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por Andrepilot » 02 Abr 2019, 13:22

danrmp escreveu:Fuente del Mensaje A temperatura do ar admitido pode chegar a valores consideráveis. Não lembro de ter visto valores desta magnitude nos meus (acho que o máximo foi por volta de 55 graus), então pode ser um ponto a investigar no futuro.

A tensão do sistema está bem baixa. É normal ler um valor um pouco abaixo do que lido diretamente na bateria devido à queda de tensão nos condutores, mas 12,6 é excessivo. Pode ser um problema na fiação (perda em conectores e emendas) ou gatos na instalação puxando positivo de onde não deve.

Uma coisa que me chamou a atenção, mas que não deve ser considerada ferrenhamente é o coding da transmissão, que está como manual. Digo isso pois às vezes os scanners tem erros de implementação na leitura dos dados, mas futuramente vc pode conferir a fiação da ECU referente a este circuito.


Falei agora pouco com meu irmão sobre a temperatura do ar de admissão ter chegado a 68° e ele disse que isso seria normal, inclusive ele teve um UP TSi (turbo) que ele tinha colocado um scanner no OBD2 e ficava mostrando alguns parâmetros no celular dele, um deles era o "Intake Air Temperature", que no caso dele chegava facilmente a 69°... mas se é muito deferente de motor aspirado aí eu nao sei!

Bom, agora vou ver se consigo descobrir aqui qual seria a temperatura média...

:88:
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por chirola » 03 Abr 2019, 11:42

que chamo a atençao mesmo e a voltagem da vateria 12,9!!!!!! o carro desligado deveria ter 12,6 e ligado nao deveria baijar de 13,5 o regulador do alternador deve estarcansadinho.
toeke sensor (inactive)
o resto aparentemente esta normal atemperatura da admiçao e normal e um jeito de evaporar a gasolina e conseguir certa economia e esquenta mesmo pela recirculaçao de gases do escape o que tambem ajuda a queimar restos de gasolina mal queimada que sairia pelo escape , lembra o velho cht de vareta era o mais economico no alcool por causa do desenho o coletor de admiçoa ficaba colado no coletor de escape para ser aquecido.
eu daria um jeito no alternador para ver o comportamento do carro com a voltagem correta o carro e automatico e tudo depende da eletricidade culaquer queda de tensao pode dar alguma falha

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por Andrepilot » 03 Abr 2019, 13:10

chirola escreveu:Fuente del Mensaje que chamo a atençao mesmo e a voltagem da vateria 12,9!!!!!! o carro desligado deveria ter 12,6 e ligado nao deveria baijar de 13,5 o regulador do alternador deve estarcansadinho.
toeke sensor (inactive)
o resto aparentemente esta normal atemperatura da admiçao e normal e um jeito de evaporar a gasolina e conseguir certa economia e esquenta mesmo pela recirculaçao de gases do escape o que tambem ajuda a queimar restos de gasolina mal queimada que sairia pelo escape , lembra o velho cht de vareta era o mais economico no alcool por causa do desenho o coletor de admiçoa ficaba colado no coletor de escape para ser aquecido.
eu daria um jeito no alternador para ver o comportamento do carro com a voltagem correta o carro e automatico e tudo depende da eletricidade culaquer queda de tensao pode dar alguma falha


Exatamente meu amigo, tudo depende de energia estável, não sei dizer se o problema é no regulador de voltagem, no próprio alternador, na instalação do ar ou ainda algum tipo de aterramento defeituoso (apesar de ter reforçado o aterramento do alternador recentemente), mas o certo é que tenho um problema na alimentação de alguma forma.

Devo estar voltando agora esse fim de semana e acredito que segunda feira eu consiga deixar o carro na autoeletrica para fazer um pente fino nessa parte.

A ideia era refazer toda a instalação do ar, de preferência comprando um original e instalando da forma certa, porém isso ficará muito caro e no momento tenho outras prioridades, então eu devo pegar o que eu tenho e fazer da melhor maneira possível, até mesmo porque o ar está funcionando muito bem e não vale a pena gastar tanto agora.

Em relação à temperatura do ar de admissão eu achei no YouTube alguns vídeos aonde aparecem imagens de algumas telas de scanners que mostram como "faixa verde" entre 40º e 70º, então, apesar de 68º estar bem próximo ao limite, acredito que seja por aí mesmo.

Vou procurar as imagens que eu encontrei, inclusive de scanners que eu já tinha passado há algum tempo e vou colocar aqui mais tarde!

Valew!!!

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por chirola » 03 Abr 2019, 13:27

nao e prsiso um chicote original do ar se o eletricista tem boa vondade ele consegue facer um trabalho bom e funcional sem grandes gastos tembem e certo que tudo tem prioridades e como vc falo e um jobi a inverçao nele e cuando sobra um troco mais a evoluçao do seu carro e evidente eu acho legal porque tambem se acaba aprendendo muita coisa nas troca de informaçao.
voltando ao asunto acima como vc falo poderia ser ate algum aterramento ruim mais em carros como o vectra que e bem colmpleto para sua epoca e tudo e eletrico a infinidade de fios e cuase imposivel para identificar muita coisa amenos que entenda muito da area
a maioria dos problemas vc consiguio concertar, e um carro raro nunca tinha visto com motor 1.6 muito legal o trabalho feito salbando o carro de um posivel final no ferro velho.

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por Andrepilot » 03 Abr 2019, 17:40

chirola escreveu:Fuente del Mensaje nao e prsiso um chicote original do ar se o eletricista tem boa vondade ele consegue facer um trabalho bom e funcional sem grandes gastos tembem e certo que tudo tem prioridades e como vc falo e um jobi a inverçao nele e cuando sobra um troco mais a evoluçao do seu carro e evidente eu acho legal porque tambem se acaba aprendendo muita coisa nas troca de informaçao.
voltando ao asunto acima como vc falo poderia ser ate algum aterramento ruim mais em carros como o vectra que e bem colmpleto para sua epoca e tudo e eletrico a infinidade de fios e cuase imposivel para identificar muita coisa amenos que entenda muito da area
a maioria dos problemas vc consiguio concertar, e um carro raro nunca tinha visto com motor 1.6 muito legal o trabalho feito salbando o carro de um posivel final no ferro velho.

