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Carros dos Membros (Vectra)Chevrolet Vectra CD 2.2 16v 1999 - Verde Esquadra
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por Luan dos Santos » 02 Jun 2020, 17:01

Carro bonito pra caramba. Eu tinha visto o vídeo dele, por coincidência.
Sobre Ômega, são minha paixão. Não tenho um porque não tenho condição de comprar um em bom estado e manter. Por ora.
Garagem: https://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=18046

Vectra CD 2.2 16v AT - 2002/2002 - Cinza Nobre

Luhrer
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por Luhrer » 02 Jun 2020, 23:10

Senhores(as),

Como já mencionado por alguns amigos acima, eu tenho um canal no YouTube.

O objetivo do canal não é ser um "YouTuber" e sim fazer o registro de algumas manutenções, momentos e poder compartilhar um pouco do meu conhecimento com os demais amigos que apreciam os modelos de carro que tenho (Omega e Vectra).

Acontece que, em uma dessas brincadeiras, fui testar se depois de 21 anos de existência os 138cv do 2.2 16v ainda estavam vivos e se o carro mantinha os 12 segundos de 0-100 km/h que a GM dizia em 1999 e fui fazer o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=jkx658mLEs8

PORÉM, APÓS GRAVAR ESSE VÍDEO, DEU RUIM DEMAIS!

Em marcha lenta o motor passou a piscar levemente a luz de óleo - somente quente.
Ao ligar o carro, um barulho horrível de motor batendo saia.
Em aceleradas, um som horrível vindo da parte das correias.

Bom, no meu pobre conhecimento, condenei o motor a morte.

Contei essa novidade aos meus inscritos e eles até se propuseram a fazer uma vaquinha pra me ajudar a fazer o motor! :40:

Mas, pra minha sorte, entrou em contato comigo um amigo chamado Gabriel lá do RJ que tem um Vectra CD Prata e me apresentou à uma peça bem conhecida chamada: COMPENSADOR DE MASSA / Contra-peso do Virabrequim / Eixo de contra-peso, enfim, A PRÓPRIA.

Após passar uma madrugada toda em fóruns poloneses, vendo vídeos em idiomas que não sou capaz de pronunciar uma palavra se quer e ler bastante coisas, cheguei a conclusão certeira: o defeito do meu carro não era o motor que foi pro pau e sim essa peça que deu merda.
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por Luhrer » 02 Jun 2020, 23:24

Solução do problema do compensador de massa:

Confesso pra vocês que sou bem chato quanto à isso, penso que "SE" a peça existe, ela DEVE estar lá, independentemente do que falam sobre:
- Performance, vibrações, alívio de peso, etc, etc, etc.

A decisão inicial foi: MANTER!

Abri o cárter do Vectra para dar o veredito final e puf: encontrei o compensador com engrenagens quebradas e uma espécie de "bronzina" toda fudida.

Só que ai é onde o problema de fato começa:

O compensador não é simplesmente tirar um e por outro, existe uma série de ajustes que devem ser feitos, folgas entre 0,26 e 0,33 que mudam totalmente o comportamento do eixo para melhor ou pior, lembrando: meu mecânico teve até que pedir ajuda a um colega dele que trabalha atualmente na GM para fazer a calibração e ainda sim quebraram a cabeça para fazer a montagem da peça nova no lugar.

Enquanto isso destacado em negrito acontecia na oficina, recebi a visita de um colega que conheci através do canal do YouTube que tem um 2.2 16v com câmbio manual e "SEM" o compensador de massa, o dele apresentou defeito e ele fez a remoção e quando andei no carro dele, puts, fiquei extremamente na dúvida sobre manter a peça ou não manter, visto que, estávamos com dificuldades em acertar a montagem do compensador MESMO com um especialista da casa com as mãos à obra.

Fiquei balançado sorbe a decisão do compensador e logo em seguida também pude andar em um 2.2 16v AUTOMÁTICO sem o compensador e no momento que andei, peguei meu celular NA HORA e liguei pro meu mecânico, solicitei que abortasse a missão do compensador e iniciasse o plano B: MANTER SEM.

