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Almeidão
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Vectra Elegance 2.0 Automático - Paulo

por Almeidão » 04 Dez 2021, 17:28

paedtasa escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:
paedtasa escreveu:Fuente del Mensaje
Ju_Bueno escreveu:Bomba d'água parece ser algo relegado por motoristas comuns... No Vectra que tive, quando foi trocada a bomba, o mecânico me afirmou que era ainda a original de fábrica - isso porque o carro já tinha uns 17 anos!

Eu tenho o bom hábito de trocar a bomba em toda revisão onde a correia vai ser substituída. A m.o é a mesma e é uma peça relativamente barata.

Sobre aquela solda, vc tem alguma ideia ou sugestão do que poderia ir ali originalmente?

Isso me tirou o sono pois abrir o motor do carro é a última coisa que quero.

Abs.


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Amigo, ali nos caros mais antigos usava a bomba de gasolina mecânica, ela tinha um pino de ferro e o comando movimentava ela. Nos carros mais novos usa um sensor de fase e uns não usa nada. Todos tem este buraco sendo uns vazados e outros com o furo aparente porem tapado. Eu não me preocuparia com isto, com certeza alguém usou uma gaiola mais nova que e muito bom e fez esta solda e se eu fosse usar uma destas eu nem soldaria, colocaria um tampão neste local usando um parafuso nesta rosca. No meu entra ali o terra que sai junto aos cabos com bicos etc.

Opa Almeidao, obrigado pelo esclarecimento.

Essa solda está vazando óleo. Eu preciso corrigir ela de alguma maneira.

O cabeçote do Vectra deste ano (2010) ainda vinha com o furo? O que me encabula é tentar saber se foi alterado ou não.

De qualquer forma, ainda tenho a garantia de compra à minha disposição. Vou deixar esse trampo com o mecânico do lojista.


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Sobre o furo da gaiola não tinha lido ou percebido o vazamento de óleo, mas sei que é normal uns ter este furo vazado com um sensor de fazer e sinceramente não sei se este ai tinha e tiraram e porque tiraram, é muito complexo isto a GM uns tem outros não etc. Eu não conheço nada que cola por cima do óleo, mas poderia ter uma tentativa, limpar bem com querosene, deixar secar bem e tentar usar um silicone alta temperatura de marca boa, tipo o Loctite 598, mas não tente outro não, o único que pode dar certo é ele e como está em um local escondido você pode preencher bem ali e deixar secar pelo menos por 8 horas. Este mesmo loctite você pode usar no furo co coletor, lixa bem e coloca ele. ali com certeza dará certo e uns 90% que dará certo na gaiola.
A ideia do Chirola é boa usar uma tela de inox com um ferro bem quente, mas acho que não precisa este loctite no furo do coletor é 100% certo que dará certo.

Reafirmando, não use outro, ele é caro mas é bom e não mexa no carro antes de 8 horas.

Soldar ali com alumínio sem desmontar, daria certo também, mas teria que ser um cara muito bom não só pra soldar, ter a certeza que iria tapar o vazamento e se for fazer isto, não esquecer de desligar os dois cabos da bateria, mas eu primeiro usaria o silicone e iria lixar ali em volta e encher todo aquele espaço tipo gastar um meio tubo de silicone somente ali por cima e assim acho que alcançaria os 100% de certeza.
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por chirola » 04 Dez 2021, 18:02

radiador eu acho que não arruma , se puder sempre é melhor trocar , meu radiador temum microfuro que so vaza cuando o carro esta quente e ele esfria , poderia dar uma soldinha no local mais eu nao me sentiria seguro ja que para soldar aluminho tem que esquentar a peça para conseguir soldar e poderia enfraqueser o material en volta da solda , opçao nao vi muita então comprei um radiador , so achei da marca denso no padrão original brazado e com um acabamento bom roscas en bronse as paredes das caixas plasticas tem um grosor que pode ser comparado com o original .
e o que esta no carro sim eu vou soldar ele so que ficara guardado para alguma emergencia ,
tomara consiga resolver os problemas que acho no seu carro , eu tentaria conversar com a garantia , o carro esta muito bonito

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por chirola » 04 Dez 2021, 18:13

sinceramente nao entendi o da solda como fale um selo como os do bloco do motor ou os deas galerias de oleo do cabeçote resolvia sem facer meleca e caso fose nesesario era facil de revertir . poderia ter feito rosca e colocado um tampão com rosca tinha outras opçoes
o perigo de soldar no lugar é que o aluminho tem que esquentar para conseguir soldar e a tampa é plastica , quem sabe foi soldado no lugar e por iso o map esta derretido ,

