percebi foi que, aparentemente, o funcionamento do motor melhorou, porém pode ser impressão minha, o famoso efeito placebo.

A luz da injeção ainda acende esporadicamente, fica acesa em torno de 10% a 20% do tempo, mas na maioria das vezes ela fica apagada e o motor não ficou tão fraco como antes.

:38:

O funcionamento do motor com o ar condicionado desligado está perfeito, parece que o carro foi feito para não ter ar, e na verdade mesmo foi pois esse ar foi instalado em algum momento da vida dele.

Eu sou obcecado por originalidade, porém tenho que reconhecer que carro sem ar condicionado, ainda mais aqui no Rio de Janeiro, praticamente não tem utilidade.

Então o que eu vou fazer é procurar uma boa oficina ou autoeletrica e refazer a instalação desse ar da melhor maneira possível, de preferência passando pelo módulo de injeção.

Imagem
Pelo tipo de adaptação do farol de plástico (foto antiga) já dá para ver o nível dos técnicos que trabalharam nesse carro!

Quem acompanhou essa saga desde o início já viu o quanto esse carro foi maltratado, muitas coisas (mal) adaptadas, parte elétrica inclusive, até disjuntor de chuveiro elétrico tinha no compartimento do motor para instalação de sistema de som potente, então eu acredito que tenha algum problema sério na parte elétrica referente ao ar, ou o positivo está saindo de algum lugar de onde não deveria ou o aterramento dessa parte está ruim.

Vou ver se consigo resolver essa parte em breve, em relação a luz da injeção eu vou passar novamente na oficina para tentar sanar definitivamente isso, porém se tiver realmente algum problema de instalação elétrica isso pode estar causando problemas na injeção (como baixa voltagem) e gerando "erros" mesmo que os sensores não estejam com problemas, então vou tentar priorizar essa parte primeiro.

De qualquer forma fiquei feliz com o funcionamento do motor, realmente acho que melhorou!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por danrmp » 21 Mar 2019, 20:10

Olá,
Realmente são poucos profissionais que sabem fazer um serviço apresentável em parte elétrica.

Sobre o acendimento esporádico da luz de injeção, me ocorreu que este carro provavelmente não é calibrado para o excessivo teor de álcool presente na gasolina brasileira.

A injeção corrige, para mais e para menos, mas só até certo ponto. Quando chega no "batente", é gerado um erro de mistura fora da faixa, pois a ECU entende que não está conseguindo corrigir a contento. Veja se o erro é nesta linha, e se possível dirija com o scanner conectado observando os valores de BLM O2 quando o erro aparece.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por chirola » 22 Mar 2019, 00:22

nao deveria os casrros argentinos viajam muito para o brasil e nao apresentam problema nem alertas o codigos de erro e aqui na argentina a gasolina nao tem alchool.
mais a sonda lambda acenderia a luz da para testar com multimetr , positivo no fio de sinal e nagativo negativo motor frio a sonda chaveia tipo liga desliga ate esquentar se nao haveia o nao marca foi pro saco .

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 22 Mar 2019, 23:37

danrmp escreveu:Fuente del Mensaje Olá,
Realmente são poucos profissionais que sabem fazer um serviço apresentável em parte elétrica.

Sobre o acendimento esporádico da luz de injeção, me ocorreu que este carro provavelmente não é calibrado para o excessivo teor de álcool presente na gasolina brasileira.

A injeção corrige, para mais e para menos, mas só até certo ponto. Quando chega no "batente", é gerado um erro de mistura fora da faixa, pois a ECU entende que não está conseguindo corrigir a contento. Veja se o erro é nesta linha, e se possível dirija com o scanner conectado observando os valores de BLM O2 quando o erro aparece.

Então amigo, eu já ouvi muita coisa sobre "luz de injeção de GM acende a toa assim mesmo..", mas eu tenho um Vectra 2.2 8V 1999, praticamente a mesma geração desse 1.6 16V de 1996 e a luz de injeção também ficava acesa direto e eu consegui resolver todos os problemas dele e agora em abril vai fazer - se Deus quiser - dois anos que a luz de injeção não acende nesse carro.

