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Marcone
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Re: Diário de um Vectra: Carro trepidando em D no frio

por Marcone » 23 Mai 2015, 08:10

lugier escreveu:
Marcone escreveu:
lugier escreveu:Marcone

Segue um HowTo criado pelo nosso colega Thiago Menezes, referente a troca na manopla do câmbio AT.
Eu segui este tutorial e consegui fazer tudo certinho.

Apenas cuide na hora de remover o seletor de marcha, aquele que fica que marca as luzes P R N D 1 2 3, pois na hora de encaixar ele é bem chato e é muito sensível o acabamento emborrachado dele, o meu arranhou um pouco.

viewtopic.php?f=49&t=6707&hilit=+c%C3%A2mbio


Você comprou onde a manopla nova? A minha já está feia.
O antigo proprietário não cuidou e parece que suava de mais. Vou precisar trocar o revestimento do meu volante por esse mesmo problema. :13:


Eu troquei o volante também, dei sorte em achar um novinho do vectra 2010 em uma sucata.

A manopla garimpei muito, achei em sucatas no Mercado Livre, pois era exigência minha estar em estado de nova, o que é difícil pois os carros ficam no tempo. Consegui por 400 reais, na Concessionária custa em torno de R$3.000,00.

Estou atrás do cartão de porta do motorista do Elite também, tá difícil...

Valeu Lugier!
Mas o que seria esse cartão de porta?
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Re: Diário de um Vectra: Carro trepidando em D no frio

por Marcone » 23 Mai 2015, 08:11

Thiago Menezes escreveu:
lugier escreveu:
Marcone escreveu:
lugier escreveu:Marcone

Segue um HowTo criado pelo nosso colega Thiago Menezes, referente a troca na manopla do câmbio AT.
Eu segui este tutorial e consegui fazer tudo certinho.

Apenas cuide na hora de remover o seletor de marcha, aquele que fica que marca as luzes P R N D 1 2 3, pois na hora de encaixar ele é bem chato e é muito sensível o acabamento emborrachado dele, o meu arranhou um pouco.

viewtopic.php?f=49&t=6707&hilit=+c%C3%A2mbio


Você comprou onde a manopla nova? A minha já está feia.
O antigo proprietário não cuidou e parece que suava de mais. Vou precisar trocar o revestimento do meu volante por esse mesmo problema. :13:


Eu troquei o volante também, dei sorte em achar um novinho do vectra 2010 em uma sucata.

A manopla garimpei muito, achei em sucatas no Mercado Livre, pois era exigência minha estar em estado de nova, o que é difícil pois os carros ficam no tempo. Consegui por 400 reais, na Concessionária custa em torno de R$3.000,00.

Estou atrás do cartão de porta do motorista do Elite também, tá difícil...

Mas Marcone isso que o lugier trocou não foi só a manopla do câmbio não, ele trocou a alavanca toda, essa manopla pra você arrumar separada você precisaria encontrar uma alavanca inteira e fazer o procedimento que eu fiz pra retirar só a manopla fora, mas não acredito que o cara và deixar fazer isso, se for vender em desmancha / ferro velho deve ser só a alavanca toda como o lugier comprou!

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Faz sentido Thiago!
Assim que sobrar uma grana vou olhar isso...
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Re: Diário de um Vectra: Carro trepidando em D no frio

por lugier » 23 Mai 2015, 15:45

Marcone escreveu:
lugier escreveu:
Marcone escreveu:
lugier escreveu:Marcone

Segue um HowTo criado pelo nosso colega Thiago Menezes, referente a troca na manopla do câmbio AT.
Eu segui este tutorial e consegui fazer tudo certinho.

Apenas cuide na hora de remover o seletor de marcha, aquele que fica que marca as luzes P R N D 1 2 3, pois na hora de encaixar ele é bem chato e é muito sensível o acabamento emborrachado dele, o meu arranhou um pouco.

viewtopic.php?f=49&t=6707&hilit=+c%C3%A2mbio


Você comprou onde a manopla nova? A minha já está feia.
O antigo proprietário não cuidou e parece que suava de mais. Vou precisar trocar o revestimento do meu volante por esse mesmo problema. :13:


Eu troquei o volante também, dei sorte em achar um novinho do vectra 2010 em uma sucata.

