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Carros dos Membros (Vectra)Vectra CD 2.2 16v AT 2002/2002 - Prata Escuna
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alexsandro_nichele
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por alexsandro_nichele » 05 Nov 2020, 23:44

Boa noite galera.

Pra que ainda não me conhece aqui, muito prazer. Me chamo Alex e sou de Porto Alegre, RS.
Inclusive fiz minha apresentação no fórum, neste link: https://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=13&p=200126#p200126

Nesta época, aprendi muito com o Vectra GLS 97 que comprei quase que por acaso, embora ter um Vectra já estivesse nos meus planos há um tempo. Como comentei lá naquele tópico, o Vectra acabou voltando pra um dos donos anteriores, depois de um trabalho de recuperação extenso, e deixou tanto o dono quanto a mim satisfeitos, pois eu vendi pelo preço justo pra mim e ele teve o carro de volta do jeito que ele queria.

Fiquei por um tempo pensando no que comprar, se ia pegar outro Vectra ou se ia pegar um carro mais simples e usar no dia a dia até essa pandemia passar e minha oficina voltar ao normal. Mas sempre que passava pelos classificados, a busca sempre acabava com a palavra "Vectra CD"... kkkk

Sim, minha ideia sempre foi um Vectra CD. Foi esse carro que sempre me chamou atenção quando colecionava revistas Quatro Rodas na adolescência e me deparei com um na capa dela. Estava focado nas versões 2.0 16v, pois era onde meu dinheiro daria.

Porém aqui no RS anda bem difícil de achar um Vectra B1 em bom estado, e alguns razoáveis estão com valores muito altos, acima dos 15 mil reais, o que, por mais que goste do modelo, não acho justo, ainda mais que se encontra Vectras mais novos pelo mesmo valor ou pouco mais.

E é aí que entra o carro que lhes apresento nesse tópico: um Vectra CD 2.2 16v ano e modelo 2002, AT.

Vasculhando o OLX, resolvi, só por curiosidade olhar anúncios em outros Estados, e me deparei com esse carro em São José, SC. O carro parecia bem bonito, e o vendedor, extremamente educado e prontamente me atendeu todos os pedidos de fotos, de detalhes específicos do carro, que me agradaram e muito.

O restante é história: como tenho um cunhado que mora em Florianópolis, foi só uma negociação antecipada de valores, arrumar um dinheirinho emprestado, um final de semana em família (com todos os cuidados necessários), olhar o carro ao vivo, fechar negócio e trazer de volta a Porto Alegre.

Seguem algumas fotos que recebi do vendedor quando negociava:

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Caras, o carro realmente é muito íntegro. Tem detalhes de um carro com quase 20 anos, alguns retoque de pintura, mas de modo geral, está muito bem conservado, especialmente por dentro. Ele foi faturado em venda direta pela GM para a Nokia do Brasil, foi retirado zero em uma concessionária que pelo visto não existe mais, a Saint Paul, e teve as primeiras quatro revisões feitas na Nova. O carro está revisado, com óleo de câmbio trocado recentemente, com notas comprovando todas as manutenções recentes. Ainda não tenho fotos atuais, pois cheguei debaixo de mal tempo (literalmente, kkk) em Porto Alegre, e resolvendo alguns serviços que surgiram na oficina.

Mas creio que semana que vem começo a atualizar o projeto. Pretendo deixá-lo original, sem maiores alterações, apenas baixo, como já é.

Desculpem o texto longo, e espero que gostem do carro. Agradeço desde já opiniões e auxílios para a conservação deste carro.

Grande abraço a todos.

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chirola
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por chirola » 06 Nov 2020, 02:17

Parabéns , chego na familia o 2.2 16v que VC queria vem completo e cuidado pelo visto nas fotos , vou acompanhar a historia de um sonho realizado

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Ju_Bueno
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por Ju_Bueno » 06 Nov 2020, 10:01

Parabéns Alex! O carro realmente está com ótima aparência, e, um talento nesse cofre vai completar o visual.
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danrmp
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por danrmp » 06 Nov 2020, 10:49

Parabéns pelo carro, muito integro. Gosto de ver os detalhes de originalidade como os cabos de velas com as anilhas numeradas.

Caso queira reproduzir a cor da tampa de válvulas, utilizei no meu o Prata Lunar que deu uma aparência muito próxima (diria quase identica) ao original.

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Júnior Borges
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por Júnior Borges » 07 Nov 2020, 11:47

Bonito carro, parabéns pela aquisição!

alexsandro_nichele
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por alexsandro_nichele » 11 Nov 2020, 22:09

Boa noite pessoal.