É meu camarada, pode ser muita coisa, por isso precisamos ir com calma e paciência, ainda mais não tendo experiência pois como você disse estamos aprendendo, e pelo fato do motor não ser muito conhecido quanto mais eu aprender melhor pois eu vou pessoalmente conseguir fazer grande parte da manutenção com custo inferior e com melhor qualidade!

O carro já está andando relativamente bem, até muito bem na última vez, até mesmo a luz da injeção tem ficado cada vez menos acesa, estou desfazendo muita coisa errada que fizeram e eu acho que só em resolver esse problema da alimentação elétrica é capaz de finalizar o pouco que falta, mas mesmo que não "zere" totalmente o problema vai ficar muito mais fácil já agora que eu tenho scanner, aí eu quero ver eu não conseguir apagar - de verdade, e não enganar - essa luz de injeção!

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por Andrepilot » 03 Abr 2019, 18:58

Então vamos lá, hoje eu encontrei nos meus guardados algumas fotos que eu tinha tirado das primeiras vezes que eu passei o scanner nesse carro, a primeira vez foi em 09 de maio de 2018, uns dez dias depois de eu ter pego o carro, com um OPCOM de um colega e dois dias depois em um outro scanner profissional pois na época eu estava com problema de arrefecimento e como eu ainda não sabia absolutamente nada (mal sei agora, imagina na época!) pois eu estava querendo saber se o problema era elétrico ou não.

Bom, essas fotografias me serviram para ter uma comparação com agora, quase um ano depois!

Imagem
Nessa foto dá pra ver que eu já tinha algum problema no sistema elétrico pois o motor estava na lenta com 12,5v! (e eu nem imaginava!)

Imagem
Nessa outra aqui dá pra ver a temperatura do ar de admissão a 55°C (mas o ar estava desligado) e a transmissão já aparecia como "manual", vai entender...

:13:

Imagem
Nessa dá pra ver (foto ligeiramente fora de foco) que a RPM desejada para marcha lenta em "R, D, 3, 2, 1" é de 900rpm, hoje ela mostra como sendo 800rpm e talvez por isso o motor vibra em "Drive" e com o ar ligado, só preciso descobrir como ajustar!

Imagem
Scanner da autoelétrica também com 55°C, repare que eu preciso "enganar" o aparelho dizendo que é um Tigra!

Eu procurei bastante na internet para tentar descobrir a "média dos valores de temperatura do ar de admissão" mas não encontrei em lugar algum, a saída foi procurar no youtube alguma coisa...

Imagem
Para o GOL Mi 1.0 na tela do Scanner profissional a "faixa verde" vai de 40°C a 70°C.

Imagem
Para o Vectra 2.2 8V a "faixa verde" vai de 10°C a 80°C.

Imagem
Mesma coisa para o Vectra 2.2 16V, entre 10°C e 80°C também é considerado normal!

Então eu ainda tenho que verificar se o sensor está correto para esse motor e até se ele está limpo, porém a temperatura que ele mostrou não parece estar tão errada, ou fora do padrão, quanto eu achava que estaria, o que pra mim foi uma surpresa, já que o sistema capta o ar fora do compartimento do motor exatamente para evitar admitir um "ar muito quente"... é, vivendo e aprendendo!

:47:

De qualquer forma eu ainda aposto todas as fichas na parte elétrica, acredito que o "pente fino" que eu devo passar nele semana que vem ajude a solucionar definitivamente esses problemas, mas está sendo divertido também!

:105:

Valew galera!

:88:
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por Andrepilot » 04 Abr 2019, 23:27

Boa noite pessoal!

Bom, eu andei pesquisando por esses dias e encontrei muito pouca coisa sobre a "temperatura do ar de admissão", cheguei a ver um um fórum gringo alguém dizer que "uma diferença de 35°C entre a temperatura ambiente e a do ar de admissão é normal",o que faria totalmente sentido na minha situação já que lá fora estava 30°C e cheguei a 67°C na admissão.

Porém lembrei de quando peguei esse carro e da quantidade de coisas erradas nessa parte que já tinha (a falta de um simples filtro de ar é só uma delas) eu resolvi que quando chegar em casa vou revisar todo esse sistema para não deixar dúvidas de que não está havendo entrada de ar (quente) do compartimento do motor no filtro de ar e, consequentemente, na admissão, pois o ar que passa pelo condensador do ar e pelo radiador do motor realmente vem muito quente!

Imagem

Essa foto eu tirei no dia que fui comprar o carro, dá pra se ter uma idéia do quanto ele era mal cuidado:

Farol de plástico vagabundo no lugar do original.. DESFEITO!
Filtro de ar do motor... INSTALADO!
Mangueira que liga a caixa do filtro ao ressonador... INSTALADA!
Buraco no ressonador... FECHADO!

Só que na parte que não está aparente eu não sei como está, pois só tem acesso retirando o parachoques dianteiro, mas como eu tenho algumas coisas para ver nessa parte ali eu vou aproveitar e ver logo tudo, espero conseguir baixar só mais um pouco essa temperatura, acho que uns 55°C já é um valor razoável e aí fecho com chave de ouro na revisão elétrica e tenho muita esperança de que só isso já deve resolver definitivamente essa parte, mas se ainda assim não resolver vai faltar apenas a eventual troca de algum sensor defeituoso e fechou!

De qualquer forma está sendo um exercício muito interessante, eu que não tenho formação na área de manutenção automotiva, um simples entusiasta, mas já estou começando a entender o funcionamento dos sistemas e cada vez mais percebo que tem que fazer direito, mesmo com tanta coisa errada o carro estava andando, mas quanto mais a gente arruma melhor ele se comporta, o carro corresponde o que é muito gratificante!

Praticamente a totalidade dos problemas que esse carro tinha eram problemas instalados, manutenções mal feitas, peças erradas, serviços "meia-boca", tudo que aos poucos estou desfazendo, dá trabalho, custa caro, mas precisa ser feito, e se tivesse sido feito certo desde o início nada disso estaria acontecendo!

Para mim não adianta nada DVD 2 din, volante de cruze, rodas grandes, pneus largos, aerofólio (eu nem gosto dessas coisas!) em um carro superaquecendo, ou sem válvula termostática, ou sem aditivo, com óleo barato além do limite de troca, com vazamentos, cheios de problemas...

