O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Carros dos Membros (Vectra)Diário de um Vectra: Válvula PCV
Aqui você pode postar as fotos e vídeos do seu carro.

563 mensagens
lugier
GLS member
GLS member
Mensagens: 560
Registrado em: 03 Jan 2014, 19:00
Nome Completo: Rafael Subtil Dias
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Re: Diário de um Vectra: Pneus brutos, 245/40/R17 + Aditivo

por lugier » 16 Mar 2015, 21:59

dia 14/03/2014 - Fui para Pelotas com a patroa para trabalhar no evento de cultura japonesa, vender nos estandes.

Chegando em Canguçu - RS, no Caxias, quando paramos percebi uma fumaça saindo do capô. Abri e novamente a tampa do reservatório de expansão rachada, o que ocasionou a perda de pressão.
Coloquei a tampa do reservatório de gasolina paliativamente, para poder chegar em pelotas e ir na Concessionária UVEL para comprar a tampa.

Gostaria de entender o que está havendo com essas tampas, recomendo ter uma reserva. Já é a 2ª que substituo.

Imagem

Sobre os pneus:

Ponto Positivo: Muito confortável e macio, reduziu bastante as imperfeições do asfalto e não canta nas curvas, também não é ruidoso.

Ponto Negativo: Notei que em altas velocidades a direção demorava mais para responder, não sei se é porque é muito largo ou muito macio e fica meio que "deslizando" na roda, ou seja, o aro dobrando antes que o pneu.

Também notei tripidação acima de 120km/h, acho que ratiaram no balanceamento.
Imagem

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Diário de um Vectra: Tampa do Reserv Exp. Rachada, de no

por Thiago Menezes » 16 Mar 2015, 23:02

Lugier,

Fique atento na hora de fechar o reservatório de expansão, essa tampa não pode der fechada com força, rode ela até encostar de leve e depois de apenas 1/4 de volta!

Pode ser que na hora de fechar esteja o correndo força demais!

Enviado por Tapatalk através do Sony Xperia ST21i2
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Diário de um Vectra: Tampa do Reserv Exp. Rachada, de no

por Arquiteto » 16 Mar 2015, 23:08

se no seco ta sentindo esta flutuação no molhado vai ser tenso

não facilite na chuva ...

Avatar do usuário
Julio Cesar
GLS member
GLS member
Mensagens: 769
Registrado em: 20 Out 2013, 11:14
Nome Completo: julio cesar cordeiro
Cidade: são sebastião do paraiso
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

Re: Diário de um Vectra: Tampa do Reserv Exp. Rachada, de no

por Julio Cesar » 17 Mar 2015, 10:09

Material mole demais do pneu, o que está acontecendo é o seguinte, ele é muito largo, portanto tem muito atrito com o asfalto, quando vc vira a roda, o atrito (por ser mole demais, o atrito é maior do que em uma borracha mais dura) atrasa o deslocamento do pneu, isso ae deve ser décimos de segundo, mas vc está sentindo.

Como o arquiteto disse, se no seco está assim, cuidado em pistas molhadas, como a área de contato com o chão é maior e você ainda não teve experiência na chuva, não sabe se o coeficiente de escoamento é bom, podendo ocorrer aquaplanagem.

No mais, espero que não seje nada demais.

Abração!
Vectra Elegance 2006 Preto
ABS + 4 Airbags + Sensor de Chuva, etc....

lugier
GLS member
GLS member
Mensagens: 560
Registrado em: 03 Jan 2014, 19:00
Nome Completo: Rafael Subtil Dias
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Re: Diário de um Vectra: Tampa do Reserv Exp. Rachada, de no

por lugier » 17 Mar 2015, 12:18

Julio Cesar escreveu:Material mole demais do pneu, o que está acontecendo é o seguinte, ele é muito largo, portanto tem muito atrito com o asfalto, quando vc vira a roda, o atrito (por ser mole demais, o atrito é maior do que em uma borracha mais dura) atrasa o deslocamento do pneu, isso ae deve ser décimos de segundo, mas vc está sentindo.

Como o arquiteto disse, se no seco está assim, cuidado em pistas molhadas, como a área de contato com o chão é maior e você ainda não teve experiência na chuva, não sabe se o coeficiente de escoamento é bom, podendo ocorrer aquaplanagem.

No mais, espero que não seje nada demais.

Abração!


Aconteceria isso se o carro fosse mais pesado? como uma BMW?
Imagem

lugier
GLS member
GLS member
Mensagens: 560
Registrado em: 03 Jan 2014, 19:00
Nome Completo: Rafael Subtil Dias
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Re: Diário de um Vectra: Tampa do Reserv Exp. Rachada, de no

por lugier » 17 Mar 2015, 12:19

Thiago Menezes escreveu:Lugier,

Fique atento na hora de fechar o reservatório de expansão, essa tampa não pode der fechada com força, rode ela até encostar de leve e depois de apenas 1/4 de volta!

