Carros dos Membros (Vectra)Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André
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Andrepilot
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Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 18 Abr 2019, 21:24

Boa noite pessoal!

Bom como eu tinha que sair aproveitei para dar uma volta com o carro e andei quase 30km na cidade, o que me colocaria tranquilamente na situação que eu precisava testar, ou seja, motor bem aquecido.

Fiz várias medições em várias fases como desligado, logo após a partida e dez minutos depois como as imagens a seguir:

Imagem
Carro parado, motor desligado!

Imagem
Imediatamente após a partida...

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Logo em seguida com o ar e os faróis ligados...

Imagem
Dez minutos depois, uma queda de 0,66V!

Se fosse só isso tudo bem, o problema é que com o tempo a tensão baixava ainda mais ficando apenas com os faróis baixos ligados em torno de 12,2V, com os faróis baixos e o ar ligado ficou 12,0V e se ainda ligar os faróis de neblina baixava para em torno de 11,85V (!!!!!!) só acho estranho porque deveria acender a luz de bateria, não??

Imagem
Imagem

O estranho foi que mesmo assim o motor respondia normalmente, com boa arrancada, o que para mim foi uma surpresa pois eu esperava que era por isso que o motor ficava fraco e pior, teve um momento que a luz da injeção acendeu, porém eu não percebi nenhuma queda grande, inclusive a voltagem estava em 12,5V, bem mais que o que estava antes.

Parei o carro, desliguei e religuei e vejam:
ImagemImagem

Então assim, realmente eu agora acredito que o maior problema é o alternador, pois mesmo com o ar desligado a voltagem não ficava abaixo do esperado, então eu devo mandar arrumar o alternador e aproveito e peço para o eletricista dar uma passada no aterramento, depois eu vejo o ar condicionado.

De qualquer forma eu devo manter ele assim com o multímetro por algum tempo para ir observando.

:88:
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por Andrepilot » 20 Abr 2019, 20:43

Boa noite a todos!

Mudando um pouquinho de foco enquanto eu não dou uma geral no alternador e aterramento, ontem eu resolvi dar uma olhada no conector do módulo, e passar um "Limpa Contato" para ver se poderia haver algum "mal contato" entre o conector do chicote e o módulo (improvável mas não impossível!) e na pior das hipóteses eu teria a oportunidade de ver se estava tudo bem.

Para ter acesso ao módulo preciso retirar a carenagem plástica que cobre a parte de entrada de ar de ventilação interna, para isso foi necessário retirar as palhetas do limpador de para-brisas, o que é facilmente feito soltando as porcas que as prendem ao eixo e mais duas porcas plásticas que prendem a carenagem ao mecanismo.

Rapaz, eu não imaginava que tinha tanta sujeira ali, mas muita! A gente acha que o carro está direitinho e bem cuidado mas quando você "olha embaixo do tapete" você repara que a faxina ainda não terminou.

Imagem
Essa sujeira, sinceramente, é menos da metade do que tinha ali!

Então a prioridade mudou, tive que fazer uma boa limpeza e precisei retirar o mecanismo do limpador também, o que é super fácil, apenas três parafusos e o plugue, aproveitei também pra fazer uma boa limpeza no ventilador interno, que estava bem sujo, mas me surpreendi o quão fácil foi para acessar ele já que eu sempre li que "tinha que tirar o mecanismo do limpador para ter acesso ao motor do ventilador, blá-blá-blá" e isso dava a impressão de ser um trampo enorme e não é, estou até pensando em fazer o mesmo no meu GLS!

Imagem
Motor do ventilador

Imagem
Carenagem limpa

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Antes

Imagem
Depois

Imagem
O "Cebro" da máquina!

Imagem
Mecanismo do limpador

Quando eu peguei esse carro ele estava sem o filtro de pólen e de alguma forma uma pequena folhinha havia sido sugada para dentro do ventilador e eventualmente ela ficava fazendo barulho, dai eu tinha que desligar e religar, as vezes mais de uma vez, para que ela mudasse de posição e parasse de perturbar, então foi ótimo poder ter acesso ali para retirá-la também.

:105:

Depois da faxina voltei minha atenção ao módulo, retirei e fiz o que queria fazer que era desplugar, passar limpa contato e religar tudo, e sim, o carro pegou de imediato!!

:102:

Eu não sei se é impressão minha, ou efeito placebo, mas o carro aparentemente ficou até com mais disposição, mas, após um tempo de aproximadamente 20 minutos dirigindo, a luz voltou a acender, porém sem mudança aparente no comportamento do carro.