Bom, cada um tem suas prioridades, essa é apenas a minha opinião!

Valew pessoal!

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por chirola » 05 Abr 2019, 00:25

a diferença de temperatura na admiçao eu apostaria no filtro de ar al estar sem circula mais ar nao significa que o carro vai andar mais , ao colocar o filtro circula a cuantidade correta de ar para a cual a injeçao esta programada e aumenta a temperatura para evaporar a gasolina e conseguir economia aquecer mais rapido o motor para atingir a temp de funcionamento ideal nao acho que a temperatura que apresenta esteja fora dos parametros para um carro original.
aquela tomada de ar que tinha o buraco acaba detras do parachoque aonde capta ar na frente do radiador (frio o algo asim tem lugares no brasil que a temperatura e de 40 graus durante o dia e influi bastante)
o alternador sim realmente esta fora dos parametros desde os primeiros scan.
a velocidade em marcha lenta deve estar entre 800 e 900 para um automatico o problema e que o ar foi adaptado e abria que ver se foi modificada a injeçao para o funcionamento cuando vc liga o ar o carro corrige a lenta e o tempo de injeçao e igniçao para compensar o peso do compressor poderia ser o defeito que vc cita (treme ao arrancar).
acredito faltar muito pouco para esse carro ficar nota 10,
o tema de reprogramar ou instalar uma actualizacion de injeçao foje do meu conhecimento mais aqui no club deve ter alguem que posa ajudar com iso se nao to errado da para facer com o opcom pelo que me explicaron o problema seria conseguir um mapa compativel com o carro seja ele de corsa tigra vectra o algum que seja 1.6 16v automatico e com ar ainda mais nada que nao posa resolver sera questao de estudar um pouco se achar algo paso para vc comenta depois que pasar pela autoeletrica para ver o resultado

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por Andrepilot » 05 Abr 2019, 10:55

chirola escreveu:Fuente del Mensaje a diferença de temperatura na admiçao eu apostaria no filtro de ar al estar sem circula mais ar nao significa que o carro vai andar mais , ao colocar o filtro circula a cuantidade correta de ar para a cual a injeçao esta programada e aumenta a temperatura para evaporar a gasolina e conseguir economia aquecer mais rapido o motor para atingir a temp de funcionamento ideal nao acho que a temperatura que apresenta esteja fora dos parametros para um carro original.
aquela tomada de ar que tinha o buraco acaba detras do parachoque aonde capta ar na frente do radiador (frio o algo asim tem lugares no brasil que a temperatura e de 40 graus durante o dia e influi bastante)
o alternador sim realmente esta fora dos parametros desde os primeiros scan.
a velocidade em marcha lenta deve estar entre 800 e 900 para um automatico o problema e que o ar foi adaptado e abria que ver se foi modificada a injeçao para o funcionamento cuando vc liga o ar o carro corrige a lenta e o tempo de injeçao e igniçao para compensar o peso do compressor poderia ser o defeito que vc cita (treme ao arrancar).
acredito faltar muito pouco para esse carro ficar nota 10,
o tema de reprogramar ou instalar uma actualizacion de injeçao foje do meu conhecimento mais aqui no club deve ter alguem que posa ajudar com iso se nao to errado da para facer com o opcom pelo que me explicaron o problema seria conseguir um mapa compativel com o carro seja ele de corsa tigra vectra o algum que seja 1.6 16v automatico e com ar ainda mais nada que nao posa resolver sera questao de estudar um pouco se achar algo paso para vc comenta depois que pasar pela autoeletrica para ver o resultado


Então meu camarada, na verdade a temperatura do ar de admissão tem uma grande influência no modo como a injeção vai trabalhar porque a densidade do ar varia inversamente com a temperatura, ou seja, quanto maior a temperatura menor a densidade, mesmo princípio do balão de ar quente, tanto que é capaz de fazer ele voar.

É por isso também que alguns carros turbo usam "Intercooler", que não passa de um "radiador para esfriar ar", aumentando assim a densidade do ar e como "entra mais ar" a injeção deve colocar "mais combustível", já que a proporção ar-combustível deve se manter constante, aumentando assim a potência.

A injeção leva em consideração, entre outras coisas, da temperatura do ar de admissão para mudar o tempo de injeção e o avanço de ignição, por isso o sensor tem que ser confiável senão o módulo escolhe os mapas errados para cada situação, mas se o sensor estiver bom e a tomada de ar do filtro não estiver pegando ar quente desnecessariamente (senão a fábrica não teria feito o sistema para captar ar externo ao compartimento do motor) e estiver tudo certo por mim estará tudo bem.

Imagem

Em relação ao alternador - ou algum outro problema elétrico - eu também estou convencido disso, inclusive acho que esse é o grande problema, e essa semana eu devo estar deixando ele em uma boa oficina para dar uma verificada geral nisso.

Já em relação a marcha lenta o que eu percebi foi que esse carro, quando eu comprei, estava com o sistema de ar condicionado sem gás, quando eu repus o gás ele passou a funcionar, e até que muito bem, e nunca vibrou o motor estando engatado e com o ar funcionando, só que pelo fato do ar não passar pelo módulo é como se o motor "levasse um susto" quando o compressor armava pois não estava esperando uma carga extra assim do nada, porém depois ele compensava normalmente e se mantinha "liso".

Imagem
Foto tirada em 09 de maio de 2018

Imagem
Foto tirada em 31 de março de 2019

Quando um carro com injeção liga o ar condicionado, na verdade, você está mandando o módulo ligar o ar, ele já fica preparado para o peso extra do compressor e compensa antes mesmo que esse entre, para você ter uma idéia, eu tenho um Civic 2014 que quando ligo o ar em marcha lenta o motor nem ao menos varia a RPM.

Essa questão da injeção não estar preparada para a entrada do compressor eu compreendo e se algum dia eu conseguir fazer a instalação original eu acredito que consiga deixar isso 100%, mas revendo as fotos antigas percebi que a "Rotação da lenta desejada em R-D-3-2-1" era 900RPM, e hoje aparece como sendo 800RPM... não sei porque mudou, talvez dando um "reset" no módulo arrume isso, o que não vai mudar a queda momentânea de RPM quando o compressor entra, mas vai diminuir ela já que a rotação vai estar um pouco mais elevada e vai evitar a vibração indesejada que fica depois.

