Olá pessoal!
Bom depois de algum tempo afastado do fórum volto aqui com novidades!
Primeiro, meu GLS 1999 já está quase pronto, faltando poucos detalhes além da pintura, e está só não está pronta por causa da outra novidade:
Esta fazendo um mês que comprei um outro vectra!
Mas não um vectra comum, um Opel Vectra 1996 1.6 16v AT!
(Em 2010 quando era de outra pessoa)
Esse carro inclusive já foi de um membro aqui do clube (que inclusive me cedeu gentilmente algumas fotos do carro quando foi dele em 2010) mas eu comprei mesmo através de um anúncio na OLX!
(Em 2010)
A história desse carro é um pouco confusa e ainda não totalmente confirmada, mas a princípio ele foi de consulado no Chile e em 2001 teria sido importado para o Brasil de forma independente, aparentemente com alguma liminar que tinha saído nesse período no Rio Grande do Sul que permitia a importação de carros usados..
(Em 2010)
Só que de alguma forma essa liminar teria sido cancelada pelo Supremo e alguns carros ficaram retidos na receita federal e, de alguma forma, esse Opel passou para as mãos do COMAER (Comando da Aeronáutica), antes de finalmente ir parar nas mãos de particulares.
(Em 2018 quando fui lá ver o carro)
Foi aí que o carro começou a sofrer modificações de gosto duvidoso (sorry R.G.!) e ser descaracterizado como por exemplo ter seus faróis trocados pelo do modelo 2000+, xênon, LED's no painel e salão, farol de neblina, vidros elétricos traseiros, calhas de chuva, insulfilm, em algum momento recebeu a instalação de som na mala pois tinha até disjuntor de chuveiro no compartimento do motor!
Bom, eu entendo que algumas modificações dessas podem ser consideradas como "upgrades" originais, o que a princípio não tem problema, como por exemplo os vidros elétricos traseiros (originalmente ele vinha com manuais nas portas traseiras) e faróis de neblina, mas esse carro era especial demais para ser modificado (na minha opinião) pois até aonde eu consegui descobrir é o único desse modelo no Brasil.
Além disso hj os vidros traseiros estão entrando em conflito com os dianteiros e eu devo voltar ao sistema original que é ter elétricos somente na frente, inclusive já comprei com o Antônio o painel do console dessa forma e já encomendei as máquinas manuais traseiras.
Já outras modificações como xênon e LED eu, sinceramente, acho que poderiam muito bem dar cadeia!
(Malditos LED's)
A ideia será deixar esse carro o mais original possível, claro que opcionais originais de época (como apoio de braço e porta copos) serão aceitos e se não fosse esse problema elétrico os vidros traseiros eles também ficariam, mas eu não gosto de gambiarras e a instalação não está muito boa.
Outra coisa seriam os faróis de neblina, como está praticamente impossível encontrar parachoques dianteiros originais em bom estado, e a instalação parece estar boa, eles devem ficar.
Todo o resto eu já desfiz, retirei os LED's do painel e salão, calhas de chuva (que deixam uma maldita cola!) e insulfilm já saíram.
Bom agora em relação ao carro:
O carro hj está com 153 mil km, desses 3 mil eu rodei só esse mês!
(Um dos ex-donos tinha pintado os ponteiros de vermelho, já devidamente desfeito!)
O carro tinha um problema de aquecimento, ele tinha um radiador subdimensionado para nosso clima e já foi substituído por um original zero bala para o 2.2 e o problema foi extinto!
(Sai o radiador velho e ineficiente!)
(Entra radiador original novo!)
O carro estava em um estado que sinceramente não dava muito orgulho de mostrar, inclusive foi até engraçado pois ao ir a Sampa ver o carro levei ele na High Torque de lá pra fazer uma avaliação, e ele coitado, acho que nunca tinha ido a uma oficina chique mas deve ter ficado sem graça de estar ali cheio de carros novos e ele todo surradinho... Rs
(Durante a higienização)
(Interior higienizado e tapetes novos!)
(Saem os LED's brancos horríveis e voltam as luzes amareladas do jeito que tem que ser!)
Estruturalmente até que estava bom, mas estava com o estofamento e tetos bem encardidos, por exemplo a coifa do freio de mão estava completamente desgastada, faltava o acabamento do alto-falante da porta traseira esquerda, estava com tapetes tipo "chão de ônibus" horrendos, ou seja, estava completamente sem dono!
O rapaz era muito gente boa, mas realmente não tinha a menor noção do que tinha em mãos, inclusive tinha pintado as raras lanternas originais Carello de Vitral Preto!
(Lanterna traseira pintada de vitral preto, detalhe do emblema Carello)
Para se ter uma ideia, o volante por vezes ficava reto e depois ficava torto pois as buchas da caixa de direção tinham se desintegrado!
Além disso estava usando pneus remold e tinha umas rodas tipo "trevo" que não combinavam em nada com o carro, mas durante a viagem entre SP e RJ (aonde moro) parei em algum lugar e troquei as rodas por umas de Meriva, até que ficou bonito, mas a minha cabeça eu já sabia quais as eu iria querer colocar: as do Calibra 1995 (havia a opção dessas rodas para o vectra na Europa!).
(Com as rodas do Meriva trocadas já na estrada!)
(Com as rodas definitivas, falta pintá-las de prata)
Uns três ou quatro dias depois achamos elas para comprar em SP e pronto, depois de uma logística que envolveu até o primo da namorada do meu irmão (!) alguns dias depois elas já estavam no meu carro! Mas valeu a pena, com certeza!
Bom, claro que já morri numa grana para arrumar várias coisas que estavam pendentes, mas o carro está ficando cada vez melhor!
Dentre as manutenções e gastos segue a lista:
Troca de óleos e filtros.
Sangria e troca do fluido de freio.
Retrovisor direito original novo.
Rodas e pneus.
Colocamos gás no ar condicionado.
Retirada dos LED's.
Troca do radiador, ventoinha, reservatório, tampa e líquido de arrefecimento.
Instalado válvula termostatica (estava sem).
Trocada bomba da DH e as buchas da caixa.
Trocados os escapamentos intermediário e final.
Colocado filtro de cabine.
Ajuste do freio de mão (só freiava uma roda).
Arrumado o TID.
Tapetes tipo carpete com emblema da Opel e escrita "Vectra".
Trocados os faróis e lanternas por originais Valeo e Arteb.
Comprado um controle "Corujinha".
Higienização interna com Extratora.
Trocados os PQP traseiros.
Retirado o Brake Light pois não era original e esse carro não tinha.
Calhas de chuva e insulfilm fora daqui!
Puxadores das portas dianteiras trocadas por novas originais.
Arrumada forração da porta do motorista.
Tela do alto-falantes instalada na porta esquerda traseira.
Pintura dos parachoques e tampa do porta malas.
Ainda faltam:
Funilaria e pintura geral
Troca dos amortecedores
Revisão elétrica geral.
Bom acho que é isso! Acaba que já ficou bastante longa a descrição e daqui a pouco ninguém vai querer ler porque vai preferir esperar sair em filme!
Agora o carro está fazendo funilaria e pintura na tampa do porta malas e nos parachoques, mais à frente eu faço um serviço geral.
Quando ficar pronto eu posto mais fotos!
Abs!