Contrariei meu próprio princípio de 'zé frizinhagem' talvez e lá na frente possa ser que eu me arrependa - ou não. :47:

Mas que fica outro carro sem o compensador, fica!

Vi que, muitos reclamaram de vibrações e etc, não notei nada diferente.
Mas o que pude notar DE CARA foi como o carro ganha giro fácil, como o motor acende com vigor! Bem diferente do meu.

Bom, no atual momento em que escrevo, meu carro está na oficina com o "plano B" engatilhado e provavelmente fique pronto amanhã.

Estou ansioso para testá-lo sem o compensador e com a esperança que fique igual/similar aos dois Vectras 2.2 16v que andei hoje sem essa peça.

:71:
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por Luhrer » 02 Jun 2020, 23:30

Ah, uma das coisas mais importantes pra quem for remover o compensador é fechar esses dutos.

Segui o tutorial do fórum e o meu mecânico abriu rosca nos dutos e óleo, colocou dois parafusos com locktite da mais forte que existe e arrancou as cabeças dos parafusos (foto).

Após isso, foi feito uma plaina leve na superfície e ficou tão bom que nem parece que teve dutos de óleo ali algum dia nessa vida.


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por chirola » 03 Jun 2020, 01:17

olha acredito que nao tenha problemas futuros pela retirada do compensador, os motores 2.0 16v tem mais comprecao que o 2.2 e nao tem compensador , a dificuldade em achar dita peca e mao de obra para instalar faz com que a maioria de fim nele.
as vibracoes que posa gerar o birabrequim duvido que sejam sentidas dentro do carro , e hoje em dia vc pode optar por uma polia tipo dumper muito utilizada em carros com preparacao mecanica o que faz a polia e absorver as vibracoes e nao tem o arrasto do compensador .
mais se a manutencao estever em dia nao deveria ter problemas nao

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por Andrepilot » 04 Jun 2020, 09:44

Luhrer escreveu:Fuente del Mensaje
Ah, uma das coisas mais importantes [...]

Eu tenho um GLS 2.2 8V e esse motor não tem compensador de massa, pelo menos não na versão vendida no Brasil pois até aonde eu consegui descobrir na versão de exportação desse 8V tinha e como eu sinto ele um pouco "áspero" em relação aos outros carros que eu tive/tenho a intenção era procurar um conjunto desse para instalar.

Pelo visto seria comprar uma briga desnecessária, deixa "saporra" quieto memo!
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por Andrepilot » 04 Jun 2020, 09:50

Luhrer escreveu:Fuente del Mensaje
Mas amigos, confesso pra vocês que estou com muitas saudades dos Omegas e é muito difícil viver fora do mundo dos absolutos.

Ihhhhhhh, Vectrão vai rodar!
Mas os Omegas realmente são fora da curva!
:88:
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por Luhrer » 04 Jun 2020, 20:33

O meu Vectra ficou pronto, sem o compensador de massa e ficou A-N-I-M-A-L de andar!

Considero a melhor alteração que fiz no Vectra desde sua aquisição.

Considero como pró:
1. Motor com mais vigor
2. Giro subindo rápido
3. Economia de Combustível


Considero como negativo:
1. Vibração acima de 6 mil rpm

Feedback geral: aprovado!

https://www.youtube.com/watch?v=SuT1jrOnvyY
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por Luhrer » 04 Jun 2020, 20:38

Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje
Luhrer escreveu:Fuente del Mensaje
Mas amigos, confesso pra vocês que estou com muitas saudades dos Omegas e é muito difícil viver fora do mundo dos absolutos.

Ihhhhhhh, Vectrão vai rodar!
Mas os Omegas realmente são fora da curva!
:88:


Olha, o Omega de fato é um carro ímpar que dispensa bons comentários, mas o Vectra não faz feio ao lado do irmão maior! Aliás, o Vectra tem me atendido tão bem que dificilmente eu vá substituí-lo por um Omega, talvez, quem sabe, lá na frente, quando eu tiver recursos: ter um Omega como complemento na garagem! Seria um sonho ter essas duas lendas dormindo sob o mesmo teto um dia.
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por Luhrer » 04 Jun 2020, 20:40

Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje
Luhrer escreveu:Fuente del Mensaje
Ah, uma das coisas mais importantes [...]