Imagem

Essa vibração acontece só com o carro parado, em Drive, e com o ar ligado, pisou só um pouco no acelerador ela some imediatamente, ou seja, não tem nada a ver com calço do motor e transmissão, o corpo de borboleta está limpo, o atuador de marcha lenta está funcionando, então sobra a rotação de marcha lenta mantida pelo módulo mesmo, se mudar a informação do módulo vai ficar tudo bem.

Em relação ao carro ficar nota dez.... Deus te ouça!!!

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por Andrepilot » 07 Abr 2019, 21:44

Boa noite pessoal!

Então, infelizmente a empresa que trabalho determinou que eu fique aqui em Vitória até dia 15, desse modo só teremos continuação na manutenção depois dessa data, de qualquer forma eu continuo estudando e descobrindo histórias parecidas e possíveis soluções para o problema.

Uma das maiores dificuldades, agora que tenho um OPCOM, é saber se os parâmetros como voltagem, temperaturas, pressões, tempo de injeção, etc, estão dentro do esperado.

Eu tenho um manual Haynes de manutenção do Vectra B, ele tem sido de bastante utilidade, mas tem algumas coisas que ele não fala, porém achei na internet o mesmo manual só que do Astra e Zafira que usam os mesmos motores e nele eu achei algo interessante que pode ser útil.

Imagem

Esse quadro é exatamente do mesmo motor do meu, um DOHC 1.6 16V X16XEL, em perfeitas condições, porém sendo testado nas condições locais, ou seja, na Inglaterra, porém ainda assim pode ser útil, por exemplo:

Voltagem ali consta 14.2v em lenta contra 12.9v no meu.
MAP 0,25bar contra 0,44bar
Temperatura ar admissão 24ºC contra 63ºC
Tempo de injeção 3.2ms contra 5,3ms
Temperatura arrefecimento 86ºC contra 93ºC

Obviamente precisaríamos ter as condições em que "aquele" carro foi testado, se foi por exemplo com temperatura de 10ºC a 2000m de altitude isso faria toda a diferença e qualquer comparação seria inútil.

Em relação ao ar de admissão com 63ºC, tendo chegado até 68ºC, cada vez mais eu acho que é muito porque o ar é simplesmente admitido externamente, apesar de realmente passar pela caixa do filtro que fica quente pelo fato de estar no compartimento do motor mas não o suficiente para mais que dobrar a temperatura do ar.

Com a temperatura do ar externo a 30º, o ar de admissão chegar até uns 50º ou pouco mais acho razoável, mais que isso eu acredito que o motor esteja aspirando ar quente que vem da ventoinha do condensador e a do radiador, vou verificar assim que chegar lá.

Outra coisa que eu reparei é que a pressão do MAP do carro gringo é quase a metade do meu, então tenho que verificar por alguma entrada de ar falsa também.

Procurando na internet sobre alternadores eu vi essa página....

Imagem

Me identifiquei bastante com esse relato, ainda mais sabendo que a voltagem está baixa, então vai ser mais uma coisa que vou pedir para a oficina autoeletrica dar uma olhada pra mim no meu alternador.

Fico imaginando quando eu vou parar de gastar dinheiro com isso...

:62:

Valeu pessoal!

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por GuilhermeGobras » 07 Abr 2019, 21:52

Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje
danrmp escreveu:Fuente del Mensaje A temperatura do ar admitido pode chegar a valores consideráveis. Não lembro de ter visto valores desta magnitude nos meus (acho que o máximo foi por volta de 55 graus), então pode ser um ponto a investigar no futuro.

A tensão do sistema está bem baixa. É normal ler um valor um pouco abaixo do que lido diretamente na bateria devido à queda de tensão nos condutores, mas 12,6 é excessivo. Pode ser um problema na fiação (perda em conectores e emendas) ou gatos na instalação puxando positivo de onde não deve.

Uma coisa que me chamou a atenção, mas que não deve ser considerada ferrenhamente é o coding da transmissão, que está como manual. Digo isso pois às vezes os scanners tem erros de implementação na leitura dos dados, mas futuramente vc pode conferir a fiação da ECU referente a este circuito.


Falei agora pouco com meu irmão sobre a temperatura do ar de admissão ter chegado a 68° e ele disse que isso seria normal, inclusive ele teve um UP TSi (turbo) que ele tinha colocado um scanner no OBD2 e ficava mostrando alguns parâmetros no celular dele, um deles era o "Intake Air Temperature", que no caso dele chegava facilmente a 69°... mas se é muito deferente de motor aspirado aí eu nao sei!

Bom, agora vou ver se consigo descobrir aqui qual seria a temperatura média...

:88:

em carros sobre alimentado é normal ter temperaturas altas, exatamente pela compressao dor ar que gera esse aquecimento, em carros com turbo original com baixar pressoes e intercoller ainda costuma trabalhar com temperaturar razoaveis, mais em turbo com pressoes mais alta e sem intercooler pode ate passar dos 100 graus facil.
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por Andrepilot » 07 Abr 2019, 22:02

GuilhermeGobras escreveu:Fuente del Mensaje
Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje
danrmp escreveu:Fuente del Mensaje A temperatura do ar admitido pode chegar a valores consideráveis. Não lembro de ter visto valores desta magnitude nos meus (acho que o máximo foi por volta de 55 graus), então pode ser um ponto a investigar no futuro.

A tensão do sistema está bem baixa. É normal ler um valor um pouco abaixo do que lido diretamente na bateria devido à queda de tensão nos condutores, mas 12,6 é excessivo. Pode ser um problema na fiação (perda em conectores e emendas) ou gatos na instalação puxando positivo de onde não deve.

Uma coisa que me chamou a atenção, mas que não deve ser considerada ferrenhamente é o coding da transmissão, que está como manual. Digo isso pois às vezes os scanners tem erros de implementação na leitura dos dados, mas futuramente vc pode conferir a fiação da ECU referente a este circuito.