A manopla garimpei muito, achei em sucatas no Mercado Livre, pois era exigência minha estar em estado de nova, o que é difícil pois os carros ficam no tempo. Consegui por 400 reais, na Concessionária custa em torno de R$3.000,00.

Estou atrás do cartão de porta do motorista do Elite também, tá difícil...

Valeu Lugier!
Mas o que seria esse cartão de porta?



Forro da porta, o meu tem duas marcas de unha, o cara ser perfeccionista é dose :61:
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Re: Diário de um Vectra: Carro trepidando em D no frio

por Arquiteto » 23 Mai 2015, 20:03

não e a toa que sou seu fã e da sua maquina ...

:88:

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Re: Diário de um Vectra: Carro trepidando em D no frio

por Thiago Menezes » 25 Mai 2015, 07:25

lugier escreveu:
Forro da porta, o meu tem duas marcas de unha, o cara ser perfeccionista é dose :61:


Rapaz sofro dessa doença também, por isso que agora vou comprar um popular pra esquecer um pouco dessa doença que o Vectra me fez ter, será? :47:
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Re: Diário de um Vectra: Carro trepidando em D no frio

por lugier » 25 Mai 2015, 17:22

Eu tinha um siena, mas não era tão perfeccionista com ele, vai saber se é o vectra? ACho que é porque o conhecimento do cara vai aumentando, vai ficando mais crítico, não sei se adiantar mudar para um popular. Quem sofre é o salário... :35:
Algumas coisas mais báscas já estou empurrando com a barriga, como o vidro trincado, estou aos poucos aprendendo a me controlar :97:

Algumas novidades sobre a investigação da trepidação e o grilo do motor:

Fiz um teste colocando Etanol no tanque, o grilo Sumiu... :76: Lembrando que estou usando vela iridium grau 7, acho que vou ter que por uma vela grau 6 ou 5 pra gasolina.

A falha quando engata R continua com motor frio apesar de não ser todos os dias. Meu mecânico disse que acha que é algo relacionado as velas ou TBI.
Só que esse defeito começou de um tempo para cá.
Ele sugeriu desligar a bateria quando chegar em casa e encostar os cabos um ao outro para descarregar o sistema (desconectado da bateria, óbvio), deixando a noite toda assim o carro vai refazer a aprendizagem no dia seguinte ao ligar.

Vou postar um vídeo abaixo mostrando as falhas, mas mal da para perceber pois o microfone do celular é tão sensível que no vídeo pareceu som de motor a Diesel:

https://www.youtube.com/watch?v=3PQjfIE ... e=youtu.be
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Re: Diário de um Vectra: Carro trepidando em D no frio

por Mantenedor » 25 Mai 2015, 20:55

Se você acha que este ruído parece um motor a Diesel ! Não quero nem imaginar com que parece o ruído do meu motor ...


Mantenedor/VCD/2.0/16V.
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Re: Diário de um Vectra: Carro trepidando em D no frio

por lugier » 26 Mai 2015, 23:42

Mantenedor escreveu:Se você acha que este ruído parece um motor a Diesel ! Não quero nem imaginar com que parece o ruído do meu motor ...


Mantenedor/VCD/2.0/16V.


Acho que isso acontece devido aos desgaste dos contra balanços que ficam embaixo do virabrequim.

Mas o meu está ok, só o audio ficou muito sensível.

Bem, Resetei o carro e notei diferença, a lenta está menor, engatado em D ou R ele ficam alternando entre 700 á 750 RPM. O mecânico tinha colocado pra mim 800rpm na lenta. Ainda estou analisando.
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Re: Diário de um Vectra: Carro trepidando em D no frio

por Alcir Andreoni » 27 Mai 2015, 11:21

lugier escreveu:
Mantenedor escreveu:Se você acha que este ruído parece um motor a Diesel ! Não quero nem imaginar com que parece o ruído do meu motor ...


Mantenedor/VCD/2.0/16V.


Acho que isso acontece devido aos desgaste dos contra balanços que ficam embaixo do virabrequim.