:9:

A parte elétrica obviamente tem algum problema, seja no alternador, no aterramento ou em ambos, e isso eu vou mandar arrumar, mas aparentemente não é isso a razão da luz acender pois eu ja cheguei a ficar com 11,8V e ela permaneceu apagada e ela já acendeu com 13,5V, além do que também desligo o carro e religo em seguida e ela apaga, então aparentemente não está vinculado uma coisa com outra, passo a desconfiar do chicote.

O pior é que eu comprei um chicote que está novinho, novinho, só que infelizmente ele é para o manual e falta a comunicação "motor-cambio", mas eu estou pensando em retirar o original e ver se tem como transplantar só essa parte de um para o outro, aí vai ficar top de linha!

:88:
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danrmp
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por danrmp » 21 Abr 2019, 08:46

Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje O pior é que eu comprei um chicote que está novinho, novinho, só que infelizmente ele é para o manual e falta a comunicação "motor-cambio", mas eu estou pensando em retirar o original e ver se tem como transplantar só essa parte de um para o outro, aí vai ficar top de linha!


Cheguei a cogitar a compra de um desse para eliminar a queda de tensão entre alternador/arranque/bateria, mas a forma que esse chicote é prensado, futuramente ele vai dar o mesmo defeito. Irei fazer um reforço paralelo.

Em tempo, tinha um novo para o automático à venda no ML, mas achei que o valor não compensava.

Lembrando que existem uma série de contatos e emendas que a corrente passa até chegar nos consumidores. Por exemplo, existe o relé da injeção ao lado do servo freio, provavelmente existe uma emenda depois dele... Para o restante do carro há o conector no pé do motorista.. Enfim, aparentemente eu não condenaria o alternador de cara, e sim atacaria primeiramente os condutores.

Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje tive que fazer uma boa limpeza e precisei retirar o mecanismo do limpador também, o que é super fácil,


Parece ser bem fácil, vou fazer o mesmo. No Omega também é possível retirar o ventilador, mas isso sim é um serviço trabalhoso. Parece que o ventilador nasceu no lugar..
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por Andrepilot » 21 Abr 2019, 10:08

danrmp escreveu:Fuente del Mensaje
Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje O pior é que eu comprei um chicote que está novinho, novinho, só que infelizmente ele é para o manual e falta a comunicação "motor-cambio", mas eu estou pensando em retirar o original e ver se tem como transplantar só essa parte de um para o outro, aí vai ficar top de linha!


Cheguei a cogitar a compra de um desse para eliminar a queda de tensão entre alternador/arranque/bateria, mas a forma que esse chicote é prensado, futuramente ele vai dar o mesmo defeito. Irei fazer um reforço paralelo.

Em tempo, tinha um novo para o automático à venda no ML, mas achei que o valor não compensava.

Lembrando que existem uma série de contatos e emendas que a corrente passa até chegar nos consumidores. Por exemplo, existe o relé da injeção ao lado do servo freio, provavelmente existe uma emenda depois dele... Para o restante do carro há o conector no pé do motorista.. Enfim, aparentemente eu não condenaria o alternador de cara, e sim atacaria primeiramente os condutores.

Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje tive que fazer uma boa limpeza e precisei retirar o mecanismo do limpador também, o que é super fácil,


Parece ser bem fácil, vou fazer o mesmo. No Omega também é possível retirar o ventilador, mas isso sim é um serviço trabalhoso. Parece que o ventilador nasceu no lugar..


Pois é amigo, eu tenho medo de tentar fazer e estragar os dois chicotes, vou ver o que faco, vou ver se eu acho um para automático pra ver se vale a pena arriscar, o que eu acho que não vou fazer é colocar isso nas mãos de uma pessoa que eu não tenha absolutamente 100% de certeza que saberia fazer corretamente.

Em relação ao alternador eu vou antes verificar o aterramento e levar a uma boa auto-elétrica para ver, pode ser escovas, sei lá, mas a impressão é de que ele começa bem mas conforme ele esquenta ele perde eficiência. Não sei se vale a pena fazer uma revisão nele.

Outra coisa, em relação à acesso ao ventilador, cara, muito tranquilo e vale a pena se você tiver um mínimo de conhecimento de manutenção, eu mesmo vou tirar um tempo para fazer no Vectra GLS.

Abração e feliz páscoa!!!