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por Almeidão » 04 Dez 2021, 21:51

chirola escreveu:Fuente del Mensaje sinceramente nao entendi o da solda como fale um selo como os do bloco do motor ou os deas galerias de oleo do cabeçote resolvia sem facer meleca e caso fose nesesario era facil de revertir . poderia ter feito rosca e colocado um tampão com rosca tinha outras opçoes
o perigo de soldar no lugar é que o aluminho tem que esquentar para conseguir soldar e a tampa é plastica , quem sabe foi soldado no lugar e por iso o map esta derretido ,


É Chirola, radiador esquece, só trocando mesmo, radiador quando vaza no alumínio não quer dizer que ele furou ali e acabou, com certeza a parede ou as paredes estão todas com zinabre por dentro e ao soltar um começa a vazar e tapa um e vaza outro. Não sei se vocês u dia viram uma geladeira estas que se coloca garrafão de agua quando fura, e um metal fino e ao verifica um furo, verão 150 locais que irão ser furar dias depois, assim é o radiador quando mal cuidado e não se esqueça compra 100% brazado e indico uma marca que uso que é a visconde e é muito bom. BRAZADO, nunca de tubo.

La na gaiola começo a pensar como você suspeita, que esta solda foi feita ali por um maluco que tirou o sensor de fase dele e usou esta idiotice de soldar no local porque ficou uma solda muito feia e mal feita e assim explica a peça queimada. Fácil demais colocar um tampão ali, eu comprei uma gaiola e fiquei esperando ela chegar já pensando em um tampão e alumínio caso ela fosse furada, felizmente ela não é, temo furo mas não atravessa para o outro lado, mas eu já tinha imaginado o que fazer e pra mim seria algo fácil demais e usando um anel de borracha, vulgo o famoso oring.

Eu as vezes penso como tem gente sem uma simples ideia para tapar um também simples buraco, ou será que tenho ideias demais kakakakakka
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por paedtasa » 05 Dez 2021, 01:05

Boa noite amigos!
Agradeço a atenção disposta por todos que aqui comentaram.

Eu faria adaptações para cobrir aquela solda porca mas como o carro está na garantia de 90 dias prevista no cdc, eu não farei nenhum tipo de serviço ali.

São 00h37 e eu estou tentando entender o que se passa nesse cabeçote. Cada vez mais eu descubro algo..

Infelizmente não poderei saber o que motivou o antigo dono a abrir o motor e substituir a gaiola. E nem consigo imaginar também o motivo de ter sido usada uma gaiola de Kadett. Talvez pelo preço..

Kadett? Pois é:

Essa é uma gaiola GM 90209830 usada no Kadett, Ipanema e Monza 2.0:

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Podem ver que ela também possui furacão para o sensor de fase:

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Percebam essa saída, provavelmente do respiro de óleo:

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Agora vejam essa foto que eu tirei do motor do carro bem antes de manda-lo para a oficina. Deveria haver algo ali no terceiro cilindro? Parecido com a saída da foto acima. Parece ter algo soldado ali rsrsrs que ironia.

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Vejam melhor nessa foto com o carro na oficina:

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E a outra evidência é o furo do sensor de fase porcamente tampado. Ah, já ia me esquecendo do código da peça:

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Não era mais fácil ter comprado a tampa com furo mas sem ser aberta para dentro da gaiola?

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por chirola » 05 Dez 2021, 03:27

paedtasa escreveu:Fuente del Mensaje Agora vejam essa foto que eu tirei do motor do carro bem antes de manda-lo para a oficina. Deveria haver algo ali no terceiro cilindro? Parecido com a saída da foto acima. Parece ter algo soldado ali rsrsrs que ironia.

oi meu amigo aquele cano que vc marco na foto que sai da gaiola do kadette em forma de L , no kadette vai ligado naquele L o respiro do bloco do motor aquele cano que sai do bloco e sobe pelo lado da descarga , no kadette era ligado na gaiola , ja no vectra ele vai ligado na tampa de valvulas .
realmente a gaiola e de kadette .
tambem falaria com a garantia antes de mexer em cualquer coisa
olha na foto como é ligado
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por Almeidão » 05 Dez 2021, 11:50