Mas o meu está ok, só o audio ficou muito sensível.

Bem, Resetei o carro e notei diferença, a lenta está menor, engatado em D ou R ele ficam alternando entre 700 á 750 RPM. O mecânico tinha colocado pra mim 800rpm na lenta. Ainda estou analisando.

Acontece que seu mecânico esqueceu de te avisar que você teria de fazer a reaprendizagem da TBI no computador ou então fazer com que ela reaprendesse de outra forma, que é rodar 1,5km em primeira marcha sem acelerar muito, mais 1,5km em 1ª e 2ª marchas sem acelerar muito, mais 1,5km em 1ª, 2ª e 3ª marchas sem acelerar muito e depois sentar o reio no bicho, passando as marchas acima de 6000rpm. Na volta para a garagem dirija de forma suave para esfriar o carro...
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Re: Diário de um Vectra: Carro trepidando em D no frio

por Thiago Menezes » 27 Mai 2015, 13:30

Alcir Andreoni escreveu:
lugier escreveu:
Mantenedor escreveu:Se você acha que este ruído parece um motor a Diesel ! Não quero nem imaginar com que parece o ruído do meu motor ...


Mantenedor/VCD/2.0/16V.


Acho que isso acontece devido aos desgaste dos contra balanços que ficam embaixo do virabrequim.

Mas o meu está ok, só o audio ficou muito sensível.

Bem, Resetei o carro e notei diferença, a lenta está menor, engatado em D ou R ele ficam alternando entre 700 á 750 RPM. O mecânico tinha colocado pra mim 800rpm na lenta. Ainda estou analisando.

Acontece que seu mecânico esqueceu de te avisar que você teria de fazer a reaprendizagem da TBI no computador ou então fazer com que ela reaprendesse de outra forma, que é rodar 1,5km em primeira marcha sem acelerar muito, mais 1,5km em 1ª e 2ª marchas sem acelerar muito, mais 1,5km em 1ª, 2ª e 3ª marchas sem acelerar muito e depois sentar o reio no bicho, passando as marchas acima de 6000rpm. Na volta para a garagem dirija de forma suave para esfriar o carro...


Alcir,

Não precisa fazer esse procedimento, a TBI faz esse aprendizado automaticamente com a chave na ignição.
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Re: Diário de um Vectra: Carro trepidando em D no frio

por Alcir Andreoni » 27 Mai 2015, 13:48

Thiago Menezes escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:
lugier escreveu:
Mantenedor escreveu:Se você acha que este ruído parece um motor a Diesel ! Não quero nem imaginar com que parece o ruído do meu motor ...


Mantenedor/VCD/2.0/16V.


Acho que isso acontece devido aos desgaste dos contra balanços que ficam embaixo do virabrequim.

Mas o meu está ok, só o audio ficou muito sensível.

Bem, Resetei o carro e notei diferença, a lenta está menor, engatado em D ou R ele ficam alternando entre 700 á 750 RPM. O mecânico tinha colocado pra mim 800rpm na lenta. Ainda estou analisando.

Acontece que seu mecânico esqueceu de te avisar que você teria de fazer a reaprendizagem da TBI no computador ou então fazer com que ela reaprendesse de outra forma, que é rodar 1,5km em primeira marcha sem acelerar muito, mais 1,5km em 1ª e 2ª marchas sem acelerar muito, mais 1,5km em 1ª, 2ª e 3ª marchas sem acelerar muito e depois sentar o reio no bicho, passando as marchas acima de 6000rpm. Na volta para a garagem dirija de forma suave para esfriar o carro...


Alcir,

Não precisa fazer esse procedimento, a TBI faz esse aprendizado automaticamente com a chave na ignição.

Não faz não!

Só a TBI dos 8V 140cv's é que fazem!

Disso eu tenho certeza...
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Re: Diário de um Vectra: Carro trepidando em D no frio

por Thiago Menezes » 27 Mai 2015, 14:28

Alcir Andreoni escreveu:
Não faz não!

Só a TBI dos 8V 140cv's é que fazem!

Disso eu tenho certeza...