Em primeiro lugar, muito obrigado pelas felicitações, e também pelas dicas aqui sobre o carro.

Ainda estamos sem tempo de tirar fotos, não estou conseguindo parar por causa de algumas reformas que estou fazendo aqui na oficina. Nem banho pude dar nele ainda, pq descobri que está entrando água pelo porta-malas, então preciso resolver isso antes, pra não estragar nada. Não parece ser por baixo do vidro traseiro, pois não tem nenhuma marca de ferrugem e nem umidade no tampão, e vi água próximo ao acabamento do porta-malas no painel traseiro, o que me leva a crer que venha, ou da borracha do porta-malas, das lanternas, ou de alguma vedação na traseira, mas nada que não se resolva. Consegui revisar uma parte do Vectra, e fiquei bem satisfeito com o que vi: apenas filtro de ar e de cabine para trocar e em breve um jogo de velas. Óleo do câmbio bem novinho, sem cheiro de óleo velho. Ainda vou levantar o carro pra conferir por baixo, mas a única coisa que notei foi um cheiro forte de gasolina em alguns momentos, mas sem vazamentos aparentes, então não deve ser nada demais.

Em relação a atualizações, fiz uma que ainda não decidi e gostaria da opinião dos amigos: meu Vectra tem o Premium Sound, com toca-fitas, changer, sub, etc. Pedi para um amigo meu reinstalar o toca-fitas e reconstruir o chicote, pois quando instalaram o rádio de Astra 2010, fizeram adaptações no chicote. Infelizmente o rádio tem algum problema, pois não foi possível fazer ele funcionar. Assim, instalei um CD Pioneer que tinha guardado em casa, com Bluetooth, pra poder curtir um sonzinho. Só que, mesmo usando capacitores nas saídas do rádio, pra diminuir a potência de saída e não ter conflito com o módulo original, o som ficou com um leve chiado de fundo.

Assim tenho dois caminhos: ou tentar resolver o problema do chiado, comprar outro Pioneer mais completo com entrada pra controle de volante e fazer funcionar tudo, ou procurar mais originalidade, consertar o toca-fitas e instalar bluetooth nele pra ter mais opções. Alguém já fez essa adaptação?! Se sim, como ficou o resultado?! Agradeço a atenção de todos.

Grande abraço.

danrmp
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por danrmp » 11 Nov 2020, 23:09

1- Cheiro de combustível costuma ser do sistema de controle de emissões evaporativas. Revise se todas as mangueiras de vapor de combustível, inclusive as que vão para a válvula de purga do canister, estão estanques. Não descarte canister saturado que não consegue absorver os vapores e que acabam saindo pelo respiro na caixa de roda direita.

2- Capacitores não servem para atenuar o sinal. Eles vão fazer o corte em alguma frequência (passa-alta, já que a reatância capacitiva é proporcional ao inverso da frequência).
Nunca investiguei a fundo, mas provável que os amplificadores premium recebam o sinal em nível Line-in. Talvez se vc usar a saída RCA do Pioneer. Porém não conheço a impedância do sistema. Pode haver algum descasamento.
Curioso que o toca fitas não tenha funcionado. Os aparelhos Philips fabricados pela FAMAR desta época costumam ser bem robustos. Dos que tenho na minha coleção, só recordo de problemas relacionados aos botões do painel frontal.

alexsandro_nichele
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por alexsandro_nichele » 11 Nov 2020, 23:24

danrmp escreveu:Fuente del Mensaje 1- Cheiro de combustível costuma ser do sistema de controle de emissões evaporativas. Revise se todas as mangueiras de vapor de combustível, inclusive as que vão para a válvula de purga do canister, estão estanques. Não descarte canister saturado que não consegue absorver os vapores e que acabam saindo pelo respiro na caixa de roda direita.

2- Capacitores não servem para atenuar o sinal. Eles vão fazer o corte em alguma frequência (passa-alta, já que a reatância capacitiva é proporcional ao inverso da frequência).
Nunca investiguei a fundo, mas provável que os amplificadores premium recebam o sinal em nível Line-in. Talvez se vc usar a saída RCA do Pioneer. Porém não conheço a impedância do sistema. Pode haver algum descasamento.
Curioso que o toca fitas não tenha funcionado. Os aparelhos Philips fabricados pela FAMAR desta época costumam ser bem robustos. Dos que tenho na minha coleção, só recordo de problemas relacionados aos botões do painel frontal.


Muito obrigado pelas dicas, vou dar uma olhada. Meu toca-fitas não é Philips, é um Delphi DF762. Ele na verdade até liga, mas não mostra as informações no MID e desliga após cerca de 10 segundos.