Imagem
Foto internet

No caso do Opel acredito que tenha algum sensor com problema intermitente, mas fica difícil saber em um caso assim porque os mecânicos não tem interesse/paciência de ficar com o scanner conectado o tempo suficiente para aparecer o problema, e a maioria deles só quer pegar o scanner e ver código de erros, sendo que algumas panes não marcam códigos, mas se você procurar vai ver algum parâmetro fora de tolerância.

Imagem
Foto internet

Para realmente decretar como "curado" o problema eu terei que encontrar algum amigo do clube com o OP-Com que se disponha a me ajudar neste caso, mas sinceramente eu acho que tem mais a ver com a instalação do ar condicionado (quando o compressor arma a luz do painel se apaga momentaneamente, para se ter uma ideia!) do que um problema em algum sensor, acredito que a ligação dele deve estar afetando o módulo de alguma forma, seja "puxando" o positivo para o ar de algum lugar indevido, sei lá.

Imagem
Foto internet

Outro dia eu achei um relato na internet de um mecânico trabalhando em um Corsa 1.6 16V (praticamente o mesmo motor) que ficava "extremamente fraco quando ligava o rádio". Verificando a instalação do rádio adaptado, verificou-se que o instalador usou o positivo do módulo para puxar energia para o rádio, mudando a instalação o problema cessou.

Imagem
Foto internet

Em relação a "serviços apresentáveis" de técnicos, eu vou ainda mais longe, cara a grande maioria dos técnicos faz um trabalho terrível, eu tenho feito o máximo que eu posso, recorrendo a mecânicos apenas quando o serviço está acima da minha capacidade ou me falta ferramentas para fazer, como troca de amortecedores, por exemplo, porque eu não tenho elevador, martelo pneumático, encolhidos de molas... mas se tivesse eu mesmo faria, com certeza!

Imagem
Foto internet

chirola escreveu:Fuente del Mensaje nao deveria os casrros argentinos viajam muito para o brasil e nao apresentam problema nem alertas o codigos de erro e aqui na argentina a gasolina nao tem alchool.
mais a sonda lambda acenderia a luz da para testar com multimetr , positivo no fio de sinal e nagativo negativo motor frio a sonda chaveia tipo liga desliga ate esquentar se nao haveia o nao marca foi pro saco .


Tem isso também, não é totalmente infundável a colocação dele, mas como a luz fica intermitente eu acredito que seja algo passageiro ou intermitente.

Imagem
Foto internet

Hoje, por exemplo, eu andei uns 20 minutos e ela acendeu, ficou por uns três minutos acesa e apagou, voltou a reacender uns 10 minutos depois e apagou em menos de dois minutos..... então ela fica assim, passa um tempo apagada, acende por pouco tempo e se apaga em seguida.

Imagem
Foto internet

Eu ainda não consegui "linkar" o acendimento da luz com algum fato específico (aceleração forte, marcha lenta por muito tempo...) mas o fato é que o motor pelo menos parou de ficar fraco, acho que o entupimento daquela tomada de vácuo realmente era o responsável, e a luz agora não significa que o motor esteja apresentando um funcionamento irregular, o que já é bom, porém não desistirei de resolve esse problema também, porque se a luz está acendendo é porque ainda tem algum problema para arrumar.

Imagem
Foto internet

Valeu pela participação galera!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por chirola » 22 Mar 2019, 23:56

concordo que muito dito profesional nao tem pasiencia e nao se colocam no lugar do cliente , e comparto a opinhao o unico servicio que nao consegui acer por falta de espaco e tempo foi a embreagem que teve que pagar e cuando pegue o carro coloque os parafusos que nao tinhan colocado e as travas do parachoque que sumiram no proseso,
considerando a situacao e olhando mercado libre tem opcom chinos por menos de 200 reais se vc calcula o que vai pagar por cada pasada de scaner fica mais em conta comprar um a vc pode andar o dia inteiro com ele ligado para achar as falhas intermitentes que as veses e so um mal contato, tenta ver se consegue ligar a luz a alguma situacao temp tempo da ventoinha o algo que ajude vc a descartar coisas o sensores se e intermitente acredito que nao grave o erro sinao a luz permaneseria acesa