Alcir,

Faz sim, não estou dando opinião estou AFIRMANDO que faz pois no meu já cansei de mexer no carro em casa!

Quando você bate a chave na posição II da ignição em alguns segundos a borboleta começa a se mexer se ajustando abrindo e fechando, se quiser hoje mesmo gravo um vídeo pra você mostrando que faz o aprendizado sim :88:
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Re: Diário de um Vectra: Carro trepidando em D no frio

por Alcir Andreoni » 28 Mai 2015, 07:51

Thiago Menezes escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:
Não faz não!

Só a TBI dos 8V 140cv's é que fazem!

Disso eu tenho certeza...


Alcir,

Faz sim, não estou dando opinião estou AFIRMANDO que faz pois no meu já cansei de mexer no carro em casa!

Quando você bate a chave na posição II da ignição em alguns segundos a borboleta começa a se mexer se ajustando abrindo e fechando, se quiser hoje mesmo gravo um vídeo pra você mostrando que faz o aprendizado sim :88:

Então faça o vídeo que nós vamos enviar para a oficina High Torque de Minas Gerais (vulgo ADG), que afirmou que os carros GM, antes de 2009, entenda-se 140cv's, precisam fazer o aprendizado pelo computador/scanner. Com isso, apagando erros e "reprogramando" a TBI. :52:
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Re: Diário de um Vectra: Carro trepidando em D no frio

por Thiago Menezes » 28 Mai 2015, 08:27

Alcir Andreoni escreveu:
Thiago Menezes escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:
Não faz não!

Só a TBI dos 8V 140cv's é que fazem!

Disso eu tenho certeza...


Alcir,

Faz sim, não estou dando opinião estou AFIRMANDO que faz pois no meu já cansei de mexer no carro em casa!

Quando você bate a chave na posição II da ignição em alguns segundos a borboleta começa a se mexer se ajustando abrindo e fechando, se quiser hoje mesmo gravo um vídeo pra você mostrando que faz o aprendizado sim :88:

Então faça o vídeo que nós vamos enviar para a oficina High Torque de Minas Gerais (vulgo ADG), que afirmou que os carros GM, antes de 2009, entenda-se 140cv's, precisam fazer o aprendizado pelo computador/scanner. Com isso, apagando erros e "reprogramando" a TBI. :52:


Então vamos fazer o seguinte me diga você então o que significa o que eu disse acima? Como era no seu Elegance me fale mais dele por favor? No meu caso eu já te expliquei, chave na ignição posição II alguns segundos depois escutasse um estalo e um barulho de algo ligado onde a borboleta começa a se mexer abrindo e fechando, me diga você o que isso significa? Não é nada? Não é isso que acontecia com seu Elegance?

Sobre a parte final do seu comentário todos os Vectras precisam de um scanner para apagar erros gravados na central eu não disse nada sobre isso, eu estou falando sobre a TBI se ajustar automaticamente isso sim eu estou dizendo que não precisa fazer esse procedimento todo que você mencionou ai em cima, a borboleta se ajusta corretamente no corpo automaticamente isso eu posso provar pra você por vídeo.

Se você quiser deixo meu carro com a bateria desligada de sexta pra sábado, faço o procedimento de zerar a ECU daí eu abro ali o suspiro da TBI pois vou trocar o filtro de ar mesmo e gravo o vídeo dela se ajustando automaticamente pode ser?
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Re: Diário de um Vectra: Carro trepidando em D no frio

por Thiago Menezes » 28 Mai 2015, 08:48

Tiozão,

Você precisa acreditar mais aqui no seu amigo, apesar deu não ser um ADG da vida eu te digo meu amigo o Vectra Elite 2.4 16v ano 2006 FAZ O APRENDIZADO.

Dá uma olhada nesse tópico aqui:

viewtopic.php?f=17&t=7253

O Levinthal tem um NE (isso eu sei) ele fez a pergunta sobre o que fazer depois da limpeza e mencionou o que acontece com o meu carro, Inclusive na 12 postagem que é a sua você faz o comentário (ERRADO dizendo que são só os NE que fazem isso) mas comprovando que o procedimento de auto-aprendizado dos NE é como eu disse acima (usei o link só para mostrar que o procedimento é o mesmo), chave na ignição posição II, alguns segundos depois um barulho de algo mecânico se mexendo e a borboleta se movimenta até parar. É exatamente o que eu já cansei de ver fazer sempre quando eu tiro a capa da correia dentada, tiro o suspiro da TBI para ver como está referente ao excesso de óleo e pararara...