:88:
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por Matheuscalixto85 » 21 Abr 2019, 15:54

Sobre o alternador, a luz da bateria não é muito eficaz quanto a dizer se está carregando ou não. Na verdade aquela luz do painel serve mais para "excitar" o alternador a carregar. Sem ela o alternador não carrega muito bem. Se desmontar o painel, pode notar que ela é a maior lâmpada, a de maior potência.

Abaixo segue uma explicação melhor
https://aparecidooliveira.blogspot.com/ ... a.html?m=1

Pode levar em um bom eletricista e revisar. Fica garantido. Trabalhei alguns anos com isso. Já aproveitando a mão de obra, já é revisado os rolamentos.

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por Andrepilot » 21 Abr 2019, 22:31

Matheuscalixto85 escreveu:Fuente del Mensaje Sobre o alternador, a luz da bateria não é muito eficaz quanto a dizer se está carregando ou não. Na verdade aquela luz do painel serve mais para "excitar" o alternador a carregar. Sem ela o alternador não carrega muito bem. Se desmontar o painel, pode notar que ela é a maior lâmpada, a de maior potência.

Abaixo segue uma explicação melhor
https://aparecidooliveira.blogspot.com/ ... a.html?m=1

Pode levar em um bom eletricista e revisar. Fica garantido. Trabalhei alguns anos com isso. Já aproveitando a mão de obra, já é revisado os rolamentos.

Enviado de meu ASUS_Z00VD usando o Tapatalk


Opa, amigo, tudo bem?

Muito interessante isso hein, não sabia, ótima informação! Vou mandar dar uma olhada no alternador sim, obrigado!!!

:88:

Vivendo e aprendendo, hoje mesmo aprendi algo que não imaginava que existia e isso aqui mesmo no Fórum do Clube do Vectra e que provavelmente tem a ver com algo que acontece comigo, segue o link:

viewtopic.php?f=39&t=13005&hilit=catracada

https://www.youtube.com/watch?v=CwEDjkhEcmw

Existe um tipo de polia do alternador com um rolamento tipo roda livre (catraca) que trava em um sentido e gira livre em outro, isso de alguma forma ajuda a eliminar a ressonância da correia de acessórios o que gera vibração no motor quando este está em marcha lenta, em "Drive" (carros automáticos) e ar condicionado ligado.

Nos meus dois casos, o GLS e o Opel, os dois tem polia comum, sem roda livre, e quando eu for fazer a revisão no alternador talvez eu instale uma, apesar de que hoje eu fiz um breve teste e o motor pela primeira vez em muito tempo o motor regulou certinho a rotação da marcha lenta em 750rpm, antes caia para 600rpm o cambio em "D" e o ar ligado, agora tem apenas uma pequena queda momentânea mas em seguida ele reajusta na rotação anterior, o que reduz em muito a vibração, vamos ver se isso se mantém.

:28:

Voltando ao assunto de voltagem hoje eu fiz um teste que não havia feito que era medir a tensão no conector OBD2 e em seguida na bateria do carro para comparar a voltagem em cada ponto e o que eu descobri foi que a tensão no OBD2 é aproximadamente 0,30V menor do que lá fora, mas isso eu não sei se é relevante ou mesmo se isso é para ser assim mesmo, cabe aqui uma pesquisa agora.

Em relação aos conectores do chicote da injeção eu fui dar uma olhada para ver se seria muito complicado fazer o transplante da parte de comunicação entre o cambio e o motor e aparentemente não parece ser não, basta saber se é fácil retirar as tomadinhas individuais sem correr risco de estragar o chicote, o que seria desastroso.

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Essa parte azul destaca facilitando o acesso aos conectores.

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São dois conectores, o branco e o vermelho, não sei em qual deles vai ter a conexão que vai ser transplantada, vou precisar fazer um teste de continuidade antes para saber a sequência certinho!

Tem um amigo daqui do clube que é bastante técnico, o William, inclusive ele está reformando o Vectra dele e está instalando aquele Skywindow e câmbio automático, com certeza ele vai poder me ajudar, se não diretamente ele vai poder me dar dicas, inclusive foi ele quem me ajudou a descobrir a sequência da ligação entre o conector do rádio e o TID, já que "algum ex-dono f*[censurado]" trocou o rádio e cortou o chicote , o que impossibilitava usar algum rádio original, ou seja, sem display.

Imagem
Valeu William!!!

Acho que vai dar certo, vamos lá!!!