Falei agora pouco com meu irmão sobre a temperatura do ar de admissão ter chegado a 68° e ele disse que isso seria normal, inclusive ele teve um UP TSi (turbo) que ele tinha colocado um scanner no OBD2 e ficava mostrando alguns parâmetros no celular dele, um deles era o "Intake Air Temperature", que no caso dele chegava facilmente a 69°... mas se é muito deferente de motor aspirado aí eu nao sei!

Bom, agora vou ver se consigo descobrir aqui qual seria a temperatura média...

:88:

em carros sobre alimentado é normal ter temperaturas altas, exatamente pela compressao dor ar que gera esse aquecimento, em carros com turbo original com baixar pressoes e intercoller ainda costuma trabalhar com temperaturar razoaveis, mais em turbo com pressoes mais alta e sem intercooler pode ate passar dos 100 graus facil.


Exatamente, por isso citei no meu último post há pouco minutos que no caso do meu sendo ele aspirado ele só puxa o ar de fora, não tem sentido nenhum o ar aquecer tanto, a não ser que ele esteja aspirando ar quente que passou pelo radiador, já que a tomada de ar do motor deveria pegar o ar na frente do condensador do ar condicionado e não depois.

Valeu pela participação!

:88:
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por chirola » 08 Abr 2019, 12:21

o fato de o carro nao andar mai por tirar o filtro porque o comando tem uma duraçao determinada e a injeçao so corrige ate certo ponto pode procurar po onde quiser se tirar uns 2\3 cavalos(nao e coisa significante 141cv o 143cv nao seria algo perceptivel) pode ficar feliz o carro que mais potença tiro (pelomenos que eu vi ) foi o marea 24v que com um velo trabalho na caija original e um filtro k&N chego a milagrosos 6cv extras sem modificar nada medido em dino agora sao coisas raras a maioria dos carros so engrosa o ronco por causa da mistura pobre .
mais voltando ao tema da temperatura da admiçao que to achando muito interesante e aprendendo um bocado de coisas desse motor e do carro que nunca tinha visto nesa configuraçao , vamos la acho que a temperatura no rio deve ser sempre prxima de 30 as veces mais as veses menos mais uso 30 como promedio dentro do cofre ela deve aumentar uns 15a 20 graus daria entre 40 e 50 que seja mais um pouco 56 dependendo do clima regimen de giro etc.
se vc etivese no maranhao com temperatura de 45 graus poderia ate ser os 65 na admiçao pelo que eteve pesquisando o carro tinha algum defeito na admiçao de ar ou o antigo dono era mais porco do que imagino, o carro estava sem a mangueira que une a cixa do filtro com o duto de captaçao coisa que vc acerto palo visto no topico o duto de captaçao tem duas entradas de ar como na maioria dos carros um capta ar quente do radiador como vc sospeita e o outro capta ar detras do parachoque seria antes do radiador
Imagem
o extremo cuadrado capta ar do radiador (quente)
o extremo redondo fica encaixado na ¨alma¨ do parachoque captando ar frio, nos carros geralmente tem um diafragma que abre e fecha a pasagem do ar quente admitido nao sei se o vectra tem nunca desmontei para ver caso tiver pode estar trabado o mecanismo se nao tiver outra ipotesis seria que o extremo redondo (parachoque )poderia estar obstruido o mal encaixado na ponta ele tem uma ranhura poderia ser que este virada para o radiador e nao para a frente ou quebrado em algum lugar captandoar de algum lugar indesejado pelo momento e o que encontrei se achar algo mais paso a info

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por Andrepilot » 08 Abr 2019, 18:53

chirola escreveu:Fuente del Mensaje o fato de o carro nao andar mai por tirar o filtro porque o comando tem uma duraçao determinada e a injeçao so corrige ate certo ponto pode procurar po onde quiser se tirar uns 2\3 cavalos(nao e coisa significante 141cv o 143cv nao seria algo perceptivel) pode ficar feliz o carro que mais potença tiro (pelomenos que eu vi ) foi o marea 24v que com um velo trabalho na caija original e um filtro k&N chego a milagrosos 6cv extras sem modificar nada medido em dino agora sao coisas raras a maioria dos carros so engrosa o ronco por causa da mistura pobre .
mais voltando ao tema da temperatura da admiçao que to achando muito interesante e aprendendo um bocado de coisas desse motor e do carro que nunca tinha visto nesa configuraçao , vamos la acho que a temperatura no rio deve ser sempre prxima de 30 as veces mais as veses menos mais uso 30 como promedio dentro do cofre ela deve aumentar uns 15a 20 graus daria entre 40 e 50 que seja mais um pouco 56 dependendo do clima regimen de giro etc.
se vc etivese no maranhao com temperatura de 45 graus poderia ate ser os 65 na admiçao pelo que eteve pesquisando o carro tinha algum defeito na admiçao de ar ou o antigo dono era mais porco do que imagino, o carro estava sem a mangueira que une a cixa do filtro com o duto de captaçao coisa que vc acerto palo visto no topico o duto de captaçao tem duas entradas de ar como na maioria dos carros um capta ar quente do radiador como vc sospeita e o outro capta ar detras do parachoque seria antes do radiador
Imagem
o extremo cuadrado capta ar do radiador (quente)
o extremo redondo fica encaixado na ¨alma¨ do parachoque captando ar frio, nos carros geralmente tem um diafragma que abre e fecha a pasagem do ar quente admitido nao sei se o vectra tem nunca desmontei para ver caso tiver pode estar trabado o mecanismo se nao tiver outra ipotesis seria que o extremo redondo (parachoque )poderia estar obstruido o mal encaixado na ponta ele tem uma ranhura poderia ser que este virada para o radiador e nao para a frente ou quebrado em algum lugar captandoar de algum lugar indesejado pelo momento e o que encontrei se achar algo mais paso a info


Então amigo, realmente você tem razão, o cara era muito porco mesmo!

Vamos lá, quando eu peguei esse carro ele não tinha esse problema de ficar fraco (lembrando que esse não é um motor de 140cv) só que o ar condicionado estava sem gás e a tubulação que vai do corpo de borboletas até o filtro estava desconectada lá atrás, ou seja, o motor estava aspirando ar sem ser filtrado, o que na verdade nem fazia diferença já que nem tinha filtro mesmo!

Imagem

Na verdade fazia sim pois a borboleta estava puxando um ar mais sujo, já que a boca do corpo de borboletas ficava bem mais baixo, mas também menos quente pois puxava o ar bem longe do coletor de escape e do radiador (já que nessa época o ar estava inoperante).