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por danrmp » 12 Nov 2020, 14:49

Verdade, no Vectra já eram todos Delphi. Mas também são fabricados pela FAMAR.

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por Brates » 12 Nov 2020, 18:45

"Ainda vou levantar o carro pra conferir por baixo, mas a única coisa que notei foi um cheiro forte de gasolina em alguns momentos, mas sem vazamentos aparentes, então não deve ser nada demais".


Amigo, gastei uma grana preta para tirar esse cheiro de gasolina que eventualmente tomava conta de tudo e me deixava louco, envergonhado, revoltado e tudo mais que vc possa imaginar. Revisei tudo que o colega asima falou, troquei canister, filtro do canister, regulador de pressão, revisei mangueiras e nada! Nada do maldito cheiro sumir. Tenho relato aqui no fórum, mas não sei em que lugar está. Lá conto a minha saga toda. Sabe como foi resolvido? Da maneira mais barata possível! TROQUEI A TAMPA DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL! Não é a tampa que veda a bóia, embaixo do banco. É A TAMPA QUE VC RETIRA PARA REABASTECER O CARRO NO POSTO. É aquela que algumas tem chave e outras não tem porque ficam protegidas de furto de combustível pela trava da portinhola do tanque. Essa tampa tem uma válvula. Quando estraga, ela expele a pressão do tanque para fora do carro e aí infesta tudo. Depois de ter gasto mais de R$ 500,00 sem resolver, com uma mixaria acabou o problema. Mas procure pela tampa ORIGINAL! Fica a dica para tentar resolver começando pelo mais barato. Se eu tivesse feito isso, teria economizado uma grana boa.

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por Brates » 12 Nov 2020, 18:48

Achei, amigo! Aqui eu conto o meu sofrimento e a solução.

viewtopic.php?t=5589

Lendo o tópico, vc verá que por diversas vezes depois de trocar um monte de coisas, eu acho que resolvi. Que nada! E cheiro voltava com tudo. Trocava mais um monte de coisas, parecia que sumia...e nada! Até que essa peça abaixo, foi o que resolveu em definitivo. Mas recomendo ler o tópico todo. É um aprendizado...


Tampa do bocal do tanque de combustível. Paguei 49,00 à época e o cód é 93.309.586

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por danrmp » 12 Nov 2020, 23:55

Olá Brates, bem lembrado.
Sem querer sequestrar o tópico do colega, mas lembro que tive problemas com a tampa também. Na época coloquei de outro carro aqui de casa.
Depois vi uma original no desmanche e peguei.
No caso do meu carro o problema é que gera tanta pressão no tanque que a tampa não é capaz de segurar. E o vapor chega livremente lá na frente,

Mas se a válvula não estiver segurando, de fato todo o cheiro vai sair por ali e vai ficar pior que carro carburado com mangueira cristal na linha de combustível.. rrs

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por Almeidão » 13 Nov 2020, 08:47

Tem alguns casos diferente, e com certeza o cheiro é igual. No tubo onde entra a gasolina para o tanque tem uma mangueira de suspiro que entra ali no tubo em uma entrada bem fajuta que com o tempo e ressecamento do plástico ele se rompe e começa a soltar o cheiro da gasolina. Assim aconteceu no meu, ou seja olhar o sistema inteiro inclusive a válvula purgadora, mangueira ressecada nele ou solta ou se tiver funcionando fechada obrigando o filtro canister a jogar o vapor para fora e este cheiro será sentido ali atrás da roda dianteira direita. Na verdade precisa olhar todo o sistema, até mesmo a vedação da tampa da bomba que tem uma borracha fácil de acertar e que os mecânicos as vezes não acertam. Principalmente os que rouba gasolina por ali, precisa ser rápido e fazem mau feito.

São várias dicas de que possa soltar este cheiro, e na verdade tem que procurar toda a linha
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por alexsandro_nichele » 16 Nov 2020, 15:07

Boa tarde galera.

Novamente obrigado pelas dicas de todos, assim que sossegar um pouco minhas correrias aqui vou dar atenção maior pra questão da gasolina.

Infelizmente surgiram dois problemas pra resolver nele, mas vamos dando um jeito. Ontem a trava da porta dianteira direita começou a funcionar quando quer, e não trava nem destrava com o alarme. Provavelmente seja o micro switch que estragou, algo bem comum. E hoje, que está chovendo, encontrei a entrada de água: bem na junção da lataria, da lateral traseira direita com a base do vidro traseiro, onde fica a massa KPO. Ela está ressecada, e entra pelas rachaduras dela.