:88:
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por chirola » 22 Abr 2019, 13:03

oi gente olhando as fotos vi uma coisa que deveria facer no meu carro que é a limpeza do ventilador o que desanma e que nao so do ventilador tambem deveria limpar a caixa de ventilaçao e condensador, ele tem um cheiro ruim mais pensa ruim mesmo o ex dono porcao nao coloco o filtro antipolen e bom o ventilador ta uma meleca mais gira legal o que percebe e que cada vez pasa menos ar para os difusores deve ser o vaporador entupido de terra e o cheiro é tipo humidade mofo sei la desagradavel. o problema e achar tempo vo colocar na minha lista de desejos, o meu carro estava com um radio tampaburaco, tampaburaco e aquele radio que nao serve para nada nem para ficar bonito e é colocado so para nao ficar um buraco no painel na hora de vender sorte minha que o chicote original nao tinha sido cortado .
as tomadinhas individuais acredito seja modelo padrao elas tem uma trabinha meio fragil mais com cuidado se da jeito
Imagem
eu testaria continuidade nos fios para ver se tem algum defeituoso ,
e complicado cuando da defeito intermitente as veces cuando da um problema mais grande e mais facil de achar e concertar, cuarta pare o carro na porta de casa funcionando normal , quinta embarco para vir no trabalho e tchan o carro nao liga, pego o multimetro e testo rele da bomba, rele da injeçao,os fusiveis ok, testo a bobina ok, desligo o plug do sensor de rotaçao para testar testo e ok ligo ele do partida e liga normalmente era um mal contato no plug do sensor de rotaçao como aconteceu so deus sabe , nao foi mechido em nada simplesmente deijo de funcionar desliga liga e deu, os carros tem essas coisas

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por danrmp » 22 Abr 2019, 15:56

Ah, entendi completamente errado. Tinha entendido que o chicote que você tinha era o principal (que pega positivo da bateria, motor de partida, alternador). A confusão ocorreu porque ele também tem alguns pinos que passam pela seletora do cambio para permitir partida apenas em P e N.
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por Andrepilot » 22 Abr 2019, 19:52

chirola escreveu:Fuente del Mensaje oi gente olhando as fotos vi uma coisa que deveria facer no meu carro que é a limpeza do ventilador o que desanma e que nao so do ventilador tambem deveria limpar a caixa de ventilaçao e condensador, ele tem um cheiro ruim mais pensa ruim mesmo o ex dono porcao nao coloco o filtro antipolen e bom o ventilador ta uma meleca mais gira legal o que percebe e que cada vez pasa menos ar para os difusores deve ser o vaporador entupido de terra e o cheiro é tipo humidade mofo sei la desagradavel. o problema e achar tempo vo colocar na minha lista de desejos...


Recomendo totalmente você fazer a limpeza no sistema, eu devo ter levado menos de 15 minutos para ter acesso ao ventilador, para quem tem habilidade com ferramentas é muito tranquilo, vale muito a pena, até porque fica aquela sujeirada toda acumulando humidade o que pode acabar causando corrosão.

Na verdade dá mais trabalho limpar as palhetas do ventilador (muito importante!!) do que chegar até ele, agora até o evaporador é outra coisa...

Imagem
Compartimento do ventilador

...isso porque o acesso é bem pequeno, mas não só isso, existem duas portinholas acionadas a vácuo que em posição de descanso ficam fechadas para admitir ar externo então o acesso ali não é muito bom, mas dá para dar um jeitinho pelo menos de jogar um spray para matar bactérias e com uma mão pequena e bastante cuidado dá pra fazer uma limpeza superficial.

chirola escreveu:Fuente del Mensaje ..quinta embarco para vir no trabalho e tchan o carro nao liga, pego o multimetro e testo rele da bomba, rele da injeçao,os fusiveis ok, testo a bobina ok, desligo o plug do sensor de rotaçao para testar testo e ok ligo ele do partida e liga normalmente era um mal contato no plug do sensor de rotaçao como aconteceu so deus sabe , nao foi mechido em nada simplesmente deijo de funcionar desliga liga e deu, os carros tem essas coisas


Aconteceu comigo também (GLS), sorte que o carro estava na oficina para arrumar um vazamento de óleo na bomba, e talvez o mecânico tenha mexido no cabo sem querer e como ele já devia estar ressecado acabou falhando. Enquanto o mecânico mexia ele funcionava mas parava em seguida, ainda bem que isso aconteceu lá pois poderia ter ficado em pane em algum lugar ruim!

danrmp escreveu:Fuente del Mensaje Ah, entendi completamente errado. Tinha entendido que o chicote que você tinha era o principal (que pega positivo da bateria, motor de partida, alternador). A confusão ocorreu porque ele também tem alguns pinos que passam pela seletora do cambio para permitir partida apenas em P e N.