Pode ser que na hora de fechar esteja o correndo força demais!

Enviado por Tapatalk através do Sony Xperia ST21i2


Vou cuidar este detalhe, talvez seja isso mesmo. Mas agora vou levar sempre uma no porta malas! :38:
Imagem

Avatar do usuário
Julio Cesar
GLS member
GLS member
Mensagens: 769
Registrado em: 20 Out 2013, 11:14
Nome Completo: julio cesar cordeiro
Cidade: são sebastião do paraiso
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

Re: Diário de um Vectra: Tampa do Reserv Exp. Rachada, de no

por Julio Cesar » 17 Mar 2015, 14:41

lugier escreveu:
Julio Cesar escreveu:Material mole demais do pneu, o que está acontecendo é o seguinte, ele é muito largo, portanto tem muito atrito com o asfalto, quando vc vira a roda, o atrito (por ser mole demais, o atrito é maior do que em uma borracha mais dura) atrasa o deslocamento do pneu, isso ae deve ser décimos de segundo, mas vc está sentindo.

Como o arquiteto disse, se no seco está assim, cuidado em pistas molhadas, como a área de contato com o chão é maior e você ainda não teve experiência na chuva, não sabe se o coeficiente de escoamento é bom, podendo ocorrer aquaplanagem.

No mais, espero que não seje nada demais.

Abração!


Aconteceria isso se o carro fosse mais pesado? como uma BMW?
Se o carro fosse mais pesado, a questão do atrito iria piorar, já a questão da aquaplanagem iria melhorar, mesmo o coeficiente de escoamento sendo inadequado. Pensa assim, quando mais leve, menor o atrito, a carga em cada pneu é menor, então o esforço para ficar em contato com o chão é menor, e consequentemente a possibilidade de aquaplanagem é maior.

Se o carro é mais pesado, a carga em cada pneu é maior, portanto o atrito é maior, e a possibilidade de aquaplanagem é menor pq o carro força mais para ficar no chão.

Em resumo: Carro mais leve - melhora questão do atrito, piora questão de aquaplanagem.
Carro mais pesado - Piora a questão do atrito, melhora a questão de aquaplanagem.

Por isso que os engenheiros mecânicos ralam tanto, para determinar o peso ideal, e tb a área de atrito ideal de cada pneu.
Vectra Elegance 2006 Preto
ABS + 4 Airbags + Sensor de Chuva, etc....

lugier
GLS member
GLS member
Mensagens: 560
Registrado em: 03 Jan 2014, 19:00
Nome Completo: Rafael Subtil Dias
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Re: Diário de um Vectra: Tampa do Reserv Exp. Rachada, de no

por lugier » 18 Mar 2015, 18:21

E com relação a calibragem? se eu manter o padrão de fábrica fica muito baixo (30 / 27), estou usando 34 na frente e 30 atrás.
Imagem

Avatar do usuário
Julio Cesar
GLS member
GLS member
Mensagens: 769
Registrado em: 20 Out 2013, 11:14
Nome Completo: julio cesar cordeiro
Cidade: são sebastião do paraiso
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

Re: Diário de um Vectra: Tampa do Reserv Exp. Rachada, de no

por Julio Cesar » 18 Mar 2015, 19:04

lugier escreveu:E com relação a calibragem? se eu manter o padrão de fábrica fica muito baixo (30 / 27), estou usando 34 na frente e 30 atrás.
calibragem de pneus tem até um tópico aqui que rendeu bem...rsrsrr. eu lembro q um membro conversou acho com a continental, que disseram que n tem problema 3 lbs a + ou - na questão de deformação ou gasto excessivo do pneu. Mas tenho q procurar o tópico pra ter certeza. No seu caso, acredito que o composto que é muito mole ou o asfalto q é muito áspero. Fico mais na primeira opção. Tem q ver as especificações do pneu, esse pneu é chinês? Pq lá eles fazem pneu pra neve tb, essa borracha tende a ser mais macia que a comum, pq se usar um composto duro, no frio extremo ele tende a endurecer e rachar. Não sei se seria o caso. :47:
Vectra Elegance 2006 Preto
ABS + 4 Airbags + Sensor de Chuva, etc....