Vamos lá, nada que não se resolva.

Depois posto fotos.

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chirola
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por chirola » 17 Nov 2020, 03:03

alexsandro_nichele escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde galera.

Novamente obrigado pelas dicas de todos, assim que sossegar um pouco minhas correrias aqui vou dar atenção maior pra questão da gasolina.

Infelizmente surgiram dois problemas pra resolver nele, mas vamos dando um jeito. Ontem a trava da porta dianteira direita começou a funcionar quando quer, e não trava nem destrava com o alarme. Provavelmente seja o micro switch que estragou, algo bem comum. E hoje, que está chovendo, encontrei a entrada de água: bem na junção da lataria, da lateral traseira direita com a base do vidro traseiro, onde fica a massa KPO. Ela está ressecada, e entra pelas rachaduras dela.

Vamos lá, nada que não se resolva.

Depois posto fotos.

Coisas comum em um carro da idade do vectra , por sorte nada muito complicado de resolver o problema geralmente e achar tempo para facer . ate a uva ta ajudando VC , na porta se nao for o micro swich pode ser o motorzinho que também tem costume de incomodar , o kpo o drama e cuando é pintado da cor do carro ate fácil de resolver pode tirar o IPO velho com carinho passar novo e se não é um local muito visível pode pintar com pincel de seda a cavada e comprar meia lata de NTA para retocar um detalhe , se for pouco vende no mercado libre a tinta de retoque e varniz junto por uns 25 30 reais e do tamanho de um esmalte de unhas mais serve para pequenos detalhes

alexsandro_nichele
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por alexsandro_nichele » 25 Jan 2021, 23:28

Boa noite pessoal.

Andei um tempo sumido, meio ocupado com situações do dia a dia, e minha esposa, no final do ano acabou pegando COVID. Não houveram sintomas graves, já está tudo bem, mas foram 15 dias em reclusão em casa para nós dois. Graças a Deus, não tive nenhum sintoma nem peguei essa porcaria.

Não houveram muitas atualizações no carro, mas quero compartilhar o que fiz, além da transferência para meu nome, no final de novembro.

Graças a Deus, depois de alguns testes, descobri que a infiltração de água não era pela vedação KPO da lataria, nem pelo vidro traseiro. Era a borracha de vedação da mala, conforme as fotos abaixo:

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Resolvido com R$85,00:

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Agora até o fechamento do portamalas ficou melhor, além de sequinho.

Também tive de resolver um problema clássico desses modelos: a folga nas máquinas de vidro:

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Troquei as buchas dos vidros dianteiros, que já estavam atravessando e trancando na hora de subir, além de uma lubrificação nas máquinas, ao custo de R$240,00. O interessante, e que me deixou bem contente de saber, é que o forro de porta do passageiro nunca havia sido desmontado, foi a primeira manutenção que esse carro recebeu.

Fora isso, apenas investi um tempo em uma limpeza geral, e passei um produto para renovação de plásticos e borrachas externos, que deram uma outra cara para o carro:

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Não reparem a bagunça da garagem, ela está em reforma, kkk.

Agora, estou num dilema.

Quando comprei o carro, vi que o comportamento dele não era dos melhores em termos de suspensão, mas pelo estado do carro, não me apeguei a isso. Ao levantar o carro, vi que a suspensão dele apenas usa amortecedores originais e molas cortadas, o que explica o comportamento ruim. Pretendo colocar molas esportivas nele para corrigir isso, mas não sei exatamente que marca usar. Dentro do que achei em custo e benefício razoáveis, as que me pareceram melhores foram as JJ e as Red Coil. Gostaria da opinião dos amigos, pois não achei muitas informações a respeito do Vectra B com molas esportivas, e achei algumas opiniões de muito tempo atrás, o que talvez não bata com os dias de hoje.

Agradeço desde já.

Abraço a todos.

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por chirola » 26 Jan 2021, 17:57

uma sorte a infiltraçao ser na borracha , fica mais facil de resolver .
suspençao poso dar a minha opinhao ,nao quer decir que seja a melhor e so uma opinhao .
eu daria uma pesquizada um jogo de molas esportivas custa em media 600\700 reais .
so que se vc procura com calma acha jogo de suspençao fixa ou a rosca com amortecedores e molas de marcas reconhecidas como castor e tebao .
asim trocaria o conjunto de suspençao e a diferença nao e tanta asim um jogo da tebao custa em media 1000 reais com os amortecedores (os 4 ) e molas (x4)
mais cada um sabe o tamanho do seu bolso ou a sua nesecidade.

o seu carro esta muito bonito parabens.

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