Então, o chicote é só o da injeção, ele liga o módulo aos diversos sensores e atuadores, mas também tem a parte que "conversa" com o câmbio. Hoje eu conversei com aquele amigo que me ajudou na questão do rádio e ele meio que me recomendou não fazer a "cirurgia" no chicote pois existe uma grande chance de gerar algum problema que hoje não existe, então eu vou encomendar um outro chicote já certo para o carro automático.

:88: :88:
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por Andrepilot » 27 Abr 2019, 20:16

Boa noite a todos!!!!

Então, hoje precisei fazer uma "gambiarra"!

:95:

Na verdade, eu tive que adaptar a gambiarra anterior, já que o condensador adaptado não permitiu que eu instalasse a peça que eu comprei...

Imagem
Repare na diferença da parte cortada da peça superior em relação a uma inteira!

O problema é que o condensador é preso na parte superior e por isso cortaram o ressonador já que ele é preso praticamente no mesmo ponto, e qual não foi minha alegria quando percebi que tinham feitos dois furos na chapa do carro...

:15:

...Morre infeliz!!!

Imagem

Pior que o suporte que está atrapalhando está até quebrado, só que não tenho aqui como tirar o pedaço que está atrapalhando, mas também não adianta eu fazer isso pois o problema de puxar ar quente continuaria, tenho que trocar a ventoinha e o condensador (já tenho os dois!).

Imagem

Daí o que eu fiz (até poder fazer a instalação da peça nova) foi cortar um pedaço da antiga e fechei o buraco com "espuma", daí cortei também a outra extremidade (que entraria no reservatório) para gerar um afastamento e permitir a entrada de ar por ali, fazendo com que o ar seja puxado de uma parte com o ar bem menos quente.

Imagem
Agora o ar vai vir mais da parte interna do paralamas do que do cofre do motor!

Essa "entrada" de ar é bem menor do que a outra, mas não acredito que chegue a atrapalhar não, até porque dificilmente eu passo de 4500rpm, mas se eu perceber que atrapalha eu faço uma abertura maior...

Imagem

A ventoinha do condensador tem um anteparo que evita que o ar puxado pelo motor tenha contato com o ar que está no condensador, se a Opel se preocupou com isso, porque eu não?

Imagem

Como exemplo tem esse Opel Astra (não achei uma foto de Vectra!)

Pensando aqui com meus botões eu estou começando a entender o porquê que esse carro nunca ficou muito tempo nas mãos dos proprietários, pois com certeza eles viram que com o ar ligado o carro perdia rendimento, só que não instantaneamente, talvez até nunca tenham entendido o que acontecia.

O último dono estava com o carro sem gás no sistema e talvez até não tenha se ligado nisso.

Além disso o radiador era o original e não dava conta do calor aqui no Brasil, então eu acredito que esse tipo de coisa deve ter assustado (e até 'queimado o filme' do carro) os donos e eles logo passavam ele, só que, tirando a questão do radiador (a "não tropicalização" do carro) os outros problemas foram todos instalados!

Mudando de assunto, hoje eu levei em uma auto-elétrica e o cara disse que o alternador estava bom, que o problema seria no conector da bateria, bom ele trocou o conector e agora eu vou observar! Bom, até agora nada de luz ou o motor enfraquecer!

Imagem

:105:

Saindo da oficina, passei em um Lava a Jato e dei uma geral, que incluiu o motor, bom, como pobre não dá sorte o ar parou de gelar depois disso!

:16:

Espero que depois que seque volte a funcionar.

:59:

Hoje eu andei quase nada aqui, dai eu não sei se as mudanças surgiram ou não o efeito desejado, mas assim que souber eu posto aqui!

Valeu galera!!!!