Imagem
Esse era o estado do corpo de borboleta por ter ficado - sabe-se lá por quanto tempo - sem filtro!

Obviamente que assim que eu percebi isso eu arrumei corretamente a tubulação (já tinha colocado um filtro de ar sem saber que ele não estava sendo útil ainda), já tinha colocado o tubo que sai do ressonador até a caixa de ar e já tinha feito uma tentativa de fechar com fita aquele buraco na entrada do ressonador.

Imagem
Como conseguiram fazer isso?

:23:

Porém eu tenho uma séria impressão que eu não consegui fechar totalmente esse buraco, por onde pode estar entrando ar muito, mas muito quente, que vem do condensador e do radiador, o que explicaria muito bem a temperatura do ar de admissão.

Se fossemos considerar apenas a temperatura do compartimento motor concordaria completamente em relação à um aumento de temperatura entre 15°C e 20°C, mas o ar que as ventoinhas puxam dos radiadores quando o ar está ligado é bem mais quente que isso!

Imagem

Eu perguntei em um canal gringo no Youtube que falava sobre temperatura do ar de admissão (não encontrei nenhum no Brasil) o que ele achava da temperatura que marcou no meu e a resposta dele foi: "Eu acho muito, a temperatura em carros parados é sempre maior, é por esse motivo que algumas vezes quando você fica parado por um minuto e volta a andar o carro anda menos devido ao motor que aqueceu o sensor de IAT e [o módulo] atrasa a ignição."

Outra coisa, segundo a teoria, como o ar quente é menos denso, o módulo deveria compensar com menos combustível para manter a proporção de 14.6/1 e o tempo de injeção deveria ser menor, não?

Só que o tempo de injeção está alto pelo que eu pude entender.

:47:

De qualquer forma, quando eu chegar em casa vou dar uma boa verificada em todo esse sistema de admissão, inclusive retirar o parachoques dianteiro para verificar se o ressonador esta direitinho ou se está desencaixado em alguma parte ou até mesmo quebrado, sei lá, se estiver eu compro um e instalo no lugar.

Além dessas mudanças a única coisa que eu fiz que poderia explicar algum problema instalado por mim foi que precisei refazer a instalação da ventoinha (estava adaptada ao cebolão sem relé!) e quem fez mexeu na instalação do ar também o que eu já tinha percebido desde o início que não tinha ficado legal e vou ter que refazer em breve!

Eu fico preocupado em estar passando a impressão que o carro está "uma bagaceira", até estava, mas já está mil vezes melhor e agora depois de todos esses detalhes vai ficar zerado, como ele merece!

Obrigado por participar, TMJ!

:88:
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por chirola » 09 Abr 2019, 13:59

bagaseira nada o carro esta bem legal eu acompanhe a evoluçao, é dificil porque o vcarro estaba com muita coisa enjambrada e meio abandonado vc salvo ele do ferro velho com um velo trabalho. e como um carro e um conjunto cuando vc arruma algo descobre otra coisa que nesecita ser concertada o carro esta muito legal .
realmente to concordando que esta puxando ar de algum lado que nao deveria o buraco que vc tampo parece derretido e esse plastico nao pega cola v c pode colocar provisorio como para testar um tampao de borracha que sao baratos ou um parafuso que entre justo no buraco e corta ele na altura como para que pegue umas voltinhas so,
o buraco tem cara de que deu algum curto na gambiarra do farol bagabundo e o fio pasaba encostado deu uma esquentada legal e derreteu ainda bem que vc concerto iso com farois de boa cualidade e concerto o plug deles.
encuanto a correçao da injeçao nao tenho certeza, poderia corregir injetando menos gasolina por causa de menos oxigeno o injetar mais para tentar baijar o calor dentro das cameras de combustao o que resultaria em perca de performance do mesmo jeito .
porque vc nao testa com o opcom ligado de facer que o carro puxe ar de fura do cofre com o carro parado na garagem mesmo da para tirar a caixa do filtro e colocar apontando para fora o desligar o duto dela e ate com um cano de papelao mesmo facer que puxe ar de fora e controlar a temperatura de ar e vai montando de a poco,tipo test duto da borboleta puxando ar de fora, se baixa a temp coloca a caixa de filtro e controla a temp e asim montando cada tramo , com o opcom ligado e ver como se comporta a temperatura ate achar o culpado.
sei la e uma ideia cuando nao consigo achar algum defeito eu testo desde o comenso e avanso tramo por tramo ate dar com o problema o peça defeituosa .
e nao se preocupa quem pensa que o carro ta virado uma bagasa e porque nao acompanho desde o comenso a dedicaçao e o esforso.

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por Andrepilot » 09 Abr 2019, 16:35

chirola escreveu:Fuente del Mensaje bagaseira nada o carro esta bem legal eu acompanhe a evoluçao, é dificil porque o vcarro estaba com muita coisa enjambrada e meio abandonado vc salvo ele do ferro velho com um velo trabalho. e como um carro e um conjunto cuando vc arruma algo descobre otra coisa que nesecita ser concertada o carro esta muito legal .
realmente to concordando que esta puxando ar de algum lado que nao deveria o buraco que vc tampo parece derretido e esse plastico nao pega cola v c pode colocar provisorio como para testar um tampao de borracha que sao baratos ou um parafuso que entre justo no buraco e corta ele na altura como para que pegue umas voltinhas so,
o buraco tem cara de que deu algum curto na gambiarra do farol bagabundo e o fio pasaba encostado deu uma esquentada legal e derreteu ainda bem que vc concerto iso com farois de boa cualidade e concerto o plug deles.
encuanto a correçao da injeçao nao tenho certeza, poderia corregir injetando menos gasolina por causa de menos oxigeno o injetar mais para tentar baijar o calor dentro das cameras de combustao o que resultaria em perca de performance do mesmo jeito .
porque vc nao testa com o opcom ligado de facer que o carro puxe ar de fura do cofre com o carro parado na garagem mesmo da para tirar a caixa do filtro e colocar apontando para fora o desligar o duto dela e ate com um cano de papelao mesmo facer que puxe ar de fora e controlar a temperatura de ar e vai montando de a poco,tipo test duto da borboleta puxando ar de fora, se baixa a temp coloca a caixa de filtro e controla a temp e asim montando cada tramo , com o opcom ligado e ver como se comporta a temperatura ate achar o culpado.
sei la e uma ideia cuando nao consigo achar algum defeito eu testo desde o comenso e avanso tramo por tramo ate dar com o problema o peça defeituosa .
e nao se preocupa quem pensa que o carro ta virado uma bagasa e porque nao acompanho desde o comenso a dedicaçao e o esforso.