Eu tenho um GLS 2.2 8V e esse motor não tem compensador de massa, pelo menos não na versão vendida no Brasil pois até aonde eu consegui descobrir na versão de exportação desse 8V tinha e como eu sinto ele um pouco "áspero" em relação aos outros carros que eu tive/tenho a intenção era procurar um conjunto desse para instalar.

Pelo visto seria comprar uma briga desnecessária, deixa "saporra" quieto memo!


O 2.2 8v tem o mesmo R/L do 16v: 0,319 - de fato são motores que não são tão suaves, porém, pelo que li em fóruns alemães e poloneses enquanto estudava a 'cirurgia' de remoção da peça, notei que o maior uso efetivo da mesma são em altas rotações, isso explica por que vem disponível somente nos veículos com cabeçotes 16v (pois dificilmente um 8v vai girar mais de 6K) - inclusive, por mérito de curiosidade, lá fora os 2.0 16v também tem a peça.

Acredito que, sua briga é desnecessária também!
Deixa quieto! rsrsrs.
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por Luhrer » 04 Jun 2020, 20:43

chirola escreveu:Fuente del Mensaje olha acredito que nao tenha problemas futuros pela retirada do compensador, os motores 2.0 16v tem mais comprecao que o 2.2 e nao tem compensador , a dificuldade em achar dita peca e mao de obra para instalar faz com que a maioria de fim nele.
as vibracoes que posa gerar o birabrequim duvido que sejam sentidas dentro do carro , e hoje em dia vc pode optar por uma polia tipo dumper muito utilizada em carros com preparacao mecanica o que faz a polia e absorver as vibracoes e nao tem o arrasto do compensador .
mais se a manutencao estever em dia nao deveria ter problemas nao


Lá nas gringas, os 2.0 16v tem compensador também.
No caso, é até fácil encontrar o contra-peso, mas o difícil é fazer sua correta instalação. Tive que obter suporte de um mecânico da GM para montar corretamente no meu carro, todavia, depois de fazer um test-drive triplo, optei por NÃO instalar o compensador de massa novamente, afinal, o comportamento do carro sem a peça é outro e me agradou demais, dá até a impressão que essa peça 'sufoca' o motor 2.2 16v em todo seu potencial de performance.

Com relação a vibração, não senti absolutamente nada diferente em baixo/médio rpm, só acima de 6K que vibra uma lasquinha a mais, porém, convenhamos: é bem raro andar acimad e 6K rpm, né? Mantive assim.

Outro carro!
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por Andrepilot » 04 Jun 2020, 21:27

Luhrer escreveu:Fuente del Mensaje
Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje
Luhrer escreveu:Fuente del Mensaje
Ah, uma das coisas mais importantes [...]

Eu tenho um GLS 2.2 8V e esse motor não tem compensador de massa, pelo menos não na versão vendida no Brasil pois até aonde eu consegui descobrir na versão de exportação desse 8V tinha e como eu sinto ele um pouco "áspero" em relação aos outros carros que eu tive/tenho a intenção era procurar um conjunto desse para instalar.

Pelo visto seria comprar uma briga desnecessária, deixa "saporra" quieto memo!


O 2.2 8v tem o mesmo R/L do 16v: 0,319 - de fato são motores que não são tão suaves, porém, pelo que li em fóruns alemães e poloneses enquanto estudava a 'cirurgia' de remoção da peça, notei que o maior uso efetivo da mesma são em altas rotações, isso explica por que vem disponível somente nos veículos com cabeçotes 16v (pois dificilmente um 8v vai girar mais de 6K) - inclusive, por mérito de curiosidade, lá fora os 2.0 16v também tem a peça.

Acredito que, sua briga é desnecessária também!
Deixa quieto! rsrsrs.

