Posto a um tempo aqui no forum mas nunca parei pra apresentar de fato, se preparem pois o texto é longo!
Trabalho com TI mas sempre fui entusiasta desse mundo automotivo.. kart, automobilismo e por ai vai (vindos do meu velho) compro ferramentas e faço manutenções por conta desde meu primeiro carro, e isso ja quase se passou de hobby a uma segunda profissão rsrs --tem uma satisfação em poder reparar e apreciar os resultados, fora a economia de stre$$ em oficinas.
Bom, estava sem carro devido a pandemia e nem estava atras de outro.. a situação nao era das melhores.. isso ate ver esse Vectra em frente a uma sorveteria aqui, passava ali todos os dias e o via largado ao sol, com a pintura queimada e a placa vende-se.. mesmo assim por estar inteiro e todo original resolvi investigar.
era do dono da propria, carro de familia, 150.000 kms. ele havia refeito o acabamento interno das portas, revisao na caixa direcao, 4 pneus novos, o cabecote pq ferveu.. bem daqueles q arruma oq vai quebrando nada preventivo, mas pelo menos estava em uso e passou impressao de q "apesar dos apesares" fora bem cuidado ate ali... encanei, fiquei "negociando" um tempo e acho q de tanto encher e nao aparecer propostas me passou por 11 ou 12k na epoca, uma pechincha, e assim comecamos a saga, adquirido em Ago 2022.
vou adicionar q apos a pandemia veio o home-office, e com isso liberdade geografica. gosto de viajar e conhecer lugares e esse Vectra serviu como uma luva pois, sendo antigo e com a pintura queimada nao estaria visado pra roubo..certa camuflagem podendo largar em qq canto.. e assim passei a conhecer o Brasil a bordo dele.
Peguei no interior de SP, desci pra BC (pra parodiar a musica) em SC, fiquei 1 ano por la, rodamos todas as praias, ilha de Florianopolis, lugares lindos! uma região fantastica. voltei a Curitiba onde fiquei um tempo..cidade boa de fria! tinha ideia de ir ao ES na proxima mas uma amiga cortou os planos e fui a destino Joao Pessoa.. 3 dias de viagem no bixao, 2800kms q foi tranquilo com as maos nas costas, e quem tentou brincar com o vovo se deu mal heheh de fato acima desses atuais. detalhe q a 5marcha do f18 esta alongada, relato que comento neste topico isso ajuda demais em viagens pois anda silencioso.
depois dessa esticada de pernas passamos em Natal RN, praia de Pipa muito show por la, toda regiao do nordeste ali os estados sao proximos, fiquei mais 1 ano conhecendo tudo. na volta parando em Recife PE, Aracaju SE, algumas cidades em MG. Agora de volta ao interior de SP com uma santa garagem coberta, posso finalmente dar devida atencao a ela (sim, e é arisca haha).
vamos a parte tecnica:
quando peguei o carro troquei junta do cabecote por uma de fibra mesmo, aditivo etc mas sempre quis colocar a atualizada de metal MLS (multi layer steel), pois essa de fibra nao se acha em boa qualidade mais e com o tempo tende a apodrecer devido aos ciclos de temperatura.. a MLS foi feita pra maior compressao do motor flex e aguenta a pancada, tambem permite uma troca de calor melhor entre as partes. superior sem duvidas e nao me preocuparia a longo prazo mas ela exige planicidade... a de fibra segura imperfeicoes, essa nao podemos deixar margem pra erro.
e o problema mesmo desse carro foi o arrefecimento, devido o antigo dono completar com agua estava tudo bem ruim ali dentro, sofri trocando praticamente tudo e ainda um detalhe q percebi mais abaixo -formou uma crosta interna nos cilindros- onde se resolveu com uma boa lima e alguns dias no vinagre. mas no geral, mesmo apos tantas viagens e kms, virou 200.000 rodando perfeitamente, nunca me deixou na mao.
entao.. quis atualizar essa junta e desmontar por "frescura"..? nao..nao posso dizer isso... desmontei pra entender melhor oq tenho e dar a devida manutencao que merece, afinal, me levou a tantos lugares e lembrancas boas, q venham muitas mais!