:88:
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por chirola » 30 Abr 2019, 17:16

boa tarde terminando a brincadeira do sensor de rotaçao lembrei de vc e tire umas fotos do resoador do meu carro que esta em estado original 100% graças a deus.
tire as fotos como para entender o que pode ser modificado e deijar o seu carro mais perto do original que acredito seja a sua ideia .
Imagem
Imagem
nas duas primeiras fotos da para ver a posiçao e o defletor da ventoinha que isola ele do ar quente caso nao de para colocar uma ventoinha original daria para conseguir uma carcaça de uma ventoinha estragado ou um pedaço de plastico que tenha um formato parecido e adaptar
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foto aonde e encaixado o duto de formato circular que so deus save porque o ex-dono porco tiro, ele dece e fica encaixado preço com trabas tipo lingua de sogra , precinto nao sei como chama nas diferentes regioes do brasil, bom fica preço na alma metalica do parachoque.
Imagem
nao tem muito espaço para tirar a foto mais da para ver a posiçao do duto circular preço no seu lugar e o tipo de traba (lingua de sogra), ele e om duto que tem uma ranhura que fica apontada para a frente baixa captando ar que entra pela grade de baijo do parachoque.
tomara as fotos ajude um pouco.
na hora de lavar o motor deve ter molhado algum plug, geralmente cuando seca volta ao normal.
legal o diagnostico do eletricista se o alternador carrega dereito e o problema era na ligaçao com a bateria vc perdia voltagem e cuando esquentaba o mal contato pioraba a situaçao deus quera seja so iso

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por chirola » 30 Abr 2019, 17:35

oooooooooooooooooo
como vc consegue tirar o farol sem tirar o parachoque me ensina o truke para tirar o parafuso de baijo plz.
agora dando uma geral nas ultimas mensagens vi que vc tem o condensador e ventoinha original cara o carro vai ficar de mais cuando ficar pronto.
continuo acompanhando muito legal a evoluçao da restauraçao

danrmp
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Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por danrmp » 30 Abr 2019, 17:55

Achei que não tinha fotografado, mas encontrei estas que podem te ajudar.
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por chirola » 30 Abr 2019, 20:42

e aquele da primeira foto mesmo valeu acredito que ajude muito a noso amigo valeu

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por Andrepilot » 30 Abr 2019, 21:51

chirola escreveu:Fuente del Mensaje boa tarde terminando a brincadeira do sensor de rotaçao lembrei de vc e tire umas fotos do resoador do meu carro que esta em estado original 100% graças a deus.
tire as fotos como para entender o que pode ser modificado e deijar o seu carro mais perto do original que acredito seja a sua ideia .


Opa meu amigo, que bom, tomara que você tenha conseguido resolver o seu problema!
Que bom que o seu está original, e é sim o meu interesse deixar o meu assim também!

chirola escreveu:Fuente del Mensaje duas primeiras fotos da para ver a posiçao e o defletor da ventoinha que isola ele do ar quente caso nao de para colocar uma ventoinha original daria para conseguir uma carcaça de uma ventoinha estragado ou um pedaço de plastico que tenha um formato parecido e adaptar


Então, eu até tenho duas ventoinhas, uma delas veio com dois defletores pois o que estava com o motor tinha algum detalhe quebrado, daí o cara me deu um segundo defletor em melhor estado, mas conjunto estava bem feio e sujo e quando eu fui testar o motor estava fazendo barulho, depois disso eu encontrei uma outra ventoinha em estado de nova então eu até tenho o material para fazer isso mas o suporte do condensador não vai permitir instalar a ventoinha original, então eu devo aguardar e quando eu for fazer o ar condicionado do jeito que eu quero eu vou trocar o condensador e a ventoinha e daí vai dar para colocar o ressonador e vai ficar tudo original!!

chirola escreveu:Fuente del Mensajeaonde e encaixado o duto de formato circular que so deus save porque o ex-dono porco tiro, ele dece e fica encaixado preço com trabas tipo lingua de sogra , precinto nao sei como chama nas diferentes regioes do brasil, bom fica preço na alma metalica do parachoque.


Muitas vezes essa peça se solta e acaba encostando na hélice e isso obviamente estraga ela, e se houver colisão frontal também, mas ela vende separado e não é caro não, já achei por 30,00!

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chirola escreveu:Fuente del Mensajenao tem muito espaço para tirar a foto mais da para ver a posiçao do duto circular preço no seu lugar e o tipo de traba (lingua de sogra), ele e om duto que tem uma ranhura que fica apontada para a frente baixa captando ar que entra pela grade de baijo do parachoque.
tomara as fotos ajude um pouco.
na hora de lavar o motor deve ter molhado algum plug, geralmente cuando seca volta ao normal.
legal o diagnostico do eletricista se o alternador carrega dereito e o problema era na ligaçao com a bateria vc perdia voltagem e cuando esquentaba o mal contato pioraba a situaçao deus quera seja so iso


As fotos ajudam sim amigo, obrigado!
Em relação ao eletricista já, já vou contar...