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 23 Mar 2019, 09:14

chirola escreveu:Fuente del Mensaje concordo que muito dito profesional nao tem pasiencia e nao se colocam no lugar do cliente , e comparto a opinhao o unico servicio que nao consegui acer por falta de espaco e tempo foi a embreagem que teve que pagar e cuando pegue o carro coloque os parafusos que nao tinhan colocado e as travas do parachoque que sumiram no proseso,
considerando a situacao e olhando mercado libre tem opcom chinos por menos de 200 reais se vc calcula o que vai pagar por cada pasada de scaner fica mais em conta comprar um a vc pode andar o dia inteiro com ele ligado para achar as falhas intermitentes que as veses e so um mal contato, tenta ver se consegue ligar a luz a alguma situacao temp tempo da ventoinha o algo que ajude vc a descartar coisas o sensores se e intermitente acredito que nao grave o erro sinao a luz permaneseria acesa

Então, meu problema é que meu computador não é Windows, então teria que comprar um computador só pra isso, mas eu estou vendo com meu irmão que tem um computador na casa dele parado pra ver se ele deixa comigo e se estiver funcionando eu compro o OP-Com!

Em relação a ventoinha e/ou temperatura o sistema de arrefecimento desse carro está muito bom, inclusive o sensor de temperatura novo, válvula termostatica funciona perfeitamente, radiador novo, bomba nova, mangueiras e tampa novas, fluido de arrefecimento AC Delco já pronto pra uso, ou seja, proporção correta com água desmineralizada, então neste ponto está tudo bem.

Eu ainda acredito mais em relação a instalação elétrica entre o ar (e ventoinhas) que possam estar interferindo no trabalho do módulo, mas vamos ver!

Obrigado por participar!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
Brates
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 327
Registrado em: 02 Dez 2013, 16:17
Nome Completo: Alexandre Bernardes
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2011/2011

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Brates » 23 Mar 2019, 12:49

André, chegou a verificar a sonda lambda?

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por chirola » 23 Mar 2019, 13:03

entendo tomara o computador funcione ae vc pode comprar a opcom e facilitaria muito o seu trabalho sem depender de gente com pouca bondade o pouco tempo,
entao por encuanto o negocio seria ir tentando testando e descartando posiveis culpados pela luz ,eu acompanhe o topico e realmente vc troco muita coisa e da para ver como o carro vem melhorando , pelo que vi vc troco cuase tudo que posa dar problema intermitente nao tem muito na maioria das veses nos corsa e a sonda lambda mais descarto porque vc troco, pela minha cabesa pasan treis coisas que podem ser intermitentes dependendo da situaçao,
sensor map (da uma checada nas conexoes de vacuo dele e limpa o plug,
sensor de cauldal de ar dependendo da cuantidade de ar que pasa por ele pode apresentar falha so em alguma situaçao e em outra nao, vc pode tirar o filtro de ar e roda para ver o comportamento da luz o desligar o plug dele esperar um pouco e ligar o carro com ele desligado para ver ,
e uma coisa que me incomodo no meu vectra era o sensor de preçao de oleo que em determinadas situaçoes facia piscar a luz da injeçao e nao a do oleo da para puentear ele e testar por encuanto e o que poderia dar o defeito intermitente e que pode ser testado sem gastar.

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 23 Mar 2019, 19:52

Brates escreveu:Fuente del Mensaje André, chegou a verificar a sonda lambda?


Sonda Lambda Delphi novinha!