Tirando o cabeçote 16V e a injeção sequencial neste o motor é basicamente o mesmo.
Vou te falar que até acima de 4 mil giros já é difícil de esse meu carro andar (apesar de que o cambio é relativamente curto, a 100km/h o motor era a quase 3000 mil RPM) primeiro porque eu ando mais no modo geriátrico mesmo e também que acima de 4 mil rpm o 8V parece que está puxando ar com canudinho!
Meu irmão fica falando para eu fazer alguns "UP's" como colocar um turbo e caixa de 6 velocidades do Onix, coisas que eu sinceramente abomino totalmente por ser Zé Frizinho assumido, e não aceitar nunca mudar a personalidade do carro.
Essa sua experiência foi a "pá de cal" definitiva em uma idéia que já estava praticamente morta.
Valeu!

:88:
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por Andrepilot » 04 Jun 2020, 21:29

Luhrer escreveu:Fuente del Mensaje
Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje
Luhrer escreveu:Fuente del Mensaje
Mas amigos, confesso pra vocês que estou com muitas saudades dos Omegas e é muito difícil viver fora do mundo dos absolutos.

Ihhhhhhh, Vectrão vai rodar!
Mas os Omegas realmente são fora da curva!
:88:


Olha, o Omega de fato é um carro ímpar que dispensa bons comentários, mas o Vectra não faz feio ao lado do irmão maior! Aliás, o Vectra tem me atendido tão bem que dificilmente eu vá substituí-lo por um Omega, talvez, quem sabe, lá na frente, quando eu tiver recursos: ter um Omega como complemento na garagem! Seria um sonho ter essas duas lendas dormindo sob o mesmo teto um dia.

Esse seria um sonho para mim também, mas está praticamente impossível achar um Omega em bom estado em um valor que se possa pagar!

:88:
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por Luhrer » 04 Jun 2020, 21:30

Andrepilot escreveu:
Luhrer escreveu:Fuente del Mensaje
Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje
Luhrer escreveu:Fuente del Mensaje
Ah, uma das coisas mais importantes [...]

Eu tenho um GLS 2.2 8V e esse motor não tem compensador de massa, pelo menos não na versão vendida no Brasil pois até aonde eu consegui descobrir na versão de exportação desse 8V tinha e como eu sinto ele um pouco "áspero" em relação aos outros carros que eu tive/tenho a intenção era procurar um conjunto desse para instalar.

Pelo visto seria comprar uma briga desnecessária, deixa "saporra" quieto memo!


O 2.2 8v tem o mesmo R/L do 16v: 0,319 - de fato são motores que não são tão suaves, porém, pelo que li em fóruns alemães e poloneses enquanto estudava a 'cirurgia' de remoção da peça, notei que o maior uso efetivo da mesma são em altas rotações, isso explica por que vem disponível somente nos veículos com cabeçotes 16v (pois dificilmente um 8v vai girar mais de 6K) - inclusive, por mérito de curiosidade, lá fora os 2.0 16v também tem a peça.

Acredito que, sua briga é desnecessária também!
Deixa quieto! rsrsrs.

Tirando o cabeçote 16V e a injeção sequencial neste o motor é basicamente o mesmo.
Vou te falar que até acima de 4 mil giros já é difícil de esse meu carro andar (apesar de que o cambio é relativamente curto, a 100km/h o motor era a quase 3000 mil RPM) primeiro porque eu ando mais no modo geriátrico mesmo e também que acima de 4 mil rpm o 8V parece que está puxando ar com canudinho!
Meu irmão fica falando para eu fazer alguns "UP's" como colocar um turbo e caixa de 6 velocidades do Onix, coisas que eu sinceramente abomino totalmente por ser Zé Frizinho assumido, e não aceitar nunca mudar a personalidade do carro.
Essa sua experiência foi a "pá de cal" definitiva em uma idéia que já estava praticamente morta.
Valeu!