Mas como você não acredita no seu amigão aqui o vídeo vai ser gravado no sábado beleza? Aí depois disso você larga um pouco o ADG ( que inclusive também já errou em comentários e recomendações) e dá mais crédito para seu amigão aqui pelo menos um pouco :52: :38: :38:
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Re: Diário de um Vectra: Carro trepidando em D no frio

por Alcir Andreoni » 28 Mai 2015, 12:51

Thiago Menezes escreveu:Tiozão,

Você precisa acreditar mais aqui no seu amigo, apesar deu não ser um ADG da vida eu te digo meu amigo o Vectra Elite 2.4 16v ano 2006 FAZ O APRENDIZADO.

Dá uma olhada nesse tópico aqui:

viewtopic.php?f=17&t=7253

O Levinthal tem um NE (isso eu sei) ele fez a pergunta sobre o que fazer depois da limpeza e mencionou o que acontece com o meu carro, Inclusive na 12 postagem que é a sua você faz o comentário (ERRADO dizendo que são só os NE que fazem isso) mas comprovando que o procedimento de auto-aprendizado dos NE é como eu disse acima (usei o link só para mostrar que o procedimento é o mesmo), chave na ignição posição II, alguns segundos depois um barulho de algo mecânico se mexendo e a borboleta se movimenta até parar. É exatamente o que eu já cansei de ver fazer sempre quando eu tiro a capa da correia dentada, tiro o suspiro da TBI para ver como está referente ao excesso de óleo e pararara...

Mas como você não acredita no seu amigão aqui o vídeo vai ser gravado no sábado beleza? Aí depois disso você larga um pouco o ADG ( que inclusive também já errou em comentários e recomendações) e dá mais crédito para seu amigão aqui pelo menos um pouco :52: :38: :38:

Manda que depois eu vou enviar para o ADG... :105:
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Re: Diário de um Vectra: Carro trepidando em D no frio

por Thiago Menezes » 28 Mai 2015, 13:54

Alcir Andreoni escreveu:
Thiago Menezes escreveu:Tiozão,

Você precisa acreditar mais aqui no seu amigo, apesar deu não ser um ADG da vida eu te digo meu amigo o Vectra Elite 2.4 16v ano 2006 FAZ O APRENDIZADO.

Dá uma olhada nesse tópico aqui:

viewtopic.php?f=17&t=7253

O Levinthal tem um NE (isso eu sei) ele fez a pergunta sobre o que fazer depois da limpeza e mencionou o que acontece com o meu carro, Inclusive na 12 postagem que é a sua você faz o comentário (ERRADO dizendo que são só os NE que fazem isso) mas comprovando que o procedimento de auto-aprendizado dos NE é como eu disse acima (usei o link só para mostrar que o procedimento é o mesmo), chave na ignição posição II, alguns segundos depois um barulho de algo mecânico se mexendo e a borboleta se movimenta até parar. É exatamente o que eu já cansei de ver fazer sempre quando eu tiro a capa da correia dentada, tiro o suspiro da TBI para ver como está referente ao excesso de óleo e pararara...

Mas como você não acredita no seu amigão aqui o vídeo vai ser gravado no sábado beleza? Aí depois disso você larga um pouco o ADG ( que inclusive também já errou em comentários e recomendações) e dá mais crédito para seu amigão aqui pelo menos um pouco :52: :38: :38:

Manda que depois eu vou enviar para o ADG... :105:


Beleza Tiozão, sábado eu gravo! :88:

O que eu consegui gravar foi um áudio eu fui agora pouco no estacionamento da empresa e fiz o mesmo, está lá no grupo da uma olhada la depois :88:
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lugier
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Re: Diário de um Vectra: Carro trepidando em D no frio

por lugier » 29 Mai 2015, 00:46

E ae pessoal, Bem, sobre o aprendizado, ele faz sim um barulhinho, além do barulho da injeção que faz toda vez que gira a chave no II.