:88:
Editado pela última vez por Andrepilot em 23 Mar 2019, 19:55, em um total de 1 vez.
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 23 Mar 2019, 19:53

chirola escreveu:Fuente del Mensaje entendo tomara o computador funcione ae vc pode comprar a opcom e facilitaria muito o seu trabalho sem depender de gente com pouca bondade o pouco tempo,
entao por encuanto o negocio seria ir tentando testando e descartando posiveis culpados pela luz ,eu acompanhe o topico e realmente vc troco muita coisa e da para ver como o carro vem melhorando , pelo que vi vc troco cuase tudo que posa dar problema intermitente nao tem muito na maioria das veses nos corsa e a sonda lambda mais descarto porque vc troco, pela minha cabesa pasan treis coisas que podem ser intermitentes dependendo da situaçao,
sensor map (da uma checada nas conexoes de vacuo dele e limpa o plug,
sensor de cauldal de ar dependendo da cuantidade de ar que pasa por ele pode apresentar falha so em alguma situaçao e em outra nao, vc pode tirar o filtro de ar e roda para ver o comportamento da luz o desligar o plug dele esperar um pouco e ligar o carro com ele desligado para ver ,
e uma coisa que me incomodo no meu vectra era o sensor de preçao de oleo que em determinadas situaçoes facia piscar a luz da injeçao e nao a do oleo da para puentear ele e testar por encuanto e o que poderia dar o defeito intermitente e que pode ser testado sem gastar.


Então, o sensor MAP realmente pode ser o problema, mas talvez amanhã consiga passar em um amigo que tem o OP-Com para ver se ele diz alguma coisa...

Em relação ao sensor de fluxo de ar ele também pode ser o problema, ate mesmo porque antes o tubo de ar que vem do filtro estava desconectado do corpo de borboleta e como essa peça esquenta é o fluxo de ar que o motor aspira que serve para esfriar ele, daí ele pode ter queimado realmente, não tinha me atentado a isso.
Hoje andei bastante com o carro e em um trajeto de 40 minutos a luz não acendeu nem uma vez, mas antes tinha dirigido por 20 minutos e a luz acendeu, então só com o scanner mesmo para saber.

Obrigado pela participação de vocês!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 24 Mar 2019, 18:52

Boa noite a todos!

Então, hoje foi um dia que eu peguei estrada, no total ida e volta deu quase 400km entre o Rio de Janeiro e Juiz de fora para buscar um presentinho para o Opel (segue foto) e aproveitar e passar o scanner OP-Com..

Imagem
Acabamento interno do porta malas

Cada trecho pelo Waze entre minha casa e a do Matto's (que importa peças da Alemanha) dava exatamente 2:30, e eu estava preparado pra observar o comportamento da luz de injeção, já que seria uma mudança de altitude de 700m em uma estrada bem sinuosa, bem desafiador para o motor, se alguma coisa estava pronta para dar errado, provavelmente daria nessa situação.

Felizmente não deu, na verdade o motor se comportou muito bem, sem a menor tendência de aquecimento ou qualquer problema, na verdade durante os primeiros 40 minutos nem mesmo a luz de injeção acendeu!

Só que minha mulher precisou fazer uma parada técnica em um restaurante e eu que não queria desligar o motor na esperança da luz permanecer apagada tive que estacionar e descer do carro... não deu outra, ao retornar a luz acendeu e permaneceu acesa pelos próximos 35 minutos que dirigi o carro, pense se eu não fiquei puto da cara com a patroa?

Ai eu fiz mais uma breve parada, desligando o motor novamente ainda 1:15 minutos distante do destino.

Dei partida, a luz apagou e segui até o destino sem que ela desse sinal de vida!!!!

Chegando lá passamos o OP-Com e tinham três erros:
Sensor de Fase, Sensor de detonação e um tal de "Unknown DTC not present"

Apagamos esses erros, montei o acabamento do porta malas e voltamos, dessa vez direto, sem paradas, e pelo tempo total de 2:30 a luz permaneceu apagada, e olha que acelerei, reduzi, cheguei a 120km/h e durante grande parte do trajeto o pavimento era bem ruim, com muita trepidação, o que faria qualquer "mal contato" iminente se apresentar..

Bom, depois dessa viagem total de 5 horas, parei em uma sorveteria a 1km de casa, incrivelmente após dar partida a luz acendeu novamente ficou acesa até chegar ...