Avatar do usuário
Julio Cesar
GLS member
GLS member
Mensagens: 769
Registrado em: 20 Out 2013, 11:14
Nome Completo: julio cesar cordeiro
Cidade: são sebastião do paraiso
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

Re: Diário de um Vectra: Tampa do Reserv Exp. Rachada, de no

por Julio Cesar » 18 Mar 2015, 19:14

Veja se tem as letras M S na lateral. Se tiver é pneu pra neve. Mas acredito q n seja pelas ranhuras, o pneu de neve normalmente tem os sulcos mais largos e ranhuras nas diagonais.
Vectra Elegance 2006 Preto
ABS + 4 Airbags + Sensor de Chuva, etc....

lugier
GLS member
GLS member
Mensagens: 560
Registrado em: 03 Jan 2014, 19:00
Nome Completo: Rafael Subtil Dias
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Re: Diário de um Vectra: Tampa do Reserv Exp. Rachada, de no

por lugier » 24 Mar 2015, 21:32

Julio Cesar escreveu:Veja se tem as letras M S na lateral. Se tiver é pneu pra neve. Mas acredito q n seja pelas ranhuras, o pneu de neve normalmente tem os sulcos mais largos e ranhuras nas diagonais.


Não achei nada relacionado á isso, somente medidas de calibragem para o Canadá e dados dos pneu como carga, velocidade e libras máxima.
Imagem

lugier
GLS member
GLS member
Mensagens: 560
Registrado em: 03 Jan 2014, 19:00
Nome Completo: Rafael Subtil Dias
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Re: Diário de um Vectra: Polimento dos Faróis

por lugier » 24 Mar 2015, 21:42

Dia 24/03/2015 - Realizei um polimento nos faróis, para remover algumas manchas e riscos, decorrentes do último sinistro. Infelizmente esse procedimento remove o verniz do farol, mas como comprei usados, um deles já havia sido polido antes. R$110,00 o total, incluindo um leve polimento nas lanternas traseiras.

O procedimento é realizado com uma lixadeira elétrica, utilizando 5 tipos de lixas, começando pela mais grossa e terminando com a mais fina. Depois é polido com a politriz usando dois produtos. Sendo finalizado com uma cera Auto-Brilho. Para não amarelar é só passar um Auto Brilho a cada lavagem.


Imagem

Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Diário de um Vectra: Polimento dos faróis

por Thiago Menezes » 25 Mar 2015, 07:52

Realmente polir dessa forma tira o verniz todo, mas você pode aplicar um PU depois que fica bacana.

Desculpe peguntar mais é impressão minha ou o capo está de cor diferente? :47:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

lugier
GLS member
GLS member
Mensagens: 560
Registrado em: 03 Jan 2014, 19:00
Nome Completo: Rafael Subtil Dias
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Re: Diário de um Vectra: Polimento dos faróis

por lugier » 25 Mar 2015, 08:24

Thiago Menezes escreveu:Realmente polir dessa forma tira o verniz todo, mas você pode aplicar um PU depois que fica bacana.

Desculpe peguntar mais é impressão minha ou o capo está de cor diferente? :47:


O que seria PU? sim, tira o verniz, mas é a única forma de se tirar os riscos e manchas, até mesmo o amarelamento. Com isso ele amarela mais rápido, mas como dito antes, para prevenir é só aplicar uma cera auto brilho a cada lavagem.

Realmente o capô está precisando de uma pintura. Você deve ter notado a diferença porque é a única parte da frente que não pintei ainda, destoando com o paralama e os parachoques novos. Mas a câmera deve ter acentuado isso.

Está nos planos mês que vem pintar as rodas, de grafite provavelmente.

Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Diário de um Vectra: Polimento dos faróis

por Thiago Menezes » 25 Mar 2015, 10:22

lugier escreveu:
Thiago Menezes escreveu:Realmente polir dessa forma tira o verniz todo, mas você pode aplicar um PU depois que fica bacana.

Desculpe peguntar mais é impressão minha ou o capo está de cor diferente? :47:


O que seria PU? sim, tira o verniz, mas é a única forma de se tirar os riscos e manchas, até mesmo o amarelamento. Com isso ele amarela mais rápido, mas como dito antes, para prevenir é só aplicar uma cera auto brilho a cada lavagem.

Realmente o capô está precisando de uma pintura. Você deve ter notado a diferença porque é a única parte da frente que não pintei ainda, destoando com o paralama e os parachoques novos. Mas a câmera deve ter acentuado isso.

Está nos planos mês que vem pintar as rodas, de grafite provavelmente.

Imagem


Verniz PU.

Por essa foto agora que você postou está melhor, foi a foto que você tirou mesmo :52:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
Julio Cesar
GLS member
GLS member
Mensagens: 769
Registrado em: 20 Out 2013, 11:14
Nome Completo: julio cesar cordeiro
Cidade: são sebastião do paraiso
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

Re: Diário de um Vectra: Polimento dos faróis

por Julio Cesar » 25 Mar 2015, 21:27

lugier escreveu:
Thiago Menezes escreveu:Realmente polir dessa forma tira o verniz todo, mas você pode aplicar um PU depois que fica bacana.