chirola escreveu:Fuente del Mensaje oooooooooooooooooo
como vc consegue tirar o farol sem tirar o parachoque me ensina o truke para tirar o parafuso de baijo plz.
agora dando uma geral nas ultimas mensagens vi que vc tem o condensador e ventoinha original cara o carro vai ficar de mais cuando ficar pronto.
continuo acompanhando muito legal a evoluçao da restauraçao


Fácil amigo!
O farol é preso por três pontos, dois deles ficam expostos na parte externa, com o farol no lugar, mas um fica escondido embaixo da lanterna da "seta", então se você não tiver mãos grandes você consegue destravar a "seta" por dentro do cofre do motor, feito isso ela desliza para a frete até se soltar, desencaixe a lâmpada e a lanterna sai completamente expondo o parafuso. Se o mesmo for original, ou seja, sextavado, fica fácil você usar uma chave estriada 8mm para tirar ele, se você tiver uma catraca então vira brincadeira de criança!

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danrmp escreveu:Fuente del Mensaje Achei que não tinha fotografado, mas encontrei estas que podem te ajudar.
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Rapaz, que inveja branca! Adoraria que meu carro estivesse assim, o seu está lindo, parabéns!!!

As fotos estão ótimas, muito obrigado!

Valew por vocês participarem, as vezes eu fico frustrado pois parece que não tem ninguém curtindo e que eu estou escrevendo aqui à toa, e eu curto muito quando participam!!!!

Valew mesmo!!!!

:88: :88:
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por Andrepilot » 30 Abr 2019, 22:42

Então pessoal, recentemente eu fui a um eletricista para tentar sanar algum possível problema relacionado a alimentação elétrica do carro, seja ele de alternador, chicote, aterramento, ou algo parecido, já que eu tenho uma grande suspeita que esse pode ser "a causa" dos problemas que seriam o acendimento da luz de injeção e em alguns momentos uma grande perda de potência do motor.

Essa perda de potência para mim estava bem relacionada a captação de ar do motor pois ela estava sendo feita a partir de uma área que puxava ar bem quente próximo ao condensador do motor, e a física explica que quanto mais quente o ar, menos denso, ou seja, menos oxigênio e por consequência, menos potência.

Para vocês terem idéia de quanto isso é real é por esse motivo que os vôos internacionais, com os aviões decolando próximo ao peso máximo de decolagem, são feitos à noite, pois se tentassem decolar durante o dia, com tanto combustível e tantos passageiros, talvez não fosse possível ou precisariam de muito mais pista!

Então, como eu disse, sábado eu fui ao eletricista já pedindo para ele fazer "uma revisão" no alternador, ele me disse que poderia ser o regulador de voltagem, porém que iria primeiro checar os conectores da bateria, que também causam o mesmo tipo de problema que eu havia relatado mas seria muito mais fácil e rápido para resolver.

Eu percebi que ele estava com um pouquinho de pressa, pois a oficina fecharia às 12h e também tinha outros clientes para ele atender. Neste caso eu até prefiro que ele faça mesmo o que ele quer, pois para fazer de má vontade não dá certo!

Sinceramente não acho que mudou muito não, hoje por exemplo eu dirigi por 4 horas entre Campos e Vitória e os problemas reapareceram, chequei a voltagem com o farol aceso e estava marcando 13,5v na bateria, acho que deveria estar pelo menos mais próximo a 14v!

:62:

Mas assim, eu tive a impressão que eu ter mudado a posição da captação de ar ajudou um pouco, tipo uns 20% menos de perda de potência, mas ocorreu, isso é inegável. Na verdade já tinha acontecido antes da viagem, e aproveitando que a luz tinha acendido eu resolvi parar em uma oficina especializada em injeção eletrônica com ela acesa, porém o técnico disse que o Scanner dele não pegava carros mais antigos mas ele pediu para eu abrir o capô do motor mesmo assim e o que ele falou realmente pode ter muito a ver com essa pane...

Sem eu falar nada sobre ser importado ou diferente do nacional ele disse assim: "...geralmente o que acontece com esse tipo de motor, que o Corsa 1.6 16V também usa, é o sensor de detonação, ele dá problema e 'amarra' o motor, mas se você desliga e religa ele volta a funcionar normalmente.."

:47:

Cara, faz todo o sentido!!!!

Vamos analizar: o sensor de detonação percebe a vibração relacionada ao funcionamento do motor e caso ele perceba detonação no mesmo ele "atrasa" o ponto de ignição, só que quando o motor está em baixa rotação e pouca potência esse atraso da ignição tira muita potência e resposta do motor mas conforme a rotação aumenta a resposta do motor melhora.