Obrigado pelas palavras amigo!

Então, eu falei aquilo porque estava pensando outro dia, poxa eu tenho passado cada detalhe, cada mínima coisa que apareceu, tanto para poder ter ajuda de alguém que tenha passado por algo parecido como também para servir de experiência para outras pessoas que possam estar passando pelo que eu passei, e também para dividir com as pessoas que não tiveram a oportunidade de conhecer um carro desses de perto, pra saber como é e quais são as diferenças entre um Vectra fabricado na Europa e um nacional.

Imagem

Muito provavelmente um proprietário comum já consideraria o carro pronto, tirando pouquíssimos detalhes, o que é comum em um carro com 23 anos, porém eu sou muito detalhista, talvez por trabalhar na aviação, e a minha intenção é deixar o carro 100%, como novo, com zero detalhes.

Imagem

Só que eu estava relendo minhas postagens e fiquei com a impressão que as pessoas podem pensar que o carro está todo ferrado, o que não é o caso, inclusive na última vez que andei com ele o carro se comportou muitíssimo bem, mas eu sei que nem tudo está da maneira que deveria estar, mas isso está sendo corrigido e tenho plena certeza que o carro vai ficar da maneira que eu quero que ele fique.

Felizmente hoje temos a internet para ajudar e tenho aprendido muita coisa sobre a manutenção do carro, a ponto de eu perceber várias coisas que os mecânicos que eu visitei não perceberam (até mesmo a High Torque!), como por exemplo a própria temperatura do ar de admissão, descobri que a luz da injeção estava ligada a luz da bateria, que o duto de ar estava desconectado do corpo de borboletas, entre outras coisas, então eu acredito que com a ajuda de vocês eu mesmo serei capaz de conseguir acertar essa parte da injeção como várias outras partes que eu arrumei já.

Só não gostaria que achassem que o carro está todo zoado porque não é o caso, até já foi, mas não é mais!

https://www.youtube.com/watch?v=zNU9M2ktIs4

E para quem ainda não viu, tem esse vídeo que um amigo postou no Youtube, espero que gostem!

:88:
Editado pela última vez por Andrepilot em 11 Abr 2019, 18:38, em um total de 1 vez.
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por chirola » 10 Abr 2019, 00:05

asisti o video muito legal ten friso cromado nas janela igual al cd, pelo que vi deve ter antena no parabrisa como no 2001, mudo muito a cara dele com o farol original e limpando o parachoque que estaba tudo pintado na cor e vc deijo con a borda preta como debe ser, os amasados se nao racho a pintura acredito que martelinho de ouro consegue tirar, fica evidente a evoluçao. tem certa dificuldade em achar alguns detalhes como as calotas por ser opel acontesia o mesmo con o opel astra a tmb.
o crro e pesado e o motor 1.6 da conta do recado chegando a sorprender pelo folego .
dando uma geral no topico achei algo que chamo a minha atençao entao fui para o guru google e nao achei muito nem em espanhol portugues e ingles tinha muito pouco em alemao entao foje do meu alcance .
mais olha
Imagem
foto doseu carro na pagina 1 chamo a minha atençao o tampao na valvula que ate agora nao desconhesia sua funçao
Imagem
a foto ache no google e pelo que consegui na pesquisa a valvula vai ligada a uma turbina que faz circular ar para aquecer mais rapido o catalizador e a sonda lambda e geralmente e desligada por mexanicos que falam que ao e nesesaria mais na verdade e pelo preço e a dificuldade de char o mais interesante que ache foi que sem ela ligada a injeçao pode nao conseguir facer certa checagem e acusa erro na scaner por nao recibir sinal dela. o sistema e chamado de secondary air injection.
pode colocar na lista de desejos ¨checar o tal de secondary air injection¨kakakakaka
e como fale acima vc arruma algo e como e um conjunto de mais de 20 anos e normal as peças desgastar e estragar pelo uso o nao uso , pena que o carro nao chego na sua mao antes ele teria sofrido menos.
eu paso por uma situaçao parecida com o meu vcd 97 agura esta nao oficina parece que o antigo dono deijo esquentar (o radiador estava entupido comterra por causa que a agua da torneira aqui tem residuos) e la foi a junta o engraçado e que tenho o carro a cuase dois anos e so agora incomodo foi constatado cuando desmontamos que o problema tinha mais tempo do que iso o aluminho do cabeçote estava corroido se tudo da certo pego ele na quinta e a situaçao era amesma carro de alta gama dono sonhador que nao conseguia manter e bom nao vo falar tudo o que troque porque a lista e grande de mais akakakakka ficaria chato cuando acabar cuase tudo (carro nunca fica pronto)vo postar uma garage falando nele se conseguir alguma info que posa ajudar do u toke

PD: a paisagem do video é tao bonita que compete com a belesa do carro ;p

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por Andrepilot » 10 Abr 2019, 10:18