Desculpe peguntar mais é impressão minha ou o capo está de cor diferente? :47:


O que seria PU? sim, tira o verniz, mas é a única forma de se tirar os riscos e manchas, até mesmo o amarelamento. Com isso ele amarela mais rápido, mas como dito antes, para prevenir é só aplicar uma cera auto brilho a cada lavagem.

Realmente o capô está precisando de uma pintura. Você deve ter notado a diferença porque é a única parte da frente que não pintei ainda, destoando com o paralama e os parachoques novos. Mas a câmera deve ter acentuado isso.

Está nos planos mês que vem pintar as rodas, de grafite provavelmente.

Imagem

Lugier, pinta do mesmo prata q o Thiago. Vai ficar legal. :102:
Vectra Elegance 2006 Preto
ABS + 4 Airbags + Sensor de Chuva, etc....

lugier
GLS member
GLS member
Mensagens: 560
Registrado em: 03 Jan 2014, 19:00
Nome Completo: Rafael Subtil Dias
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Re: Diário de um Vectra: Moldura nova

por lugier » 30 Mar 2015, 16:35

Dia 25/03/2015 - Moldura da grada superior nova, era a única peça que a seguradora me devia. R$380,00, um absurdo. Ainda bem que não foi do meu. :76:

Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Diário de um Vectra: Moldura grade superior

por Thiago Menezes » 30 Mar 2015, 16:42

R$ 380,00 ? Não pode, sério mesmo? Mais caro que um parachoque? :13: :55: :56:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
Janderson
Ouvidoria
Mensagens: 1175
Registrado em: 07 Abr 2013, 00:06
Nome Completo: Janderson von Neumann
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: Diário de um Vectra: Moldura grade superior

por Janderson » 30 Mar 2015, 21:09

Thiago Menezes escreveu:R$ 380,00 ? Não pode, sério mesmo? Mais caro que um parachoque? :13: :55: :56:

Respondendo pelo Lugier, sério mesmo primão, comprei uma moldura dessas para pôr no Elegance (ainda nem coloquei, e isso já fez um ano a peça guardada na caixa), e no início do ano passado já custava quase 400,00 esse pedacinho de plástico cromado pra lá de vagabundo :13: e com todos os descontos possíveis e impossíveis que tenho numa concessionária GM daqui eu já tinha pago quase 300,00 (acho que foi uns 280 e poucos) nesse troço, é froids viu, tem coisas , e justo as mais banais, as mais pequenas e insignificantes que custam uma pequena fortuna, e tem mais, uma gradezinha da parte inferior do para-choque do Elite NE, uma moldura cromada também, bem pequena, menor que essa, saí por volta de 1.200,00 :13: , somado as outras duas da grade (ainda do NE) dois filetes cada um saindo por volta de 300,00, ou seja , só de cromadinho na frente do NE já dá praticamente 2.000,00, somando mais um par de faróis (que do NE são importados, não são Arteb do Brasil ) e mais o para-choque, no NE só a frente já dá um prejú de mais ou menos uns 5 ou 6 mil, uma encostadinha e já era, por isso nem penso em pôr o bico do carro pra rua sem seguro, não dá :76:

Abraços
Janderson
Vectra CD 2.2 16v manual 99 Branco Mahler(top-teto e couro) Saudades!!!
Vectra CD 2.2 16v Auto 2004 Branco Mahler(top)
Vectra Elegance 2.0 8v Flex manual 2008 Cinza Bluet pacote PDW
Vectra Elite NE 2.0 8v Flex Auto 2010 Prata Polaris(top o + novo do Br)

Imagem

lugier
GLS member
GLS member
Mensagens: 560
Registrado em: 03 Jan 2014, 19:00
Nome Completo: Rafael Subtil Dias
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Re: Diário de um Vectra: Moldura grade superior

por lugier » 30 Mar 2015, 23:31

Thiago Menezes escreveu:R$ 380,00 ? Não pode, sério mesmo? Mais caro que um parachoque? :13: :55: :56:


O Janderson disse tudo, tem coisas que não fazem sentido. Digo também pelo MID, que custa quase R$1600,00 na Concessionária, e uma central multimídia que tem muito mais tecnologia, o mesmo valor... Vai entender! :15:

Será que da para comprar do Opel Astra? mandando vir do ebay?
Imagem

563 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 470 visitantes

Bem-vindo: 26 Abr 2024, 22:14