Mas será que seria tão fácil quanto apenas a troca do sensor?

Talvez sim, mas também talvez não!!!

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Lembram que eu reclamo de vibração no motor em marcha lenta, ar ligado e em "D"? Será que essa vibração não estaria "enganando" o sensor fazendo com que o módulo comande esse atraso?

Será que não seria uma falta ou excesso de aperto do sensor? Pode ser também, talvez isso explique ele não ter sido acusado pelo Scanner, quem sabe?

Então, durante o trajeto eu percebi que a luz acendia e o motor perdia potência em seguida em torno de 2100rpm a 2300rpm, com o ar ligado e sem também, apesar de que quando o ar estava ligado a perda de potência era bem mais perceptível, não sei se o peso do compressor do ar condicionado seria suficiente para tamanha diferença. Se eu desligava o motor e religava em seguida tudo voltava ao normal, afastando a possibilidade de ser algum problema mecânico, como perda de compressão e tal.

Então o próximo passo será trocar esse sensor, se isso não for suficiente partirei para a troca ou reparo do alternador!

Pesquisa de pane é assim, vamos por partes, igual "Jack o estripador"!!!

ABS!!!!

:88:
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por Andrepilot » 01 Mai 2019, 21:51

Boa noite!

Acabei de descobrir que existem duas versões do tensor da correia do alternador, uma para carros com ar e outra para carros sem.

:11:

Será que eles se atentaram a isso quando instalaram?

:47:

Não está com cara, né? Talvez isso ajude a explicar a vibração quando ligo o ar, pior que a peça custa mais de 200,00 (fora a M.O.)!

:9:

Putz, isso que dá fazer gambiarra!

:95:

NOTA: Acabei de entrar no catálogo online da Opel e não existe essa discriminação no site, mas no Mercado Livre existem vários anúncios que descrevem carros com e sem ar, vai saber.... tomara que eles esteja enganados!

:88:
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por chirola » 01 Mai 2019, 22:46

interesante o do sensor de detonacao nunca tinha imaginado ele como posivel culpado.
o ar condicionado cuando esta esfriando chega a 250psi de precao para que um compressor comum daqueles para pintar atinja esa precao tem motores de 2,5 a 5 cv e o que perde +/- o c arro com o ar ligado. agora que vc fala em sensor de detonacao pode sim facer sentido cuando liga o ar y da aquela pesada no motor o sensor interprete como batida de pino e atrase o ponto, nao sei se o esticador posa atrapalhar o funcionamento ao ponto de facer tremer o motor.
hoje limpei o ventilador e toda aquela sujeira embaijo da churrasqueira do limpador taba birado uma poquicie fico limpinhorealmente nao era tao demorado vc estaba certo. o sensor de rotacao fico legal, segunda tenho a vistoria da controlar aqui na argentina e obrigatoria o unico que nao consegui arrumar foi um vazamento de oleo que tem no sensor de nivel de oleo ele vai do lado de dentro do carter com um o´ring que deve estar resequido e deija pasar um bafo de oleo mais geralmente nao e falta grave porque nao pinga no chao entao vai ser so uma advertencia, nao estava a fim de desmontar protetor e carter tirar oleo, vai ficar para a prxima,
nao savia que tirando o pisca dava acceso ao parafuso de baixo do farol muito obrigado pela dica vai facilitar caso tenha que desmontar no futuro,
eu ja participe de grupos de outra marca e geralmente era asim todo mundo ficaba encima ate conseguir resolver , ou achar aquela peca rara , esa e a graca de participar de um grupo aprender e poder ajudar aos outros com o que vc aprende.
continuo acompanhando :88:

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por danrmp » 02 Mai 2019, 11:23

Sobre o detonação, você pode desligar ele e rodar sem para testes.




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por Andrepilot » 04 Mai 2019, 06:23

chirola escreveu:Fuente del Mensaje

....hoje limpei o ventilador e toda aquela sujeira embaijo da churrasqueira do limpador taba birado uma poquicie fico limpinho...


Mas estava muito sujo?

danrmp escreveu:Fuente del Mensaje Sobre o detonação, você pode desligar ele e rodar sem para testes.


Interessante! Vou fazer esse teste esse fim de semana, obrigado!

Esses últimos dias eu não pude mexer muito, mas a intenção é semana que vem tentar arrumar isso, se Deus quiser!

:88: :88:
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