Só para esclarecer um pouco mais, ali não é sensor de fase neste caso do Kadett, ali era a bomba de gasolina do Monza que o fabricante mudou posteriormente para o carro mais novo que tem bomba elétrica. O que usam o sensor de fase ali ou outro sensor que eu suponho ser fase, só tem um furo de parafuso, na verdade aproveitam a forma das antigas e a vida segue. Trocar uma gaiola em um motor tem várias coisas que possa ter acontecido, tipo empenou, quebrou o comando, carro sem cuidado deixou faltar óleo, o comando entupiu ou falta de cuidados, ou seja N chances. Mas colocar uma outra e fazer um serviço porco deste é que não consigo entender. A gaiola sendo perfeita não importaria ser de outro carro, mas dá a entender que o cara não quis gastar mesmo e comprou uma de qualquer jeito e de qualquer jeito mandou resolver.
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por paedtasa » 07 Dez 2021, 11:48

Vecão quase saindo da revisão. Logo mais já devo levar para a garantia revisar estes problemas de arrefecimento e da gaiola.

Logo volto com novidades.

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por Almeidão » 07 Dez 2021, 12:58

O problema da revisão do arreecimento é a marge que os mecanicos tem entre o certo e o errado. Torço para que voce consiga ter esta resposta correta sem esta marge imposta por eles que é uma marge diferente do que realmente o carro seja..
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por paedtasa » 07 Dez 2021, 19:22

Querido diário…

Vejam a situação de algumas peças substituídas no carro:

Flexíveis de freio. LD e LE.

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Vedação do cavalete da válvula termostatica. Completamente errado, detonado e cheio de silicone

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Junta da tampa lateral da árvore do comando (aquela próxima da bobina). Não tinha né, só sobrou o fóssil.

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Sensor MAP:

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Bomba d’água:

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Motor montado no capricho, limpo e com tinta industrial nos parafusos que foram afetados:

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Agora sim com histórico de correia:

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Indicativo também no pára-brisa:

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E também no manuel:

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Em suma, o que foi feito nesta revisão:

- substituição do fluido de freio.
- substituição dos reparos dos bicos, teste e limpeza na equalizadora (medição em ordem: 89ml, 91ml, 91ml e 92ml).
- correia dentada.
- tensor da correia dentada.
- tensor da correia de acessorios.
- retentor do comando de válvulas.
- bomba d’água.
- anel de vedação do cavalete da válvula termostatica.
- sensor MAP.
- flexível de freio (direito e esquerdo).
- junta da tampa lateral da árvore do comando.
- sensor de temperatura Delphi.
- limpeza do TBI.
- lubrificação de buchas do eixo traseiro.

Sobre a gaiola: optei por não desmontar o cabeçote para troca, embora o lojista tenha me ofertado a substituição. Encontramos a solução de sanar o vazamento com adição de dois parafusos nos alojamento do sensor (onde vão parafusos mesmo). Aparenta ter resolvido o vazamento. Vamos aguardar.

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por chirola » 08 Dez 2021, 01:55

paedtasa escreveu:Fuente del Mensaje Sobre a gaiola: optei por não desmontar o cabeçote para troca, embora o lojista tenha me ofertado a substituição. Encontramos a solução de sanar o vazamento com adição de dois parafusos nos alojamento do sensor (onde vão parafusos mesmo). Aparenta ter resolvido o vazamento. Vamos aguardar.

Seguimos na luta!

o carro esta muito bonito , o lojista asumir o problema e ofrecer uma solucao deija uma boa imprecao dele nao e daquele que desvia do asunto e enrola .
o furo no coletor e um dos problemas que vc comento mais no inicio acho como resolver ?

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por Ju_Bueno » 08 Dez 2021, 10:47

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje O problema da revisão do arreecimento é a marge que os mecanicos tem entre o certo e o errado

Pois é! Um amigo levou o carro dele numa oficina de radiadores bem antiga aqui da cidade. Não lembro qual foi a manutenção, mas para finalizar o trampo o "proficionau" pôs só 1 litro de aditivo e o restante foi água. Precisei mostrar no manual do carro dele que a proporção estipulada é entre 40 e 60% de aditivo e fazer as contas para provar que não tava certo!
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por paedtasa » 08 Dez 2021, 12:03

chirola escreveu:
paedtasa escreveu:Fuente del Mensaje Sobre a gaiola: optei por não desmontar o cabeçote para troca, embora o lojista tenha me ofertado a substituição. Encontramos a solução de sanar o vazamento com adição de dois parafusos nos alojamento do sensor (onde vão parafusos mesmo). Aparenta ter resolvido o vazamento. Vamos aguardar.

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o carro esta muito bonito , o lojista asumir o problema e ofrecer uma solucao deija uma boa imprecao dele nao e daquele que desvia do asunto e enrola .
o furo no coletor e um dos problemas que vc comento mais no inicio acho como resolver ?