:62:

Bom, de qualquer forma já fiquei feliz e percebi uma grande melhora neste sentido, acabei comprando o OP-Com do cara porém meu computador é um MAC e o sistema só funciona em Windows...

:62:

...vou ver o que eu faço, talvez meu irmão me empreste um computador dele para usar por um tempo, vamos ver!

Obrigado pessoal!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por chirola » 24 Mar 2019, 22:41

falta menos agora com o op-com fica mais facil corre ate em uma net book alguem vai emprestar,
Sensor de Fase ta na lista do que vc troco deve ser um mal contato ou plug sujo
, Sensor de detonação, checa o plug limpa e testa opelo que vi vc vai acabar trocando mesmo kakakkakak
"Unknown DTC not present" tchan e novedade pelomenos para mim dei uma pesquisada e achei alguma coisa, achei o numero de codigo de erro odb e de que se trata.
p1781 unknown dtc-not present ------------>Engine Torque Signal Circuit traducindo falta de sinal de torque no circuito, pelo que vi esta relacionado a transmicao automatica e algum tipo de sensor que nao ta mandando sinal
se achar alguma coisa paso a informacao valeu

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 24 Mar 2019, 23:20

chirola escreveu:Fuente del Mensaje falta menos agora com o op-com fica mais facil corre ate em uma net book alguem vai emprestar,
Sensor de Fase ta na lista do que vc troco deve ser um mal contato ou plug sujo
, Sensor de detonação, checa o plug limpa e testa opelo que vi vc vai acabar trocando mesmo kakakkakak
"Unknown DTC not present" tchan e novedade pelomenos para mim dei uma pesquisada e achei alguma coisa, achei o numero de codigo de erro odb e de que se trata.
p1781 unknown dtc-not present ------------>Engine Torque Signal Circuit traducindo falta de sinal de torque no circuito, pelo que vi esta relacionado a transmicao automatica e algum tipo de sensor que nao ta mandando sinal
se achar alguma coisa paso a informacao valeu

Então amigo, todos os plugs que eu consegui acessar, inclusive dos bicos, sensor de fase, de rotação, de temperatura entre vários, eu usei spray Limpa Contatos para melhorar a conexão elétrica entre eles, só não sei precisar se o de detonação eu consegui fazer mas o resto todo praticamente eu fiz.

Inclusive como eu disse antes eu dirigi por duas horas e meia, rápido, lento, subidas, descidas, estrada lisa, estrada irregular, altas e baixas rotações, ar ligado e desligado, tipo assim, praticamente todas as possibilidades por um período relativamente grande e sem luz.

Na ida, por ter que subir a serra, o motor seria bem mais exigido e talvez se eu tivesse que parar o carro eu teria conseguido fazer a viagem toda sem a luz acender, só que agora não tem mais como saber.

:23:

Para compensar na volta, mesmo a tendência sendo de descida, haviam várias subidas (só que de alta velocidade) mas ainda assim deu para dar "umas puxadas" mais fortes e mesmo em pistas com imperfeições aonde a suspensão trabalhou bastante nada da luz acender, então eu realmente acho que o problema é a instalação elétrica, ou do ar condicionado ou aterramento, ou ambos!

Em relação à transmissão, bom, pode ser, mas o scanner não acusou nada na transmissão e se houvesse algum problema de comunicação entre ela e o motor acredito que apareceria tanto no painel que tem o símbolo da transmissão quanto no scanner, mas vou procurar descobrir.

Pena que não lembrei de fotografar a tela inicia, talvez tivesse o código da falha lá, vou ver se consigo um computador ou Net Book emprestado, valew amigo!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

carlosgunner
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 310
Registrado em: 16 Abr 2013, 20:02
Nome Completo: Antonio Carlos
Cidade: Nazaré Paulista
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por carlosgunner » 25 Mar 2019, 06:15

André, tenta instalar o Windows XP dentro de uma máquina virtual no seu mac, deve dar certo.
Antonio Carlos
Vectra CD 97 2.0 16V automático - Verde West

Imagem
Imagem

1066 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 133 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 14:44