chirola escreveu:Fuente del Mensaje asisti o video muito legal ten friso cromado nas janela igual al cd, pelo que vi deve ter antena no parabrisa como no 2001, mudo muito a cara dele com o farol original e limpando o parachoque que estaba tudo pintado na cor e vc deijo con a borda preta como debe ser, os amasados se nao racho a pintura acredito que martelinho de ouro consegue tirar, fica evidente a evoluçao. tem certa dificuldade em achar alguns detalhes como as calotas por ser opel acontesia o mesmo con o opel astra a tmb.
o crro e pesado e o motor 1.6 da conta do recado chegando a sorprender pelo folego .
dando uma geral no topico achei algo que chamo a minha atençao entao fui para o guru google e nao achei muito nem em espanhol portugues e ingles tinha muito pouco em alemao entao foje do meu alcance .
mais olha
Imagem
foto doseu carro na pagina 1 chamo a minha atençao o tampao na valvula que ate agora nao desconhesia sua funçao
Imagem
a foto ache no google e pelo que consegui na pesquisa a valvula vai ligada a uma turbina que faz circular ar para aquecer mais rapido o catalizador e a sonda lambda e geralmente e desligada por mexanicos que falam que ao e nesesaria mais na verdade e pelo preço e a dificuldade de char o mais interesante que ache foi que sem ela ligada a injeçao pode nao conseguir facer certa checagem e acusa erro na scaner por nao recibir sinal dela. o sistema e chamado de secondary air injection.
pode colocar na lista de desejos ¨checar o tal de secondary air injection¨kakakakaka
e como fale acima vc arruma algo e como e um conjunto de mais de 20 anos e normal as peças desgastar e estragar pelo uso o nao uso , pena que o carro nao chego na sua mao antes ele teria sofrido menos.
eu paso por uma situaçao parecida com o meu vcd 97 agura esta nao oficina parece que o antigo dono deijo esquentar (o radiador estava entupido comterra por causa que a agua da torneira aqui tem residuos) e la foi a junta o engraçado e que tenho o carro a cuase dois anos e so agora incomodo foi constatado cuando desmontamos que o problema tinha mais tempo do que iso o aluminho do cabeçote estava corroido se tudo da certo pego ele na quinta e a situaçao era amesma carro de alta gama dono sonhador que nao conseguia manter e bom nao vo falar tudo o que troque porque a lista e grande de mais akakakakka ficaria chato cuando acabar cuase tudo (carro nunca fica pronto)vo postar uma garage falando nele se conseguir alguma info que posa ajudar do u toke

PD: a paisagem do video é tao bonita que compete com a belesa do carro ;p


Exatamente, isso em português chama-se "sistema de ar secundário", e eu já falei sobre ele aqui!

Imagem
Foto do esquema das peças!

Existe uma válvula (2 no desenho) controlada a vácuo pelo módulo que fica no coletor de escapamento e uma bomba de ar (14 no desenho) que funciona durante aproximadamente 1 minuto após a partida a frio que serve para bombear ar, fazendo a queima do excesso de combustível dessa fase aquecendo a sonda e o catalizador mais rapidamente.

Imagem
Não é o meu carro!

A válvula está funcionando perfeitamente, a bomba também (pois eu chequei ela direto na bateria), mas a energia chega na tomada dela abaixo de 12V, o que não é capaz de fazer ela funcionar, acredito mais uma vez que em algum lugar o aterramento dela esteja defeituoso ou se não for talvez o relé seja o culpado, e esse é o código P1410 <Unknown DTC>, que na tabela da OPEL é referente a baixa tensão no relé da bomba de ar secundário!

ImagemImagem
Foto de 2010 quando ainda era um carro bem cuidado (apesar da imundice do reservatório do arrefecimento)!

Eu fico louco quando por exemplo alguém vai fazer alguma coisa tipo isolar o ar quente (que sou contra), custa muito a pessoa isolar sem ter que amputar as mangueiras originais do carro? Vai que o próximo dono queria deixar funcionando de novo, mas eu acho que é pedir muito, né?

Imagem
Foto do anúncio do carro, já estava sem a mangueira!

É amigos, esse era o estado do cofre do motor quando peguei esse carro... triste!

Nessa época já tinham declarado inútil o sistema, já que eles são muito mais inteligentes que os engenheiros, aliás, os engenheiros não sabem é de nada!

Imagem
Foto recente, já com mangueira que eu consegui adaptar!

Só que eu me considero mais burro que os engenheiros, então resolvi colocar o sistema funcional novamente, apesar de ainda ter que descobrir o que acontece com a alimentação elétrica no conector já estou cotando pra trazer a mangueira original lá de fora, assim como fiz com a mangueira do radiador, mas até lá consegui adaptar uma aqui ficou boa, pelo menos até chegar a nova!

Obrigado por participar e boa sorte com seu carro!

:88:
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por chirola » 10 Abr 2019, 11:36

laegal eu nao conhecia o sistema sempre trabalhe com carros mais antigos e aprendo dia a dia é o que gosto do forum.
obrigado amanha vo riscar da minha lista de desejos retentores de valvulas ja que o cabeçote foi feito por completo .
ainda me falta uma par de coisas para riscar da lista mais de a pouco vai ficando mais perto do que eu gosto.
pois e tambem relacione dita bomba com o erro de circuito aberto que vc mensiona , na mensagem acima cundo vc consiga mandar para a eletrica vai ser desvendado e tomara concertado.
realmente se o engenheiro coloco tem alguma funçao a gm nao gastaria dinheiro a toa colocando equipamento inutil no carro,
e concordo que o carro tem que funcionar tudo o equipamento como se fose saido de fabrica se nao para que comprar um carro completo? so para ir eliminado as coisas aos poucos e cuanto mais completo mais coisa para eliminar :6:
valeu fico a espera para ver os resultados da eletrica valeu

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por Andrepilot » 10 Abr 2019, 12:08

chirola escreveu:Fuente del Mensaje laegal eu nao conhecia o sistema sempre trabalhe com carros mais antigos e aprendo dia a dia é o que gosto do forum.
obrigado amanha vo riscar da minha lista de desejos retentores de valvulas ja que o cabeçote foi feito por completo .
ainda me falta uma par de coisas para riscar da lista mais de a pouco vai ficando mais perto do que eu gosto.
pois e tambem relacione dita bomba com o erro de circuito aberto que vc mensiona , na mensagem acima cundo vc consiga mandar para a eletrica vai ser desvendado e tomara concertado.
realmente se o engenheiro coloco tem alguma funçao a gm nao gastaria dinheiro a toa colocando equipamento inutil no carro,


Pois é, pelo que parece esse sistema serve para diminuir emissões de poluentes, já que tanto a sonda Lambda quanto o catalizador só funcionam a partir de determinada temperatura e esse sistema serve para chegar a essa temperatura mais rapidamente.

Desconheço algum carro nacional além do Corsa GSi e o Tigra que tenham utilizado esse sistema, mas o Tigra era importado assim como o motor do Corsa GSi.

Para você ter uma idéia somente a válvula eu encontrei recentemente no Mercado Livre por R$500,00!

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