----EDIT--- neste post tem o historico completo de manutencoes ate aqui
a missao:
-limpeza geral, descarbonizacao
-atualizar junta MLS
-aneis novos, brunir cilindros (medir e trocar pistoes se necessario)
-novas bronzinas de mancal e bielas, novos parafusos tb
-retentores e lapidar valvulas;
-trocar todos os selos do bloco e tubo dagua (esse em inox)
-nova bomba de oleo
-vedar corretamente galerias de oleo ao cabecote (que tinha deixado em haver na ultima)
acabou q fiz mais coisas...
-cavalete dagua novo (e soldado a entrada do ar quente q esta isolado)
-velas, sensor o2 lambda, sensor agua, aditivo, oleo cambio, kit correia e tensionador, bomba dgua, junta dos coletores, carters, mais varias coisas aqui e ali, coletor escape tb recebeu uma nova pintura e porcas em cobre.
ao desmontar boas surpresas:
toda parte de baixo original GM de 99, STD, pistoes bons ainda na medida
virabrequim perfeito tb, inclusive a bronzina central nao estava comida, praticamente a mesma medida da nova
cilindros ok.. nao ovalizados (medindo com um anel novo nao vemos passar luz)
negativas:
apesar dos cilindros nao estarem ovalizados a olho nu.. eles nao estao perfeitos, tem variacoes alguns com gap .35 e outros .45 mas todos ainda suportam a medida STD sem problemas. o correto aqui seria retificar e abrir pra .25, mas nao quis ter esse trabalho e custo a mais. é um refresh mantendo as cicatrizes de guerra.
bronzinas de biela --aqui pode ter sido uma falha minha, nunca irei saber, mas quando troquei o bujao da galeria de oleo que fica atras da bomba dagua (se esse bujão furar por corrosão vai passar oleo pra agua e vc vai ficar louco achando q e a junta do cabeçote ou outra coisa!) tive q furar ele pra sair e pode ser q ficaram migalhas na linha, mesmo aspirando e limpando bem... e vejam como estavam as bronzinas de biela.. as de mancal estavam perfeitas e tudo funcionando bem.. sinal como o motor aguenta abuso e nem nos damos conta ate ver as entranhas da fera.
com uma pedra de mármore, lixas 220 (foram muitas) e 300 reais na régua pra testar planicidade (-ferramenta show de se ter por sinal- começamos os trabalhos. lixado e plaino gaiola, cabeçote e bloco, depois finalizado na lixa 400. e acreditem, mesmo estando perfeito o funcionamento e vedação do motor, havia empeno, vejam no antes depois nas fotos.
depois brunir os cilindros... parte crucial e erro de muitos deixar um acabamento muito grosso aqui..podendo ocasionar desgaste prematuro nos aneis. ideal iniciar em um grid mais fino 180 ou 220 e finalizar em 400 ou 600. nao vou conseguir resumir pois o assunto é bem extenso mas quem quiser se aprofundar pesquise por --rvk e rpk.
tudo aferido com plastigauge, mancais e bielas, parafusos novos. bomba de oleo nova + essa juntinha em metal dela (mardita) pois nao se acha no Brasil e tive q improtar via Ebay por 200 mangos..mas ficou como queria.
bom turma, o texto ja esta imenso, segue iBagens abaixo, rodei pouco mas ja senti a diferenca... esta com torque e uma pegada muito melhor! vou ir de leve pra assentar os aneis, depois troco o oleo com 1000kms e comeco abusar. vou trocar tbm os amortecedores e molas dianteiras, kit batentes, buxas da barra bandeja etc, renovar toda suspensao ali e tb comprei uma barra anti torcao superior... essa vai ser interessante a instalacao pois precisa furar a torre... a vir nos prox capitulos!