Então amigo, cheguei na conclusão de que não é exatamente um furo mas sim um dano superficial no plástico.

O sensor sim estava detonado. Segue imagem do novo:

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O vazamento da gaiola está, aparentemente, resolvido. Solução foi, como disse antes, alojar dois parafusos nas roscas que tinham com um pouco de silicone para vedar.

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Panorama geral do motor:

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por Almeidão » 08 Dez 2021, 16:37

Olhando a bomba d'agua, tem tempo que ele não via um Aditivo, não sei qual você usou, mas muito cuidado com este item. Eu só acredito em um bom apesarq eu deva existir uns 3 ou 4 entre milhares existente no mercado. Nos videos que vejo na internet todos comentam sobre não congelar e não ferver até tal grau, mas o mais importante para nós no Brasil é não oxidar e muito melhor não reagir como imã no sistema e grudar nas peças e ao invés de proteger, passa a maltratar.
Veja este video ali no minuto 1:25 onde o cara tirar a bomba com defeito e veja como ela estava encrustada com aditivo ruim, imagina como não estava o radiador, cabeçote etc. Detalhe, ele nem tinha percebido isto, ele comprou uma bomba nova colocou no carro e entrou em contato comigo pela temperatura alta kakakak.

https://www.youtube.com/watch?v=8rM5lQr3yXc
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por chirola » 08 Dez 2021, 22:08

legal que não era um furo uma coisa a menos . pelo visto foi todo resolvido

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por Almeidão » 09 Dez 2021, 09:36

chirola escreveu:Fuente del Mensaje legal que não era um furo uma coisa a menos . pelo visto foi todo resolvido

Eu não comentei nada sobre o furo, mas ali iria dar uma entrada de ar imensa, mas eu não vi ele funcionando fiquei quieto. Lógico que fica muito melhor trocando a peça, mas tem como reparar peças e ficar muito boa ou até mesmo igual a original. O problema é que não se encontram estes reparadores em todos os lugares, e quando se acha cobram mais caro que uma nova, é tão difícil que tive que aprender a reparar algumas delas e com certeza algumas originais reparadas ainda são melhores que uma paralela.
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por paedtasa » 09 Dez 2021, 10:22

Almeidão escreveu:
chirola escreveu:Fuente del Mensaje legal que não era um furo uma coisa a menos . pelo visto foi todo resolvido

Eu não comentei nada sobre o furo, mas ali iria dar uma entrada de ar imensa, mas eu não vi ele funcionando fiquei quieto. Lógico que fica muito melhor trocando a peça, mas tem como reparar peças e ficar muito boa ou até mesmo igual a original. O problema é que não se encontram estes reparadores em todos os lugares, e quando se acha cobram mais caro que uma nova, é tão difícil que tive que aprender a reparar algumas delas e com certeza algumas originais reparadas ainda são melhores que uma paralela.

Posso gravar um vídeo dele funcionando em marcha lenta. Depois subo ele aqui.

Mas aparentemente está normal e sanou o vazamento.


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por Almeidão » 09 Dez 2021, 16:42

paedtasa escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:
chirola escreveu:Fuente del Mensaje legal que não era um furo uma coisa a menos . pelo visto foi todo resolvido

Eu não comentei nada sobre o furo, mas ali iria dar uma entrada de ar imensa, mas eu não vi ele funcionando fiquei quieto. Lógico que fica muito melhor trocando a peça, mas tem como reparar peças e ficar muito boa ou até mesmo igual a original. O problema é que não se encontram estes reparadores em todos os lugares, e quando se acha cobram mais caro que uma nova, é tão difícil que tive que aprender a reparar algumas delas e com certeza algumas originais reparadas ainda são melhores que uma paralela.

Posso gravar um vídeo dele funcionando em marcha lenta. Depois subo ele aqui.

Mas aparentemente está normal e sanou o vazamento.


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Preciso trocar os mangotes de freio do meu carro. Que marca voce comprou?
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por paedtasa » 09 Dez 2021, 17:45

Almeidão escreveu:
Preciso trocar os mangotes de freio do meu carro. Que marca voce comprou?


Mestre, os que adquiri são Varga. Custaram R$80,00 cada .

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por paedtasa » 09 Dez 2021, 18:04

Vou deixar aqui um vídeo curto do funcionamento dele:

https://youtu.be/0tpatXooVj8

Marcha lenta bem estável, em cerca de 800rpm.
Não aparenta ter entrada falsa de ar.

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