:88:
Eu também sou bem Zé Frizinho e confesso que NÃO substituir a peça pela nova que comprei me gerou um reboliço interno contra os meus próprios princípios de Zé Frizinhagem, mas a experiência de andar sem o compensador foi tão boa que consegui superar os princípios e montar o carro SEM a peça, realmente fica bem diferente e muito bom.
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por Andrepilot » 04 Jun 2020, 21:51

Luhrer escreveu:Fuente del Mensaje
Eu também sou bem Zé Frizinho e confesso que NÃO substituir a peça pela nova que comprei me gerou um reboliço interno contra os meus próprios princípios de Zé Frizinhagem, mas a experiência de andar sem o compensador foi tão boa que consegui superar os princípios e montar o carro SEM a peça, realmente fica bem diferente e muito bom.

Não mas o problema pra mim é quando o cara coloca turbo, suspensão a ar ou corta molas, rodas grandes (ou Orbital), Volante de Onix (ou Saveiro Surf), swap de cambio, encher o carro de LED, cortar o painel pra colocar Central Multimídia, esse tipo de coisa.

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por Andrepilot » 04 Jun 2020, 21:56

https://youtu.be/uRQK57yQ804
Nesse vídeo o cara fez várias modificações no CD 2.2 16V dele, eu não teria feito o que ele fez mas serve de aprendizado aqui para todos.
Se você não quiser assistir tudo no minuto 6:24 ele fala sobre a árvore balanceadora que ele também retirou.
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por danrmp » 05 Jun 2020, 00:05

Luhrer escreveu:Fuente del Mensaje substituir a peça pela nova que comprei

Vc comprou a peça que estava anunciada pela Tambaí?

Luhrer
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GM/Vectra CD 2.2 16v AT - Verde Esquadra

por Luhrer » 10 Jun 2020, 13:40

Olá amigos,

Bom, vou tentar resumir o que quero dizer e simplificar ao máximo que conseguir:

Após você ter um Omega, nunca mais você encontra um parâmetro para um bom carro, afinal, parece que nada substitui o Omega com maestria.

O Vectra entrou na minha vida e confesso pra vocês que no início fiquei com muitas saudades do Omega, pensava em voltar atrás o tempo todo, mas devagar o Vectra foi se mostrando um substituto a altura.

Após a remoção do compensador de massa que vocês puderam observar anteriormente, o Vectra entrou em sua "fase II", onde ficou muuuuito bom de andar, gostoso de acelerar e o consumo, pasmem: inacreditável.

O fato de ter uma cor legal, ter um conjunto legal e ter tido essa sobrevida pós esse upgrade me fez ficar perdidamente apaixonado pelo carro!

Fiz uma viagem de 1000 km (ida/volta) e fiquei encantado com o quão bom o Vectra é, a ponto de enterrar a vontade de ter Omega novamente e inaugurar um novo momento da minha vida!

Decidi então, dar um coração NOVO (preventivamente) ao meu Vectra.

Arranquei o motor dele na garagem de um amigo e estou encaminhando pra retifica.

Vou aproveitar pra trocar tudo o que tiver que ser trocado, quero deixá-lo perfeito para mais 300 mil km.

Atualmente com 264600 km.

E assim, seguiremos com o verde esquadra, motor retificado a caminho para selar com chave de ouro a sua estadia na minha vida por muitos e muitos anos pela frente.



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GM/Vectra GLS 2.0 Bege El Greco 96
GM/Omega CD 3.0 AT Bege Shubert 94
GM/Omega CD 4.1 AT Verde West 97
GM/Omega Suprema GLS 4.1 Prata Rodin 96
GM/Omega CD 4.1 Preto Liszt 96

GM/Vectra CD 2.2 16v AT Verde Esquadra 99

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por Luhrer » 10 Jun 2020, 13:45

danrmp escreveu:
Luhrer escreveu:Fuente del Mensaje substituir a peça pela nova que comprei

Vc comprou a peça que estava anunciada pela Tambaí?
Olá, não.

Eu comprei e devolvi diretamente para a concessionária GM que fica no Tatuapé, ZL de SP.
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GM/Vectra CD 2.2 16v AT - Verde Esquadra

por Andrepilot » 10 Jun 2020, 18:23


Muito bom!

:88:
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