O meu mecânico passou o scanner sim após a última manutenção, não haviam falhas.

Sou muito Fãn do ADG da High Torque, não perco nenhum vídeo, mas já estou começando a discordar de algumas coisas que ele diz também. Uma delas era um vídeo que ele recomendava por razões pessoais a colocação de pneus novos na dianteira ao invés da traseira.Entra outros também é a questão do ETANOL, combustível que ele critica veemente e eu também, até este momento.

Estou fazendo algumas experências com o vectra nessa semana, resolvi dar uma chance, e estou rodando apenas com Etanol, pela primeira vez, até para ver se resolvia o problema do grilo. Contrariando todas as minhas expectativas, O carro virou outro... tirando o óbvio ganho de potência, outras coisas aconteceram que me deixaram de cabelos em pé.

* O grilo Sumiu
* O carro pega muito mais fácil, só encosto a chave e pega instantaneamente, mesmo com reservatório de partida a frio Vazio. E isso em dias frios, como hoje que fez 14Cº, contrapondo aquela idéia de que o Etanol é ruim nesse clima. Na gasolina preciso segurar mais a chave pra pegar.
* Em contra partida, o motor parece que ficou um pouco mais ruidoso
* E claro o consumo, faço em torno de 4,3km/l

Gostaria que me explicassem porque estou tendo resultados melhores com o etanol? estou usando a vela Ngk Iridium Bkr7eix.

Antes que digam se os pistões estão carbonizados, em Agosto de 2014 eu fiz aquela mega manutenção, onde o cabeçote foi removido e os pistões limpos. E desde Janeiro de 2015, uso a cada 15 dias o aditivo via tanque flex da ACDELCO.

Sobre a tripidação, ainda não deu. preciso fazer mais testes, pois é um problema que da quando o motor está frio e tem carga no motor.

Aproveitei hoje para dar um trato na limpeza do motor e lavar o filtro esportivo, que já fazem 6 meses que o instalei:

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Detalhe para o TBI, não limpo faz um bom tempo, graças a adaptação que fiz para não passar os vapores de óleo por ele.

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Re: Diário de um Vectra: Carro trepidando em D no frio

por Thiago Menezes » 29 Mai 2015, 09:10

Lugier,

Sobre o ADG eu também gosto dos vídeos dele, acho ele um bom mecânico mas ele comete erros inclusive alguns deles em alguns vídeos. Eu sou trouxe a questão dele pois não acho ele perfeito nos posicionamentos e indicações as vezes ele escorrega então é bom ficar de olho aberto né!

Sobre a questão do Etanol que bom que sentiu melhoras, a parte técnica sobre as explicações deixo para os mais entendidos eu não posso opinar muito nessa situação pois nunca uso etanol.

Sobre a gasolina alguma coisa está acontecendo com o seu carro ou até mesmo a própria gasolina que você usa, essa questão do grilo em ambos combustíveis não deveria existir, tem que estudar melhor para saber de onde vem.
Sobre a trepidação ainda estou sem entender esse problema :47:

Agora sobre o aprendizado da TBI, estive conversando com o Alcir e ele me disse que essa barulho e o movimento que a borboleta faz toda vez que bater a chave na posição II é normal, na verdade a aprendizagem se refere deixar o carro com a chave nessa posição por 2 minutos onde a borboleta faz vários movimentos contínuos, abri um pouco, abre até a metade, volta, abre completa, retorna enfim continuamente. Dessa forma eu nunca reparei no meu carro, pois o eu sempre fiz como disse acima e observei por um instante então não tenho certeza absoluta dessa aprendizagem por 2 minutos.

Sábado eu vou ter que desmontar o suspiro da TBI mesmo para dar uma olhada e trocar o filtro aí vou fazer esse teste, deixar a chave na posição II por mais tempo e verificar se a borboleta vai começar a trabalhar. :88:
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Re: Diário de um Vectra: Carro trepidando em D no frio

por Alcir Andreoni » 29 Mai 2015, 14:32

Aguardo ansioso pelo vídeo! :13:
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